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Sempre buscando novos mercados para atuar, a Coapa resolveu investir na produção de hortaliças. Para isso foi reservada uma área de 400 m² no viveiro da cooperativa em Pedro Afonso. Na manhã desta quarta-feira, 03 de agosto, quando o clima estava ameno devido a chuva fina caindo, os técnicos realizaram a primeira colheita de alface crespo. Foram colhidos 141 "pés" da hortaliça. Chamou atenção o tamanho das plantas, bem superior às encontradas na feira e verdurarias do município. A partir de gora, serão realizadas coletas semanais das folhosas.
Segundo a gerente da Unidade Técnica da Coapa, Erica Lima Brito, inicialmente a produção será comercializada para cooperados e colaboradores, mas em um curto espaço de tempo as hortaliças serão vendidas para supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do município. "Com a área disponível, a quantidade de técnicos e condições favoráveis como solo e clima, temos plenas condições de abastecer todo o mercado pedroafonsino. A medida que aumentar a procura, iremos aumentar a produção", garante Erica, acrescentando que a meta é que a horta produza durante todo o ano no sistema de rotação de culturas.
Produção
Em maio, com supervisão da equipe da Unidade Técnica da Copa, começou a semeadura para produção de mudas utilizando modernas sementeiras. A partir de junho ocorreu os transplantes de mudas de alface, rúcula, couve, cebolinha, salsa e coentro para seis canteiros nos tamanhos de 1,20 m x 21 m cada um. Em breve inicia a produção de tomate cereja.
Os canteiros receberam adubação com calcário, esterco, adubo orgânico e adubo mineral. Para combater pragas foram feitas duas aplicações de inseticidas biológicos.
Segundo Mauricio Marques Ribeiro, um dos responsáveis pela horta, os canteiros são irrigados diariamente com um sistema de microaspersão sempre às 10h30 e às 16h30. Outro trabalho é a limpeza diária dos canteiros para eliminar ervas daninhas.
No mesmo local da horta também está instalado um grande viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e florestais que são usadas nas atividades da cooperativa e comercializadas para os mercados local e externo. Para adquirir hortaliças ou mudas diversas basta ligar no telefone (63) 3466-1890.
O SESCOOP/TO informa que a terceira etapa do processo seletivo 002/2011: entrevista e apresentação de palestra técnica (somente para cargos de nivel superior) será realizada no dia de 05 de agosto (sexta-feira) às 09h para candidatos de nível médio e às 09h30 para os candidatos de nível superior.
RESULTADO 2° ETAPA - AVALIAçAO DE CONHECIMENTOS
NIVEL MéDIO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE CAPACITAçãO
NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE MONITORAMENTO
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), orientado pelas boas práticas de transparência da gestão, divulgou nesta quarta-feira (3/8) o relatório consolidado das receitas e despesas realizadas no primeiro semestre de 2011. O material apresenta as informações sobre as receitas e despesas, previstas e realizadas no período, detalhadas por categoria econômica, programa de trabalho, subfunção e programas das unidades estaduais.
"Trata-se de um resumo das execuções orçamentária da instituição até o mês de julho deste ano, o que traz uma base de informações importantíssima para a continuidade dos trabalhos no segundo semestre", afirma o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo.
O material pode ser acessado no Portal Brasil Cooperativo - clique aqui.
GABARITO- PROVA NIVEL MéDIO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
GABARITO - PROVA NIVEL SUPERIOR - ANALISTA CAPACITAçAO
GABARITO - PROVA NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE MONITORAMENTO
Ainda no segundo semestre de 2011, o cooperativismo brasileiro contará com uma norma orientadora para o monitoramento e desenvolvimento de cooperativas em todo o país. O propósito da diretriz é alinhar os conceitos e entendimentos, oferecendo um instrumento norteador para que todos os estados possam contribuir para o desenvolvimento de suas cooperativas. O Comitê de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) esteve reunido nesta segunda e terça-feira (25 e 26/7), em Brasília, para dar continuidade ao trabalho. O encontro rendeu avanços significativos no que diz respeito ao aspecto legal do monitoramento e discussão sobre índices de verificação da situação econômica, financeira e de governança das cooperativas.
"Esta foi a quarta reunião do Comitê e estamos numa crescente no que diz respeito à elaboração da diretriz, que será de suma importância para o cooperativismo brasileiro", afirmou o professor Davi Costa, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP/RP). A Fundace é parceira do Sescoop nesse trabalho e também integra o Comitê.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, relata que o modelo proposto pelo comitê deverá ser avaliado pelos presidentes e superintendentes das unidades estaduais da instituição no próximo semestre. Em seguida, uma capacitação junto às unidades estaduais será realizada, em parceria com a Fundace, para implementação da diretriz.
Susan ressalta, ainda, a importância da relação do trabalho desenvolvido pelo comitê em estreita consonância com o planejamento estratégico do Sescoop. "O Comitê sempre teve a premissa de se preocupar com o simples, básico, mas desde que aplicável e executável, com foco no resultado. Temos feito um exercício com todos os programas e atividades, para mantê-los alinhados ao planejamento, aos indicadores e ao resultado estratégico do Sescoop", conclui.
O Comitê de Monitoramento é composto por técnicos de oito unidades estaduais do Sescoop, representando todas as regiões do país, objetivando uma percepção ampla das diversas realidades vividas pelas cooperativas brasileiras
RESULTADO 1° ETAPA PROCESSO SELETIVO 002-2011
EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 02/2011
RETIFICAçãO DO EDITAL 02/2011
O SESCOOP/TO informa que as provas serão realizadas no dia 02 de agosto de 2011 na Sede do Sistema localizado na Av. JK, Quadra 110 norte Lote 11 - Palmas - TO
Horário das provas:
• Nível médio (auxiliar administrativo): 08 às 12 horas
• Nível superior (analista de capacitação e analista de monitoramento): 14 às 18 horas.
I - Pauta de reivindicações apresentada pela FENATRACOOP, à OCB/TO, com o objetivo de firmar Convenção Coletiva de Trabalho.
II - Autorização para a Diretoria do Sindicato firmar e/ou ratificar instrumentos coletivos de trabalho.
Para efeito de quórum de instalação, o número de cooperativas registradas nesta data é 56.
Palmas, (TO), 13 e julho de 2011.
Ricardo Benedito Khouri
Presidente
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Diferentemente das edições anteriores, em 2011 a competição terá dois temas distintos para cada uma das categorias de participação. Os alunos do 4° e 5° anos (antigas 3ª e 4ª séries) pertencem à categoria I e escreverão sobre o tema "Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente". Os maiores, do 6° ao 9° (antigas 5ª a 8ª), que fazem parte da categoria II, deverão discursar sobre "Juventude: o futuro das cooperativas".
A analista da gerência de Promoção Social do Sescoop, (área responsável pela promoção do prêmio), Ana Luiza Naves, explica que a novidade no regulamento tem por objetivo proporcionar uma competição mais justa aos jovens. "Do 4° ao 9° ano temos idades muito distantes entre os alunos. Pensando nisso, a comissão do prêmio optou pela divisão em dois temas. Assim, fica melhor e mais justa a avaliação da equipe julgadora", relata Ana Luiza.
Os alunos deverão se inscrever, a partir do dia 1° de agosto, nas próprias instituições de ensino. Os trabalhos passarão por três avaliações - nas escolas ou cooperativas educacionais, nas unidades estaduais e na unidade nacional do Sescoop. Em cada fase, serão selecionadas as três melhores redações de cada categoria. Em dezembro, a comissão julgadora nacional apresenta o resultado final, com os seis vencedores.
Os prêmios, tanto para a categoria I quanto para a categoria II, são:
1° lugar - um netbook e viagem à Brasília para um passeio com foco em cidadania e cooperativismo
2° lugar - um videogame
3° lugar - uma bicicleta
Para mais informações, acesse: http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/
Diferenças
O Sescoop promove duas premiações relacionadas ao programa Cooperjovem: Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e Prêmio Professor Cooperjovem.
O Prêmio Professor Cooperjovem, como o próprio nome já diz, é voltado aos professores que atuam com o programa nas escolas, realizando projetos didáticos com as turmas. A finalidade é o reconhecimento desses profissionais e o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho deles nas escolas.
O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado aos alunos das escolas participantes, e tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio das redações produzidas por eles, sempre com temas relacionados à cultura da cooperação.
O trabalho com os pequenos produtores começou em 2008 quando a cooperativa realizou dois projetos de crédito fundiário beneficiando integrantes das Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria, e Santa Rita, em Bom Jesus.
A gerente da Unidade Técnica, Erica Lima Brito, explicou que a cooperativa resolveu atender esse segmento, após perceber a dificuldade que os agricultores familiares tinham para ter acesso a consultoria técnica e às tecnologias que podem aumentar a produtividade no campo e melhorar a vida das famílias. "A agricultura familiar é um setor com enorme potencial de crescimento em nossa região e a equipe da Coapa trabalha para prestar o auxílio necessário aos produtores", destacou Erica Brito.
Para realizar um trabalho satisfatório, a equipe técnica elabora um cronograma anual de atendimento, neste ano iniciado em junho e com término previsto para maio de 2012, quando começa um novo ciclo. Inicialmente foi aplicado um questionário com 15 perguntas para coletar dados socioeconômicos (histórico da propriedade) para nortear as ações. Com essas informações, os técnicos conhecem a fundo a propriedade, sua vocação econômica e que tipo de tecnologia aplicar para obter os resultados esperados.
Os próximos passos são a coleta de amostras de solo para verificar a necessidade de correção com adubo, o levantamento dos agricultores que desejam pleitear financiamento do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (44 famílias beneficiadas na safra 2010/2011), e o trabalho de orientação técnica e manejo correto da propriedade. Em outubro os produtores começam o plantio da safra 2011/2012, principalmente de arroz e milho, e continuarão sendo acompanhados pela equipe técnica.
O agricultor familiar também recebe tratamento diferenciado na Unidade Agroveterinária da Coapa. "A loja oferece ferramentas e insumos em geral, e também oferta assessoria técnica com médico veterinário, zootecnista, engenheiro agrônomo e técnico agrícola, para ajudar a organizar a atividade do pequeno produtor", explicou o gerente Vanderlei de Sousa, completando que o cooperado tem desconto de 8% nas compras a vista.
Organizando as pequenas associações
Paralelamente ao trabalho de consultoria técnica, a equipe da Coapa também ajuda a organizar as associações de agricultores familiares, sempre mostrando que unidos tem mais força. Nas reuniões, os técnicos fazem palestras sobre o papel do cooperativismo, a missão da Coapa, as vantagens de ser cooperado, entre outros temas. Essa atividade integra o projeto OQS - Organização do Quadro Social, que envolve o aspecto tecnológico de levar capacitação ao produtor rural e desenvolver ações que envolvam toda a família do agricultor.
O produtor Luis Tavares, integrante da Associação água Viva e cooperado desde 2007, relata estar satisfeito com a consultoria técnica e cursos oferecidos pela Coapa. "Hoje tenho outra visão de como administrar minha propriedade", testemunha Tavares, que em sua propriedade cria gado, cultiva lavouras de arroz e milho, além de plantar hortaliças. Parte da produção é utilizada na alimentação familiar e o excedente é comercializado.
A agricultora familiar Janete de Lourdes Berwaldi, também conhecida como Janete Paraguaia, chegou em Pedro Afonso em 2003. Tomando conhecimento dos trabalhos da Coapa destinados à agricultura familiar, decidiu se associar em 2010 e no momento aguarda a liberação de linha de financiamento para expandir sua produção. "O apoio da Coapa é essencial, tenho muito orgulho de ser associada, porque a Coapa tem uma preocupação não só com o grande produtor, mas também ao agricultor familiar, como é o meu caso", frisou a produtora integrante do Núcleo Feminino da Coapa
O objetivo da premiação é reconhecer e valorizar o trabalho e a dedicação do professor que atua na primeira fase do Programa, dando visibilidade às boas práticas desenvolvidas. Serão selecionados trabalhos realizado por professores do ensino fundamental das escolas públicas e cooperativas educacionais adimplentes com o Sistema OCB/Sescoop, que realizam com seus alunos atividades fundamentadas nos conteúdos do Programa Cooperjovem.
As inscrições dos trabalhos são realizadas em duas etapas. Na primeira, de 4 a 22 de julho, os professores se inscrevem junto às Unidades Estaduais do Sescoop. Na segunda, de 25 a 29 de julho, as Unidades Estaduais encaminham as fichas à Unidade Nacional. Os professores responsáveis pelos três melhores trabalhos receberão 01 tablet (1° lugar) e 01 notebook (2° e 3° lugares). E ainda, os trabalhos selecionados na primeira fase receberão menção honrosa e serão publicados pela unidade nacional do Sescoop.
Como forma de proporcionar melhorias e uma constante evolução na qualidade do Programa, este ano a 4ª edição do evento vai premiar trabalhos que apresentarem, além dos critérios estabelecidos nas edições anteriores, duas novas categorias: inovação da metodologia e dos materiais aplicados em sala de aula e integração cooperativa madrinha-comunidade escolar (professores, empregados das escolas ou cooperativas educacionais, alunos e seus familiares
Mais informações:
CLICK aqui para ler o Regulamento
EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 02/2011
Formulário de Inscrição
RETIFICAçãO DO EDITAL 02/2011
INSCRIçõES ENCERRADAS PARA O CARGO DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO (NíVEL MéDIO)
Informações sobre cooperativismo estão disponiveis em nosso site.
Um número maior delas poderá utilizar a Linha de Crédito para Cotas-Partes de Agricultores Familiares (Pronaf-Cotas-Partes)
As cooperativas de agricultores familiares terão maior acesso aos recursos para a safra 2011/2012, e esses valores poderão ser acessados por um número maior de associados. Isto porque propostas apresentadas pelo sistema cooperativista ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foram contempladas no novo Plano Safra da Agricultura Familiar.
O destaque está na Linha de Crédito para Cotas-Partes de Agricultores familiares Cooperativados (Pronaf-Cotas-Partes). Houve flexibilização do enquadramento, ou seja, mais cooperativas serão beneficiadas, especificamente as que têm patrimônio líquido mínimo entre R$ 25 mil e R$ 100 milhões. Antes era de R$ 50 mil a R$ 70 milhões.
Além disso, ainda no Pronaf-Cotas-Partes, o limite individual por beneficiário passou de R$ 5 mil para R$ 10 mil e, para contratação da cooperativa, de R$ 5 milhões para R$ 10 milhões. E mais, no caso de financiamentos destinados a saneamento financeiro, elevou-se para R$ 20 milhões a limitação por cooperativa. o para Cotas-Partes de Agricultores familiares Cooperativados (Pronaf-Cotas-Partes).
No que diz respeito à Linha de Crédito de Investimento para Agregação de Renda à Atividade Rural (Pronaf Agroindústria), outros avanços merecem destaque. Os limites individuais dos cooperados também cresceram, saindo de R$ 20 mil para R$ 30 mil. Houve ainda ampliação do prazo de reembolso de oito para dez anos.
A redução das taxas de juros do Plano Safra 2011/2012, de 4% para 2% ao ano, e o aumento para R$ 130 mil dos financiamentos de investimento também estão entre as principais alterações. O total de recursos foi mantido, fechando em R$ 16 bilhões.
Outros programas sofreram ajustes: Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Floresta, Pronaf Agroecologia, Pronaf Eco, Microcrédito Produtivo Rural e Pronaf Semiárido e Jovem. Segundo Paulo César Dias, analista de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a meta é intensificar os trabalhos para que nos próximos anos mais propostas relevantes para o setor sejam incorporadas ao plano.
Plano Safra - Seu objetivo é gerar condições especiais de financiamentos, ampliando a capacidade de investimento e fortalecendo a agricultura familiar. O Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 foi anunciado no último dia 1° de julho.
Fonte: OCB
A IN foi elaborada com a participação de vários agentes envolvidos no PNPB como cooperativas da agricultura familiar de todo o Brasil, entidades representativas dos agricultores familiares, empresas de biodiesel, entre outros. Hoje, 67 cooperativas do país vendem a matéria-prima produzida por cerca de 120 mil agricultores familiares. Deste total da agricultura familiar, cerca de 75% comercializaram a produção via cooperativas, cuja renda bruta até o momento é de, aproximadamente, R$ 1 bilhão.
O coordenador de Biocombustível da SAF/MDA, Marco Antônio Leite, enfatiza que as mudanças são extremamente importantes para fortalecer o trabalho realizado pelas cooperativas, pois permite verificar quem está apto a vender produção para o Programa de Biodiesel.
Para atender os novos critérios do Programa de Biodiesel, as cooperativas já podem protocolar o seu pedido de habilitação na SAF/MDA. Junto com o seu pedido deve estar a Declaração de Aptidão ao Pronaf jurídica (DAP jurídica) e todos os dados relacionados ao processo de aquisição da matéria- prima da agricultura familiar até o momento da sua venda.
No prazo de 60 dias, o pedido será avaliado por uma equipe técnica do Ministério para concessão da nova habilitação. Após esse processo, os dados recebidos serão consolidados e uma relação de todas as cooperativas que estão aptas para vender sua mercadoria ficará disponível na página do MDA. As informações serão atualizadas mensalmente.
Foi desenvolvido também um sistema de informações online para as cooperativas postarem suas informações. O Sistema de Gerenciamento das ações do Biodiesel (SABIDO), é um sistema de habilitação online desenvolvido pela Coordenação de Biocombustível da SAF/MDA. Por ele, as empresas processadoras interessadas podem comprar as oleaginosas da agricultura familiar e as cooperativas com participação de agricultores familiares existentes no Brasil apresentam o que produzem e quanto de produção está disponível para venda.
Fonte: Easycoop
Para a Safra 2011/2012 entram em vigência uma série de alterações estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) nas normas dos financiamentos (de renda e limite de crédito) com recursos do crédito rural, relativos às modalidades de custeio, investimento e ligadas ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), ao Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) e também aos financiamentos concedidos pelo BNDES.
Cerca de R$ 1 bilhão está reservado ao Pronamp, devido a alteração já anunciada pelo CMN, no critério de enquadramento desta linha, que passa dos atuais R$ 500 mil para R$ 700 mil, e o limite de financiamento, que passou de R$ 275 mil para R$ 400 mil. Já para o Pronaf a expectativa de liberação de recursos é de R$ 850 milhões e R$ 1,95 bilhão destinados aos demais produtores. Serão atendidas demandas de crédito de mais de 150 mil associados.
Participaram desta avaliação, todos os colaboradores e gerentes da cooperativa, que receberam da equipe da consultoria Rebouças formada pelo professor Jorge D’Ambros, doutor em Ciências Florestais, e pela consultora de projetos Vanlucy Correia, a primeira análise dos resultados obtidos após o início da implantação do 5’s no mês de abril, com a participação dos times da Unidade Administrativa/Financeira e Unidade Agroveterinária/Unidade Técnica. Com formulários próprios a equipe de consultores passou em todas as salas avaliando as mudanças implantadas e apontando algumas melhorias a serem adotadas.
Sobre a avaliação das duas equipes que participaram da implantação do sistema, o consultor ressaltou como muito positivos os avanços alcançados. "O resultado foi muito satisfatório, pois as pessoas estão vendo que o método ajuda na organização e na utilização do tempo e dos recursos existentes. Existem melhorias a serem feitas, mas como esse projeto não terminou, em agosto vamos fazer uma nova avaliação envolvendo os participantes dos times. Isso tem que virar uma filosofia de vida, se tornar um habito e ser levado para casa", pontuou Jorge A’mbros.
Ainda foi realizada uma reunião e formado o time da Unidade de Grãos, que implantará o 5’s em 1° de agosto. Na unidade, os colaboradores realizarão várias atividades, entre elas, pintar as salas e trocar portas, trabalho um pouco diferente das demais equipes, sempre visando um ambiente melhor para desempenhar suas funções.
Padronização das rotinas
Durante a reunião ainda foi discutida a continuidade do desenvolvimento da padronização das rotinas diárias de trabalho. Cada colaborador descreveu o que faz diariamente e os gerentes informaram sobre as grandes rotinas de seus setores. Segundo o consultor, foi lançado um concurso, onde nos próximos 30 dias cada time deverá mostrar implantadas, no mínimo, duas melhorias dos processos que já fazem atualmente. "São pequenas melhorias que devem ser feitas a cada dia dando sempre um passo adiante", lembrou D’Ambros. Para motivar os participantes foi exibido o documentário De Bom para o ótimo, do ótimo para o Excelente, dirigido por Luiz Marins.
Planejamento para 2012
Para o segundo semestre, a intenção é realizar várias ações que irão culminar na elaboração de um grande plano de ações para o ano de 2012, tendo como base os critérios da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Após ser concluído, o documento será entregue à diretoria da Coapa que deve analisar e autorizar a execução do plano.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, os resultados alcançados após seis meses de implantação do Programa de Qualidade da Coapa são altamente positivos e tem possibilitado mudanças significativas na cooperativa. "O ambiente de trabalho está organizado e os colaboradores cientes de sua funções e a cada dia que passa mais motivados e comprometidos de seu papel dentro da cooperativa", comemorou Khouri.
"Fazemos um balanço positivo, pois as mulheres participam ativamente dos eventos e já estão ajudando nas despesas de suas casas", disse a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Taise Ferreira da Cruz. Segundo ela, neste mês de julho mulheres do Núcleo Feminino irão comercializar na Praia do Rio Sono, em Pedro Afonso, as compotas que aprenderam a produzir após participar de um curso. Já em agosto irão participar de uma capacitação voltada ao cultivo de hortas.
"Tem sido uma experiência muito boa poder participar das ações da cooperativa. As demais mulheres também deveriam participar, pois temos aprendido muito nas atividades", relata Odina Maranhão Sá de Andrade, integrante do Núcleo Feminino.
A gerente técnica da OCB/Sescoop, Fabricia Cyrillo, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Feminino da Coapa. "As mulheres se mostram engajadas com a causa cooperativista. Chama atenção a garra delas fazendo ações que geram renda para suas famílias e mobilizam a população das cidades onde atuam", destacou Fabricia Cyrillo.
Atuação
O Núcleo Feminino da Coapa conta atualmente com 18 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS). é acompanhado pela agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz. A coordenação geral fica a cargo da técnica do Sescoop/TO Fabrícia Cyrillo. As reuniões acontecem toda primeira sexta-feira de cada mês, das 19 às 20h, na Coapa.
O grupo já realizou e participou de diversos eventos, entre eles, viagem técnica para visitar cooperativas do Rio Grande do Sul; palestras sobre Cooperativismo, Cultura do Abacaxi e O papel da Coapa; Curso de Formação Cooperativista - Doces e Compotas, Pintura em Tecido, Atendimento ao Cliente e Compostagem; Campanha de Arrecadação de Roupas para pessoas carentes de Pedro Afonso e Bom Jesus; e a festa em comemoração ao Dia das
Mães, nó último dia 7 de maio.
Interesse pela comunidade! Exercendo o sétimo principio cooperativista, o Sicoob Credipar entregou dez cadeiras de rodas no ultimo sábado (25-06).
A entrega aconteceu em parceria com o Rotary Club de Paraíso do Tocantins e irá beneficiar pessoas que necessitam desse auxílio definitivo ou transitório.
O Presidente Gilberto Moraes participou da entrega e falou da importância dessa ação. "O Sicoob Credipar se preocupa muito com a comunidade que estamos inseridos. Esses pequenos gestos representam uma mudança incrível na vida de quem necessita de uma cadeira de rodas. A cooperativa se orgulha em realizar ações como essa".
De acordo com o Presidente da Cooperativa, esse foi apenas o início dessa parceria de sucesso com o Rotary, e outras iniciativas como essa serão realizadas.
Agostinho Lopes, Presidente do Rotary Club de Paraíso agradeceu a parceria com a cooperativa. "é muito gratificante ver que o Sicoob Credipar é um parceiro nas causas sociais e que pensa no bem estar da comunidade. Parabéns a todos aqueles que fazem parte dessa cooperativa e certamente essa parceria irá crescer cada vez mais".
O Presidente Gilberto Moraes finalizou dizendo que "cada cadeira de rodas representa uma nova oportunidade para quem realmente necessita".
Fonte: ASCOM/ Sicoob Credipar
O cadastramento e coletas de amostras de sangue (5m) foram realizados pela equipe do Hemocentro de Palmas. Foram cadastradas pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde e que apresentaram documento pessoal com foto e endereço que serão colocados em um banco de dados. Após o cadastro, foi coletada uma amostra de sangue, para análises de características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para pessoas com leucemia e crianças com algumas doenças genéticas. A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um período de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam as suas atividades depois de uma semana de descanso.
A cooperada Aparecida Mazola contou estar satisfeita em poder fazer uma boa ação. "Estou tendo a chance de ajudar alguém que talvez não conheça. Pode ser que nós mesmos precisemos um dia de um doador", relatou.
Presente ao evento, a gerente técnica da OCB/Sescoop, Fabricia Cyrillo, afirmou que a ação solidária correspondeu às expectativas dos organizadores e destacou o papel da Coapa. "As pessoas se mostraram solidárias e foi total o apoio da Coapa, inclusive com cooperados e colaboradores se cadastrando", disse Fabricia, acrescentando que para o próximo ano a meta é realizar uma campanha de coleta de sangue.
Palestra e aferição de pressão
Na abertura do evento a enfermeira da Unimed Erica Araújo Barbosa ministrou palestra com o tema "Câncer de Pele". "é uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele e tem cura quando diagnosticado precocemente. Os cuidados devem ser tomados não apenas na temporada de praias, mas também no restante do ano.", explicou a enfermeira, aproveitando para dá dicas para se proteger da doença, entre elas: usar protetor solar, parar de fumar, ter uma alimentação saudável, evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, realizar consultas e exames médicos regulares, e praticar atividades físicas moderadamente.
Durante todo o dia enfermeiras da Unimed auferiram a pressão de 45 pessoas e distribuíram 60 kit’s com folder explicativo, protetor solar, repelente e chaveiro personalizado sobre doação de sangue.
Hemocentro fará cadastro de medula óssea na Coapa
A OCB/Sescoop e a Coapa-Cooperativa Agroindustrial do Tocantins realizam na próxima terça-feira, dia 5 de julho, em Pedro Afonso, a Comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo: Campanha Doador Cooperativista. Uma equipe do Hemocentro de Palmas estará em Pedro Afonso, das 8 às 16h, para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea.
A atividade acontecerá no auditório da Coapa e será aberta com palestra abordando o tema "Câncer de pele", ministrada pela enfermeira da Unimed Erica Bucar Araújo Barbosa.
é simples fazer o cadastro, basta ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde e apresentar documento pessoal com foto e endereço para serem colocados em um banco de dados. Após o cadastro, é coletada uma amostra de sangue (5m), para análises de características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
A medula óssea é a matriz do sangue e se localiza na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para pessoas com leucemia e crianças com algumas doenças genéticas. Como é difícil encontrar um doador compatível, espera-se que muitas pessoas façam o cadastro.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, requer internação por um período de 24 horas. Normalmente, os doadores retornam as suas atividades depois de uma semana de descanso.
Para mais informações e cadastros de doares:
Hemocentro Regional de Araguaína
(63) 3413-8100
Hemocentro Coordenador de Palmas
(63) 3218-3287