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Prazo para a entrega declaração do DIF 2013, referente ao ano base 2012 termina nesta quinta feira, dia 28 de fevereiro de 2013.
O preenchimento do DIF (DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS) é obrigatório para todas as cooperativas que tenha inscrição ESTADUAL, inclusive as cooperativas inativas.
As cooperativa com inscrição no estado tem até esta quinta-feira, 28, para entregar a declaração do DIF - Documento de Informações Fiscais, pelo site www.dif.sefaz.to.gov.br, onde o contribuinte deve preencher o formulário com as informações solicitadas.
Com a omissão na entrega do DIF o contribuinte está sujeito a multa formal no valor de R$ 1.100 e demais penalidades.
O preenchimento do DIF (DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS) é obrigatório para todas as cooperativas que tenha inscrição ESTADUAL, inclusive as cooperativas inativas.
As cooperativa com inscrição no estado tem até esta quinta-feira, 28, para entregar a declaração do DIF - Documento de Informações Fiscais, pelo site www.dif.sefaz.to.gov.br, onde o contribuinte deve preencher o formulário com as informações solicitadas.
Com a omissão na entrega do DIF o contribuinte está sujeito a multa formal no valor de R$ 1.100 e demais penalidades.
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A fazenda Mangueira, no município de Guaraí, foi a primeira a receber a equipe de técnicos.
Dando continuidade ao levantamento do perfil socioeconômico dos produtores de leite no Tocantins, nesta segunda-feira, dia 25, uma equipe de técnicos da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - visitaram os produtores integrantes da Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite, no município de Guaraí, região Central do Estado. As visitas, em 15 propriedades rurais, se encerram na sexta-feira, 1° de março. O estudo está sendo realizado em parceria com o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A fazenda Mangueira, no município de Guaraí, foi a primeira a receber a equipe de técnicos e possui um rebanho de 350 cabeças de gado leiteiro e corte. Cerca de 60 animais são vacas leiteiras, com uma produção diária de 170 litros. De acordo com o proprietário, Luiz Afonso de Oliveira, a intenção é aumentar essa produção. "A minha expectativa é investir na infraestrutura e melhoria genética para aumentar a qualidade e produção leiteira, pretendo chegar nos 500 litros diários", disse.
Para a zootecnista da Seagro, Maria Emília Rodrigues, a intenção é levantar o máximo possível de informações sobre as principais demandas dos produtores de leite. "Este diagnóstico definirá as reais necessidades destes produtores em seus diversos aspectos relacionados à produção e qualidade do leite e, posteriormente, irá auxiliar nas ações de melhorias para os produtores do Estado", enfatizou.
De acordo com a fiscal agropecuária do Mapa, Elisângela Pinto Figueiredo, que está acompanhando o diagnóstico nas propriedades, o levantamento é muito relevante para os produtores de leite do Tocantins. "Com isso, chegaremos a um quadro da realidade para que possamos investir de acordo com as necessidades de cada propriedade, visando melhorar as condições de trabalho destes produtores", planejou.
Cooperativa
A Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite de Guaraí iniciou suas atividades há 13 anos. Atualmente, possui 102 cooperados e 15 produzem leite. A produção é de três mil litros de leite por dia, perfazendo um total de 90 litros mensais.
Segundo o presidente da cooperativa, Sídônio Terra de Oliveira, no empreendimento, além do leite que é coletado dos produtores, os cooperados produzem, o queijo e a bebida láctea. "O leite é repassado para as escolas municipais e estaduais, o queijo e a bebida são vendidos no comércio local e em Palmas. Mas o nosso sonho é dobrar essa produção, para isso, teremos que melhorar a nossa estrutura física e logística para o escoamento de nossos produtos", almejou.
Fonte: Elmiro de Deus - Surgiu Redação
Dando continuidade ao levantamento do perfil socioeconômico dos produtores de leite no Tocantins, nesta segunda-feira, dia 25, uma equipe de técnicos da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - visitaram os produtores integrantes da Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite, no município de Guaraí, região Central do Estado. As visitas, em 15 propriedades rurais, se encerram na sexta-feira, 1° de março. O estudo está sendo realizado em parceria com o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A fazenda Mangueira, no município de Guaraí, foi a primeira a receber a equipe de técnicos e possui um rebanho de 350 cabeças de gado leiteiro e corte. Cerca de 60 animais são vacas leiteiras, com uma produção diária de 170 litros. De acordo com o proprietário, Luiz Afonso de Oliveira, a intenção é aumentar essa produção. "A minha expectativa é investir na infraestrutura e melhoria genética para aumentar a qualidade e produção leiteira, pretendo chegar nos 500 litros diários", disse.
Para a zootecnista da Seagro, Maria Emília Rodrigues, a intenção é levantar o máximo possível de informações sobre as principais demandas dos produtores de leite. "Este diagnóstico definirá as reais necessidades destes produtores em seus diversos aspectos relacionados à produção e qualidade do leite e, posteriormente, irá auxiliar nas ações de melhorias para os produtores do Estado", enfatizou.
De acordo com a fiscal agropecuária do Mapa, Elisângela Pinto Figueiredo, que está acompanhando o diagnóstico nas propriedades, o levantamento é muito relevante para os produtores de leite do Tocantins. "Com isso, chegaremos a um quadro da realidade para que possamos investir de acordo com as necessidades de cada propriedade, visando melhorar as condições de trabalho destes produtores", planejou.
Cooperativa
A Coopag - Cooperativa de Produtores de Leite de Guaraí iniciou suas atividades há 13 anos. Atualmente, possui 102 cooperados e 15 produzem leite. A produção é de três mil litros de leite por dia, perfazendo um total de 90 litros mensais.
Segundo o presidente da cooperativa, Sídônio Terra de Oliveira, no empreendimento, além do leite que é coletado dos produtores, os cooperados produzem, o queijo e a bebida láctea. "O leite é repassado para as escolas municipais e estaduais, o queijo e a bebida são vendidos no comércio local e em Palmas. Mas o nosso sonho é dobrar essa produção, para isso, teremos que melhorar a nossa estrutura física e logística para o escoamento de nossos produtos", almejou.
Fonte: Elmiro de Deus - Surgiu Redação
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Camara 26 02 2013 Avançar na definição de marcos regulatórios determinantes para o desenvolvimento do movimento cooperativista brasileiro. Este é o objetivo da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013, que está na sétima edição, lançada nesta terça-feira (26/02), em Brasília (DF). O evento reunirá lideranças do setor, integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), representantes do governo federal e de outras instituições parceiras.
Demandas - A publicação será apresentada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, aos deputados federais e senadores da República, ressaltando as principais demandas do setor no Congresso Nacional. Na Agenda, estão relacionados 57 projetos prioritários ao movimento cooperativista, com o posicionamento sobre cada uma das matérias. "Nosso objetivo é manter os parlamentares informados dos temas que são prioridade para as cooperativas brasileiras em 2013, apoiando-os, assim, na defesa do sistema na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. é um trabalho conjunto, coordenado pelo Sistema OCB, com a participação direta dos integrantes da Frencoop", comenta o dirigente.
Ato Cooperativo - Segundo Freitas, entre as proposições, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 271/2005, que regulamentará o ato cooperativo, evitando a ocorrência de bi-tributação para o segmento. A Agenda Legislativa do Cooperativismo será entregue a todos os parlamentares e lideranças do Poder Legislativo, cooperativas e unidades estaduais do Sistema OCB e, ainda, nos ministérios e entidades parceiras da instituição. Também ficará disponível na internet, no Portal Brasil Cooperativo (www.brasilcooperativo.coop.br) e no Blog OCB no Congresso (ocbnocongresso.brasilcooperativo.coop.br). Posteriormente, será lançada a versão digital para tablets.
Homenagem a Niemeyer - A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013 homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia é exaltar a defesa de Niemeyer por uma sociedade mais justa e igualitária - pontos defendidos também pelo movimento cooperativista.
Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) conta com 203 deputados federais e 30 senadores, 233 integrantes no total.
Cooperativismo - O sistema cooperativista brasileiro mobiliza hoje cerca de 33 milhões de pessoas e movimenta US$ 6 bilhões em exportações.
Fonte: (Imprensa OCB) - Informe Paraná Cooperativo
Demandas - A publicação será apresentada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, aos deputados federais e senadores da República, ressaltando as principais demandas do setor no Congresso Nacional. Na Agenda, estão relacionados 57 projetos prioritários ao movimento cooperativista, com o posicionamento sobre cada uma das matérias. "Nosso objetivo é manter os parlamentares informados dos temas que são prioridade para as cooperativas brasileiras em 2013, apoiando-os, assim, na defesa do sistema na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. é um trabalho conjunto, coordenado pelo Sistema OCB, com a participação direta dos integrantes da Frencoop", comenta o dirigente.
Ato Cooperativo - Segundo Freitas, entre as proposições, destaca-se o Projeto de Lei Complementar (PLP) n° 271/2005, que regulamentará o ato cooperativo, evitando a ocorrência de bi-tributação para o segmento. A Agenda Legislativa do Cooperativismo será entregue a todos os parlamentares e lideranças do Poder Legislativo, cooperativas e unidades estaduais do Sistema OCB e, ainda, nos ministérios e entidades parceiras da instituição. Também ficará disponível na internet, no Portal Brasil Cooperativo (www.brasilcooperativo.coop.br) e no Blog OCB no Congresso (ocbnocongresso.brasilcooperativo.coop.br). Posteriormente, será lançada a versão digital para tablets.
Homenagem a Niemeyer - A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013 homenageia o arquiteto Oscar Niemeyer. A ideia é exaltar a defesa de Niemeyer por uma sociedade mais justa e igualitária - pontos defendidos também pelo movimento cooperativista.
Frencoop - A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) conta com 203 deputados federais e 30 senadores, 233 integrantes no total.
Cooperativismo - O sistema cooperativista brasileiro mobiliza hoje cerca de 33 milhões de pessoas e movimenta US$ 6 bilhões em exportações.
Fonte: (Imprensa OCB) - Informe Paraná Cooperativo
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Programa de monitoramento terá como foco a melhoria da gestão e da governança nas cooperativas, ampliando a competitividade no mercado.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.
"O Sescoop busca oferecer às cooperativas ferramentas modernas de gestão e governança, para a condução dos negócios de forma cada vez mais profissionalizada. O PDGC, em especial, atende a dois importantes objetivos elencados no planejamento estratégico da instituição, que visam à adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas e o monitorar constante de desempenhos e resultados, com foco na sustentabilidade", enfatiza o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.
Ainda segundo Luís Tadeu, as cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas e o PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para aumentar seu potencial de competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança. "A participação das cooperativas no programa fará com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho", elencou o superintendente.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o programa se baseia no Modelo de Excelência da Gestão ®, com adaptações à realidade das cooperativas brasileiras. "Após amplos debates promovidos por um comitê técnico - o Comitê de Gestão, composto por representantes das unidades estaduais do Sescoop -, chegamos a um modelo que se encaixa perfeitamente às particularidades da gestão de uma cooperativa. As cooperativas, além dos desafios de equilíbrio social e econômico com seus cooperados, possuem ainda os desafios da competitividade. A aplicação de um conjunto de mecanismos e fatores de desempenho pode minimizar possíveis impactos ou aumentar as relações com as diversas partes interessadas", detalha a gerente de Monitoramento do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
A expectativa é que o PDGC auxilie o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas. "Queremos ajudá-las no diagnóstico de suas dificuldades e contribuir com possíveis soluções. Vamos avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável", resume Susan.
Fonte: OCB/SESCOOP
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lança nesta semana outra importante ferramenta para o Sistema Cooperativista. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela instituição no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. A cerimônia de lançamento acontece nesta quarta-feira (27/2), na sede da instituição, em Brasília (DF), a partir das 9h.
"O Sescoop busca oferecer às cooperativas ferramentas modernas de gestão e governança, para a condução dos negócios de forma cada vez mais profissionalizada. O PDGC, em especial, atende a dois importantes objetivos elencados no planejamento estratégico da instituição, que visam à adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas e o monitorar constante de desempenhos e resultados, com foco na sustentabilidade", enfatiza o superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos.
Ainda segundo Luís Tadeu, as cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas e o PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para aumentar seu potencial de competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança. "A participação das cooperativas no programa fará com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho", elencou o superintendente.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o programa se baseia no Modelo de Excelência da Gestão ®, com adaptações à realidade das cooperativas brasileiras. "Após amplos debates promovidos por um comitê técnico - o Comitê de Gestão, composto por representantes das unidades estaduais do Sescoop -, chegamos a um modelo que se encaixa perfeitamente às particularidades da gestão de uma cooperativa. As cooperativas, além dos desafios de equilíbrio social e econômico com seus cooperados, possuem ainda os desafios da competitividade. A aplicação de um conjunto de mecanismos e fatores de desempenho pode minimizar possíveis impactos ou aumentar as relações com as diversas partes interessadas", detalha a gerente de Monitoramento do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
A expectativa é que o PDGC auxilie o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas. "Queremos ajudá-las no diagnóstico de suas dificuldades e contribuir com possíveis soluções. Vamos avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável", resume Susan.
Fonte: OCB/SESCOOP
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O administrador José Rander Lopes assumiu na segunda-feira, 25 de fevereiro, o cargo de superintendente da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, sediada em Pedro Afonso.
Ao assumir a função destacou a importância do trabalho em equipe lembrando que todos os colaboradores devem ter como meta principal atender bem os cooperados. "Prezo o respeito pelas pessoas e o foco no alcance de resultados", disse Rander.
Durante a apresentação o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou a capacidade de Rander e sua disposição para contribuir com o processo de mudança que a cooperativa atravessa. "Estamos recebendo um profissional capacitado e comprometido com nosso projeto de profissionalização. A presença do José Rander vai melhorar o trabalho de todos", analisou Khouri.
Falando em nome dos colaboradores a gerente da Unidade Administrativa/Financeira, Maria Silvana Ramos, afirmou que o superintendente encontrará um ambiente amigável onde todos tem consciência de seu papel no cumprimento das metas estabelecidas pela organização cooperativista.
No primeiro dia de trabalho, além de ter conversado com conselheiros, gerentes e colaboradores, José Rander participou da reunião do Grupo de Trabalho Consorciado formado por representantes da sociedade civil organizada que buscam o desenvolvimento regional sustentável de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. Ainda nessa semana, o superintendente realizará várias reuniões com gerentes a fim de conhecer as ações e projetos desenvolvidos.
Perfil
José Rander Lopes, 54 anos, é natural de Patos de Minas (MG). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal possui Pós-Graduação em Administração Financeira e Mestrado em Administração e MBA pela Fundação Dom Cabral/PUC Minas. Além disso, tem especialização em Informática e no Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial no FEA/USP.
Já atuou no Sebrae Minas Gerais, Sesc Minas Gerais, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial e na Prefeitura de Patos de Minas (MG), como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Agroindústria. Também trabalhou como executivo em empresas privadas em vários estados brasileiros onde executou projetos nas áreas de administração, recursos humanos, produção industrial, tecnologia da informação, produção e comercialização nos setores de adubos e fertilizantes, logística, destilaria, produção de leite e gado de corte.
Possui experiência em missões de trabalho ao exterior como a Missão Técnica Espanha e Itália - Modelos de Associativismo e Cooperativismo das Regiões de Mondragom e Emilia Romana, e a Missão Empresarial Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suécia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coapa
Ao assumir a função destacou a importância do trabalho em equipe lembrando que todos os colaboradores devem ter como meta principal atender bem os cooperados. "Prezo o respeito pelas pessoas e o foco no alcance de resultados", disse Rander.
Durante a apresentação o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, destacou a capacidade de Rander e sua disposição para contribuir com o processo de mudança que a cooperativa atravessa. "Estamos recebendo um profissional capacitado e comprometido com nosso projeto de profissionalização. A presença do José Rander vai melhorar o trabalho de todos", analisou Khouri.
Falando em nome dos colaboradores a gerente da Unidade Administrativa/Financeira, Maria Silvana Ramos, afirmou que o superintendente encontrará um ambiente amigável onde todos tem consciência de seu papel no cumprimento das metas estabelecidas pela organização cooperativista.
No primeiro dia de trabalho, além de ter conversado com conselheiros, gerentes e colaboradores, José Rander participou da reunião do Grupo de Trabalho Consorciado formado por representantes da sociedade civil organizada que buscam o desenvolvimento regional sustentável de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama. Ainda nessa semana, o superintendente realizará várias reuniões com gerentes a fim de conhecer as ações e projetos desenvolvidos.
Perfil
José Rander Lopes, 54 anos, é natural de Patos de Minas (MG). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Distrito Federal possui Pós-Graduação em Administração Financeira e Mestrado em Administração e MBA pela Fundação Dom Cabral/PUC Minas. Além disso, tem especialização em Informática e no Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial no FEA/USP.
Já atuou no Sebrae Minas Gerais, Sesc Minas Gerais, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial e na Prefeitura de Patos de Minas (MG), como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Agroindústria. Também trabalhou como executivo em empresas privadas em vários estados brasileiros onde executou projetos nas áreas de administração, recursos humanos, produção industrial, tecnologia da informação, produção e comercialização nos setores de adubos e fertilizantes, logística, destilaria, produção de leite e gado de corte.
Possui experiência em missões de trabalho ao exterior como a Missão Técnica Espanha e Itália - Modelos de Associativismo e Cooperativismo das Regiões de Mondragom e Emilia Romana, e a Missão Empresarial Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Suécia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coapa
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins - SESCOOP/TO dá publicidade à abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO 01/2013 destinado a selecionar candidato para os cargos de nível superior (Analista de Capacitação/Monitoramento) e nível médio (Auxiliar Administrativo). O processo será conduzido pela Comissão de Seleção de Pessoas do SESCOOP/TO (Portaria 01/2013), de acordo com a Res. Sescoop 300/2008.
As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 20 de fevereiro às 23h59 do dia 03 de março de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, paraEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Não serão aceitos outras formas de inscrição.

Resultado Final Nivel Superior e Nivel Médio
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Resultado 2ª etapa nivel superior
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Resultado 2ª etapa nivel medio
GABARITO NíVEL SUPERIOR - 2ª Etapa - Avaliação de Conhecimentos
GABARITO NíVEL MéDIO - 2ª Etapa - Avaliação de Conhecimentos

RETIFICAçãO DO EDITAL

RECURSO DEFERIDO

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR
RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO

COMUNICADO N° 1 - ENCERRAMENTO DE INSCRIçõES PARA A VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO - NíVEL MéDIO
PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

RETIFICAçãO DO EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 01/2013

Formulário de Inscrição
As inscrições deverão ser efetivadas no período das 8h do dia 20 de fevereiro às 23h59 do dia 03 de março de 2013, SOMENTE por meio eletrônico com o preenchimento do formulário padrão de inscrição disponível no site www.ocbto.coop.br, salvar o arquivo com seu nome completo, preferencialmente em formato pdf ou imagem e encaminhá-lo como anexo, via e-mail, para

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RECURSO DEFERIDO

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL SUPERIOR

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO N° 01/2013
- ANáLISE CURRICULAR - NíVEL MéDIO

COMUNICADO N° 1 - ENCERRAMENTO DE INSCRIçõES PARA A VAGA DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO - NíVEL MéDIO
PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

RETIFICAçãO DO EDITAL PROCESSO SELETIVO N° 01/2013

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 01/2013

Formulário de Inscrição
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O SESCOOP/TO torna público a retificação ao edital referente ao pregão presencial 002/2013 conforme abaixo:
Página n.° 8 no item 6.3.5.4.2 onde lia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.19.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.
Leia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.5.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013
Página n.° 8 no item 6.3.5.4.2 onde lia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.19.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.
Leia-se:
6.3.5.4.2. Não ocorrendo a contratação da ME ou EPP, na forma do subitem 6.3.5.4.1., serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na Condição prevista no subitem 6.3.5.3, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013
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Integrantes conhecerão em detalhes os programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa.
Instituída no final do ano passado, a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário realiza a primeira reunião de 2013, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. O presidente do Sistema OCB, eleito coordenador do grupo, preside o encontro, acompanhado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.
Na pauta, a apresentação do Calendário de Promoção Internacional 2013, pelos representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI); dos programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), entre outros assuntos. "A câmara é um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo", salientou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
O cooperativismo é dos setores que mais gera emprego no País, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Pela sua representatividade, no final do ano passado o Mapa instituiu esta Câmara Temática - espaço onde serão discutidas e tratadas as políticas públicas para alavancar ainda mais o cooperativismo e o associativismo no Brasil.
O encontro reunirá representantes do setor produtivo, instituições, sindicatos, associações e governo no auditório do CNPA, do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, são 21 os integrantes da Câmara. O coordenador do Denacoop, Kleber Santos, é o Secretário da Câmara Temática.
(Fonte: Mapa) - Informe OCB
Instituída no final do ano passado, a Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário realiza a primeira reunião de 2013, nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. O presidente do Sistema OCB, eleito coordenador do grupo, preside o encontro, acompanhado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile.
Na pauta, a apresentação do Calendário de Promoção Internacional 2013, pelos representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI); dos programas prioritários do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural do Mapa (Denacoop), entre outros assuntos. "A câmara é um importante espaço para discussão e unificação de decisões a serem executadas pelo Governo", salientou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
O cooperativismo é dos setores que mais gera emprego no País, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Pela sua representatividade, no final do ano passado o Mapa instituiu esta Câmara Temática - espaço onde serão discutidas e tratadas as políticas públicas para alavancar ainda mais o cooperativismo e o associativismo no Brasil.
O encontro reunirá representantes do setor produtivo, instituições, sindicatos, associações e governo no auditório do CNPA, do edifício-sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, são 21 os integrantes da Câmara. O coordenador do Denacoop, Kleber Santos, é o Secretário da Câmara Temática.
(Fonte: Mapa) - Informe OCB
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Mesmo com as chuvas que têm caído nos últimos dias na região de Pedro Afonso, produtores ligados à Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins seguem colhendo a produção de soja da Safra 2012/2013. Até o início da tarde da quarta-feira, 13 de fevereiro, o armazém da cooperativa em Pedro Afonso já havia recebido 1.186 toneladas transportadas em 53 caminhões, uma média de quatro cargas por dia. Já foram expedidas 276 toneladas da oleaginosa para o mercado externo.
A colheita da chamada soja precoce iniciou no último dia 31 de janeiro, quando o produtor Luciano Calegaro Nusso entregou a primeira carga.
Dezesseis profissionais da Unidade Operacional trabalham no armazém. Em 2013 a meta é receber 66 mil toneladas de soja, quantidade que deve ser facilmente superada a exemplo do ano passado; 5 mil toneladas de sorgo e 6 mil de milho. Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
As ações são desenvolvidas de forma integrada pelas Unidades Agroveterinária, Operacional e Comercial da Coapa.
Nesta safra 50 associados da Coapa plantaram uma área de 20.984 hectares. Foram semeadas 13 variedades da oleaginosa, sendo 20% do tipo precoce, 35% do ciclo médio e 45% do ciclo longo. Apesar de um pequeno "veranico" no mês de dezembro, a meta é manter a média de produção da última safra - 55 sacas de soja de 60 kg por hectare.
Comercialização da safra
Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Neves, já foram comercializados 70% dos grãos junto às tradings responsáveis pela exportação do produto para entrega em 30 de abril, ao preço de R$ 54,00 a saca de 60 kg. Disse ainda, que o pico da expedição dos grãos está previsto para a segunda quinzena de março e dependerá da disponibilidade de vagões nos terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa.
Fonte: ASCOM COAPA
A colheita da chamada soja precoce iniciou no último dia 31 de janeiro, quando o produtor Luciano Calegaro Nusso entregou a primeira carga.
Dezesseis profissionais da Unidade Operacional trabalham no armazém. Em 2013 a meta é receber 66 mil toneladas de soja, quantidade que deve ser facilmente superada a exemplo do ano passado; 5 mil toneladas de sorgo e 6 mil de milho. Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
As ações são desenvolvidas de forma integrada pelas Unidades Agroveterinária, Operacional e Comercial da Coapa.
Nesta safra 50 associados da Coapa plantaram uma área de 20.984 hectares. Foram semeadas 13 variedades da oleaginosa, sendo 20% do tipo precoce, 35% do ciclo médio e 45% do ciclo longo. Apesar de um pequeno "veranico" no mês de dezembro, a meta é manter a média de produção da última safra - 55 sacas de soja de 60 kg por hectare.
Comercialização da safra
Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Neves, já foram comercializados 70% dos grãos junto às tradings responsáveis pela exportação do produto para entrega em 30 de abril, ao preço de R$ 54,00 a saca de 60 kg. Disse ainda, que o pico da expedição dos grãos está previsto para a segunda quinzena de março e dependerá da disponibilidade de vagões nos terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa.
Fonte: ASCOM COAPA
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O objetivo da reunião foi a apresentação da nova linha de crédito do Sicoob Credipar.
O conselho administrativo do Sicoob Credipar, Gilberto Alves Moraes/Presidente, Ornersino Garcia/1° Vice-Presidente, Paulo Henrique Silva/ 2°Vice-Presidente e Carlos Henrique/Coordenador de Agência, estiveram em reunião na última quinta-feira, 07, na Coopernorte - Cooperativa Agropecuária Tocantinense (CAT).
O evento contou com a presença do presidente Gilmar Afonso de Barros, do diretor operacional José Ribeiro, do diretor financeiro Washington Luiz e do secretário da agricultura e pecuária de Barrolândia James Lages, produtores rurais da região e demais convidados.
O objetivo da reunião foi a apresentação da nova linha de crédito do Sicoob/Credipar para o produtor rural, especificamente para o produtor de leite.
O Sicoob/Leite, uma linha de crédito voltada para o financiamento dos insumos para produção leiteira: vacas, ordenha mecânica, tanque de expansão, infra estrutura, irrigação para o "Programa Balde Cheio", enfim, tudo aquilo necessário ao incremento da produção leiteira em toda a Região de atuação do Sicoob/Credipar.
Foto: Vinícius Maciel Fonte: Diego Bucar Postador: Ascom SC (http://surgiu.com.br/noticia/70582/sicoobcredipar-reune-com-diretores-da-coopernorte-para-informar-nova-linha-de-credito.html)
O conselho administrativo do Sicoob Credipar, Gilberto Alves Moraes/Presidente, Ornersino Garcia/1° Vice-Presidente, Paulo Henrique Silva/ 2°Vice-Presidente e Carlos Henrique/Coordenador de Agência, estiveram em reunião na última quinta-feira, 07, na Coopernorte - Cooperativa Agropecuária Tocantinense (CAT).
O evento contou com a presença do presidente Gilmar Afonso de Barros, do diretor operacional José Ribeiro, do diretor financeiro Washington Luiz e do secretário da agricultura e pecuária de Barrolândia James Lages, produtores rurais da região e demais convidados.
O objetivo da reunião foi a apresentação da nova linha de crédito do Sicoob/Credipar para o produtor rural, especificamente para o produtor de leite.
O Sicoob/Leite, uma linha de crédito voltada para o financiamento dos insumos para produção leiteira: vacas, ordenha mecânica, tanque de expansão, infra estrutura, irrigação para o "Programa Balde Cheio", enfim, tudo aquilo necessário ao incremento da produção leiteira em toda a Região de atuação do Sicoob/Credipar.
Foto: Vinícius Maciel Fonte: Diego Bucar Postador: Ascom SC (http://surgiu.com.br/noticia/70582/sicoobcredipar-reune-com-diretores-da-coopernorte-para-informar-nova-linha-de-credito.html)
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SESCOOP/TO - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins, com sede à Avenida JK, Quadra 110 norte, lote 11, CEP: 77.006-130, Palmas/TO - Fone/Fax: (63) 3215-3291, por intermédio da Pregoeira SELMA DOS REIS SILVA e CPL - Comissão Permanente de Licitação nomeados pela Portaria N° 03/2012, torna público que realizará LICITAçãO NA MODALIDADE PREGãO PRESENCIAL DO TIPO MENOR PREçO POR ITEM, sob regime de empreitada por preço unitário, a qual será processada e julgada conforme dispõe o presente Edital.

EDITAL PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

EDITAL PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013

RETIFICAçãO AO EDITAL DO PREGãO PRESENCIAL N° 002/2013
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Comunicado de Feriado de Carnaval
O Sistema OCB/SESCOOP-TO informa que em virtude do feriado de Carnaval não haverá expediente nos dias 11 e 12. Na quarta-feira dia 13 estaremos em treinamento interno.
As atividades de atendimento ao público externo serão retomadas na próxima quinta-feira dia 14 às 08 horas.

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Em audiência com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, parlamentar defendeu como prioritária a aprovação do Ato Cooperativo.
Em reunião na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6/2) pela manhã, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido pelo recém-eleito 1° vice-presidente da Casa, o deputado André Vargas (PR). Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do País e enfatizou que a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, que dá o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, será uma das prioridades do seu mandato.
Vargas atuou durante o ano de 2012 como relator do projeto. Chegou a apresentar sua proposta, acatando os pleitos do Sistema OCB em novembro. Devido ao recesso, a votação não foi possível. Agora, à frente da vice-presidência da Câmara, o deputado não poderá atuar em nenhuma das Comissões da Casa.
No entanto, fez questão de frisar que está à disposição do Sistema Cooperativista para trabalhar pelo atendimento às demandas do setor. Disse ainda que levará em consideração as indicações sugeridas pela OCB de nomes que possam atuar como novo relator do projeto. "O movimento cooperativista tem importância ímpar para o desenvolvimento econômico do país e deve, portanto, estar muito bem representado no Congresso Nacional", enfatizou o parlamentar.
Fonte: Informe OCB
Em reunião na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6/2) pela manhã, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi recebido pelo recém-eleito 1° vice-presidente da Casa, o deputado André Vargas (PR). Na oportunidade, o parlamentar ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do País e enfatizou que a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 271/2005, que dá o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, será uma das prioridades do seu mandato.
Vargas atuou durante o ano de 2012 como relator do projeto. Chegou a apresentar sua proposta, acatando os pleitos do Sistema OCB em novembro. Devido ao recesso, a votação não foi possível. Agora, à frente da vice-presidência da Câmara, o deputado não poderá atuar em nenhuma das Comissões da Casa.
No entanto, fez questão de frisar que está à disposição do Sistema Cooperativista para trabalhar pelo atendimento às demandas do setor. Disse ainda que levará em consideração as indicações sugeridas pela OCB de nomes que possam atuar como novo relator do projeto. "O movimento cooperativista tem importância ímpar para o desenvolvimento econômico do país e deve, portanto, estar muito bem representado no Congresso Nacional", enfatizou o parlamentar.
Fonte: Informe OCB
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Durante a primeira reunião do ano, realizada na noite de segunda-feira, 04 de fevereiro, na sede da Coapa, em Pedro Afonso, as integrantes do Núcleo Feminino da cooperativa definiram atividades a serem realizadas em 2013 e o cronograma de reuniões.
Participaram 12 integrantes, além da gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, que reafirmou o compromisso da entidade em cooperar com as iniciativas do grupo.
A primeira atividade será o curso Fabricação de Bombons e Ovos de Chocolate, no dias 07 e 08 de março, no Clube de Mães de Pedro Afonso. Além disso, ficou definido a realização dos cursos Etiqueta, Maquiagem e Cooperativismo, e a comemoração do Dias das Mães e do Dia dos Pais. As datas ainda serão agendadas.
Ao final da reunião a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Elijanse Alves Gomes, destacou a realização de vários eventos em 2012, agradecendo o empenho de todas as integrantes do grupo. Foram realizados quatro cursos (Cultivo de Horta Hidropônica, Compostagem, Cultivo de Hortas e Jogos Cooperativistas). Elas também participaram do IV Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, em Lagoa da Confusão; e da Flit, Festjosa e da Feira Folclórica em Pedro Afonso; realizaram um bazar e comemoraram o Dia das Mães.
Atuante
O Núcleo Feminino da Coapa é um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Atualmente conta com 18 membros. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa, além de um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também voltado para a formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da Família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Cronograma de reuniões:
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Por: Ascom Coapa
Participaram 12 integrantes, além da gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, que reafirmou o compromisso da entidade em cooperar com as iniciativas do grupo.
A primeira atividade será o curso Fabricação de Bombons e Ovos de Chocolate, no dias 07 e 08 de março, no Clube de Mães de Pedro Afonso. Além disso, ficou definido a realização dos cursos Etiqueta, Maquiagem e Cooperativismo, e a comemoração do Dias das Mães e do Dia dos Pais. As datas ainda serão agendadas.
Ao final da reunião a coordenadora do Núcleo Feminino da Coapa, Elijanse Alves Gomes, destacou a realização de vários eventos em 2012, agradecendo o empenho de todas as integrantes do grupo. Foram realizados quatro cursos (Cultivo de Horta Hidropônica, Compostagem, Cultivo de Hortas e Jogos Cooperativistas). Elas também participaram do IV Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, em Lagoa da Confusão; e da Flit, Festjosa e da Feira Folclórica em Pedro Afonso; realizaram um bazar e comemoraram o Dia das Mães.
Atuante
O Núcleo Feminino da Coapa é um órgão formado por cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Atualmente conta com 18 membros. Trata-se de um órgão consultivo e auxiliar da cooperativa, além de um espaço destinado a mulheres para expressarem suas opiniões e pensamentos. é também voltado para a formação técnica, humana, empreendedora e cooperativista.
O objetivo é contribuir com a sociedade e no desenvolvimento do cooperativismo, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres integrantes da Família Coapa em prol da comunidade onde está inserida.
Cronograma de reuniões:
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Por: Ascom Coapa
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Os 246 associados da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins contam com mais uma ferramenta de comunicação cooperativista: o Manual do Cooperado.
O material impresso com 56 páginas condensa num mesmo instrumento de consulta, as principais informações e orientações da doutrina cooperativista, além do Estatuto Social da Coapa. Também é possível encontrar informações sobre a história da cooperativa, princípios do cooperativismo e direitos e deveres de cada membro.
Sob orientação de técnicos do Sistema OCB/Sescoop-TO, o manual foi produzido por representantes de cinco cooperativas beneficiadas pelo projeto OQS- Organização do Quadro Social - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins. São elas: Coapa, Coed, Unimed Palmas, Sicoob Credipar e Coopernorte.
"Creio que o manual deve ser uma ‘bíblia’ para todo cooperado, para que ele possa conhecer mais sua cooperativa e dar sugestões para a Coapa melhorar seu desempenho a cada dia", explicou a gerente geral da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Para a gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, o Manual do Cooperado é mais uma ferramenta de aproximação do cooperado com sua cooperativa.
Evanis Lopes, um dos fundadores da Coapa, considera importante a publicação. "O manual é útil tanto para o novo cooperados que pode conhecer a cooperativa, o estatuto, direitos e deveres, entre outras informações importantes, bem como para o associado mais antigo que pode estar se reciclando", avaliou Lopes.
Foram impressas 400 cópias do Manual do Cooperado, disponíveis gratuitamente a todos os cooperados na recepção da Coapa. O documento também esta sendo distribuído para instituições financeiras para que as mesmas tenham dados necessários para cadastro da cooperativa.
Por: Ascom Coapa
O material impresso com 56 páginas condensa num mesmo instrumento de consulta, as principais informações e orientações da doutrina cooperativista, além do Estatuto Social da Coapa. Também é possível encontrar informações sobre a história da cooperativa, princípios do cooperativismo e direitos e deveres de cada membro.
Sob orientação de técnicos do Sistema OCB/Sescoop-TO, o manual foi produzido por representantes de cinco cooperativas beneficiadas pelo projeto OQS- Organização do Quadro Social - Elemento de Sustentação das Cooperativas do Tocantins. São elas: Coapa, Coed, Unimed Palmas, Sicoob Credipar e Coopernorte.
"Creio que o manual deve ser uma ‘bíblia’ para todo cooperado, para que ele possa conhecer mais sua cooperativa e dar sugestões para a Coapa melhorar seu desempenho a cada dia", explicou a gerente geral da Coapa, Maria Silvana Ramos.
Para a gerente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Fabrícia Cyrillo, o Manual do Cooperado é mais uma ferramenta de aproximação do cooperado com sua cooperativa.
Evanis Lopes, um dos fundadores da Coapa, considera importante a publicação. "O manual é útil tanto para o novo cooperados que pode conhecer a cooperativa, o estatuto, direitos e deveres, entre outras informações importantes, bem como para o associado mais antigo que pode estar se reciclando", avaliou Lopes.
Foram impressas 400 cópias do Manual do Cooperado, disponíveis gratuitamente a todos os cooperados na recepção da Coapa. O documento também esta sendo distribuído para instituições financeiras para que as mesmas tenham dados necessários para cadastro da cooperativa.
Por: Ascom Coapa
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O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Caixa Econômica Federal (CEF) passarão a exigir, a partir do próximo dia 1° de fevereiro, o novo modelo de Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT). O documento é obrigatório para todos empregados e empregadores do país. A importante novidade trazida pelo novo modelo é a criação de dois novos formulários: os termos de Quitação e de Homologação. O prazo inicial para adequação das instituições era 31 de outubro de 2012. Com a prorrogação, a partir desta sexta-feira (1°/2) não haverá como escapar da nova regra. A gerente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Júnia Dal Secchi, alerta para a importância de todas as entidades pertencentes ao Sistema OCB adequarem-se rapidamente às mudanças, para evitar possíveis transtornos. "Desde o ano passado, estamos frisando com as cooperativas sobre a necessidade de utilização do novo modelo, cujos formulários - incluindo os novos termos de Quitação e Homologação - estão disponíveis na página do MTE na internet. A Caixa Econômica Federal informou que só recepcionará pedidos de liberação do FGTS e Seguro desemprego se preenchidos no novo TRCT. E, não optando logo pelo novo termo, o empregador encontrará dificuldades porque terá que refazer a rescisão adequando-a ao novo documento", explicou.
Novo modelo - As mudanças trazidas pela Portaria 1.057/2012, que determina a utilização do novo modelo, deixaram o TRCT mais objetivo, mais claro, e por isso dará mais segurança, tanto ao trabalhador quanto ao empregador. "Isso porque o novo modelo ganhou mais espaço e campos que possibilitam a diferenciação de informações sobre período aquisitivo de férias, 13° salário vencido, hora extra (normal/ noturna), entre outras alterações", cita o Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Messias Melo.
Homologação - Os dois novos formulários que acompanham o TCRT (Termo de Quitação e Termo de Homologação) terão a seguinte utilização: o primeiro (quitação) deverá ser apresentado junto com o TRCT nas rescisões de contratos de trabalho com menos de um ano de serviço. Já o segundo (homologação), deverá ser usado nas rescisões contratuais nas quais o empregado tenha mais de um ano de serviço. Neste último caso, é obrigatória a assistência e homologação pelo sindicato profissional representativo da categoria ou pelo MTE. Ambos os formulários, assim como o novo modelo do TCRT estão disponíveis na página do Ministério do Trabalho e Emprego na internet: www.mte.gov.br.
Fonte: Informe Paraná Cooperativo (Informativo OCB/Assessoria do MTE)
Novo modelo - As mudanças trazidas pela Portaria 1.057/2012, que determina a utilização do novo modelo, deixaram o TRCT mais objetivo, mais claro, e por isso dará mais segurança, tanto ao trabalhador quanto ao empregador. "Isso porque o novo modelo ganhou mais espaço e campos que possibilitam a diferenciação de informações sobre período aquisitivo de férias, 13° salário vencido, hora extra (normal/ noturna), entre outras alterações", cita o Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Messias Melo.
Homologação - Os dois novos formulários que acompanham o TCRT (Termo de Quitação e Termo de Homologação) terão a seguinte utilização: o primeiro (quitação) deverá ser apresentado junto com o TRCT nas rescisões de contratos de trabalho com menos de um ano de serviço. Já o segundo (homologação), deverá ser usado nas rescisões contratuais nas quais o empregado tenha mais de um ano de serviço. Neste último caso, é obrigatória a assistência e homologação pelo sindicato profissional representativo da categoria ou pelo MTE. Ambos os formulários, assim como o novo modelo do TCRT estão disponíveis na página do Ministério do Trabalho e Emprego na internet: www.mte.gov.br.
Fonte: Informe Paraná Cooperativo (Informativo OCB/Assessoria do MTE)
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Para marcar o início da colheita da Safra de Soja 2012/2013, a Coapa realizou Culto Ecumênico na noite desta quarta-feira, 30 de janeiro, no seu auditório em Pedro Afonso.
A celebração reuniu cerca de 50 pessoas entre cooperados, colaboradores, familiares e parceiros comerciais.
As orações e bênçãos foram proferidas pelo padre João Neto e o pastor Jairo, da Igreja Presbiteriana do Brasil.
O evento religioso em celebração ao início da colheita tornou-se uma verdadeira tradição da cooperativa, que vê a importância do agradecimento na presença de todos aqueles que participam do processo produtivo.
Entre os pedidos realizados, alguns foram voltados à saúde dos trabalhadores das lavouras. Destacando citações bíblicas, o padre e o pastor enfatizaram a importância da fé e da perseverança.
Ao final do culto ecumênico, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, agradeceu a presença dos religiosos e demais pessoas, afirmando que as mensagens deixadas contribuem para os participantes refletirem sobre suas vidas. Lembrou ainda, o papel do setor produtivo para o desenvolvimento econômico e social de Pedro Afonso e região.
Fonte: Fred Alves
A celebração reuniu cerca de 50 pessoas entre cooperados, colaboradores, familiares e parceiros comerciais.
As orações e bênçãos foram proferidas pelo padre João Neto e o pastor Jairo, da Igreja Presbiteriana do Brasil.
O evento religioso em celebração ao início da colheita tornou-se uma verdadeira tradição da cooperativa, que vê a importância do agradecimento na presença de todos aqueles que participam do processo produtivo.
Entre os pedidos realizados, alguns foram voltados à saúde dos trabalhadores das lavouras. Destacando citações bíblicas, o padre e o pastor enfatizaram a importância da fé e da perseverança.
Ao final do culto ecumênico, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, agradeceu a presença dos religiosos e demais pessoas, afirmando que as mensagens deixadas contribuem para os participantes refletirem sobre suas vidas. Lembrou ainda, o papel do setor produtivo para o desenvolvimento econômico e social de Pedro Afonso e região.
Fonte: Fred Alves
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Conselho consultivo define e apresenta ao Mapa as prioridades para o setor em 2013
Representantes do cooperativismo agropecuário brasileiro estão reunidos nesta terça-feira (29/1), na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), para, entre outros assuntos, elencar as prioridades do setor em 2013. A ideia, segundo o diretor responsável pelo ramo, João Paulo Koslovski, é apresentar as demandas ao Ministério da Agricultura e tornar a atuação junto ao órgão do Executivo mais intensa. "Vamos fazer as coisas acontecerem. Não podemos esperar que o Sistema OCB, sozinho, resolva todos os problemas. O objetivo deste grupo reunido hoje aqui é englobar as principais demandas, subsidiando a diretoria tecnicamente para que, de fato, sejam adotadas as providências necessárias", declarou Koslovski na abertura da reunião.
A sistematização dos ramos sob a nova proposta de governança do Sistema OCB prevê a participação de um diretor em cada um dos grupos. O modelo é, na opinião de Koslovski, fundamental para dar mais força e celeridade ao andamento dos pleitos. "O ramo é um instrumento consultivo da Diretoria para posterior defesa dos interesses. Como em todos eles haverá um de nós acompanhando as discussões, esperamos levar as demandas à frente com mais agilidade", disse o dirigente.
Esta é a segunda reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário, sob o novo modelo de governança adotado. A primeira ocorreu ainda em novembro do ano passado, oportunidade na qual foram empossados os membros do conselho. Na pauta de hoje estão previstos os seguintes temas: escolha do coordenador do ramo; aprovação do regimento interno do órgão e encaminhamentos de diversos pleitos que já se encontram em tramitação na capital federal. Está prevista, ainda, par ao início da tarde, uma audiência com o novo Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que, a pedido do diretor Koslovski, receberá do grupo um documento contendo as demandas prioritárias do ramo. A universalização do seguro rural no Brasil deverá ser um dos temas abordados durante o encontro com o secretário.
Entre cooperados, dirigentes, representantes regionais e analistas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 24 participantes reunidos.
Fonte: Informe OCB
Representantes do cooperativismo agropecuário brasileiro estão reunidos nesta terça-feira (29/1), na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), para, entre outros assuntos, elencar as prioridades do setor em 2013. A ideia, segundo o diretor responsável pelo ramo, João Paulo Koslovski, é apresentar as demandas ao Ministério da Agricultura e tornar a atuação junto ao órgão do Executivo mais intensa. "Vamos fazer as coisas acontecerem. Não podemos esperar que o Sistema OCB, sozinho, resolva todos os problemas. O objetivo deste grupo reunido hoje aqui é englobar as principais demandas, subsidiando a diretoria tecnicamente para que, de fato, sejam adotadas as providências necessárias", declarou Koslovski na abertura da reunião.
A sistematização dos ramos sob a nova proposta de governança do Sistema OCB prevê a participação de um diretor em cada um dos grupos. O modelo é, na opinião de Koslovski, fundamental para dar mais força e celeridade ao andamento dos pleitos. "O ramo é um instrumento consultivo da Diretoria para posterior defesa dos interesses. Como em todos eles haverá um de nós acompanhando as discussões, esperamos levar as demandas à frente com mais agilidade", disse o dirigente.
Esta é a segunda reunião do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário, sob o novo modelo de governança adotado. A primeira ocorreu ainda em novembro do ano passado, oportunidade na qual foram empossados os membros do conselho. Na pauta de hoje estão previstos os seguintes temas: escolha do coordenador do ramo; aprovação do regimento interno do órgão e encaminhamentos de diversos pleitos que já se encontram em tramitação na capital federal. Está prevista, ainda, par ao início da tarde, uma audiência com o novo Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que, a pedido do diretor Koslovski, receberá do grupo um documento contendo as demandas prioritárias do ramo. A universalização do seguro rural no Brasil deverá ser um dos temas abordados durante o encontro com o secretário.
Entre cooperados, dirigentes, representantes regionais e analistas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), são 24 participantes reunidos.
Fonte: Informe OCB
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Os avanços em tecnologia do Sicoob resultaram no reconhecimento da instituição em mais um case mundial de sucesso. Na última quinta-feira (24/1), representantes da produtora de vídeos da IBM estiveram no Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília, para realizar as filmagens com dirigentes de TI sobre o case de virtualização do parque tecnológico da instituição com a plataforma System Z, disponibilizada pela IBM e que possibilita o processamento e armazenamento em grande escala.
Para o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio, a importância da instituição se destacar em mais um case de relevância mundial fortalece a marca Sicoob e o cooperativismo brasileiro. "é muito importante este tipo de iniciativa, uma vez que demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pela área de tecnologia para elevar o Sicoob a um patamar de alta qualidade em produtos e serviços e a um porte equiparado às grandes instituições financeiras do cenário nacional e internacional", afirma.
A plataforma possibilita maior disponibilidade de transações para os associados na internet e móbile banking, caixas eletrônicos e pontos de atendimento. A adoção do System Z agrega também confiança ao Sicoob no cenário financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. A plataforma ainda possibilita a disponibilização de novas linhas de negócio que exigem processamento maciço, tal como o projeto Otimizar Negócios.
De acordo com o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados do Sicoob Confederação, Marcos Vinícius Feitosa, a virtualização do parque tecnológico do Sicoob possibilita o crescimento com uma plataforma sólida de processamento, com mais disponibilidade e condições de acomodar o crescimento dos negócios. "O Sicoob conseguiu reduzir a complexidade do parque tecnológico com menos servidores, administração, menor custo de manutenção de software e de insumos elétricos", diz.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. é composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e empresas/entidades provedoras de produtos e serviços especializados como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
Para o diretor de Tecnologia do Sicoob Confederação, Ricardo Antônio, a importância da instituição se destacar em mais um case de relevância mundial fortalece a marca Sicoob e o cooperativismo brasileiro. "é muito importante este tipo de iniciativa, uma vez que demonstra o reconhecimento dos esforços feitos pela área de tecnologia para elevar o Sicoob a um patamar de alta qualidade em produtos e serviços e a um porte equiparado às grandes instituições financeiras do cenário nacional e internacional", afirma.
A plataforma possibilita maior disponibilidade de transações para os associados na internet e móbile banking, caixas eletrônicos e pontos de atendimento. A adoção do System Z agrega também confiança ao Sicoob no cenário financeiro nacional, uma vez que as maiores instituições do Brasil utilizam esta tecnologia. A plataforma ainda possibilita a disponibilização de novas linhas de negócio que exigem processamento maciço, tal como o projeto Otimizar Negócios.
De acordo com o gerente de Infraestrutura de Processamento e Armazenamento de Dados do Sicoob Confederação, Marcos Vinícius Feitosa, a virtualização do parque tecnológico do Sicoob possibilita o crescimento com uma plataforma sólida de processamento, com mais disponibilidade e condições de acomodar o crescimento dos negócios. "O Sicoob conseguiu reduzir a complexidade do parque tecnológico com menos servidores, administração, menor custo de manutenção de software e de insumos elétricos", diz.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. é composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e empresas/entidades provedoras de produtos e serviços especializados como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob
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Instrumento tem significativa importância no levantamento de informações sobre os diversos setores empregatícios do país, inclusive cooperativas
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta semana o Manual de Declaração da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Ano Base 2012. A publicação, considerada um pilar essencial no sistema estatístico do país, compila informações relevantes e essenciais para criação de políticas públicas voltadas aos diversos segmentos empregatícios, dentre elas, as cooperativas brasileiras. Como novidade na edição deste ano, o Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE, Valmor Schiochet, destaca a informação sobre Total de Sócios/Proprietários. "Será a primeira vez que teremos a possibilidade de termos o registro deste tipo de informação na RAIS, que é a principal base de informações sobre as cooperativas que temos disponível no país", pontuou.
O secretário ressalta que é de fundamental importância que todas as organizações cooperativas preencham os formulários da RAIS, atentando para a correta inclusão desta informação especificamente. E afirma: "Continuaremos nossa interlocução com a coordenação da RAIS para que, no próximo ano, a declaração passe a incluir também informações sobre os trabalhadores/associados". O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola, na apresentação do documento, endossa a relevância do correto preenchimento dos dados: "A construção da RAIS é uma tarefa coletiva. O êxito dependerá,em grande medida, do diálogo entre os parceiros".
O prazo para entrega das informações da RAIS começou no dia 15 de janeiro e vai até 8 de março, impreterivelmente. Após o dia 8/3, a entrega da declaração continua sendo obrigatória, porém, sujeita a multa. O manual, com todas as informações para o preenchimento e envio dos dados, pode ser acessado neste link.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta semana o Manual de Declaração da RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - Ano Base 2012. A publicação, considerada um pilar essencial no sistema estatístico do país, compila informações relevantes e essenciais para criação de políticas públicas voltadas aos diversos segmentos empregatícios, dentre elas, as cooperativas brasileiras. Como novidade na edição deste ano, o Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária do MTE, Valmor Schiochet, destaca a informação sobre Total de Sócios/Proprietários. "Será a primeira vez que teremos a possibilidade de termos o registro deste tipo de informação na RAIS, que é a principal base de informações sobre as cooperativas que temos disponível no país", pontuou.
O secretário ressalta que é de fundamental importância que todas as organizações cooperativas preencham os formulários da RAIS, atentando para a correta inclusão desta informação especificamente. E afirma: "Continuaremos nossa interlocução com a coordenação da RAIS para que, no próximo ano, a declaração passe a incluir também informações sobre os trabalhadores/associados". O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola, na apresentação do documento, endossa a relevância do correto preenchimento dos dados: "A construção da RAIS é uma tarefa coletiva. O êxito dependerá,em grande medida, do diálogo entre os parceiros".
O prazo para entrega das informações da RAIS começou no dia 15 de janeiro e vai até 8 de março, impreterivelmente. Após o dia 8/3, a entrega da declaração continua sendo obrigatória, porém, sujeita a multa. O manual, com todas as informações para o preenchimento e envio dos dados, pode ser acessado neste link.