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Colaboradores da Unimed Araguaina participam de curso

O Sistema OCB/SESCOOP-TO em parceria com a Unimed Araguaína promoveu no último dia 18 de janeiro o curso "Como vender mais e melhor" que foi ministrado pelo instrutor André Raposo. O evento foi realizado na sede da Cooperativa localizada no município de Araguaína/TO.

O curso teve como objetivo capacitar os participantes para o planejamento de um modelo de gestão de vendas, que possibilitará o aumento na qualidade e na quantidade das vendas da organização cooperativa

Para a analista técnica do SESCOOP/TO Gianna Machado "Todos os colaboradores das cooperativas direto ou indiretamente são vendedores e necessitam de capacitações para conhecerem melhor o mercado e se reciclarem, por isso é essencial que saibam as táticas que são empregadas para que o negócio seja sempre viável "

Contribuição Sindical Patronal vence em 31/01/2014

OCB-TO divulga orientação para a Contribuição Sindical Patronal que vence em 31/01/2014.

A Contribuição Sindical Patronal tem caráter tributário e é obrigatória, independente da vontade dos contribuintes. O calculo é baseado nos artigos 588 e 589 da CLT.

A OCB disponibiliza uma "Cartilha Sindical", contendo orientações sobre o tema e também o "Manual de Orientação para Emissão da Guia", para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO.

Tabela da Contribuição Sindical Patronal das Cooperativas do Tocantins - Exercício 2014

Tabela da Contribuição Sindical estabelecida pela CNCOOP - Confederação Nacional das Cooperativas, homologada pela FECOOP CENTRO OESTE/TOCANTINS - Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal, dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e referendada, na Assembleia Geral Extraordinária, da OCB/TO, do dia 22/11/2013, e ainda, publicada no Jornal do Tocantins, dias 10, 11 e 12/12/2013 - seção classificados - elaborada e aprovada conforme o Art. 580, itens II e III, parágrafo 1° ao 5° da Constituição das Leis do Trabalho, com a redação dada pela Lei n° 7.047, de 01.12.82 e parágrafo 1° do art. IV do Decreto lei 1.166/71. Valor-base: R$125,54 (cento e vinte e cinco reais e cinquenta e quatro centavos).



Valor-base: R$125,54 (cento e vinte e cinco reais e cinquenta e quatro centavos).

Instruções para Cálculo:
A cooperativa deverá verificar seu capital em 31/12/2013 e ver seu enquadramento na tabela acima, como por exemplo:

• Capital Social: R$100.000,00
Enquadramento: Faixa 3 da Tabela
Valor da Contribuição: R$ 100.000,00 x 0,20% = R$200,00
R$200,00 + R$112,99 (valor a adicionar) = R$312,99
Valor da contribuição é de R$312,99






Notas:
1) As cooperativas cujo capital social seja igual ou inferior a R$ 9.415,50, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal mínima de R$ 75,32, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);
2) As cooperativas cujo capital social seja superior a R$ 100.432.000,01, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal máxima de R$ 35.452,50, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);
3) Base de cálculo conforme art. 21 da Lei n° 8.178, e 01 de março de 1991 e atualizado pela mesma variação da UFIR, de acordo com o art. 2° da Lei n° 8.383, de 30 de dezembro de 1991.

Contribuição Sindical recolhida fora do prazo legal
O Decreto n° 78.339 de 31/08/76, que alterou o artigo 600 da CLT, tem a seguinte redação:
"Art.1° - A contribuição sindical que trata o capítulo II do título V, da Consolidação das Leis do Trabalho, recolhida fora dos prazos fixados nos artigos 586 a 587, da mesma Consolidação; e no Parágrafo único deste artigo, quando espontânea o recolhimento será acrescido de: I - Atualização monetária do seu valor, em UFIR II - Juros de mora".

Art 3° - A multa prevista no item II, do artigo 1°, serão calculadas a partir do primeiro dia do mês subseqüente ao do vencimento do prazo de recolhimento. III - Adicional de 2% (dois por cento) por mês ou fração de mês, a partir do primeiro bimestre ao do vencimento do prazo do recolhimento.
Art. 4° - Os juros de mora, a que se refere o item III, do artigo 1°, serão calculados a partir do primeiro mês subseqüente ao do prazo de vencimento do recolhimento, na base de 1% (um por cento) ao mês ou fração de mês.
Alertamos que de acordo com o art. 606 da CLT a OCB/TO poderá promover cobrança judicial da citada Contribuição em caso de inadimplência.

Lembrando, que apenas 60% do montante quitado/pago por V.Sas. pertencem à OCB/TO, esse rateio é determinado por legislação federal. 15% pertencem à FECOOP CO/TO (nossa Federação das OCB"s do TO, MT, MS, GO e DF) , 5% à CNCOOP e 20% ao Governo Federal (são os recursos do FAT). O Manual para Emissão de Guia de Recolhimento Sindical, contendo o passo a passo para emissão da guia, está disponível em nosso site: www.ocbto.coop.br. Para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO.

Dúvidas podem ser sanadas através dos e-mails: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelos telefones: (63) 3215 3291 / 8105 0440 (vivo).


Ofício Contribuição Sindical 2014

Cooperativa está livre da escrituração digital

A Receita Federal entendeu que as cooperativas, por serem sociedades simples, estão dispensadas da Escrituração Contábil Digital (ECD). A decisão está na Solução de Consulta n° 45, da Coordenadoria-Geral de Tributação (Cosit), publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.

No texto, editado para orientar contribuintes e fiscais, a Receita afirma que a obrigatoriedade de adoção da ECD, de que trata a Instrução Normativa n° 787 (regulamentação do Decreto n° 6.022, de 2007), alcança apenas os empresários e as sociedades empresárias. "Em que pese isso, a nova disciplina introduzida pelo Decreto n° 7.979, de 2013, abre espaço para que, nos termos a serem regulamentados pela Receita, tal obrigatoriedade possa ser estendida a outras pessoas jurídicas além das sociedades empresárias", diz a solução.

Para a advogada Marluzi Barros, do escritório Siqueira Castro Advogados, fica claro que ainda pode ser exigida a escrituração digital dos livros contábeis e fiscais de outras sociedades simples, desde que seja publicada regulamentação específica.

Com base na Instrução Normativa n° 1.420, de 2013, que também regulamenta a ECD, porém, o advogado Fabio Calcini, do Brasil Salomão & Matthes Advocacia, afirma que as grandes cooperativas, tributadas pelo lucro real, são obrigadas a fazer a escrituração digital. O artigo 3° da norma estabelece que as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no lucro real são obrigadas a adotar a escrituração digital em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1° de janeiro deste ano.

(Fonte: Valor Econômico)

SICREDI: Cooperativa de crédito conquista diversas premiações em 2013

O Sicredi chegou ao final de 2013 contabilizando 21 distinções em diferentes áreas, que refletem o desempenho da instituição orientada para os anseios e necessidades dos associados. No mês de dezembro, obteve destaque no ranking Valor Grandes Grupos - 200 Maiores, elaborado pelo jornal Valor Econômico. O Sicredi foi apontado como o 60° maior grupo do Brasil em 2012 e entre os 20 maiores da área de finanças, ocupando o 12° lugar. A instituição financeira cooperativa também destacou-se em quinto lugar entre os 20 que mais cresceram por receita bruta e em 13° entre os 20 maiores em patrimônio líquido. Ficou em 14° entre os 20 maiores em lucro líquido e em 12° lugar entre os 20 melhores em rentabilidade patrimonial.


Relatório Bancário - Já em novembro, o Banco Cooperativo Sicredi foi eleito o Banco do Ano 2013 do Prêmio Relatório Bancário, cuja premiação foi baseada em critérios como o crescimento dos ativos totais, o aumento da carteira de crédito, a capilaridade da rede de atendimento e a responsabilidade social apoiando na formação da juventude brasileira. Os números das Demonstrações Financeiras Combinadas também foram relevantes na definição do Banco Cooperativo Sicredi como vencedor. Ao longo dos últimos anos, o Prêmio Relatório Bancário firmou-se como uma importante referência de qualidade e eficiência do setor. Para concorrer ao Prêmio Destaque e ao Prêmio Excelência, as instituições financeiras devem inscrever cases. A instituição ainda foi finalista com o case Plataforma Multicanal concorrendo com outros 57 inscritos na categoria de Melhor em Inovação de Tecnologia, do Prêmio Excelência, junto com os bancos Bradesco, Santander e Itaú-BBA.

Serviços Financeiros - No mesmo mês, aconteceu a quarta edição do Security Leaders - Congresso, Exposição e Premiação de Líderes e Profissionais de Segurança da Informação e Risco, e o Sicredi foi premiado no segmento Serviços Financeiros, com os projetos transformadores de Gestão de Identidades e Novas Tecnologias de Segurança. O prêmio Security Leaders é uma iniciativa independente de uma das principais publicações de segurança da informação no Brasil (Risk Report) e tem como objetivo valorizar e reconhecer os líderes do setor nas grandes e médias empresas do País. O evento que aconteceu na Fecomércio, em São Paulo, é considerado o principal reconhecimento para profissionais de segurança da informação do mercado brasileiro.

Oracle Consulting - O Sicredi também conquistou reconhecimento da Oracle Consulting pelo projeto de implementação SOA & BPM como destaque na região por sua qualidade, inovação e impacto tecnológico. Com a implementação de Governança SOA foram definidos novos padrões de arquitetura. Ainda em novembro, a diretoria da ADVB/RS escolheu o presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, para receber o título Personalidade de Marketing ADVB 2013. Um dos principais articuladores do movimento de retomada do cooperativismo de crédito, Ademar Schardong, contribuiu para transformar o Sicredi em referência internacional por seu modelo de organização sistêmica com adoção de marca única em todas as cooperativas integrantes do Sistema.

Premiações 2013 - Além destas recentes conquistas, a instituição foi contemplada em outras premiações realizadas por veículos de comunicação da região Sul e em nível nacional: jornal Valor Econômico, Revista Amanhã, Revista época Negócios, os Prêmios Maiores & Melhores da Revista Exame e Melhores Empresas para você Trabalhar, da Revista Você/SA.

Valor 1000 - O Banco Cooperativo Sicredi passou a ocupar a 18ª posição no anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico, uma acima em relação ao ano anterior entre os 100 maiores bancos do país. A instituição somou R$ 19,4 bilhões em ativos totais em 2012, variação de 15,3% em relação a 2011. Além disso, o Banco Cooperativo também figura em outros seis rankings secundários: 15° entre os maiores em operações de crédito (R$ 8,7 milhões); 14° em depósitos totais (R$ 9,3 milhões); 15° com melhor rentabilidade operacional, sem equivalência patrimonial, entre os grandes (15,4% do PL) e 17° entre os mais rentáveis sobre patrimônio, entre os grandes (7,3% do PL). O Sicredi também foi considerado o 10° entre as instituições que mais cresceram em operações de crédito em 2012, com variação de 23,2%, e o quarto que mais cresceu em depósitos totais, uma variação de 29,1%.

500 Maiores empresas do Sul - O ranking é realizado pela Revista Amanhã e pela PwC - referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial e revela indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na consolidação dos resultados, o Sicredi aparece como a terceira maior empresa do Rio Grande do Sul, subindo uma posição em relação ao ano passado, ficando atrás apenas de Gerdau e Banrisul. Entre as 500 de todo o Sul (PR, SC e RS), a instituição ocupa a 13ª posição.

época Negócios 360° - Entre os 100 maiores bancos por ativos totais, o Sicredi configura-se como 18ª instituição financeira, uma posição acima do espaço que ocupava no ano anterior. O banco também obteve destaque em quatro das seis dimensões analisadas separadamente pelo ranking da época Negócios: terceiro lugar em Práticas de RH, quarto em Governança Corporativa e ocupou a quinta posição em Inovação e Visão do futuro.

Ranking Melhores & Maiores - O Sicredi é a terceira instituição financeira com maior volume de recursos concedidos ao crédito rural no ano passado, segundo o ranking Melhores & Maiores 2013, da revista Exame. Com a liberação de R$ 7,49 bilhões aos produtores rurais, um acréscimo de R$ 1,43 bilhão em relação a 2011, manteve a posição da última avaliação feita pela publicação.

Melhores Empresas para Você Trabalhar - Pela sétima vez e pelo terceiro ano consecutivo, o Sicredi é uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar, segundo o Guia elaborado pela revista Você S/A em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Entre os resultados obtidos pelo Sicredi, está a nota final, que é o índice de Felicidade no Trabalho (IFT), de 77,7, que posiciona a instituição como a segunda melhor pontuação no setor Bancos e Serviços Financeiros. O Sicredi foi a única cooperativa de crédito presente no setor Cooperativas. O Guia destacou como ponto positivo da instituição o incentivo para a formação dos colaboradores como bolsas que cobrem até 70% dos cursos de graduação, pós e idiomas e a oferta de diversificados cursos online.

Outros destaques - Ainda no segundo semestre a instituição conquistou duas distinções no Prêmio Colunistas RS: Outdoor Frescobol (categoria mídia externa), promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). O Sicredi também foi premiado no índice de Satisfação do Cliente, que contempla as instituições financeiras com os clientes mais satisfeitos. Na edição de 2013 da pesquisa, a instituição ficou em sexto lugar e foi destaque em fidelização, confiança, qualidade e valor.

Tecnologia da Informação - Na área de Tecnologia da Informação, o Sicredi foi escolhido pela Oracle e recebeu o prêmio de reconhecimento mundial do Oracle Fusion Middleware Innovation Award 2013, na categoria SOA (Arquitetura Orientada a Serviços/BPM (Gestão de Processos de Negócios). A premiação contempla a empresa que apresentou o case de inovação tecnológica com maior retorno agregado ao negócio por meio do uso do Oracle Fusion Middleware. O Sicredi foi reconhecido por apresentar o case da Esteira de Crédito, uma de suas principais aplicações de negócio e responsável por grande parte da operação no dia a dia. Além dos prêmios citados acima, o Sicredi também conquistou os seguintes destaques no primeiro semestre:

Top Blog Brasil 2012 (maior premiação de Blogs da Internet Brasileira): Blog Gente que coopera cresce - primeiro lugar na categoria Corporativos. Marcas de quem decide 2013 (Jornal do Comércio/RS): instituição mais lembrada e preferida na categoria Cooperativa de Crédito.
Mérito Lojista Brasil 2012 (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL): Prêmio na categoria serviços, segmento Banco Cooperativo. CA Technologies: reconhecimento da implementação de ferramentas no sistema de monitoramento do Sicredi, que recebeu destaque no último CA World, evento global da CA Technologies.

Broadcast Projeções (Agência Estado): segundo lugar no prêmio Broadcast Projeções nas categorias Top 10 Geral e Top 10 Básico. TOP OF MIND (revista Amanhã): marca mais lembrada no Rio Grande do Sul na categoria Cooperativa de Crédito.

Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito: Durante a Assembleia Geral, o Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito) concedeu destaque ao Sicredi por ter registrado o maior incremento no percentual de ativos. Na cerimônia de encerramento da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, o colaborador do Sicredi Eber Ostemberg conquistou o Woccu Young Credit Union People Program, reconhecimento internacional para o case Cooperar e Crescer.

Sobre o Sicredi - O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,5 milhões de associados e 1.249 pontos de atendimento, em 10 Estados do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais - acionistas da Sicredi Participações S.A. - uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br. (Imprensa Sicredi)


Fonte: http://www.paranacooperativo.coop.br

Integrantes do Núcleo Feminino da Coapa definem cronograma para 2014

Em reunião realizada na noite do dia 7 de janeiro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso, 16 mulheres elaboraram o cronograma de atividades do Núcleo Feminino para o ano de 2014.

Além de 11 reuniões ordinárias mensais, devem ser realizados vários cursos de qualificação profissional e geração de renda, entre eles, Bombons e Ovos de Páscoa (de 14 a 16 de fevereiro), Secretária do Lar (abril) e Artesanato (junho). As capacitações serão ofertadas por meio de parceria entre a Coapa e o Sescoop/TO.

Ainda foi definida a participação no Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas.

Na abertura da reunião, a coordenadora do Núcleo Feminino, Aline Cristina, exibiu o vídeo "Menestrel" para recepcionar as participantes. Na ocasião foram apresentadas duas novas integrantes do grupo, Anália Reis Silva Lemas, da Associação Santa Rita, e Paula Regis Dias Borges, do Sicredi.

No encontro ainda foram acertados detalhes sobre o controle financeiro, e realizados a atualização cadastral das participantes e o Momento Cooperativa com a entrega do texto "O papel do cooperativismo na vida da mulher nos tempos atuais". Ao final a representante do Sicredi fez o sorteio de uma agenda para as mulheres presentes.

A próxima reunião está marcada para o dia 20 de janeiro.

O que é Núcleo Feminino?

E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados, além de colaboradoras da Coapa e de outras cooperativas. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar que consiste em um espaço destinado às mulheres suas opiniões. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.

O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.

Conta atualmente com 30 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS).

Começa prazo para entrega da DSPJ Inativa

Todas as empresas que permaneceram inativas em 2013 estão obrigadas a apresentar a Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica - DSPJ Inativa 2014. A mesma regra vale para as pessoas jurídicas que foram extintas, cindidas parcial ou totalmente, fusionadas ou incorporadas durante este ano-base. A Instrução Normativa n° 1.419, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União do dia 17 de dezembro, é praticamente igual a do ano passado.

De acordo com o consultor tributário da IOB Folhamatic EBS, uma empresa do Grupo Sage, Antonio Teixeira, a empresa inativa é aquela que não efetuou qualquer atividade operacional, financeira ou patrimonial durante todo o ano-calendário. "Ou seja: é a empresa que não fez nenhum tipo de movimentação, inclusive no que diz respeito à aplicação no mercado financeiro ou de capitais. Muitas empresas acreditam que, pelo fato de não ter tido faturamento, são consideradas inativas, o que é um erro, já que por possuir qualquer tipo de movimentação patrimonial, bancária ou financeira ela está exercendo sim atividade empresarial".

Estão dispensadas da DSPJ - Inativa 2014 as microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional que permaneceram inativas durante 2013. A Declaração, original ou retificadora, deve ser apresentada pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) até às 23 horas 59 minutos e 59 segundos de 31 de março de 2014.

"é importante ressaltar que o envio da DSPJ - Inativa 2014 livra as empresas da apresentação de uma série de declarações como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte - Dirf, a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ e a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde - Dmed", comenta o consultor tributário do Grupo Sage

Fonte: Incorporativa

Escoamento da Safra 2012/2013 na região de Pedro Afonso deve ser concluído ainda em janeiro

Está previsto para o final deste mês de janeiro o término do escoamento da Safra de grãos 2012/2013 na região de Pedro Afonso. O trabalho foi iniciado em maio de 2013. Até terça-feira, 7 de janeiro, somente o armazém da Coapa já havia expedido 71.711,833 toneladas de soja, 9.548.363 de milho e quase 3 toneladas de sorgo.

A previsão é escoar 72.271,953 toneladas de soja, 13.482,939 de milho e 4.099,030 de sorgo. Desse total, 85% foram comercializados com seis tradings que atuam na exportação de grãos.

A produção é proveniente de fazendas de 110 agricultores, sendo 44 cooperados da Coapa, dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Rios dos Bois, Miranorte, Aparecida do Rio Negro, Fortaleza do Tabocão e Guaraí.

Mercados consumidores

Na Safra 2012/2013, os grãos produzidos na região de Pedro Afonso seguem para vários destinos. A soja abastece os mercados da ásia e Europa, levada através de navios saindo dos portos de Itaqui (MA) e Vitória (ES).

Toneladas da oleaginosa também foram enviadas para a fábrica na Granol em Anapólis (GO), além de suprir as necessidades de indústrias, fazendas de confinamento de bovinos e granjas no Tocantins e em Pernambuco.

Já a produção de milho e sorgo atende fazendas de confinamento de gado e criatórios de aves nas cidades tocantinenses de Araguaína e Tocantinopólis, e ainda os estados do Pará, Maranhã e Pernambuco.

Palmas-TO sediará III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

Palmas foi a capital escolhida para sediar o III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2014.

Além de representes do Sistema OCB, o Rede Brasileira de Pesquisadores Cooperativismo (RBPC) também conta com a participação de acadêmicos vinculados às universidades federais do Tocantins, Santa Catarina, Viçosa (MG), Recôncavo Baiano (BA), Mato Grosso do Sul e Vale dos Sinos.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avalia o evento como "compromisso do Sistema em estreitar as relações com a academia". Para ele é fundamental incentivar o desenvolvimento de pesquisas para o cooperativismo brasileiro, alinhadas com as grandes diretrizes nacionais e internacionais.

SESCOOP/TO irá realizar curso de como convocar e realizar assembléias

Após o encerramento do exercício social da cooperativa, no prazo de até três meses, ela deve convocar a Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas do exercício anterior conforme determina a Lei 5764/71, onde são apresentados e discutidos assuntos como: Prestação de Contas da administração; Destinação das sobras líquidas ou das perdas apuradas no exercício; Eleição dos membros do Conselho de Administração (diretoria) e do Conselho Fiscal; Fixação de honorários para os órgãos de administração (diretoria) e do Conselho fiscal.

A fim de orientar as cooperativas tocantinenses a realizarem o processo corretamente e de acordo com a Lei, o SESCOOP/TO irá realizar no dia 14 de fevereiro de 2014 de 14 às 18 horas, uma capacitação sobre "Convocação e realização de Assembleias Gerais", as inscrições poderão ser realizadas através do site www.ocbto.coop.br

Além de promover o conhecimento, o treinamento irá focar na necessidade de atualização quanto às questões legais e formais que norteiam o sistema cooperativista, desde a realização das Assembleias Gerais até a elaboração da ata e o arquivamento dos atos na Junta Comercial.

Inscreva-se no PDGC. Sua cooperativa cresce e os resultados aparecem

Visando promover o fortalecimento do cooperativismo brasileiro a partir do desempenho das cooperativas no mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) criou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDCG). A finalidade do projeto é promover a adoção de boas práticas de gestão e governança nas instituições para que as cooperativas tenham condições de se manterem e concorrem em pé de igualdade no mercado de empresas privadas.

O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do SESCOOP e tem como objetivo aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar produtividade e competitividade das organizações.

O Programa foi construído com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O MEG reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do SESCOOP.

Benefícios com a participação no PDGC

Ao participar do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:

• Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71;
• Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
• Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.

No Tocantins nove cooperativas já aderiram ao programa, o primeiro ciclo do programa de se encerra em março de 2014, a inscrição no programa é feita por meio do portal http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br

Cooperativismo e sustentabilidade

Nos últimos cinco anos, a sustentabilidade tem ocupado os debates no meio empresarial, da produção industrial e rural ao comércio e serviços. As empresas e entidades dos diversos segmentos buscam alinhar suas estratégias e sua gestão a uma governança com perfil sustentável. A grande indagação está em como conciliar os princípios da sustentabilidade às realidades particulares de cada empresa, segmento e tipo de negócio, e através dessa lógica, desenvolver ações junto aos stackholders e as comunidades que reflitam, de forma concreta, o significado da sustentabilidade. No cooperativismo, porém, há uma vantagem no entendimento da sustentabilidade em nossos negócios. Já olhamos, pensamos e agimos com foco no coletivo. O que nos confere uma flexibilidade intrínseca na atuação da gestão.

O desenvolvimento sustentável é para as cooperativas um princípio de valoração na relação entre seus associados e a sua atividade-fim. Crescer e buscar resultados positivos é uma questão coletiva, onde todos são corresponsáveis pelas conquistas. E o valor monetário, social ou ambiental proveniente desse esforço coletivo é devidamente distribuído conforme o envolvimento de cada um. A sustentabilidade no cooperativismo nos dá o legado de termos fundamentos ainda mais arraigados em critérios participativos e que representam - efetivamente - na essência do nosso negócio, o ser cooperativo. E esse conceito reflete o princípio existencial da sustentabilidade: o olhar responsável e comprometido diante do resultado de qualquer ação, seja ela na gestão, na educação e na relação com a comunidade. O cooperativismo e o desenvolvimento sustentável são, cada vez mais, um sinônimo do outro. Sem o comprometimento com o coletivo, nós não existimos.

Quando a sociedade entender que ter uma postura cooperativa é o caminho para a diminuição de conflitos e para um crescimento gradual de todos, iniciaremos a construção de um mundo melhor: cooperativo, sustentável, participativo e coletivo.

Orlando Borges Müller
Presidente da Central Sicredi Sul

ARTIGO Notícia da edição impressa de 07/01/2014 Jornal do Comercio

Governo do TO fortalece cooperativismo e associativismo no setor rural

Nos últimos anos, o Tocantins vem conquistando novas práticas produtivas voltadas para o associativismo e cooperativismo no campo. Para incentivar ainda mais essas atividades de produção, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em 2013, fortaleceu os setores agrícolas e pecuários, que juntos somam esforços para transformar a economia de milhares de produtores. Para 2014, a expectativa é continuar com as ações nos 139 municípios tocantinenses.

Para a coordenadora de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural, Angelina Souto Stefanello, as práticas cooperativistas e associativistas, são conceitos que apresentam correlação aos capitais: humanos, social e empresarial; fatores fundamentais para a promoção do desenvolvimento territorial. "Tanto o cooperativismo como o associativismo, representam melhores condições de vida para grupos com objetivos comuns, favorecendo maior produtividade, competividade e geração de renda", argumentou, acrescentando que estes grupos de associados e cooperados são responsáveis por cerca de 40% da representação do setor agropecuário do Estado.

O governo do Tocantins criou a Coordenadoria de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural para estimular essas atividades com projetos e convênios. Em 2013, o departamento realizou 53 diagnósticos em cooperativas cadastradas na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-TO). Destas, três atuam com produção de leite, como a Cooperativa Agrícola de Pedro Afonso (Coapa), a Cooperativa de Produtores de Gurupi (Coopag) e a Cooperativa Agropecuária Tocantinense de Paraíso (Coopernorte), identificando 74 cooperados. "O diagnóstico serviu como base para o governo do Estado adotar métodos de trabalho para estimular o fortalecimento do capital humano e social, proporcionando a motivação dos produtores envolvidos, em aumentar a produção leiteira", enfatizou.

Segundo dados da coordenadoria, o Estado possui atualmente, 964 associações e 153 cooperativas de produtores rurais.

Exposições agropecuárias

Além das atividades visando o fortalecimento das associações e cooperativas, o governo do Estado também estimulou a realização das feiras agropecuárias em todo o Estado. Ao todo, foram 42 exposições agropecuárias, organizadas pelos sindicatos rurais que receberam o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seagro. O recurso girou em torno de R$ 2 milhões, somado a R$ 1,2 milhão de investimentos de emendas parlamentares, totalizando cerca de R$ 3,4 milhões. As maiores feiras acontecem nos municípios de Araguaína, Gurupi, Paraíso, Palmas, Porto Nacional, Colinas e Guaraí.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, as feiras agropecuárias são consideradas os maiores eventos realizados nos municípios do interior do Estado. "Envolvem diretamente o agronegócio, pois são espaços para que os produtores apresentem seus animais, realizem negócios e troquem experiências para o melhoramento da produção", avalia Padua, acrescentando que outra questão importante é o impacto econômico positivo para os municípios, atraindo produtores e demais participantes de outras localidades.

Agrotins

Na próxima edição da Agrotins 2014, os agricultores familiares dos 139 municípios tocantinenses que vão participar da Feira de Tecnologia Agropecuária, terão atendimento especial. A expectativa é levar para a Feira 1.500 agricultores familiares em caravanas, ultrapassando os 1.200 deste ano de 2013. A Agrotins acontecerá de 6 a 10 de maio de 2014
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Fonte: Ascom/SEAGRO


Sistema Unimed amplia atuação no mercado de saúde ocupacional

A Unimed do Brasil anunciou um novo conceito de atendimento no setor de saúde ocupacional. Pela primeira vez, o mercado contará com uma marca que tem capacidade para atender os clientes nacionalmente e de forma integrada.

Graças a sua presença em 83% do território nacional, o Sistema Unimed poderá gerenciar a saúde ocupacional de uma companhia que tenha operações em diversas cidades do país, por exemplo. De acordo com a organização, para que todas as informações estejam integradas e acessíveis, foi inaugurado o primeiro Núcleo de Saúde Ocupacional Unimed, em São Paulo, capital. Os próximos núcleos estarão localizados nos municípios paulistas de Santos e Guarulhos e na cidade do Rio de Janeiro.

Esse núcleo gerenciará para seus clientes todas as normas regulamentadoras de medicina e de segurança do trabalho, como exames clínicos e complementares, laudos, treinamentos (CIPA, brigada de incêndio, primeiros socorros e segurança), palestras e perícias judiciais.

"Dos quase 20 milhões de clientes do Sistema Unimed, cerca de 16 milhões são de planos empresariais. Esta é uma projeção inicial do público que podemos atingir. Porém, sabemos que os números podem ser maiores, pois trabalhamos em um universo de 50 milhões de empregos formais. A Unimed certamente oferece um serviço diferenciado, que trata da saúde do trabalhador do começo ao fim", afirma Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil.

"A saúde ocupacional é uma necessidade legal para as empresas, que precisam de soluções centralizadas, tendo um único interlocutor que ofereça a gestão deste produto e facilite essa operacionalização para as áreas de recursos humanos. O foco do nosso trabalho está na melhora da qualidade de vida e produtividade dos colaboradores das empresas que atendemos, resultando em redução de custos e impostos. Indiretamente, isso também contribui com a previdência social", finaliza Valdmário Rodrigues Júnior.

Para mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: www.mundocoop.com.br

Inspirado na geração “touch”, Sicredi lança conta jovem

Atento às influências do público jovem na sociedade e no mercado, o Sicredi desenhou uma estratégia para atender as necessidades financeiras deste segmento com a "Sicredi Touch". Trata-se de uma conta que oferece produtos e serviços customizados para os jovens de 18 a 25 anos. Também foi desenvolvida uma campanha de comunicação específica com desdobramento para diversos meios, incluindo uma plataforma online. A oferta contempla conta-corrente, limite de crédito em conta, o cartão de débito e crédito exclusivo com programa de recompensas e o aplicativo mobile, o "Sicredi Mobi". Com ele é possível consultar saldos e extratos, realizar pagamentos, entre outras transações pelo celular ou tablet. Além das ofertas de produtos e serviços, os jovens também podem contar com a orientação financeira nas unidades de atendimento do Sicredi. A Sicredi Touch foi desenvolvida para atender não apenas o público universitário, mas jovens profissionais, empreendedores, estudantes de cursos técnicos, trabalhadores ligados ao agronegócio e todos aqueles que se identificam com a causa da instituição financeira. Para o diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi, Edson Nassar, o jeito cooperativo que o jovem leva sua vida hoje, valorizando o senso coletivo, experiência, conexão e transparência é a essência do Sicredi, que atua focado em cooperação, proximidade e transparência. "A Sicredi Touch foi pensada para reforçar que o Sicredi é uma alternativa moderna e sustentável para o jovem viver sua vida financeira. Nossa meta é que este público represente 15% da base de associados até o final de 2014", complementa Nassar. Mais do que uma oferta, a Sicredi Touch visa disseminar os valores do cooperativismo entre os jovens, reforçando os conceitos de uma instituição financeira cooperativa, onde todos são donos do negócio, participam das decisões e compartilham os resultados. O superintendente de Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi, Daniel Ferretti, explica que a expressão touch foi um dos elementos escolhidos por fazer parte do universo jovem e ser um ponto de identificação com esta geração cada vez mais "multitelas", já que touch significa tocar e remete a proximidade com os jovens. A campanha de divulgação do serviço utiliza hashtags, símbolo comum na linguagem das redes sociais e amplamente utilizada pelos jovens, aproveitando as situações vivenciadas por eles para reforçar o conceito de cooperativa. O material apresenta mídia eletrônica (filme e spots para rádio), mídia impressa (anúncios de diversos formatos), mídia externa (outdoors, front light e bus door), mídia e marketing digital para o Facebook e uma plataforma específica. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi)

Mensagem de final de ano do Sistema OCB/SESCOOP-TO

Mais um ano se foi e um novo ano se aproxima, é hora de agradecer as conquistas, planejar novos passos , comemorar novas alegrias e traçar novos planos.

2014 chega com uma nova missão, novos desejos e novos projetos.Esperamos fazer parte do sucesso e conquistas ao longo desse ano.

Desejamos um ano novo de esperanças renovadas

Boas festas ! Equipe do Sistema OCB/SESCOOP-TO

Vencedores do Prêmio Cooperjovem fazem imersão na história do cooperativismo

Porto Alegre (12/12) - Logo após serem premiados em cerimônia realizada em Brasília na última terça-feira, os seis alunos e três professoras vencedores da edição 2013 dos prêmios Redação e Professor - respectivamente - do programa Cooperjovem seguiram em viagem ao Rio Grande do Sul.

Como parte da premiação, o passeio foi cuidadosamente planejado para oferecer a eles uma verdadeira imersão na história do cooperativismo brasileiro. Para isso, o destino escolhido foi o município de Nova Petrópolis, distante cerca de 150 km da capital gaúcha. Lá nasceu a cooperativa de crédito mais antiga e em funcionamento no País até hoje: a Sicredi Pioneira.

A primeira parada do grupo foi na comunidade de Linha Imperial, onde se localiza a Cooperativa Escolar dos estudantes da Escola Estadual Padre Amstad (Cooeamstad). Nela, alunos do ensino fundamental se uniram para atuar no ramo da confecção de biscoitos caseiros. Em seguida, partiram para a Cooebompa - Cooperativa Escolar dos Estudantes da Escola Bom Pastor, onde, desta vez, foram recebidos por alunos do ensino médio que atuam com artesanato.

Em ambas as cooperativas, o modelo inovador de projeto pedagógico é sinônimo de sucesso total e absoluto. Segundo diretores dos colégios, inclusive o rendimento escolar das crianças e adolescentes em sala de aula foi melhorando após a constituição das cooperativas.

"Foi incrível ver como os alunos se envolvem com o projeto", declarou a professora Daniela Benedet, uma das vencedoras. Para a gerente de Promoção Social do Serviço Nacional d Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Borba, o mais interessante é a interdisciplinaridade, trabalhada de forma transversal nas escolas.

"Ao redigir uma ata de reunião, os alunos estão estudando português; ao exercerem a contabilidade da cooperativa, estão colocando em prática a matemática e assim por diante, além de diversos outros conhecimentos. é um crescimento pedagógico sem preço", afirma a gestora.

Ainda segundo Eugênia, a ideia não é replicar o modelo visitado, mas sim aprender com as boas práticas aquilo que pode ser inserido na execução do programa Cooperjovem: "A metodologia da pedagogia por projetos é algo maravilhoso e que, sem dúvida, podemos aproveitar. Essa é a nossa expectativa com relação a este grupo de professores que trouxemos para cá e os demais que já desenvolvem o programa em seus estados".

No período da tarde, o grupo foi recebido na sede da Sicredi Pioneira, onde os participantes tiveram uma visão detalhada sobe o trabalho do padre Theodor Amstad, fundador da cooperativa, ai da no século XIX. "Impressionante!", exclamou entusiasmada uma das jovens vencedoras.

Ao longo desta quinta-feira, o grupo terá a oportunidade de conhecer e visitar, também, a sede da primeira faculdade de cooperativismo, a ESCOOP, localizada em Porto Alegre.

Coapa anuncia investimento de quase R$ 500 mil no armazém de grãos

A partir da colheita da safra 2013/2014, prevista para começar no final de janeiro de 2014, os produtores de grãos passam a contar com uma estrutura ainda mais eficiente no armazém da Coapa, em Pedro Afonso.

Em Assembleia Geral Extraordinária no último dia 11 de dezembro, a maioria dos cooperados aprovou o investimento de quase R$ 500 mil em melhorias na unidade armazenadora de grãos que atende agricultores de quase 15 municípios da região.

Antes de admitirem os investimentos, os cooperados receberam várias informações numa explanação feita pelo superintendente da Coapa, José Rander Lopes, e o gerente da Unidade Operacional, Odílio Bezerra.

Os serviços iniciam já na próxima semana. Será realizada a manutenção geral em todo sistema elétrico, nos sistemas de elevadores e nas balanças. Também serão feitos investimentos na automação do tombador de resíduos de grãos, nas balanças de fluxos e no quadro de comando.

Conforme o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a finalidade é modernizar o armazém, aperfeiçoar a eficiência operacional aprimorando os fluxos de carga e descarga de caminhões e, consequentemente, melhorar os serviços prestados aos cooperados e demais produtores rurais atendidos pela cooperativa.

Já o 1° secretário do Conselho de Administração da Coapa, Luiz Gilberto Ramos, destacou que as benfeitorias no armazém vão evitar desperdícios e trazer economia.

Números

O armazém da Coapa é considerado um dos maiores do Tocantins e tem capacidade estática para armazenar 60 mil toneladas. Na safra 2012/2013 a unidade recebeu de 71.500 toneladas de soja, 13.800 toneladas de milho e 3.850 toneladas de sorgo.

Sistema OCB/SESCOOP-TO estará de recesso no período de 18/12/2013 a 03/01/2014

Informamos que o Sistema OCB/SESCOOP-TO estará de recesso de no no período de 18/12/2013 a 03/01/2014.

Agradecemos à todos pelas contribuições para o crescimento do cooperativismo Tocantinense.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo para todos!


Membros do Conselho Consultivo do ramo saúde se reúnem em GO

Brasília (12/12) - Os membros do Conselho Consultivo do ramo saúde reúnem-se hoje, em Goiânia/GO, com a gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella. A reunião acontece no Centro de Convenções da capital goiana.

O objetivo da reunião é preservar e aprimorar a identidade, a imagem e a integridade do sistema cooperativista brasileiro, ampliando os canais de comunicação com as cooperativas e seus cooperados, a partir da articulação com as organizações estaduais e os ramos do cooperativismo.

Da pauta do encontro constam assuntos como apresentação do relatório de atividades realizadas pelo Sistema OCB, focadas nas cooperativas do ramo saúde, a MP n° 619 (que trata sobre a base de cálculo do PIS/COFINS para operadoras), o planejamento das ações do programa Educsaúde, para 2014, dentre outros.

Tocantinense está entre os premiados na 7º edição do Prêmio Redação Cooperjovem

Nesta terça-feira (10/12), foi realizado a entrega dos troféus dos concursos promovidos pelo Programa Cooperjovem, na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). Entre os contemplados está Ana Clara Ribeiro dos Santos, que conquistou o segundo lugar, na categoria II (6° ao 9° ano) no 7° Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Após a cerimônia, todos os premiados participaram de uma visita guiada ao Congresso Nacional. Além de um troféu, os três primeiros lugares em cada um dos prêmios receberam os bilhetes de uma viagem muito especial. Eles vão conhecer a cidade de Nova Petrópolis (RS), considerada a capital do cooperativismo. A viagem está marcada para logo depois da visita ao Congresso.


Notebook
- As escolas dos três primeiros colocados de cada categoria também serão premiadas com um notebook, como reconhecimento da sua importante participação no desenvolvimento do Programa Cooperjovem, como agente de influência e de mudanças na comunidade em que está inserida.

VENCEDORES - 7° Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem

Categoria I - 4° e 5° ano
1° lugar - Natieli da Silva Pereira (SC)
2° lugar - Larissa dos Santos Silva (PB)
3° lugar - Kaio Victor Rodrigues da Rosa (PR)

Categoria II - 6° ao 9° ano
1° lugar - Gabriela Alves da Silva (PE)
2° lugar - Ana Clara Ribeiro dos Santos (TO)
3° lugar - Vanessa Maria Gomes da Silva (PE)