Notícias
Notícias
0 minutes read
Desafios e conquistas do cooperativismo são debatidos em palestra durante Agrotins
"O cooperativismo é uma sociedade de pessoas, unidas pela cooeração e ajuda mútua, com objetivos econômicos e sociais comuns e cujos em prol de conquistas para o avanço no agronegócio", explicou a palestrante Renata Rauta Petary, ao ministrar a palestra "Desafios do Cooperativismo". O evento contou com a presença de 40 pessoas, aconteceu no auditório Manga Larga, Pavilhão Central, dentro da programação da Agrotins 2013 - Feira de Tecnologia Agropecuária.
Renata conta que os desafios são grandes para mostrar a comunidade em geral a importância do cooperativismo na vida das pessoas. "Notamos que há uma necessidade neste segmento produtivo, no intuito de que, unidos, conquistem novos mercados potencializados. Em suma é uma mola propulsora que pode movimentar o mundo do agronegócio de forma organizada", enfatizou.
Nas palestras, os produtores ainda conheceram as ferramentas principais para o impulso dessa forma de produzir em união. São elas: profissionalização da gestão; formação de alianças e a própria união entre os cooperados.
No Tocantins as cooperativas em destaque estão no ramo de produção de grãos, principalmente a soja e na produção de gado de corte.
Fonte:
Site: www.agrotins.to.gov.br
"O cooperativismo é uma sociedade de pessoas, unidas pela cooeração e ajuda mútua, com objetivos econômicos e sociais comuns e cujos em prol de conquistas para o avanço no agronegócio", explicou a palestrante Renata Rauta Petary, ao ministrar a palestra "Desafios do Cooperativismo". O evento contou com a presença de 40 pessoas, aconteceu no auditório Manga Larga, Pavilhão Central, dentro da programação da Agrotins 2013 - Feira de Tecnologia Agropecuária.
Renata conta que os desafios são grandes para mostrar a comunidade em geral a importância do cooperativismo na vida das pessoas. "Notamos que há uma necessidade neste segmento produtivo, no intuito de que, unidos, conquistem novos mercados potencializados. Em suma é uma mola propulsora que pode movimentar o mundo do agronegócio de forma organizada", enfatizou.
Nas palestras, os produtores ainda conheceram as ferramentas principais para o impulso dessa forma de produzir em união. São elas: profissionalização da gestão; formação de alianças e a própria união entre os cooperados.
No Tocantins as cooperativas em destaque estão no ramo de produção de grãos, principalmente a soja e na produção de gado de corte.
Fonte:
Site: www.agrotins.to.gov.br
Notícias
0 minutes read
Aberta as inscrições para o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
Brasília, 13/5/2013 - Para incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), lança o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. e acesse o hot site do Prêmio, com todas as informações.
é uma oportunidade para as cooperativas aprenderem umas com as outras de forma intercooperativa, aprimorar as suas práticas de gestão e ampliar a sua rede de relacionamentos. Podem participar do Prêmio todas as cooperativas singulares registradas no Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
As inscrições começam hoje! acesse o hot site do Prêmio www.brasilcooperativo.coop.br/pdgc, com todas as informações.
Brasília, 13/5/2013 - Para incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), lança o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. e acesse o hot site do Prêmio, com todas as informações.
é uma oportunidade para as cooperativas aprenderem umas com as outras de forma intercooperativa, aprimorar as suas práticas de gestão e ampliar a sua rede de relacionamentos. Podem participar do Prêmio todas as cooperativas singulares registradas no Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
As inscrições começam hoje! acesse o hot site do Prêmio www.brasilcooperativo.coop.br/pdgc, com todas as informações.
Notícias
0 minutes read
A Expocoop 2014 - Feira Internacional das cooperativas - será realizada na Expo Unimed, em Curitiba (PR), com a data inicialmente programada para o mês de maio do ano que vem. O evento, também conhecido como ICA Expo, é promovido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em parceria com os Sistemas OCB e Ocepar, e deverá reunir na capital paranaense representantes de cerca de 25 países. Esse foi um dos temas tratados na reunião ordinária da diretoria da Ocepar, na manhã desta segunda-feira (13/5), em Curitiba.
O presidente da WTM, empresa organizadora do evento, Luiz Augusto Branco, forneceu detalhes sobre a Expocoop 2014 aos diretores da Ocepar. Trata-se da quarta edição da feira, que é promovida a cada dois anos. Anteriormente, foi realizada em Portugal, índia e Londres. Segundo Branco, "este importante evento tem como objetivo promover o crescimento e desenvolvimento das cooperativas, expandir a intercooperação nacional e internacional e consolidar contatos e criar novas oportunidades de negócios. Visa ainda aumentar a visibilidade do setor cooperativista, apresentar os valores e princípios cooperativos e mostrar porque os compradores devem fazer negócios com cooperativas", disse.
Setores - A feira terá um pavilhão nacional, com exposição direta das cooperativas brasileiras, e outro internacional, onde deverão ser gerados intercâmbio comercial e promoção de negócios para as cooperativas. Haverá a apresentação de produtos diversos, da área de alimentos, bebidas, agricultura, têxtil, turismo, artesanato, turismo, saúde, crédito, entre outros. Tanto a OCB como o Sistema Ocepar terão um espaço de destaque na Expocoop 2014.
Está sendo projetada a visitação de seis mil pessoas. "Além disso, a programação contempla eventos paralelos como visitas técnicas as principais cooperativas do Paraná, rodadas de negócios, workshop, painéis empresariais e técnicos, seminário sobre segurança alimentar, que deve contar com a presença do embaixador do cooperativismo na FAO, Roberto Rodrigues, e Seminário destinado a preparar cooperativas para o comércio exterior", salientou Luiz Augusto Branco.
(Fonte: Sistema Ocepar)
O presidente da WTM, empresa organizadora do evento, Luiz Augusto Branco, forneceu detalhes sobre a Expocoop 2014 aos diretores da Ocepar. Trata-se da quarta edição da feira, que é promovida a cada dois anos. Anteriormente, foi realizada em Portugal, índia e Londres. Segundo Branco, "este importante evento tem como objetivo promover o crescimento e desenvolvimento das cooperativas, expandir a intercooperação nacional e internacional e consolidar contatos e criar novas oportunidades de negócios. Visa ainda aumentar a visibilidade do setor cooperativista, apresentar os valores e princípios cooperativos e mostrar porque os compradores devem fazer negócios com cooperativas", disse.
Setores - A feira terá um pavilhão nacional, com exposição direta das cooperativas brasileiras, e outro internacional, onde deverão ser gerados intercâmbio comercial e promoção de negócios para as cooperativas. Haverá a apresentação de produtos diversos, da área de alimentos, bebidas, agricultura, têxtil, turismo, artesanato, turismo, saúde, crédito, entre outros. Tanto a OCB como o Sistema Ocepar terão um espaço de destaque na Expocoop 2014.
Está sendo projetada a visitação de seis mil pessoas. "Além disso, a programação contempla eventos paralelos como visitas técnicas as principais cooperativas do Paraná, rodadas de negócios, workshop, painéis empresariais e técnicos, seminário sobre segurança alimentar, que deve contar com a presença do embaixador do cooperativismo na FAO, Roberto Rodrigues, e Seminário destinado a preparar cooperativas para o comércio exterior", salientou Luiz Augusto Branco.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Notícias
0 minutes read
SESCOOP/TO divulga resultado da 1° etapa processo seletivo 002-2013
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins
- SESCOOP/TO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 07.330.977/0001-16, situado na Av. JK 110 Norte, Lote 11, 77006-130, Palmas/TO, COMUNICA:
1.1 Conforme item 3.1.2, do edital - a relação dos candidatos habilitados na 1ª etapa e
convocados para a 2ª etapa estará disponível no site www.ocbto.coop.br, em
ordem alfabética.
Relação dos Candidatos Aprovado na 1ª Etapa - Análise Curricular (ordem alfabética)
A 2° etapa (provas de conhecimentos) serão realizadas no dia 15 de maio de 2013, na sede da OCB/SESCOOP-TO - na Avenida JK 110 Norte, Lote 11 - 1° Piso - Palmas/TO, das 9h às 12h. Havendo necessidade de alteração de dia, local e horário, será publicado no endereço eletrônico www.ocbto.coop.br.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins
- SESCOOP/TO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 07.330.977/0001-16, situado na Av. JK 110 Norte, Lote 11, 77006-130, Palmas/TO, COMUNICA:
1.1 Conforme item 3.1.2, do edital - a relação dos candidatos habilitados na 1ª etapa e
convocados para a 2ª etapa estará disponível no site www.ocbto.coop.br, em
ordem alfabética.
.jpg)
A 2° etapa (provas de conhecimentos) serão realizadas no dia 15 de maio de 2013, na sede da OCB/SESCOOP-TO - na Avenida JK 110 Norte, Lote 11 - 1° Piso - Palmas/TO, das 9h às 12h. Havendo necessidade de alteração de dia, local e horário, será publicado no endereço eletrônico www.ocbto.coop.br.
Notícias
0 minutes read
Ocorreu nos dias dois e três de maio o segundo módulo do Lidercoop na sede do Sistema OCB/SESCOOP TO. O curso contou com a participação das integrantes dos núcleos femininos das cooperativas Sicoob Credipar, de Paraíso do Tocantins e da COAPA, de Pedro Afonso. Durante os dois dias, as mulheres discutiram assuntos como cooperativismo, organização do quadro social e o papel das mulheres no processo de desenvolvimento das cooperativas. O instrutor convidado para moderar o evento foi Jamilson Machado que conseguiu despertar o interesse e a participação ativa de todas as participantes.
O terceiro módulo ocorrerá nos dias 06 e 07 de junho, com o tema "Planejamento e Empreendedorismo" e o quarto módulo será no inicío de julho, com a temática "A Arte de Falar em Público".
O terceiro módulo ocorrerá nos dias 06 e 07 de junho, com o tema "Planejamento e Empreendedorismo" e o quarto módulo será no inicío de julho, com a temática "A Arte de Falar em Público".
Notícias
0 minutes read
Colaboradores da Cooperfrigu comemoram Dia do Trabalho com futebol
Durante as festividades em comemoração ao Dia do Trabalho, no último dia 1 de maio, os colaboradores da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) festejaram a data com muito futebol e animação. Na oportunidade foram disputadas as finais do Campeonato Interno Dia do Trabalhador da Cooperfrigu.
Cerca de 120 atletas participaram do campeonato e contou com a disputa entre dez equipes. O terceiro lugar foi disputado entre a turma do Vaco, que venceu o Controle de Qualidade por dois a um. Já a final foi disputada entre a Inspeção e o Escritório, que faturou o título depois de vencer o jogo por três a zero.
Também teve a final um amistoso feminino entre o time da Cooperfrigu, que ganhou do Setor Industrial por três a zero. Os vencedores ganharam troféu e medalhas.
Durante toda a manhã cerca de mil pessoas participaram da confraternização que, além de futebol, teve muita música, brinquedos para as crianças e sorteio de brinde para os colaboradores.
"O nosso objetivo é proporcionar lazer e integração para os nossos colaboradores e seus familiares. Este é um dia dedicado aos trabalhadores e por isso, esta festa é feita especialmente para eles", afirmou Aelton Camargo, diretor executivo da Cooperfrigu.
Texto: Leilane Macedo
Durante as festividades em comemoração ao Dia do Trabalho, no último dia 1 de maio, os colaboradores da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) festejaram a data com muito futebol e animação. Na oportunidade foram disputadas as finais do Campeonato Interno Dia do Trabalhador da Cooperfrigu.
Cerca de 120 atletas participaram do campeonato e contou com a disputa entre dez equipes. O terceiro lugar foi disputado entre a turma do Vaco, que venceu o Controle de Qualidade por dois a um. Já a final foi disputada entre a Inspeção e o Escritório, que faturou o título depois de vencer o jogo por três a zero.
Também teve a final um amistoso feminino entre o time da Cooperfrigu, que ganhou do Setor Industrial por três a zero. Os vencedores ganharam troféu e medalhas.
Durante toda a manhã cerca de mil pessoas participaram da confraternização que, além de futebol, teve muita música, brinquedos para as crianças e sorteio de brinde para os colaboradores.
"O nosso objetivo é proporcionar lazer e integração para os nossos colaboradores e seus familiares. Este é um dia dedicado aos trabalhadores e por isso, esta festa é feita especialmente para eles", afirmou Aelton Camargo, diretor executivo da Cooperfrigu.
Texto: Leilane Macedo
Notícias
0 minutes read
As exportações das cooperativas brasileiras alcançaram o recorde de US$ 1,409 bilhão no primeiro trimestre deste ano, 9% mais que em igual intervalo de 2012, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As importações caíram 10,5%, para US$ 48,9 milhões, e, assim, o superávit do segmento aumentou 9,9%, para US$ 1,36 bilhão.
O açúcar refinado, carro-chefe da paulista Copersucar, liderou os embarques entre janeiro e março. No total, as vendas do produto ao exterior renderam US$ 369,3 milhões, ou 26,2% do total exportado pelas cooperativas. Em seguida aparece o café em grão, cujas exportações, puxadas pela mineira Cooxupé, foram de US$ 158,6 milhões.
Outros destaques da pauta das cooperativas no primeiro trimestre foram carne de frango (US$ 145,2 milhões), etanol (US$ 137,9 milhões), açúcar bruto (US$ 133,1 milhões), farelo de soja (US$ 99,3 milhões); milho (US$ 91,1 milhões) e carne suína congelada (US$ 49,9 milhões).
Conforme os dados do MDIC, as exportações de produtos de cooperativas brasileiras chegaram a 120 países nos três primeiros meses deste ano, ante os 118 de igual intervalo de 2012. Os Emirados árabes Unidos foram o principal destino das vendas, com US$ 174,7 milhões, ou 12,4% do total. Estados Unidos, com US$ 135,4 milhões, e China, com US$ 107,2 milhões, completaram o "pódio" dos principais destinos no período.
Os dados do MDIC mostram que 99 cooperativas de 17 Estados do país realizaram exportações no primeiro trimestre, mesmo número registrado de janeiro a março do ano passado.
Os embarques das cooperativas de São Paulo alcançaram US$ 616,2 milhões, ou 43,7% do total, seguidos pelas vendas dos grupos do Paraná (US$ 347,3 milhões), de Minas Gerais (US$ 147,1 milhões), e de Santa Catarina (US$ 86,8 milhões). As cooperativas paranaense - a maior delas é a Coamo, de Campo Mourão, se destacam pelos embarques de carnes suína, de frango e de grãos de derivados, ao passo que as catarinenses, lideradas pela Coopercentral Aurora, são fortes em carnes.
As exportações das cooperativas no primeiro trimestre despachadas por 32 portos, aeroportos e rodovias. No mesmo período de 2012, foram 30 pontos. O porto de Santos, em São Paulo, registrou a maior receita, com US$ 821,4 milhões, ou 58,3% do total. Em seguida vieram Paranaguá, no Paraná (US$ 392 milhões), e Itajaí, em Santa Catarina (US$ 96,5 milhões).
No outro prato da balança das cooperativas, as importações caíram 10,5% na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 1 2013, para US$ 48,9 milhões. Os principais produtos adquiridos foram insumos para fertilizantes (ureia e potássio) e maquinário em geral. A ureia representou 11,7% do total importado, ou US$ 5,7 milhões. Máquinas e aparelhos para preparação de carnes ficaram em segundo, com US$ 5,1 milhões.
Cooperativas de dez Estados do país realizaram importações entre janeiro e março deste ano, ante nove no início de 2012. Na relação dos principais vendedores de produtos para as cooperativas, a Rússia ficou em primeiro lugar, com US$ 5,3 milhões, ou 10,9% do total. As compras desde a Bélgica atingiram US$ 5,3 milhões.
Fonte: Valor Econômico em 02/05/2013
O açúcar refinado, carro-chefe da paulista Copersucar, liderou os embarques entre janeiro e março. No total, as vendas do produto ao exterior renderam US$ 369,3 milhões, ou 26,2% do total exportado pelas cooperativas. Em seguida aparece o café em grão, cujas exportações, puxadas pela mineira Cooxupé, foram de US$ 158,6 milhões.
Outros destaques da pauta das cooperativas no primeiro trimestre foram carne de frango (US$ 145,2 milhões), etanol (US$ 137,9 milhões), açúcar bruto (US$ 133,1 milhões), farelo de soja (US$ 99,3 milhões); milho (US$ 91,1 milhões) e carne suína congelada (US$ 49,9 milhões).
Conforme os dados do MDIC, as exportações de produtos de cooperativas brasileiras chegaram a 120 países nos três primeiros meses deste ano, ante os 118 de igual intervalo de 2012. Os Emirados árabes Unidos foram o principal destino das vendas, com US$ 174,7 milhões, ou 12,4% do total. Estados Unidos, com US$ 135,4 milhões, e China, com US$ 107,2 milhões, completaram o "pódio" dos principais destinos no período.
Os dados do MDIC mostram que 99 cooperativas de 17 Estados do país realizaram exportações no primeiro trimestre, mesmo número registrado de janeiro a março do ano passado.
Os embarques das cooperativas de São Paulo alcançaram US$ 616,2 milhões, ou 43,7% do total, seguidos pelas vendas dos grupos do Paraná (US$ 347,3 milhões), de Minas Gerais (US$ 147,1 milhões), e de Santa Catarina (US$ 86,8 milhões). As cooperativas paranaense - a maior delas é a Coamo, de Campo Mourão, se destacam pelos embarques de carnes suína, de frango e de grãos de derivados, ao passo que as catarinenses, lideradas pela Coopercentral Aurora, são fortes em carnes.
As exportações das cooperativas no primeiro trimestre despachadas por 32 portos, aeroportos e rodovias. No mesmo período de 2012, foram 30 pontos. O porto de Santos, em São Paulo, registrou a maior receita, com US$ 821,4 milhões, ou 58,3% do total. Em seguida vieram Paranaguá, no Paraná (US$ 392 milhões), e Itajaí, em Santa Catarina (US$ 96,5 milhões).
No outro prato da balança das cooperativas, as importações caíram 10,5% na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 1 2013, para US$ 48,9 milhões. Os principais produtos adquiridos foram insumos para fertilizantes (ureia e potássio) e maquinário em geral. A ureia representou 11,7% do total importado, ou US$ 5,7 milhões. Máquinas e aparelhos para preparação de carnes ficaram em segundo, com US$ 5,1 milhões.
Cooperativas de dez Estados do país realizaram importações entre janeiro e março deste ano, ante nove no início de 2012. Na relação dos principais vendedores de produtos para as cooperativas, a Rússia ficou em primeiro lugar, com US$ 5,3 milhões, ou 10,9% do total. As compras desde a Bélgica atingiram US$ 5,3 milhões.
Fonte: Valor Econômico em 02/05/2013
Notícias
0 minutes read
Sescoop lança prêmio de excelência da gestão
As melhores práticas de gestão e governança desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras serão reconhecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A instituição lançou hoje (26/4) o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, que ocorrerá sempre em anos ímpares. "Nossa intenção é valorizar iniciativas já realizadas no setor, incentivando o aprimoramento das ferramentas adotadas pelas nossas cooperativas, com o objetivo de consolidarmos um modelo de negócio cada vez mais profissionalizado", enfatizou o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, no lançamento da premiação, após a Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).
"Além disso, elas terão a oportunidade de interagir de forma intercooperativa, aprimorando suas práticas de gestão e ampliando sua rede de relacionamentos", complementou Freitas. Em seguida, o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos, ressaltou que o mesmo foi espelhado em uma iniciativa já promovida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora). "Com isso, vamos fomentar, também, um processo de reflexão no setor, no sentido de se buscar um aperfeiçoamento constante, visando à maior competitividade e espaço no mercado", disse.
As inscrições terão início no dia 13 de maio, com término previsto para 12 de julho. As cooperativas serão classificadas conforme o seu desempenho, como Bronze, Prata e Ouro. àquela que se destacar na faixa Ouro será a vencedora do prêmio. As 150 primeiras colocadas também participarão de um workshop de planos de melhorias organizado pelo Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Mais informações, pelo telefone (61) 3217-1560 e pelo e-mail
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO dá publicidade à abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO 02/2013 destinado a selecionar candidato para o cargo de nível médio (Auxiliar Administrativo). O processo será conduzido pela Comissão de Seleção de Pessoas do SESCOOP/TO (Portaria 01/2013), de acordo com a Resolução Sescoop 300/2008.
As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 02 de maio de 2013 às 23h59 do dia 09 de maio de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, paraEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Não serão aceitos outras formas de inscrição.

Edital Processo Seletivo 002-2013
.jpg)
Retificação do edital processo seletivo 002-2013

Comunicado 1 Edital 002-2013

Ficha de Inscrição

Resultado 1° Etapa Processo Seletivo 002/2013
.jpg)
Gabarito da 1° etapa

RESULTADO 2ª ETAPA - AVALIAçãO DE CONHECIMENTOS

Resultado Final Processo seletivo 002-2013 - Auxiliar Administrativo (nível médio)
As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 02 de maio de 2013 às 23h59 do dia 09 de maio de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, para

Edital Processo Seletivo 002-2013
.jpg)
Retificação do edital processo seletivo 002-2013

Comunicado 1 Edital 002-2013

Ficha de Inscrição

Resultado 1° Etapa Processo Seletivo 002/2013
.jpg)
Gabarito da 1° etapa

RESULTADO 2ª ETAPA - AVALIAçãO DE CONHECIMENTOS

Resultado Final Processo seletivo 002-2013 - Auxiliar Administrativo (nível médio)
Notícias
0 minutes read
Foi realizado nos dias 20 e 27/04/2013 o curso Secretariando com Sucesso para os colaboradores da Rede Unimed Araguaína.
O curso ministrado pela consultora Bianca Zortéa atraiu mais de 100 participantes que discutiram durante todo o dia assuntos como a história do secretariado, postura profissional, atendimento pessoal e por telefone, vestuário adequado, organização e arquivamento de documentos.
As participantes demonstraram bastante interesse durante todo o curso e participaram ativamente de todas as atividades. Como metodologia foi utilizada a explanação, leitura em grupo, trabalhados de sistematização grupal e apresentação oral de discussões.
Os participantes são funcionários dos cooperados da Unimed Araguaína e trabalham em consultórios médicos, laboratórios, hospitais e na própria cooperativa.
O curso ministrado pela consultora Bianca Zortéa atraiu mais de 100 participantes que discutiram durante todo o dia assuntos como a história do secretariado, postura profissional, atendimento pessoal e por telefone, vestuário adequado, organização e arquivamento de documentos.
As participantes demonstraram bastante interesse durante todo o curso e participaram ativamente de todas as atividades. Como metodologia foi utilizada a explanação, leitura em grupo, trabalhados de sistematização grupal e apresentação oral de discussões.
Os participantes são funcionários dos cooperados da Unimed Araguaína e trabalham em consultórios médicos, laboratórios, hospitais e na própria cooperativa.
Notícias
0 minutes read
Sistema OCB e Embrapa firmam convênio para qualificação
Brasília (24/04) - Mais qualificação técnica voltada ao homem do campo! Esse é o resultado do acordo de cooperação assinado entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A formalização ocorreu na noite desta quarta-feira (24/04), durante a comemoração do 40° aniversário de criação da Embrapa, em Brasília-DF.
O acordo estabelece interesses comuns em cooperar mutuamente em educação cooperativista e capacitações tecnológicas direcionadas a profissionais envolvidos com agronegócio, vinculados às cooperativas, em diversas regiões brasileiras. A intenção é difundir o cooperativismo e as novas técnicas e tecnologias nas áreas de agricultura e pecuária, visando, desta maneira, ao maior desenvolvimento dos produtores rurais e do setor agropecuário brasileiro.
Depoimentos - Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o convênio é importante porque resolve um gargalo que está entre quem gera a tecnologia (Embrapa) e os agricultores ligados às cooperativas, que precisam dela.
"Nossa missão é ser um mecanismo que una essas duas pontas. é um trabalho de sinergia entre o movimento cooperativista, liderado pela OCB, e a Embrapa para alavancar um processo de formação desses extensionistas rurais, que serão capazes de levar o que a Embrapa gera para dentro das fazendas e sítios", considerou Freitas.
O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que o convênio é uma oportunidade extraordinária para todos os envolvidos com a ciência e o cooperativismo, discutirem a ampliação da capacidade de disseminação de tecnologias para o campo.
"E nós vamos além, reconhecendo o poder das novas mídias e da tecnologia da informação para a disseminação de conhecimentos no campo", frisou Maurício Lopes.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que representou a presidente Dilma Rousseff na cerimônia, corroborou com o discurso do presidente da Embrapa, dizendo que "a capacidade de sucesso da economia brasileira passa pela agricultura", considerada - pelo governo federal, segundo ela - "como um braço estratégico do desenvolvimento nacional".
Para ela, um dos grandes desafios da Embrapa, nas próximas décadas, serão as pesquisas de adaptação de espécies a serem cultivadas no semiárido brasileiro, algo que, para ela, seria semelhante ao que ocorreu com a produção de grãos, no cerrado, nos últimos 20 anos.
Ano passado - O cooperativismo brasileiro é responsável por relevante parcela do desenvolvimento rural nacional e a Embrapa detém diversos conhecimentos e tecnologias neste ramo, por isso, há um ano (em 25/04/2012), um Protocolo de Intenções entre a Embrapa, a OCB e o Sescoop foi assinado, no intuito de desenvolver diversas ações voltadas às cooperativas agropecuárias do país, de forma a elevar a sua competitividade no mercado.
Homenagem - Na ocasião, o Sistema OCB foi um dos homenageados da noite, recebendo um troféu, símbolo da parceria estabelecida ao longo de décadas, cujos objetivos sempre foram a disseminação de tecnologia ao ruralismo brasileiro e, por fim, o fortalecimento da economia nacional.
Participantes - Além do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também estavam presentes: o diretor da entidade, João Nicédio Nogueira, o superintendente da OCB, Renato Nobile, o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, e o gerente de Desenvolvimento de Ramos e Mercados, Paulo Cesar Dias. O presidente estadual da OCB/Secoop no Rio de Janeiro, Marcos Diaz, também prestigiou a homenagem.
Fonte: ww.brasilcooperativo.coop.br
Brasília (24/04) - Mais qualificação técnica voltada ao homem do campo! Esse é o resultado do acordo de cooperação assinado entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A formalização ocorreu na noite desta quarta-feira (24/04), durante a comemoração do 40° aniversário de criação da Embrapa, em Brasília-DF.
O acordo estabelece interesses comuns em cooperar mutuamente em educação cooperativista e capacitações tecnológicas direcionadas a profissionais envolvidos com agronegócio, vinculados às cooperativas, em diversas regiões brasileiras. A intenção é difundir o cooperativismo e as novas técnicas e tecnologias nas áreas de agricultura e pecuária, visando, desta maneira, ao maior desenvolvimento dos produtores rurais e do setor agropecuário brasileiro.
Depoimentos - Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o convênio é importante porque resolve um gargalo que está entre quem gera a tecnologia (Embrapa) e os agricultores ligados às cooperativas, que precisam dela.
"Nossa missão é ser um mecanismo que una essas duas pontas. é um trabalho de sinergia entre o movimento cooperativista, liderado pela OCB, e a Embrapa para alavancar um processo de formação desses extensionistas rurais, que serão capazes de levar o que a Embrapa gera para dentro das fazendas e sítios", considerou Freitas.
O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que o convênio é uma oportunidade extraordinária para todos os envolvidos com a ciência e o cooperativismo, discutirem a ampliação da capacidade de disseminação de tecnologias para o campo.
"E nós vamos além, reconhecendo o poder das novas mídias e da tecnologia da informação para a disseminação de conhecimentos no campo", frisou Maurício Lopes.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que representou a presidente Dilma Rousseff na cerimônia, corroborou com o discurso do presidente da Embrapa, dizendo que "a capacidade de sucesso da economia brasileira passa pela agricultura", considerada - pelo governo federal, segundo ela - "como um braço estratégico do desenvolvimento nacional".
Para ela, um dos grandes desafios da Embrapa, nas próximas décadas, serão as pesquisas de adaptação de espécies a serem cultivadas no semiárido brasileiro, algo que, para ela, seria semelhante ao que ocorreu com a produção de grãos, no cerrado, nos últimos 20 anos.
Ano passado - O cooperativismo brasileiro é responsável por relevante parcela do desenvolvimento rural nacional e a Embrapa detém diversos conhecimentos e tecnologias neste ramo, por isso, há um ano (em 25/04/2012), um Protocolo de Intenções entre a Embrapa, a OCB e o Sescoop foi assinado, no intuito de desenvolver diversas ações voltadas às cooperativas agropecuárias do país, de forma a elevar a sua competitividade no mercado.
Homenagem - Na ocasião, o Sistema OCB foi um dos homenageados da noite, recebendo um troféu, símbolo da parceria estabelecida ao longo de décadas, cujos objetivos sempre foram a disseminação de tecnologia ao ruralismo brasileiro e, por fim, o fortalecimento da economia nacional.
Participantes - Além do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, também estavam presentes: o diretor da entidade, João Nicédio Nogueira, o superintendente da OCB, Renato Nobile, o gerente geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves, e o gerente de Desenvolvimento de Ramos e Mercados, Paulo Cesar Dias. O presidente estadual da OCB/Secoop no Rio de Janeiro, Marcos Diaz, também prestigiou a homenagem.
Fonte: ww.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
Em Assembleia, Sicoob/Credipar aprova contas de 2012 e plano de atividades para 2013
O Sicoob/Credipar realizou na tarde do ultimo sábado, 20, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Tocantins - ACIP, Assembleia Geral Ordinária para aprovação de contas e definição das atividades para 2013. Estiveram presentes na assembleia mais de 87 cooperados.
Durante o encontro foi deliberado e aprovado a prestação de contas do exercício de 2012, tendo a cooperativa resultados (sobras) no valor de R$ 2.193.170.00. Também aprovaram a formula de cálculo a ser aplicada na distribuição das sobras, com base nas operações de cada associado realizadas ou mantidas durante o exercício de 2012.
Na oportunidade os associados também aprovaram a destinação das sobras apuradas em 2012, após as destinações estatutárias, que serão rateadas em novas quotas partes aos associados e aprovaram o valor da cédula de presença dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal.
Outros assuntos discutidos e aprovados foram o valor global para pagamento dos honorários e dos encargos sociais aplicáveis aos membros da Diretoria Executiva, o pagamento de juros remuneratórios ao capital integralizado em 2013 e o Plano de Atividades da Cooperativa para o exercício de 2013.
Fonte: Deydjane da Luz/Surgiu
O Sicoob/Credipar realizou na tarde do ultimo sábado, 20, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Tocantins - ACIP, Assembleia Geral Ordinária para aprovação de contas e definição das atividades para 2013. Estiveram presentes na assembleia mais de 87 cooperados.
Durante o encontro foi deliberado e aprovado a prestação de contas do exercício de 2012, tendo a cooperativa resultados (sobras) no valor de R$ 2.193.170.00. Também aprovaram a formula de cálculo a ser aplicada na distribuição das sobras, com base nas operações de cada associado realizadas ou mantidas durante o exercício de 2012.
Na oportunidade os associados também aprovaram a destinação das sobras apuradas em 2012, após as destinações estatutárias, que serão rateadas em novas quotas partes aos associados e aprovaram o valor da cédula de presença dos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal.
Outros assuntos discutidos e aprovados foram o valor global para pagamento dos honorários e dos encargos sociais aplicáveis aos membros da Diretoria Executiva, o pagamento de juros remuneratórios ao capital integralizado em 2013 e o Plano de Atividades da Cooperativa para o exercício de 2013.
Fonte: Deydjane da Luz/Surgiu
Notícias
0 minutes read
Clique nos links abaixo e acesse os termos da convenção coletiva
TERMO DA ADITIVO DA CONVENçãO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012
TERMO DA ADITIVO DA CONVENçãO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2014
TERMO ADITIVO A CONVENçãO COLETIVA DE TRABALHO 2013/2014


.jpg)
Notícias
0 minutes read
Nesta quinta-feira, 18 de abril, o armazém da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso, superou a meta de recebimento prevista para a safra de soja 2011/2012, que era de 66 mil toneladas.
A produção é proveniente de propriedades de 50 associados da cooperativa e de 70 produtores não cooperados. A primeira carga foi entregue dia 31 de janeiro pelo produtor Luciano Calegaro Nusso.
Diariamente são recebidas, em média, 850 toneladas da oleaginosa. Em algumas ocasiões os colaboradores trabalharam, ininterruptamente, nos três turnos para atender os produtores.
Dados da Coapa apontam que nove dos dez silos estão ocupados, faltando cerca de 2500 toneladas para preencher a capacidade estática da unidade. A recepção deve seguir até o final deste mês de abril.
Expedição
Até esta quinta-feira, já haviam sido expedidas quase 10 mil toneladas de soja. O envio de soja para o mercado externo depende do mercado e deve seguir até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização, deve vender o restante da produção. O produto é exportado, principalmente, para a China, grande consumidor da oleaginosa.
Regularização
Nessa semana o armazém da Copa voltou a receber soja de produtores não cooperados. Com o aumento da expedição de grãos, surgiu espaço na unidade armazenadora que já estava próxima de atingir sua capacidade máxima.
A suspensão dos serviços ocorreu devido a problemas na logística de escoamento principalmente nos portos brasileiros, que refletiu no funcionamento de armazéns em todo o país.
ASCOM COAPA
A produção é proveniente de propriedades de 50 associados da cooperativa e de 70 produtores não cooperados. A primeira carga foi entregue dia 31 de janeiro pelo produtor Luciano Calegaro Nusso.
Diariamente são recebidas, em média, 850 toneladas da oleaginosa. Em algumas ocasiões os colaboradores trabalharam, ininterruptamente, nos três turnos para atender os produtores.
Dados da Coapa apontam que nove dos dez silos estão ocupados, faltando cerca de 2500 toneladas para preencher a capacidade estática da unidade. A recepção deve seguir até o final deste mês de abril.
Expedição
Até esta quinta-feira, já haviam sido expedidas quase 10 mil toneladas de soja. O envio de soja para o mercado externo depende do mercado e deve seguir até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização, deve vender o restante da produção. O produto é exportado, principalmente, para a China, grande consumidor da oleaginosa.
Regularização
Nessa semana o armazém da Copa voltou a receber soja de produtores não cooperados. Com o aumento da expedição de grãos, surgiu espaço na unidade armazenadora que já estava próxima de atingir sua capacidade máxima.
A suspensão dos serviços ocorreu devido a problemas na logística de escoamento principalmente nos portos brasileiros, que refletiu no funcionamento de armazéns em todo o país.
ASCOM COAPA
Notícias
0 minutes read
Mais do que uma associação de pessoas, as cooperativas de crédito do Sicredi são agentes promotores do desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuam e estão comprometidas com a proteção e o respeito ao meio ambiente. Para consolidar e aperfeiçoar suas iniciativas socioambientais, o Sicredi lança o primeiro Relatório de Sustentabilidade. A publicação atende aos princípios da boa governança corporativa, integra a Política de Sustentabilidade e representa um importante instrumento de comunicação com os seus principais públicos.
A Política de Sustentabilidade do Sicredi, criada em 2011, faz parte do Planejamento Estratégico 2011-2015 e visa gerar direcionamento para explicitar as boas práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Sicredi e aprimorar sua atuação, além de procurar envolver cada vez mais seus públicos de relacionamento. O registro e o acompanhamento da efetiva implantação da Política serão feitos por meio do Relatório, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) - instituição não governamental internacional com sede na Holanda, que desenvolve e dissemina diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade utilizadas voluntariamente por empresas do mundo todo.
O Relatório de Sustentabilidade do Sicredi atende aos requisitos para o nível C (autodeclarado) da GRI. O Sicredi respondeu a 53 indicadores: 30 de perfil e governança e 23 de desempenho, sendo três deles integrantes do suplemento setorial da GRI para o setor financeiro. A produção e o desenvolvimento do Relatório teve consultoria externa da Report Sustentabilidade.
Segundo o presidente da Central Sicredi Brasil Central Celso Figueira, o Relatório é um importante passo em direção às melhores práticas que preconizam a sustentabilidade e a governança corporativa. "Sustentabilidade é algo que não se constrói com pressa. Precisamos debater as formas, os procedimentos e de que maneira cada um contribuirá para satisfazer as necessidades atuais, das próximas gerações e do nosso próprio empreendimento cooperativo", complementa Figueira.
Sustentabilidade no dia a dia
A Política de Sustentabilidade do Sicredi está baseada em três eixos: inserir princípios socioambientais no portfólio de produtos e serviços; tratar de questões de sustentabilidade nas compras e contratação de serviços, no cumprimento a normas do setor e na ecoeficência e fomentar o desenvolvimento de programas de educação financeira e sensibilização em sustentabilidade para os públicos de relacionamento.
Entre as iniciativas já implantadas em produtos e serviços estão as ações de inclusão e educação financeiras e microcrédito, além de um conjunto de linhas de crédito socioambientais com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Sicredi fomenta a inclusão financeira, especialmente de pequenos municípios. é a única instituição financeira existente em 235 cidades brasileiras (segundo o Banco Central do Brasil - Bacen), atendendo mais de 260 mil associados com soluções financeiras personalizadas. Por meio de seus produtos e serviços, promove a formalização de atividades, o resgate da cidadania, a geração de empregos, o aumento da renda e mais oportunidades de acesso ao crédito.
Desempenho e governança
O Sicredi encerrou 2012 com R$ 31,3 bilhões de ativos totais, o que representa um crescimento de 20% sobre 2011. Foram apurados R$ 4,5 bilhões em patrimônio líquido, 27% a mais em relação ao período anterior, e R$ 20 bilhões em depósitos totais, crescimento de 23%. As sobras totalizaram R$ 671 milhões. Estes resultados refletem uma atuação focada no atendimento às necessidades financeiras dos associados, por meio de uma ampla oferta de produtos e serviços.
A governança corporativa do Sicredi está em constante aprimoramento para assegurar boas práticas de gestão. O Conselho de Administração da SicrediPar, entidade máxima da instituição, tem o assessoramento permanente de comitês: Auditoria e Compliance; Estratégico e de
Acompanhamento; de Riscos; de Fundos Garantidores e de Pessoas e Conduta. A fim de mitigar os riscos inerentes à sua atividade, cada operação financeira tem seus riscos avaliados de acordo com a sua complexidade e com as regras do Sistema Financeiro Nacional (SFN). São avaliados os riscos de crédito, liquidez, mercado e operacional.
Em 2012, foi criado o Regulamento de Risco Socioambiental para analisar os riscos socioambientais. O documento, que deve entrar em vigor em 2013, estabelece diretrizes para a concessão de crédito. A análise dos riscos climáticos também é feita periodicamente, além do trabalho de conscientização com os associados.
Pessoas
Além das metas propostas pelo Planejamento Estratégico para 2013, o Sicredi pretende ampliar sua linha de produtos e expandir ainda mais o quadro de associados, por meio da busca de novos mercados e da fidelização dos atuais, mantendo também o foco na gestão de pessoas. O modelo de gestão cooperativo reconhece, capacita e oferece oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores. No Sicredi, 80% dos cargos de gestão são ocupados por pessoas que cresceram profissionalmente na instituição. A contratação local de colaboradores gera emprego nas comunidades onde o Sicredi está presente, 76% da alta gerência (diretores, superintendentes e gerentes) são provenientes da comunidade local.
Reflexo da importância dada aos colaboradores, em 2012 o Sicredi integrou, mais uma vez, o guia "As Melhores Empresas para Você Trabalhar", elaborado pela revista Você S/A em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). No ranking, o Sicredi obteve o índice de Felicidade no Trabalho (IFT) de 77,9 e ficou entre as 150 melhores empresas nas quais as pessoas desejam trabalhar. O Sicredi foi ainda destaque pelo investimento no desenvolvimento dos colaboradores - R$ 20 milhões em 2012.
Desenvolvimento local
A atuação da instituição financeira cooperativa prioriza a especificidade da região. Neste contexto, o microcrédito tem papel fundamental e inclusivo ao permitir que os associados tenham acesso ao capital de baixo valor que possibilite o investimento necessário para sua capacidade competitiva. No Sicredi, o microcrédito é um produto que atende pessoas físicas de baixa renda e empreendedores de pequeno porte e contribui para o desenvolvimento sustentável, pois, além de manter o homem no campo e na sua comunidade, melhora a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Para a concessão do crédito, além da avaliação de riscos inerente aos negócios, são analisados os impactos ambientais da operação.
O Sicredi também oferece uma série de linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ampliação, implantação e melhoria das instalações ou da capacidade produtiva. O BNDES determina quais questões ambientais e sociais devem ser avaliadas. O Sicredi, em seu papel de agente de repasses, exige que os associados tenham sua situação regularizada em meio aos órgãos ambientais e acompanha o cumprimento das normas durante toda a vigência da operação.
No Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Sicredi é o maior agente privado brasileiro em valores e em número de operações - R$ 1,5 bilhão em mais de 97 mil operações. O Pronaf tem como objetivo a disponibilização de recursos aos financiamentos dos produtores familiares em suas diversas atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas na propriedade rural ou fora dela. Por ser voltado às unidades familiares de produção, adequado à realidade de cada uma delas, além de contar com as mais baixas taxas de juros de financiamento rural, é um importante instrumento na concessão de crédito para os associados Sicredi.
A íntegra do Relatório de Sustentabilidade do Sicredi, em PDF, está disponível no site www.sicredi.com.br - Conheça o Sicredi.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.218 pontos de atendimento, em 10 estados* do país. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 112 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
A Política de Sustentabilidade do Sicredi, criada em 2011, faz parte do Planejamento Estratégico 2011-2015 e visa gerar direcionamento para explicitar as boas práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Sicredi e aprimorar sua atuação, além de procurar envolver cada vez mais seus públicos de relacionamento. O registro e o acompanhamento da efetiva implantação da Política serão feitos por meio do Relatório, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) - instituição não governamental internacional com sede na Holanda, que desenvolve e dissemina diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade utilizadas voluntariamente por empresas do mundo todo.
O Relatório de Sustentabilidade do Sicredi atende aos requisitos para o nível C (autodeclarado) da GRI. O Sicredi respondeu a 53 indicadores: 30 de perfil e governança e 23 de desempenho, sendo três deles integrantes do suplemento setorial da GRI para o setor financeiro. A produção e o desenvolvimento do Relatório teve consultoria externa da Report Sustentabilidade.
Segundo o presidente da Central Sicredi Brasil Central Celso Figueira, o Relatório é um importante passo em direção às melhores práticas que preconizam a sustentabilidade e a governança corporativa. "Sustentabilidade é algo que não se constrói com pressa. Precisamos debater as formas, os procedimentos e de que maneira cada um contribuirá para satisfazer as necessidades atuais, das próximas gerações e do nosso próprio empreendimento cooperativo", complementa Figueira.
Sustentabilidade no dia a dia
A Política de Sustentabilidade do Sicredi está baseada em três eixos: inserir princípios socioambientais no portfólio de produtos e serviços; tratar de questões de sustentabilidade nas compras e contratação de serviços, no cumprimento a normas do setor e na ecoeficência e fomentar o desenvolvimento de programas de educação financeira e sensibilização em sustentabilidade para os públicos de relacionamento.
Entre as iniciativas já implantadas em produtos e serviços estão as ações de inclusão e educação financeiras e microcrédito, além de um conjunto de linhas de crédito socioambientais com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Sicredi fomenta a inclusão financeira, especialmente de pequenos municípios. é a única instituição financeira existente em 235 cidades brasileiras (segundo o Banco Central do Brasil - Bacen), atendendo mais de 260 mil associados com soluções financeiras personalizadas. Por meio de seus produtos e serviços, promove a formalização de atividades, o resgate da cidadania, a geração de empregos, o aumento da renda e mais oportunidades de acesso ao crédito.
Desempenho e governança
O Sicredi encerrou 2012 com R$ 31,3 bilhões de ativos totais, o que representa um crescimento de 20% sobre 2011. Foram apurados R$ 4,5 bilhões em patrimônio líquido, 27% a mais em relação ao período anterior, e R$ 20 bilhões em depósitos totais, crescimento de 23%. As sobras totalizaram R$ 671 milhões. Estes resultados refletem uma atuação focada no atendimento às necessidades financeiras dos associados, por meio de uma ampla oferta de produtos e serviços.
A governança corporativa do Sicredi está em constante aprimoramento para assegurar boas práticas de gestão. O Conselho de Administração da SicrediPar, entidade máxima da instituição, tem o assessoramento permanente de comitês: Auditoria e Compliance; Estratégico e de
Acompanhamento; de Riscos; de Fundos Garantidores e de Pessoas e Conduta. A fim de mitigar os riscos inerentes à sua atividade, cada operação financeira tem seus riscos avaliados de acordo com a sua complexidade e com as regras do Sistema Financeiro Nacional (SFN). São avaliados os riscos de crédito, liquidez, mercado e operacional.
Em 2012, foi criado o Regulamento de Risco Socioambiental para analisar os riscos socioambientais. O documento, que deve entrar em vigor em 2013, estabelece diretrizes para a concessão de crédito. A análise dos riscos climáticos também é feita periodicamente, além do trabalho de conscientização com os associados.
Pessoas
Além das metas propostas pelo Planejamento Estratégico para 2013, o Sicredi pretende ampliar sua linha de produtos e expandir ainda mais o quadro de associados, por meio da busca de novos mercados e da fidelização dos atuais, mantendo também o foco na gestão de pessoas. O modelo de gestão cooperativo reconhece, capacita e oferece oportunidades de crescimento profissional aos colaboradores. No Sicredi, 80% dos cargos de gestão são ocupados por pessoas que cresceram profissionalmente na instituição. A contratação local de colaboradores gera emprego nas comunidades onde o Sicredi está presente, 76% da alta gerência (diretores, superintendentes e gerentes) são provenientes da comunidade local.
Reflexo da importância dada aos colaboradores, em 2012 o Sicredi integrou, mais uma vez, o guia "As Melhores Empresas para Você Trabalhar", elaborado pela revista Você S/A em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). No ranking, o Sicredi obteve o índice de Felicidade no Trabalho (IFT) de 77,9 e ficou entre as 150 melhores empresas nas quais as pessoas desejam trabalhar. O Sicredi foi ainda destaque pelo investimento no desenvolvimento dos colaboradores - R$ 20 milhões em 2012.
Desenvolvimento local
A atuação da instituição financeira cooperativa prioriza a especificidade da região. Neste contexto, o microcrédito tem papel fundamental e inclusivo ao permitir que os associados tenham acesso ao capital de baixo valor que possibilite o investimento necessário para sua capacidade competitiva. No Sicredi, o microcrédito é um produto que atende pessoas físicas de baixa renda e empreendedores de pequeno porte e contribui para o desenvolvimento sustentável, pois, além de manter o homem no campo e na sua comunidade, melhora a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Para a concessão do crédito, além da avaliação de riscos inerente aos negócios, são analisados os impactos ambientais da operação.
O Sicredi também oferece uma série de linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ampliação, implantação e melhoria das instalações ou da capacidade produtiva. O BNDES determina quais questões ambientais e sociais devem ser avaliadas. O Sicredi, em seu papel de agente de repasses, exige que os associados tenham sua situação regularizada em meio aos órgãos ambientais e acompanha o cumprimento das normas durante toda a vigência da operação.
No Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Sicredi é o maior agente privado brasileiro em valores e em número de operações - R$ 1,5 bilhão em mais de 97 mil operações. O Pronaf tem como objetivo a disponibilização de recursos aos financiamentos dos produtores familiares em suas diversas atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas na propriedade rural ou fora dela. Por ser voltado às unidades familiares de produção, adequado à realidade de cada uma delas, além de contar com as mais baixas taxas de juros de financiamento rural, é um importante instrumento na concessão de crédito para os associados Sicredi.
A íntegra do Relatório de Sustentabilidade do Sicredi, em PDF, está disponível no site www.sicredi.com.br - Conheça o Sicredi.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,3 milhões de associados e 1.218 pontos de atendimento, em 10 estados* do país. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 112 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Notícias
0 minutes read
Brasília, 15/4/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançou, nesta semana, mais uma ferramenta de auxílio às cooperativas brasileiras. é o portal do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), parte integrante da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop. Lançado em fevereiro deste ano, o programa tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Toda sua metodologia está pautada em um modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade - utilizado nacionalmente para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
No site do PDGC, o usuário encontra informações sobre o programa, um passo a passo sobre como participar, além de um vídeo institucional e outros explicativos. "Este ambiente será de extrema importância para estreitar ainda mais a relação das cooperativas com o Sescoop, em busca da qualidade da gestão", explica o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos .
Segundo a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, as cooperativas que aderirem ao PDGC e preencherem corretamente o formulário de autoavaliação terão, em mãos, um diagnóstico completo de seu modelo de gestão e das práticas de governança adotados. "O relatório mostra em qual estágio a cooperativa está e o que deve buscar para alcançar a excelência da gestão", garante Susan. "Além disso, também disponibilizaremos um banco de boas práticas, por meio do qual será possível difundir as melhores práticas de gestão e governança cooperativa".
Para conhecer o PDGC, se inscrever e acompanhar as novidades, acesse: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
No site do PDGC, o usuário encontra informações sobre o programa, um passo a passo sobre como participar, além de um vídeo institucional e outros explicativos. "Este ambiente será de extrema importância para estreitar ainda mais a relação das cooperativas com o Sescoop, em busca da qualidade da gestão", explica o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos .
Segundo a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, as cooperativas que aderirem ao PDGC e preencherem corretamente o formulário de autoavaliação terão, em mãos, um diagnóstico completo de seu modelo de gestão e das práticas de governança adotados. "O relatório mostra em qual estágio a cooperativa está e o que deve buscar para alcançar a excelência da gestão", garante Susan. "Além disso, também disponibilizaremos um banco de boas práticas, por meio do qual será possível difundir as melhores práticas de gestão e governança cooperativa".
Para conhecer o PDGC, se inscrever e acompanhar as novidades, acesse: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
O Sicoob lançará, no próximo dia 18/4, o Cartão BNDES Sicoob, uma modalidade de financiamento de longo prazo, voltado para micro, pequenas e médias empresas. A solenidade será realizada no Centro Corporativo Sicoob, em Brasília (DF). Estarão presentes representantes do Governo, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), líderes cooperativistas, dirigentes do Sebrae Nacional e representantes da Cabal e do Sicoob de todo Brasil.
O Cartão BNDES Sicoob consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas. Podem solicitar o cartão os associados Pessoa Jurídica (PJ) donos de empresas de micro, pequeno e médio porte com controle nacional, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse R$ 90 milhões, que exerçam atividade econômica compatível com as políticas operacionais e de crédito do BNDES e que estejam em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Com o Cartão BNDES Sicoob os associados PJ poderão financiar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção, diretamente de fornecedores credenciados pela Cabal Brasil no portal do Cartão BNDES.
Para o presidente do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes, o lançamento do cartão BNDES irá fortalecer o Sistema, que passará a oferecer um portfólio ainda mais completo ao micro, pequeno e médio empreendedor. "O cartão BNDES Sicoob é um importante produto que demonstra a consolidação do Sicoob como conglomerado financeiro capaz de atender todas as necessidades do empresário brasileiro", diz.
Com a novidade, o Sicoob se torna o primeiro sistema cooperativo de crédito a emitir o cartão BNDES, explica o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada. "Por meio do Bancoob, o Sicoob lançará um produto, até então, inédito no cooperativismo de crédito brasileiro. Além disso, nos tornamos a sexta instituição financeira a disponibilizar o Cartão BNDES, tendo como bandeira e adquirente a nossa Cabal, instituição brasileira que trará vantagens em relação às bandeiras universais nas vendas realizadas com o Cartão BNDES Sicoob", ressalta.
De acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a parceria vai aproximar ainda mais o BNDES de microempreendedores e cooperativas. "O cartão BNDES Sicoob vai democratizar o acesso aos seus recursos, fazendo com que o banco chegue a localidades onde sua presença ainda é pequena", conclui.
Fonte: Sicoob Confederação
O Cartão BNDES Sicoob consiste em uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão, taxa de juros atrativa e pagamento em prestações mensais fixas. Podem solicitar o cartão os associados Pessoa Jurídica (PJ) donos de empresas de micro, pequeno e médio porte com controle nacional, cujo faturamento bruto anual não ultrapasse R$ 90 milhões, que exerçam atividade econômica compatível com as políticas operacionais e de crédito do BNDES e que estejam em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Com o Cartão BNDES Sicoob os associados PJ poderão financiar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e outros bens de produção, diretamente de fornecedores credenciados pela Cabal Brasil no portal do Cartão BNDES.
Para o presidente do Sicoob Confederação, José Salvino de Menezes, o lançamento do cartão BNDES irá fortalecer o Sistema, que passará a oferecer um portfólio ainda mais completo ao micro, pequeno e médio empreendedor. "O cartão BNDES Sicoob é um importante produto que demonstra a consolidação do Sicoob como conglomerado financeiro capaz de atender todas as necessidades do empresário brasileiro", diz.
Com a novidade, o Sicoob se torna o primeiro sistema cooperativo de crédito a emitir o cartão BNDES, explica o diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada. "Por meio do Bancoob, o Sicoob lançará um produto, até então, inédito no cooperativismo de crédito brasileiro. Além disso, nos tornamos a sexta instituição financeira a disponibilizar o Cartão BNDES, tendo como bandeira e adquirente a nossa Cabal, instituição brasileira que trará vantagens em relação às bandeiras universais nas vendas realizadas com o Cartão BNDES Sicoob", ressalta.
De acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, a parceria vai aproximar ainda mais o BNDES de microempreendedores e cooperativas. "O cartão BNDES Sicoob vai democratizar o acesso aos seus recursos, fazendo com que o banco chegue a localidades onde sua presença ainda é pequena", conclui.
Fonte: Sicoob Confederação
Notícias
0 minutes read
As coopertivas do Tocantins elegeram e empossaram na tarde desta segunda-feira (15/04), em Assembleia Geral Ordinária, o Conselho Diretor e Conselho Fiscal (foto) para o quadriênio 2013/2017. O evento contou com a presença do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.
Além da eleição, as contas da entidade no exercício de 2012 foram apresentadas e aprovadas por unanimidade.
Composição do Conselho Diretor - Gestão 2013/2017
Presidente
Ricardo Khouri
Conselheiros Efetivos
Gilberto Alves Moraes
Orsini Passos Guterres
Tarcízio de Souza Goiabeira
Jean Vagner Martins Machado
Gleide Américo de Azevedo Maciel
Evanis Roberto Lopes
Conselheiros Suplentes
Luis Carlos Nascimento
Antenor de Muzio Gripp
Composição do Conselho Fiscal - Gestão 2013/2017
Conselheiros Fiscais Efetivos
Maria Silvana Ramos
Paulo Henrique da Silva
Admivair Silva Borges
Conselheiros Fiscais Suplentes
Márcio Guilherme de Carvalho
Silvan Celestino dos Santos
João Ribeiro Lopes
Além da eleição, as contas da entidade no exercício de 2012 foram apresentadas e aprovadas por unanimidade.
Composição do Conselho Diretor - Gestão 2013/2017
Presidente
Ricardo Khouri
Conselheiros Efetivos
Gilberto Alves Moraes
Orsini Passos Guterres
Tarcízio de Souza Goiabeira
Jean Vagner Martins Machado
Gleide Américo de Azevedo Maciel
Evanis Roberto Lopes
Conselheiros Suplentes
Luis Carlos Nascimento
Antenor de Muzio Gripp
Composição do Conselho Fiscal - Gestão 2013/2017
Conselheiros Fiscais Efetivos
Maria Silvana Ramos
Paulo Henrique da Silva
Admivair Silva Borges
Conselheiros Fiscais Suplentes
Márcio Guilherme de Carvalho
Silvan Celestino dos Santos
João Ribeiro Lopes
Notícias
0 minutes read
Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 11, a primeira reunião do Cecoop - Conselho Estadual do Cooperativismo, que busca fortalecer o setor no Tocantins. No encontro, que foi realizado na sede da OCB/Sescoop - Organização das Cooperativas do Brasil - Serviço Nacional de Aprendizagem das Cooperativas, os representantes dos órgãos estaduais e sistemas de cooperativismo definiram as primeiras ações do Conselho para desenvolver o cooperativismo na região, como a solicitação de formação da Frencoop - Frente Parlamentar do Cooperativismo, dentro da Assembleia Legislativa Estadual.
O modelo de Frencoop já existe no âmbito federal e em parceria com a OCB faz o monitoramento, suporte e gestão de pronunciamentos parlamentares de interesse do setor. Além disso, os parlamentares estaduais poderão atuar no apoio e articulação de importantes pleitos para o cooperativismo tocantinense. "Será produzido um ofício e membros da Cecoop irão pessoalmente entregar aos deputados com a finalidade de ganhar mais apoio a proposta", explicou o secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, que também é o presidente do Conselho.
Os membros do Cecoop também debateram sobre a análise e apreciação do Regimento Interno do Conselho. Na ocasião foi formada uma comissão para elaboração do documento, que deverá ficar pronto até dia 03 de maio, data da próxima reunião do Conselho. Também ficou definida a inclusão de representantes da Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Membros Participam do Conselho, representantes: da Seagro; da Secretaria da Educação; da Fazenda; da Indústria e Comércio; da Saúde; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, do Trabalho e Assistência Social; da Organização das Cooperativas do Brasil; do Sescoop; do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas; do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; e do SESC - Serviço Social do Comércio.
Jornalista: Andressa Figueiredo - Ascom/Seagro
O modelo de Frencoop já existe no âmbito federal e em parceria com a OCB faz o monitoramento, suporte e gestão de pronunciamentos parlamentares de interesse do setor. Além disso, os parlamentares estaduais poderão atuar no apoio e articulação de importantes pleitos para o cooperativismo tocantinense. "Será produzido um ofício e membros da Cecoop irão pessoalmente entregar aos deputados com a finalidade de ganhar mais apoio a proposta", explicou o secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, que também é o presidente do Conselho.
Os membros do Cecoop também debateram sobre a análise e apreciação do Regimento Interno do Conselho. Na ocasião foi formada uma comissão para elaboração do documento, que deverá ficar pronto até dia 03 de maio, data da próxima reunião do Conselho. Também ficou definida a inclusão de representantes da Secretaria Estadual das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano.
Membros Participam do Conselho, representantes: da Seagro; da Secretaria da Educação; da Fazenda; da Indústria e Comércio; da Saúde; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, do Trabalho e Assistência Social; da Organização das Cooperativas do Brasil; do Sescoop; do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas; do Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; e do SESC - Serviço Social do Comércio.
Jornalista: Andressa Figueiredo - Ascom/Seagro