Notícias
Objetivo Geral: Mostrar a importância de desenvolver uma cultura organizacional, ou seja, uma cultura baseada nos valores, na missão, e na visão que essa empresa tem de si e da sua colaboração em relação ao ambiente que se encontra.
Público Alvo: Empregados e associados das cooperativas de Palmas e comunidade em geral.
Dia/Hora: 06 e 07/11/2017 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 8 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Eduardo Corceli
Gestor e Instrutor de Educação Corporativa do Grupo Farol Pessoas e Negócios. Psicólogo (PUC/GO), MBA em Gestão Empresarial (FGV/PUC/GO) e Profissional Coach pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), licenciada pela BCI (Behavioral Coaching Courses); Formação: Jogos de Empresa (MRG), Psicodrama Empresarial (WIN), Pesquisa de Mercado SBPM-SP) e Cooperativismo. Experiência com Docência: Cambury, Unifan e Faculdade Objetivo. Atua há 19 anos como consultor empresarial, palestrante, educador para vários segmentos do mercado corporativo, congressos (Brasil/Europa), seminários e workshops e para o Sistema S.
Conteúdo Programático do curso:
- Definições da cultura organizacional
- Processo de desenvolvimento da cultura organizacional
- Como os funcionários aprendem a cultura?
- Clima organizacional
- Estratégias de gerenciamento da cultura
- A cultura organizacional e as mudanças organizacionais
- Impacto da cultura nos resultados
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Nos meses de outubro e novembro relembramos a importância da conscientização sobre o câncer de próstata e o câncer de mama com a Campanha Outubro Rosa e Novembro Azul. Neste ano as cooperativas tocantinenses, em parceria com o SESCOOP/TO, estão arrecadando doações de alimentos e itens de higiene pessoal que serão entregues em novembro para uma instituição de prevenção e combate ao prevenção do câncer de Palmas.
Funcionará da seguinte forma: O interessado deverá procurar o ADC (agente de desenvolvimento cooperativista) em sua cooperativa, e realizar a entrega de 2 (dois) itens da lista abaixo e em troca, além de ajudar a fazer o bem, também ganhará uma camiseta personalizada da campanha.
Confira a lista de itens que estão sendo arrecadados:
- Leite em pó
- Açúcar
- Óleo
- Hidratante de pele
- Desodorante
- Shampoo
- Condicionador
Ao todo, cinco cooperativas aderiram a campanha: COAPA (Pedro Afonso), SICOOB Credipar (Paraíso do Tocantins), UNIMED Palmas (Palmas), COOPEFA (Formoso do Araguaia) e COED (Pedro Afonso). Além de promoverem a prevenção e a conscientização sobre o câncer, esta também é uma forma de cumprirem com um dos princípios do cooperativismo - o interesse pela comunidade (7º princípio).
Palestra de Conscientização
Em Pedro Afonso, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o SICREDI realizaram no último dia 18/10 uma palestra para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo útero, doenças que matam milhares de pessoas todos os anos. Cerca de 70 mulheres fizeram doações e vestiram a camisa da campanha “Outubro Rosa” durante evento.
Na oportunidade, mulheres de diversas idades puderam tirar dúvidas sobre os cuidados e prevenção das doenças com o ginecologista e obstetra Giuliano Rezende Silva e a enfermeira Mírian Fabiana, ambos profissionais da Rede Municipal de Saúde de Pedro Afonso.
O presidente da COAPA e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, parabenizou a participação das mulheres e destacou o protagonismo delas em falar dos cuidados com a saúde. “As mulheres são mais abertas a esse diálogo e isso faz com que as informações sobre a doença e seus tratamentos sejam disseminados com mais facilidade”, disse.
Objetivo Geral: Aplicar as melhores soluções para os desafios do ambiente de vendas, sob a perspectiva de aspectos pessoais e profissionais.
Público Alvo: associados e empregados da cooperativa SICOOB CREDIPAR
Dia/Hora: 27/10 (18h30 às 22h30) e 28/10/2017 (08h às 12h)
Carga horária: 08 horas
Local: Paraíso do Tocantins - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Antonio Jorge Milhomens de Abreu
Licenciado em Normal Superior (2003), Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Administração de Empresas (2008), Especialista em Gestão Pública (2006) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2010) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão em Saúde (2015) Especialista em Psicologia Organizacional (2016) Mestre em Administração de Empresas (2014) Doutorando em Gestão Organizacional (2017) e Coach pela Sociedade Latino Americano de Coaching (2015).
Conteúdo Programático do curso:
- Tipos de vendas;
- Conhecimento dos produtos e serviços;
- Conhecimento sobre os clientes;
- Os desafios do ambiente de vendas;
- Características e comportamento do vendedor campeão;
- Etapas da negociação;
- Prospecção de clientes potenciais e como atingi-los;
- Como lidar com objeções – Métodos e técnicas;
- Administrando vendas;
- Pós-vendas.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
GESCOOP: PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO COOPERATIVA
LOCAL: Auditório do SISTEMA OCB/TO | Avenida JK, Qd. 110 Norte, Lt 11 - Palmas/TO
DURAÇÃO: 10 meses
VAGAS: 30
INÍCIO: 10 de novembro de 2017
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de 25 alunos qualificados na inscrição. A agenda definitiva será apresentada, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias.
METODOLOGIA DE REALIZAÇÃO: Realização de módulos que serão ministrados aos finais de semana, uma vez por mês (sexta-feira, 19h às 22h30; sábados, 8h às 12h e 13h às 17h30).
CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO:
- Ser colaborador, cooperado ou dirigente de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO;
- Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – Ciclo 2017/2018;
PRAZO: A inscrição para o GESCOOP deverá ser feita até o dia 03/11/2017
INVESTIMENTO: As inscrições para o GESCOOP são gratuitas.
CERTIFICADO: Somente serão certificados, os participantes que obtiverem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de participação durante todo o programa e atingirem nota maior ou igual a 60% (sessenta por cento) na avaliação ao final.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- O participante deverá assinar um Termo de Adesão e Compromisso, junto ao SESCOOP/TO, responsabilizando-se por sua participação integral durante o curso. Este termo deverá ser assinado também pelo representante legal da cooperativa.
- Quando for o caso, as despesas com alimentação, transporte e hospedagem do participante serão contrapartida da Cooperativa beneficiaria.
QUADRO DE DISCIPLINAS: O cronograma e as disciplinas poderão ser alterados de acordo com a necessidade da turma.
QUADRO DE DISCIPLINAS |
|||
Módulos |
Data prevista |
Horas |
|
1 |
Educação Cooperativa |
10 e 11/11/17 |
12 |
2 |
Introdução à Governança Corporativa |
08 e 09/12/17 |
12 |
3 |
Aspectos Legais e Tributários das Sociedades Cooperativas |
02 e 03/02/18 |
12 |
4 |
Inovação, Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Cooperativas |
02 e 03/03/18 |
12 |
5 |
Planejamento e Gestão de Marketing |
06 e 07/04/18 |
12 |
6 |
Gestão da Qualidade e Processos |
04 e 05/05/18 |
12 |
7 |
Desenvolvimento de Equipes |
01 e 02/06/18 |
12 |
8 |
Gestão Financeira de Cooperativas |
06 e 07/07/18 |
12 |
9 |
Controles Internos e Gestão de riscos |
03 e 04/08/18 |
12 |
10 |
Gestão e Planejamento estratégico |
14 e 15/09/18 |
12 |
Carga horária total 120 horas |
O SESCOOP/TO em parceira com a UFT/FAPTO abre as inscrições para o “MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas” nas cidades de Palmas e Gurupi. O objetivo geral do MBA é ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial com foco nas cooperativas, contribuindo para um melhor desempenho pessoal, organizacional e econômico do participante.
O período de inscrição será do dia 23/10 a 03/11/2017, através do preenchimento de formulário próprio e envio de todos os documentos. O início do MBA está previsto para o dia 24 de novembro de 2017, com duração de 18 meses. Os módulos serão ministrados aos finais de semana, uma vez por mês (Sextas-feiras, 18h30 - 22h30; Sábados, 08h às 19h; Domingos - 08h às 14h).
A formação de turma está sujeita ao número mínimo de 25 alunos qualificados na inscrição.
Serão concedidas bolsas no valor de 80% (R$422,40) da mensalidade, ficando o restante 20 % (R$105,60) sob responsabilidade do aluno e/ou cooperativa de origem ao longo dos 18 (dezoito) meses. Será cobrado pela FAPTO o valor de R$30,00 a título de inscrição e seleção, que deverá ser depositado no Banco do Brasil, Agência: 36158-3, Conta Corrente: 200.491-7 (FAPTO). O investimento total para cada cooperativa, por aluno, será de R$ 1.900,80 (um mil e novecentos reais e oitenta centavos) + inscrição.
Serão adotados os seguintes critérios de avaliação:
- Graduação completa (comprovada através de diploma registrado) em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC.
- Ser colaborador, cooperado ou dirigente de cooperativa registrada e em situação de regularidade com o sistema OCB/SESCOOP-TO;
- Cooperativas inscritas no PDGC – Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – ciclo 2017/2018;
Será divulgado até o dia 06/11/2017 as datas para seleção, divulgação do resultado e matrícula dos participantes.
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA MATRÍCULA: Junto com a ficha de inscrição deverão ser entregues na Sede da OCB/SESCOOP-TO os documentos relacionados a baixo lacrados dentro de envelope devidamente identificado.
- Ficha de Inscrição (Anexo);
- Cópia autenticada, frente e verso, do diploma (*) em qualquer curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e MEC. Será aceita, também, cópia autenticada da declaração de conclusão de curso;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Cópia do comprovante de endereço atualizado;
- Cópia do Título Eleitoral;
- Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral - comprovante emitido eletronicamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) com comprovante de votação ou justificativa;
- Cópia da Certidão de casamento (em caso de alteração do sobrenome do aluno (a);
- Comprovante da taxa de inscrição de R$30,00 que deve ser depositada no Banco do Brasil, Agência: 36158-3, Conta Corrente: 200.491-7;
- Currículo atualizado;
- 01 (uma) foto recente tamanho ¾;
- Comprovante de vínculo com a cooperativa (cópia da CTPS, quando empregado, ou ficha de associado quando cooperado).
* Os diplomas dos Cursos de Graduação obtidos no estrangeiro deverão ser apresentados com autenticação consular brasileira, devidamente revalidados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
Obs.: A documentação também poderá ser enviada por correios para o endereço da Sede da OCB/SESCOOP-TO localizada na Avenida JK, Quadra 110 Norte, Lote 11 – CEP: 77006-130, Palmas – TO.
A cooperativa, depois do aluno inscrito, deverá assinar um Termo de Adesão e Compromisso, junto ao SESCOOP/TO, responsabilizando-se pelo ressarcimento do valor integral do curso, do(s) aluno(s) matriculado(s), quando houver desistência e reprovação, no decorrer do curso. Somente, com a assinatura do instrumento, pelas partes, será considerada efetivada a matrícula.
Anexo - Modelo de Inscrição Palmas
Anexo - Modelo de Inscrição Gurupi
[gallery ids="6914"]
Objetivo Geral: Capacitar e qualificar os profissionais para o desempenho de suas atividades com foco na gestão de riscos e no cuidado com os pacientes, com vistas à minimização de danos e ao fortalecimento da cultura de segurança no ambiente da cooperativa.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED Gurupi
Dia/Hora: 25 e 26/10/2017 (14h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Arnoldo Oliveira Leão
Conteúdo Programático do curso:
- Conceitos básicos de segurança na área da saúde;
- Principais sistemas e processos de gestão de segurança em saúde;
- Conceitos de gestão de risco do paciente, colaborador e ambiente;
- Sistemas de gestão de risco na saúde em seus aspectos mais atuais;
- Gerenciamento e a vigilância de risco.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
Objetivo Geral: Capacitar e qualificar os profissionais para o desempenho de suas atividades com foco na gestão de riscos e no cuidado com os pacientes, com vistas à minimização de danos e ao fortalecimento da cultura de segurança no ambiente da cooperativa.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED Gurupi
Dia/Hora: 25 e 26/10/2017 (08h às 12h)
Carga horária: 8 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Arnoldo Oliveira Leão
Conteúdo Programático do curso:
- Conceitos básicos de segurança na área da saúde;
- Principais sistemas e processos de gestão de segurança em saúde;
- Conceitos de gestão de risco do paciente, colaborador e ambiente;
- Sistemas de gestão de risco na saúde em seus aspectos mais atuais;
- Gerenciamento e a vigilância de risco.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente. Acesse o menu cursos e eventos > emissão de certificados
A Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (COOPERFRIGU), com o apoio do SESCOOP/TO, está promovendo a 13ª edição do Projeto Socioambiental COOPERAR entre os dias 16 e 23 de outubro, em Gurupi/TO. O programa tem por objetivo promover a integração social e ambiental junto aos cooperados, colaboradores e familiares, e este espera atender mais de 2 mil pessoas.
A programação do evento conta com ações de diversas naturezas, como palestras, campanhas de doação, teatro, circo mágico, música, gincanas, entre outros. As palestras abordaram temas relacionados a conscientização ambiental, prevenção contra o câncer, consumo da água e hábitos saudáveis.
No 4ª dia do evento (19/10) o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Diego Raoni da Silva Rocha, ministrou a Palestra "Consumo Consciente da Água" e na oportunidade destacou que “a água é o bem mais precioso que nós temos, devemos cuida-la com muito carinho. Água é vida e nós devemos nos conscientizar para os problemas que nós mesmos estamos causando ao meio ambiente, à sociedade”.
[gallery ids="6737,6736,6738"]
Os jovens que integram a turma do Aprendiz Cooperativo participaram nos dias 17 e 19/10/2017, do curso de cooperativismo ministrado pelo SESCOOP/TO na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Esta capacitação faz parte do programa realizado juntamente com a parceria do CIEE, para atender as cooperativas de Palmas. O Analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/TO, Diogo Couto, conduziu o curso e contou que o programa abre caminhos no mercado de trabalho e ainda prepara os jovens para atuar no cooperativismo".
Atualmente, o SESCOOP/TO garante a formação de cerca de 13 aprendizes que atuam na cooperativa UNIMED Palmas, e a intenção é ampliar este número em 2018, assim como atrair mais cooperativas.
[gallery ids="6732,6731"]
Com o apoio do SESCOOP/TO, os cooperados da Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia (COOPEFA) participaram do dia 09 ao dia 11 de outubro de 2017 de uma viagem de imersão no Rio Grande do Sul com o objetivo de conhecer o cooperativismo gaúcho e as boas práticas das cooperativas educacionais do estado.
Ao todo, 15 cooperados e um analista do SESCOOP/TO, participaram da imersão nas cidades de Porto Alegre e Nova Petrópolis, onde puderam enriquecer seus conhecimentos com práticas educacionais e ampliar o leque de possibilidades para a atuação da COOPEFA.
Em Porto Alegre, a programação contou a palestra "Diretrizes e Estratégias na Formação Profissional" ministrada pelo diretor da Faculdade e Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), Derli Schmidt, e outra palestra com o presidente do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, Vergilio Frederico Perius, sobre "A Expressão do Cooperativismo Gaúcho". Além disso, os participantes conheceram a Cooperativa de Trabalho Educacional (COOPEEB) e a Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (COEDUCARS).
Em Nova Petrópolis, o grupo conheceu a Cooperativa Escolar Bom Pastor (COOEBOMPA) e o case da SICREDI Pioneira, primeira cooperativa de crédito da América Latina fundada em 1902.
Segundo o Analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP/TO que acompanhou o grupo, Magnun Vinicius, esta imersão possibilitou experiências muito proveitosas para a equipe e “foi fundamental para compreender os processos das cooperativas do RS, que são exemplos de organização, gestão, governança e prática do cooperativismo” concluiu.
[caption id="attachment_6648" align="aligncenter" width="1280"]




Objetivo Geral: Treinar e aperfeiçoar profissionais em boas práticas para o transporte de carga viva.
Público Alvo: associados e empregados da cooperativa COOPERFRIGU.
Dia/Hora: 23,24 e 25/10/2017 (17h às 21h)
Carga horária: 12 horas
Local: Gurupi - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Marcelo Geneiro
Conteúdo Programático do curso:
- Cuidados Físicos e mentais com os animais;
- Órgãos reguladores e regras para o transporte;
- O meio de transporte e a disposição de espaço para o animal;
- Condições do veículo, pavimentação e uso de serragem;
- Inspeção e tratamento dos animais;
- Alimentação durante o trajeto;
- Métodos e técnicas de amarras;
- Precauções para embarque e desembarque;
- Tempo de embarque e posição dos animais;
- Comportamento do animal em bruscas mudanças de ambientes, estresse.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Objetivo Geral: Desenvolver líderes a partir das principais ferramentas de autodesenvolvimento e desenvolvimento de equipes, garantindo resultados sustentáveis para colaboradores e para a cooperativa.
Público Alvo: empregados da cooperativa UNIMED ARAGUAÍNA
Dia/Hora: 21/10/2017 - 08h às 18h
Carga horária: 8 horas
Local: Araguaína - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Eduardo Corceli
- Gestor e Instrutor de Educação Corporativa do Grupo Farol Pessoas e Negócios. Psicólogo (PUC/GO), MBA em Gestão Empresarial (FGV/PUC/GO) e Profissional Coach pela Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching), licenciada pela BCI (Behavioral Coaching Courses);
- Formação: Jogos de Empresa (MRG), Psicodrama Empresarial (WIN), Pesquisa de Mercado SBPM-SP) e Cooperativismo. Experiência com Docência: Cambury, Unifan e Faculdade Objetivo. Atua há 19 anos como consultor empresarial, palestrante, educador para vários segmentos do mercado corporativo, congressos (Brasil/Europa), seminários e workshops e para o Sistema S.
Conteúdo programático do curso:
- O líder e suas habilidades;
- A liderança em cooperativas;
- Ferramentas de liderança;
- Autoanálise dos estilos de liderança;
- O Impacto do estilo de liderança nos resultados da equipe;
- Gestão para resultados;
- Estabelecimento de metas;
- O processo decisório e a delegação;
- Os processos de comunicação;
- Transformar grupos em equipes;
- Mediação de conflitos e motivação;
- A influência das emoções no comportamento;
- Ética, coaching e feedback;
- O líder coach e os contextos de coaching;
- Finalidade e tipos de feedback;
- O que é código de ética, valores e princípios éticos;
- Cultura organizacional ética;
- A ética e a segurança no trabalho.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Promover a compreensão que Marketing Digital, Redes Sociais, Planejamento e matérias afins são instrumentos poderosos de comunicação que mobilizam pessoas e se propagam.
Público Alvo: Associados da cooperativa COED.
Dia/Hora: 21/10/2017 (08h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Paulo Bonfim
Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em planejamento e gestão de recursos humanos e pós graduado em comunicação empresarial e marketing. Professor na área de gestão, recurso humanos e marketing e palestrante motivacional
Conteúdo Programático do curso:
- Competência social;
- Processo de interação humana;
- Desafios da convivência social;
- Fatores que facilitam o relacionamento interpessoal;
- Autoconhecimento e inteligência emocional.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Orientar os professores quanto ao uso de equipamentos adequados a todas as tarefas, evitando riscos e doenças ocupacionais.
Público Alvo: Associados da cooperativa CEPAR.
Dia/Hora: 20 de outubro (18h30 às 22h30) e 21 de outubro (08h às 18h) de 2017
Carga horária: 12 horas
Local: Arraias - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Fernando Afonso Nunes Filho
Conteúdo Programático do curso:
- Legislação;
- Riscos e doenças;
- Limpeza e Higiene;
- Alimentação;
- Vandalismo;
- Medidas de Prevenção.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Aprimorar a liderança por meio da comunicação, motivação e outras ferramentas que promovam a condução eficiente de equipes.
Público Alvo: Cooperados da cooperativa COOPEFA.
Dia/Hora: 20/10 (18h30 às 22h30) e 21/10/2017 (8h às 12h)
Carga horária: 12 horas
Local: Formoso do Araguaia - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Antonio Jorge Milhomens de Abreu
Licenciado em Normal Superior (2003), Licenciado em Letras (2007), Bacharel em Administração de Empresas (2008), Especialista em Gestão Pública (2006) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2010) com Metodologia em Docência do Ensino Superior, Especialista em Gestão em Saúde (2015) Especialista em Psicologia Organizacional (2016) Mestre em Administração de Empresas (2014) Doutorando em Gestão Organizacional (2017) e Coach pela Sociedade Latino Americano de Coaching (2015).
Conteúdo Programático do curso:
- Desenvolver autoridade positiva, frente aos alunos;
- Liderar uma escola e equipe escolar;
- Habilidades técnicas, emocionais e comportamentais;
- Professor como líder: inspirando alunos e colegas positivamente;
- Comunicação assertiva na transmissão de conhecimentos;
- Habilidades de gestão de pessoas e visão de negócios;
- Inteligência emocional para lidar com os desafios da sua profissão
- Automotivação, planejamento, determinação, resiliência e engajamento;
- A liderança em cooperativas;
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Apresentar os conceitos e técnicas da Programação Neolinguística e sua aplicação no cotidiano como forma de promover a melhora na relação com clientes durante o atendimento em geral, nas negociações diversas e nas participações em reuniões.
Público Alvo: cooperados, núcleos e colaboradores da cooperativa COAPA.
Dia/Hora: 21/10/2017 (8h às 18h)
Carga horária: 8 horas
Local: Pedro Afonso - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Ângela Rebouças
Consultora de instituições públicas e privadas na área de gestão de pessoas com graduação em psicologia e especializada em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Ministra palestras e seminários na área de desenvolvimento de liderança, Gestão de Pessoas e empreendedorismo em diversas instituições. Trabalha na concepção de programas customizados com grupos em empresas e instituições públicas. É sócia-proprietária da Rebouças Consultoria Empresarial, onde trabalha com serviços de consultoria empresarial, programas de desenvolvimento de pessoas, atendimento de self, professional, executive coach e programas de coaching para as instituições.
Conteúdo Programático do curso:
- Formação de uma imagem positiva perante o cliente;
- Construir relacionamentos satisfatórios;
- Identificar necessidades dos clientes para, assim, gerar oportunidades;
- Trabalhar a adversidade, saber solucionar problemas que emergem;
- Teoria da adversidade – trabalhando os problemas como desafios;
- Superando barreiras com o potencial existente em cada um.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Com o objetivo de capacitar os profissionais sobre a importância do atendimento ao cliente interno e externo, promovendo mudanças no comportamento da equipe.
Público Alvo: Empregados e associados das cooperativas de Palmas.
Dia/Hora: 18/10/2017 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 4 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Ângela Maria Moura Rebouças
Consultora de instituições públicas e privadas na área de gestão de pessoas com graduação em psicologia e especializada em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Ministra palestras e seminários na área de desenvolvimento de liderança, Gestão de Pessoas e empreendedorismo em diversas instituições. Trabalha na concepção de programas customizados com grupos em empresas e instituições públicas. É sócia-proprietária da Rebouças Consultoria Empresarial, onde trabalha com serviços de consultoria empresarial, programas de desenvolvimento de pessoas, atendimento de self, professional, executive coach e programas de coaching para as instituições.
Conteúdo Programático do curso:
- Motivar a equipe para a excelência no atendimento;
- Satisfação do cliente como ferramenta de lucratividade;
- Transformando clientes em multiplicadores;
- Resgatando antigos valores de relacionamento.
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
Objetivo Geral: Com o objetivo de capacitar os profissionais sobre a importância do atendimento ao cliente interno e externo, promovendo mudanças no comportamento da equipe.
Público Alvo: Empregados e associados das cooperativas de Palmas.
Dia/Hora: 17/10/2017 (18h30 às 22h30)
Carga horária: 4 horas
Local: Palmas - TO
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Instrutor(a): Ângela Maria Moura Rebouças
Consultora de instituições públicas e privadas na área de gestão de pessoas com graduação em psicologia e especializada em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP – Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Ministra palestras e seminários na área de desenvolvimento de liderança, Gestão de Pessoas e empreendedorismo em diversas instituições. Trabalha na concepção de programas customizados com grupos em empresas e instituições públicas. É sócia-proprietária da Rebouças Consultoria Empresarial, onde trabalha com serviços de consultoria empresarial, programas de desenvolvimento de pessoas, atendimento de self, professional, executive coach e programas de coaching para as instituições.
Conteúdo Programático do curso:
- Motivar a equipe para a excelência no atendimento;
- Satisfação do cliente como ferramenta de lucratividade;
- Transformando clientes em multiplicadores;
- Resgatando antigos valores de relacionamento.
- Desafios no atendimento e na gestão do relacionamento com o cliente;
- Tendências e paradigmas na construção de relações com clientes;
- Marketing no atendimento;
- Aprimorando a criação de valor nas relações cliente x fornecedor;
- Eficiência, efetivação e efetividade no relacionamento com o cliente;
- Comunicação e postura no atendimento com foco em resultados;
- Atitudes e comportamentos vinculados a excelência no atendimento;
- Estruturação de equipes de atendimento focadas na excelência ao cliente;
- Avaliando a qualidade no atendimento.
Certificação: Os certificados do curso estarão disponíveis para emissão 15 dias após o término do mesmo, e apenas para os que efetuarem a inscrição corretamente.
Material/Apostila utilizado: O material do curso estará disponível para download em breve nesta página.
O ser humano é movido por desejos e, da lista, constam itens como viajar, adquirir um imóvel, quitar dívidas e construir um futuro mais confortável. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser conquistado por meio de uma cooperativa de crédito que, há 115 anos, vem ajudando milhares de brasileiros a transformar sonhos em realidade.
Aproximadamente de 9 milhões de cooperados brasileiros já conhecem as vantagens de fazerem parte do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com mais de mil cooperativas. E olha que o Brasil é apenas um dos mais de 100 países que já experimentaram esse jeito cooperativo, ou seja, mais humano de gerar os resultados e que fazem as pessoas felizes. Em termos globais, o verde e amarelo que tão bem representam o Brasil fazem parte de um imenso painel multicor, do qual mais de 231 milhões de pessoas, ao redor do mundo, sonham, realizam e prosperam.
Aliás, esse é o tema do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito: Sonhos Prosperam Aqui. A data é celebrada sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro e o mote é definido pela Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu – na sigla em inglês).
No Brasil, a celebração é apoiada pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito Ltda (Confebras) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Nesse dia, cooperativas de crédito de todo o país se mobilizam para realizar ações de responsabilidade socioambiental que mostrem tanto sua força quanto sua preocupação com a sociedade, um dos princípios do cooperativismo.
Futuro
Para o presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, ao celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, neste ano, todo cooperado brasileiro deve estar ciente de que as cooperativas estão cumprindo seu papel, com orgulho do passado, cuidando do presente e trabalhando com afinco pela construção de um futuro próspero para todos os cooperativistas.
“Temos muitos motivos para celebrar e o tema deste ano – Sonhos Prosperam Aqui – define perfeitamente o que é viver o cooperativismo em sua essência. E, com base em princípios e valores universais, nos unimos para somar forças, conquistar mercados, exercer nossa cidadania social e financeira e, acima de tudo realizar os sonhos de quem já descobriu que cooperar é a melhor estratégia para transformar um sonho em realidade”, conclui Márcio Freitas.
Identidade Visual
E, com a intenção de reforçar o conceito de cooperação e expressar a solidez e a confiabilidade das cooperativas de crédito, a Confebras e a OCB disponibilizaram uma campanha de marketing que pode ser utilizada por todos os integrantes do SNCC em suas ações de divulgação. Para ter acesso aos materiais, basta acessar: www.confebras.coop.br/dicc.
Texto: www.somoscooperativismo.coop.br