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SESCOOP/TO DIVULGA PREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2013

SESCOOP/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins, com sede à Avenida JK, Quadra 110 norte, lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO - Fone/Fax: (63) 3215-3291, por intermédio da Pregoeira SELMA DOS REIS SILVA e CPL - Comissão Permanente de Licitação nomeados pela Portaria N° 03/2012, torna público que realizará LICITAçãO NA MODALIDADE PREGãO PRESENCIAL DO TIPO MENOR PREçO POR ITEM, sob regime de empreitada por preço unitário, a qual será processada e julgada conforme dispõe o presente Edital.



EDITAL PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013



RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

Comunicado de Feriado de Carnaval




Comunicado de Feriado de Carnaval

O Sistema OCB/SESCOOP-TO informa que em virtude do feriado de Carnaval não haverá expediente nos dias 11 e 12. Na quarta-feira dia 13 estaremos em treinamento interno.

As atividades de atendimento ao público externo serão retomadas na próxima quinta-feira dia 14 às 08 horas.



Vice-presidente da Câmara assegura apoio ao cooperativismo

Em audiência com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, parlamentar defendeu como prioritária a aprovação do Ato Cooperativo.

Em reunião na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6/2) pela manhã, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido pelo recém-eleito 1° vice-presidente da Casa, o deputado André Vargas (PR). Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do País e enfatizou que a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, que dá o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, será uma das prioridades do seu mandato.

Vargas atuou durante o ano de 2012 como relator do projeto. Chegou a apresentar sua proposta, acatando os pleitos do Sistema OCB em novembro. Devido ao recesso, a votação não foi possível. Agora, à frente da vice-presidência da Câmara, o deputado não poderá atuar em nenhuma das Comissões da Casa.

No entanto, fez questão de frisar que está à disposição do Sistema Cooperativista para trabalhar pelo atendimento às demandas do setor. Disse ainda que levará em consideração as indicações sugeridas pela OCB de nomes que possam atuar como novo relator do projeto. "O movimento cooperativista tem importância ímpar para o desenvolvimento econômico do país e deve, portanto, estar muito bem representado no Congresso Nacional", enfatizou o parlamentar.


Fonte: Informe OCB

Integrantes do Núcleo Feminino definem cronograma para 2013

Durante a primeira reunião do ano, realizada na noite de segunda-feira, 04 de fevereiro, na sede da Coapa, em Pedro Afonso, as integrantes do Núcleo Feminino da cooperativa definiram atividades a serem realizadas em 2013 e o cronograma de reuniões.

Participaram 12 integrantes, além da gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, que reafirmou o compromisso da entidade em cooperar com as iniciativas do grupo.

A primeira atividade será o curso Fabricação de Bombons e Ovos de Chocolate, no dias 07 e 08 de março, no Clube de Mães de Pedro Afonso. Além disso, ficou definido a realização dos cursos Etiqueta, Maquiagem e Cooperativismo, e a comemoração do Dias das Mães e do Dia dos Pais. As datas ainda serão agendadas.

Ao final da reunião a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Elijanse Alves Gomes, destacou a realização de vários eventos em 2012, agradecendo o empenho de todas as integrantes do grupo. Foram realizados quatro cursos (Cultivo de Horta Hidropônica, Compostagem, Cultivo de Hortas e Jogos Cooperativistas). Elas também participaram do IV Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, em Lagoa da Confusão; e da Flit, Festjosa e da Feira Folclórica em Pedro Afonso; realizaram um bazar e comemoraram o Dia das Mães.

Atuante

O Núcleo Feminino da Coapa é um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Atualmente conta com 18 membros. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa, além de um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também voltado para a formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.

O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da Família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.

Cronograma de reuniões:




Por: Ascom Coapa

Coapa lança manual com informações importantes para cooperados

Os 246 associados da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins contam com mais uma ferramenta de comunicação cooperativista: o Manual do Cooperado.

O material impresso com 56 páginas condensa num mesmo instrumento de consulta, as principais informações e orientações da doutrina cooperativista, além do Estatuto Social da Coapa. Também é possível encontrar informações sobre a história da cooperativa, princípios do cooperativismo e direitos e deveres de cada membro.

Sob orientação de técnicos do Sistema OCB/Sescoop-TO, o manual foi produzido por representantes de cinco cooperativas beneficiadas pelo projeto OQS- Organização do Quadro Social - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins. São elas: Coapa, Coed, Unimed Palmas, Sicoob Credipar e Coopernorte.

"Creio que o manual deve ser uma ‘bíblia’ para todo cooperado, para que ele possa conhecer mais sua cooperativa e dar sugestões para a Coapa melhorar seu desempenho a cada dia", explicou a gerente geral da Coapa, Maria Silvana Ramos.

Para a gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, o Manual do Cooperado é mais uma ferramenta de aproximação do cooperado com sua cooperativa.

Evanis Lopes, um dos fundadores da Coapa, considera importante a publicação. "O manual é útil tanto para o novo cooperados que pode conhecer a cooperativa, o estatuto, direitos e deveres, entre outras informações importantes, bem como para o associado mais antigo que pode estar se reciclando", avaliou Lopes.

Foram impressas 400 cópias do Manual do Cooperado, disponíveis gratuitamente a todos os cooperados na recepção da Coapa. O documento também esta sendo distribuído para instituições financeiras para que as mesmas tenham dados necessários para cadastro da cooperativa.


Por: Ascom Coapa

CNCOOP: Mudanças no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Caixa Econômica Federal (CEF) passarão a exigir, a partir do próximo dia 1° de fevereiro, o novo modelo de Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT). O documento é obrigatório para todos empregados e empregadores do país. A importante novidade trazida pelo novo modelo é a criação de dois novos formulários: os termos de Quitação e de Homologação. O prazo inicial para adequação das instituições era 31 de outubro de 2012. Com a prorrogação, a partir desta sexta-feira (1°/2) não haverá como escapar da nova regra. A gerente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Júnia Dal Secchi, alerta para a importância de todas as entidades pertencentes ao Sistema OCB adequarem-se rapidamente às mudanças, para evitar possíveis transtornos. "Desde o ano passado, estamos frisando com as cooperativas sobre a necessidade de utilização do novo modelo, cujos formulários - incluindo os novos termos de Quitação e Homologação - estão disponíveis na página do MTE na internet. A Caixa Econômica Federal informou que só recepcionará pedidos de liberação do FGTS e Seguro desemprego se preenchidos no novo TRCT. E, não optando logo pelo novo termo, o empregador encontrará dificuldades porque terá que refazer a rescisão adequando-a ao novo documento", explicou.

Novo modelo - As mudanças trazidas pela Portaria 1.057/2012, que determina a utilização do novo modelo, deixaram o TRCT mais objetivo, mais claro, e por isso dará mais segurança, tanto ao trabalhador quanto ao empregador. "Isso porque o novo modelo ganhou mais espaço e campos que possibilitam a diferenciação de informações sobre período aquisitivo de férias, 13° salário vencido, hora extra (normal/ noturna), entre outras alterações", cita o Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Messias Melo.


Homologação - Os dois novos formulários que acompanham o TCRT (Termo de Quitação e Termo de Homologação) terão a seguinte utilização: o primeiro (quitação) deverá ser apresentado junto com o TRCT nas rescisões de contratos de trabalho com menos de um ano de serviço. Já o segundo (homologação), deverá ser usado nas rescisões contratuais nas quais o empregado tenha mais de um ano de serviço. Neste último caso, é obrigatória a assistência e homologação pelo sindicato profissional representativo da categoria ou pelo MTE. Ambos os formulários, assim como o novo modelo do TCRT estão disponíveis na página do Ministério do Trabalho e Emprego na internet: www.mte.gov.br.


Fonte: Informe Paraná Cooperativo (Informativo OCB/Assessoria do MTE)

Coapa realiza culto ecumênico para celebrar início da Safra 2012/2013

Para marcar o início da colheita da Safra de Soja 2012/2013, a Coapa realizou Culto Ecumênico na noite desta quarta-feira, 30 de janeiro, no seu auditório em Pedro Afonso.

A celebração reuniu cerca de 50 pessoas entre cooperados, colaboradores, familiares e parceiros comerciais.

As orações e bênçãos foram proferidas pelo padre João Neto e o pastor Jairo, da Igreja Presbiteriana do Brasil.

O evento religioso em celebração ao início da colheita tornou-se uma verdadeira tradição da cooperativa, que vê a importância do agradecimento na presença de todos aqueles que participam do processo produtivo.

Entre os pedidos realizados, alguns foram voltados à saúde dos trabalhadores das lavouras. Destacando citações bíblicas, o padre e o pastor enfatizaram a importância da fé e da perseverança.

Ao final do culto ecumênico, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, agradeceu a presença dos religiosos e demais pessoas, afirmando que as mensagens deixadas contribuem para os participantes refletirem sobre suas vidas. Lembrou ainda, o papel do setor produtivo para o desenvolvimento econômico e social de Pedro Afonso e região.


Fonte: Fred Alves

Ramo agro se reúne em Brasília

Conselho consultivo define e apresenta ao Mapa as prioridades para o setor em 2013

Representantes do cooperativismo agropecuário brasileiro estão reunidos nesta terça-feira (29/1), na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), para, entre outros assuntos, elencar as prioridades do setor em 2013. A ideia, segundo o diretor responsável pelo ramo, João Paulo Koslovski, é apresentar as demandas ao Ministério da Agricultura e tornar a atuação junto ao órgão do Executivo mais intensa. "Vamos fazer as coisas acontecerem. Não podemos esperar que o Sistema OCB, sozinho, resolva todos os problemas. O objetivo deste grupo reunido hoje aqui é englobar as principais demandas, subsidiando a diretoria tecnicamente para que, de fato, sejam adotadas as providências necessárias", declarou Koslovski na abertura da reunião.

A sistematização dos ramos sob a nova proposta de governança do Sistema OCB prevê a participação de um diretor em cada um dos grupos. O modelo é, na opinião de Koslovski, fundamental para dar mais força e celeridade ao andamento dos pleitos. "O ramo é um instrumento consultivo da Diretoria para posterior defesa dos interesses. Como em todos eles haverá um de nós acompanhando as discussões, esperamos levar as demandas à frente com mais agilidade", disse o dirigente.

Esta é a segunda reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário, sob o novo modelo de governança adotado. A primeira ocorreu ainda em novembro do ano passado, oportunidade na qual foram empossados os membros do conselho. Na pauta de hoje estão previstos os seguintes temas: escolha do coordenador do ramo; aprovação do regimento interno do órgão e encaminhamentos de diversos pleitos que já se encontram em tramitação na capital federal. Está prevista, ainda, par ao início da tarde, uma audiência com o novo Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que, a pedido do diretor Koslovski, receberá do grupo um documento contendo as demandas prioritárias do ramo. A universalização do seguro rural no Brasil deverá ser um dos temas abordados durante o encontro com o secretário.

Entre cooperados, dirigentes, representantes regionais e analistas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 24 participantes reunidos.


Fonte: Informe OCB

Sicoob é destaque mundial em case de tecnologia

Os avanços em tecnologia do Sicoob resultaram no reconhecimento da instituição em mais um case mundial de sucesso. Na última quinta-feira (24/1), representantes da produtora de vídeos da IBM estiveram no Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília, para realizar as filmagens com dirigentes de TI sobre o case de virtualização do parque tecnológico da instituição com a plataforma System Z, disponibilizada pela IBM e que possibilita o processamento e armazenamento em grande escala.

Para o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio, a importância da instituição se destacar em mais um case de relevância mundial fortalece a marca Sicoob e o cooperativismo brasileiro. "é muito importante este tipo de iniciativa, uma vez que demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pela área de tecnologia para elevar o Sicoob a um patamar de alta qualidade em produtos e serviços e a um porte equiparado às grandes instituições financeiras do cenário nacional e internacional", afirma.

A plataforma possibilita maior disponibilidade de transações para os associados na internet e móbile banking, caixas eletrônicos e pontos de atendimento. A adoção do System Z agrega também confiança ao Sicoob no cenário financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. A plataforma ainda possibilita a disponibilização de novas linhas de negócio que exigem processamento maciço, tal como o projeto Otimizar Negócios.

De acordo com o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados do Sicoob Confederação, Marcos Vinícius Feitosa, a virtualização do parque tecnológico do Sicoob possibilita o crescimento com uma plataforma sólida de processamento, com mais disponibilidade e condições de acomodar o crescimento dos negócios. "O Sicoob conseguiu reduzir a complexidade do parque tecnológico com menos servidores, administração, menor custo de manutenção de software e de insumos elétricos", diz.

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. é composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e empresas/entidades provedoras de produtos e serviços especializados como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob

MTE divulga manual de orientação para preenchimento da RAIS 2012

Instrumento tem significativa importância no levantamento de informações sobre os diversos setores empregatícios do país, inclusive cooperativas
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta semana o Manual de Declaração da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Ano Base 2012. A publicação, considerada um pilar essencial no sistema estatístico do país, compila informações relevantes e essenciais para criação de políticas públicas voltadas aos diversos segmentos empregatícios, dentre elas, as cooperativas brasileiras. Como novidade na edição deste ano, o Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE, Valmor Schiochet, destaca a informação sobre Total de Sócios/Proprietários. "Será a primeira vez que teremos a possibilidade de termos o registro deste tipo de informação na RAIS, que é a principal base de informações sobre as cooperativas que temos disponível no país", pontuou.

O secretário ressalta que é de fundamental importância que todas as organizações cooperativas preencham os formulários da RAIS, atentando para a correta inclusão desta informação especificamente. E afirma: "Continuaremos nossa interlocução com a coordenação da RAIS para que, no próximo ano, a declaração passe a incluir também informações sobre os trabalhadores/associados". O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola, na apresentação do documento, endossa a relevância do correto preenchimento dos dados: "A construção da RAIS é uma tarefa coletiva. O êxito dependerá,em grande medida, do diálogo entre os parceiros".

O prazo para entrega das informações da RAIS começou no dia 15 de janeiro e vai até 8 de março, impreterivelmente. Após o dia 8/3, a entrega da declaração continua sendo obrigatória, porém, sujeita a multa. O manual, com todas as informações para o preenchimento e envio dos dados, pode ser acessado neste link.

Resultado do Pregão Presencial nº 01/2013


O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO divulga o resultado do Pregão Presencial n° 01/2013 e torna público aos interessados que a empresa BANANAL TURISMO LTDA foi vencedora dos seguintes itens: 1,2,3 e 4. A ata da sessão encontra-se disponível na sede do SESCOOP/TO localizado na Avenida JK, 110 Norte, Lote 11 - Cep: 77006-130 - Palmas/TO.

Selma dos Reis Silva
Pregoeira



Coapa se preparara para a colheita da Safra de Soja 2012/2013

Está previsto para o final deste mês de janeiro o início da colheita da Safra de Soja 2012/2013. O trabalho segue até abril. Por isso é intenso o ritmo de trabalho na Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com sede em Pedro Afonso. As ações são desenvolvidas de forma integrada pelas Unidades Agroveterinária, Operacional e Comercial.

Conforme a gerente da área agroveterinária, érica Lima Brito, nesta safra 50 associados da cooperativa plantaram uma área de 20.984 hectares. Foram semeadas 13 variedades da oleaginosa, sendo 20% do tipo precoce, 35% do ciclo médio e 45% do ciclo longo. Apesar de um pequeno "veranico" no mês de dezembro, a meta é manter a média de produção da última safra - 55 sacas de soja de 60 kg por hectare. "A falta de chuvas por alguns dias afetou o desenvolvimento vegetativo em algumas áreas, mas não comprometeu a produtividade", explicou érica Brito.

A engenheira agrônoma explicou que a boa produtividade se deve, principalmente, a postura dos sojicultores que investiram na correção e adubação do solo, e técnicas de agricultura de precisão, além de utilizarem sementes de variedades já adaptadas à região.


Orientação

Os técnicos acompanham e orientam os produtores desde o início do preparo do solo até a colheita. Visitaram fazendas nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins e Recursolândia, verificando o vigor das sementes e a população de plantas por hectare, além de auxiliarem no controle de ervas daninhas, monitoramento e controle de pragas e doenças, e acompanhando a aplicação dos tratos culturais.


A equipe técnica já trabalha visando o plantio da Safrinha de milho, que começa ao final da colheita da soja, levantando a intenção de plantio junto aos agricultores. A estimativa é que seja cultivada uma área de 2700 hectares, superando a safrinha anterior onde foram plantados 2500 hectares.


Armazém

Já os 14 profissionais da Unidade Operacional trabalham na manutenção do armazém. Na Safra 2012/2013 foram recepcionadas 76.338 toneladas de soja de produtores de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois, Recursolândia e de municípios mais distantes como Porto Nacional e Aparecida do Rio Negro. Em 2013 a meta é receber 66 mil toneladas de soja, quantidade que deve ser facilmente superada a exemplo do ano passado, 5 mil toneladas de sorgo e 6 mil de milho.

Estão sendo realizados os seguintes serviços nas instalações da unidade armazenadora: limpeza geral e reparos em cercas; substituição de peças nas moegas e secadores; pintura em alguns setores; reparos nas instalações hidráulica e elétrica; limpeza interna dos dez silos; correções no piso para evitar infiltrações e melhorias no sistema de termometria. Também está sendo seno atualizado o programa de controle de estoque, pesagem, entradas e saídas, além de terem sido adquiridas impressoras mais modernas.


"Estamos prontos para a safra", garante o gerente da Unidade Operacional, Vanderlei de Souza. Ele lembra que durante a colheita o quadro funcional do armazém deve ser ampliado para cerca de 50 colaboradores.


Comercialização da safra

Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Neves, já foram comercializados 70% dos grãos junto às tradings responsáveis pela exportação do produto para entrega em 30 de abril, ao preço de R$ 54,00 a saca de 60 kg. Disse ainda, que o pico da expedição dos grãos está previsto para a segunda quinzena de março e dependerá da disponibilidade de vagões nos terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa.


Retaguarda

A Unidade Administrativo-Financeiro é responsável pelo departamento de pessoal, contratações e controles; realizando pagamentos de forma a garantir a manutenção e condições ideais de trabalho no armazém, além de apoiar o setor comercial no que diz respeito ao acompanhamento de mercado, comercialização de soja, conferência dos controles documentais e a segurança nos sistemas informatizados.

Sicredi inaugura Unidade de Atendimento em Pedro Afonso

Com a inauguração, a cooperativa chega ao quinto município. Nesta terça-feira, 22 de janeiro, a cooperativa de crédito Sicredi União Cerrado inaugurou sua quinta unidade de atendimento, no município de Pedro Afonso, distante a 210 km de Palmas. De acordo com o superintendente regional do Sicredi no Tocantins e Bahia, Jean Vagner Martins Machado, o Sicredi será para a população uma alternativa aos bancos, e, sobretudo, está atendendo um anseio da comunidade. "O Sicredi atende todo tipo de associados: pessoa jurídica, pessoa física, produtor rural, funcionário público, e será uma alternativa para a população em relação aos bancos. Nosso objetivo principal é mostrar o jeito ‘Sicredi de Ser’, oferecendo um atendimento personalizado", afirma o superintendente.

A nova unidade conta com 226 m² de área construída, estrutura moderna, arquitetada em conformidade com o padrão sistêmico do Sicredi e está instalada no setor Aeroporto, Rua São Bento, s/n, próximo a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa). Oferecendo sua completa gama de produtos, como cartões, seguros, empréstimos, previdência complementar, consórcios, fundos de investimentos, entre outros o Sicredi vai atender toda a população de Pedro Afonso e municípios do entorno (Tupirama, Bom Jesus, Santa Maria e Guaraí).

Diferencial

A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que, em vez de clientes, o Sicredi tem associados, que são os donos do negócio. Além de participar das decisões, os sócios também participam da distribuição das sobras da cooperativa, pois os resultados são partilhados entre todos os associados, de acordo com a movimentação financeira de cada um.

Sicredi

Com 1.185 mil unidades no país, o sistema está presente em 10 estados, com 2,2 milhões de cooperados. Atualmente, a Cooperativa Sicredi União Cerrado conta com mais de 3,7 mil associados e Unidades de Atendimento instaladas nos municípios tocantinenses: Palmas, Araguatins e Dianópolis, e uma Unidade de Atendimento na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, além da sede da Superintendência Regional do Sicredi em Palmas.


Fonte: Gisele Bedin - Assessora de Comunicação e Programas Sociais do Sicredi União Cerrado

Cooperativismo terá curso online

Conteúdo foi aprovado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, em visita à sede da Fundação Unimed - responsável pelo curso.

Um curso de Cooperativismo, online, será disponibilizado em breve para todo o país. A chancela foi dada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que, acompanhado dos superintendentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos, visitaram a nova sede da Fundação Unimed, em Minas Gerais, na última sexta-feira (18/1).

Na oportunidade, a diretoria da Fundação e os gestores dos núcleos de Educação, Negócios e Relacionamento Estratégico apresentaram aos dirigentes o conteúdo desenvolvido para o curso, que tem o objetivo de padronizar os conhecimentos de todos os envolvidos com a gestão/operação desse tipo de instituição. A previsão é que ele seja oferecido às cooperativas de todos os ramos de atividade no país por meio de uma parceria com a Fundação Unimed.

Além de validar o projeto, os executivos da OCB e da Fundação discutiram sobre a importância do curso para o nivelamento das informações e fortalecimento do Cooperativismo no Brasil, ressaltando a importância dos avanços na educação a distância para o sucesso de um projeto tão grandioso como este.

O presidente Freitas aproveitou a visita para gravar um vídeo de boas vindas aos alunos do curso no estúdio da Fundação Unimed. Além disso, participou de uma breve entrevista sobre os desafios do cooperativismo no Brasil para o programa Fundação Unimed Entrevista.


(Fonte: Assessoria Fundação Unimed) - Informe OCB


ONU declara 2013 como Ano Internacional da Cooperação pela Água

Ideia é chamar a atenção da sociedade civil par aos problemas advindos da má administração desse recuso natural fundamental para a vida humana.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o "Ano Internacional da Cooperação pela água". O objetivo é aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta.

A campanha vai destacar, ao longo do ano, iniciativas de cooperação de sucesso envolvendo água, bem como identificar problemas candentes sobre educação, água, a diplomacia da água, gestão de águas transfronteiriças, a cooperação de financiamento, nacionais e internacionais, quadros legais e as ligações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Também será uma oportunidade para retomar os assuntos relacionados criados em 2012 na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), e apoiar a criação de novos objetivos para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos. Vale lembrar que o dia 22 de março é mundialmente instituído como Dia Internacional da água.

A ideia é também chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para as questões relacionadas à água e saneamento básico, combatendo problemas como a falta de acesso à água potável para cerca de 11% e de redes de esgoto para 37% das pessoas no mundo, e morte de cerca de cinco mil crianças diariamente por doenças causadas pela falta de acesso à água de qualidade.

Saiba mais sobre a campanha nos sites:

http://www.unwater.org/watercooperation2013/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/unesco_launch_of_the_international_year_of_water_cooperation_2013_in_brazil/



Fonte: Informe OCB

Alemanha e Brasil discutem parceria na área cooperativista

Autoridades alemãs afirmaram que veem com atenção o avanço do Brasil na área cooperativista, durante encontro com representantes do governo brasileiro na sexta-feira, 18 de janeiro, em Berlim. A reunião faz parte das agendas bilaterais com representantes estrangeiros empreendidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante a Semana Verde, que ocorre na Alemanha.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura da Alemanha, Robert Klooss, o Brasil é uma referência na implantação de sistemas cooperativos, sobretudo no agronegócio. "A Alemanha vê com atenção esse avanço do Brasil no cooperativismo. Queremos trabalhar a possibilidade de parcerias tanto na produção de alimentos quanto na de energia à base de produtos agrícolas", afirmou.

Kloss também destacou os avanços nas pesquisas na área agrícola, especialmente as empreendidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a iniciativa da empresa de propagar as suas tecnologias a países africanos, para que estes desenvolvam a produção de alimentos com maior produtividade e respeito ao meio ambiente. Elogiou ainda a maneira como foi aprovado o novo Código Florestal brasileiro, por meio de acordo e longa discussão com todas as áreas de interesse do setor.

Pelo lado brasileiro, participaram da reunião o vice-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, José Carlos Vaz, e os secretários da pasta ênio Marques (Defesa Agropecuária) e Célio Porto (Relações Internacionais). Da Alemanha, além do secretário Kloss, estiveram presentes a secretária de Relações Internacionais da Agricultura, Tanja Thiele, e a atual diretora geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Karin Schwabenbauer, que substituiu Bernard Vallat na liderança do órgão.


Fonte: Mapa em 21/01/2013 - disponível em http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=20127

Cooperativas de crédito devem triplicar a participação no mercado em cinco anos

Números do segmento cooperativista de crédito seguem em curva ascendente, superando a evolução do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Até o terceiro trimestre de 2012, segundo dados do Banco Central (BC), os ativos totais das cooperativas de crédito chegaram a R$ 103,15 bilhões. Atualmente, a participação das cooperativas no total de operações creditícias SFN está em torno de 2,7%. Mas a estimativa é de que em cinco anos esse percentual chegue a 10%.

Para comparação, se todas as cooperativas de crédito fossem uma única entidade, essa seria o oitavo maior conglomerado financeiro do País. Já no quesito rede própria, com mais de 5.000 postos de atendimento, ocuparia a terceira posição no ranking, atrás apenas do Banco do Brasil e do Bradesco.

Levantamento realizado em setembro do último ano mostra que o sistema de crédito cooperativo possui mais de seis milhões de associados e 1.312 cooperativas. A sua presença é mais forte nas regiões Sul, onde está presente em mais de 87% dos municípios, e Sudeste, na qual 50,7% das cidades possuem uma entidade constituída. Somente em Minas Gerais, existem cerca de 220 cooperativas de crédito.

A expansão do setor nos últimos anos teve como uma das causas a diversificação dos serviços financeiros oferecidos. Além dos empréstimos e financiamentos, elas passaram a operar com cartões de crédito e débito, fundos e investimento, seguros, previdência complementar, consórcios, câmbio, dentre outros.

Além de ampliar a variedade de produtos, as cooperativas de crédito também investiram em tecnologia, convergência e comodidade, por meio de operações de débito automático e transações a partir da internet e de smartphones.


Fonte: Valor Econômico e Diário do Comércio - SP em 16/01/2013 - http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=20078

Presidente do Sistema OCB avalia primeiros resultados dos fóruns regionais

Para Freitas, modelo está se mostrando acertado e sugestões apresentadas demonstram amadurecimento do setor.

Os diretores do Sistema OCB estiveram reunidos nesta terça-feira (15/1) na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR), para a 10ª Reunião Ordinária da atual gestão. Estiveram presentes Celso Ramos Régis (OCB-MT), Edivaldo Del Grande (Ocesp), João Nicédio Alves Nogueira (OCB-CE), João Paulo Koslovski (Ocepar) e Petrúcio Pereira de Magalhães Júnior (OCB-AM); o suplente Esthério Sebastião Colnago (OCB-ES) e os superintendentes da unidade nacional, Renato Nobile e Luis Tadeu Prudente Santos. Nesta quarta (16/1) eles permanecem na capital paranaense, onde acompanham os debates do Fórum Regional do Sul, com a presença de lideranças cooperativas das organizações estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A reunião é destinada a discutir os desafios do cooperativismo e planejar as próximas ações do setor tomando como base as contribuições de cada região brasileira. Outros fóruns regionais já foram realizados em Manaus (AM) e Fortaleza (CE), em dezembro, e, nesta segunda-feira (14/1), em São Paulo (SP). A próxima será em Campo Grande (MS), no dia 22 de janeiro.

Novo modelo de governança - Os fóruns seguem o novo modelo de governança adotado desde o ano passado pela OCB, que visa o fortalecimento do setor por meio da integração regional. Na avaliação do presidente executivo da OCB, Márcio Lopes de Freitas, é um trabalho que está se legitimando. "Fiquei satisfeito por ter sido convidado pela diretoria para estar coordenando esse trabalho e estou observando os primeiros resultados positivos desse processo", afirmou Freitas. "Nessa rodada, que nós chamamos de nucleação, formada por reuniões regionais, estamos observando que a base, ou seja, as cooperativas, quer realmente isso e tem essa expectativa, o que nos dá muita satisfação poder dar esse retorno. O modelo está se mostrando acertado e acredito que precisamos estar constantemente evoluindo para dar as respostas adequadas à nossa base", acrescentou.

Propostas - Para Freitas, as sugestões apresentadas nos Fóruns Regionais demonstram amadurecimento do setor. "São propostas extremamente coerentes e que mostram a evolução das cooperativas. O nível de cobrança está muito mais amadurecido. é claramente perceptível que o sarrafo está subindo de nível. As cooperativas estão exigindo cada vez mais uma representação profissional, de melhor nível, de maior sofisticação. Isso é sinal de que o setor está evoluindo nas suas estruturas e, naturalmente, nas suas necessidades", afirmou.

Evolução natural - O presidente da OCB ressaltou que o novo modelo de governança do sistema segue um processo de evolução natural do cooperativismo brasileiro. "O que o Sistema OCB está fazendo é tentar dar a resposta que o cooperativismo moderno, contemporâneo, vem cobrando da sua representação. Isso ficou muito claro quando nós realizamos o Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em 2010, ou seja, que as cooperativas ansiavam por uma representação mais moderna, mais preparada, mais profissional", frisou. "Quando fizemos o planejamento estratégico da OCB para o período de 2010 a 2013, essa proposta também ficou registrada em nossa agenda. Ainda, no momento em que nós propusemos uma mudança no processo de governança e essa mudança foi encabeçada inclusive pelo João Paulo, presidente da Ocepar, que honra a chapa da diretoria e coordenou a elaboração de uma chapa para disputar a eleição na OCB, isso estava estabelecido como meta prioritária. Fazer uma mudança no modelo de governança que levasse a um processo de maior integração entre a base cooperativista e o comando da representação e é isso que está acontecendo agora. Estamos no caminho certo, estou muito feliz de estar participando dessa nova etapa do cooperativismo", completou.

Positivo - O presidente da OCB/ES, Esthério Sebastião Colnago, também avalia positivamente a nova forma de gestão implantada pelo Sistema OCB. "As ações devem ser planejadas de forma que cheguem até a base, no associado, para que ele possa valorizar a sua cooperativa, entender a importância dela e que a cooperativa é dele. Dessa forma, o sistema se consolida. Eu acredito que esse é o diferencial desse novo modelo de governança e acho que estamos chegando lá", afirmou.

Modernização - "A OCB, a partir da decisão tomada no ano passado com a nova diretoria que assumiu o destino do cooperativismo brasileiro, partiu para a modernização, para aquilo que há de apurado no mundo das organizações, que é buscar aprimorar o seu sistema de governança", disse ainda o presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis. "O que estamos tratando em todos os fóruns que estamos fazendo por regiões, cujo resultado está sendo mandado também para todas as unidades estaduais do Brasil, não tenho dúvida, vai melhorar e muito o processo de deliberação e, acima de tudo, o processo de gestão administrativa, econômica e financeira das organizações estaduais, promovendo um melhor resultado para as cooperativas o que, por conseguinte, vai atingir os nossos cooperados, que são o fim último de todo o sistema", acrescentou.


Informe OCB - (Fonte: Sistema Ocepar)

Universitários de Gurupi realizam atividades práticas em Pedro Afonso

Ascom Coapa

Dezenove alunos e um professor do 6° período do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins - Campus Gurupi estão em Pedro Afonso realizando visitas de campo como parte das atividades inseridas nas disciplinas Geografia do Espaço Brasileiro e Geografia Agrária.

Na tarde desta terça-feira, 15, foram recepcionados na sede da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins pela gerente da Unidade Agroveterinária, érica Lima Brito. Ela apresentou um histórico da cooperativa e do Prodecer III, além de ter prestado informações sobre a produção agropecuária de Pedro Afonso e região com dados sobre produtividade, características das terras e do sistemas produtivos, logística, armazenamento de grão, clima e comercialização.

Em seguida o grupo conheceu o setor administrativo e a loja agroveterinária da Coapa. Dando sequência visitaram o armazém da cooperativa, considerado o maior do Tocantins com capacidade estática de 60 mil toneladas. Na ocasião, Thiago Ferreira, um dos técnicos da unidade, prestou informações sobre o funcionamento do armazém. Além de ter conhecido as moegas, secadores, silos e área de expedição de grãos, o grupo ainda visitou o viveiro de mudas da Coapa.

Já nesta quarta-feira, 16, os universitários visitam áreas de plantio de soja e cana-de-açúcar pertencentes a produtores associados à Coapa.

Prática

Para o professor da disciplina Geografia do Espaço Brasileiro, Atamis Foschera, responsável por acompanhar e orientar o grupo, a visita de campo contribuirá para o aprendizado dos alunos, permitindo conhecer na prática o processo produtivo no segmento agropecuário.

A universitária Tereza de Jesus Barbosa Campos comentou ter ficado impressionada com a Coapa e o potencial econômico da região de Pedro Afonso. Além disso, considera produtiva a oportunidade de conhecer de perto como funciona uma cooperativa e mais detalhes sobre o sistema produtivo.


RAIS: Declaração começa nesta terça-feira (15/01)

As empresas brasileiras podem iniciar a entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2012, nesta terça-feira (15/01). Portaria regulamentando a declaração foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (09/01).

Benefícios - A RAIS é importante no fornecimento de diversos benefícios ao trabalhador. Entre eles, destaca-se a identificação dos trabalhadores com direito a receber o Abono Salarial. Também presta subsídios ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e à Previdência Social; ajuda no registro da nacionalização da mão-de-obra; auxilia nas políticas de formação de mão-de-obra; gera estatísticas sobre o mercado de trabalho formal e presta subsídios ao Cadastro Central de Empresas (Cempre) e às pesquisas domiciliares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Obrigatório - O preenchimento da RAIS é obrigatório para os estabelecimentos inscritos no CNPJ com ou sem empregados (o estabelecimento sem empregados ou que teve as atividades paralisadas em 2012 é obrigado a entregar a RAIS Negativa); para todos os empregadores, conforme definidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); para pessoas jurídicas de direito privado; para empresas individuais, inclusive as que não possuem empregados; para cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas; para empregadores urbanos pessoas físicas (autônomos ou profissionais liberais); para órgãos da administração direta e indireta dos governos federal, estadual e municipal; para condomínios e sociedades civis; para empregadores rurais pessoas físicas; e para filiais, agências, sucursais, representações ou quaisquer outras formas de entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior.

Internet - As declarações deverão ser fornecidas pela Internet, mediante utilização do programa gerador de arquivos da RAIS, conhecido como GDRAIS2012. A partir de 2013, todos os estabelecimentos e arquivos que possuem 20 vínculos empregatícios ou mais, deverão transmitir a declaração da RAIS ano base 2012, utilizando um certificado digital válido padrão ICP Brasil. A obrigatoriedade também se estende aos órgãos da Administração Pública. Havendo necessidade de retificar as informações prestadas, o término do prazo da RAIS RETIFICADORA, sem multa, é 08 de março de 2013. Para a transmissão da declaração da RAIS de exercícios anteriores, com empregados, também será obrigatória a utilização de certificado digital, inclusive para os órgãos da Administração Pública.

Dúvidas - Em caso de dúvidas, os empregadores podem contatar a Central de Atendimento da RAIS pelo telefone 0800-7282326 ou por meio do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.; se preferir podem contactar as Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, Gerências ou Agências de sua região. Veja aqui os contatos - http://portal.mte.gov.br/postos/

RAIS - A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um Registro Administrativo criado pelo Decreto n° 76.900/75, com declaração anual e obrigatória a todos os estabelecimentos existentes no território nacional. As informações captadas sobre o mercado de trabalho formal referem-se aos empregados Celetistas, Estatutários, Avulsos e Temporários, entre outros, segundo remuneração, grau de instrução, ocupação e nacionalidade, entre outros recortes.

Endereços eletrônicos - A declaração deve ser feita pela Internet, nos endereços eletrônicos http://portal.mte.gov.br/rais/ ou www.rais.gov.br. Os estabelecimentos ou entidades que não tiveram vínculos laborais no ano-base poderão declarar a opção RAIS Negativa, com opção online. O Manual de Orientação da RAIS, com as informações exigidas para o preenchimento da relação, estará disponibilizado no portal da RAIS. A entrega da RAIS é isenta de tarifas. O prazo legal para realizar a declaração se encerra no dia 08 de março.

Fonte: Sistema Ocesp