Notícias

Inscrições Abertas Processo Seletivo do SESCOOP/TO
Featured

Processo Seletivo do SESCOOP/TO

  • Artigo Principal

As vagas são para analista de desenvolvimento de cooperativas

O SESCOOP/TO está com processo seletivo aberto para recrutar profissionais de nível superior. Está sendo disponibilizada uma vaga para início imediato e demais, para formação de cadastro reserva. Todas as vagas são para atuação na cidade de Palmas.

Os interessados devem ficar atentos ao prazo de encerramento das inscrições, previsto para o próximo domingo, 13. Todos os detalhes do processo, vagas e participação podem ser acessados no site: https://somoscooperativismo-to.coop.br/contatos/trabalhe-conosco/trabalhe-sescoop. Não há cobrança de taxas.

Featured

Sistema OCB/TO participa de reunião estratégica sobre sustentabilidade e parcerias internacionais

  • Artigo Secundário 1

No dia 16 de julho, o Sistema OCB/TO participou de uma reunião de trabalho promovida pelo Earth Innovation Institute (EII), realizada em Palmas. O encontro reuniu representantes de entidades estratégicas do tocantinense, como a FAET e o Sistema OCB Tocantins, com o objetivo de fortalecer parcerias voltadas à gestão territorial, prevenção de incêndios florestais e construção de soluções sustentáveis para o setor produtivo. 

A reunião contou com a presença de Daniel Nepstad, diretor executivo do EII Brasil; Monica de Los Rios, diretora do EII Brasil e Warley Rodrigues, coordenador do instituto no Tocantins. Também participaram do encontro o superintendente da FAET, Fred Sodré; o diretor técnico da instituição, Luiz Cláudio Faria; e a Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira. Entre os temas abordados, esteve em destaque o potencial financiamento de ações sustentáveis com apoio do governo da Noruega, além de perspectivas de cooperação entre Brasil e China nos setores da soja e da carne. 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 07 16 às 10.20.19 752debbc

 

A participação da OCB/TO reforça o papel ativo do cooperativismo tocantinense na agenda de sustentabilidade e desenvolvimento. A atuação conjunta com entidades do agro e instituições internacionais amplia as possibilidades de investimentos e promove o fortalecimento de uma produção mais justa, sustentável e alinhada aos desafios climáticos atuais. 

Featured

COOPS DAY 2025 - O cooperativismo transforma o mundo em um lugar cada dia melhor

  • Artigo Principal

Vivemos tempos em que enfrentamos, de forma diária, muitos desafios sociais, econômicos e ambientais. Só cresce a busca por modelos de negócios que conciliem desenvolvimento com responsabilidade social, inclusão e diversidade. E nesse justo cenário que o cooperativismo se consolida como uma alternativa viável, democrática e cada dia mais valorizada.

Mais do que movimentar a economia, as cooperativas atuam diretamente na geração de emprego, na promoção da cidadania e na construção de comunidades mais prósperas e colaborativas. Com base em seus claros princípios, a participação e respeito, o cooperativismo comprova que é possível conciliar resultados financeiros com impacto social positivo.

No último sábado, 5 de julho, comemoramos mais um Dia Internacional do Cooperativismo - CoopsDay e Palmas se uniu à mobilização nacional com uma linda homenagem: uma projeção especial em painel de LED no Aldeia Mall, destacando os valores e a força do cooperativismo tocantinense na construção de um mundo melhor para todos.

Quer entender como esse modelo de gestão compartilhada contribui para o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio social? O Estadão preparou uma reportagem especial sobre o tema, destacando as ações e os números que colocam o cooperativismo entre os protagonistas da transformação social no Brasil.

Leia a reportagem completa: Cooperativismo contribui para um mundo melhor

Featured

Sistema OCB/TO celebra o Dia do Cooperativismo com ação especial em Palmas

  • Artigo Principal

O próximo 5 de julho (sábado) será marcado por uma grande mobilização cooperativista em todo o Brasil. A data, que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, reconhece a força das cooperativas como modelos de negócios que promovem inclusão social, desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. 

Neste ano, o tema global da campanha é Cooperativas constroem um mundo melhor, reforçando o compromisso do cooperativismo com a construção de sociedades mais justas e colaborativas. 

Para marcar a data, o Sistema OCB/TO preparou uma ação especial: na noite do dia 5 de julho, o Aldeia Mall, em Palmas, receberá uma projeção em painel de LED. A ação integra a mobilização nacional organizada pelo Sistema OCB, que contará com projeções mapeadas em edifícios históricos de várias capitais brasileiras. No Tocantins, a proposta é convidar a sociedade a refletir sobre o modelo de negócio cooperativista e a contribuição do setor para o desenvolvimento sustentável do Estado. 

Celebrado sempre no primeiro sábado de julho, o Coops Day é uma data instituída pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para valorizar o papel das cooperativas em todo o mundo. A proposta é destacar o modelo cooperativista como alternativa econômica viável, inclusiva e solidária, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Neste ano, a celebração ganha ainda mais relevância, por integrar as ações do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas. 

Pedalada Cultural Cooperativista quebra recorde de público em Pedro Afonso

  • Artigo Inferior 1

Pedro Afonso viveu um fim de semana especial com a realização da tradicional Pedalada Cultural Cooperativista, promovida pela COAPA com o apoio do Sistema OCB/TO. O evento, que aconteceu no último sábado (21/06), bateu recorde de público e reuniu moradores, cooperativistas e colaboradores em um dia dedicado à cultura, lazer e solidariedade.

Além do passeio ciclístico, a programação contou com apresentações culturais, música ao vivo e ações sociais, reforçando o compromisso do Sistema OCB/TO com a integração e o desenvolvimento da comunidade local.

Confira todos os detalhes e imagens dessa grande festa no site da COAPA: acesse a matéria completa aqui

Featured

Cooperjogos 2025 celebra integração, esporte e espírito cooperativista no Tocantins

  • Artigo Secundário 1

O esporte mais uma vez cumpriu seu papel de unir pessoas, promover bem-estar e fortalecer o espírito de equipe no Cooperjogos 2025, realizado pelo Sistema OCB/TO. O evento reuniu cooperados e colaboradores de diversas cooperativas tocantinenses em um fim de semana marcado pela integração, amizade e competição saudável.

Com disputas animadas em várias modalidades, os jogos valorizaram o que há de melhor no cooperativismo: a união, o trabalho em equipe e a convivência respeitosa, dentro e fora das quadras e campos. Participaram da edição deste ano cooperativas de diferentes segmentos, como crédito, saúde, agro e consumo, reforçando a diversidade e a força do movimento cooperativista no Estado.

Durante os dois dias de evento, atletas deram o melhor de si em disputas que aliaram técnica, diversão e espírito esportivo. Confira os campeões de cada categoria:

Tênis de Mesa Feminino

Campeã Julia — Sicredi

Vice Campeã Nilva — Sicredi Pedro Afonso

 

Tênis de Mesa Masculino

Campeão Thiago — Sicredi Palmas

Vice Campeão Eduardo — Sicoob Tocantins

 

Beach Tennis Feminino

Dupla Campeã Amanda e Alessa — Unimed Araguaína

Dupla Vice Campeã Claudiana e Vanessa — Sicredi

 

Truco

Dupla Campeã Paulo e Julio — Sicredi Pedro Afonso

Dupla Vice Campeã Lacerda e Bruno — Sicoob Tocantins

 

Vôlei de Areia Misto

Cooperativa Campeã Frísia

Cooperativa Vice Campeã Unimed Palmas

 

Futebol Society Masculino

Cooperativa Campeã Sicoob Tocantins

Cooperativa Vice Campeã Unimed

 

Mais do que definir campeões, o Cooperjogos tem como proposta proporcionar momentos de lazer, fortalecer amizades e reforçar os valores cooperativistas em um ambiente descontraído. Para o Sistema OCB/TO, é uma oportunidade de reunir cooperativas de diferentes regiões e segmentos, estimulando o espírito de equipe e a intercooperação. A boa resenha cooperativista!

“Já aceitamos o desafio e na edição do ano que vem o Cooperjogos terá corrida!”, destacou no momento da premiação a Superintendente do Sistema OCB/TO Maria José Oliveira.

O clima de confraternização tomou conta do evento, onde a competição saudável andou lado a lado com a torcida, os sorrisos e os abraços ao final de cada partida. As cooperativas Sicredi, Sicoob Tocantins, Unimed Palmas, Unimed Araguaína, Frísia e Coapa estiveram representadas, mostrando a força e união do cooperativismo tocantinense ao som do pagode.

Com saldo positivo e espírito esportivo renovado, os participantes já aguardam a próxima edição dos jogos, certos de que o verdadeiro troféu está na convivência e no sentimento cooperativista que o evento desperta.

21/06/2025 - CooperJogos 2025

Featured

Edital de Doação de Bens- 01/2025

  • Artigo Principal

DESFAZIMENTO DE BENS 745x205

AVISO DE DESFAZIMENTO DE BENS

EDITAL DE DOAÇÃO DE BENS - 01/2025

O SESCOOP/TO, com sede na Av. JK, 110 Norte, Lote 11 – Palmas/TO, torna público que procederá ao desfazimento de bens ociosos, antieconômicos ou irrecuperáveis, em conformidade com as determinações contidas na Norma de Controle de Bens Patrimoniais – Portaria 07/2008 do SESCOOP/TO.

As entidades filantrópicas sem fins lucrativos interessadas deverão encaminhar suas solicitações, no período de 12/06 a 24/06/2025, mediante modelo constante no Anexo II deste edital, através do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., observando o prazo limite para envio.

icone de DownloadEdital

icone de Download1º retificação do Edital

icone de Download2º retificação

Featured

Sistema OCB/TO e Cooperativas de todo o Tocantins marcam presença na Semana de Competitividade 2025

  • Artigo Secundário 2

Brasília foi palco, entre os dias 9 e 11 de junho, do maior encontro da comunicação cooperativista de todo o país para a Semana de Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB Nacional. Representantes do Tocantins marcaram presença em um dos mais relevantes encontros de comunicação estratégica, mantendo o compromisso com a inovação e o fortalecimento da imagem da cultura cooperativista. 

 Imagem do WhatsApp de 2025 06 10 às 20.02.05 7de7671b

 

Estiveram no evento profissionais das cooperativas COAPA, Sicoob Unicentro, Sicoob Tocantins, Unimed Gurupi, Unimed Araguaína, Unimed Palmas, Sicredi MS/TO, Cooperfrigu, COOPEFA, Frísia Cooperativa Agroindustrial, além da equipe técnica do Sistema OCB/TO. O analista de desenvolvimento de cooperativas Wagner Luiz Moura, do Sistema OCB/TO, atuou na organização como padrinho do evento somando forças na organização e condução do encontro. Esse que já se consolidou como um grande espaço de integração, reunindo os maiores especialistas de comunicação e marketing do cooperativismo, trazendo muitas novidades e tecnologias para auxiliar no dia a dia da promoção do setor. 

Muito Aprendizado! 

A programação contemplou palestras, trilhas temáticas, workshops e oficinas práticas, conduzidas por nomes de destaque no cenário nacional. Temas como gestão da imagem institucional, inteligência de mercado, estratégias digitais e inovação na comunicação, sempre com foco na competitividade e sustentabilidade das cooperativas. 

Para Fred Alves, responsável pela comunicação da COAPA, a experiência foi enriquecedora. "Foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos e identificar tendências que podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Eventos assim são fundamentais para que possamos ajustar estratégias e fortalecer a imagem das nossas cooperativas no mercado." 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 06 11 às 10.57.04 3cafaec2

 

Para Malu Santos da Unimed Gurupi, que acabou de entrar para o time da cooperativa, destaca o quanto o cooperativismo é surpreendente e inovador. “Três dias de muito aprendizado. Pode saber o papel e impacto do cooperativismo na sociedade, está sendo maravilhoso. A importância dessa experiencia é poder levar novas práticas para dentro da Unimed Gurupi.” 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 06 10 às 18.12.32 2a1733a9

 

Valorização do Cooperativismo Tocantinense 

A participação das cooperativas do Tocantins reforça objetivos estratégicos do Sistema OCB/TO, que investe no fortalecimento institucional e na capacitação contínua de seus profissionais. Fomentando o alinhamento do cooperativismo tocantinense com as boas práticas nacionais e o compromisso em construir marcas sólidas, bem posicionadas e conectadas com os valores do movimento.  

O evento demonstrou a importância de manter a comunicação cooperativista em sintonia com as tendências do mercado e com as novas demandas da sociedade. Os conteúdos e debates realizados reforçaram o papel de comunicar em favor e linha com a sustentabilidade, competitividade e perenidade das cooperativas brasileiras. 

O evento é motivo de comemoração para o Sistema OCB/TO, segundo a Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, que esteve também em Brasília. "O evento foi uma experiência inspiradora. Tenho certeza de que as cooperativas do Tocantins retornam com uma nova visão sobre o cooperativismo. Agora, é hora de transformar esse aprendizado em força, energia e engajamento. Somos o cooperativismo no Tocantins.” 

 

 

Semana de Competitividade 2025 - Dia 3

Featured

Sistema OCB/TO conquista destaque no Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2025

  • Artigo Secundário 2

O Governo do Tocantins premiou, na última sexta-feira (6), os expositores vencedores do Concurso Estande Sustentável da Agrotins 2025, evento que reforça o compromisso com a sustentabilidade no maior polo de agronegócio do Estado. Entre os destaques, o Sistema OCB/TO marcou presença com seu estande, conquistando a quarta colocação geral na categoria expositores com quarenta pontos. 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 06 06 às 16.14.57 09faa8b5Resultado publicado junto ao Diário Oficial do Estado

Embora tenha ficado em quarto lugar, o Sistema OCB/TO ressalta que, caso tivesse concorrido na categoria institucional, teria alcançado a segunda colocação, evidenciando seu forte engajamento em práticas sustentáveis e sua dedicação em promover o cooperativismo ambientalmente responsável no Tocantins. 

Outro ponto de destaque foi a cooperativa Sicredi, que conquistou o segundo lugar na categoria expositores, reafirmando o papel fundamental das cooperativas na construção de um agronegócio sustentável e inovador no Estado. 

Imagem do WhatsApp de 2025 06 11 às 16.55.11 13be50d0O Sicred MS/TO conquistou a segunda colocação na categoria expositores de estande mais sustentável da Agrotins 2025

 

O Concurso avaliou os estandes que adotaram iniciativas ecológicas, como reaproveitamento de materiais, uso eficiente de recursos, coleta seletiva e outras práticas de baixo impacto ambiental. A comissão julgadora, composta por técnicos da Semarh, Naturatins, Secretaria das Cidades, UFT e ONG Instituto Alados, reconheceu os esforços dos participantes em promover um evento cada vez mais alinhado aos princípios do desenvolvimento sustentável. 

Durante a Agrotins 2025, que recebeu aproximadamente 192 mil visitantes, foram geradas 28 toneladas de resíduos, sendo 16 toneladas recicláveis, que garantiram renda para catadores das associações Ascampa, Cooperan e Dagreen. Essa iniciativa social reforça a integração entre sustentabilidade ambiental e desenvolvimento comunitário. 

Com essa participação expressiva do cooperativismo reafirmamos nosso compromisso diário e constante com a sustentabilidade. Ano que vem vamos reunir maiores esforços para conquistarmos o primeiro lugar. #SomosCoop #VemSerCoop

 

Profissionais da COAPA recebem capacitação para início da Safra 2025/2026

  • Nenhum

Visando fortalecer as operações e garantir ainda mais qualidade no recebimento e armazenamento de grãos, o Sistema OCB/TO, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), realizou, nos dias 2 e 3 de junho, uma capacitação técnica para colaboradores da Unidade de Armazenagem de Grãos, em Pedro Afonso. 

A formação contou com 16 horas de atividades teóricas e práticas, com foco em procedimentos essenciais para o período de colheita, como armazenagem, secagem, análise e classificação de grãos. Os conteúdos foram direcionados às exigências do mercado exportador e aos padrões técnicos internacionais, especialmente para as culturas de soja e milho. Outro objetivo foi preparar o time para os desafios da nova safra, garantindo maior eficiência, segurança e qualidade no atendimento aos cooperados. 

A capacitação faz parte do cronograma permanente de treinamentos promovidos pela COAPA, consolidando seu compromisso com a profissionalização e o desenvolvimento das equipes, essenciais para o bom desempenho das atividades e o crescimento sustentável da cadeia produtiva regional. 

Leia mais aqui. 

Featured

Sistema OCB/TO recebe visita do Dep. Estadual Eduardo Fortes para dialogar sobre apoios ao cooperativismo tocantinense

  • Artigo Secundário 1

Imagem do WhatsApp de 2025 06 05 às 15.50.10 fbe615fd

 

O Sistema OCB/TO recebeu, na manhã desta quinta-feira (6/05) a visita do Deputado Estadual Eduardo Fortes. O encontro institucional foi a oportunidade de apresentar os projetos sociais desenvolvidos pelo parlamentar além de pautas estratégicas para o fortalecimento do cooperativismo no Tocantins. 

Durante a reunião, o deputado destacou ações sociais realizadas, principalmente na região sul do Estado, como as Hortas Comunitárias, o Sopão Solidário, o Atleta do Amanhã, o Dia da Gestante e a Casa de Apoio de Gurupi, esse que será inaugurada uma segunda unidade em Palmas.  O Sistema OCB/TO agradeceu o empenho do parlamentar na aprovação do Projeto de Lei nº 4676/2025, de sua autoria, que inclui o cooperativismo na grade escolar da rede pública e privada estadual, importante ato de compromisso em promover a cultura cooperativista entre crianças e jovens tocantinenses. 

Além disso o Sistema OCB/TO apresentou a importância da criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Tocantins - Frencoop Tocantins; esta frente já existe no legislativo federal contando com mais de 300 parlamentares, trabalhando na defesa dos interesses cooperativista, saiba mais aqui.  

Foi discutido também a realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. Outro ponto de destaque foi a preocupação em relação ao Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins (ZEE/TO), atualmente em análise na ALETO. O Sistema OCB/TO ressaltou a importância que as cooperativas sejam ouvidas em todo esse processo e que o objetivo é garantir a segurança jurídica e ambiental às atividades produtivas do Estado do Tocantins. 

Para a Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, a visita do deputado fortalece a parceria entre o cooperativismo e o Legislativo Estadual: Seguimos confiantes de que, com diálogo e ações conjuntas, podemos potencializar o papel social e econômico de todo o cooperativismo no nosso Estado.”

Imagem do WhatsApp de 2025 06 05 às 16.08.48 0adb9839

Featured

Com o apoio do Sistema OCB/TO palestra de Caio Coppolla na Expo Gurupi 2025 atrai grande público

  • Artigo Secundário 1

Em mais uma ação com o objetivo de fortalecer do cooperativismo e promover debates estratégicos no setor agropecuário, o Sistema OCB/TO realizou, na última terça-feira (28), uma palestra com o comentarista político Caio Coppolla durante a programação da Expo Gurupi 2025. A iniciativa atendeu a uma solicitação da Cooperfrigu, tradicional cooperativa agroindustrial da cidade, e foi uma das atrações mais concorridas da feira este ano. 

A palestra, intitulada “Por Que o Brasil Está Condenado ao Sucesso”, reuniu produtores rurais, empresários, cooperados, lideranças políticas que acompanharam as análises de Coppolla sobre o atual cenário político e econômico do país, com destaque para o papel estratégico que o agronegócio tem no desenvolvimento nacional. O palestrante, conhecido por seus comentários nas telas da CNN Brasil, abordou ainda temas como os desafios que a narrativa política pode criar desinformações e a desmitificação quanto a sustentabilidade e proteção do meio ambiente que o setor produtivo sempre observou e promoveu. 

Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, a ação foi mais um passo importante na missão da entidade de fomentar o cooperativismo e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins. “Atender uma demanda da Cooperfrigu e proporcionar um momento de reflexão como esse é motivo de orgulho para o Sistema OCB/TO. O agronegócio tocantinense é protagonista, e é fundamental que nossos cooperados estejam sempre atualizados e conectados com os temas que impactam diretamente a atividade no campo e no mercado”, ressaltou. 

A Expo Gurupi 2025, que celebra 50 anos de história, segue com uma programação diversificada até o próximo dia 1º de junho. A feira conta com exposições de animais, shows e rodeios, consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do agronegócio sul tocantinense. 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 05 30 às 15.10.52 6f1678d2Da esquerda para direita João Victor Stival, Presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Caio Coppolla, comentarista da CNN Brasil, Ricardo Khouri, Presidente do Sistema OCB/TO, e Oswaldo Stival Júnior, Presidente da Cooperfrigu.

AGORA É LEI! ⚖ ENSINAR E APRENDER O COOPERATIVISMO!

  • Artigo Principal

Lei nº 4.676/25 cria a Política Estadual de Incentivo ao Cooperativismo e já esta valendo. O instrumento é um marco na nossa história, pois agora o aprendizado sobre as práticas do cooperativismo, como o desenvolvimento sustentável econômico social, será transmitido as nossas crianças e adolescentes tocantinenses, formando a próxima geração de cooperativistas. Por uma sociedade mais justa e unida, cooperando por um Tocantins cada dia melhor!

Espaço SomosCoop na Agrotins 2025
Featured

Espaço SOMOSCOOP fortalece cooperativismo tocantinense com espaço amplo na histórica edição da Agrotins 25 anos

  • Artigo Principal

O cooperativismo ocupou lugar de destaque na Agrotins 2025, a maior feira agrotecnologia da Região Norte do Brasil e uma das mais relevantes no cenário nacional. De 13 a 17 de maio, em Palmas, a feira movimentou R$ 5,07 bilhões em negócios, recebeu mais de 190 mil visitante, consolidando a 25ª edição como a mais forte, expressiva e rentável da história do evento. 

O Sistema OCB/TO, como em todos os anos nestas 25 edições, marcou presença com o Espaço SOMOSCOOP, um dos maiores estandes já ocupados pelo Sistema, reunindo o Sistema OCB/TO e as cooperativas, principalmente, do agro do Tocantins, Frísia, Castrolanda e COAPA. Estrutura com salas de negócios, reuniões, auditório com telão de LED, espaço instagramável, cadeiras, sofás e poltronas, tudo pensado para valorizar, disseminar e debater o papel decisivo das cooperativas no desenvolvimento do agronegócio tocantinense e brasileiro. 

O Agro é Cooperativo! 

O cooperativismo é, historicamente, uma das engrenagens que movimentam a economia do campo do nosso Brasil, e no Tocantins não é diferente. O setor cooperativista não apenas gera muitos empregos e renda, mas também promove inclusão, busca incessante por inovação e dá aula de boas práticas sustentáveis. 

O Sistema OCB/TO no Espaço SomosCoop, com o apoio das cooperativas parceiras, como COOPERENF, COOPEFA e UNIMED PALMAS investiram em uma programação intensa e qualificada, composta por palestras técnicas, rodas de conversa, atendimentos de saúde especializado e painéis sobre direito, crédito e autocuidado. 

Um dos pontos mais importantes de toda a programação no estande foi o Fórum A Evolução do Agro pelo Cooperativismo que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, além de autoridades do Sistema OCB como Tânia Zanella – Superintendente da OCB Nacional e Presidente do Instituto Pensar Agropecuário - IPA, que abriu o fórum com a ministração de palestra voltada a exposição de toda força histórica do cooperativismo, a superação dos desafios ao longo de toda essa trajetória e foco no futuro, qual seja, os novos talentos e ainda mais cooperação. 

54524315507 26816185d6 oDa esquerda para direita Geraldo Slob, Presidente da Frísia, Armando Carvalho Filho, Vice-Presidente da Castrolanda, Celso Regis, Presidente da OCB/MS, José Roberto Ricken, Presidente da OCEPAR, Jaime Café, Sec. de Estado da Agricultura e Pecuária, Ricardo Khouri, Presidente da OCB/TO e Tânia Zanella, Superintendente da OCB Nacional.

O Presidente da OCEPAR, José Roberto Ricken, agraciou a todos frisando que a cooperação é solução, mas a intercooperação é o futuro, evidenciando que a colaboração de cooperativistas objetivando o crescimento de todos é o caminho para ainda mais crescimento. Tema também frisado por Celso Regis, Presidente da OCB/MS e do SICREDI MS/TO, completando o dispositivo de honra que marco o início do fórum. 

Armando Carvalho Filho, vice-presidente da Castrolanda, e Geraldo Slob, presidente da Frísia, ladeado de Ricken, bateram um papo sobre a intercooperação como estratégia de negócios, Papo esse mediado pela Superintende do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira. Ao final do fórum a Frísia recebeu uma placa comemorativa das mãos do presidente Ricardo Khouri em alusão aos 100 anos de existência e sucesso. 

54525535215 73771a54b8 oMomento da entrega da placa comemorativa pelo Presidente Ricardo Khouri para Geraldo Slob, Presidente da Frísia, pelos 100 anos de existência da Frísia

Com uma programação tão variada e diversa o Espaço SomosCoop foi um dos estandes mais procurados em toda a feira, sinônimo de aconchego, sorrisos, diálogos e bons negócios. 

Bora Se Juntar! 

Enquanto o Brasil se consolida como um dos maiores produtores de alimentos do mundo, 1/3 de toda a produção nacional tem como origem uma cooperativa. Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE mostra que 48% de toda produção do campo brasileiro, de alguma forma, passa por uma cooperativa. Diante disso as cooperativas se apresentam como soluções integradas e sustentáveis para os desafios contemporâneos do setor agropecuário. 

No Tocantins, as cooperativas são protagonistas na cadeia produtiva de grãos, carne e serviços. Durante a Agrotins, o Espaço SOMOSCOOP foi palco de debates sobre temas estratégicos, como acesso a cooperativismo de crédito, com a presença da SICREDI, SICOOB e CRESOL, práticas autocuidado e com a saúde no ambiente do campo, com a cooperação da COOPERENF e UNIMED PALMAS, que realizou a aferição e pressão e glicose. 

54521347314 8f060af686 oAferição de pressão e glicose pela Unimed Palmas

54518098629 5d0c57e07f oPalestra ofertada pela COOPERENF

Mais uma Agrotins e um Espaço SomosCoop históricos 

Com o tema “AgroEvolução”, a Agrotins 2025 reuniu 1.100 expositores, grandes marcas do setor agropecuário e promoveu não apenas negócios, mas também integração entre produtores, estudantes, técnicos, pesquisadores e investidores. 

O Espaço SOMOSCOOP foi reconhecido pelos visitantes e pela imprensa especializada como um dos ambientes mais organizados e relevantes do evento, pela diversidade da programação e pela oportunidade de aproximação com dirigentes e cooperados de diferentes regiões do Tocantins. 

"Foi um ambiente de diálogo aberto, troca de experiências e oportunidades de negócios. Além de disseminar conhecimento, valorizamos nossas cooperativas e mostramos a força do cooperativismo, que distribui renda, gera empregos e desenvolve todo o nosso Tocantins", disse Ricardo Khouri.

54524316462 99e6d66de6 oOs alunos da COOPEFA de Formoso do Araguaia marcando presença no Espaço SomosCoop

Veja todos os registros destes quatro dias de muito cooperativismo na nossa galeria de fotos. 

Dia 13/05 (terça-feira) - Clique Aqui 

Dia 14/05 (quarta-feira) - Clique Aqui 

Dia 15/05 (quinta-feira) - Clique Aqui 

Dia 16/05 (sexta-feira) - Clique Aqui 

E agora o desafio é outro: fazer do Espaço SomosCoop ainda maior e melhor para receber você, cooperativista, na Agrotins 2026. E a equipe do Sistema OCB/TO já está planejando e trabalhando para te receber, no mesmo lugar e espaço, com o mesmo entusiasmo, acreditando, sempre, que o cooperativismo faz, dia após dia, do mundo um lugar melhor! Até a Agrotins 2026! #SomosCoop #VemSerCoop 

54521517885 2cf9820464 oParte do time do Sistema OCB/TO

Featured

RECONHECIMENTO NACIONAL! OCB/TO REALIZOU WORKSHOP DE INCLUSÃO, DIVERSIDADE & EQUIDADE PARA O COOPERATIVISMO DO TOCANTINS

  • Artigo Principal

O portal Somos Cooperativismo, da OCB Nacional, destacou o workshop realizado em Palmas. Confira a seguir o conteúdo original publicado:

 

Importância de lideranças conscientes na construção de ambientes mais diversos foi tema  

O cooperativismo brasileiro deu mais um passo importante rumo à construção de ambientes mais justos, diversos e sustentáveis. No dia 30 de abril, o Workshop de Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E), promovido pelo Sistema OCB, reuniu cerca de 30 pessoas entre dirigentes, cooperados(as), empregados(as), integrantes do Comitê Elas pelo Coop, representantes de órgãos governamentais, universidades, Sistema S, instrutores do Cadastro Nacional de Cooperativas e público interno. 

O evento realizado em Palmas teve como objetivo ampliar o debate e incentivar ações concretas de transformação cultural nas organizações cooperativistas. Durante a programação, foram abordados conceitos, casos práticos, perspectivas e experiências atualizadas, além de estratégias voltadas à governança e ao ESG, com foco no eixo social. As apresentações evidenciaram os impactos positivos que iniciativas de ID&E geram no clima organizacional, mas também no desempenho das cooperativas e no fortalecimento do setor como um todo. 

A abertura do workshop foi realizada pelo presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Benedito Khouri. Tenho plena convicção de que cabe todo mundo em nossa sociedade, em todos os espaços, inclusive no nosso movimento cooperativista, que é uma sociedade de pessoas”, destacou.  

Ao longo do evento, foram discutidas questões estruturais relacionadas à equidade de gênero, à promoção de talentos diversos e ao fortalecimento de culturas organizacionais mais inclusivas e saudáveis. Uma realidade desafiadora foi evidenciada: embora as mulheres representem quase metade do total de cooperadas no país, a presença feminina em cargos de liderança ainda é limitada. O workshop buscou sensibilizar dirigentes e gestores sobre essa desigualdade e apresentar caminhos viáveis para reverter esse cenário, com políticas e práticas alinhadas à sustentabilidade corporativa. 

A analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB Nacional, Divani de Souza, reforçou a relevância do tema para o futuro do cooperativismo e lembrou que a inclusão está entre as Diretrizes Estratégicas do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), especificamente no eixo ESG Social: Capacitar as lideranças cooperativistas sobre a importância da implementação de ações de inclusão, diversidade e equidade. Divani convidou os participantes a  fazer  continuamente a reflexão: “O que me faz uma pessoa aliada desta pauta e quais são os meus vieses inconscientes?” 

Já Maria Silvana, integrante do Comitê Nacional Elas pelo Coop, afirmou que o workshop foi transformador e desafiador. “Sentimos a necessidade de mudar a cultura organizacional das cooperativas para conseguir sucesso neste projeto tão relevante e extremamente necessário. 

A consultora Gisele Gomes salientou que a pauta de ID&E está presente de forma transversal em toda a solução ESG Coop, pois está presente também nas questões de governança e ambientais. 

O evento também se destacou pelo alto nível de participação e engajamento dos presentes, recebendo nota máxima (100) na avaliação do NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação do público e a probabilidade de recomendação. 

 

Agradecemos ao portal Somos Cooperativismo, da OCB Nacional, pela autorização de reprodução. A matéria original está disponível em: acesse aqui.

POR TODOS OS CANTOS! OCB/TO PARTICIPA DA REUNIÇÃO DO CONSELHO CONSULTIVO NACIONAL DO RAMO CRÉDITO NO RIO DE JANEIRO

  • Artigo Principal

Na última quarta-feira (9/04) o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khuori, que faz parte do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito, participou da reunião plenária do CECO que aconteceu no auditório do Sistema OCB/RJ na capital carioca. Essa é a ocasião que se discutiu as ações e estratégias para o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), importante garantidor do desenvolvimento de todas as cooperativas brasileiras. 

Em decorrência de um convite do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES para que o Conselho participasse conjuntamente de evento sobre o fomento ao cooperativismo, organizado pela instituição, a sessão do CECO foi realizada na capital carioca. 

Conheça melhor o Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da OCB 

O CECO é um órgão prioritário do Sistema OCB e se dedica a fortalecer e desenvolver o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), tendo como principal objetivo promover a intercooperação entre as cooperativas de crédito, respeitando suas particularidades e potencializando seu crescimento junto ao mercado financeiro. Atrás do auxílio e da união se tornar mais forte! 

Tecnicamente falando o CECO atua por meio de câmaras temáticas compostas pelos conselheiros. Estes representam o sistema cooperativos do Brasil todo, além das cooperativas independentes e fundos garantidores de crédito. Essas câmaras discutem e elaboram estratégias para enfrentar desafios comuns, como a adequação das cooperativas de crédito as novas regulamentações e o fortalecimento da comunicação e marketing do setor cooperativista de crédito. 

Dessa forma o Conselho desempenha um papel bem ativo na promoção da intercooperação entre cooperativas de crédito brasileiras. Mantendo um diálogo continuo com os órgãos reguladores, Banco Central, BNDES e autoridades. A reunião de hoje do CECO, pela pauta discutida, comprova tudo isso. 

Cresol oficializa expansão para Tocantins com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras OCB/TO

  • Artigo Principal

Pedro Afonso, município localizado a 177 quilômetros da capital de Tocantins, foi a cidade escolhida para receber em breve a primeira agência da Cresol no estado. A notícia foi informada com entusiasmo a OCB/TO por uma comitiva da Cresol que está em agendas no Tocantins. O grupo é liderado pelo presidente da Cresol Conexão, Adenilson Zanelatto, acompanhado do conselheiro de Administração Alex Ferreira, diretora de Negócios Joyce Wagner e gerente de agência Cresol Conecta Talita de Oliveira que foram ao encontro de Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO e Maria José Leão, superintendente estadual. 

 
“Um momento muito especial pra nossa cooperativa, Cresol Conexão, tendo essa grande oportunidade de expandir o cooperativismo, principalmente do sistema Cresol, depois do alinhamento sistêmico, áreas de expansão aprovadas em assembleia no ano de 2020 com alteração de estatuto, nós podemos iniciar esse trabalho no estado de Tocantins”, frisou o presidente Adenilson.  A comitiva foi recebida no dia 31 de março na sede do Sistema OCB/TO, em Palmas, organização responsável por fomentar o cooperativismo no estado. Na ocasião a equipe apresentou mais detalhes do cooperativismo tocantinense, o encontro selou a vinda da Cresol para Tocantins com o apoio da entidade.   

 

Imagem do WhatsApp de 2025 03 31 às 16.03.00 74cb5af7Comitiva da CRESOL Conexão com toda a equipe da OCB/TO.

 

Na sequência a comitiva Cresol visitou municípios da região, dentre eles Pedro Afonso, local de grande potencial econômico e que já tem uma cultura cooperativista pujante reflexo da atuação da Coapa - Cooperativa Agroindustrial. Na ocasião foi apresentado a cooperativa de crédito Cresol a autoridades locais que contou com a presença também do presidente Ricardo Khouri, e vice-presidente Moacir Catabriga, entre outros conselheiros da Coapa.   

Outros grupos também tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes da Cresol, dentre eles o prefeito municipal de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, lideranças, sindicato, outras entidades, para que toda a comunidade possa ter conhecimento do projeto Cresol no Estado e no município. De acordo com Zanelatto cada apresentação recebeu muita aceitação do público, a comunidade tocantinense, e principalmente a cidade de Pedro Afonso, foram muito receptivas ao projeto da Cresol. “Estamos concluindo essas agendas com a confirmação de que a Cresol estará no Tocantins muito em breve. repassaremos todas essas informações ao Conselho de Administração no decorrer do mês de abril para validação oficial da implantação de uma sala de negócios prevista em Pedro Afonso”, informou Zanelatto.  

De acordo com Zanelatto o projeto inclui um planejamento para os próximos cinco anos no estado, olhando outros municípios, a exemplo da própria capital Palmas. Ele relatou a felicidade com o desdobramento desse projeto, tendo a certeza de que um cooperativismo presente, autêntico, de muita proximidade e relacionamento fará uma grande diferença no estado de Tocantins e com os líderes de comunidade, pessoas que estão buscando o melhor desenvolvimento da comunidade estão somando forças.   

Sobre a Cresol 

Com 29 anos de história, 1 milhão de cooperados e 939 agências de relacionamento em 19 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Saiba mais em: https://cresol.com.br/ 

Imagem do WhatsApp de 2025 04 03 às 17.35.54 a11e2ec9Superintendente da OCB/TO, Maria José Leão, e o Presidente da CRESOL Conexão, Adenilson Zanelatto.

 

POR TODOS OS CANTOS! SISTEMA OCB/TO PARTICIPOU DO 1º ENCONTRO PRESENCIAL ITINERANTE DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DO SISTEMA OCB

  • Artigo Secundário 1

O conteúdo a seguir é uma repostagem com modificações da matéria publicada originalmente no portal Paraná Cooperativo, do Sistema Ocepar, em 3 de abril de 2025. 

Nos dias 03 e 04 de abril, o Sistema Ocepar recebeu representantes de vários estados brasileiros e de cooperativas paranaenses, em Curitiba, no 1º Encontro Presencial Itinerante do Grupo de Trabalho de Relações Institucionais do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). No evento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez a fala de abertura e destacou a importância de investir em Educação Política visando representação. 

 

8relacoes institucionais 04 04 2025 1

 

“Política é uma ciência, não podemos fazer de forma amadora. Nós temos que ser organizados. O que eu desejo é que a gente possa fazer uma discussão profunda. Vamos nos organizar entre nós, para aproveitarmos as experiências do outro. Vamos fazer avaliação técnica profunda de um trabalho que tem que ser feito. Se nós não montarmos uma ‘trincheira política’, nossos interesses não vão prevalecer. Vamos aperfeiçoar o que nós já fizemos agora”, pontuou. 

Ricken recordou o início do Programa de Educação Política, que foi formalmente implantado em 2018, quando foi possível formar uma rede de 1 milhão de pessoas para comunicação estratégica através do aplicativo WhatsApp. Em 2022, essa rede dobrou de tamanho, chegando a atingir 2,1 milhões de pessoas. 

O secretário-geral da diretoria da Ocepar, Luiz Roberto Baggio, aproveitou a oportunidade para incentivar o engajamento de todos os cooperados. “Temos que aproximar o associado dessa pauta e ele precisa entender a importância dela. Se ele não entende, não opina direito e não se transforma em multiplicador da causa. Nosso associado precisa ser referência. Nós devemos estimular e empoderar multiplicadores dentro das nossas organizações”, observou. 

A gerente de Relações Institucionais Sistema OCB, Clara Maffia, enalteceu a oportunidade de reunir pessoas para discutir política e cooperativismo e ressaltou a relevância do momento. “É um prazer unir nosso grupo nacional e o grupo de vocês do Paraná, da área de Educação Política. É um momento de troca para que a gente saia daqui com muita inspiração. Quando a gente fala de política a gente está falando de competitividade. Representação político-institucional é pilar central da competitividade. E eu tenho orgulho de dizer que o trabalho de representação do cooperativismo ninguém no mundo está fazendo. Mas ainda podemos avançar”, concluiu.  

Programação 

A palestra magna foi realizada pela doutora em Ciência Política pelo IESP/URJ, Carolina de Paula, com o tema “Engajamento e formação de multiplicadores na defesa do cooperativismo”. Para ela, o desafio é grande e, por isso, é preciso fazer um trabalho com profissionalismo. “Como a gente engaja as pessoas em um país cansado de política? São muitas informações, passamos por processos tumultuados em relação à política no Brasil e no mundo. Mas temos oportunidade de criar redes locais. Para isso, confiança e pertencimento são ativos poderosos. Hoje a gente precisa pensar que política é permanente. O trabalho tem que ser feito para que as pessoas tenham vontade de participar”, observou. 

Após a palestra, foram realizados dois painéis de discussão, com o tema “A experiência das Cooperativas Paranaenses”. A primeira rodada de debates contou com a participação de Solange Pinzon Martins, vice-presidente do Sicoob Central Unicoob e diretora da Ocepar, Jossânia Veloso, assessora de imprensa da Unimed PR, Luiz Humberto de Souza Daniel, presidente da Dental Uni Cooperativa, Marcio Zwierewicz, presidente do Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, e Cláudia Barbosa, gerente de marketing do Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba. A moderação foi realizada pelo coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz. 

O segundo painel teve participação do coordenador de Cooperativismo da Cooperativa Integrada, Pedro Crusiol, da assessora de imprensa da Cooperativa Bom Jesus, Tatiane Figura da Silva e do gerente de Cooperativismo e Experiência do Cliente da Cocamar, João Sadão. A mediação foi realizada pela coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Silva. 

O evento se encerrou nessa sexta-feira (04/04). O deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) realizou uma fala aos participantes, contando sobre a experiência de integrar o Programa de Educação Política nas eleições 2022. “Estou muito feliz de estar aqui na Ocepar compartilhando o meu exemplo e o exemplo de todos os parlamentares que estão engajados com o cooperativismo. Alguns pontos acho que podem ser replicados para todos os estados. Primeiro, colocar que o cooperativismo tem desafios, tem lutas, tem bandeiras. E que precisa de representantes para que lá em Brasília possa haver defesa desses temas. Segundo, é preciso fazer a conexão, ou seja, mostrar para as pessoas que são cooperadas que existem políticos que estão dispostos a isso, que estão dispostos a chegar em Brasília e lutar por esses temas, para que o cooperativismo avance ainda mais e consiga superar desafios legislativos. Fazendo essa aproximação, a chance de ter sucesso eleitoral e depois sucesso nas pautas e bandeiras defendidas é muito grande”, pontuou o parlamentar. 

O evento seguiu com reunião do GT de Relações Institucionais para discutir o Desenvolvimento de Redes de Multiplicares nas OCEs (Organizações das Cooperativas Estaduais). O painel contou com palestras da coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Silva, do assessor de Relações Institucionais do Sistema OCB/ES, David Ribeiro, e do gerente de Relações Institucionais e Sindical do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto. A moderação foi feita pelo coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiroz. 

Fonte: Sistema Ocepar – Portal Paraná Cooperativo 
|Acesse a matéria original aqui. 

 Imagem do WhatsApp de 2025 04 07 às 14.25.05 504a9c16

 

Na oportunidade foram realizados o Encontro com Cooperativas Paranaenses e a Reunião do GT Relações Institucionais. Para Superintende do Sistema OCB/TO, Maria José Leão, “foi uma oportunidade ímpar, principalmente para ampliar conhecimento e adquirir bagagem para implementarmos aqui no Tocantins. Se queremos ampliar nossa representatividade política, precisamos antes de tudo fomentar a cultura da participação política, não digo política partidária, mas precisamos capacitar e promover a conscientização, para depois expandir a formação de multiplicadores para que possam disseminar os valores cooperativistas e engajar suas cooperativas nesse programa.”

Maria José se encontrou com o Presidente da OCEPAR, José Roberto Ricken, e pessoalmente o convidou para estar presente no stand da OCB/TO na AGROTINS 25 anos, a maior feira de agronegócios do norte do Brasil.

 

Imagem do WhatsApp de 2025 04 07 às 14.26.20 d842c76fSuperintendente da OCB/TO, Maria José Leão, e o Presidente da OCEPAR, José Roberto Ricken.

 

Featured

Assembleias Gerais fortalecem a governança das cooperativas tocantinenses com apoio do Sistema OCB/TO

  • Artigo Principal

Entre os meses de janeiro e março, as cooperativas brasileiras realizam um dos momentos mais importantes do calendário cooperativista: a Assembleia Geral Ordinária (AGO). Prevista em lei, essa etapa é fundamental para garantir a transparência, a participação dos cooperados nas decisões estratégicas e o fortalecimento da governança dentro das organizações. No Tocantins, o Sistema OCB/TO tem se dedicado intensamente para garantir que todas as cooperativas registradas realizem suas assembleias com segurança jurídica e total conformidade legal. 

Durante este período, o Sistema OCB/TO presta suporte completo às cooperativas, auxiliando desde a elaboração do edital de convocação, publicação em jornal de grande circulação, até o acompanhamento presencial da AGO, apoio na elaboração da ata da reunião e no processo de registro junto à Junta Comercial. Todo esse trabalho tem como objetivo assegurar que as cooperativas estejam em dia com suas obrigações legais, ao mesmo tempo em que promovem a participação democrática dos seus cooperados. 

Neste primeiro trimestre de 2025, diversas cooperativas contaram com o apoio direta ou indiretamente do Sistema OCB/TO para a realização de suas assembleias, como o Sicoob TO (27/02), a Xambiart e Integrar (07/03), a Cooap (26/03), a Coapa (26/03), a Cooperenf (28/03) e Cepar (28/03). 

 

WhatsApp Image 2025 03 31 at 09.17.27 1Assembleia Geral Ordinária da COOAP em 26/03/2025

 

A participação do Sistema OCB/TO nas AGOs tem sido fundamental para orientar os dirigentes quanto às boas práticas de gestão, esclarecer dúvidas jurídicas e garantir a regularidade dos processos. Além disso, o apoio institucional demonstra o compromisso do Sistema com o desenvolvimento sustentável do cooperativismo no estado. 

“Estar registrado no Sistema OCB/TO é garantir acesso a uma rede de apoio técnico e institucional que contribui diretamente para o fortalecimento das cooperativas. A Assembleia Geral é um dos momentos mais importantes do ano, e estamos ao lado das cooperativas para que esse processo ocorra de forma tranquila, segura e dentro da legalidade”, afirma a superintendente da OCB/TO, Maria José Andrade. 

 

WhatsApp Image 2025 03 28 at 10.13.41Assembleia Geral Ordinária da COOPERENF em 28/03/2025 realizada no auditório da OCB/TO em Palmas.

 

O registro na OCB assegura às cooperativas acesso a uma série de benefícios, como assessoria jurídica, contábil, apoio na governança, capacitações, representação institucional e suporte em processos estratégicos como as assembleias. Tudo isso, reforça o compromisso com o fortalecimento do cooperativismo tocantinense e coloca a instituição à disposição para apoiar as cooperativas em todos os momentos importantes da sua jornada. #VemSerCoop #SomosCoop

Featured

T O T A L M E N T E PREMIADA! SUPERINTENDÊNCIA DA OCB/TO FOI UMA DAS HOMENAGEADAS NO PRÊMIO SER MULHER DA UNIVERSIDADE UNINASSAU PALMAS

  • Artigo Principal

A Superintendência do Sistema OCB Tocantins Maria José de Andrade Leão de Oliveira foi uma das homenageadas no Prêmio Ser Mulher Destaque 2025 entregue pela faculdade Uninassau Palmas na noite de ontem (28/03). O grande objetivo da premiação é valorizar e celebrar mulheres que, ao longo do ano passado, contribuíram fazendo a diferença para toda a sociedade tocantinense. Além de Maria José outras notáveis mulheres foram escolhidas como destaque do ano como Berenice Barbosa, Secretária de Estado da Mulher no Tocantins, e Karynne Sotero, primeira-dama tocantinense. 

A noite de ontem foi cercada de muita alegria e inspiração no campus da Uninassau em Palmas. Mulheres notáveis de toda a sociedade tocantinense foram convidadas para serem homenageadas pela instituição com o Prêmio Ser Mulher Destaque 2025. Ao todo dez mulheres receberam o prêmio. A Superintendente Maria José foi premiada na categoria cooperativista. Todos os discursos das homenageadas foram fortemente aplaudidos e servirão como fonte de inspiração e emoção para o público presente de alunas e alunos da faculdade. A premiação fecha as comemorações em alusão ao Mês das Mulheres. 

“Este prêmio ressalta a importância das mulheres em qualquer lugar que elas queiram estar. A diversidade das categorias do prêmio é muito válida para mostrar que a mulher se destaca em qualquer área.” comenta Maria José. Além disso ela relembra que o cooperativismo é também para todas as mulheres “Temos o grande desafio de fazer que mais mulheres sejam associadas e conquista de espaços de lideranças dentro das cooperativas. A OCB/TO luta constantemente para melhorar esses índices, atingindo no mínimo a equidade. Hoje somos 33% do número de cooperadas, mas quando você avalia cargos de liderança e governança, que são as mulheres eleitas, esse número baixo muito. Temos que nos valorizar na hora das eleições também. Em todas as instancias há muito espaços para nós, mulheres, ocupar.” 

 

Imagem do WhatsApp de 2025 03 28 às 17.47.53 5e91a074

Todo o Sistema OCB/TO agradece e reconhece o trabalho primoroso que a Superintendente realiza a mais de três décadas na organização, priorizando pelo crescimento e bem-estar de toda a equipe, além de lutar bravamente pelo fortalecimento do cooperativismo sempre pujante e eficiente em todo o Tocantins. Reafirma, também, seus compromissos com os princípios da equidade e igualdade para uma sociedade cada dia mais inclusiva e justa. #VemSerCoop