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Objetivo Geral: Contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, do publico cooperativista para sua sustentabilidade e perenidade nas cooperativas
Público Alvo: Gestores, colaboradores, associados das Cooperativas tocantinenses e comunidade.
Dinâmica: 4 módulos
Horário de cada módulo: Das 08h às 18h
Modalidade: Presencial
Carga horária total: 32 horas
Local: Auditório do Sistema OCB/TO em Palmas-TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Neste Curso, abordaremos os seguintes conteúdos:
A importância da presença digital, Redes sociais: WhatsApp, Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, Linkedin, Twitter, Captação básica de imagem, Captação de vídeo, Orientação da câmera, Conteúdo, Estrutura, Sugestão de Apps, Capcut, Teleprompter, Bit.ly, Canva.
Neste Curso, abordaremos os seguintes conteúdos:
Diversidade, inclusão e representatividade O que são vieses inconscientes Como os vieses impactam em gestão de pessoas: Recrutamento e Seleção, Treinamento, Clima e Promoção. Possibilidades e boas práticas inclusivas
Employee Experience é um posicionamento no qual o Gestor foca esforços e ações para melhorar a experiência do funcionário dentro da empresa, sua finalidade é promover melhorias no cotidiano de quem já está inserido na cultura organizacional, proporcionando bem-estar e realização profissional, o que gera impactos diretos em sua produtividade. Por experiência do colaborador, subentende-se uma série de conceitos, tais como: uma política de trabalho flexível; os ambientes da empresa — físico, tecnológico e cultural; um escritório cheio de atrativos; o engajamento do funcionário; um pacote de benefícios cheio de opções atraentes
A procrastinação pode ser uma inimiga da rotina de trabalho para quem não consegue controlá-la. Adiar as tarefas pode ser contra produtivo, quando isso pode acarretar em prejuízos diretos ou indiretos. Vários aspectos psicológicos como cognições (pensamentos de autocobrança e autocrítica) e emoções (ansiedade e tristeza) estão relacionadas com o ato de procrastinar, tanto em situações pessoais (p.e. deixar de fazer exercícios físicos), quanto em contextos profissionais (p.e. perder prazos).
Manter a motivação e o engajamento dos colaboradores também é um grande desafio a ser superado. É estruturar procedimentos e pensar na comunicação interna para garantir a integração entre os times e o engajamento e a motivação dos colaboradores. Com a entrada da nova geração no mercado de trabalho, esse fator se tornou ainda mais crítico, por isso, as pessoas estão motivadas pelo reconhecimento, e será preciso atenção e boas práticas de gestão para que isso aconteça. Construir e consolidar uma cultura de feedback e one-on-ones são algumas das ferramentas mais importantes para garantir esse ponto.
Neste Curso, abordaremos os seguintes conteúdos:
CONSELHEIRO ADMINISTRATIVO
Aspectos legais;
Estatuto social como instrumento de gestão;
Órgãos sociais;
Autogestão;
Atuação do conselho de administração;
Conselheiros administrativos como líderes;
Responsabilidades, atribuições e competências estratégicas do conselheiro
administrativo;
Processo de gestão em empreendimentos coletivos;
Processo decisório na sociedade cooperativa;
Organização do quadro social;
Planejamento estratégico em cooperativas.
CONSELHEIRO FISCAL
Conceitos avançados de cooperação, cooperativismo e cooperativa;
Estrutura e funcionamento da cooperativa;
Ferramentas para a profissionalização da gestão da cooperativa;
Aspectos legais de uma cooperativa e as relações com o conselho fiscal;
Análise de estatutos sociais e importância do conselhofiscal;
Atribuições e atuação do conselho fiscal;
Organização e particularidades do conselho fiscal;
Noções gerais de contabilidade, voltadas à atividade do conselho fiscal: balanço patrimonial,
demonstração de sobras ou perdas, análise de demonstrações contábeis.
Neste Curso, abordaremos os seguintes conteúdos:
Cooperativas e suas assembleias gerais;
Órgãos de administração/fiscalização;
Decisões de assembleias ordinárias/ extraordinárias;
Preparação e realização de assembleia;
Desligamentos;
Posse dos eleitos e responsáveis por área de atuação;
Documentos para junta comercial e receita federal.
O evento ocorre no entreposto da cooperativa em Paraíso do Tocantins e contará com dois dias de programação com palestras e dinâmicas de campo
Produtores, pesquisadores e demais interessados no agronegócio terão a oportunidade de participar da 3ª edição do Show Tecnológico do Cerrado a partir desta quinta-feira (2). O evento é uma realização da Frísia Cooperativa Agroindustrial, que vem protagonizando ações em prol do desenvolvimento agrícola na região do Vale do Araguaia.
O evento, que terá dois dias de programação, contará com palestra ‘Tendências e perspectivas para o mercado de grãos, soja e milho’, que ficará por conta de Paulo Molinari, um dos melhores consultores no assunto do cenário nacional, na quinta-feira. No mesmo dia, acontece a abertura oficial da colheita de grãos do Tocantins 2023, a partir das 15h40, e que contará com a presença de representantes da Frísia e autoridades como o governador do Estado, Wanderlei Barbosa.
Na sexta-feira (3), o evento traz a palestra de Luís Henrique Penckowski, agrônomo e mestre em manejo de grandes culturas, com o tema ‘Desafios e cenários no manejo de doenças radiculares e suas interações com biológicos’. Com entrada gratuita em ambos os dias, o Show Tecnológico do Cerrado divulga as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pela Fundação ABC, umas das principais instituições de pesquisa agropecuária do Brasil, junto à Frísia. Para participar, basta garantir a inscrição aqui.
Érica Lima, coordenadora comercial da Frísia no Tocantins, destaca que será uma oportunidade para o produtor rural compreender e analisar os resultados de investimentos da cooperativa em pesquisas no estado. “Atuamos sempre visando o crescimento do agronegócio e dos cooperados. Então, para quem não conhece, não sabe como funciona, fica o convite”, destaca.
Programação
02 de fevereiro
08h: recepção;
08h15 às 11h: dinâmicas no campo;
11h às 13h10: livre para almoço e visita aos expositores
13h10 às 16h: dinâmicas no campo;
15h40 às 16h10: abertura da colheita de grãos Tocantins 2023 e abertura oficial do evento;
16h10 às 17h: palestra ‘Tendência e Perspectivas para o mercado de Grãos: Soja e Milho’, com Paulo Molinari;
17h às 18h: visitação livre;
18h: encerramento.
03 de fevereiro
08h: recepção;
08h15 às 11h: dinâmicas no campo;
11h às 13h10h: livre para almoço e visita aos expositores;
13h10 às 16h: dinâmicas de campo;
16h às 17h: palestra ‘Desafios e cenários no manejo de doenças radiculares e suas interações com biológicos’, com Luis Henrique Penckowski;
17h às 18h: visitação livre;
18h: encerramento.
O Credenciamento de Instrutores do SESCOOP/TO tem por objetivo o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas interessadas em prestar serviço de instrutoria ao SESCOOP/TO e às cooperativas registradas participantes dos programas desenvolvidos e/ou executados por estes.
E ele está de cara nova! - Uma nova plataforma foi desenvolvida, com o intuito de facilitar e deixar o processo mais intuitivo.
Para renovar/realizar o seu cadastro e estar apto a prestar serviços ao SESCOOP, será necessário acessar a nova Plataforma de Gestão de Instrutores, através do link: https:\\sescoop.coop.br/instrutores
Os cadastros agora serão analisados diretamente pelo Sescoop. Dessa forma, passa a fazer parte do Banco Nacional de Instrutores, trazendo mais agilidade a todo o processo, já que não será mais necessária a análise individual!
Aquele que já tem cadastro junto ao Sescoop/TO por meio do edital 01/2022, deve revalidar o cadastro pela nova plataforma!
Acesse o site, faça seu cadastro e continue trabalhando com quem coopera.
Atenção aos seguintes pontos:
- Ao acessar a plataforma pela primeira vez, clique em “Cadastre-se”
- Ao se cadastrar, lembre-se de indicar o SESCOOP/TO como unidade de interesse em prestar serviços, pois uma vez aprovado, o cadastro torna-se acessível a nível nacional.
- Caso não seja realizado o novo cadastro no portal, o SESCOOP/TO fica impossibilitado de contratá-lo para futuros projetos.
Evento será realizado na próxima sexta-feira, 03, e tem como foco a formação dos agentes e a apresentação do Plano de Trabalho 2023
Retomando as atividades em prol do desenvolvimento do cooperativismo no Estado do Tocantins, o Sistema OCB/TO, realiza na próxima sexta-feira, 03 de fevereiro, o Encontro de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O evento será realizado na sede do Sistema em Palmas, das 8h às 18h, e reunirá representantes das cooperativas tocantinenses registradas.
O Encontro tem como objetivo iniciar a formação técnica-educacional, bem como atualizar os pontos focais das cooperativas acerca das novas ferramentas de desenvolvimento. Além disso, será um momento para apresentar as ações propostas no Plano de Trabalho 2023 e trabalhar as competências dos agentes. Na programação consta a formação por meio do game Valentes ao Mar e a presença da equipe da Junta Comercial do Tocantins (JUCETINS), que apresentará pontos importantes sobre o registro e a protocolização do processo assemblear.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, reforça o convite. “Esse é um encontro tradicional e muito importante para alinhar nossas expectativas, as possibilidades de atuação e apoio. E neste ano traremos muitas novidades, a começar neste primeiro encontro, em que teremos uma prática gamificada, que nossos agentes com certeza aprovarão”, declara a superintendente.
O Sistema OCB preparou um boletim especial com o perfil dos novos ministros, a importância de cada ministério para o coop, bem como as áreas e órgãos que o cooperativismo precisa acompanhar mais de perto.
A nova estrutura administrativa é composta por 37 ministérios, dos quais 32 possuem relevância estratégica para promover a continuidade do desenvolvimento do coop.
Confira nossa análise: https://in.coop.br/Analise_Politica
O Sistema OCB, representante maior do movimento cooperativista brasileiro, repudia veementemente os atos de vandalismo registrados neste domingo (8) no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). Em um regime democrático não há justificativas aceitáveis para manifestações radicais que destruam o patrimônio público e a imagem do país.
Defendemos a ordem e o diálogo, que cada órgão cumpra seu papel e que as divergências gerem novas ideias em favor da Nação. Sem violência ou vandalismo. Acreditamos na cooperação e esperamos que a união de todos em busca de consenso e harmonia possa representar o encontro de soluções que construam pontes ao invés de destruí-las.
Como agente impulsionador do desenvolvimento do país, o movimento cooperativista considera também que nenhum setor produtivo pode ser responsabilizado por ações de grupos isolados que se distanciam dos princípios que a democracia preconiza e apoia incondicionalmente a restauração da ordem e a manutenção das institucionais democráticas do país.
Processo de simplificação não cria novas regras nem altera legislações
Nos últimos anos, o eSocial passou por um processo de simplificação, tendo ocorrido a exclusão de diversos eventos e campos, o que possibilitou a diminuição do volume de informações enviadas pelos declarantes, passando a ser um programa mais assertivo. E dentre os diversos eventos e campos que compõem o eSocial, temos os eventos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST, que têm como finalidade, a substituição dos atuais formulários (físicos) utilizados para envio da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT e do Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP.
O início da obrigatoriedade do envio dos eventos de SST tem como base o cronograma de implantação do eSocial, que é dividido em 04 (quatro) grupos. As cooperativas estão inseridas no 3º grupo. A partir de janeiro deste ano a necessidade de agir em conformidade com normas passa a valer. A não adequação à novidade, pode gerar multa as cooperativas.
O Sistema OCB preparou uma Cartilha Saúde e Segurança do Trabalho no eSocial para orientar as cooperativas em como agir perante as alterações vigentes.
eSocial
O eSocial é um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373/14, que a partir de um sistema de coleta de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, armazena tudo em um ambiente nacional virtual, a fim de possibilitar à administração pública, a utilização de tais informações para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e também para a apuração de tributos. O programa estabelece a forma da prestação das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural.
Com o status de ser um dos maiores eventos do Tocantins voltado à difusão de tecnologias para produção de grãos e outras culturas, a Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região será realizada no dia 27 de janeiro, a partir das 7h30, na Fazenda Uruçu, de propriedade do agricultor cooperado Luiz Gilberto Ramos. O público-alvo são produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes de cursos na área agropecuária.
A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) – com sede em Pedro Afonso e atuação em outros 19 municípios tocantinenses – tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) na realização do evento.
Na edição 2023, a jornada terá duas áreas com diferentes expositores. Na primeira, foram cultivadas 17 variedades de soja, todas comerciais, em uma área de 15 hectares que contará com 14 estações, onde profissionais de 19 empresas dos ramos de sementes, defensivos, fertilizantes e tecnologia de aplicação irão expor suas novidades. São elas: Yara, Corteva, Bayer, Brasmax, J&H Sementes, Progresso Sementes, Seedcorp HO, Syngenta, Basf, Neogen Sementes, Uniggel, UPL, Sementes Campeã, TMG, Credenz, Mosaic e Fênix Pulverização de Precisão.
Já o outro espaço, que fica na sede da Fazenda Uruçu, contará com estandes de empresas de máquinas agrícolas, biofertilizantes, equipamentos diversos e instituições bancárias. Até o início desta semana confirmaram presença a TradeCorp, Agripon, Fortgreen, Fabiano Parafusos, John Deere, Sicredi e Sicoob.
Conhecimento e integração
O gerente da Unidade Técnica da Coapa, Fernando Coelho, explicou que em 2023 a Jornada Tecnológica terá novidades para tornar a experiência do público mais dinâmica. O ponto inicial será numa estrutura na sede da Fazenda Uruçu na qual o participante fará sua inscrição de forma digital e depois será transportado até a área experimental para percorrer as estações das empresas parceiras. Além disso, quem participar do evento receberá, posteriormente, um certificado emitido pelo SENAR/TO.
“A Jornada Tecnológica é o momento para o produtor rural e demais participantes conhecerem o que as empresas têm de mais moderno para auxiliar no aumento da produtividade e da sanidade das plantações de grãos e, dessa forma, aumentar seus ganhos. Além disso, as empresas mostram seus produtos e prospectam negócios”, resumiu Fernando Coelho.
Já o gerente da Unidade Corporativa, Frederico Pinto, salientou que a área de exposição aumentou e novas parcerias foram fechadas com empresas de diferentes ramos para levar mais informações aos associados da Coapa e demais visitantes. “Isso só reforça a força que a Jornada Tecnológica tem em nossa região”, pontuou o executivo.
Para o presidente Ricardo Khouri, o evento já se consolidou sendo uma grande vitrine tecnológica e ainda serve para integrar toda a cadeia do agronegócio da região de Pedro Afonso.
Por:ASCOM COAPA
Sicoob Tocantins entrega ao Hospital de Amor recursos arrecadados para construção de salão de beleza
Iniciativa contou com apoio do cooperativismo tocantinense e irá apoiar mulheres no combate ao câncer
O Sicoob Tocantins entregou na manhã desta terça-feira, 6, ao Hospital de Amor, em Palmas, R$ 60.528,66 arrecadados pelo Dia C (Dia de Cooperar). Por acreditar na cooperação para a transformação de uma realidade, a Cooperativa, com o apoio do Sistema OCB/TO, mobilizou cooperados e comunidade em geral para angariar recursos para a construção do Salão de Amor nas dependências do hospital.
O presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, destaca um importante papel que a Cooperativa desempenha atuando com responsabilidade social. “Mais do que nunca temos visto a importância de cooperar para transformar. A Cooperativa se preocupa em trabalhar para o desenvolvimento da comunidade e os nossos cooperados foram sensíveis a essa causa”.
O diretor Operacional do Sicoob Tocantins, Silvan Celestino, ressalta que esta ação reforça o 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. “Esperamos que essa contribuição faça a diferença para muitas pessoas. Porque é isso que almejamos, dar as mãos para juntos superarmos desafios”.
“Não tem doação grande ou pequena. Como o próprio slogan do Dia C bem diz, atitudes simples mudam o mundo. Uma obra dessa magnitude e que beneficia milhares de pessoas merece atenção e todo apoio”, reforçou Julio Cesar Galvão, diretor Administrativo Financeiro do Sicoob Tocantins.
A superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, reforça a continuidade do apoio em prol da construção do Hospital de Amor do Tocantins. “Estamos juntos desde o início porque acreditamos que essa causa é em benefício de todos nós e pela seriedade que observamos na instituição mantenedora. Iremos sim continuar apoiando iniciativas voltadas para o Hospital, porque está no nosso DNA e nos princípios cooperativistas o interesse pela comunidade e pelo que pode fazer dela um lugar melhor”, comenta a gestora
O gestor Administrativo do Hospital de Amor Tocantins, Gustavo Francisco Ruza, pontuou a importância da autoestima de uma paciente oncológica. “50% é tratamento e o restante tem diversos fatores que influenciam sobremaneira e a autoestima é um deles”.
De acordo com Ruza, o Hospital de Amor Tocantins está com 20% das obras finalizadas. São 8 mil m² de um total de 40 mil m² de área construída. A estimativa é de que o hospital absorva 60% dos pacientes tocantinenses atendidos atualmente no Hospital de Barretos. A previsão é de que o atendimento para quimioterapia e radioterapia inicie no primeiro semestre de 2023.
Dia C
A arrecadação para o Salão de Amor foi uma ação desenvolvida pela agência de Palmas e fez parte de uma série de atividades realizadas pelas agências que compõem a rede Sicoob Tocantins pelo Dia de Cooperar em 2022. O objetivo da construção do salão é promover a autoestima e a qualidade de vida de pacientes oncológicas, que poderão ser atendidas por profissionais voluntários na escolha e ajuste de perucas e lenços. Além deste serviço, o Salão de Amor será ponto de referência para o corte e doação de cabelos com a finalidade da confecção de perucas.
As agências de Divinópolis e Paraíso promoveram o plantio de mais de mil mudas de ipês em suas comunidades. Pium, Gurupi, Porto Nacional e Luzimangues se mobilizaram para a distribuição de cestas básicas.
Já nas agências de Barrolândia, Marianópolis, Miranorte, Cristalândia, Fátima e Araguaína, a movimentação foi para atender, respectivamente, entidades em suas comunidades com kits maternidade, roupas infantis, cadeiras de roda, fraldas geriátricas, brinquedos e atividades recreativas para crianças.
Atualmente, o Sicoob Tocantins está desenvolvendo o Natal Solidário. Uma campanha realizada anualmente para beneficiar a comunidade onde a Cooperativa está presente. Cada agência da rede tem a liberdade de escolher a instituição que será ajudada de acordo com as principais dificuldades e demandas identificadas. (Ascom Sicoob Tocantins)
Iniciativa arrecadou até o momento 30% do necessário para a obra
Os meses de outubro e novembro, dedicados à valorização da saúde de homens e mulheres, sobretudo na prevenção ao câncer, contaram com a iniciativa de arrecadação de fundos para a construção do primeiro salão de beleza nas dependências do Hospital de Amor, em Palmas. Rumo à reta final, a campanha arrecadou cerca de 56 mil reais e são necessários 200 mil reais para a construção do espaço. As doações seguem até o dia 30 de novembro e toda a comunidade pode colaborar com a causa pelo pix:
A iniciativa pioneira é idealizada pelo Sicoob Tocantins pelo Dia C (Dia de Cooperar) e conta com apoio do cooperativismo tocantinense por meio do Sistema OCB/TO. Desde o início da arrecadação foram desenvolvidas ações como o Dia da Beleza, em que profissionais voluntárias realizaram atendimentos com 100% dos lucros voltados para a construção do Salão de Amor, o Cooperjogos, evento do Sistema OCB/TO cujo valor das inscrições foi integralmente direcionado para a campanha, além da mobilização de cooperados do Sicoob Tocantins e da comunidade em geral.
Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, a iniciativa é inovadora. “O Hospital de Amor é amplamente reconhecido e contribuímos com a arrecadação de fundos para a construção desde 2019 com o Cooperar Pela Vida. Buscar o resgate da autoestima das pacientes é muito importante e essa é uma ação em que o Tocantins pode ser referência”, pontua.
O presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, reforça a importância da construção do Salão de Amor para a comunidade. “Participamos ativamente do Dia C porque a Cooperativa é feita de pessoas que se preocupam com pessoas. Abraçamos esta causa porque entendemos ser transformadora e de grande valor para elevar a autoestima de pacientes em tratamento contra o câncer, contribuindo para que continuem firme na luta contra a doença”.
Salão de Amor
O objetivo da construção do espaço é promover a autoestima e a qualidade de vida de pacientes oncológicas, que poderão ser atendidas por profissionais voluntários na escolha e ajuste de perucas e lenços. Além deste serviço, o Salão de Amor será ponto de referência para o corte e doação de cabelos com a finalidade da confecção de perucas. Para essa ação, é importante que o cabelo a ser doado tenha ao menos 20 centímetros de comprimento.
Com o intuito de debater de forma propositiva todas as demandas do setor do agronegócio e assegurar o seu fortalecimento no Tocantins, representantes das associações dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Tocantins (Aprosoja/TO) e dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST); do Sistema OCB Sescoop Tocantins; da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA); e representantes do IDESP - instituto que trabalha com projetos de desenvolvimento do agronegócio tocantinense, se reuniram nesta segunda-feira, 21, em Palmas, e propuseram a criação de uma frente tocantinense que represente todas as associações ligadas ao setor.
“Reunião muito produtiva e que reforça o quanto o agronegócio é um setor importante no Tocantins”, destacou o superintendente executivo da Aproest, Wagno Milhomem, adiantando que novas reuniões serão realizadas, ampliando a participação de interessados em discutir as demandas do agro e trabalhar em conjunto na busca de soluções.
“Estamos somando e agregando forças. Juntos vamos debater e buscar ações que na prática vão garantir a expansão da fronteira agrícola e o incremento da produção agrícola no Estado” completou o presidente da Aprosoja/TO, Dari Fronza.
Participaram também o suplente de senador eleito no último pleito e produtor rural Maurício Buffon, juntamente com o assessor parlamentar Felipe Rocha; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Jair da Costa Oliveira Filho; o ex-deputado César Halum, além da presença de advogados que atuam em defesa dos interesses do agronegócio tocantinense.
Por: Ascom Aproest
O Presidente do Conselho de Administração do Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins – OCB/TO, no uso das atribuições conferidas no Estatuto Social, convoca as 36 (trinta e seis) cooperativas registradas e filiadas para a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), a ser realizada na modalidade presencial, no dia 18 de novembro de 2022, em sua sede à Av. JK 110 Norte, Lote 11, Palmas/TO, em primeira convocação às 9h30, com a presença da maioria absoluta dos presidentes e/ou delegados credenciados, às 10h30, em segunda e última convocação, com qualquer número de representantes presentes, para deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia: Palmas, 31 de outubro de 2022 Ricardo Benedito Khouri |
Anexos:
Um dos pilares do cooperativismo é estimular a educação onde o segmento está presente. Neste sentido, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, que atua em 22 municípios, realiza vários eventos ao longo do ano abertos à comunidade, além de estar sempre de portas abertas para receber instituições da educação infantil ao ensino superior.
Nesta quarta-feira, 9, foi a vez de um grupo de 35 alunos e professores do Curso Técnico em Agronegócio da Escola Estadual Almeida Sardinha, da cidade de Itacajá, visitar as instalações da cooperativa em Pedro Afonso. Na primeira atividade, Maria Silvana Ramos (agente de Desenvolvimento Cooperativista), Fernando Coelho (gerente da Unidade Técnica), Frederico Pires Pinto (gerente Corporativo) e Márcio Garcia (coordenador da Loja Agropecuária) apresentaram dados sobre a história e evolução da cooperativa; o trabalho e resultados nas áreas da agricultura e pecuária; a atuação da Coapa em defesa dos interesses de seus associados; a diferença de uma sociedade cooperativa e uma empresa tradicional, entre outros aspectos.
Os visitantes aproveitaram para tirar dúvidas e obterem conhecimentos como parte das disciplinas de Cooperativismo e Associativismo, Logística e Comércio e Mercado.
Em seguida, o grupo visitou a Loja Agropecuária – oportunidade em que a equipe veterinária apresentou as ações que desenvolve –, e a Unidade de Armazenagem de Grãos, onde foram recepcionados pelo coordenador Roberto Carlos Zonta e sua equipe.
Contribuição e referência
A gestão moderna, os profissionais qualificados que formam seu quadro de colaboradores e, principalmente a contribuição e o papel que a cooperativa tem para a comunidade e seus cooperados foram destacados por alunos e professores. Os visitantes também compartilharam da opinião de que a visita técnica trouxe novos conhecimentos sobre cooperativismo e agronegócio que agregam muito na formação dos futuros profissionais.
Conforme o aluno da 2ª série, Ítalo de Souza e Silva, de 17 anos, a experiência contribui muito no processo educacional da turma. “Conseguimos novos conhecimentos e tivemos uma visão geral de todos os procedimentos desde a produção até a comercialização dos grãos. Com isso, alguns dos alunos que não sabem o que fazer depois do ensino médio, podem desenvolver interesse de trabalhar como técnico ou fazer um curso superior na área do agronegócio”, disse o estudante, que se surpreendeu com o processo de armazenagem e recepção dos grãos.
A aluna da 1ª série Mariana Sales dos Santos, 16 anos, elogiou a Coapa pelas iniciativas voltadas ao desenvolvimento da agropecuária, sua gestão profissional, o trabalho em equipe e o apoio a iniciativas ambientais como a construção de praças ecológicas.
Já a professora e coordenadora do Curso Técnico em Agronegócio, Francielly Guieiro Gomes de Sousa, salientou que os alunos puderam vivenciar a teoria vista em sala de aula com a prática do mercado de trabalho. “Isso é muito gratificante, pois contribui significativamente para a formação dos futuros profissionais. A Escola Estadual Almeida Sardinha agradece a Coapa pela oportunidade”, disse.
“Nossos alunos estão fazendo um curso técnico junto com ensino médio e sem dúvidas essa visita é uma grande experiência e aprendizado, pois a Coapa é um grande exemplo para nosso estado”, completou o professor Leonardo Nascimento.
As vagas são para analista de cooperativismo e monitoramento, analista de operações e técnico em operações
O SESCOOP/TO está com processo seletivo aberto para recrutar profissionais de nível superior e médio. Está sendo disponibilizada uma vaga para início imediato e demais, para formação de cadastro reserva. Todas as vagas são para atuação na cidade de Palmas.
Os interessados devem ficar atentos ao prazo de encerramento das inscrições, previsto para o próximo domingo, 13. Todos os detalhes do processo, vagas e participação podem ser acessados no site: https://www.ibconsulting.com.br/sescoop2.php. Não há cobrança de taxas.
A seleção se dará em quatro etapas, sendo a primeira de análise curricular; a segunda de avaliação de conhecimentos (prova objetiva e discursiva/estudo de caso); a terceira de entrevista técnica e por último, a análise documental.