tocantinense não pode esperar!
tocantinense não pode esperar!
tocantinense não pode esperar!
Criado pela Medida Provisória 1.715, de 03 de setembro de 1998, para viabilizar a Autogestão do Cooperativismo Brasileiro.
Regulamentado pelo Decreto 3.017, de 06 de abril de 1999. No Estado do Tocantins foi implantado em 30 de setembro de 1999.
O SESCOOP operacionaliza o monitoramento e o controle da gestão de cooperativas.
O SESCOOP investe continuamente na capacitação e na promoção social dos associados, dirigentes e empregados, auxiliando na implantação definitiva da Autogestão. O SESCOOP tem, ainda, o objetivo de assessorar o Governo Federal em assuntos de formação profissional e gestão cooperativista e de contribuir para a formulação de políticas adequadas à criação de postos de trabalho e geração de renda pelo cooperativismo.
A fonte principal de receita do SESCOOP é a contribuição mensal compulsória de 2,5% sobre o montante da remuneração paga pelas cooperativas aos seus empregados.
O Plano de Ações do SESCOOP/TO é aprovado anualmente (mês de outubro de cada ano) pelo Conselho de Administração de acordo com as demandas das cooperativas. Qualquer cooperativa registrada e adimplente com o sistema OCB-SESCOOP pode solicitar ações, que deverão ser encaminhadas dentro do período estipulado.
Missão
“Fortalecer a competitividade do cooperativismo tocantinense e seu impacto positivo na sociedade por meio da representação, defesa e desenvolvimento das cooperativas.”
Missão
“Fortalecer a competitividade do cooperativismo tocantinense e seu impacto positivo na sociedade por meio da representação, defesa e desenvolvimento das cooperativas.”
Mapa
Estratégico
Quando sonhamos juntos, podemos ir mais longe! E nós temos um grande sonho para os próximos 5 anos do cooperativismo tocantinense, que você pode conferir aqui, no Mapa Estratégico do Sescoop/TO. Acesse, fique por dentro e junte-se a nós!
Um ciclo que gera informações, estratégias e resultados
Atuação
Atuação
O Sescoop/TO contribui para a autogestão da sua cooperativa, garantindo maior competitividade e, principalmente, o atendimento aos interesses dos cooperados. E não importa aonde você queira chegar, o desenvolvimento humano está no centro do trabalho realizado pelo Sescoop/TO. Conheça nossas três áreas de atuação e como elas se complementam para garantir o sucesso da sua cooperativa:
Monitoramento
Formação Profissional
Promoção Social
Cadastro Nacional de Instrutores
Quer fazer parte dessa transformação cooperativista? Aqui você pode se cadastrar para atuar na instrução de programas do Sescoop Nacional. Cadastre-se e mantenha as informações atualizadas!
Você investe, a gente traz os resultados!
O Sistema OCB/TO só existe por sua causa! Cada cooperado brasileiro contribui para o sucesso da instituição e é corresponsável por nossas conquistas. Se você quer entender melhor o seu papel nessa história, saiba como funciona a contribuição para o Sescoop.
Contribuição Sescoop
O que é?
Contribuição obrigatória recolhida para o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), que desenvolve serviços de capacitação, treinamento e promoção social.
Embasamento Legal:
Regido pela Medida Provisória 1.715/98 e suas reedições; Decreto n.º 3.017/99 e adequações ao Decreto 5.315/04.
Base de Cálculo:
A fonte de recursos vem das próprias cooperativas, que devem recolher, mensalmente ao INSS, que repassa para o SESCOOP, o valor de 2,5% sobre a folha de pagamento de seus empregados.
Data do Recolhimento:
SEFIP: deve ser enviada até o dia 07 de cada mês. O pagamento da contribuição deve ser feito até o dia 10 de cada mês.
Penalidade:
Multa variável
Soluções para as cooperativas tocantinenses
O Sescoop/TO, com o objetivo de promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, oferece diversos projetos, programas e publicações voltados à capacitação de cooperados e empregados e à promoção da cultura cooperativista nas comunidades.
Quem é quem
Presidente
Ricardo Benedito Khouri
Titulares
Ricardo do Val Souto
Guilherme Bevilacqua Maciel Milhomem
Vanderson Rodrigues Fortuna
Gleiciane Ferreira de Castro Romeiro
Suplentes
Cleidevanda Feliciana da Costa Silva
Miriam Zanfra Duscks Antonov
Julio Cezar Leite Ferreira
Fábio Estorti de Castro
Titulares
Ricardo Batista de Sousa
Francisco de Assis Filho
André Augusto Corsini Baccaro
Suplentes
Helio Alves Rabelo
Leandro Bento Peres
Joao Lopes de Souza
Maria José Andrade Leão de Oliveira
Conteúdos relacionados
SESCOOP/TO promove palestra: Comercialização Agrícola através da bolsa de mercadorias, em Gurupi/TO
STJ julga tributação de cooperativas de trabalho.
As cooperativas de trabalho conseguiram mais um voto favorável no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para afastar a incidência da Cofins na tributação de suas atividades. No dia 21 de maio de 2009, a cor...
Sede Sescoop/TO
Endereço:
Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, Plano Diretor Norte, Palmas – TO
CEP: 77.006-130
E-mail:
nubia@ocbto.coop.br
Telefones:
+ 55 (63) 3215-3291
Atendimento Presencial:
De segunda a sexta-feira
De 08h às 12h e 14h às 18h