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Fórum de Recursos Humanos abre inscrições
Evento será realizado de forma presencial e on-line no dia 8 de abril
O V Fórum de Profissionais de Recursos Humanos, promovido pelo Sistema OCB/TO, abre inscrições para o evento que será realizado a partir das 8h da sexta-feira, 8 de abril. A oportunidade traz como tema o “E-Social Voltado para Saúde e Segurança no Trabalho” e será realizado presencialmente no auditório do Sistema OCB/TO e no formato on-line.
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Imagina conquistar o primeiro emprego e ainda desenvolver atividades dentro de sua área de formação sob orientação de profissionais experientes. Esta oportunidade está sendo dada a cinco jovens de Pedro Afonso pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), que ao longo de seus quase 24 anos de atuação sempre contou com jovens entre seus colaboradores.
Atualmente, cinco estudantes que integram o Programa Jovem Aprendiz, iniciativa do Governo Federal que estimula empresas e órgãos públicos a contratar jovens de 14 a 24 anos de idade, desenvolvem atividades de auxiliar de escritório e de Tecnologia da Informação (TI) na Unidade Administrativa, Unidade Comercial e na Loja Agropecuária.
Há oito meses, a estudante do curso de Direito, Layra da Silva Guida, de 20 anos, iniciou suas atividades na área administrativa e considera a experiência positiva, que segundo relata, está trazendo inúmeros conhecimentos que vão contribuir significativamente na sua formação profissional. “É excelente a oportunidade que a Coapa oferece de termos acesso ao primeiro emprego e aprendermos”, afirmou a universitária, que recentemente passou a atuar na Unidade Comercial.
Eduardo da Silva Barros, 21 anos, é formado no curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Avançado Pedro Afonso e em fevereiro deste ano foi selecionado para auxiliar o setor de Tecnologia da Informação (TI). Assim como a colega Layra Guida, ele acredita que a chance de atuar na cooperativa possibilita uma significativa experiência profissional. “A prática é fundamental, principalmente na área da TI. Essa prática ao lado de profissionais extremamente capacitados é muito boa. Vou evoluir muito aqui!”, disse empolgado
Vitorugo Ramos Monteiro, 20 anos, e João Marcelo Sousa Carvalho, 23 anos, são jovens aprendizes e atuam nas áreas de atendimento e vendas na Loja Agropecuária. Para ambos, além de adquirir novos conhecimentos, a experiência na Coapa contribui para melhorar o relacionamento interpessoal e aprender a trabalhar em equipe.
“A cada dia aprendo mais, e o mais importante é o contato direto com o cliente. Isso nos dá oportunidade de crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente. A Coapa é um ótimo lugar que nos prepara para o mercado de trabalho”, avaliou Vitorugo Ramos. “Essa experiência tem contribuído para eu adquirir e aprimorar meus conhecimentos, criar laços e relações não só internamente como externamente, saber se portar diante das pessoas e a realizar trabalhos em equipe. Ainda tem o fato da equipe ser muito acolhedora”, disse João Marcelo ao lembrar que a iniciativa da Coapa em oferecer vagas aos jovens é muito importante, sobretudo pelo fato das empresas de Pedro Afonso e região ainda oferecerem poucas vagas para quem busca o primeiro emprego.
Conhecimento e formação
O gerente da Unidade Corporativa, Frederico Pires Pinto, cita o 5º princípio cooperativista, Educação, Formação e Informação, ao lembrar que a Coapa, enquanto empresa que “respira os princípios do cooperativismo”, se orgulha de oportunizar conhecimento e formação profissional aos jovens de Pedro Afonso. “Aqui, eles aprendem sobre rotinas administrativas, gestão de processos, atendimento e várias outras tarefas que agregam experiência a esses colaboradores”, explicou o executivo.
Já a analista de Recursos Humanos, Mayara Miranda, destaca que os jovens aprendizes e estagiários têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da cooperativa, pois desenvolvem atividades de forma colaborativa e executam processos com empenho, assiduidade, compromisso, ética, pontualidade e dedicação.
Seleção e benefícios
Mayara Miranda informou que aprendizes e estagiários são escolhidos por meio de rigoroso processo seletivo com triagem de currículos e entrevista pessoal. Segundo ela, os critérios são definidos de acordo com o que cada setor precisa e o perfil é selecionado através dos conhecimentos demonstrados, habilidades e atitudes.
Depois de selecionados, geralmente, os aprendizes permanecem por 11 meses e os estagiários ficam até dois anos desenvolvendo atividades na cooperativa.
Além de adquirir conhecimentos que vão contribuir para seu futuro profissional, o aprendiz tem remuneração mensal e recebe vale-alimentação. A jornada de trabalho é de seis horas diárias e a formação profissional do programa de aprendizagem é caracterizado por atividades teóricas e práticas. A teoria ocorre sob a instrução de entidade qualificada em educação profissional e a prática acontece dentro da empresa, com orientações e acompanhamento do gestor da área.
O estagiário também recebe remuneração e vale-alimentação mensalmente, e realiza atividades práticas e monitoradas, com jornada de 30 horas semanais.
O Presidente do Conselho de Administração do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins – OCB/TO, inscrito no CNPJ: 33.205.055/0001-97, Registro Sindical: 00.563.701.88954-3, no uso das atribuições conferidas no Estatuto Social, convoca as 35 cooperativas filiadas e registradas, para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 21 de março de 2022, na modalidade híbrida: presencial e/ou virtual on line, através da plataforma Google meet: https://meet.google.com/ebo-vipq-rks, em primeira convocação às 10h00 (dez horas), com a presença da maioria absoluta dos representantes e, às 11h00 (onze horas), em segunda e última convocação, com qualquer número de representantes presentes, para deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: Palmas/TO, 07 de março de 2022
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Anexos:
Reunião buscou aproximação para registro da cooperativa junto ao Sistema
Nesta quinta-feira, 17 de março, o Sistema OCB/TO recebeu a visita dos membros do Conselho de Administração da Akwe_Xerente-Coopiax, a primeira cooperativa Indígena do Estado do Tocantins, registrada legalmente neste mês de março.
Na oportunidade, foi apresentado o espaço físico em Palmas e a atuação do Sistema OCB/TO junto às cooperativas tocantinenses, bem como o tipo de suporte oferecido. A Coopiax, por sua vez, apresentou os projetos e as demandas da cooperativa.
De acordo com o Analista de Cooperativismo e Monitoramento, Magnum Vinicius, que recepcionou os membros da cooperativa, o objetivo do encontro foi a aproximação. “Ficamos muito felizes em receber cooperativas interessadas porque nosso papel é dar esse suporte para o desenvolvimento do nosso modelo de negócio. Estamos à disposição e muito animados com o pioneirismo indígena no cooperativismo”, comenta.
Cooperativa
Conforme a diretoria, a Akwe_Xerente-Coopiax, ou simplesmente Coopiax, nasceu com o objetivo de facilitar a execução do projeto Etno Agricultura e Pecuária Sustentáveis em grande escala entre os Akwe, que irão trabalhar com policultura em 10 mil hectares de áreas agricultáveis.
Na sábado, 26 de março, teremos o Workshop presencial que tem como objetivo abordar temas que as levarão a uma análise e reflexão sobre mudança de visão e vida perante a forma com que as mulheres cooperativistas estão vivendo – seja como mãe, esposa, mulher, empreendedora e parte da comunidade.
Além disso visa, aproximar de maneira direta as mulheres para criar um elo ainda maior entre as participantes; Talk Show, um formato de entrevistas com 4 (quatro) mulheres que inspiram outras mulheres, escolhidas pela organização. Premiação e entrega de certificado das Mulheres Destaques, onde elas receberão seus certificados
Este evento é uma parceria entre SESCOOP/TO e SICOOB Tocantins.
Data: 26/03/2022
Horário: 08h às 18h
Local: Paraiso do Tocantins - Auditório do Solar Acqua Park
Modalidade: Presencial
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Abertura foi registrada pela etnia Akwẽ-Xerente, de Tocantínia, de forma on-line pelo portal Simplifica Tocantins e com o uso de assinatura digital
Foto: Divulgação/Acervo pessoal
Foi registrada no início deste mês de março a criação da primeira cooperativa indígena tocantinense. Os indígenas da etnia Akwẽ-Xerente, de Tocantínia, são os responsáveis pela abertura da cooperativa Akwe_Xerente-Coopiax.
A formalização da Akwe_Xerente-Coopiax foi feita completamente pela internet, por meio do portal Simplifica Tocantins. Ao todo, são 21 cooperados e todos assinaram digitalmente o processo. “A assinatura digital possibilitou trabalhar de forma mais rápida e não presencial”, explica o presidente Ercivaldo Damsõkekwa Calixto Xerente.
Thaís Coelho, presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), afirma que as inovações tecnológicas implementadas facilitam a criação de novas empresas, bem como de novas cooperativas, reduzindo o tempo e evitando deslocamentos.
“O povo Xerente, por exemplo, utilizou a assinatura avançada, que é gratuita e disponibilizada pelo Governo Federal. Essa novidade que a Jucetins trouxe contribuiu para que o processo deles fosse mais rápido com o mínimo de entraves possíveis. Temos certeza de que essa cooperativa será um sucesso e vai ajudá-los muito em suas atividades na área da agricultura e da pecuária”, ressalta a presidente da Jucetins.
Cooperativa
O presidente da Akwe_Xerente-Coopiax, Ercivaldo Damsõkekwa Calixto Xerente, explicou que a cooperativa nasceu com o objetivo de facilitar a execução do projeto Etno Agricultura e Pecuária Sustentáveis em grande escala entre os Akwe, que irão trabalhar com policultura em 10 mil hectares de áreas agricultáveis. De acordo com Ercivaldo, o projeto está pautado para 15 anos.
“É um marco histórico para todos nós indígenas, não só para o nosso povo, mas para o Estado. Pois somos os desbravadores no âmbito da cooperativa. Ela vai trazer muitos benefícios. Acreditamos que os demais povos do Tocantins podem ter como referência a nossa cooperativa”, comemora Ercivaldo.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José de Oliveira, que também é uma das vogais da Jucetins, afirma que as cooperativas são um excelente modelo de negócio. “Uma das vantagens de constituir e pertencer a uma cooperativa é o ganho de escala tanto na aquisição quanto na venda de produtos e serviços. Por isso, a importância do grupo ter objetivos e necessidades comuns”, explica.
Por Philipe Ramos/Governo do Tocantins
Com edições de Sarah Tamioso/Sistema OCB-TO

Na próxima sexta-feira, 11 de março, teremos o curso presencial que compartilhará conhecimentos sobre questões relacionadas a jornada de trabalho, horas extras, ausências justificadas ou não, a fim de evitar problemas futuros. Otimizar as relações líder e equipe por meio de conhecimento das atitudes do líder que podem gerar passivos trabalhistas ou que sejam consideradas como excessos ou danos morais.
Este curso é uma parceria SESCOOP/TO e Unimed Palmas disponível para todas as cooperativas do estado do Tocantins.
Na oportunidade o curso também vai fornecer subsídios para a tomada de decisão e para a segurança do quadro funcional das cooperativas.
Inscrições: https://tocantinscooperativo.coop.br/legislacao-trabalhista-para-lideres/
Projeto que incentiva a leitura está à disposição da comunidade na sede da instituição em Palmas
A Geloteca da Cooperação, projeto de biblioteca móvel, instalada na sede do Sistema OCB/TO em Palmas (Av. JK, Quadra 110 Norte) retomou a atividade em 2022 após uma pausa em função da pandemia de coronavírus em 2020. A iniciativa, que busca incentivar a leitura por meio de uma biblioteca móvel feita a partir da reciclagem de geladeiras que seriam descartadas, está novamente recebendo doações e oferecendo seus livros a toda a comunidade.
“O cooperativismo, como movimento e doutrina, nos leva à reflexão e ao mesmo tempo nos cobra atitudes mais conscientes de cooperação perante a sociedade. Como Sistema, nos preocupamos com a educação e formação, oferecendo cursos e capacitações por meio do SESCOOP/TO. Por isso, convidamos todos a conhecerem, deixarem suas doações e também darem uma olhada nos livros que temos, e estimular a leitura para os que estão ao nosso redor”, convida a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira.
A preferência é para livros de literatura, mas outros conteúdos também são aceitos no projeto. Para realizar a doação, basta comparecer à sede da unidade OCB no Tocantins ou movimentar também os outros pontos de projetos semelhantes. O importante é a leitura!
Na próxima sexta-feira, 25 de fevereiro, teremos o curso preparatório presencial que irá compartilhar conhecimentos sobre os Conselhos de Administração e Fiscal para o alcance dos objetivos sociais da cooperativa.
A oportunidade também vai fornecer subsídios para a tomada de decisão e para a segurança do quadro social da entidade.
Inscreva-se e fique por dentro das novidades no site!
https://tocantinscooperativo.coop.br/formacao-de-conselheiros/
Neste curso presencial, com duração de 8 horas, promoveremos conhecimentos sobre os Conselhos de Administração e Fiscal visando o alcance dos objetivos sociais e a segurança do quadro social da cooperativa.
Na oportunidade, também apresentaremos sobre gestão estratégica dos respectivos conselhos nas sociedades cooperativas, fornecendo subsídios para a tomada de decisão e para a segurança do quadro social da entidade.
Como conteúdo, o curso oferecerá noções básicas de contabilidade para cooperativas; Organização do Quadro Social (OQS); Estatuto Social como instrumento de gestão, Planejamento Estratégico em Cooperativas, entre outros.
A formação será no dia 25 de fevereiro, das 8h às 18h, presencial no auditório do Sistema OCB/TO, com inscrições pelo site.
Em pouco mais de um ano, a instituição financeira aumentou sua base de cooperados em quase 1 milhão
O Sicoob, que detém a segunda maior rede de atendimento financeiro físico do Brasil, acaba de ultrapassar a marca de 6 milhões de cooperados. O recorde é resultado de um trabalho que busca possibilitar que cada vez mais brasileiros tenham acesso a serviços financeiros de qualidade e em condições mais justas, capazes de promover justiça financeira e prosperidade econômica dos usuários e, consequentemente, de suas comunidades.
Em pouco mais de um ano, o Sicoob recebeu 971.302 novos cooperados, apresentando um crescimento de 19,3% na comparação com janeiro de 2021. Entre o primeiro mês de 2021 e fevereiro de 2022, houve um aumento de 773.535 pessoas físicas (PF), ou seja, 19,1%, e 20,1% de pessoas jurídicas (PJ), com o acréscimo de quase 200 mil cooperados durante esse período.
A instituição financeira possibilita que qualquer pessoa que preencha os requisitos possa se tornar um cooperado, ou seja, passar a ser dono. Dessa forma, o Sicoob consegue oferecer taxas mais justas, visto que o “cliente” é, ao mesmo, também o dono da instituição. E, ao fim de cada ano, todo cooperado tem direito a parte dos resultados – valor calculado proporcionalmente à movimentação financeira de cada um.
Entre os serviços oferecidos pelo Sistema, estão: conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência privada, consórcio, seguros, cobrança bancária, maquininha de cartões, marketplace, financiamentos mais justos e com juros acessíveis, dentre outros. Além de contar com um sistema de atendimento digital completo, no qual os cooperados podem realizar suas transações financeiras de onde estiverem, pelo App Sicoob ou internet banking.
“Estamos muito felizes com o número alcançado. É um marco muito significativo e histórico para o Sicoob. Vamos continuar com a nossa missão de promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades, bem como trazer soluções e experiências inovadoras, sempre colocando os nossos cooperados no centro de nossa atuação. Temos certeza de que a maior conscientização quantos aos benefícios de se escolher uma cooperativa financeira levará cada vez mais brasileiros a optarem pelo Sicoob”, comentou Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob.
Por Sicoob Uni
Um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento da cooperativa é a Assembleia Geral, por isso, para a próxima quarta-feira, 16, cooperativistas de todo o Tocantins estão convidados a participar dessa oficina que preparará todos para um processo democrático legal e que fará toda a diferença para a gestão da cooperativa durante todo o ano. E para completar, a Jucetins confirmou presença com uma palestra sobre protocolos de registro e arquivamento.
Nesta oficina virtual, que será transmitida pelo Google Meet e gravada para consulta pós evento, serão abordados temas como: Assembleias Gerais como instrumento de gestão estratégica; Legislação; Processos – convocação, quórum, prazos, estrutura, pauta, modelo, desenvolvimento, relatórios e ata; Livros obrigatórios; Conexão com as ferramentas do Sistema: Identidade, Sou.coop e Governança e Gestão; Protocolos de arquivamento na Junta Comercial
Nesta oficina virtual, que será transmitida pelo Google Meet e gravada para consulta pós evento, serão abordados temas como: Assembleias Gerais como instrumento de gestão estratégica; Legislação; Processos – convocação, quórum, prazos, estrutura, pauta, modelo, desenvolvimento, relatórios e ata; Livros obrigatórios; Conexão com as ferramentas do Sistema: Identidade, Sou.coop e Governança e Gestão; Protocolos de arquivamento na Junta Comercial
Durante a manhã e tarde desta sexta-feira, 4, recebemos em nosso auditório cerca de 20 cooperativistas prontos para receber o curso de Atualização do Departamento Pessoal – Reforma Trabalhista.
Na ocasião foram abordados temas como: Reforma Trabalhista; Orientação e atualização dos profissionais da área de recursos humanos; Orientação e atualização dos profissionais da área de recursos departamento pessoal; Aplicação da legislação trabalhista e sua respectiva prática; Aplicação da previdenciária e sua respectiva prática.
Em breve novos cursos serão disponibilizados bem aqui no nosso site, fique atento!
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Evento será no auditório do Sistema OCB/TO
Na próxima sexta-feira, 4 de fevereiro, será realizado presencialmente no Sistema OCB/TO, em Palmas, o curso de Atualização do Departamento Pessoal – Reforma Trabalhista.
O evento será das 8h às 18h e serão abordados temas como: Reforma Trabalhista; Orientação e atualização dos profissionais da área de recursos humanos; Orientação e atualização dos profissionais da área de recursos departamento pessoal; Aplicação da legislação trabalhista e sua respectiva prática; Aplicação da previdenciária e sua respectiva prática.
Neste Curso, serão abordados temas como: Reforma Trabalhista: Orientar e atualizar profissionais da área de recursos humanos; Orientar e atualizar profissionais da área de recursos departamento pessoal; Aplicação da legislação trabalhista e sua respectiva prática; Aplicação da previdenciária e sua respectiva prática.
Material vai orientar cooperativas para a segurança jurídica, a melhoria nos negócios e o aumento na competitividade
O Marco Regulatório Trabalhista Infralegal, que é um importante avanço no tocante a consolidação das normas trabalhistas infralegais lançado pelo Governo Federal no dia 10 de novembro de 2021, já está disponível para download no portal do Sistema OCB/TO em formato de cartilha. O material tem como objetivo tornar a legislação mais acessível e proporcionar maior segurança jurídica, melhoria do ambiente de negócios e aumento da competitividade da economia.
Dentre os temas tratados pela cartilha estão: a carteira de trabalho, a aprendizagem profissional, a gratificação natalina, o programa de alimentação do trabalhador, o registro eletrônico de ponto, a segurança e saúde no trabalho, o registro sindical e profissional, entre outros.
À medida em que forem lançados novos materiais, serão disponibilizados para download na nossa aba de “cartilhas”.