Notícias
Notícias
0 minutes read
Brasília (4/2) - Foram dois dias de reuniões intensas, uma em seguida da outra. Ao final, o resultado: metas estabelecidas, prioridades definidas e um calendário bastante extenso para o ramo crédito em 2014. Na segunda-feira pela manhã, quem deu início às atividades foi o Grupo Técnico do Conselho Consultivo de Crédito da OCB (Ceco). Na ocasião, os membros deram andamento às discussões sobre assuntos prioritários para o segmento, como o projeto que debaterá a supervisão em cooperativas de crédito.
Este foi um tema que dominou boa parte da agenda. Reunidos com representantes do Banco Central do Brasil, os membros do GT se debruçaram sobre uma proposta de agenda para conseguirem finalizar o trabalho. "A expectativa é que até o próximo Fórum sobre Inclusão Financeira, do BC, tenhamos todas as definições", afirmou o conselheiro Manfred Dasenbrock. O Fórum está marcado para acontecer na cidade de Florianópolis, em novembro deste ano.
O Plano de Ação do Ceco para 2014 também foi item de pauta. Os membros do GT fizeram um balanço dos resultados obtidos em 2013 e revisaram as ações prioritárias para 2014. A ideia é levar a proposta aprovada pela coordenação para a próxima reunião plenária do Conselho, marcada para 7 de maio, na sede da OCB.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Este foi um tema que dominou boa parte da agenda. Reunidos com representantes do Banco Central do Brasil, os membros do GT se debruçaram sobre uma proposta de agenda para conseguirem finalizar o trabalho. "A expectativa é que até o próximo Fórum sobre Inclusão Financeira, do BC, tenhamos todas as definições", afirmou o conselheiro Manfred Dasenbrock. O Fórum está marcado para acontecer na cidade de Florianópolis, em novembro deste ano.
O Plano de Ação do Ceco para 2014 também foi item de pauta. Os membros do GT fizeram um balanço dos resultados obtidos em 2013 e revisaram as ações prioritárias para 2014. A ideia é levar a proposta aprovada pela coordenação para a próxima reunião plenária do Conselho, marcada para 7 de maio, na sede da OCB.
Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
Ao mesmo tempo em que passa por manutenção geral e recebe novos investimentos em melhorias, no valor de aproximadamente R$ 500 mil, o armazém de grãos da Coapa, em Pedro Afonso, começa a receber soja da Safra 2013/2014.
A recepção iniciou no final do último mês de janeiro. Até o final da tarde da terça-feira, 4 de fevereiro, a unidade tinha recepcionado 617.249 toneladas da oleaginosa.
Os grãos são provenientes de áreas dos produtores pedroafonsinons Luciano Calegaro e João Damasceno de Sá Filho, de Luiz Rossato, de Santa Maria do Tocantins, e de Claudemir Antonio Scaramal, do município de Miranorte.
Na safra anterior, o armazém da Coapa recebeu 71.500 toneladas de soja.
O gerente comercial da cooperativa, Nelzivan Carvalho Neves, afirma que a meta para esse ano agrícola é bater o recorde e armazenar até 80 mil toneladas.
"Tudo vai depender da logística de escoamento de grãos de trem até os portos e nos portos brasileiros que enviam a soja para o exterior. O armazém está preparado para alcançar a marca de 80 mil toneladas", avalia Nelzivan.
A recepção iniciou no final do último mês de janeiro. Até o final da tarde da terça-feira, 4 de fevereiro, a unidade tinha recepcionado 617.249 toneladas da oleaginosa.
Os grãos são provenientes de áreas dos produtores pedroafonsinons Luciano Calegaro e João Damasceno de Sá Filho, de Luiz Rossato, de Santa Maria do Tocantins, e de Claudemir Antonio Scaramal, do município de Miranorte.
Na safra anterior, o armazém da Coapa recebeu 71.500 toneladas de soja.
O gerente comercial da cooperativa, Nelzivan Carvalho Neves, afirma que a meta para esse ano agrícola é bater o recorde e armazenar até 80 mil toneladas.
"Tudo vai depender da logística de escoamento de grãos de trem até os portos e nos portos brasileiros que enviam a soja para o exterior. O armazém está preparado para alcançar a marca de 80 mil toneladas", avalia Nelzivan.
Notícias
0 minutes read
Debater detalhes do funcionamento a 14ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) foi o assunto da reunião que ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 03, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O encontrou contou com a participação do secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, além de diretores e coordenadores das pastas e de outros parceiros, como a Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Fundação Universidade do Tocantins (UFT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Desenvolvimento rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Tocantins (DFDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Faculdade Católica (FACTO), Sindicato e Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB/TO), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (SESCOOP/TO) entre outros.
O secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, destacou que neste ano a agricultura familiar será o foco principal não só da Agrotins, como também da própria Seagro. "A agricultura familiar precisa ser tratada de uma forma muito carinhosa. Não é assistencialismo. Os produtores trabalham com uma logística diferenciada, mas na hora de vender os produtos, precisam competir com o mesmo preço de empresas grandes que têm custo de produção reduzido", explicou. O diretor de Fomento à Agricultura Familiar, Marcelo Gualberto, reforçou a importância do evento em discutir o fortalecimento do setor. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do Brasil.
Durante a reunião, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua pontuou algumas das novidades para este ano. A área institucional irá permanecer, enquanto a área de máquinas vai sofrer um aumento para atender aos pedidos das empresas parceiras. No total, a Agrotins estará com 12 mil m2 a mais de extensão em relação à edição anterior.
Ainda segundo Padua, a maioria das licitações para o evento já foi realizada. Além disso, na reunião foram formados os grupos de trabalho da organização da Agrotins e debatidas as estratégias para a oferta de palestras e capacitações. Na ocasião, também foi apresentado o "Sentimentos da Terra", um caminhão-museu que revela a trajetória de movimentos ligados à luta agrária. O caminhão estará presente no evento e é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A expectativa de participação do público no evento deste ano é que supere os anos anteriores. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, um dos principais fatores que podem influenciar é o asfaltamento do acesso à Agrotins. "O asfalto era uma demanda importante, e que agora traz mais comodidade aos visitantes" frisou. De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Agronegócio, Angelina Souto, as caravanas já estão em formação para trazer cerca de 1600 produtores do interior do Estado para o evento. A Agrotins 2014 acontecerá de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional.
Andressa Figueiredo/Daniel Santos - Ascom/Seagro
Revisão: Tatielle Mello
- See more at: http://seagro.to.gov.br/noticia/2014/2/3/seagro-e-parceiros-debatem-atividades-da-agrotins-2014/#sthash.gDkJYwfF.dpuf
O secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, destacou que neste ano a agricultura familiar será o foco principal não só da Agrotins, como também da própria Seagro. "A agricultura familiar precisa ser tratada de uma forma muito carinhosa. Não é assistencialismo. Os produtores trabalham com uma logística diferenciada, mas na hora de vender os produtos, precisam competir com o mesmo preço de empresas grandes que têm custo de produção reduzido", explicou. O diretor de Fomento à Agricultura Familiar, Marcelo Gualberto, reforçou a importância do evento em discutir o fortalecimento do setor. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos do Brasil.
Durante a reunião, o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua pontuou algumas das novidades para este ano. A área institucional irá permanecer, enquanto a área de máquinas vai sofrer um aumento para atender aos pedidos das empresas parceiras. No total, a Agrotins estará com 12 mil m2 a mais de extensão em relação à edição anterior.
Ainda segundo Padua, a maioria das licitações para o evento já foi realizada. Além disso, na reunião foram formados os grupos de trabalho da organização da Agrotins e debatidas as estratégias para a oferta de palestras e capacitações. Na ocasião, também foi apresentado o "Sentimentos da Terra", um caminhão-museu que revela a trajetória de movimentos ligados à luta agrária. O caminhão estará presente no evento e é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A expectativa de participação do público no evento deste ano é que supere os anos anteriores. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, um dos principais fatores que podem influenciar é o asfaltamento do acesso à Agrotins. "O asfalto era uma demanda importante, e que agora traz mais comodidade aos visitantes" frisou. De acordo com a diretora de Sustentabilidade do Agronegócio, Angelina Souto, as caravanas já estão em formação para trazer cerca de 1600 produtores do interior do Estado para o evento. A Agrotins 2014 acontecerá de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional.
Andressa Figueiredo/Daniel Santos - Ascom/Seagro
Revisão: Tatielle Mello
- See more at: http://seagro.to.gov.br/noticia/2014/2/3/seagro-e-parceiros-debatem-atividades-da-agrotins-2014/#sthash.gDkJYwfF.dpuf
Notícias
0 minutes read
O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 - Palmas/TO, torna público que realizará a licitação na modalidade Pregão Presencial, do tipo MENOR TAXA DE ADMINISTRAçãO, no dia 10/02/2014, às 15h00mim, cujo objeto é a Contratação de empresa especializada para fornecimento de cartões magnéticos para abastecimento de combustíveis (gasolina, etanol e óleo diesel), de forma contínua e ininterrupta na capital e interior do estado do Tocantins, bem como em municípios interestaduais circunvizinhos ao Tocantins, relativo ao processo administrativo n° 015/2014, a qual será processada e julgada conforme dispõe o edital abaixo.
.jpg)
Edital Pregão Presencial N°. 001/2014
.jpg)
Edital Pregão Presencial N°. 001/2014
Notícias
0 minutes read
O Sicoob Credipar, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) iniciaram parceria para atender os produtores de seringueira, oferecendo uma nova possibilidade de obter recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A parceria consiste em oferecer ao produtor assistência técnica, realização de seminário sobre o assunto e repasse dos recursos para os projetos do Pronaf. Os associados do Sicoob Credipar, também serão beneficiados com o projeto. O diretor presidente Gilberto Moraes visitou o Sicoob Goiás Central e explicou que a cooperativa vai entrar com recursos para os associados financiarem o cultivo da seringueira. "Somente duas instituições financeiras disponibilizarão recursos para o projeto e o Sicoob é uma delas", afirmou Moraes. A Seagro e o Sebrae dispõem de R$1,2 milhão para a assistência técnica aos produtores durante três anos.
Fonte: Sicoob Goiás Central - Foto: Painel Florestal
Fonte: Sicoob Goiás Central - Foto: Painel Florestal
Notícias
0 minutes read
As cooperativas de todo o Brasil devem se preparar para adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que já está em vigor. A ferramenta é um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), implantado pelo governo federal para desburocratizar, simplificar o cumprimento das obrigações trabalhistas e aumentar a fiscalização do governo sobre empresas.
A intenção é unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O eSocial estabelece a emissão, de forma digital, das informações de folha de pagamento e das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais ao governo. Foi elaborado por meio de uma ação conjunta entre Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Previdência Social e Receita Federal do Brasil.
A 12ª edição da revista Saber Cooperar, publicação do Sistema OCB, apresenta o assunto com profundidade, sob a análise do coordenador de processos da Gerência Financeira, Carlos Baena. CONFIRA!!!
A intenção é unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. O eSocial estabelece a emissão, de forma digital, das informações de folha de pagamento e das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais ao governo. Foi elaborado por meio de uma ação conjunta entre Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Previdência Social e Receita Federal do Brasil.
A 12ª edição da revista Saber Cooperar, publicação do Sistema OCB, apresenta o assunto com profundidade, sob a análise do coordenador de processos da Gerência Financeira, Carlos Baena. CONFIRA!!!
Notícias
0 minutes read
O mapa de Cenários e Desafios do Cooperativismo, até 2025, que constitui a base do planejamento do Sistema OCB para os próximos anos será desenhado entre segunda e terça-feira, em Brasília, pela Diretoria Executiva, Conselhos de Administração do Sescoop, CNCoop e OCB, gerências gerais e áreas finalísticas.
De acordo com o gerente de Planejamento, Emanoel Malta, o grupo de executivos, líderes e gestores terão a tarefa de definir como o cooperativismo deverá ser visto em 2025. O passo seguinte será identificar os desafios e motivadores para que essa visão futura se consolide. Depois de ultrapassarem essas duas etapas, o grupo definirá a missão sistêmica das três entidades (CNCoop, Sescoop e OCB).
Como parte dos subsídios para a construção desse mapa, a empresa Macroplan apresentará o resultado de uma série de pesquisas e entrevistas, realizada nos últimos meses com mais de 600 pessoas (dirigentes, especialistas, gestores e público-focais).
Emanuel informou, ainda, que uma nova reunião será marcada, com o objetivo de elaborarem os objetivos estratégicos e as estratégias das três casas que compõem o Sistema OCB.
De acordo com o gerente de Planejamento, Emanoel Malta, o grupo de executivos, líderes e gestores terão a tarefa de definir como o cooperativismo deverá ser visto em 2025. O passo seguinte será identificar os desafios e motivadores para que essa visão futura se consolide. Depois de ultrapassarem essas duas etapas, o grupo definirá a missão sistêmica das três entidades (CNCoop, Sescoop e OCB).
Como parte dos subsídios para a construção desse mapa, a empresa Macroplan apresentará o resultado de uma série de pesquisas e entrevistas, realizada nos últimos meses com mais de 600 pessoas (dirigentes, especialistas, gestores e público-focais).
Emanuel informou, ainda, que uma nova reunião será marcada, com o objetivo de elaborarem os objetivos estratégicos e as estratégias das três casas que compõem o Sistema OCB.
Notícias
0 minutes read
Para aproveitar o clima de futebol e Copa do Mundo que toma conta do País, o Sicredi lança neste mês de janeiro mais uma promoção para seus associados: a Sorte em Campo Sicredi. A campanha está alinhada com outras ações, como a "Seu Cartão Sicredi Visa Bate um Bolão", que levará 20 associados portadores do Cartão Sicredi Visa para assistir a jogos da Copa 2014, e o patrocínio do 100° Campeonato Paranaense de Futebol. Na Sorte em Campo Sicredi, a instituição financeira cooperativa distribuirá, até agosto, 25 prêmios semanais de R$ 30 mil e um prêmio final de R$ 250 mil a associados pessoas físicas e jurídicas, totalizando R$ 1 milhão.
Promoção - Participam da promoção os associados que investirem em poupança, depósito à prazo (RDC / Sicredinvest), fundos de investimento e capital social ou que indicarem amigos e familiares convertidos em associação, conforme previsto no regulamento. A promoção se estende até o dia 31 de julho. Os sorteios serão semanais pela Loteria Federal. O primeiro será no dia 15 de fevereiro e o prêmio final será sorteado no dia 16 de agosto. Os números da sorte serão atribuídos aos associados pelas cooperativas de crédito de forma eletrônica, sem a necessidade de cadastro do participante. Os associados poderão consultar seus números e o regulamento completo no site da promoção - www.sorteemcamposicredi.com.br, na sua unidade de atendimento ou pelo SAC Sicredi - 0800 724 7220.
Notícias
0 minutes read
Na segunda reunião do Núcleo Feminino da Coapa deste ano, realizada na noite da segunda-feira, 20 de janeiro, no auditório da cooperativa em Pedro Afonso, foram definidos detalhes para a realização do primeiro curso de 2014 - Bombons e Ovos de Páscoa -, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro, em local ainda a ser definido.
Doze integrantes do grupo participaram, entre elas Cleidimara Sinigaglia, que se comprometeu a ministrar o curso voluntariamente, sendo necessário apenas a aquisição de materiais que serão usados durante as atividades.
Presente ao encontro, a superintendente do Sistema OCB/Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, destacou que a entidade que congrega as cooperativas tocantinenses, continuará apoiando as ações do Núcleo Feminino da Coapa. "Valorizamos muito este trabalho. Porque uma cooperativa além do negócio tem um papel social. Nesse aspecto a família do cooperado tem função fundamental", disse Maria José, ressaltando que para 2014 já estão programados cinco cursos de qualificação e geração de renda através do programa Gera Renda.
O técnico de Monitoramento do OCB/Sescoop/TO Rogério Dias Lopes Silva também participou da reunião e se colocou à disposição para apoiar as ações das cooperativistas de Pedro Afonso e região.
A reunião ainda contou com uma dinâmica para descontração das participantes, Momento Cooperativista, com leitura de texto, e um lanche.
As integrantes do Núcleo Feminino voltam a se reunir no próximo dia 03 fevereiro, em local a ser definido.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).
Doze integrantes do grupo participaram, entre elas Cleidimara Sinigaglia, que se comprometeu a ministrar o curso voluntariamente, sendo necessário apenas a aquisição de materiais que serão usados durante as atividades.
Presente ao encontro, a superintendente do Sistema OCB/Sescoop/TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, destacou que a entidade que congrega as cooperativas tocantinenses, continuará apoiando as ações do Núcleo Feminino da Coapa. "Valorizamos muito este trabalho. Porque uma cooperativa além do negócio tem um papel social. Nesse aspecto a família do cooperado tem função fundamental", disse Maria José, ressaltando que para 2014 já estão programados cinco cursos de qualificação e geração de renda através do programa Gera Renda.
O técnico de Monitoramento do OCB/Sescoop/TO Rogério Dias Lopes Silva também participou da reunião e se colocou à disposição para apoiar as ações das cooperativistas de Pedro Afonso e região.
A reunião ainda contou com uma dinâmica para descontração das participantes, Momento Cooperativista, com leitura de texto, e um lanche.
As integrantes do Núcleo Feminino voltam a se reunir no próximo dia 03 fevereiro, em local a ser definido.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).
Notícias
0 minutes read
Brasília (20/01) - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, acaba de divulgar o resultado da balança comercial brasileira, relativa às cooperativas do País. De acordo com o documento, no que diz respeito à participação na pauta, as exportações das cooperativas passaram de 1,7%, em 2007, para o patamar de 2,5% em 2013.
Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5.675,8 milhões no acumulado janeiro-dezembro do ano passado.
Do lado da importação, houve acréscimo de 0,4% nas compras externas efetuadas por cooperativas, que passaram de US$ 395,0 milhões, em 2012, para US$ 396,7 milhões, em 2013.
"Esse resultado mostra que as cooperativas têm garantido sua fatia de mercado e, é claro, ampliando suas negociações. Cada vez mais o produto das nossas cooperativas tem sido valorizado, ocupando as prateleiras do Brasil e do mundo. Certamente, 2014 será bem melhor", avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
PRODUTOS - Entre os 10 principais produtos exportados pelas cooperativas, no ano de 2013, destacam-se:
1- Açúcar refinado (com vendas de US$ 1.004,2 milhões, representando 16,5% do total exportado pelas cooperativas);
2- Soja em grão (US$ 771,4 milhões, 12,7%);
3- Carne de frango (US$ 761,8 milhões, 12,5%);
4- Farelo de soja (US$ 742,9 milhões, 12,2%);
5- Café em grão (US$ 632,4 milhões, 10,4%);
6- Etanol (US$ 579,5 milhões, 9,5%);
7- Açúcar em bruto (US$ 438,9 milhões, 7,2%);
8- Carne suína congelada (US$ 213,2 milhões, 3,5%);
9- óleo de soja (US$ 183,0 milhões, 3,0%);
10- Algodão em bruto (US$ 169,6 milhões, 2,8%);
MERCADOS - Em 2013, as vendas externas das cooperativas alcançaram 143 países. Já em 2012, este número indicou 137 países de destino. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os 10 principais destinos:
1- China (vendas de US$ 933,9 milhões, representando 15,4% do total);
2- Estados Unidos (US$ 663,6 milhões, 10,9%);
3- Emirados árabes Unidos (US$ 472,5 milhões, 7,8%);
4- Países Baixos (US$ 394,7 milhões, 6,5%);
5- Alemanha (US$ 363,0 milhões, 6,0%);
6- Japão (US$ 274,3 milhões, 4,5%);
7- Arábia Saudita (US$ 194,8 milhões, 3,2%);
8- Coreia do Sul (US$ 182,8 milhões, 3,0%);
9- Hong Kong (US$ 174,1 milhões, 2,9%);
10- Nigéria (US$ 128,2 milhões, 2,1%);
EXPORTAçõES POR ESTADO DA FEDERAçãO - Em 2013, das 27 Unidades da Federação, 21 realizaram exportações por meio de cooperativas. Em 2012, esse número registrou 19 estados. Paraná foi o estado com maior valor de exportações de cooperativas, US$ 1.909,2 milhões, representando 31,4% do total das exportações deste segmento.
Em seguida aparecem: São Paulo (US$ 1.873,8 milhões, 30,9%); Minas Gerais (US$ 613,6 milhões, 10,1%); Santa Catarina (US$ 471,4 milhões, 7,8%); Mato Grosso do Sul (US$ 382,1 milhões, 6,3%); Mato Grosso (US$ 349,2 milhões, 5,8%); Rio Grande do Sul (US$ 213,2 milhões, 3,5%); e Tocantins (US$ 71,8 milhões, 1,2%).
PORTOS - Em 2013, as exportações por meio de cooperativas foram conduzidas em 41 Portos, Aeroportos e Rodovias. Em 2012, este número totalizou 37.
O porto de Santos registrou o maior valor de exportações de cooperativas, US$ 2.812,5 milhões, o que representou 46,3% do total das exportações do segmento. Também aparecem: Paranaguá (US$ 2.345,4 milhões, 38,6%); Itajaí (US$ 443,3 milhões, 7,3%); Rio Grande (US$ 167,3 milhões, 2,8%); São Francisco do Sul (US$ 121,3 milhões, 2,0%); e Manaus (US$ 51,6 milhões, 0,8%). (Com informações da Assessoria de Comunicação do MDIC)
fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5.675,8 milhões no acumulado janeiro-dezembro do ano passado.
Do lado da importação, houve acréscimo de 0,4% nas compras externas efetuadas por cooperativas, que passaram de US$ 395,0 milhões, em 2012, para US$ 396,7 milhões, em 2013.
"Esse resultado mostra que as cooperativas têm garantido sua fatia de mercado e, é claro, ampliando suas negociações. Cada vez mais o produto das nossas cooperativas tem sido valorizado, ocupando as prateleiras do Brasil e do mundo. Certamente, 2014 será bem melhor", avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
PRODUTOS - Entre os 10 principais produtos exportados pelas cooperativas, no ano de 2013, destacam-se:
1- Açúcar refinado (com vendas de US$ 1.004,2 milhões, representando 16,5% do total exportado pelas cooperativas);
2- Soja em grão (US$ 771,4 milhões, 12,7%);
3- Carne de frango (US$ 761,8 milhões, 12,5%);
4- Farelo de soja (US$ 742,9 milhões, 12,2%);
5- Café em grão (US$ 632,4 milhões, 10,4%);
6- Etanol (US$ 579,5 milhões, 9,5%);
7- Açúcar em bruto (US$ 438,9 milhões, 7,2%);
8- Carne suína congelada (US$ 213,2 milhões, 3,5%);
9- óleo de soja (US$ 183,0 milhões, 3,0%);
10- Algodão em bruto (US$ 169,6 milhões, 2,8%);
MERCADOS - Em 2013, as vendas externas das cooperativas alcançaram 143 países. Já em 2012, este número indicou 137 países de destino. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os 10 principais destinos:
1- China (vendas de US$ 933,9 milhões, representando 15,4% do total);
2- Estados Unidos (US$ 663,6 milhões, 10,9%);
3- Emirados árabes Unidos (US$ 472,5 milhões, 7,8%);
4- Países Baixos (US$ 394,7 milhões, 6,5%);
5- Alemanha (US$ 363,0 milhões, 6,0%);
6- Japão (US$ 274,3 milhões, 4,5%);
7- Arábia Saudita (US$ 194,8 milhões, 3,2%);
8- Coreia do Sul (US$ 182,8 milhões, 3,0%);
9- Hong Kong (US$ 174,1 milhões, 2,9%);
10- Nigéria (US$ 128,2 milhões, 2,1%);
EXPORTAçõES POR ESTADO DA FEDERAçãO - Em 2013, das 27 Unidades da Federação, 21 realizaram exportações por meio de cooperativas. Em 2012, esse número registrou 19 estados. Paraná foi o estado com maior valor de exportações de cooperativas, US$ 1.909,2 milhões, representando 31,4% do total das exportações deste segmento.
Em seguida aparecem: São Paulo (US$ 1.873,8 milhões, 30,9%); Minas Gerais (US$ 613,6 milhões, 10,1%); Santa Catarina (US$ 471,4 milhões, 7,8%); Mato Grosso do Sul (US$ 382,1 milhões, 6,3%); Mato Grosso (US$ 349,2 milhões, 5,8%); Rio Grande do Sul (US$ 213,2 milhões, 3,5%); e Tocantins (US$ 71,8 milhões, 1,2%).
PORTOS - Em 2013, as exportações por meio de cooperativas foram conduzidas em 41 Portos, Aeroportos e Rodovias. Em 2012, este número totalizou 37.
O porto de Santos registrou o maior valor de exportações de cooperativas, US$ 2.812,5 milhões, o que representou 46,3% do total das exportações do segmento. Também aparecem: Paranaguá (US$ 2.345,4 milhões, 38,6%); Itajaí (US$ 443,3 milhões, 7,3%); Rio Grande (US$ 167,3 milhões, 2,8%); São Francisco do Sul (US$ 121,3 milhões, 2,0%); e Manaus (US$ 51,6 milhões, 0,8%). (Com informações da Assessoria de Comunicação do MDIC)
fonte: www.brasilcooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
O Sistema OCB/SESCOOP-TO em parceria com a Unimed Araguaína promoveu no último dia 18 de janeiro o curso "Como vender mais e melhor" que foi ministrado pelo instrutor André Raposo. O evento foi realizado na sede da Cooperativa localizada no município de Araguaína/TO.
O curso teve como objetivo capacitar os participantes para o planejamento de um modelo de gestão de vendas, que possibilitará o aumento na qualidade e na quantidade das vendas da organização cooperativa
Para a analista técnica do SESCOOP/TO Gianna Machado "Todos os colaboradores das cooperativas direto ou indiretamente são vendedores e necessitam de capacitações para conhecerem melhor o mercado e se reciclarem, por isso é essencial que saibam as táticas que são empregadas para que o negócio seja sempre viável "
O curso teve como objetivo capacitar os participantes para o planejamento de um modelo de gestão de vendas, que possibilitará o aumento na qualidade e na quantidade das vendas da organização cooperativa
Para a analista técnica do SESCOOP/TO Gianna Machado "Todos os colaboradores das cooperativas direto ou indiretamente são vendedores e necessitam de capacitações para conhecerem melhor o mercado e se reciclarem, por isso é essencial que saibam as táticas que são empregadas para que o negócio seja sempre viável "
Notícias
0 minutes read
OCB-TO divulga orientação para a Contribuição Sindical Patronal que vence em 31/01/2014.
A Contribuição Sindical Patronal tem caráter tributário e é obrigatória, independente da vontade dos contribuintes. O calculo é baseado nos artigos 588 e 589 da CLT.
A OCB disponibiliza uma "Cartilha Sindical", contendo orientações sobre o tema e também o "Manual de Orientação para Emissão da Guia", para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO.
Tabela da Contribuição Sindical Patronal das Cooperativas do Tocantins - Exercício 2014
Tabela da Contribuição Sindical estabelecida pela CNCOOP - Confederação Nacional das Cooperativas, homologada pela FECOOP CENTRO OESTE/TOCANTINS - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal, dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e referendada, na Assembleia Geral Extraordinária, da OCB/TO, do dia 22/11/2013, e ainda, publicada no Jornal do Tocantins, dias 10, 11 e 12/12/2013 - seção classificados - elaborada e aprovada conforme o Art. 580, itens II e III, parágrafo 1° ao 5° da Constituição das Leis do Trabalho, com a redação dada pela Lei n° 7.047, de 01.12.82 e parágrafo 1° do art. IV do Decreto lei 1.166/71. Valor-base: R$125,54 (cento e vinte e cinco reais e cinquenta e quatro centavos).

Valor-base: R$125,54 (cento e vinte e cinco reais e cinquenta e quatro centavos).
Instruções para Cálculo:
A cooperativa deverá verificar seu capital em 31/12/2013 e ver seu enquadramento na tabela acima, como por exemplo:
• Capital Social: R$100.000,00
Notas:
1) As cooperativas cujo capital social seja igual ou inferior a R$ 9.415,50, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal mínima de R$ 75,32, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);
2) As cooperativas cujo capital social seja superior a R$ 100.432.000,01, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal máxima de R$ 35.452,50, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);
3) Base de cálculo conforme art. 21 da Lei n° 8.178, e 01 de março de 1991 e atualizado pela mesma variação da UFIR, de acordo com o art. 2° da Lei n° 8.383, de 30 de dezembro de 1991.
Lembrando, que apenas 60% do montante quitado/pago por V.Sas. pertencem à OCB/TO, esse rateio é determinado por legislação federal. 15% pertencem à FECOOP CO/TO (nossa Federação das OCB"s do TO, MT, MS, GO e DF) , 5% à CNCOOP e 20% ao Governo Federal (são os recursos do FAT). O Manual para Emissão de Guia de Recolhimento Sindical, contendo o passo a passo para emissão da guia, está disponível em nosso site: www.ocbto.coop.br. Para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO.
Dúvidas podem ser sanadas através dos e-mails:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones: (63) 3215 3291 / 8105 0440 (vivo).
Ofício Contribuição Sindical 2014
A Contribuição Sindical Patronal tem caráter tributário e é obrigatória, independente da vontade dos contribuintes. O calculo é baseado nos artigos 588 e 589 da CLT.
A OCB disponibiliza uma "Cartilha Sindical", contendo orientações sobre o tema e também o "Manual de Orientação para Emissão da Guia", para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO.
Tabela da Contribuição Sindical Patronal das Cooperativas do Tocantins - Exercício 2014
Tabela da Contribuição Sindical estabelecida pela CNCOOP - Confederação Nacional das Cooperativas, homologada pela FECOOP CENTRO OESTE/TOCANTINS - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal, dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e referendada, na Assembleia Geral Extraordinária, da OCB/TO, do dia 22/11/2013, e ainda, publicada no Jornal do Tocantins, dias 10, 11 e 12/12/2013 - seção classificados - elaborada e aprovada conforme o Art. 580, itens II e III, parágrafo 1° ao 5° da Constituição das Leis do Trabalho, com a redação dada pela Lei n° 7.047, de 01.12.82 e parágrafo 1° do art. IV do Decreto lei 1.166/71. Valor-base: R$125,54 (cento e vinte e cinco reais e cinquenta e quatro centavos).

Valor-base: R$125,54 (cento e vinte e cinco reais e cinquenta e quatro centavos).
Instruções para Cálculo:
A cooperativa deverá verificar seu capital em 31/12/2013 e ver seu enquadramento na tabela acima, como por exemplo:
• Capital Social: R$100.000,00
Enquadramento: Faixa 3 da Tabela Valor da Contribuição: R$ 100.000,00 x 0,20% = R$200,00 R$200,00 + R$112,99 (valor a adicionar) = R$312,99 Valor da contribuição é de R$312,99 |
Notas:
1) As cooperativas cujo capital social seja igual ou inferior a R$ 9.415,50, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal mínima de R$ 75,32, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);
2) As cooperativas cujo capital social seja superior a R$ 100.432.000,01, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal máxima de R$ 35.452,50, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);
3) Base de cálculo conforme art. 21 da Lei n° 8.178, e 01 de março de 1991 e atualizado pela mesma variação da UFIR, de acordo com o art. 2° da Lei n° 8.383, de 30 de dezembro de 1991.
Contribuição Sindical recolhida fora do prazo legal
O Decreto n° 78.339 de 31/08/76, que alterou o artigo 600 da CLT, tem a seguinte redação: "Art.1° - A contribuição sindical que trata o capítulo II do título V, da Consolidação das Leis do Trabalho, recolhida fora dos prazos fixados nos artigos 586 a 587, da mesma Consolidação; e no Parágrafo único deste artigo, quando espontânea o recolhimento será acrescido de: I - Atualização monetária do seu valor, em UFIR II - Juros de mora". Art 3° - A multa prevista no item II, do artigo 1°, serão calculadas a partir do primeiro dia do mês subseqüente ao do vencimento do prazo de recolhimento. III - Adicional de 2% (dois por cento) por mês ou fração de mês, a partir do primeiro bimestre ao do vencimento do prazo do recolhimento. Art. 4° - Os juros de mora, a que se refere o item III, do artigo 1°, serão calculados a partir do primeiro mês subseqüente ao do prazo de vencimento do recolhimento, na base de 1% (um por cento) ao mês ou fração de mês. Alertamos que de acordo com o art. 606 da CLT a OCB/TO poderá promover cobrança judicial da citada Contribuição em caso de inadimplência. |
Lembrando, que apenas 60% do montante quitado/pago por V.Sas. pertencem à OCB/TO, esse rateio é determinado por legislação federal. 15% pertencem à FECOOP CO/TO (nossa Federação das OCB"s do TO, MT, MS, GO e DF) , 5% à CNCOOP e 20% ao Governo Federal (são os recursos do FAT). O Manual para Emissão de Guia de Recolhimento Sindical, contendo o passo a passo para emissão da guia, está disponível em nosso site: www.ocbto.coop.br. Para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO.
Dúvidas podem ser sanadas através dos e-mails:
.jpg)
Notícias
0 minutes read
A Receita Federal entendeu que as cooperativas, por serem sociedades simples, estão dispensadas da Escrituração Contábil Digital (ECD). A decisão está na Solução de Consulta n° 45, da Coordenadoria-Geral de Tributação (Cosit), publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.
No texto, editado para orientar contribuintes e fiscais, a Receita afirma que a obrigatoriedade de adoção da ECD, de que trata a Instrução Normativa n° 787 (regulamentação do Decreto n° 6.022, de 2007), alcança apenas os empresários e as sociedades empresárias. "Em que pese isso, a nova disciplina introduzida pelo Decreto n° 7.979, de 2013, abre espaço para que, nos termos a serem regulamentados pela Receita, tal obrigatoriedade possa ser estendida a outras pessoas jurídicas além das sociedades empresárias", diz a solução.
Para a advogada Marluzi Barros, do escritório Siqueira Castro Advogados, fica claro que ainda pode ser exigida a escrituração digital dos livros contábeis e fiscais de outras sociedades simples, desde que seja publicada regulamentação específica.
Com base na Instrução Normativa n° 1.420, de 2013, que também regulamenta a ECD, porém, o advogado Fabio Calcini, do Brasil Salomão & Matthes Advocacia, afirma que as grandes cooperativas, tributadas pelo lucro real, são obrigadas a fazer a escrituração digital. O artigo 3° da norma estabelece que as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no lucro real são obrigadas a adotar a escrituração digital em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1° de janeiro deste ano.
(Fonte: Valor Econômico)
No texto, editado para orientar contribuintes e fiscais, a Receita afirma que a obrigatoriedade de adoção da ECD, de que trata a Instrução Normativa n° 787 (regulamentação do Decreto n° 6.022, de 2007), alcança apenas os empresários e as sociedades empresárias. "Em que pese isso, a nova disciplina introduzida pelo Decreto n° 7.979, de 2013, abre espaço para que, nos termos a serem regulamentados pela Receita, tal obrigatoriedade possa ser estendida a outras pessoas jurídicas além das sociedades empresárias", diz a solução.
Para a advogada Marluzi Barros, do escritório Siqueira Castro Advogados, fica claro que ainda pode ser exigida a escrituração digital dos livros contábeis e fiscais de outras sociedades simples, desde que seja publicada regulamentação específica.
Com base na Instrução Normativa n° 1.420, de 2013, que também regulamenta a ECD, porém, o advogado Fabio Calcini, do Brasil Salomão & Matthes Advocacia, afirma que as grandes cooperativas, tributadas pelo lucro real, são obrigadas a fazer a escrituração digital. O artigo 3° da norma estabelece que as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no lucro real são obrigadas a adotar a escrituração digital em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1° de janeiro deste ano.
(Fonte: Valor Econômico)
Notícias
0 minutes read
O Sicredi chegou ao final de 2013 contabilizando 21 distinções em diferentes áreas, que refletem o desempenho da instituição orientada para os anseios e necessidades dos associados. No mês de dezembro, obteve destaque no ranking Valor Grandes Grupos - 200 Maiores, elaborado pelo jornal Valor Econômico. O Sicredi foi apontado como o 60° maior grupo do Brasil em 2012 e entre os 20 maiores da área de finanças, ocupando o 12° lugar. A instituição financeira cooperativa também destacou-se em quinto lugar entre os 20 que mais cresceram por receita bruta e em 13° entre os 20 maiores em patrimônio líquido. Ficou em 14° entre os 20 maiores em lucro líquido e em 12° lugar entre os 20 melhores em rentabilidade patrimonial.
Relatório Bancário - Já em novembro, o Banco Cooperativo Sicredi foi eleito o Banco do Ano 2013 do Prêmio Relatório Bancário, cuja premiação foi baseada em critérios como o crescimento dos ativos totais, o aumento da carteira de crédito, a capilaridade da rede de atendimento e a responsabilidade social apoiando na formação da juventude brasileira. Os números das Demonstrações Financeiras Combinadas também foram relevantes na definição do Banco Cooperativo Sicredi como vencedor. Ao longo dos últimos anos, o Prêmio Relatório Bancário firmou-se como uma importante referência de qualidade e eficiência do setor. Para concorrer ao Prêmio Destaque e ao Prêmio Excelência, as instituições financeiras devem inscrever cases. A instituição ainda foi finalista com o case Plataforma Multicanal concorrendo com outros 57 inscritos na categoria de Melhor em Inovação de Tecnologia, do Prêmio Excelência, junto com os bancos Bradesco, Santander e Itaú-BBA.
Serviços Financeiros - No mesmo mês, aconteceu a quarta edição do Security Leaders - Congresso, Exposição e Premiação de Líderes e Profissionais de Segurança da Informação e Risco, e o Sicredi foi premiado no segmento Serviços Financeiros, com os projetos transformadores de Gestão de Identidades e Novas Tecnologias de Segurança. O prêmio Security Leaders é uma iniciativa independente de uma das principais publicações de segurança da informação no Brasil (Risk Report) e tem como objetivo valorizar e reconhecer os líderes do setor nas grandes e médias empresas do País. O evento que aconteceu na Fecomércio, em São Paulo, é considerado o principal reconhecimento para profissionais de segurança da informação do mercado brasileiro.
Oracle Consulting - O Sicredi também conquistou reconhecimento da Oracle Consulting pelo projeto de implementação SOA & BPM como destaque na região por sua qualidade, inovação e impacto tecnológico. Com a implementação de Governança SOA foram definidos novos padrões de arquitetura. Ainda em novembro, a diretoria da ADVB/RS escolheu o presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, para receber o título Personalidade de Marketing ADVB 2013. Um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito, Ademar Schardong, contribuiu para transformar o Sicredi em referência internacional por seu modelo de organização sistêmica com adoção de marca única em todas as cooperativas integrantes do Sistema.
Premiações 2013 - Além destas recentes conquistas, a instituição foi contemplada em outras premiações realizadas por veículos de comunicação da região Sul e em nível nacional: jornal Valor Econômico, Revista Amanhã, Revista época Negócios, os Prêmios Maiores & Melhores da Revista Exame e Melhores Empresas para você Trabalhar, da Revista Você/SA.
Valor 1000 - O Banco Cooperativo Sicredi passou a ocupar a 18ª posição no anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, uma acima em relação ao ano anterior entre os 100 maiores bancos do país. A instituição somou R$ 19,4 bilhões em ativos totais em 2012, variação de 15,3% em relação a 2011. Além disso, o Banco Cooperativo também figura em outros seis rankings secundários: 15° entre os maiores em operações de crédito (R$ 8,7 milhões); 14° em depósitos totais (R$ 9,3 milhões); 15° com melhor rentabilidade operacional, sem equivalência patrimonial, entre os grandes (15,4% do PL) e 17° entre os mais rentáveis sobre patrimônio, entre os grandes (7,3% do PL). O Sicredi também foi considerado o 10° entre as instituições que mais cresceram em operações de crédito em 2012, com variação de 23,2%, e o quarto que mais cresceu em depósitos totais, uma variação de 29,1%.
500 Maiores empresas do Sul - O ranking é realizado pela Revista Amanhã e pela PwC - referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial e revela indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na consolidação dos resultados, o Sicredi aparece como a terceira maior empresa do Rio Grande do Sul, subindo uma posição em relação ao ano passado, ficando atrás apenas de Gerdau e Banrisul. Entre as 500 de todo o Sul (PR, SC e RS), a instituição ocupa a 13ª posição.
época Negócios 360° - Entre os 100 maiores bancos por ativos totais, o Sicredi configura-se como 18ª instituição financeira, uma posição acima do espaço que ocupava no ano anterior. O banco também obteve destaque em quatro das seis dimensões analisadas separadamente pelo ranking da época Negócios: terceiro lugar em Práticas de RH, quarto em Governança Corporativa e ocupou a quinta posição em Inovação e Visão do futuro.
Ranking Melhores & Maiores - O Sicredi é a terceira instituição financeira com maior volume de recursos concedidos ao crédito rural no ano passado, segundo o ranking Melhores & Maiores 2013, da revista Exame. Com a liberação de R$ 7,49 bilhões aos produtores rurais, um acréscimo de R$ 1,43 bilhão em relação a 2011, manteve a posição da última avaliação feita pela publicação.
Melhores Empresas para Você Trabalhar - Pela sétima vez e pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi é uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar, segundo o Guia elaborado pela revista Você S/A em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Entre os resultados obtidos pelo Sicredi, está a nota final, que é o índice de Felicidade no Trabalho (IFT), de 77,7, que posiciona a instituição como a segunda melhor pontuação no setor Bancos e Serviços Financeiros. O Sicredi foi a única cooperativa de crédito presente no setor Cooperativas. O Guia destacou como ponto positivo da instituição o incentivo para a formação dos colaboradores como bolsas que cobrem até 70% dos cursos de graduação, pós e idiomas e a oferta de diversificados cursos online.
Outros destaques - Ainda no segundo semestre a instituição conquistou duas distinções no Prêmio Colunistas RS: Outdoor Frescobol (categoria mídia externa), promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). O Sicredi também foi premiado no índice de Satisfação do Cliente, que contempla as instituições financeiras com os clientes mais satisfeitos. Na edição de 2013 da pesquisa, a instituição ficou em sexto lugar e foi destaque em fidelização, confiança, qualidade e valor.
Tecnologia da Informação - Na área de Tecnologia da Informação, o Sicredi foi escolhido pela Oracle e recebeu o prêmio de reconhecimento mundial do Oracle Fusion Middleware Innovation Award 2013, na categoria SOA (Arquitetura Orientada a Serviços/BPM (Gestão de Processos de Negócios). A premiação contempla a empresa que apresentou o case de inovação tecnológica com maior retorno agregado ao negócio por meio do uso do Oracle Fusion Middleware. O Sicredi foi reconhecido por apresentar o case da Esteira de Crédito, uma de suas principais aplicações de negócio e responsável por grande parte da operação no dia a dia. Além dos prêmios citados acima, o Sicredi também conquistou os seguintes destaques no primeiro semestre:
Top Blog Brasil 2012 (maior premiação de Blogs da Internet Brasileira): Blog Gente que coopera cresce - primeiro lugar na categoria Corporativos. Marcas de quem decide 2013 (Jornal do Comércio/RS): instituição mais lembrada e preferida na categoria Cooperativa de Crédito.
Mérito Lojista Brasil 2012 (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL): Prêmio na categoria serviços, segmento Banco Cooperativo. CA Technologies: reconhecimento da implementação de ferramentas no sistema de monitoramento do Sicredi, que recebeu destaque no último CA World, evento global da CA Technologies.
Broadcast Projeções (Agência Estado): segundo lugar no prêmio Broadcast Projeções nas categorias Top 10 Geral e Top 10 Básico. TOP OF MIND (revista Amanhã): marca mais lembrada no Rio Grande do Sul na categoria Cooperativa de Crédito.
Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito: Durante a Assembleia Geral, o Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) concedeu destaque ao Sicredi por ter registrado o maior incremento no percentual de ativos. Na cerimônia de encerramento da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, o colaborador do Sicredi Eber Ostemberg conquistou o Woccu Young Credit Union People Program, reconhecimento internacional para o case Cooperar e Crescer.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.249 pontos de atendimento, em 10 Estados do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br
Relatório Bancário - Já em novembro, o Banco Cooperativo Sicredi foi eleito o Banco do Ano 2013 do Prêmio Relatório Bancário, cuja premiação foi baseada em critérios como o crescimento dos ativos totais, o aumento da carteira de crédito, a capilaridade da rede de atendimento e a responsabilidade social apoiando na formação da juventude brasileira. Os números das Demonstrações Financeiras Combinadas também foram relevantes na definição do Banco Cooperativo Sicredi como vencedor. Ao longo dos últimos anos, o Prêmio Relatório Bancário firmou-se como uma importante referência de qualidade e eficiência do setor. Para concorrer ao Prêmio Destaque e ao Prêmio Excelência, as instituições financeiras devem inscrever cases. A instituição ainda foi finalista com o case Plataforma Multicanal concorrendo com outros 57 inscritos na categoria de Melhor em Inovação de Tecnologia, do Prêmio Excelência, junto com os bancos Bradesco, Santander e Itaú-BBA.
Serviços Financeiros - No mesmo mês, aconteceu a quarta edição do Security Leaders - Congresso, Exposição e Premiação de Líderes e Profissionais de Segurança da Informação e Risco, e o Sicredi foi premiado no segmento Serviços Financeiros, com os projetos transformadores de Gestão de Identidades e Novas Tecnologias de Segurança. O prêmio Security Leaders é uma iniciativa independente de uma das principais publicações de segurança da informação no Brasil (Risk Report) e tem como objetivo valorizar e reconhecer os líderes do setor nas grandes e médias empresas do País. O evento que aconteceu na Fecomércio, em São Paulo, é considerado o principal reconhecimento para profissionais de segurança da informação do mercado brasileiro.
Oracle Consulting - O Sicredi também conquistou reconhecimento da Oracle Consulting pelo projeto de implementação SOA & BPM como destaque na região por sua qualidade, inovação e impacto tecnológico. Com a implementação de Governança SOA foram definidos novos padrões de arquitetura. Ainda em novembro, a diretoria da ADVB/RS escolheu o presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, para receber o título Personalidade de Marketing ADVB 2013. Um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito, Ademar Schardong, contribuiu para transformar o Sicredi em referência internacional por seu modelo de organização sistêmica com adoção de marca única em todas as cooperativas integrantes do Sistema.
Premiações 2013 - Além destas recentes conquistas, a instituição foi contemplada em outras premiações realizadas por veículos de comunicação da região Sul e em nível nacional: jornal Valor Econômico, Revista Amanhã, Revista época Negócios, os Prêmios Maiores & Melhores da Revista Exame e Melhores Empresas para você Trabalhar, da Revista Você/SA.
Valor 1000 - O Banco Cooperativo Sicredi passou a ocupar a 18ª posição no anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, uma acima em relação ao ano anterior entre os 100 maiores bancos do país. A instituição somou R$ 19,4 bilhões em ativos totais em 2012, variação de 15,3% em relação a 2011. Além disso, o Banco Cooperativo também figura em outros seis rankings secundários: 15° entre os maiores em operações de crédito (R$ 8,7 milhões); 14° em depósitos totais (R$ 9,3 milhões); 15° com melhor rentabilidade operacional, sem equivalência patrimonial, entre os grandes (15,4% do PL) e 17° entre os mais rentáveis sobre patrimônio, entre os grandes (7,3% do PL). O Sicredi também foi considerado o 10° entre as instituições que mais cresceram em operações de crédito em 2012, com variação de 23,2%, e o quarto que mais cresceu em depósitos totais, uma variação de 29,1%.
500 Maiores empresas do Sul - O ranking é realizado pela Revista Amanhã e pela PwC - referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial e revela indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na consolidação dos resultados, o Sicredi aparece como a terceira maior empresa do Rio Grande do Sul, subindo uma posição em relação ao ano passado, ficando atrás apenas de Gerdau e Banrisul. Entre as 500 de todo o Sul (PR, SC e RS), a instituição ocupa a 13ª posição.
época Negócios 360° - Entre os 100 maiores bancos por ativos totais, o Sicredi configura-se como 18ª instituição financeira, uma posição acima do espaço que ocupava no ano anterior. O banco também obteve destaque em quatro das seis dimensões analisadas separadamente pelo ranking da época Negócios: terceiro lugar em Práticas de RH, quarto em Governança Corporativa e ocupou a quinta posição em Inovação e Visão do futuro.
Ranking Melhores & Maiores - O Sicredi é a terceira instituição financeira com maior volume de recursos concedidos ao crédito rural no ano passado, segundo o ranking Melhores & Maiores 2013, da revista Exame. Com a liberação de R$ 7,49 bilhões aos produtores rurais, um acréscimo de R$ 1,43 bilhão em relação a 2011, manteve a posição da última avaliação feita pela publicação.
Melhores Empresas para Você Trabalhar - Pela sétima vez e pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi é uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar, segundo o Guia elaborado pela revista Você S/A em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Entre os resultados obtidos pelo Sicredi, está a nota final, que é o índice de Felicidade no Trabalho (IFT), de 77,7, que posiciona a instituição como a segunda melhor pontuação no setor Bancos e Serviços Financeiros. O Sicredi foi a única cooperativa de crédito presente no setor Cooperativas. O Guia destacou como ponto positivo da instituição o incentivo para a formação dos colaboradores como bolsas que cobrem até 70% dos cursos de graduação, pós e idiomas e a oferta de diversificados cursos online.
Outros destaques - Ainda no segundo semestre a instituição conquistou duas distinções no Prêmio Colunistas RS: Outdoor Frescobol (categoria mídia externa), promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). O Sicredi também foi premiado no índice de Satisfação do Cliente, que contempla as instituições financeiras com os clientes mais satisfeitos. Na edição de 2013 da pesquisa, a instituição ficou em sexto lugar e foi destaque em fidelização, confiança, qualidade e valor.
Tecnologia da Informação - Na área de Tecnologia da Informação, o Sicredi foi escolhido pela Oracle e recebeu o prêmio de reconhecimento mundial do Oracle Fusion Middleware Innovation Award 2013, na categoria SOA (Arquitetura Orientada a Serviços/BPM (Gestão de Processos de Negócios). A premiação contempla a empresa que apresentou o case de inovação tecnológica com maior retorno agregado ao negócio por meio do uso do Oracle Fusion Middleware. O Sicredi foi reconhecido por apresentar o case da Esteira de Crédito, uma de suas principais aplicações de negócio e responsável por grande parte da operação no dia a dia. Além dos prêmios citados acima, o Sicredi também conquistou os seguintes destaques no primeiro semestre:
Top Blog Brasil 2012 (maior premiação de Blogs da Internet Brasileira): Blog Gente que coopera cresce - primeiro lugar na categoria Corporativos. Marcas de quem decide 2013 (Jornal do Comércio/RS): instituição mais lembrada e preferida na categoria Cooperativa de Crédito.
Mérito Lojista Brasil 2012 (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL): Prêmio na categoria serviços, segmento Banco Cooperativo. CA Technologies: reconhecimento da implementação de ferramentas no sistema de monitoramento do Sicredi, que recebeu destaque no último CA World, evento global da CA Technologies.
Broadcast Projeções (Agência Estado): segundo lugar no prêmio Broadcast Projeções nas categorias Top 10 Geral e Top 10 Básico. TOP OF MIND (revista Amanhã): marca mais lembrada no Rio Grande do Sul na categoria Cooperativa de Crédito.
Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito: Durante a Assembleia Geral, o Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) concedeu destaque ao Sicredi por ter registrado o maior incremento no percentual de ativos. Na cerimônia de encerramento da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, o colaborador do Sicredi Eber Ostemberg conquistou o Woccu Young Credit Union People Program, reconhecimento internacional para o case Cooperar e Crescer.
Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.249 pontos de atendimento, em 10 Estados do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)
Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br
Notícias
0 minutes read
Em reunião realizada na noite do dia 7 de janeiro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso, 16 mulheres elaboraram o cronograma de atividades do Núcleo Feminino para o ano de 2014.
Além de 11 reuniões ordinárias mensais, devem ser realizados vários cursos de qualificação profissional e geração de renda, entre eles, Bombons e Ovos de Páscoa (de 14 a 16 de fevereiro), Secretária do Lar (abril) e Artesanato (junho). As capacitações serão ofertadas por meio de parceria entre a Coapa e o Sescoop/TO.
Ainda foi definida a participação no Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas.
Na abertura da reunião, a coordenadora do Núcleo Feminino, Aline Cristina, exibiu o vídeo "Menestrel" para recepcionar as participantes. Na ocasião foram apresentadas duas novas integrantes do grupo, Anália Reis Silva Lemas, da Associação Santa Rita, e Paula Regis Dias Borges, do Sicredi.
No encontro ainda foram acertados detalhes sobre o controle financeiro, e realizados a atualização cadastral das participantes e o Momento Cooperativa com a entrega do texto "O papel do cooperativismo na vida da mulher nos tempos atuais". Ao final a representante do Sicredi fez o sorteio de uma agenda para as mulheres presentes.
A próxima reunião está marcada para o dia 20 de janeiro.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).
Além de 11 reuniões ordinárias mensais, devem ser realizados vários cursos de qualificação profissional e geração de renda, entre eles, Bombons e Ovos de Páscoa (de 14 a 16 de fevereiro), Secretária do Lar (abril) e Artesanato (junho). As capacitações serão ofertadas por meio de parceria entre a Coapa e o Sescoop/TO.
Ainda foi definida a participação no Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas.
Na abertura da reunião, a coordenadora do Núcleo Feminino, Aline Cristina, exibiu o vídeo "Menestrel" para recepcionar as participantes. Na ocasião foram apresentadas duas novas integrantes do grupo, Anália Reis Silva Lemas, da Associação Santa Rita, e Paula Regis Dias Borges, do Sicredi.
No encontro ainda foram acertados detalhes sobre o controle financeiro, e realizados a atualização cadastral das participantes e o Momento Cooperativa com a entrega do texto "O papel do cooperativismo na vida da mulher nos tempos atuais". Ao final a representante do Sicredi fez o sorteio de uma agenda para as mulheres presentes.
A próxima reunião está marcada para o dia 20 de janeiro.
O que é Núcleo Feminino?
E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).
Notícias
0 minutes read
Todas as empresas que permaneceram inativas em 2013 estão obrigadas a apresentar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica - DSPJ Inativa 2014. A mesma regra vale para as pessoas jurídicas que foram extintas, cindidas parcial ou totalmente, fusionadas ou incorporadas durante este ano-base. A Instrução Normativa n° 1.419, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União do dia 17 de dezembro, é praticamente igual a do ano passado.
De acordo com o consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, uma empresa do Grupo Sage, Antonio Teixeira, a empresa inativa é aquela que não efetuou qualquer atividade operacional, financeira ou patrimonial durante todo o ano-calendário. "Ou seja: é a empresa que não fez nenhum tipo de movimentação, inclusive no que diz respeito à aplicação no mercado financeiro ou de capitais. Muitas empresas acreditam que, pelo fato de não ter tido faturamento, são consideradas inativas, o que é um erro, já que por possuir qualquer tipo de movimentação patrimonial, bancária ou financeira ela está exercendo sim atividade empresarial".
Estão dispensadas da DSPJ - Inativa 2014 as microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional que permaneceram inativas durante 2013. A Declaração, original ou retificadora, deve ser apresentada pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) até às 23 horas 59 minutos e 59 segundos de 31 de março de 2014.
"é importante ressaltar que o envio da DSPJ - Inativa 2014 livra as empresas da apresentação de uma série de declarações como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - Dirf, a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ e a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde - Dmed", comenta o consultor tributário do Grupo Sage
Fonte: Incorporativa
De acordo com o consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, uma empresa do Grupo Sage, Antonio Teixeira, a empresa inativa é aquela que não efetuou qualquer atividade operacional, financeira ou patrimonial durante todo o ano-calendário. "Ou seja: é a empresa que não fez nenhum tipo de movimentação, inclusive no que diz respeito à aplicação no mercado financeiro ou de capitais. Muitas empresas acreditam que, pelo fato de não ter tido faturamento, são consideradas inativas, o que é um erro, já que por possuir qualquer tipo de movimentação patrimonial, bancária ou financeira ela está exercendo sim atividade empresarial".
Estão dispensadas da DSPJ - Inativa 2014 as microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional que permaneceram inativas durante 2013. A Declaração, original ou retificadora, deve ser apresentada pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) até às 23 horas 59 minutos e 59 segundos de 31 de março de 2014.
"é importante ressaltar que o envio da DSPJ - Inativa 2014 livra as empresas da apresentação de uma série de declarações como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - Dirf, a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ e a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde - Dmed", comenta o consultor tributário do Grupo Sage
Fonte: Incorporativa
Notícias
0 minutes read
Está previsto para o final deste mês de janeiro o término do escoamento da Safra de grãos 2012/2013 na região de Pedro Afonso. O trabalho foi iniciado em maio de 2013. Até terça-feira, 7 de janeiro, somente o armazém da Coapa já havia expedido 71.711,833 toneladas de soja, 9.548.363 de milho e quase 3 toneladas de sorgo.
A previsão é escoar 72.271,953 toneladas de soja, 13.482,939 de milho e 4.099,030 de sorgo. Desse total, 85% foram comercializados com seis tradings que atuam na exportação de grãos.
A produção é proveniente de fazendas de 110 agricultores, sendo 44 cooperados da Coapa, dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Rios dos Bois, Miranorte, Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão e Guaraí.
Mercados consumidores
Na Safra 2012/2013, os grãos produzidos na região de Pedro Afonso seguem para vários destinos. A soja abastece os mercados da ásia e Europa, levada através de navios saindo dos portos de Itaqui (MA) e Vitória (ES).
Toneladas da oleaginosa também foram enviadas para a fábrica na Granol em Anapólis (GO), além de suprir as necessidades de indústrias, fazendas de confinamento de bovinos e granjas no Tocantins e em Pernambuco.
Já a produção de milho e sorgo atende fazendas de confinamento de gado e criatórios de aves nas cidades tocantinenses de Araguaína e Tocantinopólis, e ainda os estados do Pará, Maranhã e Pernambuco.
A previsão é escoar 72.271,953 toneladas de soja, 13.482,939 de milho e 4.099,030 de sorgo. Desse total, 85% foram comercializados com seis tradings que atuam na exportação de grãos.
A produção é proveniente de fazendas de 110 agricultores, sendo 44 cooperados da Coapa, dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Rios dos Bois, Miranorte, Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão e Guaraí.
Mercados consumidores
Na Safra 2012/2013, os grãos produzidos na região de Pedro Afonso seguem para vários destinos. A soja abastece os mercados da ásia e Europa, levada através de navios saindo dos portos de Itaqui (MA) e Vitória (ES).
Toneladas da oleaginosa também foram enviadas para a fábrica na Granol em Anapólis (GO), além de suprir as necessidades de indústrias, fazendas de confinamento de bovinos e granjas no Tocantins e em Pernambuco.
Já a produção de milho e sorgo atende fazendas de confinamento de gado e criatórios de aves nas cidades tocantinenses de Araguaína e Tocantinopólis, e ainda os estados do Pará, Maranhã e Pernambuco.
Notícias
0 minutes read
Palmas foi a capital escolhida para sediar o III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2014.
Além de representes do Sistema OCB, o Rede Brasileira de Pesquisadores Cooperativismo (RBPC) também conta com a participação de acadêmicos vinculados às universidades federais do Tocantins, Santa Catarina, Viçosa (MG), Recôncavo Baiano (BA), Mato Grosso do Sul e Vale dos Sinos.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avalia o evento como "compromisso do Sistema em estreitar as relações com a academia". Para ele é fundamental incentivar o desenvolvimento de pesquisas para o cooperativismo brasileiro, alinhadas com as grandes diretrizes nacionais e internacionais.
Além de representes do Sistema OCB, o Rede Brasileira de Pesquisadores Cooperativismo (RBPC) também conta com a participação de acadêmicos vinculados às universidades federais do Tocantins, Santa Catarina, Viçosa (MG), Recôncavo Baiano (BA), Mato Grosso do Sul e Vale dos Sinos.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avalia o evento como "compromisso do Sistema em estreitar as relações com a academia". Para ele é fundamental incentivar o desenvolvimento de pesquisas para o cooperativismo brasileiro, alinhadas com as grandes diretrizes nacionais e internacionais.
Notícias
0 minutes read
Após o encerramento do exercício social da cooperativa, no prazo de até três meses, ela deve convocar a Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas do exercício anterior conforme determina a Lei 5764/71, onde são apresentados e discutidos assuntos como: Prestação de Contas da administração; Destinação das sobras líquidas ou das perdas apuradas no exercício; Eleição dos membros do Conselho de Administração (diretoria) e do Conselho Fiscal; Fixação de honorários para os órgãos de administração (diretoria) e do Conselho fiscal.
A fim de orientar as cooperativas tocantinenses a realizarem o processo corretamente e de acordo com a Lei, o SESCOOP/TO irá realizar no dia 14 de fevereiro de 2014 de 14 às 18 horas, uma capacitação sobre "Convocação e realização de Assembleias Gerais", as inscrições poderão ser realizadas através do site www.ocbto.coop.br
Além de promover o conhecimento, o treinamento irá focar na necessidade de atualização quanto às questões legais e formais que norteiam o sistema cooperativista, desde a realização das Assembleias Gerais até a elaboração da ata e o arquivamento dos atos na Junta Comercial.
A fim de orientar as cooperativas tocantinenses a realizarem o processo corretamente e de acordo com a Lei, o SESCOOP/TO irá realizar no dia 14 de fevereiro de 2014 de 14 às 18 horas, uma capacitação sobre "Convocação e realização de Assembleias Gerais", as inscrições poderão ser realizadas através do site www.ocbto.coop.br
Além de promover o conhecimento, o treinamento irá focar na necessidade de atualização quanto às questões legais e formais que norteiam o sistema cooperativista, desde a realização das Assembleias Gerais até a elaboração da ata e o arquivamento dos atos na Junta Comercial.
Notícias
0 minutes read
Visando promover o fortalecimento do cooperativismo brasileiro a partir do desempenho das cooperativas no mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) criou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDCG). A finalidade do projeto é promover a adoção de boas práticas de gestão e governança nas instituições para que as cooperativas tenham condições de se manterem e concorrem em pé de igualdade no mercado de empresas privadas.
O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do SESCOOP e tem como objetivo aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar produtividade e competitividade das organizações.
O Programa foi construído com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O MEG reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do SESCOOP.
Benefícios com a participação no PDGC
Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:
• Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71;
• Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
• Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.
No Tocantins nove cooperativas já aderiram ao programa, o primeiro ciclo do programa de se encerra em março de 2014, a inscrição no programa é feita por meio do portal http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br
O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do SESCOOP e tem como objetivo aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar produtividade e competitividade das organizações.
O Programa foi construído com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O MEG reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do SESCOOP.
Benefícios com a participação no PDGC
Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:
• Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71;
• Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
• Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.
No Tocantins nove cooperativas já aderiram ao programa, o primeiro ciclo do programa de se encerra em março de 2014, a inscrição no programa é feita por meio do portal http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br