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Cooperativismo é destaque no Fórum Social Temático

Movimento cooperativista quer aproveitar a oportunidade para definir marcos legais

O Ano Internacional das Cooperativas - 2012 marcou uma das atividades no primeiro dia do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano da Silva, participou do lançamento do Ano Estadual das Cooperativas no Rio Grande do Sul. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, também participou da solenidade no Palácio Piratini representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, que cumpre agenda em Londres. O Ano Internacional das Cooperativas será marcado por ações comemorativas e estruturantes definidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em conjunto com o Mapa.

O movimento cooperativista quer aproveitar a oportunidade para definir marcos legais que são determinantes ao seu crescimento, e fomentar novas políticas públicas para o setor. A aprovação do Projeto de Lei 4622/2004, que regulamenta as cooperativas de trabalho, pelo Plenário da Câmara dos Deputados está entre as metas prioritárias.

No Brasil, mais de 300 mil empregos diretos são gerados pelas cooperativas. Todos seguindo os princípios de adesão livre e voluntária; controle democrático e participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; cooperação entre cooperativas; e envolvimento com a comunidade.



Fonte: OCB/Sescoop (Com informações do Mapa)

Em busca de mercados para agricultura familiar

Com o objetivo de criar novos mercados para a agricultura familiar, o governo aposta na recém-lançada Rede Brasil Rural. Trata-se de uma plataforma eletrônica de comércio que integra cooperativas de produtores rurais, fornecedores de insumos e consumidores públicos e privados. é a principal ferramenta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para integrar o agricultor familiar ao mercado.

Por meio desse sistema, um produtor do Mato Grosso, um extrativista do Acre e um pecuarista de Santa Catarina poderão, por exemplo, usar o site para demandar e ofertar embalagens, serviços e maquinário. Além disso, eles poderão oferecer seus produtos para o governo ou para o público em geral.

"Vamos aproximar a agricultura familiar dos fornecedores de insumos e também do mercado de consumo. Não adianta só produzir, tem que comercializar", afirma o secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller.

Em funcionamento desde 9 de dezembro passado, o site está aberto, neste momento, apenas para cadastro dos produtores, fornecedores, gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e outros agentes envolvidos na cadeia produtiva da agricultura familiar. A partir do dia 19 de fevereiro, o acesso será liberado para todos os usuários. "Estamos iniciando a implementação e nossa meta é trabalhar com mil empreendimentos até o fim deste ano. Isso representa um total de 200 mil famílias", diz Müller.

As compras feitas pelos produtores da Rede Brasil Rural serão financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco irá disponibilizar um limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão do BNDES, com opção de cinco cartões por cooperativa, financiamento de três a 48 parcelas e taxas de juros pré-fixadas no ato da compra.
A logística das entregas ficará a cargo dos Correios. O projeto da logística, de acordo com Müller, ainda está sendo desenvolvido, mas será fundamental para dar agilidade e confiança ao processo.

A plataforma também possui uma área específica para os gestores municipais de alimentação escolar. A lei que regula a compra de produtos da agricultura familiar com essa finalidade foi aprovada em janeiro de 2010. Ela obriga o governo a repassar um mínimo de 30% do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, à compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar.

"O PNAE é o maior programa de alimentação do mundo e essa ferramenta dará ao gestor mais facilidade para encontrar os alimentos que procura", diz o secretário
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Fonte : Valor Econômico | Tarso Veloso | De Brasília

Sistema OCB/Sescoop-TO inicia capacitações do Programa Cooperjovem.

Nos dias 12 e 13 de janeiro e 16,17 e 18 de janeiro, as cooperativas do ramo educacional do Tocantins receberam capacitação quanto aos conteúdos dos novos materiais didáticos do Programa Cooperjovem produzidos pelo Sescoop Nacional.

As oficinas fazem parte do projeto de Reestruturação do Programa Cooperjovem no Estado do Tocantins aconteceram na Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (COED) e na Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA), respectivamente. A condução dos trabalhos esteve a cargo da instrutora Sheila Reis, pedagoga, com amplo conhecimento em ações pedagógicas voltadas para a educação cooperativa.

Segundo o analista do Sescoop/TO, Cleiton Milagres, "a reflexão proposta em torno da educação cooperativa trabalhada nas oficinas buscou identificar e construir novas relações com os conteúdos trabalhos pelos professores em sala de aula, o que contribui no desenvolvimento e promoção da cidadania", afirmou o responsável pela área de promoção social.

A atuação do Sescoop/TO junto às cooperativas educacionais tem possibilitado aprimorar o desenvolvimento do Programa Cooperjovem no Estado, compreender o seu sentido para a organização cooperativa e ainda, estabelecer um diálogo com os professores na busca de um processo mais dinâmico nas ações de monitoramento do Programa.

Projeto de Reestruturação do Programa Cooperjovem no Estado do Tocantins

Reestruturar o programa para melhor disseminar a cultura da cooperação na escola e na cooperativa, e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências.

O projeto teve início em julho de 2011 e se entenderá até dezembro de 2012, beneficiando cerca de 10 escolas dos participantes do Programa Cooperjovem (município de Pedro Afonso, Palmas, Gurupi e Marianópolis), 02 cooperativas educacionais (COOPEFA e COED) e 80 educadores.



Módulo II - Oficina de Cooperativismo. 12 e 13.01.12 - Coed - Pedro Afonso/TO


Modulo I - Conhecendo o COOPERJOVEM. 16 a 18.01.12 - Coopefa - Formoso do Araguaia/TO

Sistema OCB/SESCOOP-TO dá continuidade ao Programa Formação de Líderes com o VI Módulo - Tema: LÍDER COACH AVANÇADO.

O Sistema OCB/SESCOOP-TO promove hoje o VI Módulo do Programa "Formação de Líderes" do Sicredi, com o - Tema: LIDER COACH AVANçADO, o mesmo está sendo conduzido pela instrutora Cláudia Pereira Gonçalves que é psicóloga, membro da Sociedade Brasileira de Coaching, facilitadora, licenciada pelo BCI Behavioral Coaching Institute, Certificada internacionalmente pelo ICC - Institute Coaching Council como Executive Coach e Personal Coach.

A finalidade do módulo é desenvolver o Coaching como aprendizagem e transformação, abordando conteúdos como: o relacionamento como base para o desenvolvimento da liderança, Janela Johari - aprendizagens e ação, Modelos Mentais, Grupo / Equipe / Time: diferenças, Como formar time de alta performance utilizando a ferramenta de Identificação de Valores, O que é Coaching e o que não é ?, Ferramentas do líder Coach: Coaching Formal e Informal, Modelo GROW, Feedback corretivo, Crenças Limitantes.

O curso iniciou-se hoje, dia 19 de janeiro de 2012 e terá continuidade nos dias 20 e 21 de janeiro de 2012.


Projeto Gestão Profissionalizada do Cooperativismo de crédito.

O objetivo do projeto é formar dirigentes e colaboradores capazes de compreender o universo das cooperativas de crédito (e do ramo) e melhor gerenciá-las para torná-las mais produtivas e competitivas.

Programa "Formação de Líderes"

O objetivo do programa é promover a capacitação e formação de novas lideranças, atendendo o planejamento estratégico do Sicredi no que tange a Governança Corporativa, Crescimento e Expansão.

Colaboradores são motivados e conhecem novos resultados do Programa de Qualidade da Coapa

Fred Alves

Dando continuidade ao trabalho de implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", que busca dá mais eficiência e qualidade às ações da cooperativa, foi realizada a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro. O encontro contou com a participação de 48 colaboradores e aconteceu na sede da entidade cooperativista, em Pedro Afonso.

Presidente da Coapa, Ricardo Khouri, enfatizou que para o "Plano de Metas Coapa 2012", que integra o "Planejamento Estratégico", ser executado satisfatoriamente e obter êxito é imprescindível o empenho de todos os colaboradores. "Sinergia, espírito de equipe e companheirismo. Esse é o grande retorno que esperamos de vocês colaboradores. Vamos continuar atendendo bem nosso principal cliente: o cooperado", conclamou Khouri, bastante aplaudido após sua fala.

A gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, leu e tirou dúvidas sobre a circular interna distribuída no início deste ano, onde são repassadas várias informações importantes, tais como atribuições de cada unidade e dos colaboradores, respeito a hierarquia e a prazos estipulados, cuidados com o patrimônio, regras de empregabilidade e necessidade da organização no ambiente de trabalho. " Leiam o Código de ética da Coapa, um instrumento de grande valia para nossas relações humanas e profissionais", orientou Silvana.

5’S

A segunda parte da reunião foi reservada para a equipe da Consultoria Rebouças, responsável por auxiliar a implantação do "Programa de Qualidade da Coapa", apresentar o trabalho desenvolvido pela equipe da Unidade Operacional da cooperativa dentro do Programa 5’S, método de origem japonesa que permite utilizar bem todos os recursos disponíveis, além de possibilitar transformações no ambiente e na atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

O consultor Jorge D’ambros elogiou o trabalho dos membros da Unidade Operacional que mesmo iniciando o trabalho depois das outras unidades, devido ao período do recebimento e expedição de grãos da safra 2011/2012, conseguiram modificar o aspecto do armazém de grãos da cooperativa. Para ilustrar o que foi realizado foram exibidas fotos tiradas comparando o antes e depois da implantação do 5’S no setor. Entre os principais reparos feitos constam: pintura das instalações, substituição de portas e vidros quebrados, correções nos pisos, identificação dos setores, organização das mesas e armários, e limpeza e arrumação das instalações dos silos, depósito, arquivo e viveiro.

Clima organizacional

Outra atividade realizada foi a aplicação de um questionário para Pesquisa do Clima Organizacional, uma das mais importantes ferramentas para gestão de pessoas e planejamento estratégico de recursos humanos. Segundo o professor Jorge D’ambros, o objetivo é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem umas com as outras. O resultado final deve apresentar informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.

Cooperativas batem recorde em exportações

Setor fecha 2011 com US$ 6,1 bilhões

As cooperativas brasileiras registraram um resultado recorde em vendas ao exterior no ano de 2011, alcançando US$ 6,1 bilhões em exportações, com crescimento de 39,8% em relação a 2010 (US$ 4,4 bilhões). Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e também indicam saldo positivo da balança comercial, que fechou em US$ 5,8 bilhões, com incremento de 40,4% no comparativo ao mesmo período do último ano, quando atingiu US$ 4,1 bilhões.

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, os números confirmam não só as projeções feitas pelo segmento, mas a receptividade dos produtos cooperativistas no mercado internacional. "Os doze meses de 2011 foram de crescimento, o que reflete a qualidade crescente dos itens oferecidos pelo setor. Além disso, temos trabalhado para manter a relação comercial com destinos tradicionais e, ao mesmo tempo, buscado novas oportunidades de negócio", diz o executivo.

Produtos - No grupo de produtos exportados pelas cooperativas, continua em primeiro lugar o complexo sucroalcooleiro, com US$ 2,2 bilhões, respondendo por 36,7% do total. Em seguida, aparece o complexo soja, com US$ 1,3 bilhão e 20,5%. Café em grãos fechou o período com US$ 893,3 milhões, representando 13,6% das vendas. Carne de frango também está entre os principais itens e registrou US$ 569,9 milhões, correspondendo a 9,2%.

Estados exportadores - Na relação dos estados exportadores, São Paulo continuou na liderança, totalizando US$ 2,1 bilhões, respondendo por 33,7% dos negócios do setor. Paraná aparece na segunda posição, com US$ 1,9 bilhão e 31,3% do total. Na terceira colocação, está Minas Gerais (US$ 885,5 milhões; 14,3%), seguida do Rio Grande do Sul (US$ 363,6 milhões; 5,9%) e Santa Catarina (US$ 312,7 milhões; 5,1%).

Mercados - No acumulado de janeiro a dezembro de 2011, os Estados Unidos aparecem como o principal mercado de destino dos produtos cooperativistas. No ano passado, o país comprou US$ 739,2 milhões, o correspondente a 12% do total das vendas do movimento. A China, que figurou como o maior comprador durante vários meses, fechou o período na segunda posição, com US$ 736,1 milhões e 11,9%. Em seguida, vêm os Emirados árabes (US$ 526,3 milhões; 8,5%), Alemanha (US$ 441,5 milhões; 7,2%) e Países Baixos (US$ 311,9 milhões; 5,1%).

Fonte: OCB/Sescoop

Contribuição Cooperativista prazo 31/05/2012, porém com descontos de até 10% para pagamento antecipado.


A Contribuição Cooperativista foi instituída pela Lei Federal 5.764/71 (art. 108 e seus parágrafos, cumulada com as referências postas pelas Resoluções CNC 22 e 35, de 20.10.81 e 14/02/90, respectivamente), e também consta no Estatuto Social da OCB/TO.

A arrecadação é feita pela OCB/TO, mediante convênio com a OCB Nacional. Do montante arrecadado 60% (sessenta por cento) pertence à Unidade Estadual (OCB/TO) e 40% (quarenta por cento) é destinado para a Unidade Nacional (OCB). Ela se constitui da importância de 0,2% (dois décimos por cento) sobre a soma dos valores do capital integralizado corrigido e quaisquer fundos e reservas, inclusive os resultantes de correção monetária e demais contas escrituradas em Patrimônio Líquido, existentes no Balanço de 31.12.2011. A Reserva de Reavaliação do Ativo Permanente não estará sujeita a Contribuição Cooperativista. Os valores referidos serão apurados de acordo com o Balanço Patrimonial encerrado, ou seja, a base de cálculo será a soma dos saldos escriturados nas contas contábeis do capital integralizado e dos fundos e reservas acima citados e que formam o PL, no encerramento do exercício social da Cooperativa em 31/12/2011. Entende-se capital Integralizado a diferença entre os valores da escrituração das contas "Capital Social a Realizar". Sobras e Perdas à disposição da AGO não serão consideradas para efeito de apuração da Contribuição Cooperativista a ser recolhida.

As cooperativas de Crédito que por determinação do CMN e do BACEN registram o FATES no Passivo Circulante devem considerá-lo para efeito de apuração da Contribuição Cooperativista a ser recolhida.
Em 2012, o valor mínimo (contribuição anual mínima obrigatória) é de R$480,00 (quatrocentos e oitenta reais) e a contribuição máxima de R$103.000,00 (cento e três mil reais).

Aproveite os descontos para pagamento antecipado:

DATA DE VENCIMENTO DA CONTRIBUIçãO COOPERATIVISTA 2012 - 31/05/2012, porém:

a) Para pagamento à vista, até 31/01/2012, desconto de 10% (dez por cento);
b) Para pagamento à vista, até 29/02/2012, desconto de 8% (oito por cento);
c) Para pagamento à vista, até 31/03/2012, desconto de 6% (seis por cento);
d) Pagamentos efetuados a partir de 01/04 a 31/05/2012, não terão descontos;
e) Após 31/05/2012, pagamentos terão acréscimos de multa e juros de mora e somente poderá ser parcelado para quitação total até 10/12/2012.

Lembre-se:

Para o cálculo da Contribuição Cooperativista é necessário o envio do Balanço Patrimonial de 31.12.2011, acompanhado de cópia da Ata da Assembléia Geral Ordinária que aprovaram tais contas para a OCB/TO, através de fax (63 3215 3291, email (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.) ou Correios (Av. JK 110 Norte, Lote 11 - 77006-130 - Palmas/TO).

A partir deste ano, só iremos parcelar a contribuição cooperativista que enquadrar no teto mínimo - última parcela até abril/12, posterior a esta data, a cooperativa que enquadrar nesta faixa, deverá pagar em parcela única, acrescida de multa e juros se houver.

Técnicas da Coapa participam de reuniões sobre crédito fundiário em associações de produtores rurais de Bom Jesus e Santa Maria

Texto: Fred Alves

No início da tarde de sábado, 14 de janeiro, duas das agentes de Desenvolvimento Humano da Coapa, Maria Silvana Ramos e Taise Ferreira da Cruz, participaram de reuniões nas Associações de Pequenos Produtores Rurais água Viva, em Santa Maria, e Santa Rita, em Bom Jesus do Tocantins. A participação nas reuniões faz parte das atividades do projeto Organização do Quadro Social (OQS), que busca integrar o cooperado, a cooperativa e a comunidade como um todo.

"A organização do quadro social envolve tanto o aspecto tecnológico de trazer o produtor para se capacitar, como desenvolver trabalhos que envolvam toda a família do agricultor", explicou Silvana Ramos, também gerente geral da Coapa. Ela esteve na Associação água Viva, onde entre outros assuntos falou para um grupo de 30 agricultores familiares, sobre cooperativismo, associativismo, atuação da Coapa e tirou dúvidas sobre acesso ao crédito fundiário. "A Coapa continuará desenvolvendo projetos voltados para fortalecer a agricultura familiar em nossa região", frisou Silvana.

Na Associação Santa Rita, a agente de Desenvolvimento Humano Taise Ferreira, colaboradora da Unidade Agroveterinária da Coapa, acompanhou reunião com a presença de 30 pequenos produtores rurais, onde Agostinho Chaves, titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abordou a situação dos agricultores familiares beneficiados pelo Crédito Fundiário, programa do MDA que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra, minifundistas e jovens rurais o acesso a terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais onde possam produzir alimentos.

O delegado do MDA informou que foi publicada instrução normativa que prevê a individualização e renegociação das dívidas dos agricultores que estão em situação regular, além da reestruturação dos assentamentos do crédito fundiário. O gestor explicou que até setembro deste ano, o agricultor interessado deve pagar 20% da última parcela mais os custos cartoriais para poder participar da renegociação da dívida. Ainda durante a reunião, o titular da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Tocantins falou sobre Pronaf, Plano Safra, programa Brasil Sem Miséria e de iniciativas para melhorar o atendimento técnico disponibilizado aos agricultores tocantinenses.

Unidade Agroveterinária da Coapa fortalecerá atendimento a produtores em 2012

Texto: Fred Alves

"Com o apoio da equipe comprometida que temos, com certeza vamos vencer os desafios e cumprir as metas propostas para 2012". Palavras da engenheira agrônoma érica Lima Brito, gerente da Unidade Agroveterinária, criada no novo Organograma da Coapa implantado em dezembro de 2011.

A unidade vai agregar os setores de Assistência Técnica, Loja Agroveterinária, Viveiro de Mudas e Agricultura Familiar. O trabalho é desenvolvido por 12 colaboradores, entre eles, engenheiros agrônomos, zootecnista, médico veterinário, técnicos agropecuários, vendedores e auxiliares administrativos. Entusiasmada, a gerente conta que para organizar e orientar o trabalho da equipe técnica foi elaborada uma ficha de acompanhamento de visitas às propriedades de produtores associados à Coapa.

Segundo érica Lima Brito, para garantir uma boa produtividade na Safra de Soja 2011/2012, a equipe técnica segue realizando o acompanhamento em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. São repassadas informações sobre o manejo correto da lavoura, tratos culturais (aplicação de fungicidas, herbicidas e adubos foliares), identificação de possíveis pragas e doenças, entre outras dicas importantes. "Até o final deste mês pretendemos apresentar a estimativa de produção para essa safra", adiantou a gerente.

Cadeia do Leite

A partir deste ano o setor que cuida da Agricultura Familiar absorveu as atribuições desenvolvidas no Projeto de Arranjo Produtivo do Leite, criado pela Coapa em 2010. O foco é fortalecer a cadeia produtiva do leite, ampliando o número de produtores. "Atualmente são 30 produtores participando do Projeto do Leite, número que pretendemos aumentar, pois vamos intensificar as ações de assistência técnica junto aos agricultores familiares", afirmou érica Lima Brito, destacando que também terá continuidade o atendimento aos agricultores participantes do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e demais pequenos produtores associado à cooperativa.

Loja Agroveterinária

Em 2012, a equipe da Unidade Agroveterinária continuará o trabalho executado por meio da Loja Agroveterinária, onde agropecuaristas de todos os portes além de poderem adquirir ferramentas e insumos em geral, também recebem, gratuitamente, assessoria técnica de especialistas. Os profissionais ajudam a organizar, principalmente, as atividades dos pequenos produtores. Ao longo do ano serão realizadas várias campanhas e ações.

Viveiro

Outro desfio importante para a equipe agroveterinária é atender a Bunge com mudas de plantas frutíferas e ornamentais nativas do Cerrado. Pelo contrato fechado serão fornecidas até abril deste ano, um total de 10.120 mudas de 44 espécies, para a multinacional instalada em Pedro Afonso recuperar áreas degradas. A primeira de um montante de cinco entregas acontece ainda neste mês

Premiação do Mapa destaca o cooperativismo

Iniciativa reforça ações em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas - 2012

O Prêmio Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no ano de 2012, trará como um dos temas a serem trabalhados por alunos de instituições públicas de educação profissional e tecnológica de todo o país o cooperativismo. O objetivo da premiação é estimular a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos adquiridos pelos estudantes na construção de ideias, tecnologias e empreendimentos inovadores. "A ideia central é que os projetos contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios, geração de trabalho e renda, inclusão produtiva e social e inovação tecnológica", afirmou o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha.

A iniciativa reforça as ações que o Mapa e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estão promovendo em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas - 2012.

O lançamento do edital está previsto para o dia 10 de fevereiro de 2012, e o período de inscrições deverá se estender até 10/8. Para participar, os alunos interessados deverão desenvolver projetos que se enquadrem em uma das cinco temáticas: Tecnologia da Informação, Inovação Tecnológica, Inclusão Produtiva pelo Cooperativismo ou pelo Associativismo, Plano de Negócio de Micro ou Pequena Empresa Inovadora e Tecnologias Sociais e Assistivas. Após passarem por um processo de análise e avaliação, os três projetos que alcançarem a maior pontuação em cada temática serão premiados no dia 16 de novembro.

"O tema ‘Inclusão Produtiva pelo Cooperativismo ou pelo Associativismo’ representa uma excelente oportunidade e apresentar ao público jovem o cooperativismo e o seu importante papel como indutor do desenvolvimento socioeconômico do país e como promotor de integração social", ressaltou Chadoha. Mais informações sobre a premiação acompanhem no site do Mapa (
http://www.agricultura.gov.br/).


Fonte: Assessoria de Comunicação OCB/Sescoop

Participe da Avaliação de desempenho (ano 2011) do Sistema OCB/SESCOOP-TO

Prezados Cooperativistas,

Durante o ano de 2011, o Sistema OCB/SESCOOP-TO realizou vários eventos/capacitações em parceria com as cooperativas Tocantinenses. Solicitamos alguns minutos de seu tempo para avaliar os resultados dos programas executados em sua cooperativa. As respostas são fundamentais para avaliarmos os resultados do programa de formação profissional, promoção social e monitoramento e aprimorá-lo para o ano 2012.

Contamos com sua colaboração para o crescimento do sistema cooperativista Tocantinense.

São dois tipos de avaliação:


O primeiro modelo deve ser preenchida pelos diretores/gerentes das cooperativas.
O segundo modelo deve ser preenchida pelos empregados/colaboradores das cooperativas.

Devolver os formulários via e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , fax: (63) 3215 3291, via correio: Av. JK Quadra 110 norte lote 11 - CEP: 77006-130.


Avaliação de desempenho - Diretoria e Gerência de Cooperativas




Avaliação de Desempenho. Colaboradores de Cooperativas

Núcleo Feminino da Coapa se reúne em Bom Jesus do Tocantins e planeja ações para 2012

Texto: Fred Alves

Um momento para comemorar as conquistas do ano que passou e iniciar o planejamento das ações a serem desenvolvidas em 2012. Assim foi a primeira reunião do Núcleo Feminino da Coapa, realizada na noite de segunda-feira, 9 de janeiro, na casa da cooperada Elijanse Alves Gomes, em Bom Jesus do Tocantins. Estiveram presentes nove integrantes do grupo, a gerente técnica do Sescoop/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Fabrícia Cyrillo, e a agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz.

Na abertura foi apresentada proposta encaminhada pela gerente geral da cooperativa, Silvana Ramos, sugerindo a realização de Curso de Cerimonialista para as integrantes do Núcleo Feminio, a ser oferecido por meio de parceria entre o Sescoop/TO e a Coapa. Conforme Taíse Ferreira, a intenção é que as mulheres sejam capacitadas para organizar os eventos da cooperativa e de outros órgãos e empresas de municípios da região de Pedro Afonso. A cooperativa cederia os uniformes e pagaria os honorários das pessoas que trabalhassem (através de diária). A sugestão foi prontamente aprovada pelas participantes que decidiram que o trabalho seja realizado em regime de escala a ser elaborada pela coordenadora geral do grupo.

Na ocasião, a gerente técnica do Sescoop/TO, Fabricia Cyrillo, se comprometeu a pesquisar a carga horária e disponibilidade dos instrutores para ministrarem cursos de etiqueta profissional, maquiagem e cerimonialista. Ela informará na próxima reunião do grupo, a data e carga horária.

Dando sequência a reunião foi lido e debatido o Regimento Interno do Núcleo Feminino da Coapa, documento que começou a ser elaborado em 2011. Após debates e coleta de sugestões, o documento foi aprovado por unanimidade. Também foi decidido que será aberta uma conta poupança, em nome da coordenadora do núcleo, para depósito do dinheiro já arrecado nas ações desenvolvidas pelo grupo.

Ao final da reunião ficou sob responsabilidade da agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira atualizar, no máximo até a próxima reunião, o cadastro das integrantes do núcleo com nome completo, telefone, data de aniversario, endereço e vínculo com a Coapa.

O próximo encontro do Núcleo Feminino da Coapa acontecerá no dia 02 de fevereiro, às 19h, na residência da integrante Maria Mamedio, em Pedro Afonso. Na pauta a data de realização do Curso de Cerimonialista e a eleição da coordenação geral da entidade.

O que é Núcleo Feminino?

E um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. O Sescoop-TO define o núcleo feminino como um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa que consiste em um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também um espaço de formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.

O objetivo do Núcleo Feminino na Coapa é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.

Conta atualmente com 18 integrantes e faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS). é acompanhado pela agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Taise Ferreira da Cruz. A coordenação geral fica a cargo da gerente técnica do Sescoop/TO, Fabrícia Cyrillo.

O grupo já realizou e participou de diversos eventos, entre eles, viagem técnica para visitar cooperativas do Rio Grande do Sul; Campanha de Doação de Medula óssea; palestras sobre Cooperativismo, Cultura do Abacaxi e O papel da Coapa; Curso de Formação Cooperativista - Doces e Compotas, Pintura em Tecido, Atendimento ao Cliente e Compostagem; Campanha de Arrecadação de Roupas para pessoas carentes de Pedro Afonso e Bom Jesus;efesta em comemoração ao Dia das Mães; e Bazar Cooperativista.

Mapa e OCB planejam ações para Ano Internacional das Cooperativas

Ministro acredita que a união de pessoas é um processo mais eficiente para o desenvolvimento

Cada vez mais, o mundo reconhece a força da cooperação. O tema teve sua importância respaldada pela Organizações das Nações Unidas (ONU), que proclamou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Atento ao impacto do setor no desenvolvimento da sociedade, o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, recebeu nesta quarta-feira (11/1) representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e outras instituições para definir ações conjuntas que coloquem o cooperativismo no centro da agenda de discussões de especialistas, governos e empresários durante todo o ano. Participaram da reunião, os superintendentes da OCB, Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos.

O ministro considera que o fomento a linhas de crédito que beneficiem o setor será outra forma de fortalecer o cooperativismo. "No Brasil, temos grandes exemplos de que, por meio da união e cooperação, podemos ir mais longe do que se estivéssemos sozinhos". Em sua avaliação, o segmento conquistou importantes resultados ao longo de 2011.

Entre os exemplos de cooperativas, a Agrária (PR) foi citada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Camargo Chandoha. Atualmente, ela figura entre as 11 cooperativas paranaenses com maior movimentação econômico-financeira, chegando a R$ 1,27 bilhão em 2011, o que representa um crescimento de 16,5% em comparação ao ano anterior.

Os superintendentes da OCB e do Sescoop representaram o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, no encontro. Freitas, que está em Minas Gerais participando de um evento em comemoração ao Ano 2012, avalia que ações coletivas, como a reunião de hoje, são fundamentais para a conquista de objetivos comuns e consolidação do movimento.

Além da OCB e do Ministério da Agricultura, o evento contou com representantes dos ministérios do Desenvolvimento Agrário; Trabalho e Emprego; União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar (Unicafes) e Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol).

Fonte: Assessoria de Comunicação - OCB/Sescoop

Sicoob Credipar inaugura agência em Gurupi

Cooperativa de crédito marca um novo tempo na região sul do Estado

A noite da ultima sexta-feira (06-01) ficará marcado na história da região sul do Estado do Tocantins. O município de Gurupi recebeu de braços abertos uma agência do Sicoob Credipar.

Em uma solenidade repleta de emoção e prestigiada por muitas autoridades e populares, o Sicoob Credipar está oficialmente instalado e Gurupi. Fruto do sonho de alguns e da vontade de muitos, a cooperativa passa agora a ter 10 agências espalhadas pelo Estado e se torna uma referência em cooperativismo de crédito.

Um novo tempo começa para o Sicoob Credipar que abre a sua nova agência com 73 novos cooperados que acreditam nas oportunidades que a cooperativa poderá oferecer.

"Realizamos hoje o desejo de aumentar a nossa área de atuação com a abertura de uma agência na região sul do Estado. Gurupi representa um público diferenciado, exigente e que valoriza as oportunidades. Estamos muito felizes e temos a certeza que foi um grande passo chegar até aqui", declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.

Marcaram presença na solenidade autoridade estaduais e municipais e os cooperados pioneiros de agência em Gurupi.

A agência do Sicoob Credipar está situada na Av. Goiás n° 2439 entre as ruas 09 e 10 com horário de funcionamento a partir das 10h.

Sabrina Brito - Assessoria de comunicação

Gerente comercial da Coapa visita frigoríficos e tradings de grãos em busca de novos negócios

Fred Alves

Após ser implantada em dezembro de 2011 dentro do novo Organograma Geral da Coapa, a Unidade Operacional já está atuando ativamente. Nesta semana, o gerente do setor Nelzivan Carvalho Neves inicia uma série de visitas a empresas tocantinenses.

Na quarta-feira, 11 de janeiro, o gestor visita a Frango Norte, em Paraíso do Tocantins, na região Central do Estado. Já na sexta-feira, 13, encontra-se com representantes da Asa Norte, localizada no município de Aguiarnópolis, região do Bico do Papagaio. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo empresarial e atuam na produção, comercialização e integração de frangos de corte.

Nelzivan Carvalho Neves explicou que além de estreitar relações, as visitas tem o objetivo de apresentar a cooperativa para as empresas e prospectar negócios buscando a comercialização de grãos como milho e sorgo produzidos por agricultores associados a Coapa. "As duas empresas já compram grãos para produção de ração animal, nossa intenção é vender diretamente para os frigoríficos eliminando atravessadores. Isso será bom para ambos os lados: a Coapa ampliará seu mercado de atuação, já a empresa tem a garantia de receber o produto em tempo hábil", explicou Nelzivan. Ele ainda informou que a intenção é visitar outras empresas que compram grãos para produção de ração instaladas no Tocantins e em estados das regiões Norte e Nordeste.

Dando sequência à série de visitas, na próxima semana o gerente da Unidade Comercial da Coapa se encontra com representantes de tradings de Guaraí e Colinas do Tocantins que atuam no financiamento da safra de grãos de soja e milho. "A intenção é saber o volume de grãos que essas empresas dispõem aqui em nossa região e qual quantidade pretendem enviar para o armazém da Coapa", relatou Nelzivan.

Trabalho integrado

Com o novo Organograma Geral da Coapa as Unidades Operacional e Comercial continuam trabalhando em parceria o que é fundamental para o êxito das atividades da cooperativa que neste ano completará 14 anos de atuação. A primeira é responsável pelo beneficiamento e armazenamento dos grãos. Já o Comercial, como o próprio nome diz, tem o importante papel de comercializar a produção.

Na Coapa há 10 anos, Nelzivan Carvalho Neves afirma que a equipe está motivada com as metas propostas para o ano de 2012. "Estamos empenhados para fortalecer ainda mais a área comercial da cooperativa", garantiu o gerente.

Armazém da Coapa passa por manutenção para receber grãos da Safra 2011/2012

Texto e foto: Fred Alves

Com o período da entressafra, a equipe da Unidade Operacional da Coapa realiza a manutenção do armazém de grãos localizado em Pedro Afonso, o maior do Tocantins com capacidade estática para armazenar 60 mil toneladas. O trabalho começou em dezembro de 2011 e termina ainda este mês.

Está sendo feita a substituição de peças nas moegas e secadores; pintura das instalações (silos e escritório da administração); reparos na parte hidráulica e elétrica; substituição de partes da estrutura metálica do teto e laterais; impermeabilização nas partes inferiores dos dez silos e correções no piso para evitar infiltrações.

Vanderlei de Souza, responsável pelo setor, informou que a manutenção visa dotar adequadamente as instalações do armazém para receber a Safra de Soja 2011/2012. Segundo ele, já no final de janeiro o armazém receberá soja precoce plantada por produtores ligados a Coapa no final de outubro de 2011. O recebimento de grãos se intensifica a partir do próximo mês.

"Essas melhorias também fazem parte das medidas tomadas dentro do programa 5’S implantado na Coapa para melhorar o ambiente de trabalho em nossa unidade", acrescentou Vanderlei de Souza.

Nova unidade

A Unidade Operacional foi criada depois da implantação do novo Organograma Geral da Coapa em dezembro de 2011. O setor conta com 13 colaboradores responsáveis pelo relacionamento com produtores no sentido de captar grãos e pela operação do armazém onde é feito o beneficiamento (recepção, classificação, limpeza e secagem) de grãos como soja, milho e sorgo.

Safra recorde

Em 2011, a Unidade de Grãos da Coapa recebeu a maior quantidade de soja em seus 13 anos de operação, movimentando um total de 73.500 toneladas recebidas de 90 sojicultores de Pedro Afonso, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Itacajá, Goiatins, Tupiratins, Guaraí, Miranorte e até de Porto Nacional.

Publicada Instrução Normativa para entrega da escrituração fiscal digital (EFD) à Receita Federal

Publicada Instrução Normativa para entrega da escrituração fiscal digital (EFD) à Receita Federal

Foi publicada no Diário Oficial de 22/12/2011 a IN 1.218, de 21/12/2011. A normativa altera a IN RFB n° 1.052, de 5 de julho de 2010, que institui a Escrituração Fiscal Digital (EFD) da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

As cooperativas terão que entregar o EFD referente ao mês de Janeiro/2012 a partir do dia 10 de março, dispensando a obrigatoriedade na entrega referente ao ano-calendário 2011.

Para mais informações, acesse:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2011/in12182011.htm


Fonte: Radar Cooperativo

Cooperativas também entram na disputa por funcionários públicos

As cooperativas de crédito também entraram na disputa para receber as contas-salários de cerca de 13 milhões de servidores públicos. Desde ontem, eles podem escolher livremente qual instituição financeira desejam receber seus salários.

Assim como os bancos, as cooperativas também estão apostando as fichas para conquistar esse cliente, que ganha 43% acima da média dos salários brasileiros.

Para fazer com os funcionários públicos prefiram se associar a uma das 1.370 cooperativas de crédito em vez de transferir a conta para outo banco, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) promete tarifas muito mais atrativas e atendimento diferenciado.

"As cooperativas de crédito oferecem atendimento diferenciado aos seus associados, exigindo menos garantias nas liberações de crédito", disse o diretor de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob, Abelardo Sobrinho. "Além de conhecerem bem os cooperados, estes também são donos das cooperativas, tendo direito a voto nas decisões das instituições", completou.
De acordo com Abelardo, as cooperativas de crédito oferecem taxas abaixo da média pratica pelos bancos comerciais. No crédito pessoal, pelos números do diretor, as cooperativas cobraram, em média, 2,2% ao mês em 2010, enquanto os bancos comerciais tiveram taxas por volta de 4,6% ao mês.

A taxa mensal do cartão de crédito no mesmo ano foi de 7% nas entidades cooperativas contra 10,5% em média pagos pelos clientes dos bancos, de acordo com Abelardo, que ainda não fechou as comparações referentes a 2011.

Para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso fazer o pedido por escrito à instituição financeira, que é obrigada a aceitá-lo no prazo de até cinco dias úteis.

Os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do depósito do salário, até às 12 horas. O empregador ou empregado não precisam pagar nenhuma tarifa extra pela transferência.
Os servidores públicos foram os últimos a ter acesso ao benefício de portabilidade, obrigatório aos funcionários da iniciativa desde janeiro de 2009.

A conta-salário, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares, não admite outro tipo de depósito além das remunerações e não pode ser movimentada por cheques.
Nesse tipo de conta, não é permitida a cobrança, de acordo com o Banco Central, de transferências dos salários para conta em outro banco desde que seja da mesma titularidade.

A autoridade reguladora também proíbe a cobrança da manutenção da conta, mesmo se não houver movimentação, e o fornecimento de cartão e de pelo menos dois extratos por mês. A realização de até cinco saques por mês e o acesso a pelo menos a duas consultas mensais ao saldo também devem ser gratuitos.

Fonte: Valor

Sicoob Credipar prepara inauguração da agência em Gurupi

Na próxima 6ª feira o Sicoob Credipar irá dar um grande passo em sua história. A inauguração de uma agência na cidade de Gurupi marcará um novo tempo para a economia da região.

Fruto de um sonho e do desejo de ampliar a área de atuação do Sicoob Credipar, essa nova agência já será inaugurada com mais de 40 cooperados que acreditam que o cooperativismo de crédito será uma nova oportunidade econômica para todos.

"Instalar uma agência na região sul significa um grande avanço para a cooperativa. é o início de um momento decisivo para a expansão e consolidação do Sicoob Credipar" declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.

A inauguração contará com a presença de autoridades e personalidades que idealizaram a apoiaram a chegada da cooperativa em Gurupi, além dos sócios fundadores da nova agência.
Inauguração Sicoob Credipar - Gurupi

Local: Av. Goiás n° 2439 entre as ruas 09 e 10 (sede da agência)
Data: 06 janeiro 2012
Horário: 18h

Fonte: Sicoob Credipar - www.sicoobcredipar.com.br

Contribuição Sindical Patronal vence em 31/01/2012.

OCB-TO divulga orientação para a Contribuição Sindical Patronal que vence em 31/01/2012.

A Contribuição Sindical Patronal é um tributo obrigatório que deve ser pago por todos que participam de uma determinada categoria econômica, profissional ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não filiados a um sindicato, em favor de uma entidade representativa da respectiva categoria. O calculo é baseado nos artigos 588 e 589 da CLT.

Tabela da Contribuição Sindical Patronal das Cooperativas do Tocantins - Exercício 2012

Tabela da Contribuição Sindical elaborada conforme o Art. 580, itens II e III, parágrafos 1° ao 5° da Consolidação das Leis do Trabalho, com a redação dada pela Lei n° 7.047, de 01.12.82 e parágrafo 1° do art. IV do Decreto-Lei 1.166/71.



Instruções para Cálculo:

A cooperativa deverá verificar seu capital em 31/12/2011 e ver seu enquadramento na tabela acima, como por exemplo:

• Capital Social: R$100.000,00
Enquadramento: Faixa 3 da Tabela
Valor da Contribuição: R$ 100.000,00 x 0,20% = R$200,00
R$200,00 + R$244,59 (valor a adicionar) = R$444,59
Valor da contribuição é de R$444,59

Notas:

1) As cooperativas cujo capital social seja igual ou inferior a R$ 7.123,50, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal mínima de R$ 61,14, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da
CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);

2) As cooperativas cujo capital social seja superior a R$ 81.528.000,00, estão obrigadas ao recolhimento da Contribuição Sindical Patronal máxima de R$ 28.779,39, de acordo com o disposto no parágrafo 3° do art. 580 da CLT (alterado pela Lei n° 7.047, de 01 de dezembro de 1982);



De acordo com normas expedidas pelo Ministério do Trabalho, o recolhimento da Contribuição Sindical 2012
deve ser feito através do site da Caixa Econômica Federal, até o dia 31 de janeiro de 2012. Clique aqui para acessar o site da Caixa Econômica Federal.

A "Cartilha Sindical", contendo orientações sobre o tema, está disponível aqui:

Passo_a_Passo_Contribuicao_Sindical_2012.pdf


Para informações adicionais favor entrar em contato com a equipe da OCB/TO. Dúvidas e esclarecimentos podem ser sanados através dos e-mails: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.; ou pelo telefone: (63) 3215 3291.