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A situação ocorre devido ao fluxo de expedição da soja em grãos da safra 2012/2013 está bem abaixo para o momento, devido a problemas na logística de escoamento principalmente nos portos brasileiro, refletindo no funcionamento de armazéns em todo o país. Como está expedindo uma quantidade inferior de soja, ao mesmo tempo em que recebe um grande volume, a Unidade Armazenadora da Coapa está prestes a atingir sua capacidade estática - 60 mil toneladas. Diariamente é recepcionada uma média de 2 mil toneladas.
"Desta forma, é necessário resguardamos o direito de nossos cooperados que ainda têm muita soja para colher e, por consequência, precisam armazenar seu produto em nossa unidade", informou a cooperativa, ressaltando que 22 cooperados ainda estão colhendo cerca de 12 mil toneladas de soja.
A Coapa informou ainda que a decisão de receber apenas a soja de produtores associados é temporária. "Estamos solicitando o máximo de empenho de nossos parceiros (tradings) para priorizarem a retirada de soja, abrindo assim espaço para continuarmos atendendo nossos clientes, visando o equilíbrio no recebimento e armazenamento", diz o trecho final do comunicado emitido pela cooperativa sediada em Pedro Afonso.
A previsão é que a recepção de grãos de produtores não cooperados volte seja normalizada em uma semana.
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Primeira reunião - A primeira reunião de Grupo de Trabalho eleito durante os Fóruns Regionais de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB foi realizada nesta terça-feira (09/04), em Brasília, e contou com presença de três dos cinco superintendentes nomeados como interlocutores de seus estados, acompanhados pelo diretor da OCB, Petrúcio Magalhães, representando a diretoria da Casa.
Disponibilidade - "Ficamos felizes com a disponibilidade dos superintendentes que estiveram aqui", afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Segundo ele, a participação e o envolvimento de todos são fundamentais ao sucesso deste novo modelo de planejamento estratégico. "Somente dessa forma, daremos o grande salto na nossa capacidade de produzir mais resultados e mensurá-los efetivamente, demonstrando, por fim, para o cooperado, a contribuição da OCB para a sustentabilidade do seu negócio", argumentou.
Pioneirismo - O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, destacou o pioneirismo da iniciativa: "Esse novo modelo de planejamento em conjunto com os estados é mais participativo e considera as diferentes realidades de um país com a dimensão continental do Brasil. Creio que, em 2013, teremos um plano de trabalho capaz de promover um crescimento real e sustentável do cooperativismo nas diferentes regiões brasileiras".
Soluções na base - O novo modelo de planejamento regional do Sistema OCB está mostrando às unidades regionais o poder que elas têm de propor mudanças e projetos capazes de promover o cooperativismo. "O maior ganho obtido neste encontro, na minha opinião, foi o fortalecimentos das ações regionais", destaca a superintendente da OCB-TO, Maria José Leão, representante da região Norte. "Muitas vezes, esperamos a solução vir da unidade nacional. Hoje, percebemos que a solução pode estar na base".
Inovador - Representante da região Sul, o superintendente do Sistema OCERGS, Norberto Tomasini, concorda com a colega do Tocantins e completa: esse novo modelo de gestão é inovador e dará mais força aos estados e, consequentemente, facilitará o trabalho da unidade nacional. "Estamos estimulando uma visão cada vez mais sistêmica do nosso setor e esse está sendo um dos temas prioritários em todos os estados".
Desafio - O grande desafio, agora, será aproximar o Sistema OCB da realidade dos cooperados e das pessoas que constituem o público-alvo potencial das cooperativas brasileiras. "Estamos vivendo um momento de intensa produção no âmbito das cooperativas", explica o diretor da OCB e presidente da OCB/AM, Petrúcio Magalhães Junior. "Isso nos tem dado muita visibilidade. Então, acredito que temos de utilizar todos os tipos de mídias e redes sociais a fim de nos aproximarmos do público interno (cooperados) e do público externo, ou seja, nossos potenciais cooperados". Magalhães Junior descreve o plano discutido no encontro como sendo "extremamente exequível e adequado ao momento pelo qual passa o cooperativismo brasileiro."
Pertencimento - Para a superintendente da Unidade Estadual de Pernambuco e interlocutora da Região Nordeste, Cleonice Pedrosa, a principal ação do plano diz respeito ao fortalecimento da imagem do Sistema OCB. "Acredito que precisamos dar maior visibilidade ao cooperativismo, até para assegurar a sensação de pertencimento no cooperado. Isso fará com que o Sistema OCB seja legitimado, perante a opinião desse público", considerou Cleonice.
Empreendedorismo - Além disso, na opinião da pernambucana, é preciso despertar o empreendedorismo nos cooperados. Para ela, é ponto indiscutível que as cooperativas são propulsoras da inclusão nas comunidades mais carentes. Mas há uma grande ameaça rondando o cooperativismo: a falta de qualificação empreendedora. "A forma de transformar as ameaças em oportunidades é justamente trabalhando a educação dos cooperados. Gente que se educa é sinônimo de cooperativa que obtém sucesso", enfatizou.
Processo - As cooperativas das cinco regiões do País tiveram suas sugestões recebidas, analisadas e apresentadas pelas unidades estaduais nos fóruns, durante o ciclo de reuniões. Um dos grandes destaques de todo esse processo de construção é a adoção de um método estruturado que viabilizará o monitoramento e a avaliação de seu Plano de Trabalho.
Total - Ao todo, 362 sugestões foram apresentadas nos Fóruns e agrupadas em 18 temas estratégicos, compostos por 36 iniciativas estruturantes, que serão acompanhadas por meio de um sistema de indicadores e metas. O acompanhamento será feito nos níveis local, regional e nacional, durante os dois anos de abrangência do plano. Os fóruns regionais tiveram o mérito de reunir, além dos dirigentes do Sistema OCB, os conselheiros e os presidentes de diversas cooperativas brasileiras.
Para saber mais - Os Fóruns Regionais de Presidentes e Superintendentes do Sistema OCB foram realizados em Manaus, na região Norte, no dia 12/12/12; em Fortaleza, no Nordeste, dia 13/12/12; São Paulo, no Sudeste, em 14/01/2013; Curitiba, Sul, no dia 16/01/2013 e em Campo Grande, na região Centro-Oeste, nodia 22/01/2013. (Informe OCB)
Estamos otimistas e com grandes perspectivas de adesão por parte dos nossos associados. Acreditamos que será mais um diferencial da cooperativa para fidelizar o associado.
Fonte: Unicred Centro Brasileira
(Fonte: Portal do Cooperativismo de Crédito)
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob Confederação)
Importância do cooperativismo - Representando o Sistema OCB, o analista Técnico e Econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Gustavo Beduschi, apresentou aos parlamentares presentes a importância do cooperativismo no setor, que abrange 40% do leite produzido no país. E destacou, ainda, a iniciativa da OCB em criar o primeiro indicador diário de preço do leite UHT e o projeto de promoção e exportação de lácteos, desenvolvido em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). "A ideia deste projeto é preparar o setor para o mercado internacional, levando conhecimento ao produtor a fim de melhorar a qualidade final do leite brasileiro", destacou Beduschi.
Custos - O analista pontuou ainda que os custos estão altos para o produtor e que as margens de lucro para a indústria estão se apertando: "Dados mostram que a maior parte tem ficado com o setor varejista. A margem de lucro da indústria que era de 20% em 2006 ficou em 11% em 2012. O setor varejista, inversamente, obteve 18% de lucro em 2006 e 32% em 2012". Na opinião de Beduschi, o Brasil não tem que ficar restrito ao mercado interno e deve buscar novos mercados internacionais. "é preciso aproveitar o momento de pico que vem pela frente para exportar, visto que uma seca grande na Oceania eleva o preço dos produtos da região", alertou. E defendeu que as políticas públicas apara o setor devem ter como ponto fundamental a gestão da propriedade, apoiando ações da ATER, repensando os aportes financeiros e a manutenção de políticas contra práticas desleais de comércio.
Casos específicos - Em seguida, o presidente da Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios, José Carnieli, apresentou casos específicos da Cooperativa Veneza, localizada no Espírito Santo. Ele afirmou que o Sistema OCB, Senar, Sebrae e Embrapa "são parceiros fantásticos para levar conhecimento aos produtores". Carnieli também fez reivindicações como: fornecimento estabilizado de energia elétrica para manter o leite resfriado e ordenhadeira; melhoria e manutenção de estradas de acesso à propriedade; e implantação de pastejo.
Posicionamentos - O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Rodrigo Sant’Anna Alvim, apresentou um panorama do setor mostrando que há registro da produção de leite em 555 das 558 microrregiões do país. Segundo ele, 80% dos produtores do país produzem até 50 litros/dia, os quais representam 26% da produção nacional. "O preço do leite brasileiro no mercado mundial não está competitivo porque o Real está sobrevalorizado em 30% em relação ao Dólar, e se esse valor fosse corrigido, o Brasil estaria entre os países mais competitivos do mundo", afirmou.
Plano safra - O Secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, defendeu que no âmbito do Plano Safra o foco pretende se voltar para a agricultura sustentável. "A SPA quer se reunir com os produtores e ouvir suas demandas para saber o que é necessário fazer para o homem do campo. Nosso objetivo é dar sustentabilidade na questão do crédito, da armazenagem, da questão da irrigação para algumas regiões, e auferir mecanismos e orçamentos para garantia de preço e estabilidade do produtor", garantiu.
Consumo interno - A chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa/Gado de Leite, Elizabete Nogueira Fernandes, informou que o consumo interno de leite tem aumentado gradativamente e o Brasil, que hoje está no patamar de 173 litros/pessoa está muito próximo do consumo recomendado de 200 litros/pessoa. Ela lembrou que devido ao fato do leite ser produzido em todas as regiões do país, a qualidade da matéria prima acaba sendo muito variada e "o Brasil tem que colocar a qualidade do produto em primeiro lugar".
Resultados - Dentre as principais alternativas apresentadas por todos os expositores na audiência, destacam-se: foco na qualidade do leite; treinamento técnico para produtores; busca de novos mercados para exportação; concessão de crédito para produtores para aquisição de refrigeradores, ordenhadeira e insumos; políticas contra práticas desleais de comércio; investimento em infraestrutura de estradas, além do fornecimento equilibrado de energia elétrica.
Fonte: Informe OCB
Na quinta e sexta-feira (04 e 05/04), 20 integrantes dos Núcleos Femininos da COAPA e Sicoob Credipar, iniciaram o programa LIDERCOOP - Programa de Liderança Cooperativista que tem como objetivo fomentar e instigar novos lideres nas cooperativas tocantinenses.
O primeiro módulo teve como tema: Liderança e Comunicação, o mesmo foi ministrado pelo instrutor Eduardo Corceli, psicólogo, especialista em Gestão Empresarial, autor do livro: álbum de Pessoas e do CD Motivacional: Dia-a-Dia com Atitude.
O objetivo do módulo foi desenvolver as habilidades de liderança necessárias para otimização de resultados internos e externos.
Para a coordenadora do núcleo feminino Neuza Helena Rua: "Este curso veio para reforçar o que já sabíamos, estamos no caminho certo, tivemos a oportunidade de desenvolver novas habilidades"
A integrante do núcleo feminino da cooperativa COAPA Odina Maranhão de Andrade Sá: " Saímos desse curso revigoradas, nos fortalecendo e esperando mais, a busca é constante!"
"Estamos falando de um processo fundamental para a sustentabilidade e a permanência de todas as organizações, independente da natureza, no mundo globalizado. Com o PDGC, serão trabalhados fundamentos de excelência na gestão, como pensamento sistêmico, cultura de inovação, liderança, valorização das pessoas e conhecimento sobre clientes e mercado. Isso, com certeza, refletirá positivamente nos resultados das cooperativas, trazendo benefícios para cooperados, empregados e sociedade", afirmou Freitas.
De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional e coordenadora do projeto, Susan Miyashita Vilela, o PDGC auxiliará o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento do setor, ajudando-as no diagnóstico de suas dificuldades e contribuindo com possíveis soluções. "A intenção é avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável",
Como vai funcionar - Por meio do PDGC, as cooperativas farão um diagnóstico referente a aspectos como planejamento estratégico, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação, entre outros. Tudo isso utilizando de uma metodologia em ambiente web contendo dois questionários, um de diagnóstico e outro de autoavaliação.
No primeiro questionário, elas responderão a perguntas de conformidade legal e de práticas de gestão já utilizadas com os cooperados. No segundo, serão avaliadas as práticas de gestão e governança corporativa, conforme critérios como liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos, valorização de pessoas, conhecimento sobre cliente e mercado, responsabilidade social e geração de valor.
Ao final de cada ciclo de um ano, o PDGC oferecerá um relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados.
Mais informações acesse: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/
De acordo com o relatório divulgado pelo Banco Central, março foi o 13° mês seguido em que a caderneta de poupança teve captação positiva
Os depósitos em caderneta de poupança chegaram a R$ 108,190 bilhões em março, enquanto as retiradas totalizaram R$ 102,229 bilhões, informou nesta quinta-feira (4/4) o Banco Central. A captação líquida ficou em R$ 5,960 bilhões, a melhor de todos os tempos para meses de março, e foi mais que o dobro dos superávits registrados em janeiro e fevereiro, ambos em torno de R$ 2,3 bilhões.
O saldo positivo da caderneta de poupança em março, somado aos rendimentos de R$ 2,265 bilhões no mês, elevou o estoque total da aplicação para R$ 513,828 bilhões, dos quais R$ 498,472 bilhões (78,11%) no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que destina 65% aos financiamentos imobiliários e R$ 112,461 bilhões (21,88%) à poupança rural.
De acordo com o relatório divulgado pelo Banco Central, março foi o 13° mês seguido em que a caderneta de poupança teve captação positiva, sendo R$ 4,523 bilhões no SBPE e R$ 498,472 milhões na poupança rural.
Fonte: Correio Braziliense
"Para nós, estes são reconhecimentos importantes, que merecem ser comemorados", comemora o superintendente Luis Tadeu Prudente Santos, idealizador da revista. "Este reconhecimento é o reflexo do bom trabalho desempenhado não só pela equipe de comunicação da unidade nacional, mas por todos os comunicadores do sistema que participam, direta e indiretamente, da confecção da Saber Cooperar".
Registro - também ontem, a equipe da revista Saber Cooperar recebeu o certidão de Registro da revista junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura. "O registro na Biblioteca Nacional é nossa carteira de identidade", explicou a gerente de comunicação do Sistema OCB, Guaíra Flor. "Com ele, comprovamos a existência, a função e a periodicidade da revista, que passa a ‘existir oficialmente’ no mercado jornalístico e cultural brasileiro".
A revista Saber Cooperar está em sua oitava edição e é distribuída nacionalmente aos parceiros do Sistema OCB. Bimestral, a publicação também é entregue a todos os deputados e senadores brasileiros, fortalecendo a imagem do cooperativismo junto ao governo e à sociedade.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Até quinta-feira, 28 de março, já haviam sido recebidas 36.166 toneladas da oleaginosa, quantidade que representa 54% da meta prevista, 66 mil toneladas. A colheita começou no final de janeiro.
Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
O armazém atende 50 associados que plantaram uma área de 20.984 hectares, além de sojicultores não cooperados. Por dia é recebida uma média de 1700 toneladas.
Segundo o gerente da Unidade Agroveterinária, Vanderlei de Souza, 41 funcionários trabalham ininterruptamente para atender os produtores. A previsão é que o pico de recebimento de soja ocorra no final da segunda quinzena do mês de abril.
Até essa quinta-feira, já haviam sido expedidas quase 4 mil toneladas comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela exportação do produto. A expedição deve seguir até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo, costuma vender o restante da produção.
De Pedro Afonso os grãos são transportados para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são levados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China, grande consumidora da oleaginosa.
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De acordo com a diretora de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Angelina Stefanello, os dados demonstram que a facilidade nas operações, os juros mais baixos e a credibilidade das cooperativas têm sido percebidas pelos produtores. "As cooperativas de crédito conseguiram expandir as negociações num patamar expressivo. A intenção é divulgar, ainda mais, essa modalidade de produção econômica para que os agricultores e comunidade em geral possam se interessar nesta atividade que vem crescendo no Tocantins", informou.
De acordo com o gerente de negócios do Sicoob/Credipar - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Paraíso do Tocantins e Região, Antonio Coelho Neto, no Sistema os produtores rurais têm à disposição duas linhas de crédito. "Uma linha é relacionada ao Pronaf - Programa Nacional de Crédito Fundiário e outra para financiar aquisição de matrizes leiteiras e equipamentos para produção de leite", mencionou, acrescentando que a expansão das cooperativas de crédito é decorrente de diversos fatores relacionados à isenção de tarifas, baixas taxas de juros, atendimento personalizado, participação nos lucros, gestão própria através da participação, entre uma série de benefícios.
Cooperativismo
O cooperativismo é um movimento mundial, baseado em um ideal, concretizados em princípios. é uma instituição organizada sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. As cooperativas de créditos são eficientes para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda. é a união de pessoas com interesses comuns, que buscam satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais por meio de uma cooperativa organizada.
Sicoob
Em 2011, as operações de crédito pertencentes ao sistema Sicoob - Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil - fizeram mais de R$ 30 milhões em negociações, um crescimento de 50%, em relação a 2011, quando foi movimentado cerca de R$ 20 milhões. Atualmente, o Sicoob no Tocantins possui 2.274 cooperados, um aumento de 21,86% se comparado com 2011, quando eram 1.866.
Segundo informações do Sicoob, do número total de cooperados em 2012, mais de 35% são financiadores de linhas de crédito. O número de tomadores, como são conhecidos, obteve um crescimento médio de 33,87%, nos últimos 10 anos. Os ativos totais (depósitos em dinheiro, aplicações financeiras, capital social dos sócios, entre outros) tiveram aumento significativo: cresceram mais de 43,32%, se comparados os anos de 2011 e 2012. Na última década, os ativos totais tiveram um crescimento médio de 32,22%.
Unicred
Em 2012, a Unicred Centro Brasileira registrou no País R$ 357.838.473,00 em empréstimos, sendo que em 2011 foram R$ 295.847.815,00, consolidando um aumento de 21,56%. Já no Tocantins foram emprestados R$ 42.536.115,00, com um quadro de associados de 1.171 pessoas. Já o capital social do sistema é de R$ 3.847.161,00.
Fonte: O Girassol em 28/03/2013
Para facilitar na compreensão das informações prestadas, todos os participantes receberam o Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2012.
Inicialmente foram apresentados os resultados da Pré-Assembleia, ocorrida dia 25 de março, com destaque para a Prestação de Contas do exercício de 2012 e divulgação do Plano de Atividades para 2013. Na ocasião, o contador João Lopes apresentou o balanço de forma transparente e detalhada, respondendo questionamentos dos cooperados referentes aos números mostrados.
Após a prestação de contas, o conselheiro José Edgar de Castro Andrade apresentou parecer favorável do Conselho Fiscal recomendando a aprovação das contas, sendo aceita pelos cooperados presentes. O produtor destacou a necessidade do comprometimento de cooperados e colaboradores para fazer com que a cooperativa continue se desenvolvendo e contribuindo para o desenvolvimento dos municípios de sua área de atuação.
Conselho de Administração
Cumprindo normas estatutárias foram eleitos os membros do Conselho de Administração para o mandato, são eles: Ricardo Khouri (presidente), Moacir Catabriga (vice-presidente), Luiz Gilberto (secretário), Evanis Roberto Lopes, José F. Amaral, Alberto Mazolla, e Walter de Souza.
Além disso, foram eleitos os componentes do Conselho Fiscal: José Edgar de Castro Andrade, Mário Hiroshi e Ercília de Souza, e os suplentes José Tarcísio, João Damasceno de Sá Filho e Carlos Alberto "Baía".
Ao encerrar a Assembleia Geral, Ricardo Khouri afirmou que o objetivo da COAPA para os próximos anos é gerar e promover a eficácia em seus processos, chamando atenção para o fato de que mesmo com o alcance das metas, o resultado financeiro não foi o esperado pela diretoria e cooperados. Segundo ele, a melhoria nos resultados só será possível com empenho de colaboradores e cooperados. Ainda destacou que os novos conselheiros são bastante experientes e podem contribuir consideravelmente nas ações da cooperativa.
Cumprimento de Metas
Na área de grãos a meta era receber 64 mil toneladas, mas o armazém recepcionou 76.227 mil quilos, 19% a mais do que a quantidade estipulada. Em relação ao sorgo foram armazenadas 8.460 toneladas, número 39% superior a meta estabelecida. Já de milho foram recebidas 8.460 toneladas superando em 21% as 7 toneladas previstas.
Metas também cumpridas na Unidade Comercial, onde foram comercializadas 25.038 toneladas de soja, 3.780 de sorgo e 5.400 de milho.
A Loja Agroveterinária da COAPA registrou um aumento de 21% nas vendas. O objetivo era ter um crescimento de 20%. Destaque também para a produção de leite que cresceu 50%.
A Unidade de Administração e Finanças conquistou seu principal objetivo: reduzir as despesas em 10%.
Atividades
O ano de 2012 foi marcado por centenas de ações nas áreas social, educacional e ambiental. Foram realizados treinamentos, visitas técnicas, seminários e simpósios.
Uma das principais conquistas da COAPA foi a visibilidade que passou a ter no Cooperativismo nacional, ao ser premiada em 3° lugar no 8° Prêmio Cooperativa do Ano - Categoria Difusão do Cooperativismo e 1° lugar na etapa estadual do 8° Prêmio Cooperativa do Ano - Categorias Difusão do Cooperativismo e Cooperativa Cidadã.
Balanço social
Pelo segundo ano seguido foi apresentado o Balanço Social, com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos cooperados, colaboradores, investidores, analistas de mercado e à comunidade.
Metas para 2013
- Dar continuidade ao projeto OQS - Organização do Quadro Social em parceria com a OCB/SESCOOP-TO;
- Implantar o Plano de Cargos e Salários;
- Realizar e sediar o V Simpósio da Agricultura Familiar;
- Iniciar as atividades da Fabrica de Ração;
- Incrementar a revitalização do Viveiro de Mudas Florestais, para promover a sustentabilidade dos cooperados e atender a demanda da região;
- Desenvolver projetos direcionados à Preservação Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
- Firmar parcerias estratégicas para a realização de seus projetos de fortalecimento de seu quadro social, diversificação de atividades e viabilização de novos negócios;
- Diminuir 6% dos custos administrativos através de processos mais eficazes;
- Alcançar qualidade ideal na unidade agroveterinária através de assistência técnica a cooperados;
- Operacionalização da balança de fluxo na Unidade de Armazenagem para otimizar as atividades de expedição e escoamento da safra.
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Resultado do processo seletivo
Aproximar os cooperados e suas famílias do cotidiano da cooperativa é o principal objetivo da Organização de Quadro Social (OQS). Disposto a formar pessoas capazes de desenvolver estratégias de OQS por todo o Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativsmo (Sescoop) oferece até amanhã um curso específico sobre o assunto, em Brasília.
Reunindo aproximadamente 80 pessoas, entre técnicos e gestores das áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento, o Curso de Organização do Quadro Social de Cooperativas tem por objetivo principal a construção conjunta de conceitos e ações capazes de mobilizar os cooperados em torno de sua cooperativa. O evento teve início ontem (13/03) e termina amanhã com uma aula sobre mensuração de resultados. A formação está sendo conduzida pelo consultor Nemízio de Souza e reúne profissionais de 23 unidades estaduais do Sescoop.
Na abertura do evento, o gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, destacou a importância do trabalho conjunto para o sucesso desta capacitação. "Tenho a certeza de que o curso será bastante interativo. Estamos com as nossas áreas finalísticas - Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento - trabalhando em conjunto. E é justamente essa a visão de OQS".
FORMAçãO
Responsável pela coordenação do curso, a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, ficou satisfeita com os resultados do primeiro dia do evento. "O curso de OQS é uma excelente oportunidade para desenvolvermos nossa própria equipe, ao invés de terceirizar esse serviço. Aqui, nesses dias, teremos condições de discutir e avaliar pontos fortes e fracos de ações já implementadas, aprender com as experiências e construir o que for melhor para o sistema cooperativista", comentou.
O professor Nemízio de Souza completa: "Não estou trazendo para vocês nenhuma receita de bolo, nem um referencial pronto e acabado. Nossa proposta é de socializar as experiências, aquilo que já temos e vem dando resultado, deixando disponível para que vocês utilizem de acordo com as particularidades de cada unidade estadual".
Segundo o professor, algumas cooperativas já executam o conceito de OQS há mais tempo do que outras. Mas é certo que muitas atuam de forma "intuitiva", sem sequer saber que estão realizando OQS. Daí a importância de promover um nivelamento conceitual entre todos os participantes. "O que queremos é estruturar aquilo que, de alguma forma já, acontece naturalmente. Afinal, a OQS representa a sustentabilidade do empreendimento cooperativo", finalizou.
Fonte: Informe OCB
1) Prestação de contas do Conselho Diretor - exercício 2012, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal e Auditoria;
2) Eleição e posse do Conselho Diretor (mandato 2013/2017);
3) Eleição e posse do Conselho Fiscal (mandato 2013/2017);
4) Definição do valor da Taxa de Manutenção;
5) Assuntos gerais.
Palmas, 07 de março de 2013
Ricardo Benedito khouri
Diretor Presidente
Janilton Gomes Leite
Coordenador da Comissão Eleitoral
Obs.: Informações detalhadas do processo eleitoral e estatuto social - site: www.ocbto.coop.br
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Resultado 2ª etapa nivel superior
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Resultado 2ª etapa nivel medio

GABARITO NíVEL SUPERIOR - 2ª Etapa - Avaliação de Conhecimentos

GABARITO NíVEL MéDIO - 2ª Etapa - Avaliação de Conhecimentos
Com o tema Quem pensa no futuro da sua cooperativa se encontra aqui, valorizando a participação dos associados nas decisões do negócio, a Cooperativa Sicredi União Cerrado promove, de 6 de fevereiro a 3 de abril, suas assembleias 2013. As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa do Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa, de interesse coletivo, ocorrem nas assembleias de núcleo. Juntos, os associados elegem seu representante, que são chamados de coordenadores de núcleo. Cada coordenador tem voto representativo e é responsável por levar as decisões dos associados do seu núcleo para a Assembleia Geral.
Na Assembleia Geral, os coordenadores de núcleo levam as decisões previamente votadas em assembleias de núcleo. "Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para os associados e para a nossa comunidade", destaca o vice-presidente da União Cerrado, Admivair Borges.
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No dia 8 de abril, após a realização das assembleias de núcleos nas cinco Unidades de Atendimento que integram a Sicredi União Cerrado estiverem concluídas, acontece a Assembleia Geral da Cooperativa em sua sede, Dianópolis-TO, momento em que os coordenadores de núcleo levam as decisões previamente votadas em assembleias. "Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para os associados e para a nossa comunidade", ressalta Admivair Borges.
Sobre o Sicredi
Com 1.185 mil unidades no país, o sistema está presente em 10 estados, com 2,3 milhões de cooperados. Atualmente, a Cooperativa Sicredi União Cerrado conta com mais de 3,9 mil associados e Unidades de Atendimento instaladas nos municípios tocantinenses: Palmas, Araguatins e Dianópolis, Pedro Afonso, e uma Unidade de Atendimento na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, além da sede da Superintendência Regional do Sicredi em Palmas.
Fonte: Assessoria Comunicação Sicredi
O presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes Júnior, falou do desafio de implementar uma gestão eficiente, moderna e acima de tudo transparente. "Não medimos esforços para avançar ainda mais. Dia a dia trabalhamos em conjunto com nossos colaboradores no sentido de profissionalizar nossas atividades. Planejamento foi uma palavra de ordem neste primeiro ano de gestão. Esperando o apoio dos colegas que nos elegeram, para que juntos, possamos a cada dia, oferecer um serviço de melhor qualidade a todos", disse o presidente.
Na área da gestão administrativa foram apresentadas as seguintes ações:
• Negociação para retorno do atendimento da especialidade de Urologia;
• Negociação para retorno do atendimento da especialidade de Otorrinos;
• Reuniões com especialidades: Ortopedia / Oftalmologia / Cirurgia Vascular;
• Terceirização Plena do Jurídico;
• Faturistas nos Hospitais;
• Implantada Auditoria in-loco para procedimentos alto custo;
• Implantado Procedimento de Auditoria Hospitalar próprio;
• Melhora da Gestão Documental (digitalização e custódia);
• Descredenciamento de Serviços de não cooperados;
• Implantada Sala de Vídeo Conferência;
• Padronização de Tabelas de Faturamento;
• Informativo de Glosas Informatizado;
• Auditoria por Especialidade;
• Integração de Sistemas;
• Controle do Ativo Patrimonial;
• Atualização Equipamentos de Informática;
• Credenciamento de Serviços (Terapia Ocupacional);
• Negociação para retorno do atendimento da especialidade Nefrologia;
• Melhoria no Layout da Cooperativa;
• Substituição de máquinas e equipamentos obsoletos;
QUALIFICAçãO
A Unimed Palmas em parceria com o SESCOOP/TO promoveu cursos de capacitação abertos para a participação de colaboradores, médicos cooperados e ainda para as secretárias de cooperados.
• Curso: "Secretariando com Sucesso"
• Curso Pós-Graduação Latu Sensu: "MBA em Gestão de Cooperativas"
• Programa GESCOOP
• Curso: "Atendimento ao Cliente Ramos Saúde"
• Curso: "Secretariando com Sucesso"
ASSEMBLéIAS 2012
A Unimed Palmas mantendo a transparência de suas ações realizou no ano de 2012 as seguintes Assembleias Gerais:
• Assembleia Geral Ordinária - 29/02/12
• Assembleia Geral Extraordinária - 18/05/12
• Assembleia Geral Extraordinária - 21/11/12
BALANçO SOCIAL 2012
O presidente da Unimed Palmas também apresentou as ações sociais promovidas pela cooperativa em 2012:
*HIPERTENSãO: Foram realizados mais de 200 atendimentos no Shopping Capim Dourado. Durante a ação enfermeiras aferiram a pressão dos visitantes, que puderem visualizar em uma mesa a quantidade de sódio e sal que contém nas cinco principais refeições dos brasileiros.
*DIA DO IDOSO: Apoio a ação em alusão ao Dia Internacional do Idoso, organizada pela Associação Amigos do Bem (AAB), no Parque Cesamar. O evento ofereceu uma série de atividades direcionadas a pessoas acima de 60 anos.
*DIA DO CLIENTE: café da manhã e balões para todos os clientes que visitaram a Central de Atendimento.
*DOAçãO DE SANGUE: Incentivo aos seus colaboradores a doarem sangue para ajudar a salvar vidas.
*PROGRAMA MéDICO CONECTADO - Tornar mais ágil e eficiente a comunicação entre o médico e a Unimed, economizar custos e garantir a sustentabilidade socioambiental. Com a adesão do médico, a comunicação passa a ser toda por email, eliminando assim o uso do papel. Foi sorteado neste evento um notebook doado pela Cooperativa Unicred Centro Brasileira.
*DIA DAS SECRETáRIAS - Realização do já tradicional evento comemorativo com uma Palestra de Integração e Desenvolvimento. Evento realizado em parceria com o Sescoop/To sem nenhum custo financeiro para a Unimed Palmas.
CONQUISTAS
UNIMED PALMAS OBTEM REGISTRO DEFINITIVO - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, no dia 12 de abril, que foi concedido o registro definitivo de funcionamento para Unimed Palmas.
ENCONTRO DAS UNIMEDS DO TOCANTINS - O VII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins, promovido pela Federação das Unimeds de Goiás e Tocantins, tendo como anfitriã a Unimed Palmas. Discutiram "Avanços e perspectivas", "Recursos Próprios" e "Fontes de Financiamento para Recursos Próprios".
REAJUSTE VALOR DA CONSULTA - Aumentou desde 15/06/2012, o valor pago pela consulta eletiva para R$ 60,00 (Sessenta reais).
SEME - SERVIçO DE ESPECIALIDADES MéDICAS - Inaugurado no dia 26 de setembro este serviço, neste primeiro momento, está disponível ao usuário atendimentos na área de Pediatria e Endocrinologia. Os atendimentos no SEME serão de consultas eletivas (não urgentes) e devem ser agendados através do telefone 3214-4844. O horário de funcionamento é das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
CONSELHO FISCAL
Ao final da Assembleia foi eleito o Conselho Fiscal para o exercício de 2013. Sendo agora formado por: Gustavo Frederico Alpino, José Marcelino Viana, Valter Machado de Castro Filho, Fernando Motta, Carlos Arthur, Silvio Alves da Silva.
Fonte: Assesoria de comunicação Unimed Palmas.