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A manhã desta sexta-feira foi movimentada na sede do SICOOB CREDIPAR, Cooperativa de Crédito Rural de Paraíso que está comemorando nesta semana 20 anos de sua criação, onde foi servido um café especial para os cooperados, autoridades e convidados da instituição que foi fundada em 1991 por um grupo de pessoas que acreditam no potencial de Paraíso do Tocantins e hoje nossa cidade é uma referência quando se trata de cooperativismo.

Seda da Cooperativa
Para o Presidente da cooperativa, Gilberto Alves Moraes, vale apena investir no SICOOB CREDIPAR, por ser um banco projeto e administrado por pessoas que acreditam no Estado do Tocantins. A festa dos 20 anos está acontecendo simultaneamente nas cidades onde tem PAC do SICOOB CREDIPAR: Cristalândia, Pium, Barrolândia, Miranorte, Dois Irmãos, Marianópolis, Divinópolis e na sede da instituição em Paraíso do Tocantins.
Participaram do Café da Manhã na Agência do SICOOB CREDIPAR de Paraíso na Rua Voluntários da Pátria, as seguintes autoridades e convidados: A superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, o Deputado Estadual e Ex-Presidente da CREDIPAR, José Geraldo de Melo, o Vice-Prefeito de Paraíso Erivaldo Frugeri, o Presidente da Câmara Municipal Lafaete Lobo, os vereadores Jozelino Rodrigues e Hilma Oliveira, o Presidente da ACIP Jocélio Cabral Mendonça, o Senhor Lairson Lopes (primeiro presidente da CREDIPAR), o Ex-Prefeito Mundico Moraes, o cooperado n° 01 Dr. Moisés Avelino, diretores da instituição e os cooperados.
Fonte: Por DICAM - Câmara Municipal de Paraíso

Seda da Cooperativa
Para o Presidente da cooperativa, Gilberto Alves Moraes, vale apena investir no SICOOB CREDIPAR, por ser um banco projeto e administrado por pessoas que acreditam no Estado do Tocantins. A festa dos 20 anos está acontecendo simultaneamente nas cidades onde tem PAC do SICOOB CREDIPAR: Cristalândia, Pium, Barrolândia, Miranorte, Dois Irmãos, Marianópolis, Divinópolis e na sede da instituição em Paraíso do Tocantins.
Participaram do Café da Manhã na Agência do SICOOB CREDIPAR de Paraíso na Rua Voluntários da Pátria, as seguintes autoridades e convidados: A superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira, o Deputado Estadual e Ex-Presidente da CREDIPAR, José Geraldo de Melo, o Vice-Prefeito de Paraíso Erivaldo Frugeri, o Presidente da Câmara Municipal Lafaete Lobo, os vereadores Jozelino Rodrigues e Hilma Oliveira, o Presidente da ACIP Jocélio Cabral Mendonça, o Senhor Lairson Lopes (primeiro presidente da CREDIPAR), o Ex-Prefeito Mundico Moraes, o cooperado n° 01 Dr. Moisés Avelino, diretores da instituição e os cooperados.
Fonte: Por DICAM - Câmara Municipal de Paraíso
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Cooperativismo é alternativa para o produtor se beneficiar da Lei 11.947, que destina 30% dos recursos da merenda à agricultura familiar.
Usar pelo menos 30% dos recursos destinados à merenda escolar para aquisição de produtos da agricultura familiar é uma das exigências da Lei Federal 11.947, sancionada em junho de 2009. Ao longo de 2010, poucos municípios conseguiram cumprir essa meta, que pretende atender às instituições de ensino da rede pública municipal, estadual e distrital, entre escolas, creches e entidades filantrópicas.
Para o engenheiro Agrônomo Alcides Ribeiro de Almeida Jr, diretor técnico da divisão de Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Bragança Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o governo pretende que este ano todos os municípios se adequem à regra. Almeida Jr. explica que um dos grandes entraves é a organização dos produtores rurais em um grupo formal, como exige a lei. "Com a instituição do grupo formal é possível garantir o fornecimento dos produtos ao longo de todo o ano, coisa que sozinho o pequeno produtor jamais conseguiria cumprir. Para isso, existem duas opções: a associação ou a cooperativa. Não tenho dúvida de que a cooperativa é o melhor caminho, pois permite que o agricultor tenha remuneração adequada pela sua produção, com responsabilidade gerencial pelo negócio", avalia.
Atento a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), oferece todo o suporte aos pequenos produtores para a constituição de cooperativas da agricultura familiar, como explica Antonio Pedro Pezzuto Jr, consultor técnico da instituição no ramo do agronegócio: "Desenvolvemos um trabalho, por meio de consultoria, ao longo de todo o processo de formação da cooperativa. Para os empreendimentos estabelecidos, o Sescoop/SP tem o Programa de Desenvolvimento de Cooperativas (PDC), que treina e qualifica dirigentes e cooperados visando, principalmente, ao aprimoramento da autogestão.
Entendemos que esse seja o caminho ideal para pequenos agricultores em busca de uma melhor eficiência da atividade e do aumento da renda familiar por meio da capacidade da comercialização via cooperativa. O PDC também aborda o negócio da cooperativa. Informa e orienta o produtor cooperado sobre o acesso a outros benefícios da agricultura familiar, como o enquadramento a programas de incentivo à produção, assistência técnica, entre outros".
Ligado à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), que congrega mais de 900 cooperativas paulistas de diversos ramos, o Sescoop/SP realiza ações de capacitação, de promoção social e de monitoramento no sistema cooperativista.
Em setembro do ano passado, a Cooperativa "Entre Serras e águas", da região de Bragança Paulista (SP), foi selecionada em uma Chamada Pública para fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda escolar do município de Atibaia. A "Entre Serras e águas" foi fundada em 16 de maio de 2007, com apoio do Sindicato dos Bancários, Cati-Regional Bragança / Casas de Agricultura e do Sescoop-SP, com 24 produtores familiares. Hoje, conta com 62 agricultores familiares cooperados de Vargem, Joanópolis, Socorro, Atibaia e Nazaré Paulista.
O contrato em Atibaia envolve 51 produtores da cooperativa para fornecer 31 itens, sendo 10 orgânicos. Para Cezabenildes Gonçalves do Amaral, ex-presidente da cooperativa, essa é uma grande conquista que pode ainda ser ampliada. "Desde sua fundação, a ‘Entre Serras e águas’ vem trabalhando pela ampliação do espaço para o agricultor familiar. Agora é manter o trabalho bem feito e ajudar na ampliação para outras regiões", comenta Amaral. De acordo com registros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), há na região de Bragança, composta por 17 municípios, mais de 1.300 produtores com declarações de aptidão ao Pronaf (DAP) atualizadas, o que significa que, se houver empenho das prefeituras junto aos setores de merenda e de agricultura, há muito espaço para crescer.
Almeida Jr. explica que o cumprimento integral da "lei dos 30% da merenda" em Atibaia abre um novo e importante espaço de comercialização, pois valores repassados para as prefeituras pelo FNDE são altamente significativos. "O sistema de aquisição por Chamada Pública não tem como premissa o menor preço, mas o preço de referência, o que permite a prática do preço mais justo. Além disso, há o fato de que estamos muito próximos da Grande São Paulo, onde temos espaço ainda maior para o crescimento da comercialização de produtos da agricultura familiar". Segundo ele, a cidade de São Paulo tem adquirido produtos de cooperativas do Rio Grande do Sul. "Os municípios vizinhos à grande São Paulo têm um importante potencial de mercado nessas cidades que não contam com espaço para produção agrícola", pondera.
Segundo Nivaldo Maia, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 70% do que é produzido, em diversificação e volume no Brasil, vem da agricultura familiar. "Com a organização em cooperativa, o produtor passa a receber o preço justo por sua produção, sem a presença do atravessador. Antes, seus produtos eram comercializados na Ceagesp, o que reduzia muito sua lucratividade", explica. (Fonte: Ocesp)
Usar pelo menos 30% dos recursos destinados à merenda escolar para aquisição de produtos da agricultura familiar é uma das exigências da Lei Federal 11.947, sancionada em junho de 2009. Ao longo de 2010, poucos municípios conseguiram cumprir essa meta, que pretende atender às instituições de ensino da rede pública municipal, estadual e distrital, entre escolas, creches e entidades filantrópicas.
Para o engenheiro Agrônomo Alcides Ribeiro de Almeida Jr, diretor técnico da divisão de Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Bragança Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o governo pretende que este ano todos os municípios se adequem à regra. Almeida Jr. explica que um dos grandes entraves é a organização dos produtores rurais em um grupo formal, como exige a lei. "Com a instituição do grupo formal é possível garantir o fornecimento dos produtos ao longo de todo o ano, coisa que sozinho o pequeno produtor jamais conseguiria cumprir. Para isso, existem duas opções: a associação ou a cooperativa. Não tenho dúvida de que a cooperativa é o melhor caminho, pois permite que o agricultor tenha remuneração adequada pela sua produção, com responsabilidade gerencial pelo negócio", avalia.
Atento a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), oferece todo o suporte aos pequenos produtores para a constituição de cooperativas da agricultura familiar, como explica Antonio Pedro Pezzuto Jr, consultor técnico da instituição no ramo do agronegócio: "Desenvolvemos um trabalho, por meio de consultoria, ao longo de todo o processo de formação da cooperativa. Para os empreendimentos estabelecidos, o Sescoop/SP tem o Programa de Desenvolvimento de Cooperativas (PDC), que treina e qualifica dirigentes e cooperados visando, principalmente, ao aprimoramento da autogestão.
Entendemos que esse seja o caminho ideal para pequenos agricultores em busca de uma melhor eficiência da atividade e do aumento da renda familiar por meio da capacidade da comercialização via cooperativa. O PDC também aborda o negócio da cooperativa. Informa e orienta o produtor cooperado sobre o acesso a outros benefícios da agricultura familiar, como o enquadramento a programas de incentivo à produção, assistência técnica, entre outros".
Ligado à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), que congrega mais de 900 cooperativas paulistas de diversos ramos, o Sescoop/SP realiza ações de capacitação, de promoção social e de monitoramento no sistema cooperativista.
Em setembro do ano passado, a Cooperativa "Entre Serras e águas", da região de Bragança Paulista (SP), foi selecionada em uma Chamada Pública para fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda escolar do município de Atibaia. A "Entre Serras e águas" foi fundada em 16 de maio de 2007, com apoio do Sindicato dos Bancários, Cati-Regional Bragança / Casas de Agricultura e do Sescoop-SP, com 24 produtores familiares. Hoje, conta com 62 agricultores familiares cooperados de Vargem, Joanópolis, Socorro, Atibaia e Nazaré Paulista.
O contrato em Atibaia envolve 51 produtores da cooperativa para fornecer 31 itens, sendo 10 orgânicos. Para Cezabenildes Gonçalves do Amaral, ex-presidente da cooperativa, essa é uma grande conquista que pode ainda ser ampliada. "Desde sua fundação, a ‘Entre Serras e águas’ vem trabalhando pela ampliação do espaço para o agricultor familiar. Agora é manter o trabalho bem feito e ajudar na ampliação para outras regiões", comenta Amaral. De acordo com registros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), há na região de Bragança, composta por 17 municípios, mais de 1.300 produtores com declarações de aptidão ao Pronaf (DAP) atualizadas, o que significa que, se houver empenho das prefeituras junto aos setores de merenda e de agricultura, há muito espaço para crescer.
Almeida Jr. explica que o cumprimento integral da "lei dos 30% da merenda" em Atibaia abre um novo e importante espaço de comercialização, pois valores repassados para as prefeituras pelo FNDE são altamente significativos. "O sistema de aquisição por Chamada Pública não tem como premissa o menor preço, mas o preço de referência, o que permite a prática do preço mais justo. Além disso, há o fato de que estamos muito próximos da Grande São Paulo, onde temos espaço ainda maior para o crescimento da comercialização de produtos da agricultura familiar". Segundo ele, a cidade de São Paulo tem adquirido produtos de cooperativas do Rio Grande do Sul. "Os municípios vizinhos à grande São Paulo têm um importante potencial de mercado nessas cidades que não contam com espaço para produção agrícola", pondera.
Segundo Nivaldo Maia, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 70% do que é produzido, em diversificação e volume no Brasil, vem da agricultura familiar. "Com a organização em cooperativa, o produtor passa a receber o preço justo por sua produção, sem a presença do atravessador. Antes, seus produtos eram comercializados na Ceagesp, o que reduzia muito sua lucratividade", explica. (Fonte: Ocesp)
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O prazo para a entrega do DIF 2011, referente ao ano base 2010, foi prorrogado até o dia 05/03/2011, e deve ser feita pela internet no endereço http://dif.sefaz.to.gov.br.
O preenchimento da DIF (DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS) é obrigatório para todas as cooperativas que possuam inscrição ESTADUAL, inclusive as cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa e demais penalidades.
O DIF - DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS, é um demonstrativo anual, destinado à apuração das informações relativas ao ICMS das empresas, que servirá de base para o cálculo do índice de Participação dos Municípios - IPM, dos municípios do Estado, conforme disposto na Constituição Federal. Quando o contribuinte se omite dessa declaração, prejudica o município onde exerce suas atividades, reduzindo, desta forma, a sua receita.
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo telefone: 0800 631144 ou e-mail:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
O preenchimento da DIF (DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS) é obrigatório para todas as cooperativas que possuam inscrição ESTADUAL, inclusive as cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa e demais penalidades.
O DIF - DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS, é um demonstrativo anual, destinado à apuração das informações relativas ao ICMS das empresas, que servirá de base para o cálculo do índice de Participação dos Municípios - IPM, dos municípios do Estado, conforme disposto na Constituição Federal. Quando o contribuinte se omite dessa declaração, prejudica o município onde exerce suas atividades, reduzindo, desta forma, a sua receita.
Em caso de dúvidas entrar em contato pelo telefone: 0800 631144 ou e-mail:
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No próximo domingo, dia 06/03/2011, a COOPERGEMAS - Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Monte Santo realizará o sorteio dos lotes para os cooperados.
Este sorteio irá marcar o inicio dede uma nova fase para a cooperativa, que inicia efetivamente suas atividades, devidamente amparada pelas licenças necessárias para extração no garimpo.
Será, portanto, um dia festivo para os 212 cooperados, que lutam desde 1997 para realizar o trabalho de mineração.
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Ferramenta tecnológica poderá gerar respostas rápidas para diversos assuntos
A videoconferência realizada na última sexta-feira, 25, além de debater um tema de grande relevância para o cooperativismo, deve marcar o início de uma nova forma de relacionamento entre as unidades estaduais do Sistema OCB. Para o gerente de mercados da OCB, Evandro Ninaut, que foi o mediador do debate, as videoconferências devem gerar grande economia de tempo e recursos. "Imaginem a dificuldade que teríamos para reunir pessoas de diferentes regiões do País em um só lugar. Foram evitados deslocamentos longos e economizamos uma boa quantia em recursos das unidades estaduais", observa o gerente.
Ninaut também ressalta que a ferramenta tecnológica poderá gerar respostas rápidas para diversos assuntos, pois as reuniões presenciais necessitam de compatibilização de agendas dos envolvidos. De acordo com o gerente da OCB, o novo mecanismo de comunicação passou no teste. "Durante as duas horas de debates não tivemos nenhum problema de interrupção", comemora.
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/SESCOOP
A videoconferência realizada na última sexta-feira, 25, além de debater um tema de grande relevância para o cooperativismo, deve marcar o início de uma nova forma de relacionamento entre as unidades estaduais do Sistema OCB. Para o gerente de mercados da OCB, Evandro Ninaut, que foi o mediador do debate, as videoconferências devem gerar grande economia de tempo e recursos. "Imaginem a dificuldade que teríamos para reunir pessoas de diferentes regiões do País em um só lugar. Foram evitados deslocamentos longos e economizamos uma boa quantia em recursos das unidades estaduais", observa o gerente.
Ninaut também ressalta que a ferramenta tecnológica poderá gerar respostas rápidas para diversos assuntos, pois as reuniões presenciais necessitam de compatibilização de agendas dos envolvidos. De acordo com o gerente da OCB, o novo mecanismo de comunicação passou no teste. "Durante as duas horas de debates não tivemos nenhum problema de interrupção", comemora.
Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/SESCOOP
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A OCB vai coordenar as ações em âmbito nacional e planeja trabalhar em conjunto com o Governo Federal
"Cooperativas Constroem um Mundo Melhor", foi o slogan escolhido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Ano Internacional das Cooperativas. O Diretor Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Charles Gould, disse que o slogan transmite uma imagem de modelo baseado em valores, e que ambos os aspectos de desenvolvimento econômico e social das cooperativas coincidem com os princípios cooperativos. A ACI, segundo Gould, espera que um maior nível de reconhecimento público promova o surgimento de novas cooperativas e fomente um ambiente legislativo e regulatório favorável ao crescimento e desenvolvimento do cooperativismo no mundo.
O slogan, em inglês, "International Year of Cooperatives 2012: Co-operative enterprises build a better world" foi traduzido para os seis idiomas oficiais da ONU. A OCB, juntamente com as lideranças do cooperativismo, definiu como melhor tradução em português "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor". Para o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, o tema sugere ações que tenham por objetivo mostrar as empresas cooperativas e sua possibilidade de desenvolvimento inclusivo, tais como: ações de empoderamento feminino, inclusão de jovens e oportunidades de empregos, encorajando o empreendedorismo e mostrando o cooperativismo como instrumento minimizador da pobreza.
Freitas diz ainda que a instituição vai coordenar as ações em âmbito nacional e planeja trabalhar em conjunto com o Governo Federal para alcançar o sucesso das atividades previstas para o Ano Internacional das Cooperativas no Brasil. "Esperamos que tais iniciativas fortaleçam o cooperativismo frente à opinião pública brasileira fazendo, assim, de 2012, um ano ímpar para o cooperativismo brasileiro", conclui Freitas.
LANçAMENTO OFICIAL:
As Nações Unidas irão, oficialmente, lançar o Ano Internacional durante sessão plenária da Assembléia Geral da ONU na sede da ONU, em Nova York (EUA), planejada para o dia 31 de outubro de 2011. Ela será precedida de uma mesa redonda informal sobre os Estados Membros e as cooperativas e stakeholders. A ACI está, também, planejando uma série de reuniões e eventos com a mídia, por ocasião do lançamento oficial da ONU.
O lançamento do Ano no movimento cooperativo será feito na Assembléia Geral da ACI, em Cancún, México (14 a 18 de novembro de 2011). O enfoque da ACI será "alavancar" o fato de ser este Ano Internacional único: a atenção mundial que o reconhecimento da ONU pode trazer através de uma campanha de conscientização pública.
AçõES A SEREM REALIZADAS
A prioridade da ACI será atingir o público em geral através de uma mensagem comum em várias formas:
- nas comunicações e no marketing,
- nas embalagens dos produtos,
- nas vitrines dos pontos de venda,
- boletins, revistas, relatórios anuais e websites dos membros da ACI, durante o ano de 2012.
Fonte: OCB/SESCOOP E BLOG DO COOPERATIVISMO
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Resoluções emitidas pela agência enquadram mais 10 grupos como agentes autorizados. Com regularização, consumidores passam a ter direitos e deveres
A Agência Nacional de Energia Elétrica assinou contrato de permissão com 38 cooperativas de eletrificação rural e emitiu resoluções que enquadram mais 10 como agentes autorizados. Com a regularização, os consumidores das cooperativas passam a ter direitos e deveres equivalentes aos consumidores das 63 distribuidoras. Por outro lado, as cooperativas submetem-se à legislação relativa aos serviços públicos e, especificamente, à energia elétrica, assim como às normas e regulamentos expedidos pela Aneel, além da fiscalização.
Com a assinatura dos contratos e a emissão de resoluções autorizativas, os consumidores das cooperativas passarão a pagar tarifas fixadas pela agência. As permissionárias reajustam as tarifas uma vez por ano e passam por revisão tarifária a cada quatro anos.
No caso das cooperativas autorizadas, a metodologia para aplicar reajustes e revisões tarifárias ainda não está concluída. A outorga para prestação do serviço tem prazo de 30 anos, com possibilidade de prorrogação, por igual período.
As cooperativas permissionárias diferem-se das autorizadas por sua estrutura. A permissionária possui área de concessão definida e rede de distribuição própria, com potencial de expansão. As autorizadas possuem menos infraestrutura e utilizam, por exemplo, redes da concessionária de distribuição mais próxima. Entre as permissionárias, 17 são de Santa Catarina, nove de São Paulo, oito do Rio Grande do Sul, duas do Rio de Janeiro, uma do Paraná e uma de Sergipe. Na lista das autorizadas, três estão em São Paulo, outras três no Paraná, outras três em Mato Grosso do Sul e uma está no Rio Grande do Sul.
Fonte: Veículo: Site Canal Energia - Publicado em: 25/02/2011 - 09:24
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O Sescoop-TO realizou nos dia 25 e 26 de fevereiro o evento Formação em Liderança- A Capacitação dos Formadores de Opinião - Uma abordagem Cooperativista.
O curso foi realizado em 12h e abordou temas como, a Essência da Liderança, a relação entre Cooperativismo e Liderança, o modelo da Liderança Apreciativa e os 3Is (conteúdo e modelo próprio da AtoCorp), Liderança Situacional - O papel do Protagonismo e o Feedback para Inspirar a Mudança (baseado no Feedback por Intervenções Apreciativas, modelo exclusivo).
Os trabalhos foram conduzidos pelo Interventor( instrutor), Rafael Giuliano que é pesquisador e empreendedor, criador do método de Intervenções Apreciativas. Com formação acadêmica multidisciplinar (Letras e Comunicação Social), e que dedica-se ao desenvolvimento de pessoas em diferentes tipos de organizações, sendo Palestrante e Intervencionista Apreciativo Sênior em temas como Liderança Apreciativa e Comunicação Assertiva.
De acordo com Rafael, "O conteúdo de Liderança é alvo de diversas pesquisas empíricas realizadas por nossa equipe, dando origem ao modelo de Liderança Apreciativa e os Três Is: Interagir, Intervir e Incentivar."



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Sescoop-TO divulga ordem de classificação final do processo seletivo 01/2011, para os cargos de nivel médio, auxiliar administrativo e de nível superior, analista administrativo financeiro.
Segue:
Nível Superior: Analista Administrativo Financeiro
Nível Médio:Auxiliar Administrativo
Segue:
Nível Superior: Analista Administrativo Financeiro
Nível Médio:Auxiliar Administrativo
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Setor de expressiva participação na economia do país, o cooperativismo brasileiro tem também forte atuação no Congresso Nacional. Nada mais natural, afinal, as cooperativas respondem por 5,39% do PIB brasileiro e têm uma movimentação econômico-financeira na ordem de R$ 88,7 bilhões.
à frente desse trabalho, definindo estratégias e atuando nas proposições legislativas, estamos nós, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com a coordenação direta da Diretoria e da Assessoria Parlamentar da instituição.
Para realizar esta articulação em defesa das causas cooperativistas, a OCB conta com o apoio direto da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). As conquistas alcançadas são fruto dessa atuação conjunta e decorrem de um esforço constante não apenas do acompanhamento da tramitação, como também da proposição de novos projetos.
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Download da Publicação Nocoes Básicas do Processo Legislativo
Fonte: OCB no Congresso
à frente desse trabalho, definindo estratégias e atuando nas proposições legislativas, estamos nós, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com a coordenação direta da Diretoria e da Assessoria Parlamentar da instituição.
Para realizar esta articulação em defesa das causas cooperativistas, a OCB conta com o apoio direto da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). As conquistas alcançadas são fruto dessa atuação conjunta e decorrem de um esforço constante não apenas do acompanhamento da tramitação, como também da proposição de novos projetos.
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Download da Publicação Nocoes Básicas do Processo Legislativo
Fonte: OCB no Congresso
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Evento promovido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos realizará paineis específicos sobre os principais mercados agropecuários mundiais como soja, milho, trigo, algodão, carnes e lácteos
Brasília (22/01/2011) - As estratégias e as oportunidades para o desenvolvimento da agricultura serão debatidas em Washington, nos dias 24 e 25 de fevereiro, durante o Agricultural Forum Outlook 2011. Organizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), o evento abordará a evolução da oferta de alimentos e os impactos nos preços e no comércio mundial dos produtos agropecuários.
"Será a oportunidade para o Brasil conhecer as perspectivas de plantio nos Estados Unidos e os preços no mercado internacional. Esse cenário terá influência na decisão dos produtores brasileiros, que iniciarão o plantio da safra 2011/2012 em setembro deste ano ", esclarece o coordenador-geral de Oleaginosas e Fibras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sávio Pereira, que participará do encontro.
Durante o evento, serão realizados paineis específicos sobre os principais mercados agropecuários mundiais, como soja, milho, trigo, algodão, carnes e lácteos. "Serão discutidos os primeiros números de intenção de plantio para a safra 2011/2012 nos Estados Unidos, que começará em abril. Os números oficiais serão divulgados no dia 31 de março", informa Pereira.
Outro assunto que será tratado nesta 87ª edição do fórum são as iniciativas para a criação de uma nova lei agrícola americana, que será votada em 2012 e terá vigência até 2017. Entre os temas que fazem parte da lei estão o programa de apoio à comercialização, com base em preços mínimos para os principais grãos, como soja, milho, arroz, algodão, cereais de inverno e lácteos. Também serão discutidos os Programas de Conservação de Reservas (Conservation Reserve Program) e de seguro rural em vigor nos Estados Unidos.
O evento é destinado aos analistas privados e governamentais e aos empresários mundiais. Nas últimas edições, o fórum contou com dois mil participantes. (Fonte Mapa)
Brasília (22/01/2011) - As estratégias e as oportunidades para o desenvolvimento da agricultura serão debatidas em Washington, nos dias 24 e 25 de fevereiro, durante o Agricultural Forum Outlook 2011. Organizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês), o evento abordará a evolução da oferta de alimentos e os impactos nos preços e no comércio mundial dos produtos agropecuários.
"Será a oportunidade para o Brasil conhecer as perspectivas de plantio nos Estados Unidos e os preços no mercado internacional. Esse cenário terá influência na decisão dos produtores brasileiros, que iniciarão o plantio da safra 2011/2012 em setembro deste ano ", esclarece o coordenador-geral de Oleaginosas e Fibras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sávio Pereira, que participará do encontro.
Durante o evento, serão realizados paineis específicos sobre os principais mercados agropecuários mundiais, como soja, milho, trigo, algodão, carnes e lácteos. "Serão discutidos os primeiros números de intenção de plantio para a safra 2011/2012 nos Estados Unidos, que começará em abril. Os números oficiais serão divulgados no dia 31 de março", informa Pereira.
Outro assunto que será tratado nesta 87ª edição do fórum são as iniciativas para a criação de uma nova lei agrícola americana, que será votada em 2012 e terá vigência até 2017. Entre os temas que fazem parte da lei estão o programa de apoio à comercialização, com base em preços mínimos para os principais grãos, como soja, milho, arroz, algodão, cereais de inverno e lácteos. Também serão discutidos os Programas de Conservação de Reservas (Conservation Reserve Program) e de seguro rural em vigor nos Estados Unidos.
O evento é destinado aos analistas privados e governamentais e aos empresários mundiais. Nas últimas edições, o fórum contou com dois mil participantes. (Fonte Mapa)
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SESCOOP-TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Tocantins - divulga o gabaritos oficiais das provas objetivas do processo seletivo 01/2011.
Dia 22/02/2011 às 11:28:00
LISTA DE APROVADOS
Nível Superior:
Analista de Capacitação e Monitoramento
Analista Administrativo Financeiro
Analista de Comunicação Social
Nível Médio:
Auxiliar Administrativo
Dia 21/02/2011 às 16:04:00
GABARITO OFICIAL
Nível Superior:
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Analista de Capacitação e Monitoramento.
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Analista Administrativo Financeiro
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Analista de Comunicação Social
Nível Médio:
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Auxiliar Administrativo
Dia 21/02/2011 às 09:45:00
Atenção:
Retificação no item 6.2.6 onde refere a pontuação da avaliação de conhecimentos.
Dia 22/02/2011 às 11:28:00
LISTA DE APROVADOS
Nível Superior:
Analista de Capacitação e Monitoramento
Analista Administrativo Financeiro
Analista de Comunicação Social
Nível Médio:
Auxiliar Administrativo
Dia 21/02/2011 às 16:04:00
GABARITO OFICIAL
Nível Superior:
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Analista de Capacitação e Monitoramento.
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Analista Administrativo Financeiro
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Analista de Comunicação Social
Nível Médio:
Gabarito Oficial - Prova Objetiva - Auxiliar Administrativo
Dia 21/02/2011 às 09:45:00
Atenção:
Retificação no item 6.2.6 onde refere a pontuação da avaliação de conhecimentos.
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A Assessoria Parlamentar da Organização das Cooperativas Brasileiras (Aspar/OCB) desenvolveu um instrumento de interação com seu público: o blog OCB no Congresso. O blog busca facilitar o acesso aos produtos e publicações produzidos pela Aspar, colocando à disposição do Sistema OCB informações a respeito do andamento dos trabalhos legislativos.
Algumas publicações, como a Agenda Legislativa do Cooperativismo, o estudo Eleições 2010, entre outros, estarão disponíveis permanentemente para download.
Outros, serão publicados de maneira periódica. Esses produtos, como a Agenda Semanal de Deliberações, o Relatório Mensal e os Discursos Parlamentares, também enviados por email, devem sempre estar atualizados. Outra inovação trazida pela blog será a publicação diária do Quadro de Medidas Provisórias, permitindo assim que os interessados tenham acesso à todas as informações em um só lugar.
Para facilitar a compreensão sobre a tramitação das proposições, a Aspar divulgará também a série Entendendo o Processo Legislativo, que deve aprofundar as explicações já trazidas pela publicação Noções Básicas sobre Processo Legislativo.
A ferramenta será utilizada ainda para a divulgação de notícias em tempo real e análises semanais a respeito de temas em destaque nas Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
De acordo com a Assessora Parlamentar, Tânia Zanella, "o blog será fundamental para possibilitar um fluxo cada vez maior de informações a respeito das atividades do Congresso Nacional, facilitando ainda a compreensão do trabalho de representação realizado pela OCB".
Segue link para o blog: http://ocbnocongresso.brasilcooperativo.coop.br/
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A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, é um relatório de informações sócio-econômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída pelo Decreto n° 76.900, de 23/12/75.
O preenchimento da RAIS é obrigatório para todas as cooperativas, inscritas no CNPJ, com ou sem empregados, inclusive as cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa.
As Cooperativas, assim como as demais empresas, têm até o dia 28 de fevereiro de 2011 para entregar a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2010. A declaração deve ser feita e enviada por meio do programa gerador de arquivos da RAIS - GDRAIS2010 e do programa transmissor de arquivos - RAISNET2010.
A Cooperativa que não teve empregado durante o ano de 2010 deve informar a declaração da Rais Negativa. Podendo ser informada pela da internet, através do link:http://www.rais.gov.br/rais_negativa/Gerenciador_sqlada.asp?acao=f
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Tocantins divulga a lista de aprovados na 1° etapa (Analise Curricular) e convocação para 2° etapa ( Avaliação de Conhecimentos).
DIA / HORáRIO E LOCAIS DE PROVA
NíVEL SUPERIOR - Dia 20/02/2011 das 08h às 12h (horário local), na Sede do sistema OCB/SESCOOP-TO na AV. JK, Quadra 110 norte Lote 11 - Palmas - TO
NíVEL MéDIO - Dia 20/02/2011 das 14h às 18h (horário local), na Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, Quadra 106 Sul, 1 - Plano Diretor Sul - Palmas - TO
NíVEL SUPERIOR:
LISTA DE APROVADOS VAGA DE ANALISTA DE CAPACITAçãO E MONITORAMENTO
LISTA DE APROVADOS VAGA DE ANALISTA ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
LISTA DE APROVADOS VAGA DE ANALISTA DE COMUNICAçãO SOCIAL
NíVEL MéDIO
LISTA DE APROVADOS VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO
DIA / HORáRIO E LOCAIS DE PROVA
Dia 17/02/2011 às 09:20:00
RETIFICAçãO PROVA DE CONHECIMENTOS - PORTUGUES
Dia 18/02/2011 às 15:00:00
RETIFICAçãO DA LISTA DE CANDIDATOS - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
DIA / HORáRIO E LOCAIS DE PROVA
NíVEL SUPERIOR - Dia 20/02/2011 das 08h às 12h (horário local), na Sede do sistema OCB/SESCOOP-TO na AV. JK, Quadra 110 norte Lote 11 - Palmas - TO
NíVEL MéDIO - Dia 20/02/2011 das 14h às 18h (horário local), na Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, Quadra 106 Sul, 1 - Plano Diretor Sul - Palmas - TO
NíVEL SUPERIOR:
LISTA DE APROVADOS VAGA DE ANALISTA DE CAPACITAçãO E MONITORAMENTO
LISTA DE APROVADOS VAGA DE ANALISTA ADMINISTRATIVO FINANCEIRO
LISTA DE APROVADOS VAGA DE ANALISTA DE COMUNICAçãO SOCIAL
NíVEL MéDIO
LISTA DE APROVADOS VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO
DIA / HORáRIO E LOCAIS DE PROVA
Dia 17/02/2011 às 09:20:00
RETIFICAçãO PROVA DE CONHECIMENTOS - PORTUGUES
Dia 18/02/2011 às 15:00:00
RETIFICAçãO DA LISTA DE CANDIDATOS - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
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O curso Qualidade no atendimento, satisfação e fidelização de associados - Foco no foco do cliente, foi realizado nos dia 11 e 12 de fevereiro de 2011, na Sede da Cooperativa Sicoob Credipar em Paraíso do Tocantins, e foi ministrado pelo Sr. Ricardo Coelho que possui 35 anos de experiência no segmento financeiro, e trabalhando principalmente com ações para a melhoria do modelo de negócio das cooperativas de crédito.
O evento teve por objetivo orientar sobre as percepções e atitudes necessárias diante seus associados para que estes percebam uma maior qualidade de serviços, permitindo assim um relacionamento saudável e justo para ambas as partes, além de desenvolver os preceitos comerciais relevantes as Cooperativas de Crédito, para que agreguem sobremaneira qualidade no atendimento, satisfação e fidelização para associados realmente comprometidos com o sucesso da cooperativa.
Entre os conteúdos abordados no evento podemos mencionar, Ambientação para qualidade em serviço financeiro, Os pilares da qualidade em serviço financeiros, Como atingir o estado da arte no atendimento, Fatores externos que alteram as percepções sobre qualidade, entre outros.
O curso contou a participação de 26 pessoas colaboradores das cooperativas Sicoob Credipar e da Unicred.
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O ministro de Minas e energia, Edison Lobão, lançou, nesta terça-feira (08) o Plano Nacional de Mineração 2030, programa que norteará o setor mineral brasileiro nos próximos 20 anos. Entre as ações previstas, está a criação da Agência Nacional de Mineração, do Conselho Nacional de Política Mineral, a consolidação do Marco Regulatório da Mineração, além de mudança na outorga dos títulos minerais e uma nova política para os royalties da mineração.
O ministro comentou, na ocasião, o papel econômico da mineração e destacou a participação do setor mineral no Produto Interno Bruto (PIB). "é importante ressaltar que o ministério é responsável por formular políticas de atividades econômicas que respondem por aproximadamente 10% do PIB brasileiro, dos quais 4% são provenientes do setor mineral", afirmou. O setor mineral, em 2010, obteve um faturamento de 157 bilhões de dólares e gerou divisas que alcançaram 51 bilhões de dólares, correspondendo a 25% do total das exportações brasileiras.
O plano é fruto de um processo de consulta amplo, resultante de uma série de estudos, reuniões e oficinas coordenadas pelo MME. As mudanças propostas pelo PNM - 2030 também incluem maior controle e fiscalização dos direitos minerários que, segundo o ministro, "a população é quem tem o direito deve usufruir dessa riqueza, muitas vezes exportada sem benefícios ao país".
O PNM - 2030 soma-se ao conjunto de iniciativas do ministério que apontam para ampliar o conhecimento geológico do território nacional, fortalecer a gestão dos recursos minerais e fomentar a agregação de valores e conhecimentos expressos em geração de renda e emprego com a extração dos bens minerais do Estado.
Sobre o Plano
Esta é a quarta edição do Plano Nacional de Mineração, sendo que o último é do ano de 1994. O PNM - 2030 tem como base três diretrizes: governança pública, agregação de valor e adensamento de conhecimento e sustentabilidade. Este é o primeiro plano de longo prazo que contempla a primeira etapa de industrialização dos minérios, a transformação mineral. Segundo o secretário de Geologio, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, "o plano é uma ferramenta que contribuirá na construção de uma Brasil soberano e sustentável com melhor conhecimento e aproveitamento dos seus recursos minerais".
Scliar, que explicou o PNM - 2030 e todo o processo de elaboração do plano, disse que foram realizados 84 estudos que fizeram um panorama do setor mineral brasileiro e sua posição mundial, as perspectivas e cenários possíveis, assim como uma previsão de demanda, investimentos e recursos humanos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia
O ministro comentou, na ocasião, o papel econômico da mineração e destacou a participação do setor mineral no Produto Interno Bruto (PIB). "é importante ressaltar que o ministério é responsável por formular políticas de atividades econômicas que respondem por aproximadamente 10% do PIB brasileiro, dos quais 4% são provenientes do setor mineral", afirmou. O setor mineral, em 2010, obteve um faturamento de 157 bilhões de dólares e gerou divisas que alcançaram 51 bilhões de dólares, correspondendo a 25% do total das exportações brasileiras.
O plano é fruto de um processo de consulta amplo, resultante de uma série de estudos, reuniões e oficinas coordenadas pelo MME. As mudanças propostas pelo PNM - 2030 também incluem maior controle e fiscalização dos direitos minerários que, segundo o ministro, "a população é quem tem o direito deve usufruir dessa riqueza, muitas vezes exportada sem benefícios ao país".
O PNM - 2030 soma-se ao conjunto de iniciativas do ministério que apontam para ampliar o conhecimento geológico do território nacional, fortalecer a gestão dos recursos minerais e fomentar a agregação de valores e conhecimentos expressos em geração de renda e emprego com a extração dos bens minerais do Estado.
Sobre o Plano
Esta é a quarta edição do Plano Nacional de Mineração, sendo que o último é do ano de 1994. O PNM - 2030 tem como base três diretrizes: governança pública, agregação de valor e adensamento de conhecimento e sustentabilidade. Este é o primeiro plano de longo prazo que contempla a primeira etapa de industrialização dos minérios, a transformação mineral. Segundo o secretário de Geologio, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, "o plano é uma ferramenta que contribuirá na construção de uma Brasil soberano e sustentável com melhor conhecimento e aproveitamento dos seus recursos minerais".
Scliar, que explicou o PNM - 2030 e todo o processo de elaboração do plano, disse que foram realizados 84 estudos que fizeram um panorama do setor mineral brasileiro e sua posição mundial, as perspectivas e cenários possíveis, assim como uma previsão de demanda, investimentos e recursos humanos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia
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As taxas de juro das operações de crédito para consumidores e empresas voltaram a subir em janeiro, de acordo com os dados da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para a pessoa física, a taxa de juro média passou de 6,79% ao mês para 6,85%, nível mais alto desde junho de 2010. Todas as linhas tiveram elevação, com exceção do cartão de crédito rotativo, que ficou inalterada. Para a pessoa jurídica houve aumento em todas as linhas pesquisadas, com a média passando de 3,80% ao mês para 3,88%, maior taxa de juro média desde setembro de 2009.
Fonte: Veículo: Valor Econômico (Publicado em: 10/02/2011 - 10:48)