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Texto: Fred Alves
Um grupo de 25 pessoas formado por integrantes do Núcleo Feminino da Coapa, agricultores familiares das Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva (Santa Maria do Tocantins) e Santa Rita (Bom Jesus do Tocantins), e alunos do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, participaram nos dias 16 e 17 de agosto, de um curso sobre produção de hortas promovido em parceria pela Coapa e o Sescoop/TO. A capacitação foi ministrada pelo técnico em agropecuária do Ruraltins Hilário Portela Silva e acompanhada pelo analista administrativo-financeiro/monitoramento da Sescoop-TO.
Na terça-feira, os participantes tiveram aulas teóricas no auditório da Coapa. Já nesta quarta-feira, as atividades práticas foram realizadas no viveiro da Coapa, em Pedro Afonso, onde receberam noções práticas sobre a produção de hortaliças. No local foi disponibilizada uma área de 400 m² onde técnicos da cooperativa cultivam uma horta onde são produzidas folhosas como rúcula, couve, cebolinha, salsa e coentro em seis canteiros nos tamanhos de 1,20 m x 21 m cada um. Em breve inicia a produção de tomate cereja.
Nos dois dias o grupo recebeu noções sobre tipos de sementes, preparo do solo, adubação correta, aplicação de calcário, sistemas de irrigação, preparo dos canteiros, controle de pragas e doenças, aplicação de defensivos, clima e comercialização da produção.
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O SESCOOP/TO convoca os candidatos aprovados para o Cargo de Nível Superior - Analista de Capacitação, aprovados do processo seletivo 02/2011 a comparecer ao departamento pessoal do SESCOOP/TO e apresentar todos os documentos exigidos no item 9.3, além de comprovar todos os Prérequisitos do cargo conforme descrito no item 1.10 do Edital do devido processo seletivo, até o dia 26 de agosto de 2011.
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Divulgação da Convocação
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Divulgação da Convocação
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Representantes do setor buscam apoio dos parlamentares para acelerar votação da matéria
O sistema cooperativista brasileiro está mobilizado para que o novo Código Florestal seja aprovado o quanto antes no Senado Federal. Nesta quarta-feira (17/8), representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do cooperativismo capixaba e do governo do estado Espírito Santo se reuniram com o senador Ricardo Ferraço (ES) e seu suplente, Sérgio de Castro, para tratar do assunto. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF). A intenção é sensibilizar os parlamentares da importância da matéria para a preservação dos recursos naturais e continuidade da produção agropecuária do país.
Pela OCB, participaram o presidente, o superintendente e a gerente de Relações Institucionais, Márcio Lopes de Freitas, Renato Nobile e Tânia Zanella, respectivamente. Também estavam presentes o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES), Esthério Colnago, e o secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do estado, Enio Bergoli.
Na oportunidade, o secretário de Agricultura falou à RádioCoop sobre os benefícios de se ter uma nova legislação ambiental e os papeis do setor agropecuário e do cooperativismo no Espírito Santo.Clique aqui para saber mais.
O sistema cooperativista brasileiro está mobilizado para que o novo Código Florestal seja aprovado o quanto antes no Senado Federal. Nesta quarta-feira (17/8), representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do cooperativismo capixaba e do governo do estado Espírito Santo se reuniram com o senador Ricardo Ferraço (ES) e seu suplente, Sérgio de Castro, para tratar do assunto. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF). A intenção é sensibilizar os parlamentares da importância da matéria para a preservação dos recursos naturais e continuidade da produção agropecuária do país.
Pela OCB, participaram o presidente, o superintendente e a gerente de Relações Institucionais, Márcio Lopes de Freitas, Renato Nobile e Tânia Zanella, respectivamente. Também estavam presentes o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB-ES), Esthério Colnago, e o secretário da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do estado, Enio Bergoli.
Na oportunidade, o secretário de Agricultura falou à RádioCoop sobre os benefícios de se ter uma nova legislação ambiental e os papeis do setor agropecuário e do cooperativismo no Espírito Santo.Clique aqui para saber mais.
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Texto e foto: Fred Alves
Depois de receber a maior quantidade de soja em seus 13 anos de operação, quando foi armazenado e beneficiado um total de 73.500 toneladas, a Unidade de Grãos da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso, bateu um novo recorde em 2011. O armazém recebeu 7.200 toneladas de milho de 22 produtores e 5.582,379 toneladas de sorgo de 20 agricultores. O recebimento de milho cresceu 2.405% em relação ao ano passado quando os produtores entregaram apenas 299,340 kg. Já a quantidade de sorgo recebido foi 194,50% maior do que em 2010 com 2.870 kg entregues.
A gerente da Unidade Técnica da Coapa, Erica Lima Brito, informou que a área plantada de milho aumentou de 2010 para esse ano, de 470 para 980 hectares, e a de sorgo de 4200 para 5600 hectares. Também cresceu a produtividade por hectare. Nesta safrinha a produtividade média de milho foi de 75 sacas de 60 kg por hectare, enquanto que em 2010 foi de 65 sacas. Já o sorgo em relação ao período passado teve produção de 24 sacas/hectare, duas a mais que na safra anterior.
"Melhor rentabilidade nos preços, maior investimento do produtor devido a super safra de soja 2010/2011, condições climáticas favoráveis e o uso de técnicas modernas de cultivo são os fatores que levaram ao crescimento da produção da safrinha", explica Erica Brito, acrescentando que os produtores associados a Coapa são responsáveis por 65% da produção de milho e sorgo nos municípios de Pedro Afonso, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia e Itacajá.
Aposta certa
Satisfeito com os resultados, o produtor Moacir Catabriga que atua na região de Pedro Afonso desde 1987, relata ter aumentado de 400 para 600 hectares a área plantada de sorgo nesta safrinha. "Esperávamos ter bons preços e nossa expectativa se confirmou. Na safrinha de 2010 cheguei a vender a saca por R$ 12,00 e neste ano já está a R$ 18,00, um preço muito melhor", revelou Catabriga, um dos grandes produtores de soja da região, citando as chuvas prolongadas como um dos fatores que contribuíram para os bons números da safrinha 2011.
Comercialização
Neste ano, a saca de 60 kg do milho está sendo negociada em média a R$ 25,00, bem superior a safra anterior quando foi comercializada por no máximo R$ 19,00. O preço do sorgo também melhorou e está sendo vendido a R$ 18,00, superando os R$ 13,00 de 2010.
O gerente da Unidade de Grãos da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, explica que após chegarem ao armazém e serem beneficiados, os grãos de milho e sorgo, em sua maioria, são comercializados pelos produtores no mercado tocantinense e para o Estado do Pará, onde são utilizados na fabricação de ração para bovinos, suínos e aves.
Depois de receber a maior quantidade de soja em seus 13 anos de operação, quando foi armazenado e beneficiado um total de 73.500 toneladas, a Unidade de Grãos da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso, bateu um novo recorde em 2011. O armazém recebeu 7.200 toneladas de milho de 22 produtores e 5.582,379 toneladas de sorgo de 20 agricultores. O recebimento de milho cresceu 2.405% em relação ao ano passado quando os produtores entregaram apenas 299,340 kg. Já a quantidade de sorgo recebido foi 194,50% maior do que em 2010 com 2.870 kg entregues.
A gerente da Unidade Técnica da Coapa, Erica Lima Brito, informou que a área plantada de milho aumentou de 2010 para esse ano, de 470 para 980 hectares, e a de sorgo de 4200 para 5600 hectares. Também cresceu a produtividade por hectare. Nesta safrinha a produtividade média de milho foi de 75 sacas de 60 kg por hectare, enquanto que em 2010 foi de 65 sacas. Já o sorgo em relação ao período passado teve produção de 24 sacas/hectare, duas a mais que na safra anterior.
"Melhor rentabilidade nos preços, maior investimento do produtor devido a super safra de soja 2010/2011, condições climáticas favoráveis e o uso de técnicas modernas de cultivo são os fatores que levaram ao crescimento da produção da safrinha", explica Erica Brito, acrescentando que os produtores associados a Coapa são responsáveis por 65% da produção de milho e sorgo nos municípios de Pedro Afonso, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia e Itacajá.
Aposta certa
Satisfeito com os resultados, o produtor Moacir Catabriga que atua na região de Pedro Afonso desde 1987, relata ter aumentado de 400 para 600 hectares a área plantada de sorgo nesta safrinha. "Esperávamos ter bons preços e nossa expectativa se confirmou. Na safrinha de 2010 cheguei a vender a saca por R$ 12,00 e neste ano já está a R$ 18,00, um preço muito melhor", revelou Catabriga, um dos grandes produtores de soja da região, citando as chuvas prolongadas como um dos fatores que contribuíram para os bons números da safrinha 2011.
Comercialização
Neste ano, a saca de 60 kg do milho está sendo negociada em média a R$ 25,00, bem superior a safra anterior quando foi comercializada por no máximo R$ 19,00. O preço do sorgo também melhorou e está sendo vendido a R$ 18,00, superando os R$ 13,00 de 2010.
O gerente da Unidade de Grãos da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, explica que após chegarem ao armazém e serem beneficiados, os grãos de milho e sorgo, em sua maioria, são comercializados pelos produtores no mercado tocantinense e para o Estado do Pará, onde são utilizados na fabricação de ração para bovinos, suínos e aves.
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Com uma palestra do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), começou hoje pela manhã, na sede da OCB em Brasília, o Encontro Nacional de Educação Cooperativa (Enec), evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O encontro, que vai até a próxima quinta-feira (18), tem o objetivo de discutir estratégias de inclusão da formação cooperativista nas escolas brasileiras. Os participantes são profissionais das unidades estaduais e nacional do Sescoop, o tocantins esta sendo representado pela Gerente Técnica, Fabrícia Cyrillo.
Pelo SESCOOP/GO, participa a gerente de Capacitação e Processos, Fernanda Mio. "Por meio do cooperativismo é possível, além de educar, proporcionar um ofício aos nossos jovens", disse o senador Cristovam Buarque durante sua fala.
Para ele, o progresso vem por meio da educação. "Não existe futuro para o Brasil sem uma revolução educacional". O senador falou ainda sobre projetos de sua autoria que prevêem a comunicação com os estudantes deficientes em todos os níveis e modalidades da educação básica, nas instituições públicas e privadas de ensino. O presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, pediu apoio ao senador para que a doutrina e os princípios cooperativistas estejam cada vez mais presentes na formação da população brasileira. "Acreditamos nas suas ideias e pedimos sua ajuda para democratizar a inserção da educação cooperativa nos currículos escolares", reforçou Freitas.
Antes, Lopes de Freitas ressaltou que o encontro vem atender às diretrizes traçadas no XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em setembro de 2010, e às linhas definidas no planejamento estratégico da organização. Os participantes do Enec assistirão ainda a apresentações como a da Fundação Dorina Nowill, entidade dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência visual, abordando a questão da inserção de cegos nas escolas, no mercado de trabalho e na sociedade.
A programação do evento inclui ainda dois dias de oficinas, onde os participantes poderão trocar experiências e informações sobre as ações realizadas em cada estado. (Fonte: Assessoria de Imprensa da OCB)
Programação
O encontro, que vai até a próxima quinta-feira (18), tem o objetivo de discutir estratégias de inclusão da formação cooperativista nas escolas brasileiras. Os participantes são profissionais das unidades estaduais e nacional do Sescoop, o tocantins esta sendo representado pela Gerente Técnica, Fabrícia Cyrillo.
Pelo SESCOOP/GO, participa a gerente de Capacitação e Processos, Fernanda Mio. "Por meio do cooperativismo é possível, além de educar, proporcionar um ofício aos nossos jovens", disse o senador Cristovam Buarque durante sua fala.
Para ele, o progresso vem por meio da educação. "Não existe futuro para o Brasil sem uma revolução educacional". O senador falou ainda sobre projetos de sua autoria que prevêem a comunicação com os estudantes deficientes em todos os níveis e modalidades da educação básica, nas instituições públicas e privadas de ensino. O presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, pediu apoio ao senador para que a doutrina e os princípios cooperativistas estejam cada vez mais presentes na formação da população brasileira. "Acreditamos nas suas ideias e pedimos sua ajuda para democratizar a inserção da educação cooperativa nos currículos escolares", reforçou Freitas.
Antes, Lopes de Freitas ressaltou que o encontro vem atender às diretrizes traçadas no XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em setembro de 2010, e às linhas definidas no planejamento estratégico da organização. Os participantes do Enec assistirão ainda a apresentações como a da Fundação Dorina Nowill, entidade dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência visual, abordando a questão da inserção de cegos nas escolas, no mercado de trabalho e na sociedade.
A programação do evento inclui ainda dois dias de oficinas, onde os participantes poderão trocar experiências e informações sobre as ações realizadas em cada estado. (Fonte: Assessoria de Imprensa da OCB)
Programação
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Acontece nesta segunda e terça, 15 e 16 de agosto em Palmas-TO, a reunião de trabalho do Comitê de Monitoramento do Sescoop. O comitê é coordenado por Susan Vilela, gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, e conta com a participação de técnicos de todas as regiões do Brasil.
Os membros do Comitê de Monitoramento foram indicados pelos participantes do Encontro Nacional de Monitoramento, realizado em março/2011, em Brasília e as propostas do comitê serão validadas em setembro.
De acordo com Maria José Andrade Leão de Oliveira, Superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, e representante da região Norte, esse Comitê esta construindo a Diretriz que servirá de referencia para que o Sescoop possa cumprir na íntegra um de seus objetivos para o qual foi instituído, que é operacionalizar o monitoramento, a supervisão, a auditoria e o controle em Cooperativas.
Os membros do Comitê de Monitoramento foram indicados pelos participantes do Encontro Nacional de Monitoramento, realizado em março/2011, em Brasília e as propostas do comitê serão validadas em setembro.
De acordo com Maria José Andrade Leão de Oliveira, Superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO, e representante da região Norte, esse Comitê esta construindo a Diretriz que servirá de referencia para que o Sescoop possa cumprir na íntegra um de seus objetivos para o qual foi instituído, que é operacionalizar o monitoramento, a supervisão, a auditoria e o controle em Cooperativas.
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Entre os desafios está a aprovação do novo Código Florestal no senado Federal e o reconhecimento das cooperativas de trabalho ( PL 4622/04)
A diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), recebeu hoje (10/8) o novo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka (MS). Ele sucede o ex-deputado Odacir Zonta, que agora exerce o cargo de coordenador político da frente. O evento ocorreu na sede da OCB, em Brasília, e contou com a presença de integrantes da Frencoop.
"O senador, ao assumir o cargo, tem o apoio de todo o sistema cooperativista brasileiro. Temos uma pauta extensa e precisamos do engajamento de parlamentares comprometidos com a nossa causa. E Moka tem trabalhado, ao longo desses anos, pelo desenvolvimento do setor", disse o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Moka agradeceu a confiança depositada pela OCB e disse que terá muitos desafios este ano. Segundo ele, a Frencoop atuará pela aprovação do novo Código Florestal no senado Federal; pelo reconhecimento das cooperativas de trabalho ( PL 4622/04); e buscará adesão para conseguir avanços no PLS 40/11, que trata do acesso das cooperativas de crédito ao Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) pelos bancos cooperativos, centrais e confederações de crédito.
O senador enfatizou que atuará em parceria com o Zonta. Para definir a agenda de trabalho, a diretoria da Frencoop vai se reunir toda primeira terça-feira de cada mês. "Temos muitas matérias importantes para o setor e não podemos deixar de mostrar à sociedade os benefícios do cooperativismo", afirmou Moka.
Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo é uma bancada suprapartidária, formalmente registrada, de natureza política e não ideológica, cujo objetivo é o de trabalhar solidária e coordenadamente na defesa dos interesses do cooperativismo em toda sua extensão e níveis de governo. Conta com a adesão de 250 parlamentares, sendo 224 deputados federais e 26 senadores da República, com representatividade de todos os estados da Federação, e do Distrito Federal, e da maioria dos partidos políticos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da OCB/Sescoop
A diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), recebeu hoje (10/8) o novo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka (MS). Ele sucede o ex-deputado Odacir Zonta, que agora exerce o cargo de coordenador político da frente. O evento ocorreu na sede da OCB, em Brasília, e contou com a presença de integrantes da Frencoop.
"O senador, ao assumir o cargo, tem o apoio de todo o sistema cooperativista brasileiro. Temos uma pauta extensa e precisamos do engajamento de parlamentares comprometidos com a nossa causa. E Moka tem trabalhado, ao longo desses anos, pelo desenvolvimento do setor", disse o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Moka agradeceu a confiança depositada pela OCB e disse que terá muitos desafios este ano. Segundo ele, a Frencoop atuará pela aprovação do novo Código Florestal no senado Federal; pelo reconhecimento das cooperativas de trabalho ( PL 4622/04); e buscará adesão para conseguir avanços no PLS 40/11, que trata do acesso das cooperativas de crédito ao Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) pelos bancos cooperativos, centrais e confederações de crédito.
O senador enfatizou que atuará em parceria com o Zonta. Para definir a agenda de trabalho, a diretoria da Frencoop vai se reunir toda primeira terça-feira de cada mês. "Temos muitas matérias importantes para o setor e não podemos deixar de mostrar à sociedade os benefícios do cooperativismo", afirmou Moka.
Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo é uma bancada suprapartidária, formalmente registrada, de natureza política e não ideológica, cujo objetivo é o de trabalhar solidária e coordenadamente na defesa dos interesses do cooperativismo em toda sua extensão e níveis de governo. Conta com a adesão de 250 parlamentares, sendo 224 deputados federais e 26 senadores da República, com representatividade de todos os estados da Federação, e do Distrito Federal, e da maioria dos partidos políticos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da OCB/Sescoop
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Esta é a visão da OCB, que participou hoje(9/8) do anúncio de novas medidas para os micro e pequenos empreendedores, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF)
Por terem uma natureza diferenciada, as cooperativas brasileiras não se enquadram hoje nas regras tributárias voltadas aos micro e pequenos empreendedores. Com esse posicionamento, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, participou hoje (9/8) de uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na qual foram apresentadas novas medidas voltadas àquele segmento. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, em uma cerimônia especial. A gerente de Relações Institucionais da entidade, Tânia Zanella, também participou do evento.
"O cooperativismo tem particularidades que precisam ser consideradas no momento da tributação, como o ato cooperativo, por exemplo, e uma gestão diferenciada. Por isso, acreditamos que essas medidas não devem ser aplicadas às nossas atividades", comentou Freitas.
Com as novas normas, as micro e pequenas empresas poderão ter uma desoneração de até R$ 6 bilhões entre tributos federais, estaduais e municipais. Durante o anúncio, Mantega ressaltou que a importância das micro e pequenas empresas é inegável. "Queremos que esse setor amplie o seu papel na produção brasileira e responda cada vez mais pela exportação", disse. Ainda durante a solenidade, a presidente Dilma assinou uma mensagem, encaminhando para a Câmara dos Deputados um novo projeto de lei que deverá ser apensado ao PLP 591/2010, que também trata do assunto.
Enquadramento - Com o acordo, as três tabelas de enquadramento no Supersimples foram corrigidas em 50% e as alíquotas reduzidas. A faixa de faturamento anual de até R$ 120 mil passa para R$ 180 mil, com alíquota de 4%; a segunda faixa passa a contemplar empresas com faturamento anual de até R$1,8 milhão, com alíquota de 9,12%; já a última faixa contemplará empresas que faturam anualmente até R$ 3,6 milhões, e a alíquota passa a ser de 11,61%. As regras passam a valer em janeiro de 2012.
Microempreendedor Individual (MEI) - Para se enquadrar nessa modalidade - que contempla série de incentivos fiscais -, atualmente o faturamento anual não pode ultrapassar a marca de R$ 36 mil. Com o acordo, o teto passará a ser R$ 60 mil anuais. As novas regras vão possibilitar, ainda, parcelamento em até 60 vezes de débitos tributários das micro e pequenas empresas.
"Estamos dando condição para que a formalização aconteça e que ele [o microempreendedor individual] tenha a proteção do sistema previdenciário no futuro, mesmo pagando parcelas pequenas", afirmou o ministro.
Além disso, o governo trabalha para incentivar a exportação por parte das micro e pequenas empresas. Nesse sentido, não serão computadas, para fins de enquadramento nas faixas do Supersimples, o valor das exportações. "é muito importante que a micro e pequena empresa entre nesse segmento", frisou Guido Mantega. (Com informações do Blog do Planalto)
Por terem uma natureza diferenciada, as cooperativas brasileiras não se enquadram hoje nas regras tributárias voltadas aos micro e pequenos empreendedores. Com esse posicionamento, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, participou hoje (9/8) de uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na qual foram apresentadas novas medidas voltadas àquele segmento. O anúncio oficial foi feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, em uma cerimônia especial. A gerente de Relações Institucionais da entidade, Tânia Zanella, também participou do evento.
"O cooperativismo tem particularidades que precisam ser consideradas no momento da tributação, como o ato cooperativo, por exemplo, e uma gestão diferenciada. Por isso, acreditamos que essas medidas não devem ser aplicadas às nossas atividades", comentou Freitas.
Com as novas normas, as micro e pequenas empresas poderão ter uma desoneração de até R$ 6 bilhões entre tributos federais, estaduais e municipais. Durante o anúncio, Mantega ressaltou que a importância das micro e pequenas empresas é inegável. "Queremos que esse setor amplie o seu papel na produção brasileira e responda cada vez mais pela exportação", disse. Ainda durante a solenidade, a presidente Dilma assinou uma mensagem, encaminhando para a Câmara dos Deputados um novo projeto de lei que deverá ser apensado ao PLP 591/2010, que também trata do assunto.
Enquadramento - Com o acordo, as três tabelas de enquadramento no Supersimples foram corrigidas em 50% e as alíquotas reduzidas. A faixa de faturamento anual de até R$ 120 mil passa para R$ 180 mil, com alíquota de 4%; a segunda faixa passa a contemplar empresas com faturamento anual de até R$1,8 milhão, com alíquota de 9,12%; já a última faixa contemplará empresas que faturam anualmente até R$ 3,6 milhões, e a alíquota passa a ser de 11,61%. As regras passam a valer em janeiro de 2012.
Microempreendedor Individual (MEI) - Para se enquadrar nessa modalidade - que contempla série de incentivos fiscais -, atualmente o faturamento anual não pode ultrapassar a marca de R$ 36 mil. Com o acordo, o teto passará a ser R$ 60 mil anuais. As novas regras vão possibilitar, ainda, parcelamento em até 60 vezes de débitos tributários das micro e pequenas empresas.
"Estamos dando condição para que a formalização aconteça e que ele [o microempreendedor individual] tenha a proteção do sistema previdenciário no futuro, mesmo pagando parcelas pequenas", afirmou o ministro.
Além disso, o governo trabalha para incentivar a exportação por parte das micro e pequenas empresas. Nesse sentido, não serão computadas, para fins de enquadramento nas faixas do Supersimples, o valor das exportações. "é muito importante que a micro e pequena empresa entre nesse segmento", frisou Guido Mantega. (Com informações do Blog do Planalto)
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Nos dias 08 e 09 de agosto, ocorreu na sede da OCB/Sescoop-TO o 8° Módulo do Projeto OQS com o tema: A OQS como fator de Crescimento Social que teve como objetivo apresentar propostas para as principais dificuldades encontradas no processo de implantação da Organização do Quadro Social.
No dia 08 de agosto o evento foi coordenado pela agente de desenvolvimento Humano da Coopavel - Cooperativa Agroindustrial com sede em Cascavel - Paraná, a Srª Sandra Aparecida dos Santos.
Além das apresentações e troca de experiência com a cooperativa do estado do Paraná, as cooperativas integrantes do projeto tiveram há oportunidade de apresentar as ações quem vem sendo desenvolvidas para a implantação do OQS, relato das experiências exitosas, a finalidade é aproveitar para trocar informação entre as cooperativas envolvidas no projeto.
Projeto OQS
A Organização do Quadro Social em uma cooperativa é uma prática que tem por objetivo a formação de outras formas de exercício do poder e comunicação além das usualmente utilizadas tais como assembléias gerais, informativos e outros.
A idéia é fomentar um processo de educação cooperativista por meio da mobilização dos cooperados em núcleos locais, estabelecendo um melhor intercâmbio e melhorando o nível de participação de cada cooperado. Todo esse processo se organiza em função do alcance de resultados predeterminados para o desempenho das atividades de capacitação e informação.
A formação de comissões, grupos ou núcleos educativos contribui para a socialização dos associados e para que eles discutam e reflitam sobre problemas de seu interesse (econômicos, políticos, sociais e administrativos) e, a partir daí, provoquem mudanças positivas para cooperativa.
A Organização do Quadro Social é um dos desafios das cooperativas. Pressupõe a conscientização e a participação responsável dos cooperados, ou seja, é a busca constante e contínua de alternativas para viabilizar a efetiva participação dos cooperados.
O objetivo do Projeto Organizaçao Social - Elementos de Sustentação das Cooperativas Tocantinense é fortalecer e desenvolver os quadros sociais de 6 cooperativas (COOPERFRUTO, COAPA, CREDIPAR, COOPERNORTE, UNIMED PALMAS E COED), de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos com as suas respectivas cooperativas.
No dia 08 de agosto o evento foi coordenado pela agente de desenvolvimento Humano da Coopavel - Cooperativa Agroindustrial com sede em Cascavel - Paraná, a Srª Sandra Aparecida dos Santos.
Além das apresentações e troca de experiência com a cooperativa do estado do Paraná, as cooperativas integrantes do projeto tiveram há oportunidade de apresentar as ações quem vem sendo desenvolvidas para a implantação do OQS, relato das experiências exitosas, a finalidade é aproveitar para trocar informação entre as cooperativas envolvidas no projeto.
Projeto OQS
A Organização do Quadro Social em uma cooperativa é uma prática que tem por objetivo a formação de outras formas de exercício do poder e comunicação além das usualmente utilizadas tais como assembléias gerais, informativos e outros.
A idéia é fomentar um processo de educação cooperativista por meio da mobilização dos cooperados em núcleos locais, estabelecendo um melhor intercâmbio e melhorando o nível de participação de cada cooperado. Todo esse processo se organiza em função do alcance de resultados predeterminados para o desempenho das atividades de capacitação e informação.
A formação de comissões, grupos ou núcleos educativos contribui para a socialização dos associados e para que eles discutam e reflitam sobre problemas de seu interesse (econômicos, políticos, sociais e administrativos) e, a partir daí, provoquem mudanças positivas para cooperativa.
A Organização do Quadro Social é um dos desafios das cooperativas. Pressupõe a conscientização e a participação responsável dos cooperados, ou seja, é a busca constante e contínua de alternativas para viabilizar a efetiva participação dos cooperados.
O objetivo do Projeto Organizaçao Social - Elementos de Sustentação das Cooperativas Tocantinense é fortalecer e desenvolver os quadros sociais de 6 cooperativas (COOPERFRUTO, COAPA, CREDIPAR, COOPERNORTE, UNIMED PALMAS E COED), de forma que os cooperados se tornem mais conscientes, participativos e comprometidos com as suas respectivas cooperativas.
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A comissão de seleção do Sescoop-TO divulga ordem de classificação final do processo seletivo 02/2011, para os cargos de nivel médio: auxiliar administrativo e de nível superior: analista de capacitação.
RESULTADO FINAL
RESULTADO FINAL
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Texto e foto: Fred Alves
Sempre buscando novos mercados para atuar, a Coapa resolveu investir na produção de hortaliças. Para isso foi reservada uma área de 400 m² no viveiro da cooperativa em Pedro Afonso. Na manhã desta quarta-feira, 03 de agosto, quando o clima estava ameno devido a chuva fina caindo, os técnicos realizaram a primeira colheita de alface crespo. Foram colhidos 141 "pés" da hortaliça. Chamou atenção o tamanho das plantas, bem superior às encontradas na feira e verdurarias do município. A partir de gora, serão realizadas coletas semanais das folhosas.
Segundo a gerente da Unidade Técnica da Coapa, Erica Lima Brito, inicialmente a produção será comercializada para cooperados e colaboradores, mas em um curto espaço de tempo as hortaliças serão vendidas para supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do município. "Com a área disponível, a quantidade de técnicos e condições favoráveis como solo e clima, temos plenas condições de abastecer todo o mercado pedroafonsino. A medida que aumentar a procura, iremos aumentar a produção", garante Erica, acrescentando que a meta é que a horta produza durante todo o ano no sistema de rotação de culturas.
Produção
Em maio, com supervisão da equipe da Unidade Técnica da Copa, começou a semeadura para produção de mudas utilizando modernas sementeiras. A partir de junho ocorreu os transplantes de mudas de alface, rúcula, couve, cebolinha, salsa e coentro para seis canteiros nos tamanhos de 1,20 m x 21 m cada um. Em breve inicia a produção de tomate cereja.
Os canteiros receberam adubação com calcário, esterco, adubo orgânico e adubo mineral. Para combater pragas foram feitas duas aplicações de inseticidas biológicos.
Segundo Mauricio Marques Ribeiro, um dos responsáveis pela horta, os canteiros são irrigados diariamente com um sistema de microaspersão sempre às 10h30 e às 16h30. Outro trabalho é a limpeza diária dos canteiros para eliminar ervas daninhas.
No mesmo local da horta também está instalado um grande viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e florestais que são usadas nas atividades da cooperativa e comercializadas para os mercados local e externo. Para adquirir hortaliças ou mudas diversas basta ligar no telefone (63) 3466-1890.
Sempre buscando novos mercados para atuar, a Coapa resolveu investir na produção de hortaliças. Para isso foi reservada uma área de 400 m² no viveiro da cooperativa em Pedro Afonso. Na manhã desta quarta-feira, 03 de agosto, quando o clima estava ameno devido a chuva fina caindo, os técnicos realizaram a primeira colheita de alface crespo. Foram colhidos 141 "pés" da hortaliça. Chamou atenção o tamanho das plantas, bem superior às encontradas na feira e verdurarias do município. A partir de gora, serão realizadas coletas semanais das folhosas.
Segundo a gerente da Unidade Técnica da Coapa, Erica Lima Brito, inicialmente a produção será comercializada para cooperados e colaboradores, mas em um curto espaço de tempo as hortaliças serão vendidas para supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do município. "Com a área disponível, a quantidade de técnicos e condições favoráveis como solo e clima, temos plenas condições de abastecer todo o mercado pedroafonsino. A medida que aumentar a procura, iremos aumentar a produção", garante Erica, acrescentando que a meta é que a horta produza durante todo o ano no sistema de rotação de culturas.
Produção
Em maio, com supervisão da equipe da Unidade Técnica da Copa, começou a semeadura para produção de mudas utilizando modernas sementeiras. A partir de junho ocorreu os transplantes de mudas de alface, rúcula, couve, cebolinha, salsa e coentro para seis canteiros nos tamanhos de 1,20 m x 21 m cada um. Em breve inicia a produção de tomate cereja.
Os canteiros receberam adubação com calcário, esterco, adubo orgânico e adubo mineral. Para combater pragas foram feitas duas aplicações de inseticidas biológicos.
Segundo Mauricio Marques Ribeiro, um dos responsáveis pela horta, os canteiros são irrigados diariamente com um sistema de microaspersão sempre às 10h30 e às 16h30. Outro trabalho é a limpeza diária dos canteiros para eliminar ervas daninhas.
No mesmo local da horta também está instalado um grande viveiro de mudas frutíferas, ornamentais e florestais que são usadas nas atividades da cooperativa e comercializadas para os mercados local e externo. Para adquirir hortaliças ou mudas diversas basta ligar no telefone (63) 3466-1890.
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A comissão de seleçao do SESCOOP/TO divulga o resultado da segunda etapa do processo seletivo 002/2011 para os cargos nivel superior: Analista de Capacitação e Analista de Monitoramento e nível médio: Auxiliar Administrativo.
O SESCOOP/TO informa que a terceira etapa do processo seletivo 002/2011: entrevista e apresentação de palestra técnica (somente para cargos de nivel superior) será realizada no dia de 05 de agosto (sexta-feira) às 09h para candidatos de nível médio e às 09h30 para os candidatos de nível superior.
RESULTADO 2° ETAPA - AVALIAçAO DE CONHECIMENTOS
NIVEL MéDIO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE CAPACITAçãO
NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE MONITORAMENTO
O SESCOOP/TO informa que a terceira etapa do processo seletivo 002/2011: entrevista e apresentação de palestra técnica (somente para cargos de nivel superior) será realizada no dia de 05 de agosto (sexta-feira) às 09h para candidatos de nível médio e às 09h30 para os candidatos de nível superior.
RESULTADO 2° ETAPA - AVALIAçAO DE CONHECIMENTOS
NIVEL MéDIO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE CAPACITAçãO
NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE MONITORAMENTO
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A instituição divulgou hoje os números da gestão orçamentária no período de janeiro a junho de 2011
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), orientado pelas boas práticas de transparência da gestão, divulgou nesta quarta-feira (3/8) o relatório consolidado das receitas e despesas realizadas no primeiro semestre de 2011. O material apresenta as informações sobre as receitas e despesas, previstas e realizadas no período, detalhadas por categoria econômica, programa de trabalho, subfunção e programas das unidades estaduais.
"Trata-se de um resumo das execuções orçamentária da instituição até o mês de julho deste ano, o que traz uma base de informações importantíssima para a continuidade dos trabalhos no segundo semestre", afirma o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo.
O material pode ser acessado no Portal Brasil Cooperativo - clique aqui.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), orientado pelas boas práticas de transparência da gestão, divulgou nesta quarta-feira (3/8) o relatório consolidado das receitas e despesas realizadas no primeiro semestre de 2011. O material apresenta as informações sobre as receitas e despesas, previstas e realizadas no período, detalhadas por categoria econômica, programa de trabalho, subfunção e programas das unidades estaduais.
"Trata-se de um resumo das execuções orçamentária da instituição até o mês de julho deste ano, o que traz uma base de informações importantíssima para a continuidade dos trabalhos no segundo semestre", afirma o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo.
O material pode ser acessado no Portal Brasil Cooperativo - clique aqui.
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Uma média de 27 novos pontos de atendimento de cooperativas de crédito é inaugurada todos os meses. é o que indica um levantamento feito pela Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito da OCB, divulgado ontem (1°), em Brasília. Os números são relativos ao primeiro semestre de 2011 e mostram que, de janeiro a junho deste ano, foram criados mais de 160 novos pontos. Para o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, os resultados confirmam o papel social desempenhado pelo setor. "Estamos em 45% dos municípios brasileiros, com praticamente 4,7 mil pontos de atendimento, em locais onde outras instituições financeiras dizem não ter interesse em atuar. Todos esses dados mostram que o cooperativismo de crédito tem sim uma participação importante no desenvolvimento socioeconômico do país, estimulando o empreendedorismo local e auxiliando diretamente na criação de oportunidades de negócio e distribuição de renda com inclusão financeira", ressalta. Freitas destaca ainda a contribuição do segmento para potencializar ainda mais o setor produtivo. "Colaboramos também para uma tomada de um crédito produtivo orientado, com a canalização, inclusive, de recursos das linhas de crédito oficiais. Além disso, oferecemos um atendimento mais personalizado, mais dos nossos associados", comenta. "Com isso, elevamos a média mensal registrada nos últimos dois anos, de 20 pontos para 27. Entre dezembro de 2009 e 2010, por exemplo, inauguramos um total de 249 espaços, ou seja, um novo ponto a cada dia útil", explica Sílvio Giusti, gestor da área na OCB. Para ele, os indicadores mostram uma expansão significativa do cooperativismo de créd ito, que amplia gradativamente sua participação no Sistema Financeiro Nacional. "Assim, levamos os produtos e serviços a um número maior de pessoas. Sem falar na ampliação de acesso ao crédito e à poupança", diz Giusti. Hoje, as 1.370 cooperativas de crédito do país atendem a 5,1 milhões de associados e geram 56.178 empregos diretos. (Fonte: Informe OCB)
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A comissão de seleçao do SESCOOP/TO divulga a gabarito da segundaa etapa do processo seletivo 002/2011 para os cargos nivel superior: Analista de Capacitação e Analista de Monitoramento e nível médio: Auxiliar Administrativo
GABARITO- PROVA NIVEL MéDIO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
GABARITO - PROVA NIVEL SUPERIOR - ANALISTA CAPACITAçAO
GABARITO - PROVA NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE MONITORAMENTO
GABARITO- PROVA NIVEL MéDIO - AUXILIAR ADMINISTRATIVO
GABARITO - PROVA NIVEL SUPERIOR - ANALISTA CAPACITAçAO
GABARITO - PROVA NIVEL SUPERIOR - ANALISTA DE MONITORAMENTO
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A previsão é de que em setembro a proposta seja validada pelo corpo dirigente do Sescoop e repassada a todas as unidades estaduais
Ainda no segundo semestre de 2011, o cooperativismo brasileiro contará com uma norma orientadora para o monitoramento e desenvolvimento de cooperativas em todo o país. O propósito da diretriz é alinhar os conceitos e entendimentos, oferecendo um instrumento norteador para que todos os estados possam contribuir para o desenvolvimento de suas cooperativas. O Comitê de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) esteve reunido nesta segunda e terça-feira (25 e 26/7), em Brasília, para dar continuidade ao trabalho. O encontro rendeu avanços significativos no que diz respeito ao aspecto legal do monitoramento e discussão sobre índices de verificação da situação econômica, financeira e de governança das cooperativas.
"Esta foi a quarta reunião do Comitê e estamos numa crescente no que diz respeito à elaboração da diretriz, que será de suma importância para o cooperativismo brasileiro", afirmou o professor Davi Costa, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP/RP). A Fundace é parceira do Sescoop nesse trabalho e também integra o Comitê.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, relata que o modelo proposto pelo comitê deverá ser avaliado pelos presidentes e superintendentes das unidades estaduais da instituição no próximo semestre. Em seguida, uma capacitação junto às unidades estaduais será realizada, em parceria com a Fundace, para implementação da diretriz.
Susan ressalta, ainda, a importância da relação do trabalho desenvolvido pelo comitê em estreita consonância com o planejamento estratégico do Sescoop. "O Comitê sempre teve a premissa de se preocupar com o simples, básico, mas desde que aplicável e executável, com foco no resultado. Temos feito um exercício com todos os programas e atividades, para mantê-los alinhados ao planejamento, aos indicadores e ao resultado estratégico do Sescoop", conclui.
O Comitê de Monitoramento é composto por técnicos de oito unidades estaduais do Sescoop, representando todas as regiões do país, objetivando uma percepção ampla das diversas realidades vividas pelas cooperativas brasileiras
Ainda no segundo semestre de 2011, o cooperativismo brasileiro contará com uma norma orientadora para o monitoramento e desenvolvimento de cooperativas em todo o país. O propósito da diretriz é alinhar os conceitos e entendimentos, oferecendo um instrumento norteador para que todos os estados possam contribuir para o desenvolvimento de suas cooperativas. O Comitê de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) esteve reunido nesta segunda e terça-feira (25 e 26/7), em Brasília, para dar continuidade ao trabalho. O encontro rendeu avanços significativos no que diz respeito ao aspecto legal do monitoramento e discussão sobre índices de verificação da situação econômica, financeira e de governança das cooperativas.
"Esta foi a quarta reunião do Comitê e estamos numa crescente no que diz respeito à elaboração da diretriz, que será de suma importância para o cooperativismo brasileiro", afirmou o professor Davi Costa, da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), ligada à Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP/RP). A Fundace é parceira do Sescoop nesse trabalho e também integra o Comitê.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Vilela, relata que o modelo proposto pelo comitê deverá ser avaliado pelos presidentes e superintendentes das unidades estaduais da instituição no próximo semestre. Em seguida, uma capacitação junto às unidades estaduais será realizada, em parceria com a Fundace, para implementação da diretriz.
Susan ressalta, ainda, a importância da relação do trabalho desenvolvido pelo comitê em estreita consonância com o planejamento estratégico do Sescoop. "O Comitê sempre teve a premissa de se preocupar com o simples, básico, mas desde que aplicável e executável, com foco no resultado. Temos feito um exercício com todos os programas e atividades, para mantê-los alinhados ao planejamento, aos indicadores e ao resultado estratégico do Sescoop", conclui.
O Comitê de Monitoramento é composto por técnicos de oito unidades estaduais do Sescoop, representando todas as regiões do país, objetivando uma percepção ampla das diversas realidades vividas pelas cooperativas brasileiras
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, personalidade jurídica de direito privado, CNPJ: 07.330.977/0001-16, situado na Av. JK 110 Norte, Lote 11, 77006-130, Palmas/TO, divulga a lista de candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo 002/2011 para os cargos nivel superior: Analista de Capacitação e Analista de Monitoramento e nível médio: Auxiliar Administrativo.
RESULTADO 1° ETAPA PROCESSO SELETIVO 002-2011
EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 02/2011
RETIFICAçãO DO EDITAL 02/2011
O SESCOOP/TO informa que as provas serão realizadas no dia 02 de agosto de 2011 na Sede do Sistema localizado na Av. JK, Quadra 110 norte Lote 11 - Palmas - TO
Horário das provas:
• Nível médio (auxiliar administrativo): 08 às 12 horas
• Nível superior (analista de capacitação e analista de monitoramento): 14 às 18 horas.
RESULTADO 1° ETAPA PROCESSO SELETIVO 002-2011
EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 02/2011
RETIFICAçãO DO EDITAL 02/2011
O SESCOOP/TO informa que as provas serão realizadas no dia 02 de agosto de 2011 na Sede do Sistema localizado na Av. JK, Quadra 110 norte Lote 11 - Palmas - TO
Horário das provas:
• Nível médio (auxiliar administrativo): 08 às 12 horas
• Nível superior (analista de capacitação e analista de monitoramento): 14 às 18 horas.
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O Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins - OCB/TO, inscrito no CNPJ: 33.205.055/0001-97, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social e em respeito ao que determina o artigo 612 da CLT, convoca todas as sociedades cooperativas Filiadas e Regulares estabelecidas no Estado do Tocantins, através de seus representantes para se reunirem em ASSEMBLéIA GERAL EXTRAORDINáRIA a ser realizada no dia 05 de agosto de 2011, na sede da OCB/TO, na Av. JK, Quadra 110 Norte - Lote 11 - Palmas/TO, às 14h (quatorze) horas em primeira convocação, com a maioria dos delegados representantes das cooperativas e, em segunda convocação, às 15h (quinze) horas, com qualquer número de delegados presentes, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
I - Pauta de reivindicações apresentada pela FENATRACOOP, à OCB/TO, com o objetivo de firmar Convenção Coletiva de Trabalho.
II - Autorização para a Diretoria do Sindicato firmar e/ou ratificar instrumentos coletivos de trabalho.
Para efeito de quórum de instalação, o número de cooperativas registradas nesta data é 56.
Palmas, (TO), 13 e julho de 2011.
Ricardo Benedito Khouri
Presidente
CLICK AQUI PARA ACESSAR O ROL DE REVINDICAçõES
I - Pauta de reivindicações apresentada pela FENATRACOOP, à OCB/TO, com o objetivo de firmar Convenção Coletiva de Trabalho.
II - Autorização para a Diretoria do Sindicato firmar e/ou ratificar instrumentos coletivos de trabalho.
Para efeito de quórum de instalação, o número de cooperativas registradas nesta data é 56.
Palmas, (TO), 13 e julho de 2011.
Ricardo Benedito Khouri
Presidente
CLICK AQUI PARA ACESSAR O ROL DE REVINDICAçõES
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A partir de 1° de agosto, alunos de escolas públicas que atuam com o Cooperjovem poderão se inscrever para a premiação promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Voltado aos alunos da rede de ensino e cooperativas educacionais que fazem parte da 1ª fase do programa, o Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem tem como objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos por meio da produção de textos com temas ligados ao cooperativismo.
Diferentemente das edições anteriores, em 2011 a competição terá dois temas distintos para cada uma das categorias de participação. Os alunos do 4° e 5° anos (antigas 3ª e 4ª séries) pertencem à categoria I e escreverão sobre o tema "Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente". Os maiores, do 6° ao 9° (antigas 5ª a 8ª), que fazem parte da categoria II, deverão discursar sobre "Juventude: o futuro das cooperativas".
A analista da gerência de Promoção Social do Sescoop, (área responsável pela promoção do prêmio), Ana Luiza Naves, explica que a novidade no regulamento tem por objetivo proporcionar uma competição mais justa aos jovens. "Do 4° ao 9° ano temos idades muito distantes entre os alunos. Pensando nisso, a comissão do prêmio optou pela divisão em dois temas. Assim, fica melhor e mais justa a avaliação da equipe julgadora", relata Ana Luiza.
Os alunos deverão se inscrever, a partir do dia 1° de agosto, nas próprias instituições de ensino. Os trabalhos passarão por três avaliações - nas escolas ou cooperativas educacionais, nas unidades estaduais e na unidade nacional do Sescoop. Em cada fase, serão selecionadas as três melhores redações de cada categoria. Em dezembro, a comissão julgadora nacional apresenta o resultado final, com os seis vencedores.
Os prêmios, tanto para a categoria I quanto para a categoria II, são:
1° lugar - um netbook e viagem à Brasília para um passeio com foco em cidadania e cooperativismo
2° lugar - um videogame
3° lugar - uma bicicleta
Para mais informações, acesse: http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/
Diferenças
O Sescoop promove duas premiações relacionadas ao programa Cooperjovem: Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e Prêmio Professor Cooperjovem.
O Prêmio Professor Cooperjovem, como o próprio nome já diz, é voltado aos professores que atuam com o programa nas escolas, realizando projetos didáticos com as turmas. A finalidade é o reconhecimento desses profissionais e o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho deles nas escolas.
O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado aos alunos das escolas participantes, e tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio das redações produzidas por eles, sempre com temas relacionados à cultura da cooperação.
Diferentemente das edições anteriores, em 2011 a competição terá dois temas distintos para cada uma das categorias de participação. Os alunos do 4° e 5° anos (antigas 3ª e 4ª séries) pertencem à categoria I e escreverão sobre o tema "Cooperando para um mundo melhor, preservando o meio ambiente". Os maiores, do 6° ao 9° (antigas 5ª a 8ª), que fazem parte da categoria II, deverão discursar sobre "Juventude: o futuro das cooperativas".
A analista da gerência de Promoção Social do Sescoop, (área responsável pela promoção do prêmio), Ana Luiza Naves, explica que a novidade no regulamento tem por objetivo proporcionar uma competição mais justa aos jovens. "Do 4° ao 9° ano temos idades muito distantes entre os alunos. Pensando nisso, a comissão do prêmio optou pela divisão em dois temas. Assim, fica melhor e mais justa a avaliação da equipe julgadora", relata Ana Luiza.
Os alunos deverão se inscrever, a partir do dia 1° de agosto, nas próprias instituições de ensino. Os trabalhos passarão por três avaliações - nas escolas ou cooperativas educacionais, nas unidades estaduais e na unidade nacional do Sescoop. Em cada fase, serão selecionadas as três melhores redações de cada categoria. Em dezembro, a comissão julgadora nacional apresenta o resultado final, com os seis vencedores.
Os prêmios, tanto para a categoria I quanto para a categoria II, são:
1° lugar - um netbook e viagem à Brasília para um passeio com foco em cidadania e cooperativismo
2° lugar - um videogame
3° lugar - uma bicicleta
Para mais informações, acesse: http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/
Diferenças
O Sescoop promove duas premiações relacionadas ao programa Cooperjovem: Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem e Prêmio Professor Cooperjovem.
O Prêmio Professor Cooperjovem, como o próprio nome já diz, é voltado aos professores que atuam com o programa nas escolas, realizando projetos didáticos com as turmas. A finalidade é o reconhecimento desses profissionais e o fortalecimento da qualidade, o aperfeiçoamento, a inovação e o contínuo sucesso do trabalho deles nas escolas.
O Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem é voltado aos alunos das escolas participantes, e tem por objetivo fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio das redações produzidas por eles, sempre com temas relacionados à cultura da cooperação.
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Além de desenvolver um intenso trabalho de apoio aos produtores de soja e grãos destinados à exportação, desde 2008 a Coapa também fortalece a agricultura familiar. Atualmente são beneficiados 219 agricultores divididos em 23 associações localizadas em Pedro Afonso, Tupirama, Recursolândia Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Itacajá, Goiatins, Centenário, Miracema e Rio dos Bois. A área total de todas as propriedades é de 16.727 hectares e os produtores trabalham com pecuária de corte, criação de gado leiteiro e agricultura de subsistência.
O trabalho com os pequenos produtores começou em 2008 quando a cooperativa realizou dois projetos de crédito fundiário beneficiando integrantes das Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria, e Santa Rita, em Bom Jesus.
A gerente da Unidade Técnica, Erica Lima Brito, explicou que a cooperativa resolveu atender esse segmento, após perceber a dificuldade que os agricultores familiares tinham para ter acesso a consultoria técnica e às tecnologias que podem aumentar a produtividade no campo e melhorar a vida das famílias. "A agricultura familiar é um setor com enorme potencial de crescimento em nossa região e a equipe da Coapa trabalha para prestar o auxílio necessário aos produtores", destacou Erica Brito.
Para realizar um trabalho satisfatório, a equipe técnica elabora um cronograma anual de atendimento, neste ano iniciado em junho e com término previsto para maio de 2012, quando começa um novo ciclo. Inicialmente foi aplicado um questionário com 15 perguntas para coletar dados socioeconômicos (histórico da propriedade) para nortear as ações. Com essas informações, os técnicos conhecem a fundo a propriedade, sua vocação econômica e que tipo de tecnologia aplicar para obter os resultados esperados.
Os próximos passos são a coleta de amostras de solo para verificar a necessidade de correção com adubo, o levantamento dos agricultores que desejam pleitear financiamento do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (44 famílias beneficiadas na safra 2010/2011), e o trabalho de orientação técnica e manejo correto da propriedade. Em outubro os produtores começam o plantio da safra 2011/2012, principalmente de arroz e milho, e continuarão sendo acompanhados pela equipe técnica.
O agricultor familiar também recebe tratamento diferenciado na Unidade Agroveterinária da Coapa. "A loja oferece ferramentas e insumos em geral, e também oferta assessoria técnica com médico veterinário, zootecnista, engenheiro agrônomo e técnico agrícola, para ajudar a organizar a atividade do pequeno produtor", explicou o gerente Vanderlei de Sousa, completando que o cooperado tem desconto de 8% nas compras a vista.
Organizando as pequenas associações
Paralelamente ao trabalho de consultoria técnica, a equipe da Coapa também ajuda a organizar as associações de agricultores familiares, sempre mostrando que unidos tem mais força. Nas reuniões, os técnicos fazem palestras sobre o papel do cooperativismo, a missão da Coapa, as vantagens de ser cooperado, entre outros temas. Essa atividade integra o projeto OQS - Organização do Quadro Social, que envolve o aspecto tecnológico de levar capacitação ao produtor rural e desenvolver ações que envolvam toda a família do agricultor.
O produtor Luis Tavares, integrante da Associação água Viva e cooperado desde 2007, relata estar satisfeito com a consultoria técnica e cursos oferecidos pela Coapa. "Hoje tenho outra visão de como administrar minha propriedade", testemunha Tavares, que em sua propriedade cria gado, cultiva lavouras de arroz e milho, além de plantar hortaliças. Parte da produção é utilizada na alimentação familiar e o excedente é comercializado.
A agricultora familiar Janete de Lourdes Berwaldi, também conhecida como Janete Paraguaia, chegou em Pedro Afonso em 2003. Tomando conhecimento dos trabalhos da Coapa destinados à agricultura familiar, decidiu se associar em 2010 e no momento aguarda a liberação de linha de financiamento para expandir sua produção. "O apoio da Coapa é essencial, tenho muito orgulho de ser associada, porque a Coapa tem uma preocupação não só com o grande produtor, mas também ao agricultor familiar, como é o meu caso", frisou a produtora integrante do Núcleo Feminino da Coapa
O trabalho com os pequenos produtores começou em 2008 quando a cooperativa realizou dois projetos de crédito fundiário beneficiando integrantes das Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria, e Santa Rita, em Bom Jesus.
A gerente da Unidade Técnica, Erica Lima Brito, explicou que a cooperativa resolveu atender esse segmento, após perceber a dificuldade que os agricultores familiares tinham para ter acesso a consultoria técnica e às tecnologias que podem aumentar a produtividade no campo e melhorar a vida das famílias. "A agricultura familiar é um setor com enorme potencial de crescimento em nossa região e a equipe da Coapa trabalha para prestar o auxílio necessário aos produtores", destacou Erica Brito.
Para realizar um trabalho satisfatório, a equipe técnica elabora um cronograma anual de atendimento, neste ano iniciado em junho e com término previsto para maio de 2012, quando começa um novo ciclo. Inicialmente foi aplicado um questionário com 15 perguntas para coletar dados socioeconômicos (histórico da propriedade) para nortear as ações. Com essas informações, os técnicos conhecem a fundo a propriedade, sua vocação econômica e que tipo de tecnologia aplicar para obter os resultados esperados.
Os próximos passos são a coleta de amostras de solo para verificar a necessidade de correção com adubo, o levantamento dos agricultores que desejam pleitear financiamento do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (44 famílias beneficiadas na safra 2010/2011), e o trabalho de orientação técnica e manejo correto da propriedade. Em outubro os produtores começam o plantio da safra 2011/2012, principalmente de arroz e milho, e continuarão sendo acompanhados pela equipe técnica.
O agricultor familiar também recebe tratamento diferenciado na Unidade Agroveterinária da Coapa. "A loja oferece ferramentas e insumos em geral, e também oferta assessoria técnica com médico veterinário, zootecnista, engenheiro agrônomo e técnico agrícola, para ajudar a organizar a atividade do pequeno produtor", explicou o gerente Vanderlei de Sousa, completando que o cooperado tem desconto de 8% nas compras a vista.
Organizando as pequenas associações
Paralelamente ao trabalho de consultoria técnica, a equipe da Coapa também ajuda a organizar as associações de agricultores familiares, sempre mostrando que unidos tem mais força. Nas reuniões, os técnicos fazem palestras sobre o papel do cooperativismo, a missão da Coapa, as vantagens de ser cooperado, entre outros temas. Essa atividade integra o projeto OQS - Organização do Quadro Social, que envolve o aspecto tecnológico de levar capacitação ao produtor rural e desenvolver ações que envolvam toda a família do agricultor.
O produtor Luis Tavares, integrante da Associação água Viva e cooperado desde 2007, relata estar satisfeito com a consultoria técnica e cursos oferecidos pela Coapa. "Hoje tenho outra visão de como administrar minha propriedade", testemunha Tavares, que em sua propriedade cria gado, cultiva lavouras de arroz e milho, além de plantar hortaliças. Parte da produção é utilizada na alimentação familiar e o excedente é comercializado.
A agricultora familiar Janete de Lourdes Berwaldi, também conhecida como Janete Paraguaia, chegou em Pedro Afonso em 2003. Tomando conhecimento dos trabalhos da Coapa destinados à agricultura familiar, decidiu se associar em 2010 e no momento aguarda a liberação de linha de financiamento para expandir sua produção. "O apoio da Coapa é essencial, tenho muito orgulho de ser associada, porque a Coapa tem uma preocupação não só com o grande produtor, mas também ao agricultor familiar, como é o meu caso", frisou a produtora integrante do Núcleo Feminino da Coapa