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Para ampliar seus conhecimentos, a gerente administrativa financeira Maria Silvana Ramos e a gerente técnica Erica Lima Brito participaram do Curso Liderança Coach, iniciativa do Sescoop/TO, realizado em dois módulos (fevereiro e julho de 2013), em Palmas.
Além das colaboradoras da Coapa, a capacitação com duração de 36 horas, teve a participação de integrantes da COOPEFA, Sicoob Credipar e do Sistema OCB/Sescoop Tocantins.
As aulas foram ministradas pela psicóloga Claudia Gonçalves, especialista em avaliações psicológicas, treinamentos de liderança e desenvolvimento de gestores.
O curso buscou proporcionar aos participantes que desenvolvam funções de gerentes ou coordenadores, informação que lhes permitam orientar os componentes de suas equipes a alcançarem o melhor desempenho, apoiando-os para que trabalhem de maneira mais eficiente.
Erica Lima Brito destaca que a Liderança Coach é uma das mais novas ferramentas que as grandes organizações buscam para aperfeiçoar e capacitar seus líderes com o intuito de trazer para dentro da empresa o que pode ser melhorado e trabalhado para atender melhor o mercado e, consequentemente, o cliente. "A Liderança Coach oferece ferramentas excelentes para serem utilizadas no nosso dia-a-dia, profissionalizando os gerentes e dando abertura para a equipe expor a sua opinião. Em outros tempos um mandava e outros obedeciam. Hoje o mercado exige outro tipo de mentalidade, com essa ferramenta busca-se trabalhar a equipe", disse Erica.
Para Silvana Ramos, o curso deu as condições necessárias para o desenvolvimento de habilidades, além de auxiliar na identificação das potencialidades de um líder e de como ele pode coordenar melhor a sua equipe. "Esse curso me ajudou a descobrir que a figura do chefe é coisa do passado, e que é preciso deixar as pessoas pensarem por si, desenvolverem atitudes positivas que levem a soluções. Não se deve dar soluções e sim permitir que colaboradores usem seus meios, suas ferramentas, suas habilidades e conhecimentos para atingir resultados e alcançar metas estabelecidas", avaliou a gerente da Coapa.
Líder Coach
O termo coaching é um dos mais discutidos atualmente nas organizações e tem representado muito mais do que mero modismo. Significa uma saída para que as empresas tenham equipes de alto desempenho, atuando em função dos resultados esperados e adaptando-se às exigências do mercado.
A palavra coach veio do meio esportivo e significa técnico ou treinador do time. Nas equipes esportivas, o coach tem a função de incentivar e ajudar os atletas a alcançarem os melhores resultados, através do desenvolvimento de novas habilidades.
O líder-coach, que as organizações tanto precisam, é aquele que cria condições para que o liderado aprenda e se desenvolva, aumentando sua iniciativa e criatividade.
Autor: Fred Alves
Além das colaboradoras da Coapa, a capacitação com duração de 36 horas, teve a participação de integrantes da COOPEFA, Sicoob Credipar e do Sistema OCB/Sescoop Tocantins.
As aulas foram ministradas pela psicóloga Claudia Gonçalves, especialista em avaliações psicológicas, treinamentos de liderança e desenvolvimento de gestores.
O curso buscou proporcionar aos participantes que desenvolvam funções de gerentes ou coordenadores, informação que lhes permitam orientar os componentes de suas equipes a alcançarem o melhor desempenho, apoiando-os para que trabalhem de maneira mais eficiente.
Erica Lima Brito destaca que a Liderança Coach é uma das mais novas ferramentas que as grandes organizações buscam para aperfeiçoar e capacitar seus líderes com o intuito de trazer para dentro da empresa o que pode ser melhorado e trabalhado para atender melhor o mercado e, consequentemente, o cliente. "A Liderança Coach oferece ferramentas excelentes para serem utilizadas no nosso dia-a-dia, profissionalizando os gerentes e dando abertura para a equipe expor a sua opinião. Em outros tempos um mandava e outros obedeciam. Hoje o mercado exige outro tipo de mentalidade, com essa ferramenta busca-se trabalhar a equipe", disse Erica.
Para Silvana Ramos, o curso deu as condições necessárias para o desenvolvimento de habilidades, além de auxiliar na identificação das potencialidades de um líder e de como ele pode coordenar melhor a sua equipe. "Esse curso me ajudou a descobrir que a figura do chefe é coisa do passado, e que é preciso deixar as pessoas pensarem por si, desenvolverem atitudes positivas que levem a soluções. Não se deve dar soluções e sim permitir que colaboradores usem seus meios, suas ferramentas, suas habilidades e conhecimentos para atingir resultados e alcançar metas estabelecidas", avaliou a gerente da Coapa.
Líder Coach
O termo coaching é um dos mais discutidos atualmente nas organizações e tem representado muito mais do que mero modismo. Significa uma saída para que as empresas tenham equipes de alto desempenho, atuando em função dos resultados esperados e adaptando-se às exigências do mercado.
A palavra coach veio do meio esportivo e significa técnico ou treinador do time. Nas equipes esportivas, o coach tem a função de incentivar e ajudar os atletas a alcançarem os melhores resultados, através do desenvolvimento de novas habilidades.
O líder-coach, que as organizações tanto precisam, é aquele que cria condições para que o liderado aprenda e se desenvolva, aumentando sua iniciativa e criatividade.
Autor: Fred Alves
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O Prêmio Professor Cooperjovem é uma ação do Sescoop Nacional, em parceria com as unidades estaduais, que visa a valorização e o reconhecimento dos professores do ensino fundamental das escolas públicas e cooperativas educacionais que desenvolvem com seus alunos atividades baseadas nos conteúdos do Programa Cooperjovem. Tem como pressuposto o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho do professor na escola.
O Prêmio Professor Cooperjovem, edição 2013, é um incentivo para que o professor desenvolva atividades capazes de ampliar as formas, metodologias, linguagens, didáticas e correntes pedagógicas de se trabalhar a cooperação na escola, maximizar a participação do aluno no processo de aprendizagem e valorizar a cooperativa e a própria escola no contexto cooperativo.
Objetivo
Reconhecer o trabalho e dedicação do professor atuante no Programa Cooperjovem e dar visibilidade às boas práticas de ensino, disseminando a cultura da cooperação e formando cidadãos participativos e conscientes de sua importância para a sociedade.
Visando atender a demanda dos professores, o SESCOOP Nacional estende prazo de inscrição do prêmio professor do COOPERJOVEM até 12 de agosto de 2013 o intuito e possibilitar mas tempo para que o possa desenvolver o projeto.
Mais informações acesse: http://premioprofessorcooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/regulamento.htm
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No sábado, 10 de agosto, às 12h30, será exibido o oitavo programa da série Na Estrada, veiculado no Canal Rural. Reprise no domingo, no mesmo horário.
A equipe veio ao Tocantins para mostrar a logística de escoamento dos grãos.
Para escoar a safra pela ferrovia Norte Sul, os produtores tocantinenses precisam ir até o terminal de Porto Franco que fica no Maranhão.
Em Pedro Afonso, foram entrevistados o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, e o produtor rural João Damasceno de Sá. Também foram feitas imagens do armazém da cooperativa e de lavouras de grãos.
A matéria mostra, também, a grande esperança de quem produz soja e milho na região, e o andamento das obras do terminal de grãos do Maranhão, o Tegram, no porto do Itaqui, em São Luis. Serão quatro terminais, cada um com capacidade para movimentar dois milhões e quinhentas mil toneladas.
O programa
O Na Estrada 2013 é produzido pela equipe do Canal Rural: reportagem de João Henrique Bosco, imagens de Robson Custódio, auxiliar técnico e motorista Marcelo de Oliveira, produção e edição de Maria Braga, edição de online Cleber Corrêa e pela equipe da Studio Moke.
Os boletins semanais, transmitidos nos intervalos do Bom Dia Campo, às 7h, Mercado & Companhia às 12h20min e Rural Notícias, às 19h, também destacam a produção e o escoamento de grãos no Tocantins.
Os assuntos ligados ao projeto podem ser acompanhados através do site www.ruralbr.com.br/naestrada. A página da internet reúne todos os vídeos, fotos e textos das reportagens. Em um blog, o repórter João Henrique Bosco conta os bastidores das gravações e as histórias e curiosidades que ficaram fora dos programas.
Sobre o Canal Rural
O Canal Rural é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos "produtores de milhões", que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro. (Com informações do Canal Rural)
Fonte: Fred Alves
A equipe veio ao Tocantins para mostrar a logística de escoamento dos grãos.
Para escoar a safra pela ferrovia Norte Sul, os produtores tocantinenses precisam ir até o terminal de Porto Franco que fica no Maranhão.
Em Pedro Afonso, foram entrevistados o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, e o produtor rural João Damasceno de Sá. Também foram feitas imagens do armazém da cooperativa e de lavouras de grãos.
A matéria mostra, também, a grande esperança de quem produz soja e milho na região, e o andamento das obras do terminal de grãos do Maranhão, o Tegram, no porto do Itaqui, em São Luis. Serão quatro terminais, cada um com capacidade para movimentar dois milhões e quinhentas mil toneladas.
O programa
O Na Estrada 2013 é produzido pela equipe do Canal Rural: reportagem de João Henrique Bosco, imagens de Robson Custódio, auxiliar técnico e motorista Marcelo de Oliveira, produção e edição de Maria Braga, edição de online Cleber Corrêa e pela equipe da Studio Moke.
Os boletins semanais, transmitidos nos intervalos do Bom Dia Campo, às 7h, Mercado & Companhia às 12h20min e Rural Notícias, às 19h, também destacam a produção e o escoamento de grãos no Tocantins.
Os assuntos ligados ao projeto podem ser acompanhados através do site www.ruralbr.com.br/naestrada. A página da internet reúne todos os vídeos, fotos e textos das reportagens. Em um blog, o repórter João Henrique Bosco conta os bastidores das gravações e as histórias e curiosidades que ficaram fora dos programas.
Sobre o Canal Rural
O Canal Rural é a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil. Além da TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010), a marca engloba portal de notícias, leilões, eventos, aplicativos e educação para o agronegócio. Lançado em 1996, o Canal Rural leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo País e aos "produtores de milhões", que garantem ao setor participação de aproximadamente 25% no PIB brasileiro. (Com informações do Canal Rural)
Fonte: Fred Alves
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Alemanha, 8/8/2013 - O intercâmbio de experiências entre cooperativistas de crédito brasileiros e alemães, em Montabaur, na Alemanha, se estenderá até esta sexta-feira (9/8). Nesta quarta (7/8), os 31 participantes do Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred) - promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) - tiveram a oportunidade de conhecer mais um exemplo de sucesso do Volksbank, que reúne 1.101 sociedades cooperativas de crédito no país europeu. O grupo visitou a cidade de Idar-Oberstain, e as explicações sobre os processos de gestão e governança foram repassadas pelo diretor Frank Schäfer.
Números - "Presente em três distritos da região, o banco atende a um total de 70 mil pessoas, o que corresponde a praticamente 48% da população local, de 180 mil habitantes. Nesse universo, são 24 mil associados, que têm direito a adquirir, no máximo, três quotas, cada uma de 250 euros. Hoje, contamos com 46,9 mil quotas, representando 10,7 milhões de euros. Em 2012, seus ativos chegaram a 1,1 bilhão de euros, com um crescimento de 20 milhões no comparativo ao ano anterior. Com isso, nosso banco se posiciona entre os 15% maiores do grupo. Também estamos acima da média no tocante às sobras. No mesmo período, fechamos com 13, 4 mil euros. Os números refletem uma gestão baseada na transparência".
Credibilidade - "Investir em um relacionamento próximo com os clientes, lembrando sempre do seu papel no desenvolvimento da região, é característica comum dos integrantes do grupo Volksbank. Isso impacta diretamente na relação de confiança entre a população e o nosso banco, que cultivamos diariamente. O comportamento da nossa instituição na época da crise de 2008 comprova isso. Não tivemos um impacto tão significativo quanto outros membros do sistema financeiro alemão. Aliás, este foi um comportamento geral, de todo os bancos cooperativos. E, vale ressaltar, no caso de dificuldades, contamos, também, com uma importante ferramenta - o fundo garantidor de crédito das cooperativas alemãs".
Reponsabilidade social - "Além dos produtos e serviços financeiros tradicionais, nosso banco oferece aos seus associados um serviço extra. Por meio de uma cooperativa habitacional, os cooperados idosos podem adquirir um imóvel em um condomínio construído especialmente para atender aos sócios. A participação está condicionada a uma quota de 500 euros e, para receber o empreendimento, é necessário pagar, pelo menos, 80 quotas, dependendo do tamanho do apartamento e do seu respectivo valor". O tema, neste caso, foi apresentado aos participantes do Formacred pelo diretor da cooperativa habitacional do banco Otto Mayer.
Por: Gabriela Prado (enviada especial)
fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Números - "Presente em três distritos da região, o banco atende a um total de 70 mil pessoas, o que corresponde a praticamente 48% da população local, de 180 mil habitantes. Nesse universo, são 24 mil associados, que têm direito a adquirir, no máximo, três quotas, cada uma de 250 euros. Hoje, contamos com 46,9 mil quotas, representando 10,7 milhões de euros. Em 2012, seus ativos chegaram a 1,1 bilhão de euros, com um crescimento de 20 milhões no comparativo ao ano anterior. Com isso, nosso banco se posiciona entre os 15% maiores do grupo. Também estamos acima da média no tocante às sobras. No mesmo período, fechamos com 13, 4 mil euros. Os números refletem uma gestão baseada na transparência".
Credibilidade - "Investir em um relacionamento próximo com os clientes, lembrando sempre do seu papel no desenvolvimento da região, é característica comum dos integrantes do grupo Volksbank. Isso impacta diretamente na relação de confiança entre a população e o nosso banco, que cultivamos diariamente. O comportamento da nossa instituição na época da crise de 2008 comprova isso. Não tivemos um impacto tão significativo quanto outros membros do sistema financeiro alemão. Aliás, este foi um comportamento geral, de todo os bancos cooperativos. E, vale ressaltar, no caso de dificuldades, contamos, também, com uma importante ferramenta - o fundo garantidor de crédito das cooperativas alemãs".
Reponsabilidade social - "Além dos produtos e serviços financeiros tradicionais, nosso banco oferece aos seus associados um serviço extra. Por meio de uma cooperativa habitacional, os cooperados idosos podem adquirir um imóvel em um condomínio construído especialmente para atender aos sócios. A participação está condicionada a uma quota de 500 euros e, para receber o empreendimento, é necessário pagar, pelo menos, 80 quotas, dependendo do tamanho do apartamento e do seu respectivo valor". O tema, neste caso, foi apresentado aos participantes do Formacred pelo diretor da cooperativa habitacional do banco Otto Mayer.
Por: Gabriela Prado (enviada especial)
fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
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Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, na sede do Sistema OCB-TO, e contou com a participação de oito cooperativas tocantinenses
Palmas, 5/8/2013 - Considerado como "Portal da Amazônia" e, ainda, como "Terra do Capim Dourado", o Tocantins tem figurado entre os mais importantes agentes propagadores dos ideais cooperativistas. Por isso, o mais novo estado do território nacional foi escolhido, junto com outros quatro, para sediar o projeto piloto do Dia de Cooperar ou, simplesmente, Dia C. O lançamento oficial da campanha ocorreu hoje, na sede do Sistema OCB/TO, em Palmas, encerrando o ciclo nos cinco estados-piloto. Representantes de oito cooperativas tocantinenses estiveram presentes.
Durante a abertura do lançamento oficial do Dia C, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, agradeceu aos cooperados que, gentilmente, aceitaram o convite e vieram, alguns de muito longe, prestigiar a apresentação da campanha. "Nós sabemos que não é fácil aos cooperados darem uma pausa em suas atividades, mas a presença de vocês, hoje, é sinal de que o Sistema OCB está no rumo certo para mostrar que, embora consideradas como empresas, a cooperativas têm seu foco principal no ser humano. Esse é o nosso diferencial", afirmou Khouri.
A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/TO), Maria José de Oliveira, que abriu o evento, parabenizou as iniciativas da Unidade Mineira, em criar o Dia C, e da unidade Nacional, em expandir esse ideal de intervenções sociais voluntárias por todo o Brasil. "Com isso, sem dúvida alguma, poderemos mostrar à sociedade que a valorizamos, respeitamos sua cultura, sua individualidade e todos os seus meios de expressão. Além disso, seremos agentes de transformação coletiva. Todos nós queremos ver o bem do nosso próximo", reforçou Maria José.
O que é o Dia C - O Dia C consiste da realização de diversas atividades de cunho voluntário, promovidas pelas cooperativas em prol da sociedade. Podem ser ações pontuais, como campanhas de vacinação ou de promoção à saúde, como também projetos com maior período de duração, como o apoio a instituições beneficentes, reforma de escolas e hospitais, dentre várias outras ideias. Todas elas ganham visibilidade e destaque no evento anual, programado para ocorrer no dia 14 de setembro, próximo.
"O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida à sociedade", resume o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Empenho - Ao longo de todo o ano, as ações realizadas por cooperativas, em todo o território nacional, acontecem silenciosas. Entretanto, o objetivo do Sistema OCB é criar um evento nacional para mostrar ao País a força social que o cooperativismo tem. é por isso que, em 2013, o Dia C acontecerá somente em cinco estados (Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, onde a ideia nasceu).
Será por meio desse projeto-piloto que, em 2014, todos os estados brasileiros terão a oportunidade de sistematizarem suas ações e as desenvolverem simultaneamente. Segundo estimativas da organização, não é necessário um esforço sobre-humano para agir em prol de quem precisa. "Estima-se que, em média, um voluntário consegue beneficiar sete pessoas. Basta a nossa vontade de trabalhar. é só observar que, ao nossa lado, existem pessoas que precisam de nossa ajuda, de nosso olhar, do nosso colo e, acima de tudo, da nossa compreensão e capacidade intrínseca de promoção social", considerou a facilitadora do Dia C, Patrícia Resende, que é analista de Promoção Social do Sescoop Nacional.
Cooperativas - O Tocantins possui cerca de 14 mil cooperados e 1,2 mil empregados distribuídos em 40 cooperativas de diversos ramos. Para o diretor da Cooperativa Agroindustrial (Coapa), Evanis Roberto Lopes, o Dia C será uma excelente oportunidade para as cooperativas divulgarem aquilo que já fazem em benefício de sua comunidade. "As ações sociais são uma marca das cooperativas, afinal, um dos princípios do cooperativismo é justamente o interesse pela comunidade. Não poderia ser diferente. O Sistema OCB está de parabéns pela iniciativa. Nós estamos dentro", informou Evanir Lopes.
Para a gerente administrativa e financeira da Coapa, Maria Silvana Ramos, as ações da cooperativa no Dia C envolverão a intensificação do apoio permanentemente dado à Apae e aos Amigos do Meio Ambiente (AMA). "Nossas atividades na Apae são rotineiras, mas percebemos que a estrutura física pode ser melhorada. Além disso, a recuperação de matas ciliares, que também é uma ação perene, deverá ser incentivada, pois nossa matéria-prima vem da natureza", revelou Maria Silvana.
A Coapa reúne cerca de 250 cooperados em 13 municípios, sendo considerada, por esses números, uma das maiores cooperativas do ramo agropecuário no TO, tendo como carro-chefe a produção de grãos como soja, milho, arroz e sorgo. Mas ela não é a única cooperativa que manifestou interesse em fazer parte da campanha do Dia C.
Esse é o caso da Cooperativa de Garimpeiros de Monte Santo (Coopersanto) que enviou ao lançamento da campanha o cooperado Luís Carlos Nascimento. "Estamos com o coração cheio de alegria. Vamos apresentar a proposta aos nossos 57 cooperados para vermos onde atuaremos, mas já é possível adiantar que, pelos problemas que enfrentamos em nossa região, teremos ações nas áreas de meio ambiente, saúde e educação", informou o garimpeiro de esmeraldas.
Adesão - Após o lançamento oficial da campanha do Dia C, as cooperativas tocantinenses têm até o dia 9/08, ou seja, a próxima sexta-feira, para fazerem sua adesão ao evento. O formulário de inscrição foi entregue e, quando for preenchido, a cooperativa deverá informar que ação será desenvolvida no dia 14/09. Cada cooperativa receberá kits contendo o material de divulgação do evento (flyers, camisetas, bonés, chaveiros, leques em forma de mão - símbolo da campanha - banners e outros).
Parceiros - além das cooperativas, o lançamento do Dia C no Tocantins também contou com a presença de alguns parceiros: Universidade Federal do Tocantins, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins e Grupo de Escoteiros do Ar Marista.
O Dia foi lançado em: Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e, por último, em Palmas (TO).
Fonte: www.brasilcooperativo.com.br
Palmas, 5/8/2013 - Considerado como "Portal da Amazônia" e, ainda, como "Terra do Capim Dourado", o Tocantins tem figurado entre os mais importantes agentes propagadores dos ideais cooperativistas. Por isso, o mais novo estado do território nacional foi escolhido, junto com outros quatro, para sediar o projeto piloto do Dia de Cooperar ou, simplesmente, Dia C. O lançamento oficial da campanha ocorreu hoje, na sede do Sistema OCB/TO, em Palmas, encerrando o ciclo nos cinco estados-piloto. Representantes de oito cooperativas tocantinenses estiveram presentes.
Durante a abertura do lançamento oficial do Dia C, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, agradeceu aos cooperados que, gentilmente, aceitaram o convite e vieram, alguns de muito longe, prestigiar a apresentação da campanha. "Nós sabemos que não é fácil aos cooperados darem uma pausa em suas atividades, mas a presença de vocês, hoje, é sinal de que o Sistema OCB está no rumo certo para mostrar que, embora consideradas como empresas, a cooperativas têm seu foco principal no ser humano. Esse é o nosso diferencial", afirmou Khouri.
A superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/TO), Maria José de Oliveira, que abriu o evento, parabenizou as iniciativas da Unidade Mineira, em criar o Dia C, e da unidade Nacional, em expandir esse ideal de intervenções sociais voluntárias por todo o Brasil. "Com isso, sem dúvida alguma, poderemos mostrar à sociedade que a valorizamos, respeitamos sua cultura, sua individualidade e todos os seus meios de expressão. Além disso, seremos agentes de transformação coletiva. Todos nós queremos ver o bem do nosso próximo", reforçou Maria José.
O que é o Dia C - O Dia C consiste da realização de diversas atividades de cunho voluntário, promovidas pelas cooperativas em prol da sociedade. Podem ser ações pontuais, como campanhas de vacinação ou de promoção à saúde, como também projetos com maior período de duração, como o apoio a instituições beneficentes, reforma de escolas e hospitais, dentre várias outras ideias. Todas elas ganham visibilidade e destaque no evento anual, programado para ocorrer no dia 14 de setembro, próximo.
"O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida à sociedade", resume o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Empenho - Ao longo de todo o ano, as ações realizadas por cooperativas, em todo o território nacional, acontecem silenciosas. Entretanto, o objetivo do Sistema OCB é criar um evento nacional para mostrar ao País a força social que o cooperativismo tem. é por isso que, em 2013, o Dia C acontecerá somente em cinco estados (Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, onde a ideia nasceu).
Será por meio desse projeto-piloto que, em 2014, todos os estados brasileiros terão a oportunidade de sistematizarem suas ações e as desenvolverem simultaneamente. Segundo estimativas da organização, não é necessário um esforço sobre-humano para agir em prol de quem precisa. "Estima-se que, em média, um voluntário consegue beneficiar sete pessoas. Basta a nossa vontade de trabalhar. é só observar que, ao nossa lado, existem pessoas que precisam de nossa ajuda, de nosso olhar, do nosso colo e, acima de tudo, da nossa compreensão e capacidade intrínseca de promoção social", considerou a facilitadora do Dia C, Patrícia Resende, que é analista de Promoção Social do Sescoop Nacional.
Cooperativas - O Tocantins possui cerca de 14 mil cooperados e 1,2 mil empregados distribuídos em 40 cooperativas de diversos ramos. Para o diretor da Cooperativa Agroindustrial (Coapa), Evanis Roberto Lopes, o Dia C será uma excelente oportunidade para as cooperativas divulgarem aquilo que já fazem em benefício de sua comunidade. "As ações sociais são uma marca das cooperativas, afinal, um dos princípios do cooperativismo é justamente o interesse pela comunidade. Não poderia ser diferente. O Sistema OCB está de parabéns pela iniciativa. Nós estamos dentro", informou Evanir Lopes.
Para a gerente administrativa e financeira da Coapa, Maria Silvana Ramos, as ações da cooperativa no Dia C envolverão a intensificação do apoio permanentemente dado à Apae e aos Amigos do Meio Ambiente (AMA). "Nossas atividades na Apae são rotineiras, mas percebemos que a estrutura física pode ser melhorada. Além disso, a recuperação de matas ciliares, que também é uma ação perene, deverá ser incentivada, pois nossa matéria-prima vem da natureza", revelou Maria Silvana.
A Coapa reúne cerca de 250 cooperados em 13 municípios, sendo considerada, por esses números, uma das maiores cooperativas do ramo agropecuário no TO, tendo como carro-chefe a produção de grãos como soja, milho, arroz e sorgo. Mas ela não é a única cooperativa que manifestou interesse em fazer parte da campanha do Dia C.
Esse é o caso da Cooperativa de Garimpeiros de Monte Santo (Coopersanto) que enviou ao lançamento da campanha o cooperado Luís Carlos Nascimento. "Estamos com o coração cheio de alegria. Vamos apresentar a proposta aos nossos 57 cooperados para vermos onde atuaremos, mas já é possível adiantar que, pelos problemas que enfrentamos em nossa região, teremos ações nas áreas de meio ambiente, saúde e educação", informou o garimpeiro de esmeraldas.
Adesão - Após o lançamento oficial da campanha do Dia C, as cooperativas tocantinenses têm até o dia 9/08, ou seja, a próxima sexta-feira, para fazerem sua adesão ao evento. O formulário de inscrição foi entregue e, quando for preenchido, a cooperativa deverá informar que ação será desenvolvida no dia 14/09. Cada cooperativa receberá kits contendo o material de divulgação do evento (flyers, camisetas, bonés, chaveiros, leques em forma de mão - símbolo da campanha - banners e outros).
Parceiros - além das cooperativas, o lançamento do Dia C no Tocantins também contou com a presença de alguns parceiros: Universidade Federal do Tocantins, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins e Grupo de Escoteiros do Ar Marista.
O Dia foi lançado em: Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Natal (RN) e, por último, em Palmas (TO).
Fonte: www.brasilcooperativo.com.br
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Durante os dias 24 a 26 de julho, um grupo de apicultores da região de Porto Nacional participaram de um curso sobre Cooperativismo e Associativismo: qual caminho seguir? organizado pela Secretaria de Agricultura do Estado do Tocantins e realizado pela equipe técnica do Sistema OCB/SESCOOP TO.
O curso abordou temas como histórico do movimento cooperativista, princípios, valores e os atuais ramos do cooperativismo nacional e discutiram assuntos referentes à contabilidade, legislação e gestão de empreendimentos coletivos.
Os 15 participantes do curso eram provenientes dos municípios de Porno Nacional, Palmas, Barrolândia e Brejinho e integram cooperativas e associações de apicultores. Também estavam presentes estudantes da UFT e extensionistas rurais da Ruraltins.
O curso abordou temas como histórico do movimento cooperativista, princípios, valores e os atuais ramos do cooperativismo nacional e discutiram assuntos referentes à contabilidade, legislação e gestão de empreendimentos coletivos.
Os 15 participantes do curso eram provenientes dos municípios de Porno Nacional, Palmas, Barrolândia e Brejinho e integram cooperativas e associações de apicultores. Também estavam presentes estudantes da UFT e extensionistas rurais da Ruraltins.
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Os empreendimentos econômicos solidários, formados pela organização coletiva de trabalhadores em cooperativas e associações, vêm sendo fomentados como estratégia de desenvolvimento social. No Tocantins, os investimentos do governo já beneficiaram 18.830 famílias por meio do Programa de Economia Solidária. O Estado conta atualmente com 503 empreendimentos neste segmento de negócio.
A Política Pública Estadual de Fomento à Economia Solidária (Pefes) foi criada em 2011, tornando possível a implantação do Fundo Tocantinense de Economia Solidária (FTES). Através do Fundo, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) desenvolveu o Selo Estadual de Economia Solidária, destinado aos micro e pequenos produtores inseridos no Programa de Economia Solidária.
De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins, a Pefes trouxe o fortalecimento para as cooperativas que já existiam no estado e serviu de incentivo para aqueles que queriam se tornar empreendedores. "Encontramos famílias que viviam em total miséria e que tinham potencial para trabalhar e sair daquela condição, a lei serviu de oxigênio para os projetos de geração de emprego e renda que pretendíamos desenvolver", pontua.
Ainda segundo o diretor, que também é responsável pela manutenção dos Comitês Gestores de Acompanhamento do Programa, 26 profissionais multifuncionais atuam em cada uma das oito regionais do Estado, em áreas estabelecidas pelos municípios de acordo com o perfil das famílias assistidas.
Os comitês já foram implantados nas cidades de Araguaína, Gurupi, Colinas, Miracema, Arraias, Dianópolis, Tocantinópolis e Pedro Afonso. Outros quatro estão em fase de implantação nos municípios de Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Araguatins e devem ser inaugurados até setembro.
Capacitação
Para a superintendente da Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB/SESCOOP-TO), Maria José Andrade Leão de Oliveira, ações de formação continuada para dirigentes, conselheiros, empregados e cooperados contribuem para a profissionalização da gestão das cooperativas. "Na área de formação de equipes, relações interpessoais, liderança e educação cooperativista em 2012 desenvolvemos 235 ações, com carga horária de 2.080 horas/técnicas, beneficiando diretamente 3.760 pessoas", destaca.
O programa de Economia Solidária desenvolve cerca de 500 cursos de qualificação profissional, em parceira com Banco do Brasil e Sebrae, voltados à capacitação, qualificação profissional, geração de renda, empreendedorismo e microcrédito, sendo que 17.507 famílias participaram dos cursos de inclusão produtiva. Dependendo da área de atuação, os cursos têm de dois a seis meses.
Principais atividades
Segundo dados do governo Federal, cerca de 60% das organizações estão no setor rural, vinculadas a atividades primárias, como agricultura, pesca e artesanato. No Tocantins, somente no ramo da apicultura, existem atualmente duas cooperativas e 52 associações, que atendem cerca de 461 famílias, o que faz desse segmento o de maior destaque dentro do programa de economia solidária do Estado.
Segundo dados parciais do cooperativismo no Tocantins, feito pelo Sistema OCB/TO em 2012, os ramos de atividade foram distribuídos em oito categorias tendo como principais a agropecuária, com 3.167 pessoas em 14 cooperativas; o crédito, com 6.951 pessoas em três cooperativas; a saúde, com 1.740 em sete cooperativas; o setor educacional, com quatro cooperativas; trabalho, com quatro cooperativas; transporte, com quatro cooperativas; mineração, com três cooperativas; e produção, com uma cooperativa.
Fonte: http://surgiu.com.br/
Rafael Rodrigues / ATN
A Política Pública Estadual de Fomento à Economia Solidária (Pefes) foi criada em 2011, tornando possível a implantação do Fundo Tocantinense de Economia Solidária (FTES). Através do Fundo, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) desenvolveu o Selo Estadual de Economia Solidária, destinado aos micro e pequenos produtores inseridos no Programa de Economia Solidária.
De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins, a Pefes trouxe o fortalecimento para as cooperativas que já existiam no estado e serviu de incentivo para aqueles que queriam se tornar empreendedores. "Encontramos famílias que viviam em total miséria e que tinham potencial para trabalhar e sair daquela condição, a lei serviu de oxigênio para os projetos de geração de emprego e renda que pretendíamos desenvolver", pontua.
Ainda segundo o diretor, que também é responsável pela manutenção dos Comitês Gestores de Acompanhamento do Programa, 26 profissionais multifuncionais atuam em cada uma das oito regionais do Estado, em áreas estabelecidas pelos municípios de acordo com o perfil das famílias assistidas.
Os comitês já foram implantados nas cidades de Araguaína, Gurupi, Colinas, Miracema, Arraias, Dianópolis, Tocantinópolis e Pedro Afonso. Outros quatro estão em fase de implantação nos municípios de Guaraí, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Araguatins e devem ser inaugurados até setembro.
Capacitação
Para a superintendente da Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB/SESCOOP-TO), Maria José Andrade Leão de Oliveira, ações de formação continuada para dirigentes, conselheiros, empregados e cooperados contribuem para a profissionalização da gestão das cooperativas. "Na área de formação de equipes, relações interpessoais, liderança e educação cooperativista em 2012 desenvolvemos 235 ações, com carga horária de 2.080 horas/técnicas, beneficiando diretamente 3.760 pessoas", destaca.
O programa de Economia Solidária desenvolve cerca de 500 cursos de qualificação profissional, em parceira com Banco do Brasil e Sebrae, voltados à capacitação, qualificação profissional, geração de renda, empreendedorismo e microcrédito, sendo que 17.507 famílias participaram dos cursos de inclusão produtiva. Dependendo da área de atuação, os cursos têm de dois a seis meses.
Principais atividades
Segundo dados do governo Federal, cerca de 60% das organizações estão no setor rural, vinculadas a atividades primárias, como agricultura, pesca e artesanato. No Tocantins, somente no ramo da apicultura, existem atualmente duas cooperativas e 52 associações, que atendem cerca de 461 famílias, o que faz desse segmento o de maior destaque dentro do programa de economia solidária do Estado.
Segundo dados parciais do cooperativismo no Tocantins, feito pelo Sistema OCB/TO em 2012, os ramos de atividade foram distribuídos em oito categorias tendo como principais a agropecuária, com 3.167 pessoas em 14 cooperativas; o crédito, com 6.951 pessoas em três cooperativas; a saúde, com 1.740 em sete cooperativas; o setor educacional, com quatro cooperativas; trabalho, com quatro cooperativas; transporte, com quatro cooperativas; mineração, com três cooperativas; e produção, com uma cooperativa.
Fonte: http://surgiu.com.br/
Rafael Rodrigues / ATN
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Brasília, 22/7/2013 - Inscrições encerradas e o balanço do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão não podia ser melhor: 316 cooperativas efetivamente inscritas para concorrer à primeira edição da premiação, cuja entrega acontece em novembro deste ano. Promovido pelo Sistema OCB, o Prêmio é uma oportunidade para que as cooperativas brasileiras mostrem seu trabalho, ganhem reconhecimento nacional e ainda sirvam de exemplo para que outras cooperativas busquem o sucesso.
"Temos inscritas cooperativas de dez ramos distintos, de diversos portes e de todas as cinco regiões do país. Os números, ao mesmo tempo em que nos surpreendem e alegram, refletem o momento vivido pelo cooperativismo brasileiro de uma busca constante pela profissionalização da gestão. Com estes resultados, fica a certeza nítida de que nossas cooperativas estão interessadas e correndo atrás deste crescimento", avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Além do reconhecimento público conferido às cooperativas que obtiverem melhor desempenho, as 150 primeiras colocadas no prêmio serão convidadas para participar de um workshop para construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade que colaborou na construção do Prêmio.
Para concorrer ao Prêmio é necessário que as cooperativas sejam registradas no Sistema OCB e façam parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A avaliação é feita com base nos questionários Diagnóstico e Autoavaliação, do PDGC. "De acordo com os resultados obtidos, as cooperativas são classificadas nas faixas bronze, prata e ouro. Existe ainda a categoria Destaque Governança, que reconhece boas práticas de relacionamento com os cooperados", explica a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. Ela complementa que serão avaliados durante o processo indicadores importantes de gestão, tais como: relacionamento com os cooperados, formação de lideranças, serviços oferecidos aos clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.
Cadastro - Susan ressalta outro ponto positivo alcançado pelo Sistema OCB com a implantação do PDGC e criação do Prêmio: "O PDGC foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano e, durante estes cinco meses, além de estimularmos as cooperativas para uma reflexão sobre a importância da gestão, conseguimos atualizar o cadastro de 613 cooperativas, com seus respectivos contatos".
Veja a seguir outros números interessantes sobre o PDGC e o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão:
PDGC e Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
Lançamento PDGC: 27 de fevereiro
Lançamento do Prêmio: 26 de abril
Inscrição ao Prêmio: 13 de maio a 12 de julho
Maiores informações podem ser obtidas pelo site:
www.brasilcooperativo.coop.br
"Temos inscritas cooperativas de dez ramos distintos, de diversos portes e de todas as cinco regiões do país. Os números, ao mesmo tempo em que nos surpreendem e alegram, refletem o momento vivido pelo cooperativismo brasileiro de uma busca constante pela profissionalização da gestão. Com estes resultados, fica a certeza nítida de que nossas cooperativas estão interessadas e correndo atrás deste crescimento", avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Além do reconhecimento público conferido às cooperativas que obtiverem melhor desempenho, as 150 primeiras colocadas no prêmio serão convidadas para participar de um workshop para construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade que colaborou na construção do Prêmio.
Para concorrer ao Prêmio é necessário que as cooperativas sejam registradas no Sistema OCB e façam parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A avaliação é feita com base nos questionários Diagnóstico e Autoavaliação, do PDGC. "De acordo com os resultados obtidos, as cooperativas são classificadas nas faixas bronze, prata e ouro. Existe ainda a categoria Destaque Governança, que reconhece boas práticas de relacionamento com os cooperados", explica a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. Ela complementa que serão avaliados durante o processo indicadores importantes de gestão, tais como: relacionamento com os cooperados, formação de lideranças, serviços oferecidos aos clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.
Cadastro - Susan ressalta outro ponto positivo alcançado pelo Sistema OCB com a implantação do PDGC e criação do Prêmio: "O PDGC foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano e, durante estes cinco meses, além de estimularmos as cooperativas para uma reflexão sobre a importância da gestão, conseguimos atualizar o cadastro de 613 cooperativas, com seus respectivos contatos".
Veja a seguir outros números interessantes sobre o PDGC e o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão:
PDGC e Prêmio Sescoop Excelência de Gestão
Lançamento PDGC: 27 de fevereiro
Lançamento do Prêmio: 26 de abril
Inscrição ao Prêmio: 13 de maio a 12 de julho
Maiores informações podem ser obtidas pelo site:
www.brasilcooperativo.coop.br
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Todos unidos pela mesma causa: mostrar ao Brasil o poder transformador da cooperação.
Esta é uma iniciativa que, com apoio das milhares de cooperativas brasileiras, busca fortalecer na sociedade a cultura do voluntariado. "Por que fazer sozinhos, se podemos fazer juntos? é desta forma que, nós, cooperativistas, escrevemos a nossa história todos os dias - com a certeza de que juntos conquistamos muito mais. Assim, o cooperativismo tem se firmado como um agente de desenvolvimento, capaz de transformar vidas e até mesmo o cenário de uma comunidade, seguindo os princípios e valores cooperativistas", avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Idealizado na terra do pão-de-queijo, o Dia C foi criado para estimular a solidariedade e a cooperação, a partir do trabalho das cooperativas de Minas Gerais e sob a coordenação da organização estadual (Ocemg). O sucesso da iniciativa foi tanto que o Sistema OCB decidiu expandir o programa para todo o Brasil a partir de 2014. Por meio de um termo de cessão, a organização mineira passou à unidade nacional do Sistema OCB todos os conceitos, ferramentas e processos relacionados à ação. O evento principal ocorrerá no dia 14 de setembro de 2013, em cinco estados: Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte, além de Minas Gerais.
"Vamos alinhar nacionalmente o projeto social que já consagrou grandes resultados em Minas: mais de 75 mil voluntários e 580 mil beneficiados ao longo de quatro anos", destaca o presidente do Sistema Ocemg - "pai" do Dia C - Ronaldo Scucato. Ele afirma que o propósito da iniciativa é fomentar e ampliar a rede de voluntários cooperativistas. "Certamente, os resultados do Dia C nacional serão ainda melhores. Vamos crescer no que se refere ao número de ações realizadas, pessoas beneficiadas, estados participantes, bem como de cooperativas integrantes dessa grande corrente do bem. Enfim, vamos crescer em tudo que agrega valor a esse que é o maior projeto da solidariedade cooperativista", enfatiza Scucato.
Como funciona - O Dia C consiste na realização de diversas atividades de cunho voluntário, promovidas pelas cooperativas em prol da sociedade. Podem ser ações pontuais, como campanhas de vacinação ou de promoção à saúde, como também projetos com maior período de duração, como o apoio a instituições beneficentes, reforma de escolas e hospitais, dentre várias outras ideias. Todas elas ganham visibilidade e destaque no evento anual, que acontece em setembro.
"O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida à sociedade", resume o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Cronograma - Confira as datas e horários das cerimônias de lançamento do Dia C nos estados-piloto que, além de Minas Gerais, realizarão o evento anual no dia 14 de setembro deste ano:
- 22/7, às 13h - Campo Grande (MS)
- 25/7, às 9h - Fortaleza (CE)
- 26/7, às 9h - Cuiabá (MT)
- 2/8, às 14h - Natal (RN)
- 5/8, às 8h - Palmas (TO)
Na ocasião, as unidades estaduais vão proceder à adesão oficial ao programa, preenchendo o devido formulário de inscrição. A programação do lançamento, em cada estado, deve variar de acordo com a organização local.
Cooperativismo em números
UF Cooperativas (un) Cooperados (em mil) Empregados (em mil)
MS 91 125 5,2
CE 125 60 4,5
MT 164 282 5
RN 124 55 2,5
TO 40 14 1,2
Base: 2012
Com base nos números acima, estima-se um poder de alcance do Dia C em torno de meio milhão de pessoas em todo o país, com a participação de todas as cooperativas destes estados
Fonte: http://www.brasilcooperativo.coop.br
Esta é uma iniciativa que, com apoio das milhares de cooperativas brasileiras, busca fortalecer na sociedade a cultura do voluntariado. "Por que fazer sozinhos, se podemos fazer juntos? é desta forma que, nós, cooperativistas, escrevemos a nossa história todos os dias - com a certeza de que juntos conquistamos muito mais. Assim, o cooperativismo tem se firmado como um agente de desenvolvimento, capaz de transformar vidas e até mesmo o cenário de uma comunidade, seguindo os princípios e valores cooperativistas", avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Idealizado na terra do pão-de-queijo, o Dia C foi criado para estimular a solidariedade e a cooperação, a partir do trabalho das cooperativas de Minas Gerais e sob a coordenação da organização estadual (Ocemg). O sucesso da iniciativa foi tanto que o Sistema OCB decidiu expandir o programa para todo o Brasil a partir de 2014. Por meio de um termo de cessão, a organização mineira passou à unidade nacional do Sistema OCB todos os conceitos, ferramentas e processos relacionados à ação. O evento principal ocorrerá no dia 14 de setembro de 2013, em cinco estados: Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio Grande do Norte, além de Minas Gerais.
"Vamos alinhar nacionalmente o projeto social que já consagrou grandes resultados em Minas: mais de 75 mil voluntários e 580 mil beneficiados ao longo de quatro anos", destaca o presidente do Sistema Ocemg - "pai" do Dia C - Ronaldo Scucato. Ele afirma que o propósito da iniciativa é fomentar e ampliar a rede de voluntários cooperativistas. "Certamente, os resultados do Dia C nacional serão ainda melhores. Vamos crescer no que se refere ao número de ações realizadas, pessoas beneficiadas, estados participantes, bem como de cooperativas integrantes dessa grande corrente do bem. Enfim, vamos crescer em tudo que agrega valor a esse que é o maior projeto da solidariedade cooperativista", enfatiza Scucato.
Como funciona - O Dia C consiste na realização de diversas atividades de cunho voluntário, promovidas pelas cooperativas em prol da sociedade. Podem ser ações pontuais, como campanhas de vacinação ou de promoção à saúde, como também projetos com maior período de duração, como o apoio a instituições beneficentes, reforma de escolas e hospitais, dentre várias outras ideias. Todas elas ganham visibilidade e destaque no evento anual, que acontece em setembro.
"O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida à sociedade", resume o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Cronograma - Confira as datas e horários das cerimônias de lançamento do Dia C nos estados-piloto que, além de Minas Gerais, realizarão o evento anual no dia 14 de setembro deste ano:
- 22/7, às 13h - Campo Grande (MS)
- 25/7, às 9h - Fortaleza (CE)
- 26/7, às 9h - Cuiabá (MT)
- 2/8, às 14h - Natal (RN)
- 5/8, às 8h - Palmas (TO)
Na ocasião, as unidades estaduais vão proceder à adesão oficial ao programa, preenchendo o devido formulário de inscrição. A programação do lançamento, em cada estado, deve variar de acordo com a organização local.
Cooperativismo em números
UF Cooperativas (un) Cooperados (em mil) Empregados (em mil)
MS 91 125 5,2
CE 125 60 4,5
MT 164 282 5
RN 124 55 2,5
TO 40 14 1,2
Base: 2012
Com base nos números acima, estima-se um poder de alcance do Dia C em torno de meio milhão de pessoas em todo o país, com a participação de todas as cooperativas destes estados
Fonte: http://www.brasilcooperativo.coop.br
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A EXPOCOOP 2014 - Feira Mundial de Negócios Cooperativos é a consolidação do mais destacado evento de negócios do cooperativismo mundial.
A 9ª Edição da Feira Mundial do Cooperativismo será um ícone e uma referência em negócios com foco no agronegócio e nas agroindústrias, com a participação de cooperativas de todo o Brasil e dos principais países do cenário mundial. Em 2014, além da exposição, comercialização, divulgação de produtos e inovações tecnológicas, haverão grandes oportunidades para as cooperativas brasileiras como: rodadas de negócios, internacionalização, bolsa de investimentos, networking para alianças estratégicas e a promoção da intercooperação com o mercado nacional e mundial.
A EXPOCOOP 2014 contará ainda com a participação expressiva dos 27 estados brasileiros e mais de 20 países da Europa, áfrica, ásia e Américas. Ampliada e estimulada pelo sucesso das edições anteriores realizadas no Brasil, Portugal, índia e Inglaterra, a Feira transformou-se em um importante instrumento de inserção dos produtos e serviços no mercado interno e externo. Estes resultados asseguraram a incorporação da EXPOCOOP 2014 no calendário das mais importantes feiras mundiais.
A EXPOCOOP 2014 promoverá ainda mais uma riquíssima programação técnica para mais de 6000 visitantes, produtores, exportadores, importadores, pesquisadores do Brasil e do exterior e um espaço exclusivo para palestras que envolverão 2 auditórios e 102 palestrantes. Tudo com uma organização profissional e um dos melhores destinos de negócios do país, Curitiba.
De 3 à 6 de Julho, representantes da WTM Europe participaram em Teerã da mais importante feira internacional de construção do país: a "Iran ConFair". Com enfoque em novas tecnologias, equipamentos e materiais para construção, o evento contou este ano com 952 expositores nacionais e 127 empresas de diversos países em uma área de 50.000 metros quadrados. ‘O Irã moderno apresenta uma classe média sólida e uma economia em crescimento, demonstrando a importancia do tema principal da feira que é o desenvolvimento Imobiliário do Irã’, afirma Christina DeCastro, Relações Internacionais da WTM.
Durante o seu discurso aos expositores internacionais e nacionais da Feira, o Secretário Geral da Camara de Cooperativas do Irã (ICC), Sr. Dariush Pakbin enfatisou a importancia da ampliação da cultura cooperativa na sociedade assim como o crescimento imobiliário no Irã. ‘As vantagens cooperativas não são reconhecidos e introduzidas completamente e, portanto, devemos considerar o cooperativismo como uma meta importante para que todas as pessoas se familiarizem com o nosso sector.’ Disse o Sr. Pakbin, que prometeu fazer o seu melhor para satisfazer reivindicações e exigências do sector imobiliário e cooperativo do país.
Localizada em Teerã, um dos mais importantes centros comerciais e econômicos do Irã, a "Iran ConFair" contou com excelentes instalações e área de exposição exclusiva no país. O evento proporcionou um ambiente favorável para o networking e realização de negócios entre empresários iranianos e estrangeiros.
Com sua cultura milenar, povo hospitaleiro e monumentos admiráveis como mesquitas, palácios e o Grand Bazar, Teerã tambem oferece excelente gastronomia e assitência total à visitantes estrangeiros.
O Irã tem aumentado a sua cooperação econômica com outros países em franco crescimento, como o Brasil. Assim sendo, a participação da WTM Europe na "Iran ConFair" teve como objectivo principal a troca de informações sobre a organização de ambos os eventos, assim como formalizar o convite para que membros do IC
C participem da ExpoCoop’14, que ocorrera de 15 a 17 de Maio de 2014 em Curitiba, Paraná.
Após reunião com o departamento de exposições da Apex local, a Camara de Cooperativas do Irã, que conta com 500.000 cooperativas associadas, a delegação da WTM Europe confirmou a participação do Irã na ExpoCoop’14. Seus membros irão expor productos cooperativos como frutas e nozes, tapetes e artesanato visando o aumento das relações comerciais entre cooperativas dos dois países. O stand do Irã na Expocoop será o C24, situado à entrada da feira ao lado do espaço da Organisação das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A EXPOCOOP ocorrerá de 15 a 17 de maio de 2014 no Expo Unimed Curitiba - Paraná.
A 9ª Edição da Feira Mundial do Cooperativismo será um ícone e uma referência em negócios com foco no agronegócio e nas agroindústrias, com a participação de cooperativas de todo o Brasil e dos principais países do cenário mundial. Em 2014, além da exposição, comercialização, divulgação de produtos e inovações tecnológicas, haverão grandes oportunidades para as cooperativas brasileiras como: rodadas de negócios, internacionalização, bolsa de investimentos, networking para alianças estratégicas e a promoção da intercooperação com o mercado nacional e mundial.
A EXPOCOOP 2014 contará ainda com a participação expressiva dos 27 estados brasileiros e mais de 20 países da Europa, áfrica, ásia e Américas. Ampliada e estimulada pelo sucesso das edições anteriores realizadas no Brasil, Portugal, índia e Inglaterra, a Feira transformou-se em um importante instrumento de inserção dos produtos e serviços no mercado interno e externo. Estes resultados asseguraram a incorporação da EXPOCOOP 2014 no calendário das mais importantes feiras mundiais.
A EXPOCOOP 2014 promoverá ainda mais uma riquíssima programação técnica para mais de 6000 visitantes, produtores, exportadores, importadores, pesquisadores do Brasil e do exterior e um espaço exclusivo para palestras que envolverão 2 auditórios e 102 palestrantes. Tudo com uma organização profissional e um dos melhores destinos de negócios do país, Curitiba.

Durante o seu discurso aos expositores internacionais e nacionais da Feira, o Secretário Geral da Camara de Cooperativas do Irã (ICC), Sr. Dariush Pakbin enfatisou a importancia da ampliação da cultura cooperativa na sociedade assim como o crescimento imobiliário no Irã. ‘As vantagens cooperativas não são reconhecidos e introduzidas completamente e, portanto, devemos considerar o cooperativismo como uma meta importante para que todas as pessoas se familiarizem com o nosso sector.’ Disse o Sr. Pakbin, que prometeu fazer o seu melhor para satisfazer reivindicações e exigências do sector imobiliário e cooperativo do país.
Localizada em Teerã, um dos mais importantes centros comerciais e econômicos do Irã, a "Iran ConFair" contou com excelentes instalações e área de exposição exclusiva no país. O evento proporcionou um ambiente favorável para o networking e realização de negócios entre empresários iranianos e estrangeiros.
Com sua cultura milenar, povo hospitaleiro e monumentos admiráveis como mesquitas, palácios e o Grand Bazar, Teerã tambem oferece excelente gastronomia e assitência total à visitantes estrangeiros.
O Irã tem aumentado a sua cooperação econômica com outros países em franco crescimento, como o Brasil. Assim sendo, a participação da WTM Europe na "Iran ConFair" teve como objectivo principal a troca de informações sobre a organização de ambos os eventos, assim como formalizar o convite para que membros do IC

Após reunião com o departamento de exposições da Apex local, a Camara de Cooperativas do Irã, que conta com 500.000 cooperativas associadas, a delegação da WTM Europe confirmou a participação do Irã na ExpoCoop’14. Seus membros irão expor productos cooperativos como frutas e nozes, tapetes e artesanato visando o aumento das relações comerciais entre cooperativas dos dois países. O stand do Irã na Expocoop será o C24, situado à entrada da feira ao lado do espaço da Organisação das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A EXPOCOOP ocorrerá de 15 a 17 de maio de 2014 no Expo Unimed Curitiba - Paraná.
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Durante sessão solene da Câmara dos Deputados em comemoração ao 91° Dia Internacional do cooperativismo, nesta quinta-feira, 11, o deputado ângelo Agnolin (PDT) defendeu o cooperativismo como uma das saídas para melhorar a geração de emprego e renda e consequentemente a economia do país.
Dados de 2012 mostram que 10,4 milhões de pessoas estão associadas a alguma forma de cooperativismo. Para o deputado Agnolin, o cooperativismo reflete a força das pessoas que lutam por um objetivo comum e isso é fundamental para incentivar o empreendedorismo.
Ano passado, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara, presidida hoje pelo deputado, aprovou por unanimidade seu relatório favorável ao Projeto de Lei 1678/11, que amplia a definição de atos cooperativos. A proposta inclui dispositivos à Lei 5.764/71, que institui o regime jurídico das sociedades cooperativas.
De acordo com Agnolin, existia uma interpretação equivocada de que o ato cooperativo diz respeito somente às relações internas das cooperativas. "é importante ressaltar que as cooperativas constituem arranjos que permitem aperfeiçoar a divisão do trabalho de agentes que isoladamente possuem baixa capacidade de se inserir de forma minimamente competitiva na economia moderna", finalizou o deputado. (Ascom)
Fonte:http://conexaoto.com.br/2013/07/12/reiterando-defesa-do-setor-agnolin-comemora-dia-do-cooperativismo
Dados de 2012 mostram que 10,4 milhões de pessoas estão associadas a alguma forma de cooperativismo. Para o deputado Agnolin, o cooperativismo reflete a força das pessoas que lutam por um objetivo comum e isso é fundamental para incentivar o empreendedorismo.
Ano passado, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara, presidida hoje pelo deputado, aprovou por unanimidade seu relatório favorável ao Projeto de Lei 1678/11, que amplia a definição de atos cooperativos. A proposta inclui dispositivos à Lei 5.764/71, que institui o regime jurídico das sociedades cooperativas.
De acordo com Agnolin, existia uma interpretação equivocada de que o ato cooperativo diz respeito somente às relações internas das cooperativas. "é importante ressaltar que as cooperativas constituem arranjos que permitem aperfeiçoar a divisão do trabalho de agentes que isoladamente possuem baixa capacidade de se inserir de forma minimamente competitiva na economia moderna", finalizou o deputado. (Ascom)
Fonte:http://conexaoto.com.br/2013/07/12/reiterando-defesa-do-setor-agnolin-comemora-dia-do-cooperativismo
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é com muita satisfação que comunicamos a abertura de inscrição para MBA em Gestão Empreendedora, Sustentabilidade e Inovação em Cooperativas, ofertado através da parceria SESCOOP/TO, UFT/FAPTO, com o apoio financeiro do SESCOOP Nacional, cujo objetivo é formar gestores capazes de empreender e inovar, atuando dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável em cooperativas.
Serão disponibilizadas 23 vagas para as cooperativas registradas e regulares com o sistema OCB/TO. A priori serão aceitas até 3 indicação de candidatos por cooperativas, sendo que a inscrição será confirmada posterior ao dia 06/08/2013(Seleção). Havendo ainda, disponibilidade de vagas, será realizada 2ª chamada, por ordem de chegada das inscrições e prioridade definida pela Cooperativa.
O período de inscrição será do dia 15/07 a 02/08/2013, através do preenchimento de formulário próprio e envio de todos os documentos. A realização do MBA será no período de 23/08/2013 a 07/12/2014, Cronograma anexo.
Serão concedidas bolsas no valor de 80% (R$224,00) da mensalidade, ficando o restante 20% (R$56,00) sob responsabilidade do aluno e/ou cooperativa de origem. Será cobrado pela FAPTO o valor de R$30,00 a título de inscrição, que deverá ser depositado no Banco do Brasil, Agência: 3615-3, Conta Corrente: 200.338-4 (FAPTO/Gestão Empreendedora).
Para maiores informações como cronograma, critérios e inscrições, consulte o edital no endereço http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/11320-mba-em-gestao-empreendedora-sustentabilidade-e-inovacao-em-cooperativas-abre-inscricoes-para-selecao
Ou entre em contato com a equipe do Sescoop pelo telefone (63) 3215-3291.
Serão disponibilizadas 23 vagas para as cooperativas registradas e regulares com o sistema OCB/TO. A priori serão aceitas até 3 indicação de candidatos por cooperativas, sendo que a inscrição será confirmada posterior ao dia 06/08/2013(Seleção). Havendo ainda, disponibilidade de vagas, será realizada 2ª chamada, por ordem de chegada das inscrições e prioridade definida pela Cooperativa.
O período de inscrição será do dia 15/07 a 02/08/2013, através do preenchimento de formulário próprio e envio de todos os documentos. A realização do MBA será no período de 23/08/2013 a 07/12/2014, Cronograma anexo.
Serão concedidas bolsas no valor de 80% (R$224,00) da mensalidade, ficando o restante 20% (R$56,00) sob responsabilidade do aluno e/ou cooperativa de origem. Será cobrado pela FAPTO o valor de R$30,00 a título de inscrição, que deverá ser depositado no Banco do Brasil, Agência: 3615-3, Conta Corrente: 200.338-4 (FAPTO/Gestão Empreendedora).
Para maiores informações como cronograma, critérios e inscrições, consulte o edital no endereço http://ww1.uft.edu.br/index.php/noticias/11320-mba-em-gestao-empreendedora-sustentabilidade-e-inovacao-em-cooperativas-abre-inscricoes-para-selecao
Ou entre em contato com a equipe do Sescoop pelo telefone (63) 3215-3291.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO divulga o resultado do Pregão Presencial n° 04/2013, que segue abaixo:
Resultado do Pregão Presencial n° 04
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"A EMPRESA COOPERATIVA SE MANTéM FORTE EM TEMPOS DE CRISE"
O Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano é celebrado em 06 de julho, tem como tema "A cooperativa, uma empresa que continua forte em tempos de crise". O tema é mais do que oportuno tendo em vista a situação de outras formas empresariais atualmente confrontadas com as dificuldades econômicas mundiais.
Os modelos de empresas de propriedade de investidores passam por uma crise de insustentabilidade econômica, social e ambiental, enquanto o modelo cooperativista tem demonstrado grande resiliência nestes tempos de crise.
A crise financeira foi um exemplo dos perigos entranhados na priorização de ganhos no curto prazo em contraposição à viabilização a longo prazo. As atuais crises globais foram causadas por um modelo empresarial que considera mais importantes os retornos financeiros do que as necessidades humanas, um modelo que privatiza os ganhos e socializa os prejuízos. São muitas as provas da contribuição à estabilização financeira que podem conter uma pluralidade de modelos de propriedade. Ao dar prioridade às necessidades humanas, as cooperativas respondem às atuais crises de sustentabilidade e nos oferecem uma forma diferenciada do "valor compartilhado". Além disto, o modelo cooperativista não é vitimado pelo engano que aflige o modelo capitalista nestes últimos vinte anos por considerar os resultados financeiros como o indicador central de uma boa empresa. Uma cooperativa representa a busca coletiva da sustentabilidade que objetiva "otimizar" os resultados de várias partes interessadas em vez de otimizar apenas os ganhos de uma delas.
Assim, quando a situação fica mais difícil, todos os recursos humanos são vitais para o bem-estar de uma cooperativa e não apenas alguns dos gerentes.
Outro elemento que tem preocupado o público de todo o mundo são as práticas e o fechamento de grandes bancos. Estas instituições, supostamente confiáveis, seguras para aplicações e depósitos, têm sido muitas vezes fracas e mal gerenciadas. As cooperativas de crédito tem se diferenciado muito positivamente.
Elas têm crescido sempre, outorgando crédito especialmente para pequenas e médias empresas e têm se mantido estáveis nos diversos países, inclusive criando empregos indiretos. A propriedade em mãos de seus membros que as controlam e repartem os benefícios são o elemento chave desta resiliência e garante vantagens que seus competidores não possuem. Como as cooperativas de crédito representam grande parte do mercado bancário mundial, é importante entender melhor este modelo.
Um informe publicitário publicado recentemente pela Organização Internacional do Trabalho - OIT e escrito pelo professor Johnston Birchall faz um exame detalhado das cooperativas de crédito, desde sua criação na Alemanha, nos anos 1850, até o movimento mundial que representam atualmente.
Birchall explica em uma entrevista à OIT como, antes da crise, os economistas diziam que as cooperativas de crédito teriam uma eficácia menor que os bancos comerciais por não recompensar seus gerentes, através do oferecimento de ações. Entretanto, a crise demonstrou que as cooperativas de crédito correram um risco menor que as sociedades anônimas bancárias exatamente porque os dirigentes destas recebiam parte de seus benefícios.
A estabilidade e a aversão ao risco estão inscritos no DNA das cooperativas de crédito. Sendo empresas, geram e devem gerar excedentes, porém estes excedentes são convertidos em reservas que lhes asseguram esta força financeira e as protegem dos problemas que as exigências de capital próprio imposto pelos reguladores podem gerar. Em outras partes do mundo as cooperativas de crédito não tiveram perdas em 2008. Não viveram a crise bancária; cresceram paulatinamente, com regularidade e sem tragédias.
Outra vantagem em período de crises que não pode ser esquecida é a sua dimensão social. Na hora de um declínio econômico global e de pressões importantes sobre os governos para que eles diminuam as garantias sociais, as cooperativas tem uma vitalidade incomparável. Elas têm capital social, o que as diferencia das empresas de propriedade de acionistas. As cooperativas desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de saneamento ameaçados pela privatização ou controladas pelo Estado ou ainda a serem abandonados, caso se lhes aplique o corte de verbas necessárias para o funcionamento satisfatório.
Também não podem ser omitidas as grandes vantagens das cooperativas de consumo: sua capacidade de prover produtos alimentícios e outros produtos essenciais para os consumidores a um preço melhor, enquanto eles vão perdendo parcial ou totalmente sua capacidade pagadora.
O Dia Internacional do Cooperativismo - 6 de julho de 2013 - nos dá a oportunidade de refletir sobre tudo o que as cooperativas têm feito em períodos de menor ou maior prosperidade e de reiterar nosso compromisso de relevar e apoiar mundialmente este modelo empresarial baseado em valores, por ser um modelo que tem sido e segue sendo acertado. (Tradução: Sigrid U. L. Ritzmann)
O Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano é celebrado em 06 de julho, tem como tema "A cooperativa, uma empresa que continua forte em tempos de crise". O tema é mais do que oportuno tendo em vista a situação de outras formas empresariais atualmente confrontadas com as dificuldades econômicas mundiais.
Os modelos de empresas de propriedade de investidores passam por uma crise de insustentabilidade econômica, social e ambiental, enquanto o modelo cooperativista tem demonstrado grande resiliência nestes tempos de crise.
A crise financeira foi um exemplo dos perigos entranhados na priorização de ganhos no curto prazo em contraposição à viabilização a longo prazo. As atuais crises globais foram causadas por um modelo empresarial que considera mais importantes os retornos financeiros do que as necessidades humanas, um modelo que privatiza os ganhos e socializa os prejuízos. São muitas as provas da contribuição à estabilização financeira que podem conter uma pluralidade de modelos de propriedade. Ao dar prioridade às necessidades humanas, as cooperativas respondem às atuais crises de sustentabilidade e nos oferecem uma forma diferenciada do "valor compartilhado". Além disto, o modelo cooperativista não é vitimado pelo engano que aflige o modelo capitalista nestes últimos vinte anos por considerar os resultados financeiros como o indicador central de uma boa empresa. Uma cooperativa representa a busca coletiva da sustentabilidade que objetiva "otimizar" os resultados de várias partes interessadas em vez de otimizar apenas os ganhos de uma delas.
Assim, quando a situação fica mais difícil, todos os recursos humanos são vitais para o bem-estar de uma cooperativa e não apenas alguns dos gerentes.
Outro elemento que tem preocupado o público de todo o mundo são as práticas e o fechamento de grandes bancos. Estas instituições, supostamente confiáveis, seguras para aplicações e depósitos, têm sido muitas vezes fracas e mal gerenciadas. As cooperativas de crédito tem se diferenciado muito positivamente.
Elas têm crescido sempre, outorgando crédito especialmente para pequenas e médias empresas e têm se mantido estáveis nos diversos países, inclusive criando empregos indiretos. A propriedade em mãos de seus membros que as controlam e repartem os benefícios são o elemento chave desta resiliência e garante vantagens que seus competidores não possuem. Como as cooperativas de crédito representam grande parte do mercado bancário mundial, é importante entender melhor este modelo.
Um informe publicitário publicado recentemente pela Organização Internacional do Trabalho - OIT e escrito pelo professor Johnston Birchall faz um exame detalhado das cooperativas de crédito, desde sua criação na Alemanha, nos anos 1850, até o movimento mundial que representam atualmente.
Birchall explica em uma entrevista à OIT como, antes da crise, os economistas diziam que as cooperativas de crédito teriam uma eficácia menor que os bancos comerciais por não recompensar seus gerentes, através do oferecimento de ações. Entretanto, a crise demonstrou que as cooperativas de crédito correram um risco menor que as sociedades anônimas bancárias exatamente porque os dirigentes destas recebiam parte de seus benefícios.
A estabilidade e a aversão ao risco estão inscritos no DNA das cooperativas de crédito. Sendo empresas, geram e devem gerar excedentes, porém estes excedentes são convertidos em reservas que lhes asseguram esta força financeira e as protegem dos problemas que as exigências de capital próprio imposto pelos reguladores podem gerar. Em outras partes do mundo as cooperativas de crédito não tiveram perdas em 2008. Não viveram a crise bancária; cresceram paulatinamente, com regularidade e sem tragédias.
Outra vantagem em período de crises que não pode ser esquecida é a sua dimensão social. Na hora de um declínio econômico global e de pressões importantes sobre os governos para que eles diminuam as garantias sociais, as cooperativas tem uma vitalidade incomparável. Elas têm capital social, o que as diferencia das empresas de propriedade de acionistas. As cooperativas desempenham um papel fundamental na prestação de serviços de saneamento ameaçados pela privatização ou controladas pelo Estado ou ainda a serem abandonados, caso se lhes aplique o corte de verbas necessárias para o funcionamento satisfatório.
Também não podem ser omitidas as grandes vantagens das cooperativas de consumo: sua capacidade de prover produtos alimentícios e outros produtos essenciais para os consumidores a um preço melhor, enquanto eles vão perdendo parcial ou totalmente sua capacidade pagadora.
O Dia Internacional do Cooperativismo - 6 de julho de 2013 - nos dá a oportunidade de refletir sobre tudo o que as cooperativas têm feito em períodos de menor ou maior prosperidade e de reiterar nosso compromisso de relevar e apoiar mundialmente este modelo empresarial baseado em valores, por ser um modelo que tem sido e segue sendo acertado. (Tradução: Sigrid U. L. Ritzmann)
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Fortaleza, 3/7/2013 - Despertar e reforçar nos educadores, alunos e técnicos de cooperativas a consciência sobre a importância da cooperação na prática pedagógica e ao mesmo tempo apresentar o cooperativismo como principal instrumento para desenvolvimento socioeconômico. Este é o propósito do programa Cooperjovem, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que, após passar por reformulação, ganha um escopo unificado. O comitê responsável por essas mudanças esteve reunido ontem e hoje, em Fortaleza (CE), encerrando um ciclo de 12 dias dedicados a seis reuniões em tempo integral.
O intenso trabalho de dedicação dos profissionais de dez unidades estaduais do Sescoop resultou em uma nova metodologia do programa e de formação de professores. Segundo a gerente de Promoção Social da unidade nacional, Maria Eugênia Ruiz Borba, a metodologia oferece parâmetros mínimos para implantação do Programa Cooperjovem e uma capacitação profissional para os professores envolvidos no processo, consolidada em, no mínimo, 48 horas (formação inicial e continuada), dividida em módulos de quatro horas aula cada. "Anteriormente, o programa era desenvolvido de maneira muito específica por cada estado. A partir de agora, quando falarmos em Cooperjovem, estaremos falando exatamente das mesmas etapas e processos, em todas as regiões do país. é um ganho em unicidade, qualidade e efetividade do programa", analisa Eugênia.
A gestora afirma, ainda, que a metodologia oferece às unidades estaduais a oportunidade de implantar, monitorar e avaliar a efetividade do programa, podendo ampliar e adequar sua atuação a partir das demandas observadas. "Estamos oferecendo o mínimo necessário para execução. Caso haja interesse, as UEs podem acrescentar atividades de acordo com suas realidades. Mas o principal é que haverá um balisamento em nível nacional".
Para Maria Eugênia, este é o coroamento de um trabalho árduo e dedicado dos profissionais envolvidos, que tende a produzir frutos extremamente importantes para o cooperativismo brasileiro. Parte do comitê de reformulação é composto por coordenadores que já aplicam o programa Cooperjovem, enquanto os demais darão os primeiros passos a partir de agora. "Conseguimos aplicar uma visão sistêmica muito interessante com essa mistura. Agora vamos colocar o programa nos trilhos e, daqui a dois anos, avaliaremos as necessidades de adequação", acrescenta.
A gerência de Promoção Social do Sescoop estará à disposição de todos os técnicos das unidades estaduais dando o apoio necessário à implantação do programa em seu novo formato, garante Eugênia, afirmando que a primeira ação envolverá uma capacitação para sensibilizar os professores envolvidos: "Antes, o ator principal do Cooperjovem era o aluno. Agora, passa a ser o professor, que tem que estar devidamente cativado para replicar, de forma adequada e eficiente, o ideal proposto", finaliza.
Fonte: Unidade Nacional do Sescoop
www.brasilcooperativo.com.br
O intenso trabalho de dedicação dos profissionais de dez unidades estaduais do Sescoop resultou em uma nova metodologia do programa e de formação de professores. Segundo a gerente de Promoção Social da unidade nacional, Maria Eugênia Ruiz Borba, a metodologia oferece parâmetros mínimos para implantação do Programa Cooperjovem e uma capacitação profissional para os professores envolvidos no processo, consolidada em, no mínimo, 48 horas (formação inicial e continuada), dividida em módulos de quatro horas aula cada. "Anteriormente, o programa era desenvolvido de maneira muito específica por cada estado. A partir de agora, quando falarmos em Cooperjovem, estaremos falando exatamente das mesmas etapas e processos, em todas as regiões do país. é um ganho em unicidade, qualidade e efetividade do programa", analisa Eugênia.
A gestora afirma, ainda, que a metodologia oferece às unidades estaduais a oportunidade de implantar, monitorar e avaliar a efetividade do programa, podendo ampliar e adequar sua atuação a partir das demandas observadas. "Estamos oferecendo o mínimo necessário para execução. Caso haja interesse, as UEs podem acrescentar atividades de acordo com suas realidades. Mas o principal é que haverá um balisamento em nível nacional".
Para Maria Eugênia, este é o coroamento de um trabalho árduo e dedicado dos profissionais envolvidos, que tende a produzir frutos extremamente importantes para o cooperativismo brasileiro. Parte do comitê de reformulação é composto por coordenadores que já aplicam o programa Cooperjovem, enquanto os demais darão os primeiros passos a partir de agora. "Conseguimos aplicar uma visão sistêmica muito interessante com essa mistura. Agora vamos colocar o programa nos trilhos e, daqui a dois anos, avaliaremos as necessidades de adequação", acrescenta.
A gerência de Promoção Social do Sescoop estará à disposição de todos os técnicos das unidades estaduais dando o apoio necessário à implantação do programa em seu novo formato, garante Eugênia, afirmando que a primeira ação envolverá uma capacitação para sensibilizar os professores envolvidos: "Antes, o ator principal do Cooperjovem era o aluno. Agora, passa a ser o professor, que tem que estar devidamente cativado para replicar, de forma adequada e eficiente, o ideal proposto", finaliza.
Fonte: Unidade Nacional do Sescoop
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins, com sede Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, Centro, CEP: 77.006-130, Palmas/TO - Fone: (63) 3215-3291, por intermédio da Pregoeira SELMA DOS REIS SILVA e CPL - Comissão Permanente de Licitação nomeados pela Portaria/Administração SESCOOP/TO N° 006 de 2013, torna público que realizará LICITAçãO NA MODALIDADE PREGãO PRESENCIAL DO TIPO MENOR PREçO GLOBAL, a qual será processada e julgada conforme dispõe o edital abaixo.
Edital Pregão 03.2013 - Plano de Saúde - SEGUNDA CHAMADA
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As inscrições para o Simpósio são gratuitas e encontram-se abertas no site "www.vsimposioabacaxi.com.br", na aba EVENTO.
No site também podem ser obtidas, entre outras informações, a programação do Simpósio, as normas para a elaboração/submissão de trabalhos/artigos, a Comissão Organizadora, os hotéis conveniados, entre outras informações importantes.
Comissão Organizadora do V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi
Presidente: José Américo Vasconcelos / SEAGRO-TO
Fone: (63) 3218-2171
E-mail:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
No site também podem ser obtidas, entre outras informações, a programação do Simpósio, as normas para a elaboração/submissão de trabalhos/artigos, a Comissão Organizadora, os hotéis conveniados, entre outras informações importantes.
Comissão Organizadora do V Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi
Presidente: José Américo Vasconcelos / SEAGRO-TO
Fone: (63) 3218-2171
E-mail:
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O SESCOOP/TO torna público a retificação ao edital referente ao pregão presencial 004/2013 conforme edital abaixo:
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RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 004/2013
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RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 004/2013
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No dia 27 de junho de 1998 nascia a Coapa - Cooperativa Agroindustrial, uma cooperativa genuinamente pedroafonsina. Aos poucos foi se transformando, crescendo e hoje ocupa lugar de destaque não só no Tocantins, mas também é referência na região Norte do Brasil.
Nasceu do esforço de um pequeno grupo de produtores rurais integrantes do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, que se organizou para garantir melhores condições de trabalho e comercialização de produtos agropecuários.
Conta atualmente com 256 cooperados, entre produtores de grãos e agricultores familiares nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria do Tocantins, Tocantínia, Itacajá, Itupiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário.
Atua como porta-voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária no Tocantins; incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; oferecendo consultoria técnica e insumos ao agropecuarista; prestando serviços na área de armazenamento de grãos com a maior unidade do Estado; desenvolvendo a agricultura familiar com vários projetos, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.
Quem acompanhou esta história, desde o início, comemora. "Já passamos por muitas dificuldades e, mesmo assim, com a união de todos, superamos os desafios e chegamos até aqui. Vivenciei uma série de mudanças, inclusive estruturais", contou o produtor rural Evanis Roberto Lopes, um dos fundadores da cooperativa e atual membro da diretoria.
"Estamos perfeitamente integrados com a população dos municípios onde atuamos. Nesses 15 anos foram muitas vitórias tanto para os produtores de grãos, como para os agricultores familiares. A Coapa tem hoje uma gama de serviços prestados em prol da classe produtora da região. Praticamos o cooperativismo puro, visando não só o ganho econômico, mas, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida de nossos cooperados e da região onde atuamos. Nossa maior conquista é ser uma cooperativa de referência no Norte do país e estar consolidada com apenas 15 anos de história. Fizemos muito e ainda vamos fazer muito mais", avaliou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.
Agradecimento, participação de crianças e brincadeiras
Para celebrar o aniversário de 15 anos da Coapa, foi realizada uma programação diversificada na sede da entidade, em Pedro Afonso. Logo cedo, às 6 horas, a cidade acordou com uma com uma alvorada e salva de fogos de artifício. às 8 horas, o padre Cleonizaldo Correia Lopes celebrou missão em ação de graças pelos 15 anos da cooperativa. "Rogamos a Deus para que essa cooperativa se fortaleça ainda mais. é uma instituição renomada que representa muito bem a vocação de nossa cidade", afirmou o pároco.
Ao final da celebração religiosa, alunos da Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso fizeram apresentação de dança ao som da música "Vamos Construir", destacando a importância da união para se alcançar os objetivos.
Dando sequência, foi realizado o Momento do Cooperativismo, para cerca de 50 estudantes, na faixa etária dos 4 aos 10 anos, da Escola Municipal Sousa Aguiar e da Coed. Conheceram um pouco da história da Coapa, além dos princípios cooperativistas. Depois participaram de brincadeiras, se divertiram no pula-pula, e saborearam picolés, pipoca e algodão doce.
A programação foi encerrada a noite com espetáculo de stand up comedy com o grupo TO NA COMéDIA. Durante uma hora e meia, os humoristas Bruno Barros, Paulo Vieira e Júnior Foppa fizeram o público dá boas gargalhadas fazendo piadas e contanto fatos engraçados do cotidiano.
O funcionário público municipal Eduardo Cruz conferiu a apresentação com amigos e saiu satisfeito. "Já havia assistido em Palmas, mas aqui em Pedro Afonso foi a primeira vez. Gostei muito, dei boa risadas, a Coapa está de parabéns pela iniciativa", comentou.
Nasceu do esforço de um pequeno grupo de produtores rurais integrantes do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, que se organizou para garantir melhores condições de trabalho e comercialização de produtos agropecuários.
Conta atualmente com 256 cooperados, entre produtores de grãos e agricultores familiares nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria do Tocantins, Tocantínia, Itacajá, Itupiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário.
Atua como porta-voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária no Tocantins; incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; oferecendo consultoria técnica e insumos ao agropecuarista; prestando serviços na área de armazenamento de grãos com a maior unidade do Estado; desenvolvendo a agricultura familiar com vários projetos, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.
Quem acompanhou esta história, desde o início, comemora. "Já passamos por muitas dificuldades e, mesmo assim, com a união de todos, superamos os desafios e chegamos até aqui. Vivenciei uma série de mudanças, inclusive estruturais", contou o produtor rural Evanis Roberto Lopes, um dos fundadores da cooperativa e atual membro da diretoria.
"Estamos perfeitamente integrados com a população dos municípios onde atuamos. Nesses 15 anos foram muitas vitórias tanto para os produtores de grãos, como para os agricultores familiares. A Coapa tem hoje uma gama de serviços prestados em prol da classe produtora da região. Praticamos o cooperativismo puro, visando não só o ganho econômico, mas, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida de nossos cooperados e da região onde atuamos. Nossa maior conquista é ser uma cooperativa de referência no Norte do país e estar consolidada com apenas 15 anos de história. Fizemos muito e ainda vamos fazer muito mais", avaliou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.
Agradecimento, participação de crianças e brincadeiras
Para celebrar o aniversário de 15 anos da Coapa, foi realizada uma programação diversificada na sede da entidade, em Pedro Afonso. Logo cedo, às 6 horas, a cidade acordou com uma com uma alvorada e salva de fogos de artifício. às 8 horas, o padre Cleonizaldo Correia Lopes celebrou missão em ação de graças pelos 15 anos da cooperativa. "Rogamos a Deus para que essa cooperativa se fortaleça ainda mais. é uma instituição renomada que representa muito bem a vocação de nossa cidade", afirmou o pároco.
Ao final da celebração religiosa, alunos da Coed - Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso fizeram apresentação de dança ao som da música "Vamos Construir", destacando a importância da união para se alcançar os objetivos.
Dando sequência, foi realizado o Momento do Cooperativismo, para cerca de 50 estudantes, na faixa etária dos 4 aos 10 anos, da Escola Municipal Sousa Aguiar e da Coed. Conheceram um pouco da história da Coapa, além dos princípios cooperativistas. Depois participaram de brincadeiras, se divertiram no pula-pula, e saborearam picolés, pipoca e algodão doce.
A programação foi encerrada a noite com espetáculo de stand up comedy com o grupo TO NA COMéDIA. Durante uma hora e meia, os humoristas Bruno Barros, Paulo Vieira e Júnior Foppa fizeram o público dá boas gargalhadas fazendo piadas e contanto fatos engraçados do cotidiano.
O funcionário público municipal Eduardo Cruz conferiu a apresentação com amigos e saiu satisfeito. "Já havia assistido em Palmas, mas aqui em Pedro Afonso foi a primeira vez. Gostei muito, dei boa risadas, a Coapa está de parabéns pela iniciativa", comentou.
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Brasília, 26/6/2013 - Com o propósito de assegurar mais competitividade às cooperativas do país, por meio de ações focadas nas estratégias de mercado e gestão, foi assinado nesta quarta-feira à noite, um convênio de cooperação geral entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e os Serviços Nacionais de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Por parte da OCB e do Sescoop, assinaram o documento: o presidente, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente, Renato Nobile; já por parte do Sebrae, quem assinou foi o diretor técnic, Carlos Alberto dos Santos, na ocasião representando o presidente da entidade, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho.
Durante seu pronunciamento, o presidente Freitas comentou que o convênio é uma importante ferramenta de intercooperação, cujo foco é o desenvolvimento sustentável das cooperativas do país. "Este convênio celebra uma relação que já vem se estreitando há um bom tempo, pautada na boa vontade e no bom entendimento entre todos os envolvidos. O Sebrae possui uma excelente expertise na área de formação empresarial para quem está começando um negócio e o cooperativismo brasileiro só tem a ganhar com esta ação. Estamos com uma expectativa excelente para a realização deste trabalho: ele vem botar no chão uma semente muito importante para o crescimento do país", enfatizou.
Segundo o diretor do Sebrae, o documento assinado garante que cada cooperativa receba treinamentos e informações vitais para o seu desenvolvimento. "Essa parceria com o Sistema OCB assegura qualificação profissional, por meio de treinamos e cursos nas áreas de administração e gestão de empresas. Além disso, vai promover o que acredito ser essencial neste trabalho: a criação de uma plataforma para que as lideranças do setor troquem entre si experiências exitosas de boas práticas", afirmou Carlos Alberto.
Objeto - O objeto do convênio de cooperação geral é a conjugação de esforços entre OCB, Sescoop e Sebrae, por meio de suas infraestruturas técnicas e operacionais, além de recursos, para o fomento de ações de incentivo, voltadas ao desenvolvimento da capacidade competitiva dos pequenos negócios das cooperativas brasileiras.
Em detalhes - O convênio possui as seguintes ações, a serem desenvolvidas de modo conjunto:
I.Fortalecer e criar alternativas de acesso a produtos e serviços financeiros em condições adequadas às necessidades dos pequenos negócios;
II.Apoiar e estimular o desenvolvimento dos mecanismos e sistemas de garantias existentes no Brasil, com propósito de facilitar o acesso ao crédito aos pequenos negócios atendidos por cooperativas de crédito;
III.Apoiar a OCB e o Sescoop de forma a agregar fatores de competitividade para que as cooperativas possam se identificar também como agentes do desenvolvimento de pequenos negócios;
IV.Realizar, conjuntamente, estudos e pesquisas de mercado visando a ampliação da base de atendimento das cooperativas aos pequenos negócios;
V.Disseminar informações sobre a cultura da cooperação junto aos pequenos negócios;
VI.Apoiar a qualificação de profissionais para melhor compreensão e atendimento adequado aos pequenos negócios;
VII.Integrar as cooperativas vinculados à OCB e ao Sescoop aos projetos de comércio, indústria, serviços, territórios e agronegócios de interesse do Sistema Sebrae.
O próximo passo será a definição do calendário dos cursos e quais os temas prioritários que deverão ser mote dos treinamentos a serem oferecidos pelo Sebrae.
Fonte: www.brasilcooperativo.com.br
Por parte da OCB e do Sescoop, assinaram o documento: o presidente, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente, Renato Nobile; já por parte do Sebrae, quem assinou foi o diretor técnic, Carlos Alberto dos Santos, na ocasião representando o presidente da entidade, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho.
Durante seu pronunciamento, o presidente Freitas comentou que o convênio é uma importante ferramenta de intercooperação, cujo foco é o desenvolvimento sustentável das cooperativas do país. "Este convênio celebra uma relação que já vem se estreitando há um bom tempo, pautada na boa vontade e no bom entendimento entre todos os envolvidos. O Sebrae possui uma excelente expertise na área de formação empresarial para quem está começando um negócio e o cooperativismo brasileiro só tem a ganhar com esta ação. Estamos com uma expectativa excelente para a realização deste trabalho: ele vem botar no chão uma semente muito importante para o crescimento do país", enfatizou.
Segundo o diretor do Sebrae, o documento assinado garante que cada cooperativa receba treinamentos e informações vitais para o seu desenvolvimento. "Essa parceria com o Sistema OCB assegura qualificação profissional, por meio de treinamos e cursos nas áreas de administração e gestão de empresas. Além disso, vai promover o que acredito ser essencial neste trabalho: a criação de uma plataforma para que as lideranças do setor troquem entre si experiências exitosas de boas práticas", afirmou Carlos Alberto.
Objeto - O objeto do convênio de cooperação geral é a conjugação de esforços entre OCB, Sescoop e Sebrae, por meio de suas infraestruturas técnicas e operacionais, além de recursos, para o fomento de ações de incentivo, voltadas ao desenvolvimento da capacidade competitiva dos pequenos negócios das cooperativas brasileiras.
Em detalhes - O convênio possui as seguintes ações, a serem desenvolvidas de modo conjunto:
I.Fortalecer e criar alternativas de acesso a produtos e serviços financeiros em condições adequadas às necessidades dos pequenos negócios;
II.Apoiar e estimular o desenvolvimento dos mecanismos e sistemas de garantias existentes no Brasil, com propósito de facilitar o acesso ao crédito aos pequenos negócios atendidos por cooperativas de crédito;
III.Apoiar a OCB e o Sescoop de forma a agregar fatores de competitividade para que as cooperativas possam se identificar também como agentes do desenvolvimento de pequenos negócios;
IV.Realizar, conjuntamente, estudos e pesquisas de mercado visando a ampliação da base de atendimento das cooperativas aos pequenos negócios;
V.Disseminar informações sobre a cultura da cooperação junto aos pequenos negócios;
VI.Apoiar a qualificação de profissionais para melhor compreensão e atendimento adequado aos pequenos negócios;
VII.Integrar as cooperativas vinculados à OCB e ao Sescoop aos projetos de comércio, indústria, serviços, territórios e agronegócios de interesse do Sistema Sebrae.
O próximo passo será a definição do calendário dos cursos e quais os temas prioritários que deverão ser mote dos treinamentos a serem oferecidos pelo Sebrae.
Fonte: www.brasilcooperativo.com.br