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Senador Cristovam Buarque elogia revista do Sescoop na internet

A revista Saber Cooperar foi assunto no Twitter e Facebook do senador Cristovam Buarque. Ontem a tarde, o senador divulgou o link de sua entrevista para a revista em seus perfis nas redes sociais. O texto trazia em destaque a seguinte declaração de Buarque: "o cooperativismo pode revolucionar a educação brasileira". Segundo informações do gabinete do senador, em menos de 24 horas, mais de 7.300 internautas viram a matéria, 55 compartilharam e mais de 50 curtiram. Tudo isso, apenas no Facebook. "é um número expressivo para o pouco tempo de exposição", informou Paulo Miranda, assessor do senador. No Twitter, a notícia foi divulgada aos 329.755 seguidores do parlamentar, sendo marcado como tweet favorito por sete deles até o fechamento desta edição.

"Para nós, estes são reconhecimentos importantes, que merecem ser comemorados", comemora o superintendente Luis Tadeu Prudente Santos, idealizador da revista. "Este reconhecimento é o reflexo do bom trabalho desempenhado não só pela equipe de comunicação da unidade nacional, mas por todos os comunicadores do sistema que participam, direta e indiretamente, da confecção da Saber Cooperar".

Registro - também ontem, a equipe da revista Saber Cooperar recebeu o certidão de Registro da revista junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional do Ministério da Cultura. "O registro na Biblioteca Nacional é nossa carteira de identidade", explicou a gerente de comunicação do Sistema OCB, Guaíra Flor. "Com ele, comprovamos a existência, a função e a periodicidade da revista, que passa a ‘existir oficialmente’ no mercado jornalístico e cultural brasileiro".

A revista Saber Cooperar está em sua oitava edição e é distribuída nacionalmente aos parceiros do Sistema OCB. Bimestral, a publicação também é entregue a todos os deputados e senadores brasileiros, fortalecendo a imagem do cooperativismo junto ao governo e à sociedade.

Fonte: www.brasilcooperativo.coop.br

Coapa já recebeu mais da metade da soja prevista para essa safra 2012/2013

Depois de um período de chuvas que atrasou a colheita de soja em algumas propriedades, nesta semana o armazém da Coapa, em Pedro Afonso, ultrapassou a metade da quantidade de soja estipulada para a safra 2012/2013.

Até quinta-feira, 28 de março, já haviam sido recebidas 36.166 toneladas da oleaginosa, quantidade que representa 54% da meta prevista, 66 mil toneladas. A colheita começou no final de janeiro.

Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
O armazém atende 50 associados que plantaram uma área de 20.984 hectares, além de sojicultores não cooperados. Por dia é recebida uma média de 1700 toneladas.

Segundo o gerente da Unidade Agroveterinária, Vanderlei de Souza, 41 funcionários trabalham ininterruptamente para atender os produtores. A previsão é que o pico de recebimento de soja ocorra no final da segunda quinzena do mês de abril.

Até essa quinta-feira, já haviam sido expedidas quase 4 mil toneladas comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela exportação do produto. A expedição deve seguir até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo, costuma vender o restante da produção.


De Pedro Afonso os grãos são transportados para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são levados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China, grande consumidora da oleaginosa.


ASCOM COAPA - 8443-5855

Cooperativas de Crédito no Tocantins movimentaram mais de R$ 70 mi em 2012

As Cooperativas de Crédito aumentaram significativamente, nos últimos anos no Tocantins. Há três sistemas de créditos ligados às cooperativas destes ramos no Estado: Sicoob, Sicredi e Unicred e grande parte das operações de créditos destina-se ao setor agropecuário. Em 2012, dois dos três sistemas: Sicoob e Unicred fizeram mais de R$ 72 milhões em negociações.

De acordo com a diretora de Fomento e Fortalecimento ao Cooperativismo e Associativismo Rural da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Angelina Stefanello, os dados demonstram que a facilidade nas operações, os juros mais baixos e a credibilidade das cooperativas têm sido percebidas pelos produtores. "As cooperativas de crédito conseguiram expandir as negociações num patamar expressivo. A intenção é divulgar, ainda mais, essa modalidade de produção econômica para que os agricultores e comunidade em geral possam se interessar nesta atividade que vem crescendo no Tocantins", informou.

De acordo com o gerente de negócios do Sicoob/Credipar - Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Paraíso do Tocantins e Região, Antonio Coelho Neto, no Sistema os produtores rurais têm à disposição duas linhas de crédito. "Uma linha é relacionada ao Pronaf - Programa Nacional de Crédito Fundiário e outra para financiar aquisição de matrizes leiteiras e equipamentos para produção de leite", mencionou, acrescentando que a expansão das cooperativas de crédito é decorrente de diversos fatores relacionados à isenção de tarifas, baixas taxas de juros, atendimento personalizado, participação nos lucros, gestão própria através da participação, entre uma série de benefícios.
Cooperativismo

O cooperativismo é um movimento mundial, baseado em um ideal, concretizados em princípios. é uma instituição organizada sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. As cooperativas de créditos são eficientes para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda. é a união de pessoas com interesses comuns, que buscam satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais por meio de uma cooperativa organizada.
Sicoob

Em 2011, as operações de crédito pertencentes ao sistema Sicoob - Sistemas de Cooperativas de Crédito do Brasil - fizeram mais de R$ 30 milhões em negociações, um crescimento de 50%, em relação a 2011, quando foi movimentado cerca de R$ 20 milhões. Atualmente, o Sicoob no Tocantins possui 2.274 cooperados, um aumento de 21,86% se comparado com 2011, quando eram 1.866.
Segundo informações do Sicoob, do número total de cooperados em 2012, mais de 35% são financiadores de linhas de crédito. O número de tomadores, como são conhecidos, obteve um crescimento médio de 33,87%, nos últimos 10 anos. Os ativos totais (depósitos em dinheiro, aplicações financeiras, capital social dos sócios, entre outros) tiveram aumento significativo: cresceram mais de 43,32%, se comparados os anos de 2011 e 2012. Na última década, os ativos totais tiveram um crescimento médio de 32,22%.
Unicred

Em 2012, a Unicred Centro Brasileira registrou no País R$ 357.838.473,00 em empréstimos, sendo que em 2011 foram R$ 295.847.815,00, consolidando um aumento de 21,56%. Já no Tocantins foram emprestados R$ 42.536.115,00, com um quadro de associados de 1.171 pessoas. Já o capital social do sistema é de R$ 3.847.161,00.

Fonte: O Girassol em 28/03/2013

Assembleia Geral na Coapa apresenta resultados de 2012

Com a presença de 60 pessoas, entre cooperados e colaboradores, ocorreu na noite da quarta-feira, 27 de março, a Assembleia Geral da COAPA A reunião ocorreu no auditório da cooperativa, em Pedro Afonso, e serviu para apresentar os resultados das atividades executadas no exercício de 2012.

Para facilitar na compreensão das informações prestadas, todos os participantes receberam o Relatório de Gestão e Demonstrações Contábeis 2012.

Inicialmente foram apresentados os resultados da Pré-Assembleia, ocorrida dia 25 de março, com destaque para a Prestação de Contas do exercício de 2012 e divulgação do Plano de Atividades para 2013. Na ocasião, o contador João Lopes apresentou o balanço de forma transparente e detalhada, respondendo questionamentos dos cooperados referentes aos números mostrados.

Após a prestação de contas, o conselheiro José Edgar de Castro Andrade apresentou parecer favorável do Conselho Fiscal recomendando a aprovação das contas, sendo aceita pelos cooperados presentes. O produtor destacou a necessidade do comprometimento de cooperados e colaboradores para fazer com que a cooperativa continue se desenvolvendo e contribuindo para o desenvolvimento dos municípios de sua área de atuação.

Conselho de Administração
Cumprindo normas estatutárias foram eleitos os membros do Conselho de Administração para o mandato, são eles: Ricardo Khouri (presidente), Moacir Catabriga (vice-presidente), Luiz Gilberto (secretário), Evanis Roberto Lopes, José F. Amaral, Alberto Mazolla, e Walter de Souza.

Além disso, foram eleitos os componentes do Conselho Fiscal: José Edgar de Castro Andrade, Mário Hiroshi e Ercília de Souza, e os suplentes José Tarcísio, João Damasceno de Sá Filho e Carlos Alberto "Baía".

Ao encerrar a Assembleia Geral, Ricardo Khouri afirmou que o objetivo da COAPA para os próximos anos é gerar e promover a eficácia em seus processos, chamando atenção para o fato de que mesmo com o alcance das metas, o resultado financeiro não foi o esperado pela diretoria e cooperados. Segundo ele, a melhoria nos resultados só será possível com empenho de colaboradores e cooperados. Ainda destacou que os novos conselheiros são bastante experientes e podem contribuir consideravelmente nas ações da cooperativa.

Cumprimento de Metas
Na área de grãos a meta era receber 64 mil toneladas, mas o armazém recepcionou 76.227 mil quilos, 19% a mais do que a quantidade estipulada. Em relação ao sorgo foram armazenadas 8.460 toneladas, número 39% superior a meta estabelecida. Já de milho foram recebidas 8.460 toneladas superando em 21% as 7 toneladas previstas.
Metas também cumpridas na Unidade Comercial, onde foram comercializadas 25.038 toneladas de soja, 3.780 de sorgo e 5.400 de milho.
A Loja Agroveterinária da COAPA registrou um aumento de 21% nas vendas. O objetivo era ter um crescimento de 20%. Destaque também para a produção de leite que cresceu 50%.
A Unidade de Administração e Finanças conquistou seu principal objetivo: reduzir as despesas em 10%.
Atividades
O ano de 2012 foi marcado por centenas de ações nas áreas social, educacional e ambiental. Foram realizados treinamentos, visitas técnicas, seminários e simpósios.
Uma das principais conquistas da COAPA foi a visibilidade que passou a ter no Cooperativismo nacional, ao ser premiada em 3° lugar no 8° Prêmio Cooperativa do Ano - Categoria Difusão do Cooperativismo e 1° lugar na etapa estadual do 8° Prêmio Cooperativa do Ano - Categorias Difusão do Cooperativismo e Cooperativa Cidadã.
Balanço social
Pelo segundo ano seguido foi apresentado o Balanço Social, com informações sobre projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos cooperados, colaboradores, investidores, analistas de mercado e à comunidade.

Metas para 2013
- Dar continuidade ao projeto OQS - Organização do Quadro Social em parceria com a OCB/SESCOOP-TO;
- Implantar o Plano de Cargos e Salários;
- Realizar e sediar o V Simpósio da Agricultura Familiar;
- Iniciar as atividades da Fabrica de Ração;
- Incrementar a revitalização do Viveiro de Mudas Florestais, para promover a sustentabilidade dos cooperados e atender a demanda da região;
- Desenvolver projetos direcionados à Preservação Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
- Firmar parcerias estratégicas para a realização de seus projetos de fortalecimento de seu quadro social, diversificação de atividades e viabilização de novos negócios;
- Diminuir 6% dos custos administrativos através de processos mais eficazes;
- Alcançar qualidade ideal na unidade agroveterinária através de assistência técnica a cooperados;
- Operacionalização da balança de fluxo na Unidade de Armazenagem para otimizar as atividades de expedição e escoamento da safra.


ASCOM COAPA - 8443-5855

Resultado do Processo Seletivo 001-2013 (nível médio e superior)

O SESCOOP/TO divulga resultado do processo seletivo 001-2013 -Nível médio e superior.


Resultado do processo seletivo


Organização do Quadro Social é tema de formação em Brasília

Curso para técnicos e gestores das unidades estaduais e nacional do Sescoop tem como objetivo a sustentabilidade do movimento cooperativista brasileiro.

Aproximar os cooperados e suas famílias do cotidiano da cooperativa é o principal objetivo da Organização de Quadro Social (OQS). Disposto a formar pessoas capazes de desenvolver estratégias de OQS por todo o Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativsmo (Sescoop) oferece até amanhã um curso específico sobre o assunto, em Brasília.

Reunindo aproximadamente 80 pessoas, entre técnicos e gestores das áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento, o Curso de Organização do Quadro Social de Cooperativas tem por objetivo principal a construção conjunta de conceitos e ações capazes de mobilizar os cooperados em torno de sua cooperativa. O evento teve início ontem (13/03) e termina amanhã com uma aula sobre mensuração de resultados. A formação está sendo conduzida pelo consultor Nemízio de Souza e reúne profissionais de 23 unidades estaduais do Sescoop.

Na abertura do evento, o gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves, destacou a importância do trabalho conjunto para o sucesso desta capacitação. "Tenho a certeza de que o curso será bastante interativo. Estamos com as nossas áreas finalísticas - Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento - trabalhando em conjunto. E é justamente essa a visão de OQS".

FORMAçãO
Responsável pela coordenação do curso, a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, ficou satisfeita com os resultados do primeiro dia do evento. "O curso de OQS é uma excelente oportunidade para desenvolvermos nossa própria equipe, ao invés de terceirizar esse serviço. Aqui, nesses dias, teremos condições de discutir e avaliar pontos fortes e fracos de ações já implementadas, aprender com as experiências e construir o que for melhor para o sistema cooperativista", comentou.

O professor Nemízio de Souza completa: "Não estou trazendo para vocês nenhuma receita de bolo, nem um referencial pronto e acabado. Nossa proposta é de socializar as experiências, aquilo que já temos e vem dando resultado, deixando disponível para que vocês utilizem de acordo com as particularidades de cada unidade estadual".

Segundo o professor, algumas cooperativas já executam o conceito de OQS há mais tempo do que outras. Mas é certo que muitas atuam de forma "intuitiva", sem sequer saber que estão realizando OQS. Daí a importância de promover um nivelamento conceitual entre todos os participantes. "O que queremos é estruturar aquilo que, de alguma forma já, acontece naturalmente. Afinal, a OQS representa a sustentabilidade do empreendimento cooperativo", finalizou.


Fonte: Informe OCB

OCB/TO DIVULGA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Diretor Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins - OCB/TO, no uso das atribuições que lhe conferem o estatuto social, convoca as 40 (quarenta) cooperativas registradas, através de seus representantes e/ou delegados, para em Assembléia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 15 (quinze) de abril de 2013 - segunda-feira, em sua sede a Av. JK 110 Norte - Lote 11 - Palmas/TO, em primeira convocação às 13h30 (treze horas e trinta minutos), com a presença da maioria absoluta dos delegados e as 14h30 (quatorze horas e trinta minutos), em segunda e última convocação, com qualquer número de delegados presentes, para deliberarem sobre:


1) Prestação de contas do Conselho Diretor - exercício 2012, acompanhado do parecer do Conselho Fiscal e Auditoria;
2) Eleição e posse do Conselho Diretor (mandato 2013/2017);
3) Eleição e posse do Conselho Fiscal (mandato 2013/2017);
4) Definição do valor da Taxa de Manutenção;
5) Assuntos gerais.

Palmas, 07 de março de 2013


Ricardo Benedito khouri
Diretor Presidente

Janilton Gomes Leite
Coordenador da Comissão Eleitoral


Obs.: Informações detalhadas do processo eleitoral e estatuto social - site:
www.ocbto.coop.br


EDITAL DE CONVOCAçãO PARA ASSEMBLéIA GERAL ORDINáRIA

Divulgado o Resultado da 2° etapa do processo Seletivo(Nível Médio e Nível Superior)

Divulgado o Resultado da 2° etapa do processo Seletivo(Nível Médio e Nível Superior)




Resultado 2ª etapa nivel superior




Resultado 2ª etapa nivel medio

Sicredi União Cerrado inicia as Assembleias 2013

Consolidando a gestão democrática e participativa, os encontros reúnem associados para a prestação de contas de 2012.

Com o tema Quem pensa no futuro da sua cooperativa se encontra aqui, valorizando a participação dos associados nas decisões do negócio, a Cooperativa Sicredi União Cerrado promove, de 6 de fevereiro a 3 de abril, suas assembleias 2013. As assembleias são o ponto alto do modelo de gestão democrática e participativa do Sicredi, que consolida as cooperativas de crédito como uma sociedade de pessoas, em que o voto de todos tem o mesmo valor. Os debates e as deliberações sobre os assuntos da cooperativa, de interesse coletivo, ocorrem nas assembleias de núcleo. Juntos, os associados elegem seu representante, que são chamados de coordenadores de núcleo. Cada coordenador tem voto representativo e é responsável por levar as decisões dos associados do seu núcleo para a Assembleia Geral.

Na Assembleia Geral, os coordenadores de núcleo levam as decisões previamente votadas em assembleias de núcleo. "Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para os associados e para a nossa comunidade", destaca o vice-presidente da União Cerrado, Admivair Borges.



No dia 8 de abril, após a realização das assembleias de núcleos nas cinco Unidades de Atendimento que integram a Sicredi União Cerrado estiverem concluídas, acontece a Assembleia Geral da Cooperativa em sua sede, Dianópolis-TO, momento em que os coordenadores de núcleo levam as decisões previamente votadas em assembleias. "Quanto mais o associado estiver ciente de como funciona sua cooperativa e quanto maior for sua participação, melhores serão os resultados para os associados e para a nossa comunidade", ressalta Admivair Borges.

Sobre o Sicredi

Com 1.185 mil unidades no país, o sistema está presente em 10 estados, com 2,3 milhões de cooperados. Atualmente, a Cooperativa Sicredi União Cerrado conta com mais de 3,9 mil associados e Unidades de Atendimento instaladas nos municípios tocantinenses: Palmas, Araguatins e Dianópolis, Pedro Afonso, e uma Unidade de Atendimento na cidade de Luís Eduardo Magalhães-BA, além da sede da Superintendência Regional do Sicredi em Palmas.


Fonte: Assessoria Comunicação Sicredi

Unimed Palmas realiza Assembleia Geral Ordinária de 2013

Aconteceu na noite do dia 06, a Assembleia Geral Ordinária da Unimed Palmas de 2013 onde foram aprovados o Relatório de Gestão e o Balanço Patrimonial de 2012. Também foram apresentados o parecer da auditoria independente e parecer do Conselho Fiscal e feito o balanço e a destinação dos resultados, a apreciação e a deliberação sobre o Plano de Ação para o exercício de 2013.

O presidente da Unimed Palmas, Antônio Fagundes Júnior, falou do desafio de implementar uma gestão eficiente, moderna e acima de tudo transparente. "Não medimos esforços para avançar ainda mais. Dia a dia trabalhamos em conjunto com nossos colaboradores no sentido de profissionalizar nossas atividades. Planejamento foi uma palavra de ordem neste primeiro ano de gestão. Esperando o apoio dos colegas que nos elegeram, para que juntos, possamos a cada dia, oferecer um serviço de melhor qualidade a todos", disse o presidente.

Na área da gestão administrativa foram apresentadas as seguintes ações:

• Negociação para retorno do atendimento da especialidade de Urologia;
• Negociação para retorno do atendimento da especialidade de Otorrinos;
• Reuniões com especialidades: Ortopedia / Oftalmologia / Cirurgia Vascular;
• Terceirização Plena do Jurídico;
• Faturistas nos Hospitais;
• Implantada Auditoria in-loco para procedimentos alto custo;
• Implantado Procedimento de Auditoria Hospitalar próprio;
• Melhora da Gestão Documental (digitalização e custódia);
• Descredenciamento de Serviços de não cooperados;
• Implantada Sala de Vídeo Conferência;
• Padronização de Tabelas de Faturamento;
• Informativo de Glosas Informatizado;
• Auditoria por Especialidade;
• Integração de Sistemas;
• Controle do Ativo Patrimonial;
• Atualização Equipamentos de Informática;
• Credenciamento de Serviços (Terapia Ocupacional);
• Negociação para retorno do atendimento da especialidade Nefrologia;
• Melhoria no Layout da Cooperativa;
• Substituição de máquinas e equipamentos obsoletos;

QUALIFICAçãO

A Unimed Palmas em parceria com o SESCOOP/TO promoveu cursos de capacitação abertos para a participação de colaboradores, médicos cooperados e ainda para as secretárias de cooperados.

• Curso: "Secretariando com Sucesso"
• Curso Pós-Graduação Latu Sensu: "MBA em Gestão de Cooperativas"
• Programa GESCOOP
• Curso: "Atendimento ao Cliente Ramos Saúde"
• Curso: "Secretariando com Sucesso"

ASSEMBLéIAS 2012

A Unimed Palmas mantendo a transparência de suas ações realizou no ano de 2012 as seguintes Assembleias Gerais:

• Assembleia Geral Ordinária - 29/02/12
• Assembleia Geral Extraordinária - 18/05/12
• Assembleia Geral Extraordinária - 21/11/12

BALANçO SOCIAL 2012

O presidente da Unimed Palmas também apresentou as ações sociais promovidas pela cooperativa em 2012:

*HIPERTENSãO: Foram realizados mais de 200 atendimentos no Shopping Capim Dourado. Durante a ação enfermeiras aferiram a pressão dos visitantes, que puderem visualizar em uma mesa a quantidade de sódio e sal que contém nas cinco principais refeições dos brasileiros.

*DIA DO IDOSO: Apoio a ação em alusão ao Dia Internacional do Idoso, organizada pela Associação Amigos do Bem (AAB), no Parque Cesamar. O evento ofereceu uma série de atividades direcionadas a pessoas acima de 60 anos.

*DIA DO CLIENTE: café da manhã e balões para todos os clientes que visitaram a Central de Atendimento.

*DOAçãO DE SANGUE: Incentivo aos seus colaboradores a doarem sangue para ajudar a salvar vidas.

*PROGRAMA MéDICO CONECTADO - Tornar mais ágil e eficiente a comunicação entre o médico e a Unimed, economizar custos e garantir a sustentabilidade socioambiental. Com a adesão do médico, a comunicação passa a ser toda por email, eliminando assim o uso do papel. Foi sorteado neste evento um notebook doado pela Cooperativa Unicred Centro Brasileira.

*DIA DAS SECRETáRIAS - Realização do já tradicional evento comemorativo com uma Palestra de Integração e Desenvolvimento. Evento realizado em parceria com o Sescoop/To sem nenhum custo financeiro para a Unimed Palmas.

CONQUISTAS

UNIMED PALMAS OBTEM REGISTRO DEFINITIVO - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou, no dia 12 de abril, que foi concedido o registro definitivo de funcionamento para Unimed Palmas.

ENCONTRO DAS UNIMEDS DO TOCANTINS - O VII Encontro Regional das Unimeds do Tocantins, promovido pela Federação das Unimeds de Goiás e Tocantins, tendo como anfitriã a Unimed Palmas. Discutiram "Avanços e perspectivas", "Recursos Próprios" e "Fontes de Financiamento para Recursos Próprios".

REAJUSTE VALOR DA CONSULTA - Aumentou desde 15/06/2012, o valor pago pela consulta eletiva para R$ 60,00 (Sessenta reais).

SEME - SERVIçO DE ESPECIALIDADES MéDICAS - Inaugurado no dia 26 de setembro este serviço, neste primeiro momento, está disponível ao usuário atendimentos na área de Pediatria e Endocrinologia. Os atendimentos no SEME serão de consultas eletivas (não urgentes) e devem ser agendados através do telefone 3214-4844. O horário de funcionamento é das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

CONSELHO FISCAL

Ao final da Assembleia foi eleito o Conselho Fiscal para o exercício de 2013. Sendo agora formado por: Gustavo Frederico Alpino, José Marcelino Viana, Valter Machado de Castro Filho, Fernando Motta, Carlos Arthur, Silvio Alves da Silva.


Fonte: Assesoria de comunicação Unimed Palmas.

DIVULGAÇÃO DE RETIFICAÇÃO NO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO E RECURSO DEFERIDO

SESCOOP/TO DIVULGA RETIFICAçãO NO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO E RECURSO DEFERIDO.



RETIFICAçãO DO EDITAL




RECURSO DEFERIDO

Agrotins e Feiras Agropecuárias enfatizarão cooperativismo para fortalecer setor

A partir de agora, o assunto cooperativismo terá maior enfoque durante a Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária e demais feiras agropecuárias do Estado. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, dia 05, em reunião realizada entre o secretário executivo da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, e a superintendente da OCB/TO, Maria José Andrade Leão , na sede da OCB, em Palmas. A medida de divulgar o setor pretende fortalecê-lo e consequentemente, desenvolver o agronegócio estadual.

Durante a reunião, ficou acertado que a OCB, as cooperativas de crédito (Unicred e Credipar Paraíso) e a Diretoria de Cooperativismo e Associativismo da Seagro se unirão para oferecer uma palestra focada no fortalecimento do setor durante a Agrotins. Além disso, a Organização das Cooperativas montará um estande para buscar uma maior aproximação com os produtores tocantinenses. A Agrotins está marcada para acontecer de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Também será realizado um trabalho de divulgação, sobre as cooperativas tocantinenses, através de folders e banners na Agrotins e nas principais feiras agropecuárias do Estado. Num segundo momento, este trabalho de divulgação acontecerá nos órgãos da administração estadual, em busca da participação dos servidores públicos no sistema de cooperativismo.

"Nós precisamos mostrar para os profissionais dos diferentes ramos, que precisamos fortalecer as cooperativas e só conseguiremos isso através de um trabalho de divulgação", afirmou Ruiter Padua, acrescentando que a população em geral, sobretudo das maiores cidades, como Palmas, tem imagem equivocada sobre o papel das cooperativas de crédito.

Presentes

Também participaram da reunião, representantes das cooperativas de crédito: Alessandro de Sousa Macedo, da Instituição Financeira Cooperativista (Unicred) e Cléa Pinto Carmo de Sá, do Sistema de Crédito Credipar - Paraíso do Tocantins. As cooperativas de crédito tem um papel importante para o fortalecimento da economia, a democratização do crédito e a desconcentração de renda.

Feiras

Tendo em vista a importância para o fortalecimento do agronegócio do Estado, em 2011, o Governo do Tocantins, por meio da Seagro, apoiou 39 feiras agropecuárias. Em 2012, foram 30 eventos com recursos da Secretaria e outros 45 com emendas parlamentares. Em muitos municípios, as feiras agropecuárias também são consideradas os maiores eventos culturais e de lazer.


Fonte: Valmir Araújo - Ascom/Seagro - Revisão: Andressa Figueiredo

Coapa e Sescoop/TO capacitam produtores, colaboradores e estudantes

Dando continuidade a parceria, a Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins e o Sescoop/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo realizaram mais dois cursos de capacitação em Pedro Afonso.

De 05 a 07 de março, 35 colaboradores do armazém da Coapa participaram do Treinamento de Classificação e Armazenagem de Grãos. O curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Patrick Johannes Sckoltenn da empresa Lupa Agrícola, que presta consultoria e treinamentos para várias empresas brasileiras que atuam no segmento de armazenagem de grãos. Com atividades teóricas e práticas foram abordados temas como legislação, regulamento técnico, critérios para classificação e preenchimento de laudos.

Já nos dias 05 e 06 de março foi realizado o curso Inovação Tecnológica do Leite: Manejo na bovinocultura de corte e leite. Participaram 17 pessoas, entre produtores rurais cooperados e colaboradores da Coapa, além de funcionários de fazendas estudantes do curso de Zootecnia do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto.

A intenção foi promover o desenvolvimento da pecuária na região, por meio de transferências de tecnologia, capacitação e orientação aos cooperados e demais participantes, fornecendo subsídios para que os produzam com maior qualidade.

Com a experiência de 50 anos como pesquisador e criador, o médico veterinário e associado da Coapa Enoch Borges de Oliveira abordou temas como manejo na pecuária de corte e de leite com menor custo ao produtor, sistemas de criação, instalações para gado de corte/leite, regime alimentar, formação de pastagem, manejo reprodutivo do gado, eficiência reprodutiva, tipos de acasalamento, descarte de vacas, raças de leite/corte, composição do rebanho, identificação dos animais, reprodução controlada,higiene na ordenha e no ambiente, regime alimentar para bovinos, reservas forrageiras, concentrados, reprodução do rebanho, controle zootécnico e inseminação artificial.

Fonte: Fred Alves


Prazo para a entrega da declaração da RAIS termina dia 08 de março de 2013.

O preenchimento da Rais é obrigatório para todos os estabelecimentos (inclusive as cooperativas) inscritas no CNPJ, com ou sem empregados, inclusive as empresas/cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa.

As Cooperativas, assim como as demais empresas, têm até o dia 08 de março de 2013 para entregar a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2012. As declarações deverão ser fornecidas pela Internet, mediante utilização do programa gerador de arquivos da RAIS, conhecido como GDRAIS2012 nos endereços eletrônicos
http://portal.mte.gov.br/rais/ e www.rais.gov.br.

O estabelecimento, cadastrado no CNPJ, que não teve empregado durante o ano-base deve informar a declaração da Rais Negativa. Podendo ser informada pela da internet, através do link:
http://www.rais.gov.br/rais_negativa/Gerenciador_sqlada.asp?acao=f

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO Nº 01/2013

SESCOOP/TO DIVULGA RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013 - ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO E NíVEL SUPERIOR.



RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR



RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO

Pleitos do cooperativismo são atendidos em Medida Provisória sobre desoneração da folha

Exclusão das cooperativas se deu pela atuação do Sistema OCB em parceria com o Coordenador Tributário da Frencoop

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28/2) a Medida Provisória (MPV) 582/2012, que trata da desoneração da folha de pagamento para diversos setores da economia brasileira, como transporte de passageiros, construção civil e serviços hospitalares. Pelo texto da medida, em troca dos 20% do pagamento da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os setores beneficiados, passam a pagar o equivalente a entre 1% e 2% de sua receita.

Após intenso trabalho do Sistema OCB, em parceria com o Coordenador Tributário da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Osmar Serraglio (PR), o relator da matéria, deputado Marcelo Castro (PI), excluiu da proposta as cooperativas de prestação de serviços, que por possuírem poucos empregados, tem uma folha de pagamento reduzida.

"Tendo em vista as especificidades tributárias do cooperativismo, a mudança proposta pelo governo, apesar de diminuir a alíquota - passando de 20% para cerca de 1% - aumentaria o valor pago pelas cooperativas brasileiras à Previdência. Dessa forma, nossa atuação foi pela exclusão das sociedades cooperativas do artigo da MPV", explica Serraglio.

Além da atuação junto ao relator da matéria, o Sistema OCB apoiou a aprovação, no Plenário da Câmara dos Deputados, de emenda que possibilitará que as empresas que tiveram sua carga tributária aumentada, mesmo com a desoneração de parte da folha de pagamento, possam optar por não aderir à nova metodologia. Para as cooperativas, tal emenda é de suma importância, já que estas usualmente agregam mais de um setor de atividade econômica, havendo assim discrepância na tributação de seus diferentes empreendimentos.

A MPV segue agora para sanção presidencial.


Fonte: Informe OCB

RAMO CRÉDITO: Fundo Garantidor depende de entrega de estatuto para BC

A entrada em funcionamento do Fundo Garantidor de Crédito para as cooperativas depende de as entidades entregarem o estatuto ao Banco Central (BC), afirmou o diretor de Relações Institucionais do BC, Luiz Edson Feltrim. "Agora as cooperativas estão discutindo o estatuto para trazer ao Banco Central", disse. O diretor destacou que a entrega deve ocorrer neste mês ou no próximo. Ele deu as declarações durante o lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013.

Marco regulatório - Feltrim disse que "o mais importante é que existe um marco regulatório", referindo-se à resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em outubro do ano passado que autorizou a criação do fundo. O Fundo Garantidor de Crédito deverá ser constituído na forma de entidade privada sem fins lucrativos e terá como associados as cooperativas singulares de crédito que captam recursos de seus cooperados e os bancos cooperativos.

Fonte: Informe Ocepar - (Agência Brasil)

Sicoob/Credipar encerra primeira etapa de projeto que estuda perfil de futuros cooperados

A primeira fase da pesquisa identificou o perfil e as necessidades dos futuros cooperados do Sicoob.

O Sicoob/Credipar está desenvolvendo projeto de estudo com objetivo de atender de forma orientada seus cooperados. Na última quarta-feira, 21, foi apresentado o resultado da primeira fase do "Projeto de intensificação no atendimento aos Empreendedores Individuais e aos Micros e Pequenos Empresários", desenvolvido em parceria com o Sebrae.

A pesquisa está sendo desenvolvida em três etapas, por meio de questionários, aplicados em 10 cidades do Tocantins. Municípios onde o Sicoob/Credipar possui pontos de atendimentos. A pesquisa atinge aproximadamente 300 das 7 mil pessoas jurídicas inscritas na Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Tocantins.

A primeira fase da pesquisa identificou o perfil e as necessidades dos futuros cooperados do Sicoob/Credipar. Durante o encontro também foi apresentado os resultados de satisfação dos correntistas da instituição.

De acordo com o Diretor Administrativo Financeiro do Sicoob/Credipar, Paulo Henrique da Silva, a cooperativa ao concluir o projeto, previsto para o primeiro semestre de 2013, terá condições de prestar aos seus cooperados um crédito orientado.

Participaram do encontro: do Sicoob/Credipar, o Diretor Presidente, Gilberto Alves Moraes; o Diretor Operacional, Ornesino Garcia de Oliveir o Diretor Administrativo Financeiro, Paulo Henrique da Silva; e as gerentes Lidiane Coelho Alves e Dijelaine Durães Araújo.

Também se fizeram presentes uma equipe da empresa, Eceto Consultoria, responsável pela aplicação dos questionários; a representante do Sebrae/TO, Sirlene Martins; e a psicóloga, Ivaneide R. São José.

O Sicoob/Credipar possui postos de atendimentos nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Pium, Marianópolis, Divinópolis, Miranorte, Dois Irmãos, Cristalândia, Gurupi e Palmas.


Foto: Bruno Araújo/Surgiu Fonte: Deydjane da Luz/Surgiu Postador: Deydjane da Luz (http://surgiu.com.br)

Resultado do Pregão Presencial nº 02/2013

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO divulga o resultado do Pregão Presencial n° 02/2013 e torna público aos interessados que as empresas: MBS Distribuidora Comercial Ltda - ME foi vencedora dos itens 36 e 37; R/C Cartucho Informática e Papelaria Ltda foi vencedora dos itens 09, 11, 13, 15, 17, 22, 23, 25, 27, 30, 33, 38, 39 ,40, 41 e 53; Desafios Papelaria Ltda foi vencedora dos itens 02, 03, 05, 10,12, 14, 18, 19, 24, 29, 31, 32, 43, 44, 45, 46, 48, 51, 52, 57 e 58 e Papelaria Moderna Ltda foi vencedora dos itens 01, 04, 06, 07, 08, 16, 21, 26, 34, 35, 42, 47, 49, 50, 54 e 56. A ata da sessão encontra-se disponível na sede do SESCOOP/TO localizado na Avenida JK, 110 Norte, Lote 11 - Cep: 77006-130 - Palmas/TO.

Selma dos Reis Silva
Pregoeira



Resultado do Pregão