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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou, para março de 2014, o Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito (Procapcred), com orçamento de R$ 1,5 bilhão. Inicialmente, o término da vigência do Procapcred estava programado para o final de março.
O gerente do Ramo Crédito da OCB, Silvio Giusti, afirmou que a prorrogação e o novo orçamento do Procapcred são fundamentais para a continuidade da expansão do cooperativismo de crédito brasileiro. "O Procapcred tem proporcionado o aumento do patrimônio das cooperativas de crédito, permitindo que elas alavanquem sua condição de atender a gradativa demanda de crédito aos seus associados e, ainda, que o cooperativismo mantenha sua marcha de crescimento", explicou Giusti. Segundo ele, a prorrogação "reflete o entendimento do BNDES e do Governo quanto ao importante papel das cooperativas de crédito no sentido de contribuir com o sistema financeiro nacional na oferta de crédito, na inclusão financeira e no fomento a produção de produtos e serviços".
Desde 2006, quando o programa foi lançado, mais de 170 mil liberações foram feitas, atingindo cerca de R$ 900 milhões. Este montante contribuiu para o fortalecimento das cooperativas de crédito e os atuais índices de desenvolvimento do ramo crédito. Hoje, são mais de 1,3 mil cooperativas, com cerca de 5,7 milhões de associados e quase 5 mil pontos de atendimento, presentes em mais de 45% dos municípios do país. O programa tem o objetivo de promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados. Na prática, os sócios das cooperativas de crédito podem financiar o aumento de suas cotas-partes, no valor de até R$ 10 mil, com prazo total de até 6 anos, considerando até 1 ano de carência. (Fonte: Assessoria de Comunicação da OCB)
O gerente do Ramo Crédito da OCB, Silvio Giusti, afirmou que a prorrogação e o novo orçamento do Procapcred são fundamentais para a continuidade da expansão do cooperativismo de crédito brasileiro. "O Procapcred tem proporcionado o aumento do patrimônio das cooperativas de crédito, permitindo que elas alavanquem sua condição de atender a gradativa demanda de crédito aos seus associados e, ainda, que o cooperativismo mantenha sua marcha de crescimento", explicou Giusti. Segundo ele, a prorrogação "reflete o entendimento do BNDES e do Governo quanto ao importante papel das cooperativas de crédito no sentido de contribuir com o sistema financeiro nacional na oferta de crédito, na inclusão financeira e no fomento a produção de produtos e serviços".
Desde 2006, quando o programa foi lançado, mais de 170 mil liberações foram feitas, atingindo cerca de R$ 900 milhões. Este montante contribuiu para o fortalecimento das cooperativas de crédito e os atuais índices de desenvolvimento do ramo crédito. Hoje, são mais de 1,3 mil cooperativas, com cerca de 5,7 milhões de associados e quase 5 mil pontos de atendimento, presentes em mais de 45% dos municípios do país. O programa tem o objetivo de promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados. Na prática, os sócios das cooperativas de crédito podem financiar o aumento de suas cotas-partes, no valor de até R$ 10 mil, com prazo total de até 6 anos, considerando até 1 ano de carência. (Fonte: Assessoria de Comunicação da OCB)
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Texto e foto: Fred Alves
Até o dia 30 de março, o armazém da Coapa, em Pedro Afonso, já havia recebido 50.530 toneladas de soja da Safra 2011/2012. A meta para esse ano é recepcionar 64 mil toneladas da oleaginosa. Foram recebidas as cargas de 1.934 caminhões que transportam, em média, 25 mil quilos cada um. Segundo o gerente da Unidade Operacional da Coapa, Vanderlei de Sousa, a soja é proveniente de fazendas de 84 produtores, sendo 32 associados da cooperativa e 54 não cooperados. Ainda conforme o gerente, para atender o grande volume de grãos que chega ao armazém, considerado o maior do Tocantins, 45 colaboradores trabalham ininterruptamente em três turnos.
Na safra 2011/2012, agricultores associados à Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja em Pedro afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. Foram plantadas 13 variedades do grão, sendo quatro do tipo precoce, seis do ciclo médio e três do tipo tardia. A colheita começou no início de fevereiro e deve terminar na segunda quinzena de abril.
Otimismo
Produtor de grãos há quase 20 anos na região de Pedro Afonso, Luis Gilberto Ramos foi o primeiro a iniciar a entrega de sua produção no armazém da Coapa, no dia 06 de fevereiro. Já colheu mais da metade dos 1420 hectares de soja que plantou na Fazenda Uruçu e mostra otimismo com essa safra. "Estou satisfeito com os preços praticados, bem melhores que no ano passado. Ao final da safra devo ter boa lucratividade", disse o sojicultor.
O gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, informou que para custear os gastos com a produção já na fase de plantio a maioria dos produtores comercializou 50% da produção com as empresas responsáveis pelo financiamento e exportação do produto.
Nessa época a saca de soja de 60 kg foi vendida, em média, a R$ 42,50 a saca, valor superior a Safra 2010/2011, quando foi negociada a R$ 41,00. Ainda conforme Nelzivan Neves, o mercado registra o melhor preço dos últimos três anos. O preço da soja disponível para comercialização gira em torno de R$ 47,80 a saca. Já para pagamento no próximo mês de maio está sendo negociado a R$ 48,80.
"Isso ocorreu, principalmente, devido a perca de quase 8 milhões de toneladas de soja somente no Brasil, 7,3 milhões na argentina e 4 milhões no Paraguai, grandes produtores, por causa da falta de chuvas durante o ciclo de produção", explicou o gerente. "Geralmente os preços começam a melhorar no final de julho, início de agosto. Estamos no final de março e produtores já conseguiram bons preços", destacou Nelzivan Neves, lembrando que a Coapa comercializa a produção de seus cooperados com as traidings e no mercado interno, buscando sempre os melhores preços.
Produtividade
"A expectativa era colher entre 52 e 55 sacas por hectare, mas a produção deve ficar entre 49 e 51 sacas, por causa do acúmulo de chuva de outubro de 2011 a janeiro deste ano ter sido maior que na safra passada. Perde-se de um lado e ganha do outro já que os
preços estão bons", avaliou a engenheira agrônoma, Erica Lima Brito, lembrando que mesmo com a diminuição da área plantada, a produção na região é muito boa, principalmente devido às condições climáticas, escalonamento da colheita e ao nível de profissionalização dos produtores na dessecação da lavoura.
Preocupação
Apesar dos bons números até o momento da Safra 2011/2012, a possibilidade de faltar espaço no armazém da Coapa para armazenar os grãos como ocorreu em 2011 preocupa os produtores. O problema poderia surgir devido a dificuldade das empresas responsáveis pela comercialização em escoar a produção, já que a Vale que faz o transporte via Ferrovia Norte-Sul a partir dos terminais de Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA) estaria sem vagões suficientes para enviar o produto para o Porto de Itaqui, em São Luis (Ma), de onde é levado de navio para o exterior.
O gerente da Unidade da Cargill no Tocantins, Vivaldino Canedo, relatou que após a interrupção no escoamento da safra ocasionado pela queda de uma ponte próximo a São Luis, a atividade voltou a ser realizada no dia 23 de março, mas devido ao acúmulo de caminhões o embarque seria normalizado até o final da primeira semana de abril. Disse que falta escoar o dobro do volume transportado nessa mesma época no ano passado. "Os armazéns ficaram cheios com vários caminhões aguardando para descarregar, porém não aconteceram percas na qualidade dos grãos", explicou Canedo, chamando atenção para a necessidade da Vale ampliar o número de vagões.
Até o dia 30 de março, o armazém da Coapa, em Pedro Afonso, já havia recebido 50.530 toneladas de soja da Safra 2011/2012. A meta para esse ano é recepcionar 64 mil toneladas da oleaginosa. Foram recebidas as cargas de 1.934 caminhões que transportam, em média, 25 mil quilos cada um. Segundo o gerente da Unidade Operacional da Coapa, Vanderlei de Sousa, a soja é proveniente de fazendas de 84 produtores, sendo 32 associados da cooperativa e 54 não cooperados. Ainda conforme o gerente, para atender o grande volume de grãos que chega ao armazém, considerado o maior do Tocantins, 45 colaboradores trabalham ininterruptamente em três turnos.
Na safra 2011/2012, agricultores associados à Coapa plantaram uma área de 20.321 hectares de soja em Pedro afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Centenário, Itacajá, Miracema e Rio dos Bois. Foram plantadas 13 variedades do grão, sendo quatro do tipo precoce, seis do ciclo médio e três do tipo tardia. A colheita começou no início de fevereiro e deve terminar na segunda quinzena de abril.
Otimismo
Produtor de grãos há quase 20 anos na região de Pedro Afonso, Luis Gilberto Ramos foi o primeiro a iniciar a entrega de sua produção no armazém da Coapa, no dia 06 de fevereiro. Já colheu mais da metade dos 1420 hectares de soja que plantou na Fazenda Uruçu e mostra otimismo com essa safra. "Estou satisfeito com os preços praticados, bem melhores que no ano passado. Ao final da safra devo ter boa lucratividade", disse o sojicultor.
O gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, informou que para custear os gastos com a produção já na fase de plantio a maioria dos produtores comercializou 50% da produção com as empresas responsáveis pelo financiamento e exportação do produto.
Nessa época a saca de soja de 60 kg foi vendida, em média, a R$ 42,50 a saca, valor superior a Safra 2010/2011, quando foi negociada a R$ 41,00. Ainda conforme Nelzivan Neves, o mercado registra o melhor preço dos últimos três anos. O preço da soja disponível para comercialização gira em torno de R$ 47,80 a saca. Já para pagamento no próximo mês de maio está sendo negociado a R$ 48,80.
"Isso ocorreu, principalmente, devido a perca de quase 8 milhões de toneladas de soja somente no Brasil, 7,3 milhões na argentina e 4 milhões no Paraguai, grandes produtores, por causa da falta de chuvas durante o ciclo de produção", explicou o gerente. "Geralmente os preços começam a melhorar no final de julho, início de agosto. Estamos no final de março e produtores já conseguiram bons preços", destacou Nelzivan Neves, lembrando que a Coapa comercializa a produção de seus cooperados com as traidings e no mercado interno, buscando sempre os melhores preços.
Produtividade
"A expectativa era colher entre 52 e 55 sacas por hectare, mas a produção deve ficar entre 49 e 51 sacas, por causa do acúmulo de chuva de outubro de 2011 a janeiro deste ano ter sido maior que na safra passada. Perde-se de um lado e ganha do outro já que os
preços estão bons", avaliou a engenheira agrônoma, Erica Lima Brito, lembrando que mesmo com a diminuição da área plantada, a produção na região é muito boa, principalmente devido às condições climáticas, escalonamento da colheita e ao nível de profissionalização dos produtores na dessecação da lavoura.
Preocupação
Apesar dos bons números até o momento da Safra 2011/2012, a possibilidade de faltar espaço no armazém da Coapa para armazenar os grãos como ocorreu em 2011 preocupa os produtores. O problema poderia surgir devido a dificuldade das empresas responsáveis pela comercialização em escoar a produção, já que a Vale que faz o transporte via Ferrovia Norte-Sul a partir dos terminais de Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA) estaria sem vagões suficientes para enviar o produto para o Porto de Itaqui, em São Luis (Ma), de onde é levado de navio para o exterior.
O gerente da Unidade da Cargill no Tocantins, Vivaldino Canedo, relatou que após a interrupção no escoamento da safra ocasionado pela queda de uma ponte próximo a São Luis, a atividade voltou a ser realizada no dia 23 de março, mas devido ao acúmulo de caminhões o embarque seria normalizado até o final da primeira semana de abril. Disse que falta escoar o dobro do volume transportado nessa mesma época no ano passado. "Os armazéns ficaram cheios com vários caminhões aguardando para descarregar, porém não aconteceram percas na qualidade dos grãos", explicou Canedo, chamando atenção para a necessidade da Vale ampliar o número de vagões.
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A FECOOP CO-TO e a OCB/TO, no intuito de desempenhar seu papel sindical, vem aprimorando seus instrumentos de defesa dos interesses das cooperativas da região Centro Oeste e Tocantins, e no nosso caso, no Estado de Mato Grosso do Sul. Para isso, busca sempre contar com o respaldo dos dirigentes na construção de ferramentas e indicadores confiáveis que subsidiem as discussões travadas nos diversos planos e instâncias sindicais, políticas, econômicas e sociais de que participa.
Uma das mais árduas tarefas nesse sentido vem sendo enfrentada pelos Sindicatos Estaduais que fazem parte da FECOOP CO-TO no âmbito das negociações de convenções coletivas de trabalho, tema de interesse direto de nossas cooperativas. Para fortalecer nossa posição conjunta nessas negociações, estamos criando um banco de dados para o qual é fundamental a participação de todos. O "Formulário de Pesquisa Sindical Laboral" que estamos organizando levantará informações de cunho trabalhista que nos embasarão melhor para amparar a defesa dos interesses das cooperativas nas mesas de negociação.
Portanto, é importantíssima a participação dos senhores neste trabalho. Quanto melhor estivermos informados sobre a realidade das nossas cooperativas filiadas, tanto mais efetiva e exitosa será nossa intervenção em favor base cooperativista. Na certeza de podermos contar com sua participação, solicitamos que o questionário seja respondido até 09/04/2012.
Haroldo Max de Sousa
Presidente da FECOOP CO-TO
Ricardo Benedito Khouri
Presidente da OCB/TO
Seguem as orientações para participar do processo.
Formulário de Pesquisa Sindical Laboral - FECOOP CO-TO e OCB/TO
São somente 36 perguntas que formarão um raio-x da realidade trabalhista que representamos e defendemos.
Formas de preenchimento:
a) Se a cooperativa não possuir funcionários em regime CLT, basta clicar em "não" na primeira pergunta e depois "enviar".
b) Se a cooperativa possuir funcionários em regime de CLT, esta deverá preencher todos os campos. Caso não haja a informação, favor informar "0" (zero).
Para mais esclarecimentos, favor entrar em contato com Rogério Dias pelo fone: (63)3215-3291 ou e-mail:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Responda aqui a pesquisa: https://docs.google.com/a/ocbto.coop.br/spreadsheet/viewform?formkey=dFJiV3FuQ2Z1LWxOUWQ4QkpqZF8wQ1E6MA
Uma das mais árduas tarefas nesse sentido vem sendo enfrentada pelos Sindicatos Estaduais que fazem parte da FECOOP CO-TO no âmbito das negociações de convenções coletivas de trabalho, tema de interesse direto de nossas cooperativas. Para fortalecer nossa posição conjunta nessas negociações, estamos criando um banco de dados para o qual é fundamental a participação de todos. O "Formulário de Pesquisa Sindical Laboral" que estamos organizando levantará informações de cunho trabalhista que nos embasarão melhor para amparar a defesa dos interesses das cooperativas nas mesas de negociação.
Portanto, é importantíssima a participação dos senhores neste trabalho. Quanto melhor estivermos informados sobre a realidade das nossas cooperativas filiadas, tanto mais efetiva e exitosa será nossa intervenção em favor base cooperativista. Na certeza de podermos contar com sua participação, solicitamos que o questionário seja respondido até 09/04/2012.
Haroldo Max de Sousa
Presidente da FECOOP CO-TO
Ricardo Benedito Khouri
Presidente da OCB/TO
Seguem as orientações para participar do processo.
Formulário de Pesquisa Sindical Laboral - FECOOP CO-TO e OCB/TO
São somente 36 perguntas que formarão um raio-x da realidade trabalhista que representamos e defendemos.
Formas de preenchimento:
a) Se a cooperativa não possuir funcionários em regime CLT, basta clicar em "não" na primeira pergunta e depois "enviar".
b) Se a cooperativa possuir funcionários em regime de CLT, esta deverá preencher todos os campos. Caso não haja a informação, favor informar "0" (zero).
Para mais esclarecimentos, favor entrar em contato com Rogério Dias pelo fone: (63)3215-3291 ou e-mail:
Responda aqui a pesquisa: https://docs.google.com/a/ocbto.coop.br/spreadsheet/viewform?formkey=dFJiV3FuQ2Z1LWxOUWQ4QkpqZF8wQ1E6MA
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Mostrar de forma clara e transparente os resultados de cada exercício é o que prevê o sistema cooperativista. Por isso, o presidente Ricardo Khouri e demais componentes do Conselho de Administração da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins apresentaram na noite desta quinta-feira, 22 de março, os resultados do exercício de 2011. Resultado construído com o esforço dos associados e colaboradores da cooperativa criada há quase 14 anos em Pedro Afonso e que atualmente atende 13 municípios tocantinenses.
Os associados também tiveram a oportunidade de participar da pré-assembleia realizada na terça-feira, 20 de março, onde o presidente Ricardo Khouri, auxiliado pelo contador João Lopes, apresentou o balanço de forma transparente e detalhada, permitindo que cada associado realizasse questionamentos referentes aos números mostrados.
Logo ao chegar à sede da Coapa, cada associado recebeu um livreto intitulado "Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2011". A assembleia teve início com a saudação do presidente Ricardo Khouri que lembrou a grande importância do associado fazer parte da cooperativa, onde ele possui segurança e proteção para seus negócios. Em seguida passaram aos assuntos relacionados no edital de convocação. O primeiro assunto foi a apresentação Prestação de Contas do Exercício de 2011, amplamente explicado, sendo aprovado por unanimidade de votos.
Logo após foi exposto o Plano de Atividades da Cooperativa para 2012 que, entre outras metas, prevê aumento no recebimento e comercialização de grãos e na vendas da loja agroveterinária, além de redução de custos nas despesas de administração.
Na sequencia foi definido que o valor das sobras do ano de 2011 será destinado aos fundos de reservas legais e de assistência técnica, educacional e social, iniciativa prevista no estatuto da cooperativa.
Logo após foi realizado a eleição dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2012, constituído pelos membros efetivos José Edgar de Castro Andrade, Gilberto Caixeta Borges e Osório Pinheiro; e pelos suplentes Sebastião Naves Primo, Ercília de Sousa Reis e Clezio Antônio Bento.
Com uma ótima participação dos associados a assembléia ocorreu dentro dos princípios cooperativistas, onde todos os itens do edital foram discutidos e aprovados conforme a necessidade. Após a reunião foi servido um jantar no salão de eventos.
Cooperado participativo
"A Copa comemora mais um bom resultado, onde tudo isso foi possível com a participação da direção, colaboradores, associados e clientes. Estamos empenhados na defesa dos produtores rurais", declarou Ricardo Khouri.
Coordenador do Conselho Fiscal no exercício de 2011 e um dos responsáveis pela fiscalização das contas da Coapa, Leonardo Queiroz Marques, elogiou a atual gestão e destacou que os associados devem participar ativamente das atividades da cooperativa.
Para o associado e presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Jaó, Osório Pinheiro, foi a oportunidade de saber detalhadamente dos gastos da Coapa. "A diretoria mostrou que trabalha sério e com transparência. é bom saber o que a cooperativa arrecadou e como o dinheiro está sendo gasto", afirmou Pinheiro que veio de Itacajá, juntamente com outros cinco cooperados, exclusivamente para participar da assembleia.
Balanço social
Sempre pioneira, a Coapa foi a primeira cooperativa do Tocantins a apresentar seu Balanço Social. Segundo a gerente geral Maria Silvana Ramos trata-se de um demonstrativo com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos cooperados, colaboradores, investidores, analistas de mercado e à comunidade. "Também serve como instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa", reforçou Silvana Ramos.
Fred Alves
Os associados também tiveram a oportunidade de participar da pré-assembleia realizada na terça-feira, 20 de março, onde o presidente Ricardo Khouri, auxiliado pelo contador João Lopes, apresentou o balanço de forma transparente e detalhada, permitindo que cada associado realizasse questionamentos referentes aos números mostrados.
Logo ao chegar à sede da Coapa, cada associado recebeu um livreto intitulado "Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2011". A assembleia teve início com a saudação do presidente Ricardo Khouri que lembrou a grande importância do associado fazer parte da cooperativa, onde ele possui segurança e proteção para seus negócios. Em seguida passaram aos assuntos relacionados no edital de convocação. O primeiro assunto foi a apresentação Prestação de Contas do Exercício de 2011, amplamente explicado, sendo aprovado por unanimidade de votos.
Logo após foi exposto o Plano de Atividades da Cooperativa para 2012 que, entre outras metas, prevê aumento no recebimento e comercialização de grãos e na vendas da loja agroveterinária, além de redução de custos nas despesas de administração.
Na sequencia foi definido que o valor das sobras do ano de 2011 será destinado aos fundos de reservas legais e de assistência técnica, educacional e social, iniciativa prevista no estatuto da cooperativa.
Logo após foi realizado a eleição dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2012, constituído pelos membros efetivos José Edgar de Castro Andrade, Gilberto Caixeta Borges e Osório Pinheiro; e pelos suplentes Sebastião Naves Primo, Ercília de Sousa Reis e Clezio Antônio Bento.
Com uma ótima participação dos associados a assembléia ocorreu dentro dos princípios cooperativistas, onde todos os itens do edital foram discutidos e aprovados conforme a necessidade. Após a reunião foi servido um jantar no salão de eventos.
Cooperado participativo
"A Copa comemora mais um bom resultado, onde tudo isso foi possível com a participação da direção, colaboradores, associados e clientes. Estamos empenhados na defesa dos produtores rurais", declarou Ricardo Khouri.
Coordenador do Conselho Fiscal no exercício de 2011 e um dos responsáveis pela fiscalização das contas da Coapa, Leonardo Queiroz Marques, elogiou a atual gestão e destacou que os associados devem participar ativamente das atividades da cooperativa.
Para o associado e presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Jaó, Osório Pinheiro, foi a oportunidade de saber detalhadamente dos gastos da Coapa. "A diretoria mostrou que trabalha sério e com transparência. é bom saber o que a cooperativa arrecadou e como o dinheiro está sendo gasto", afirmou Pinheiro que veio de Itacajá, juntamente com outros cinco cooperados, exclusivamente para participar da assembleia.
Balanço social
Sempre pioneira, a Coapa foi a primeira cooperativa do Tocantins a apresentar seu Balanço Social. Segundo a gerente geral Maria Silvana Ramos trata-se de um demonstrativo com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos cooperados, colaboradores, investidores, analistas de mercado e à comunidade. "Também serve como instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa", reforçou Silvana Ramos.
Fred Alves
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O Diretor Presidente da OCB/TO, Ricardo Benedito Khouri, no uso das atribuições que lhe confere o estatuto social, convoca as 56 (cinquenta e seis) cooperativas registradas, através de seus representantes e/ou delegados, para em Assembleia Geral Ordinária.
Dia: 20 de abril de 2012
Local: Av. JK, 110 Norte, Lote 11- Palmas/TO
Horário: 14h30
Para deliberarem sobre:
1) Prestação de contas exercício 2011;
2) Suspensão e/ou cancelamento de registro de cooperativas;
3) Definição da Taxa de Manutenção 2012/2013 (critérios e valores);
4) Preenchimento de vaga(s) no Conselho Diretor;
5) Assuntos gerais.
Acesse aqui - Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária
Dia: 20 de abril de 2012
Local: Av. JK, 110 Norte, Lote 11- Palmas/TO
Horário: 14h30
Para deliberarem sobre:
1) Prestação de contas exercício 2011;
2) Suspensão e/ou cancelamento de registro de cooperativas;
3) Definição da Taxa de Manutenção 2012/2013 (critérios e valores);
4) Preenchimento de vaga(s) no Conselho Diretor;
5) Assuntos gerais.
Acesse aqui - Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária
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Programas e projetos desenvolvidos pelo ministério serão analisados por técnicos do Sistema OCB para prospecção de ações conjuntas
O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, recebeu na tarde desta terça-feira (20/3) o assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário, Marco Antonio Viana Leite. A visita representou, de acordo com Nobile, a retomada do diálogo construtivo já existente entre as instituições, com o objetivo de avançar em políticas que beneficiem o cooperativismo.
Esta foi a primeira reunião entre as instituições após a posse do ministro Pepe Vargas, que assumiu o cargo anteriormente ocupado por Afonso Florense. Viana Leite fez uma apresentação à OCB dos diversos programas e projetos em desenvolvimento pelo ministério e de interesse do segmento. Como resultado, os participantes agendaram uma visita de técnicos da OCB à sede do MDA para analisar as ações em detalhes. "Nosso encontro foi extremamente positivo. Em duas semanas, nossa equipe se reunirá com outros membros do ministério para conhecer melhor os programas e prospectar ações entre as instituições, defendendo o melhor para o cooperativismo brasileiro", afirmou Nobile.
Quando empossado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 14, o ministro Pepe Vargas ressaltou a importância do cooperativismo para a sociedade, citando, inclusive, as comemorações alusivas ao Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na visão do Sistema OCB, a gestão de Vargas deverá dar continuidade à caminhada conjunta, contemplando o cooperativismo como uma de suas prioridades.
O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, recebeu na tarde desta terça-feira (20/3) o assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário, Marco Antonio Viana Leite. A visita representou, de acordo com Nobile, a retomada do diálogo construtivo já existente entre as instituições, com o objetivo de avançar em políticas que beneficiem o cooperativismo.
Esta foi a primeira reunião entre as instituições após a posse do ministro Pepe Vargas, que assumiu o cargo anteriormente ocupado por Afonso Florense. Viana Leite fez uma apresentação à OCB dos diversos programas e projetos em desenvolvimento pelo ministério e de interesse do segmento. Como resultado, os participantes agendaram uma visita de técnicos da OCB à sede do MDA para analisar as ações em detalhes. "Nosso encontro foi extremamente positivo. Em duas semanas, nossa equipe se reunirá com outros membros do ministério para conhecer melhor os programas e prospectar ações entre as instituições, defendendo o melhor para o cooperativismo brasileiro", afirmou Nobile.
Quando empossado pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 14, o ministro Pepe Vargas ressaltou a importância do cooperativismo para a sociedade, citando, inclusive, as comemorações alusivas ao Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na visão do Sistema OCB, a gestão de Vargas deverá dar continuidade à caminhada conjunta, contemplando o cooperativismo como uma de suas prioridades.
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Erradicação da pobreza na área rural está entre os desafios a serem suplantados pelo programa
Foi lançado dia (20/3) pela presidente Dilma Rousseff o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que tem por objetivo impulsionar a qualidade da educação rural no Brasil. "A situação de uma parte do pequeno agricultor, ou aqueles assentados da reforma agrária, tem me preocupado muito. Segundo as estatísticas que possuímos, uma parte muito significativa do que é a extrema pobreza nesse país está basicamente nas zonas rurais", afirmou a presidente durante a cerimônia de lançamento realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Com o objetivo de equalizar as diferenças e oportunizar ao morador do campo o acesso à educação de qualidade, estão previstas no programa ações de construção e reformas em escolas, qualificação de professores, além da criação de grades curriculares com disciplinas específicas voltadas à realidade dos estudantes que moram na área rural. A produção de material didático específico para as escolas rurais, que abordem os temas da realidade do campo, também será contemplada no programa. "Até este ano, os estudantes recebiam os mesmos livros que eram enviados ao restante do país", pontuou a presidente.
O Pronacampo também prevê a construção de novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades - cerca de 11 mil escolas do campo ainda não contam com luz elétrica, número que representa 15% do total. Segundo relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a maioria também não tem laboratório, biblioteca ou espaços de lazer. "As escolas localizadas em áreas rurais respondem por 12% das matrículas de educação básica no país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores aos verificados nas áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país - na população com mais de 15 anos - é 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e só 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche", destacou Dilma.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou do lançamento e destacou números que revelam a precariedade vivida nas comunidades rurais, ressaltando que o país vem sofrendo, nos últimos anos, com o fechamento acelerado de escolas rurais. "Somente nos últimos 5 anos, 13.691 unidades foram fechadas", pontuou Mercadante. E complementou: "às vezes o problema é evasão, devido à urbanização da cidade, mas muitas vezes é para minimizar custos, o que acaba penalizando jovens, que têm que percorrer caminhos mais longos para chegar a escola. Porém, é muito mais inteligente preservar essas 30 milhões de pessoas no campo do que essa urbanização acelerada que muitas vezes prejudica as cidades".
O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, esteve presente à cerimônia de lançamento do Pronacampo. Ele afirma que trata-se de um projeto bastante ousado e que não poderia ser de outra forma. "A educação na área rural foi subjugada durante décadas. As metas do Pronacampo são ousadas, prevendo a melhoria desde o nível básico até a especialização. Trata-se de uma ação mais que necessária, demonstrando respeito às pessoas que moram no campo e são responsáveis pela produção de 40% do PIB nacional", declarou o gestor.
Segundo Alves, cabe agora ao Sistema OCB analisar a fundo as características do programa, levantar as demandas e carências do público cooperativista e pleitear junto ao governo que as ações do Pronacampo alcancem, também, os cooperados do campo e suas famílias. (Com informações portal G1)
Foi lançado dia (20/3) pela presidente Dilma Rousseff o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), que tem por objetivo impulsionar a qualidade da educação rural no Brasil. "A situação de uma parte do pequeno agricultor, ou aqueles assentados da reforma agrária, tem me preocupado muito. Segundo as estatísticas que possuímos, uma parte muito significativa do que é a extrema pobreza nesse país está basicamente nas zonas rurais", afirmou a presidente durante a cerimônia de lançamento realizada na manhã desta terça-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Com o objetivo de equalizar as diferenças e oportunizar ao morador do campo o acesso à educação de qualidade, estão previstas no programa ações de construção e reformas em escolas, qualificação de professores, além da criação de grades curriculares com disciplinas específicas voltadas à realidade dos estudantes que moram na área rural. A produção de material didático específico para as escolas rurais, que abordem os temas da realidade do campo, também será contemplada no programa. "Até este ano, os estudantes recebiam os mesmos livros que eram enviados ao restante do país", pontuou a presidente.
O Pronacampo também prevê a construção de novas escolas, cursos de formação continuada para professores e melhoria na infraestrutura das unidades - cerca de 11 mil escolas do campo ainda não contam com luz elétrica, número que representa 15% do total. Segundo relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a maioria também não tem laboratório, biblioteca ou espaços de lazer. "As escolas localizadas em áreas rurais respondem por 12% das matrículas de educação básica no país. Os indicadores educacionais do campo são bastante inferiores aos verificados nas áreas urbanas. Enquanto a taxa de analfabetismo no país - na população com mais de 15 anos - é 9,6%, na zona rural o índice sobe para 23,2%. Apenas 15% dos jovens de 15 a 17 anos do campo estão no ensino médio e só 6% das crianças até 3 anos têm acesso à creche", destacou Dilma.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou do lançamento e destacou números que revelam a precariedade vivida nas comunidades rurais, ressaltando que o país vem sofrendo, nos últimos anos, com o fechamento acelerado de escolas rurais. "Somente nos últimos 5 anos, 13.691 unidades foram fechadas", pontuou Mercadante. E complementou: "às vezes o problema é evasão, devido à urbanização da cidade, mas muitas vezes é para minimizar custos, o que acaba penalizando jovens, que têm que percorrer caminhos mais longos para chegar a escola. Porém, é muito mais inteligente preservar essas 30 milhões de pessoas no campo do que essa urbanização acelerada que muitas vezes prejudica as cidades".
O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, esteve presente à cerimônia de lançamento do Pronacampo. Ele afirma que trata-se de um projeto bastante ousado e que não poderia ser de outra forma. "A educação na área rural foi subjugada durante décadas. As metas do Pronacampo são ousadas, prevendo a melhoria desde o nível básico até a especialização. Trata-se de uma ação mais que necessária, demonstrando respeito às pessoas que moram no campo e são responsáveis pela produção de 40% do PIB nacional", declarou o gestor.
Segundo Alves, cabe agora ao Sistema OCB analisar a fundo as características do programa, levantar as demandas e carências do público cooperativista e pleitear junto ao governo que as ações do Pronacampo alcancem, também, os cooperados do campo e suas famílias. (Com informações portal G1)
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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou duas publicações que se destinam a esclarecer dúvidas dos beneficiários ou de quem deseja contratar um plano de saúde pela primeira vez: o "Guia Prático" e o "Guia de Bolso sobre Planos de Saúde".
As publicações integram uma série de ações pelo Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, e serão distribuídas em vários eventos organizados pelos Procons estaduais e pela ANS. O "Guia Prático" apresenta um passo a passo com orientações para contratação de plano de saúde, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras e recomendações ao consumidor para a escolha. Ele ressalta ainda a importância de se informar sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais e sobre os valores diferenciados conforme a idade.
A publicação também aborda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, de acordo com o tipo de plano e as acomodações (apartamento ou enfermaria), além da área geográfica de cobertura (municipal, estadual, regional ou nacional). Os reajustes de preços para cada tipo de plano, a portabilidade das carências para outra operadora, além de um glossário com os termos mais usados pelo setor também são abordados.
Já o "Guia de Bolso" traz respostas para as dúvidas que podem surgir no momento de uso dos serviços e foi criado com o mesmo tamanho da carteira do plano para facilitar sua portabilidade. Para fazer o download dos guias, clique aqui. (Fonte ANS)
As publicações integram uma série de ações pelo Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, e serão distribuídas em vários eventos organizados pelos Procons estaduais e pela ANS. O "Guia Prático" apresenta um passo a passo com orientações para contratação de plano de saúde, com exemplos sobre os vários tipos de produtos oferecidos pelas operadoras e recomendações ao consumidor para a escolha. Ele ressalta ainda a importância de se informar sobre a rede credenciada de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais e sobre os valores diferenciados conforme a idade.
A publicação também aborda os direitos quanto à cobertura mínima obrigatória, de acordo com o tipo de plano e as acomodações (apartamento ou enfermaria), além da área geográfica de cobertura (municipal, estadual, regional ou nacional). Os reajustes de preços para cada tipo de plano, a portabilidade das carências para outra operadora, além de um glossário com os termos mais usados pelo setor também são abordados.
Já o "Guia de Bolso" traz respostas para as dúvidas que podem surgir no momento de uso dos serviços e foi criado com o mesmo tamanho da carteira do plano para facilitar sua portabilidade. Para fazer o download dos guias, clique aqui. (Fonte ANS)
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO, CNPJ 07.330.977/0001-16, com sede à Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO, por intermédio do Pregoeiro e Comissão Permanente de Licitação, designados pela Portaria SESCOOP/TO n° 03/2012 de 05 de março de 2012, nos termos do Regulamento de Licitações e Contratos SESCOOP n°. 43 de 09 de fevereiro de 2006 e suas alterações e Resolução n° 850/12, disponíveis no site www.ocbto.coop.br torna público a realização de LICITAçãO, na modalidade de Pregão para Registro de Preço, na forma Presencial, Tipo Menor Preço Por Item, regida por este edital e seus anexos, em sessão pública, às 15h30min do dia 29 de março de 2012.
Edital do Pregão Presencial Para Registro de Preço N°. 01/2012.
Edital do Pregão Presencial Para Registro de Preço N°. 01/2012.
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Promoção social é um dos focos da instituição em 2012
A semana de 19 a 23 de março será marcada por diversas reuniões nas quais a equipe da gerência de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terá como objetivo a prospecção de futuras alianças para dar andamento a projetos nas áreas de qualidade de vida e responsabilidade socioambiental.
A primeira delas acontece nesta segunda-feira (19/3), com representantes das Unimeds Central e Nacional. A ideia, conforme explica a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugenia Ruiz Borba, é aproveitar a capilaridade do sistema Unimed pelo Brasil para iniciar uma mobilização cooperativista, pegando carona, por exemplo, em ações já planejadas por órgãos do governo, como é o caso das campanhas de vacinação. "Fizemos um levantamento das atividades de promoção social realizadas pelo Sescoop e vimos que a maioria dos estados que possuem unidades da Unimed realizam atividades pontuais. Nossa expectativa é unir estas atividades para sensibilizar a sociedade sobre o papel das cooperativas no Brasil, aproveitando para dar maior visibilidade ao Sistema OCB", diz. Segundo a gestora, esse seria um primeiro passo em direção a um trabalho em conjunto, inclusive, com as secretarias estaduais de saúde.
Na terça-feira (20/3), a equipe se reúne com a gerente executiva de Operações Institucionais do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Ana Maria Magni. Em pauta, ações relativas a desenvolvimento socioambiental e sustentabilidade. O Instituto Ethos tem interesse em aproximar as duas entidades para realizar ações em conjunto com o Sistema OCB. "Trata-se de uma excelente oportunidade de expandirmos nossas atividades para além do ambiente empreendedor, atuando no segmento cooperativista", afirma Ana Maria. Maria Eugênia revela, ainda, a intenção de firmar um acordo de cooperação entre ambas as entidades. "Queremos aproveitar a expertise do Instituto Ethos no que diz respeito a mensuração e análise de cenários para servir de apoio e orientação às unidades estaduais do Sescoop".
A equipe permanece na capital paulista até quinta-feira (22/3), quando ainda estão programadas duas reuniões na sede do Sescoop/SP, para tratar do projeto de qualidade de vida e discutir estratégias para traçar diretrizes de mensuração do impacto do programa Cooperjovem nas comunidades, escolas e cooperados de municípios onde este está sendo desenvolvido pela primeira vez a partir de 2012. "Estes resultados trarão uma visão bem clara da eficácia, eficiência e dos resultados do programa", conclui Maria Eugênia.
A semana de 19 a 23 de março será marcada por diversas reuniões nas quais a equipe da gerência de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) terá como objetivo a prospecção de futuras alianças para dar andamento a projetos nas áreas de qualidade de vida e responsabilidade socioambiental.
A primeira delas acontece nesta segunda-feira (19/3), com representantes das Unimeds Central e Nacional. A ideia, conforme explica a gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugenia Ruiz Borba, é aproveitar a capilaridade do sistema Unimed pelo Brasil para iniciar uma mobilização cooperativista, pegando carona, por exemplo, em ações já planejadas por órgãos do governo, como é o caso das campanhas de vacinação. "Fizemos um levantamento das atividades de promoção social realizadas pelo Sescoop e vimos que a maioria dos estados que possuem unidades da Unimed realizam atividades pontuais. Nossa expectativa é unir estas atividades para sensibilizar a sociedade sobre o papel das cooperativas no Brasil, aproveitando para dar maior visibilidade ao Sistema OCB", diz. Segundo a gestora, esse seria um primeiro passo em direção a um trabalho em conjunto, inclusive, com as secretarias estaduais de saúde.
Na terça-feira (20/3), a equipe se reúne com a gerente executiva de Operações Institucionais do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Ana Maria Magni. Em pauta, ações relativas a desenvolvimento socioambiental e sustentabilidade. O Instituto Ethos tem interesse em aproximar as duas entidades para realizar ações em conjunto com o Sistema OCB. "Trata-se de uma excelente oportunidade de expandirmos nossas atividades para além do ambiente empreendedor, atuando no segmento cooperativista", afirma Ana Maria. Maria Eugênia revela, ainda, a intenção de firmar um acordo de cooperação entre ambas as entidades. "Queremos aproveitar a expertise do Instituto Ethos no que diz respeito a mensuração e análise de cenários para servir de apoio e orientação às unidades estaduais do Sescoop".
A equipe permanece na capital paulista até quinta-feira (22/3), quando ainda estão programadas duas reuniões na sede do Sescoop/SP, para tratar do projeto de qualidade de vida e discutir estratégias para traçar diretrizes de mensuração do impacto do programa Cooperjovem nas comunidades, escolas e cooperados de municípios onde este está sendo desenvolvido pela primeira vez a partir de 2012. "Estes resultados trarão uma visão bem clara da eficácia, eficiência e dos resultados do programa", conclui Maria Eugênia.
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Entre os princípios do cooperativismo, é importante ressaltar o sexto - cooperação entre cooperativas -, adotado oficialmente no Congresso Mundial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizado em Viena, áustria, em 1966, e reafirmado no Congresso Centenário de Manchester, em 1995. O princípio sintetiza e comprova que as cooperativas praticam a integração como resultado do chamado "espírito cooperativo", expressando a união de esforços, a solidariedade e a ajuda mútua.
Um bom exemplo acontece aqui no Tocantins, entre a COED-Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e a COOPEFA - Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia. Educadores de ambas as instituições fizeram um intercâmbio de conhecimento.
No dia 16 de fevereiro, 24 cooperados de Pedro Afonso estiveram na cidade de Formoso do Araguaia. E na última sexta-feira, 17 de março, 28 cooperados da Coopefa retribuíram a visita e conheceram a escola pedroafonsina. A visita foi acompanhada pelo técnico do Sistema OCB-Sescoop/TO Cleiton Milagres. O foco de ambas as visitas foi a intercooperação entre as duas cooperativas do ramo educacional, onde os cooperados puderam se conhecer e trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada cooperativa.
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/TO - Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Apredizagem do Cooperativismo no Tocantins, Ricardo Khouri, lembrou que a OCB-Sescoop/TO incentiva e apoia a intercooperação entre as 56 cooperativas tocantinenses. "Essa experiência da Ceduc e da Coopefa serve para ambas identificar e buscar soluções para problemas comuns. Além disso, podem tomar como exemplo aquilo que cada uma tem de positivo e usar em suas atividades diárias", avaliou Khouri.
Fred Alves
Um bom exemplo acontece aqui no Tocantins, entre a COED-Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e a COOPEFA - Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia. Educadores de ambas as instituições fizeram um intercâmbio de conhecimento.
No dia 16 de fevereiro, 24 cooperados de Pedro Afonso estiveram na cidade de Formoso do Araguaia. E na última sexta-feira, 17 de março, 28 cooperados da Coopefa retribuíram a visita e conheceram a escola pedroafonsina. A visita foi acompanhada pelo técnico do Sistema OCB-Sescoop/TO Cleiton Milagres. O foco de ambas as visitas foi a intercooperação entre as duas cooperativas do ramo educacional, onde os cooperados puderam se conhecer e trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada cooperativa.
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/TO - Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Apredizagem do Cooperativismo no Tocantins, Ricardo Khouri, lembrou que a OCB-Sescoop/TO incentiva e apoia a intercooperação entre as 56 cooperativas tocantinenses. "Essa experiência da Ceduc e da Coopefa serve para ambas identificar e buscar soluções para problemas comuns. Além disso, podem tomar como exemplo aquilo que cada uma tem de positivo e usar em suas atividades diárias", avaliou Khouri.
Fred Alves
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A técnica agrícola da Unidade Agroveterinária da Coapa Taise Ferreira da Cruz será uma das representantes do Tocantins na Conferência Nacional de Ater - Assistência Técnica de Extensão Rural, que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília-DF. Os outros dois representantes são da Coopter e Agroter.
Eles foram escolhidos durante a 1ª Conferência Estadual de Ater realizada nos dias 29 de fevereiro e 1° de março de 2012, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.
A Conferência buscou qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e foi promovida pelo MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.
Estiveram presentes técnicos da Coapa, Coopercam, Instituto Jalapão, Agroter, Coopvag, DHES Consultoria, Ruralnorte e Coopter. Para otimizar os trabalhos de ATER no Estado, os representantes das entidades definiram cinco eixos temáticos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater, e Metodologias e abordagens de extensão rural
Também foram incluídas as seguintes propostas: realização de concurso público para o MDA e INCRA, o que possibilitará condições de receber um acompanhamento mais ágil e eficiente, pois hoje os processos ficam emperrados por não ter técnicos para analisar os mesmos; garantia de recursos para execução dos serviços contratados; ampliação do valor da mobilização de 5 para 15%, pois no entendimento do grupo o repasse inicial é insuficiente para se iniciar um bom trabalho; aumentar os recursos para ATER; universalização de ATER; e publicações dos editais com vinculação orçamentária.
Eles foram escolhidos durante a 1ª Conferência Estadual de Ater realizada nos dias 29 de fevereiro e 1° de março de 2012, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.
A Conferência buscou qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e foi promovida pelo MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.
Estiveram presentes técnicos da Coapa, Coopercam, Instituto Jalapão, Agroter, Coopvag, DHES Consultoria, Ruralnorte e Coopter. Para otimizar os trabalhos de ATER no Estado, os representantes das entidades definiram cinco eixos temáticos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater, e Metodologias e abordagens de extensão rural
Também foram incluídas as seguintes propostas: realização de concurso público para o MDA e INCRA, o que possibilitará condições de receber um acompanhamento mais ágil e eficiente, pois hoje os processos ficam emperrados por não ter técnicos para analisar os mesmos; garantia de recursos para execução dos serviços contratados; ampliação do valor da mobilização de 5 para 15%, pois no entendimento do grupo o repasse inicial é insuficiente para se iniciar um bom trabalho; aumentar os recursos para ATER; universalização de ATER; e publicações dos editais com vinculação orçamentária.
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Novo modelo traz como inovação enfoque na sustentabilidade. Dia 30 de abril é o prazo final para as unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) entregarem o relatório de gestão 2011. Após análise e consolidação pela unidade nacional, o documento segue para o Tribunal de Contas da União (TCU). Para apresentar o modelo de relatório para 2011, orientar os técnicos responsáveis pelo preenchimento e divulgar prazos e fluxo documental, a assessoria de Gestão Estratégica (Agest) e a Auditoria do Sescoop promoveram nesta segunda-feira (12/3) um encontro na sede da instituição, em Brasília (DF). Estiveram presentes membros de todas as unidades estaduais, além da unidade nacional, representada pela gerência de Planejamento e Controle (Geplan).
"O encontro oportunizou o esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos técnicos e viabilizou a troca de experiências entre eles. Esperamos que eles estejam em plenas condições de elaborar os relatórios de suas unidades, observando o cumprimento dos prazos estabelecidos e do processo de envio", destacou o analista em Gestão Estratégica, Antônio Luiz Feitosa.
Com relação aos prazos, Feitosa destaca a evolução ocorrida ao longo dos últimos anos: "Subiu de 10 (em 2009) para 24 (em 2011) o número de unidades estaduais que entregaram seus relatórios dentro do prazo estipulado, evitando retrabalhos e otimizando resultados". O analista ressalta, ainda, que o cumprimento do cronograma traz benefícios tanto à unidade nacional, responsável pela análise dos relatórios, quanto para as unidades estaduais. "Um dos quesitos para obtenção de recursos via Fundecoop suplementar diz respeito a cumprimento de prazos. Entre eles, está o da entrega do Relatório de Gestão", afirmou.
O relatório de gestão do Sescoop observa as recomendações e exigências do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, traz como diferencial nesta edição a sintonia com o enfoque na sustentabilidade, com base nas diretrizes GRI - Global Reporting Iniciative, conforme explica a gerente da Agest, Karla Tadeu Oliveira. "A inclusão do enfoque da sustentabilidade, observando as diretrizes GRI, é um avanço em relação ao modelo do ano anterior. Além de estar previsto no planejamento estratégico do Sescoop como indicador de um dos objetivos, o padrão GRI segue uma tendência observada na maioria das organizações de incluir em seus modelos de gestão o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais", disse.
Segundo Karla, o modelo de relatório de gestão utilizado pelo Sescoop está se tornando referência, já tendo sido inclusive solicitado como modelo por outras instituições pertencentes ao Sistema "S". A gestora pontua que com as novidades acrescidas este ano, será possível a confecção posterior de um material consolidado, proporcionando uma visão sistêmica do trabalho realizado pelo Sescoop.
"O encontro oportunizou o esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos técnicos e viabilizou a troca de experiências entre eles. Esperamos que eles estejam em plenas condições de elaborar os relatórios de suas unidades, observando o cumprimento dos prazos estabelecidos e do processo de envio", destacou o analista em Gestão Estratégica, Antônio Luiz Feitosa.
Com relação aos prazos, Feitosa destaca a evolução ocorrida ao longo dos últimos anos: "Subiu de 10 (em 2009) para 24 (em 2011) o número de unidades estaduais que entregaram seus relatórios dentro do prazo estipulado, evitando retrabalhos e otimizando resultados". O analista ressalta, ainda, que o cumprimento do cronograma traz benefícios tanto à unidade nacional, responsável pela análise dos relatórios, quanto para as unidades estaduais. "Um dos quesitos para obtenção de recursos via Fundecoop suplementar diz respeito a cumprimento de prazos. Entre eles, está o da entrega do Relatório de Gestão", afirmou.
O relatório de gestão do Sescoop observa as recomendações e exigências do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, traz como diferencial nesta edição a sintonia com o enfoque na sustentabilidade, com base nas diretrizes GRI - Global Reporting Iniciative, conforme explica a gerente da Agest, Karla Tadeu Oliveira. "A inclusão do enfoque da sustentabilidade, observando as diretrizes GRI, é um avanço em relação ao modelo do ano anterior. Além de estar previsto no planejamento estratégico do Sescoop como indicador de um dos objetivos, o padrão GRI segue uma tendência observada na maioria das organizações de incluir em seus modelos de gestão o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais", disse.
Segundo Karla, o modelo de relatório de gestão utilizado pelo Sescoop está se tornando referência, já tendo sido inclusive solicitado como modelo por outras instituições pertencentes ao Sistema "S". A gestora pontua que com as novidades acrescidas este ano, será possível a confecção posterior de um material consolidado, proporcionando uma visão sistêmica do trabalho realizado pelo Sescoop.
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Cerca de 34 pessoas concluíram o curso Técnico em Análises Clínicas, oferecido pela Escola Técnica de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS/TO), pólo de Gurupi. A formatura aconteceu na última sexta-feira e contou com a participação do empresário e presidente da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), Oswaldo Stival, que o foi padrinho da turma.
Oswaldo Stival agradeceu o convite da turma e ressaltou a importância da qualificação destes profissionais. "Hoje o mercado exige, cada vez mais, pessoas bem preparadas e a ETSUS vem auxiliando na formação de profissionais. Pessoas como estas técnicas e técnicos em análises clínicas que irão atuar na saúde pública e privada, prestando serviço de qualidade à população", afirmou Stival.
Também participaram da formatura autoridades de Gurupi, além da Coordenadora do Pólo de Gurupi da ETSUS, Marisa Freitas Schreider; e do coordenador do curso Técnico de Análises Clínicas, Fábio Castelluber Lustosa.
Técnico em Análises Clínicas
O curso técnico em Análises Clínicas, que teve duração de dois anos e seis meses, visa qualificar e habilitar os profissionais da saúde para prestarem serviços nos laboratórios da rede do Sistema único de Saúde (SUS) busca constante de melhoria da qualidade dos serviços prestados. Esta é a segunda turma a concluir o curso no Estado; em dezembro a turma de Palmas colou grau e em Araguaína a formatura está prevista para julho.
-
Leilane Macedo - (63) 8415-4820
Jornalista - DRT 317/TO
Assessora de Comunicação
Oswaldo Stival agradeceu o convite da turma e ressaltou a importância da qualificação destes profissionais. "Hoje o mercado exige, cada vez mais, pessoas bem preparadas e a ETSUS vem auxiliando na formação de profissionais. Pessoas como estas técnicas e técnicos em análises clínicas que irão atuar na saúde pública e privada, prestando serviço de qualidade à população", afirmou Stival.
Também participaram da formatura autoridades de Gurupi, além da Coordenadora do Pólo de Gurupi da ETSUS, Marisa Freitas Schreider; e do coordenador do curso Técnico de Análises Clínicas, Fábio Castelluber Lustosa.
Técnico em Análises Clínicas
O curso técnico em Análises Clínicas, que teve duração de dois anos e seis meses, visa qualificar e habilitar os profissionais da saúde para prestarem serviços nos laboratórios da rede do Sistema único de Saúde (SUS) busca constante de melhoria da qualidade dos serviços prestados. Esta é a segunda turma a concluir o curso no Estado; em dezembro a turma de Palmas colou grau e em Araguaína a formatura está prevista para julho.
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Leilane Macedo - (63) 8415-4820
Jornalista - DRT 317/TO
Assessora de Comunicação
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Café da manhã marca data tão especial
O Sicoob Credipar está celebrando 21 anos de existência, e está celebrando a data oferecendo um belo café da manhã aos seus cooperados.
"São 21 anos de muita história e muitas conquistas. Hoje o Sicoob Credipar celebra mais um ano de realizações e sucesso. O Tocantins conta hoje com 10 agências da nossa cooperativa que auxiliam no crescimento e no desenvolvimento de cada região onde está inserido. O Sicoob Credipar é sem dúvida um exemplo de comprometimento e parceria com os seus cooperados" declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
O Sicoob Credipar possui agências nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas e Pium.
Breve Histórico
Fundada em 12 de março de 1991 com o objetivo de movimentar o capital dos produtores que faziam parte da Cooperativa Agropecuária Tocantinense - Coopernorte, a Credipar teve início com cerca de 25 associados e 03 funcionários.
Em novembro de 1999 a Credipar filiou-se à Central de Goiás e a partir daí, o leque de produtos e serviços foi significativamente ampliado.
No dia 12 de março de 2002, a sede própria da Cooperativa foi inaugurada em Paraíso do Tocantins. Em fevereiro de 2006, todas as cooperativas de crédito do Brasil, ligadas ao Bancoob, acrescentaram em suas nomeações a marca Sicoob. Com isso, a Credipar passou a ser chamada de Sicoob Credipar.
Hoje, o Sicoob Credipar faz parte da vida de mais de 1.800 associados e conta com 50 colaboradores. A força do Sicoob Credipar está na união dos seus cooperados, e no dia 31 de maio de 2010 uma grande conquista foi alcançada pela cooperativa, que foi autorizada pelo Banco Central a operar em regime de Livre Admissão que significa que o Sicoob Credipar, antes com acesso exclusivo aos produtores rurais, agora está recebendo em seu quadro de cooperados, profissionais de diferentes ramos de atuação e aberta para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional.
Sabrina Brito
Assessoria de Comunicação
O Sicoob Credipar está celebrando 21 anos de existência, e está celebrando a data oferecendo um belo café da manhã aos seus cooperados.
"São 21 anos de muita história e muitas conquistas. Hoje o Sicoob Credipar celebra mais um ano de realizações e sucesso. O Tocantins conta hoje com 10 agências da nossa cooperativa que auxiliam no crescimento e no desenvolvimento de cada região onde está inserido. O Sicoob Credipar é sem dúvida um exemplo de comprometimento e parceria com os seus cooperados" declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
O Sicoob Credipar possui agências nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas e Pium.
Breve Histórico
Fundada em 12 de março de 1991 com o objetivo de movimentar o capital dos produtores que faziam parte da Cooperativa Agropecuária Tocantinense - Coopernorte, a Credipar teve início com cerca de 25 associados e 03 funcionários.
Em novembro de 1999 a Credipar filiou-se à Central de Goiás e a partir daí, o leque de produtos e serviços foi significativamente ampliado.
No dia 12 de março de 2002, a sede própria da Cooperativa foi inaugurada em Paraíso do Tocantins. Em fevereiro de 2006, todas as cooperativas de crédito do Brasil, ligadas ao Bancoob, acrescentaram em suas nomeações a marca Sicoob. Com isso, a Credipar passou a ser chamada de Sicoob Credipar.
Hoje, o Sicoob Credipar faz parte da vida de mais de 1.800 associados e conta com 50 colaboradores. A força do Sicoob Credipar está na união dos seus cooperados, e no dia 31 de maio de 2010 uma grande conquista foi alcançada pela cooperativa, que foi autorizada pelo Banco Central a operar em regime de Livre Admissão que significa que o Sicoob Credipar, antes com acesso exclusivo aos produtores rurais, agora está recebendo em seu quadro de cooperados, profissionais de diferentes ramos de atuação e aberta para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional.
Sabrina Brito
Assessoria de Comunicação
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Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - Ano-base 2011 - Prorrogação do prazo de entrega
A Portaria MTE n° 401/2012, publicada no DOU de 9.3.2012, prorrogou o prazo final para a entrega da declaração da RAIS.
O prazo de entrega da RAIS ano-base 2011 começou no dia 17 de janeiro de 2012 e com a prorrogação, terminará no dia 23 de março de 2012.
Para mais informações, veja a Portaria MTE n° 401/2012.
A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, é um relatório de informações sócio-econômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída pelo Decreto n° 76.900, de 23/12/75
O preenchimento da Rais é obrigatório para todas as cooperativas, inscritas no CNPJ, com ou sem empregados, inclusive as cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa.
As Cooperativas, assim como as demais empresas, têm até o dia 9 de março de 2012 para entregar a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2011. A declaração deve ser feita e enviada por meio do programa gerador de arquivos da RAIS - GDRAIS2011 e do programa transmissor de arquivos - RAISNET2011.
As cooperativas que não teve empregado durante o ano de 2011 deve informar a declaração da Rais Negativa. Podendo ser informada pela da internet, através do link: http://www.rais.gov.br/RAIS_NEGATIVA/Gerenciador_sqlada.asp?acao=f
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Mesmo com divergências, o deputado Paulo Piau acredita que será possível votar o projeto de lei na próxima terça-feira
Está prevista para a próxima terça-feira (13/3) a votação final do novo Código Florestal brasileiro, na Câmara dos Deputados. Em entrevista coletiva realizada na noite de ontem (8/3), o relator do projeto na casa, deputado Paulo Piau (MG), adiantou possíveis alterações que poderão figurar em seu relatório. "Até agora, temos 28 propostas de mudança, sendo 15 exclusões do texto do Senado e 11 substituições pelo projeto original da Câmara, votado em maio do ano passado. A maioria não é de mérito", disse o parlamentar. Conforme ressaltou Piau, o quadro publicado é uma prévia do relatório que ele deve apresentar, podendo ainda sofrer ajustes.
Dentre os pontos elencados está a manutenção da recuperação de áreas de preservação permanente (APP’s) em beiras de rios. A recomposição da mata nativa, variando de 15 a 100 metros em cada margem, terá que ser feita tanto em rios pequenos quanto grandes. A polêmica, de acordo com o deputado, poderá ser resolvida pela atuação do Executivo, "uma vez que a recuperação de APP’s deve começar efetivamente pelo menos três anos após a promulgação da lei". Outra controvérsia fica por conta das médias propriedades, entre 4 e 15 módulos fiscais. "Esses proprietários terão de recuperar toda a reserva legal e as APP’s, o que inviabiliza muitas dessas propriedades", relatou. Tanto o texto da Câmara quanto o do Senado isentam as pequenas propriedade - até quatro módulos fiscais - da recomposição de reserva legal.
Mesmo com as divergências, Piau acredita que será possível votar o novo código na próxima terça-feira. "O pior para o Brasil é não votar", concluiu o deputado. O sistema cooperativista brasileiro (Sistema OCB) defende e trabalha pela votação urgente da matéria. "Em nome da segurança jurídica que vai representar para os produtores rurais, a votação do projeto de lei que institui o novo Código Florestal é extremamente importante", destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Clique aqui para conferir as sugestões de alteração já publicadas pelo relator do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau.
Está prevista para a próxima terça-feira (13/3) a votação final do novo Código Florestal brasileiro, na Câmara dos Deputados. Em entrevista coletiva realizada na noite de ontem (8/3), o relator do projeto na casa, deputado Paulo Piau (MG), adiantou possíveis alterações que poderão figurar em seu relatório. "Até agora, temos 28 propostas de mudança, sendo 15 exclusões do texto do Senado e 11 substituições pelo projeto original da Câmara, votado em maio do ano passado. A maioria não é de mérito", disse o parlamentar. Conforme ressaltou Piau, o quadro publicado é uma prévia do relatório que ele deve apresentar, podendo ainda sofrer ajustes.
Dentre os pontos elencados está a manutenção da recuperação de áreas de preservação permanente (APP’s) em beiras de rios. A recomposição da mata nativa, variando de 15 a 100 metros em cada margem, terá que ser feita tanto em rios pequenos quanto grandes. A polêmica, de acordo com o deputado, poderá ser resolvida pela atuação do Executivo, "uma vez que a recuperação de APP’s deve começar efetivamente pelo menos três anos após a promulgação da lei". Outra controvérsia fica por conta das médias propriedades, entre 4 e 15 módulos fiscais. "Esses proprietários terão de recuperar toda a reserva legal e as APP’s, o que inviabiliza muitas dessas propriedades", relatou. Tanto o texto da Câmara quanto o do Senado isentam as pequenas propriedade - até quatro módulos fiscais - da recomposição de reserva legal.
Mesmo com as divergências, Piau acredita que será possível votar o novo código na próxima terça-feira. "O pior para o Brasil é não votar", concluiu o deputado. O sistema cooperativista brasileiro (Sistema OCB) defende e trabalha pela votação urgente da matéria. "Em nome da segurança jurídica que vai representar para os produtores rurais, a votação do projeto de lei que institui o novo Código Florestal é extremamente importante", destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Clique aqui para conferir as sugestões de alteração já publicadas pelo relator do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau.
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Fred Alves
Nada melhor que oferecer dicas de saúde, lembranças, sorteio de uma cesta de produtos de beleza e um coquetel para celebrar o dia Internacional da Mulher. Foi isso que as integrantes do Núcleo Feminino da Coapa fizeram para celebrar essa importante data. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 08 de março, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.
O evento teve apoio do Sescoop/TO contou com quase 30 mulheres, entre cooperadas, colaboradoras e moradoras de Pedro Afonso. Na abertura, a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, deu as boas vindas e leu uma mensagem em homenagem a mulher.
Em seguida a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Amaro Rodrigues, proferiu palestra com o tema "Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do útero", onde deu dicas de prevenção contra as duas doenças que atingem milhares de mulheres em todo mundo. A especialista alertou para a necessidade de a mulher fazer periodicamente todos os exames preventivos e ter hábitos saudáveis como não fumar e beber, além de realizar exercícios físicos diariamente. "Para ter qualidade de vida é preciso se cuidar", orientou Lívia Amaro Rodrigues.
Durante o evento, a integrante do Núcleo Feminino Maria Mamedio leu uma poesia de sua autoria com foco na importância da mulher. Ao final foi sorteada uma cesta com produtos de beleza, distribuídas lembranças e servido um coquetel.
"Foi uma bela homenagem, onde recebemos informações importantes e lembranças, fiquei muito feliz", revelou a funcionária pública Neusa Batista.
Nada melhor que oferecer dicas de saúde, lembranças, sorteio de uma cesta de produtos de beleza e um coquetel para celebrar o dia Internacional da Mulher. Foi isso que as integrantes do Núcleo Feminino da Coapa fizeram para celebrar essa importante data. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 08 de março, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.
O evento teve apoio do Sescoop/TO contou com quase 30 mulheres, entre cooperadas, colaboradoras e moradoras de Pedro Afonso. Na abertura, a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, deu as boas vindas e leu uma mensagem em homenagem a mulher.
Em seguida a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Amaro Rodrigues, proferiu palestra com o tema "Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do útero", onde deu dicas de prevenção contra as duas doenças que atingem milhares de mulheres em todo mundo. A especialista alertou para a necessidade de a mulher fazer periodicamente todos os exames preventivos e ter hábitos saudáveis como não fumar e beber, além de realizar exercícios físicos diariamente. "Para ter qualidade de vida é preciso se cuidar", orientou Lívia Amaro Rodrigues.
Durante o evento, a integrante do Núcleo Feminino Maria Mamedio leu uma poesia de sua autoria com foco na importância da mulher. Ao final foi sorteada uma cesta com produtos de beleza, distribuídas lembranças e servido um coquetel.
"Foi uma bela homenagem, onde recebemos informações importantes e lembranças, fiquei muito feliz", revelou a funcionária pública Neusa Batista.
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Sicoob Credipar celebra data em grande estilo
A noite do Dia da Mulher marcou a vida das mulheres cooperativistas do Sicoob Credipar.
Com um evento recheado de novidades, a cooperativa reuniu cooperadas, esposas e filhas de cooperados para celebrar de maneira diferente uma data tão especial.
O Sicoob Credipar ofereceu um chá no auditório do Sebrae onde proporcionou muitas gargalhadas sob o comando do grupo de stand up de Palmas "Tô na comédia", um presente da OCB/SESCOOP-TO.
Tendo como anfitriãs as mulheres do Núcleo Feminino do Sicoob Credipar, o evento contou com desfile de lingerie, aula de sensualidade e sorteio de muitos brindes.
Um momento especial que celebrou em grande estilo o Dia da Mulher.
Sabrina Brito
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Alunos do curso técnico de agronegócios do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, conheceram de perto a realidade de produção,comercialização e logística de uma indústria frigorífica durante visita às instalações da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
A visita aconteceu na manhã da última quarta-feira (07/03) e foi acompanhada pelo professor Antônio Carlos Gomes Rêgo. Os estudantes visitaram os principais setores da indústria, como matança, desossa, tratamento de fluentes e foram acompanhados pelo veterinário da Cooperfrigu, Eduardo Malheiro,responsável pelo controle de qualidade.
A aluna Carla Cristina de Souza Marinho Fernandes disse que a visita é muito importante para que eles tenham uma noção sobre como a indústria funciona na prática. "Só a teoria não é o bastante e observar a prática é muito bom. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho de reaproveitamento da água na indústria,que além de evitar desperdício, ajuda na preservação do meio ambiente", afirmou a estudante.
Segundo o professor Antônio Carlos, a visita a Cooperfrigu é importante para a observação dos métodos utilizados e também contribui para a formação dos alunos. "A visita foi excelente por que nem todas as empresas têm esta política de abrir as portas para os estudantes. Tivemos esta oportunidade e fomos bem recebidos na Cooperfrigu".
O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ressaltou a importância desta aproximação entre empresa e futuros profissionais. "A Cooperfrigu está de portas abertas para receber os alunos e professores da IFTO, com a possibilidade de uma parceria técnica, assim como já acontece com a Universidade Federal do Tocantins", frisou Stival.
Fonte: Leilane Macedo
A visita aconteceu na manhã da última quarta-feira (07/03) e foi acompanhada pelo professor Antônio Carlos Gomes Rêgo. Os estudantes visitaram os principais setores da indústria, como matança, desossa, tratamento de fluentes e foram acompanhados pelo veterinário da Cooperfrigu, Eduardo Malheiro,responsável pelo controle de qualidade.
A aluna Carla Cristina de Souza Marinho Fernandes disse que a visita é muito importante para que eles tenham uma noção sobre como a indústria funciona na prática. "Só a teoria não é o bastante e observar a prática é muito bom. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho de reaproveitamento da água na indústria,que além de evitar desperdício, ajuda na preservação do meio ambiente", afirmou a estudante.
Segundo o professor Antônio Carlos, a visita a Cooperfrigu é importante para a observação dos métodos utilizados e também contribui para a formação dos alunos. "A visita foi excelente por que nem todas as empresas têm esta política de abrir as portas para os estudantes. Tivemos esta oportunidade e fomos bem recebidos na Cooperfrigu".
O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ressaltou a importância desta aproximação entre empresa e futuros profissionais. "A Cooperfrigu está de portas abertas para receber os alunos e professores da IFTO, com a possibilidade de uma parceria técnica, assim como já acontece com a Universidade Federal do Tocantins", frisou Stival.
Fonte: Leilane Macedo