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Entre os princípios do cooperativismo, é importante ressaltar o sexto - cooperação entre cooperativas -, adotado oficialmente no Congresso Mundial da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizado em Viena, áustria, em 1966, e reafirmado no Congresso Centenário de Manchester, em 1995. O princípio sintetiza e comprova que as cooperativas praticam a integração como resultado do chamado "espírito cooperativo", expressando a união de esforços, a solidariedade e a ajuda mútua.
Um bom exemplo acontece aqui no Tocantins, entre a COED-Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e a COOPEFA - Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia. Educadores de ambas as instituições fizeram um intercâmbio de conhecimento.
No dia 16 de fevereiro, 24 cooperados de Pedro Afonso estiveram na cidade de Formoso do Araguaia. E na última sexta-feira, 17 de março, 28 cooperados da Coopefa retribuíram a visita e conheceram a escola pedroafonsina. A visita foi acompanhada pelo técnico do Sistema OCB-Sescoop/TO Cleiton Milagres. O foco de ambas as visitas foi a intercooperação entre as duas cooperativas do ramo educacional, onde os cooperados puderam se conhecer e trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada cooperativa.
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/TO - Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Apredizagem do Cooperativismo no Tocantins, Ricardo Khouri, lembrou que a OCB-Sescoop/TO incentiva e apoia a intercooperação entre as 56 cooperativas tocantinenses. "Essa experiência da Ceduc e da Coopefa serve para ambas identificar e buscar soluções para problemas comuns. Além disso, podem tomar como exemplo aquilo que cada uma tem de positivo e usar em suas atividades diárias", avaliou Khouri.
Fred Alves
Um bom exemplo acontece aqui no Tocantins, entre a COED-Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso e a COOPEFA - Cooperativa de Educadores de Formoso do Araguaia. Educadores de ambas as instituições fizeram um intercâmbio de conhecimento.
No dia 16 de fevereiro, 24 cooperados de Pedro Afonso estiveram na cidade de Formoso do Araguaia. E na última sexta-feira, 17 de março, 28 cooperados da Coopefa retribuíram a visita e conheceram a escola pedroafonsina. A visita foi acompanhada pelo técnico do Sistema OCB-Sescoop/TO Cleiton Milagres. O foco de ambas as visitas foi a intercooperação entre as duas cooperativas do ramo educacional, onde os cooperados puderam se conhecer e trocar experiências sobre o trabalho desenvolvido em cada cooperativa.
O presidente do Sistema OCB-Sescoop/TO - Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins e do Serviço Nacional de Apredizagem do Cooperativismo no Tocantins, Ricardo Khouri, lembrou que a OCB-Sescoop/TO incentiva e apoia a intercooperação entre as 56 cooperativas tocantinenses. "Essa experiência da Ceduc e da Coopefa serve para ambas identificar e buscar soluções para problemas comuns. Além disso, podem tomar como exemplo aquilo que cada uma tem de positivo e usar em suas atividades diárias", avaliou Khouri.
Fred Alves
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A técnica agrícola da Unidade Agroveterinária da Coapa Taise Ferreira da Cruz será uma das representantes do Tocantins na Conferência Nacional de Ater - Assistência Técnica de Extensão Rural, que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília-DF. Os outros dois representantes são da Coopter e Agroter.
Eles foram escolhidos durante a 1ª Conferência Estadual de Ater realizada nos dias 29 de fevereiro e 1° de março de 2012, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.
A Conferência buscou qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e foi promovida pelo MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.
Estiveram presentes técnicos da Coapa, Coopercam, Instituto Jalapão, Agroter, Coopvag, DHES Consultoria, Ruralnorte e Coopter. Para otimizar os trabalhos de ATER no Estado, os representantes das entidades definiram cinco eixos temáticos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater, e Metodologias e abordagens de extensão rural
Também foram incluídas as seguintes propostas: realização de concurso público para o MDA e INCRA, o que possibilitará condições de receber um acompanhamento mais ágil e eficiente, pois hoje os processos ficam emperrados por não ter técnicos para analisar os mesmos; garantia de recursos para execução dos serviços contratados; ampliação do valor da mobilização de 5 para 15%, pois no entendimento do grupo o repasse inicial é insuficiente para se iniciar um bom trabalho; aumentar os recursos para ATER; universalização de ATER; e publicações dos editais com vinculação orçamentária.
Eles foram escolhidos durante a 1ª Conferência Estadual de Ater realizada nos dias 29 de fevereiro e 1° de março de 2012, no auditório do IFTO - Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.
A Conferência buscou qualificar agentes técnicos e construir políticas para o Plano Nacional de ATER e foi promovida pelo MDA - Ministério de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins.
Estiveram presentes técnicos da Coapa, Coopercam, Instituto Jalapão, Agroter, Coopvag, DHES Consultoria, Ruralnorte e Coopter. Para otimizar os trabalhos de ATER no Estado, os representantes das entidades definiram cinco eixos temáticos: Ater para o desenvolvimento rural sustentável; Ater para a diversidade da agricultura familiar e a redução das desigualdades; Ater e políticas públicas; Gestão, financiamento, demanda e oferta dos serviços de Ater, e Metodologias e abordagens de extensão rural
Também foram incluídas as seguintes propostas: realização de concurso público para o MDA e INCRA, o que possibilitará condições de receber um acompanhamento mais ágil e eficiente, pois hoje os processos ficam emperrados por não ter técnicos para analisar os mesmos; garantia de recursos para execução dos serviços contratados; ampliação do valor da mobilização de 5 para 15%, pois no entendimento do grupo o repasse inicial é insuficiente para se iniciar um bom trabalho; aumentar os recursos para ATER; universalização de ATER; e publicações dos editais com vinculação orçamentária.
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Novo modelo traz como inovação enfoque na sustentabilidade. Dia 30 de abril é o prazo final para as unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) entregarem o relatório de gestão 2011. Após análise e consolidação pela unidade nacional, o documento segue para o Tribunal de Contas da União (TCU). Para apresentar o modelo de relatório para 2011, orientar os técnicos responsáveis pelo preenchimento e divulgar prazos e fluxo documental, a assessoria de Gestão Estratégica (Agest) e a Auditoria do Sescoop promoveram nesta segunda-feira (12/3) um encontro na sede da instituição, em Brasília (DF). Estiveram presentes membros de todas as unidades estaduais, além da unidade nacional, representada pela gerência de Planejamento e Controle (Geplan).
"O encontro oportunizou o esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos técnicos e viabilizou a troca de experiências entre eles. Esperamos que eles estejam em plenas condições de elaborar os relatórios de suas unidades, observando o cumprimento dos prazos estabelecidos e do processo de envio", destacou o analista em Gestão Estratégica, Antônio Luiz Feitosa.
Com relação aos prazos, Feitosa destaca a evolução ocorrida ao longo dos últimos anos: "Subiu de 10 (em 2009) para 24 (em 2011) o número de unidades estaduais que entregaram seus relatórios dentro do prazo estipulado, evitando retrabalhos e otimizando resultados". O analista ressalta, ainda, que o cumprimento do cronograma traz benefícios tanto à unidade nacional, responsável pela análise dos relatórios, quanto para as unidades estaduais. "Um dos quesitos para obtenção de recursos via Fundecoop suplementar diz respeito a cumprimento de prazos. Entre eles, está o da entrega do Relatório de Gestão", afirmou.
O relatório de gestão do Sescoop observa as recomendações e exigências do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, traz como diferencial nesta edição a sintonia com o enfoque na sustentabilidade, com base nas diretrizes GRI - Global Reporting Iniciative, conforme explica a gerente da Agest, Karla Tadeu Oliveira. "A inclusão do enfoque da sustentabilidade, observando as diretrizes GRI, é um avanço em relação ao modelo do ano anterior. Além de estar previsto no planejamento estratégico do Sescoop como indicador de um dos objetivos, o padrão GRI segue uma tendência observada na maioria das organizações de incluir em seus modelos de gestão o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais", disse.
Segundo Karla, o modelo de relatório de gestão utilizado pelo Sescoop está se tornando referência, já tendo sido inclusive solicitado como modelo por outras instituições pertencentes ao Sistema "S". A gestora pontua que com as novidades acrescidas este ano, será possível a confecção posterior de um material consolidado, proporcionando uma visão sistêmica do trabalho realizado pelo Sescoop.
"O encontro oportunizou o esclarecimento de dúvidas e questionamentos dos técnicos e viabilizou a troca de experiências entre eles. Esperamos que eles estejam em plenas condições de elaborar os relatórios de suas unidades, observando o cumprimento dos prazos estabelecidos e do processo de envio", destacou o analista em Gestão Estratégica, Antônio Luiz Feitosa.
Com relação aos prazos, Feitosa destaca a evolução ocorrida ao longo dos últimos anos: "Subiu de 10 (em 2009) para 24 (em 2011) o número de unidades estaduais que entregaram seus relatórios dentro do prazo estipulado, evitando retrabalhos e otimizando resultados". O analista ressalta, ainda, que o cumprimento do cronograma traz benefícios tanto à unidade nacional, responsável pela análise dos relatórios, quanto para as unidades estaduais. "Um dos quesitos para obtenção de recursos via Fundecoop suplementar diz respeito a cumprimento de prazos. Entre eles, está o da entrega do Relatório de Gestão", afirmou.
O relatório de gestão do Sescoop observa as recomendações e exigências do TCU e da Controladoria-Geral da União (CGU). Além disso, traz como diferencial nesta edição a sintonia com o enfoque na sustentabilidade, com base nas diretrizes GRI - Global Reporting Iniciative, conforme explica a gerente da Agest, Karla Tadeu Oliveira. "A inclusão do enfoque da sustentabilidade, observando as diretrizes GRI, é um avanço em relação ao modelo do ano anterior. Além de estar previsto no planejamento estratégico do Sescoop como indicador de um dos objetivos, o padrão GRI segue uma tendência observada na maioria das organizações de incluir em seus modelos de gestão o equilíbrio entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais", disse.
Segundo Karla, o modelo de relatório de gestão utilizado pelo Sescoop está se tornando referência, já tendo sido inclusive solicitado como modelo por outras instituições pertencentes ao Sistema "S". A gestora pontua que com as novidades acrescidas este ano, será possível a confecção posterior de um material consolidado, proporcionando uma visão sistêmica do trabalho realizado pelo Sescoop.
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Cerca de 34 pessoas concluíram o curso Técnico em Análises Clínicas, oferecido pela Escola Técnica de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS/TO), pólo de Gurupi. A formatura aconteceu na última sexta-feira e contou com a participação do empresário e presidente da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), Oswaldo Stival, que o foi padrinho da turma.
Oswaldo Stival agradeceu o convite da turma e ressaltou a importância da qualificação destes profissionais. "Hoje o mercado exige, cada vez mais, pessoas bem preparadas e a ETSUS vem auxiliando na formação de profissionais. Pessoas como estas técnicas e técnicos em análises clínicas que irão atuar na saúde pública e privada, prestando serviço de qualidade à população", afirmou Stival.
Também participaram da formatura autoridades de Gurupi, além da Coordenadora do Pólo de Gurupi da ETSUS, Marisa Freitas Schreider; e do coordenador do curso Técnico de Análises Clínicas, Fábio Castelluber Lustosa.
Técnico em Análises Clínicas
O curso técnico em Análises Clínicas, que teve duração de dois anos e seis meses, visa qualificar e habilitar os profissionais da saúde para prestarem serviços nos laboratórios da rede do Sistema único de Saúde (SUS) busca constante de melhoria da qualidade dos serviços prestados. Esta é a segunda turma a concluir o curso no Estado; em dezembro a turma de Palmas colou grau e em Araguaína a formatura está prevista para julho.
-
Leilane Macedo - (63) 8415-4820
Jornalista - DRT 317/TO
Assessora de Comunicação
Oswaldo Stival agradeceu o convite da turma e ressaltou a importância da qualificação destes profissionais. "Hoje o mercado exige, cada vez mais, pessoas bem preparadas e a ETSUS vem auxiliando na formação de profissionais. Pessoas como estas técnicas e técnicos em análises clínicas que irão atuar na saúde pública e privada, prestando serviço de qualidade à população", afirmou Stival.
Também participaram da formatura autoridades de Gurupi, além da Coordenadora do Pólo de Gurupi da ETSUS, Marisa Freitas Schreider; e do coordenador do curso Técnico de Análises Clínicas, Fábio Castelluber Lustosa.
Técnico em Análises Clínicas
O curso técnico em Análises Clínicas, que teve duração de dois anos e seis meses, visa qualificar e habilitar os profissionais da saúde para prestarem serviços nos laboratórios da rede do Sistema único de Saúde (SUS) busca constante de melhoria da qualidade dos serviços prestados. Esta é a segunda turma a concluir o curso no Estado; em dezembro a turma de Palmas colou grau e em Araguaína a formatura está prevista para julho.
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Leilane Macedo - (63) 8415-4820
Jornalista - DRT 317/TO
Assessora de Comunicação
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Café da manhã marca data tão especial
O Sicoob Credipar está celebrando 21 anos de existência, e está celebrando a data oferecendo um belo café da manhã aos seus cooperados.
"São 21 anos de muita história e muitas conquistas. Hoje o Sicoob Credipar celebra mais um ano de realizações e sucesso. O Tocantins conta hoje com 10 agências da nossa cooperativa que auxiliam no crescimento e no desenvolvimento de cada região onde está inserido. O Sicoob Credipar é sem dúvida um exemplo de comprometimento e parceria com os seus cooperados" declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
O Sicoob Credipar possui agências nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas e Pium.
Breve Histórico
Fundada em 12 de março de 1991 com o objetivo de movimentar o capital dos produtores que faziam parte da Cooperativa Agropecuária Tocantinense - Coopernorte, a Credipar teve início com cerca de 25 associados e 03 funcionários.
Em novembro de 1999 a Credipar filiou-se à Central de Goiás e a partir daí, o leque de produtos e serviços foi significativamente ampliado.
No dia 12 de março de 2002, a sede própria da Cooperativa foi inaugurada em Paraíso do Tocantins. Em fevereiro de 2006, todas as cooperativas de crédito do Brasil, ligadas ao Bancoob, acrescentaram em suas nomeações a marca Sicoob. Com isso, a Credipar passou a ser chamada de Sicoob Credipar.
Hoje, o Sicoob Credipar faz parte da vida de mais de 1.800 associados e conta com 50 colaboradores. A força do Sicoob Credipar está na união dos seus cooperados, e no dia 31 de maio de 2010 uma grande conquista foi alcançada pela cooperativa, que foi autorizada pelo Banco Central a operar em regime de Livre Admissão que significa que o Sicoob Credipar, antes com acesso exclusivo aos produtores rurais, agora está recebendo em seu quadro de cooperados, profissionais de diferentes ramos de atuação e aberta para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional.
Sabrina Brito
Assessoria de Comunicação
O Sicoob Credipar está celebrando 21 anos de existência, e está celebrando a data oferecendo um belo café da manhã aos seus cooperados.
"São 21 anos de muita história e muitas conquistas. Hoje o Sicoob Credipar celebra mais um ano de realizações e sucesso. O Tocantins conta hoje com 10 agências da nossa cooperativa que auxiliam no crescimento e no desenvolvimento de cada região onde está inserido. O Sicoob Credipar é sem dúvida um exemplo de comprometimento e parceria com os seus cooperados" declara o Presidente do Sicoob Credipar Gilberto Moraes.
O Sicoob Credipar possui agências nos municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Gurupi, Marianópolis, Miranorte, Palmas e Pium.
Breve Histórico
Fundada em 12 de março de 1991 com o objetivo de movimentar o capital dos produtores que faziam parte da Cooperativa Agropecuária Tocantinense - Coopernorte, a Credipar teve início com cerca de 25 associados e 03 funcionários.
Em novembro de 1999 a Credipar filiou-se à Central de Goiás e a partir daí, o leque de produtos e serviços foi significativamente ampliado.
No dia 12 de março de 2002, a sede própria da Cooperativa foi inaugurada em Paraíso do Tocantins. Em fevereiro de 2006, todas as cooperativas de crédito do Brasil, ligadas ao Bancoob, acrescentaram em suas nomeações a marca Sicoob. Com isso, a Credipar passou a ser chamada de Sicoob Credipar.
Hoje, o Sicoob Credipar faz parte da vida de mais de 1.800 associados e conta com 50 colaboradores. A força do Sicoob Credipar está na união dos seus cooperados, e no dia 31 de maio de 2010 uma grande conquista foi alcançada pela cooperativa, que foi autorizada pelo Banco Central a operar em regime de Livre Admissão que significa que o Sicoob Credipar, antes com acesso exclusivo aos produtores rurais, agora está recebendo em seu quadro de cooperados, profissionais de diferentes ramos de atuação e aberta para aqueles que buscam grandes oportunidades para o seu crescimento sem a burocracia de um banco convencional.
Sabrina Brito
Assessoria de Comunicação
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Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) - Ano-base 2011 - Prorrogação do prazo de entrega
A Portaria MTE n° 401/2012, publicada no DOU de 9.3.2012, prorrogou o prazo final para a entrega da declaração da RAIS.
O prazo de entrega da RAIS ano-base 2011 começou no dia 17 de janeiro de 2012 e com a prorrogação, terminará no dia 23 de março de 2012.
Para mais informações, veja a Portaria MTE n° 401/2012.
A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, é um relatório de informações sócio-econômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída pelo Decreto n° 76.900, de 23/12/75
O preenchimento da Rais é obrigatório para todas as cooperativas, inscritas no CNPJ, com ou sem empregados, inclusive as cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa.
As Cooperativas, assim como as demais empresas, têm até o dia 9 de março de 2012 para entregar a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2011. A declaração deve ser feita e enviada por meio do programa gerador de arquivos da RAIS - GDRAIS2011 e do programa transmissor de arquivos - RAISNET2011.
As cooperativas que não teve empregado durante o ano de 2011 deve informar a declaração da Rais Negativa. Podendo ser informada pela da internet, através do link: http://www.rais.gov.br/RAIS_NEGATIVA/Gerenciador_sqlada.asp?acao=f
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Mesmo com divergências, o deputado Paulo Piau acredita que será possível votar o projeto de lei na próxima terça-feira
Está prevista para a próxima terça-feira (13/3) a votação final do novo Código Florestal brasileiro, na Câmara dos Deputados. Em entrevista coletiva realizada na noite de ontem (8/3), o relator do projeto na casa, deputado Paulo Piau (MG), adiantou possíveis alterações que poderão figurar em seu relatório. "Até agora, temos 28 propostas de mudança, sendo 15 exclusões do texto do Senado e 11 substituições pelo projeto original da Câmara, votado em maio do ano passado. A maioria não é de mérito", disse o parlamentar. Conforme ressaltou Piau, o quadro publicado é uma prévia do relatório que ele deve apresentar, podendo ainda sofrer ajustes.
Dentre os pontos elencados está a manutenção da recuperação de áreas de preservação permanente (APP’s) em beiras de rios. A recomposição da mata nativa, variando de 15 a 100 metros em cada margem, terá que ser feita tanto em rios pequenos quanto grandes. A polêmica, de acordo com o deputado, poderá ser resolvida pela atuação do Executivo, "uma vez que a recuperação de APP’s deve começar efetivamente pelo menos três anos após a promulgação da lei". Outra controvérsia fica por conta das médias propriedades, entre 4 e 15 módulos fiscais. "Esses proprietários terão de recuperar toda a reserva legal e as APP’s, o que inviabiliza muitas dessas propriedades", relatou. Tanto o texto da Câmara quanto o do Senado isentam as pequenas propriedade - até quatro módulos fiscais - da recomposição de reserva legal.
Mesmo com as divergências, Piau acredita que será possível votar o novo código na próxima terça-feira. "O pior para o Brasil é não votar", concluiu o deputado. O sistema cooperativista brasileiro (Sistema OCB) defende e trabalha pela votação urgente da matéria. "Em nome da segurança jurídica que vai representar para os produtores rurais, a votação do projeto de lei que institui o novo Código Florestal é extremamente importante", destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Clique aqui para conferir as sugestões de alteração já publicadas pelo relator do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau.
Está prevista para a próxima terça-feira (13/3) a votação final do novo Código Florestal brasileiro, na Câmara dos Deputados. Em entrevista coletiva realizada na noite de ontem (8/3), o relator do projeto na casa, deputado Paulo Piau (MG), adiantou possíveis alterações que poderão figurar em seu relatório. "Até agora, temos 28 propostas de mudança, sendo 15 exclusões do texto do Senado e 11 substituições pelo projeto original da Câmara, votado em maio do ano passado. A maioria não é de mérito", disse o parlamentar. Conforme ressaltou Piau, o quadro publicado é uma prévia do relatório que ele deve apresentar, podendo ainda sofrer ajustes.
Dentre os pontos elencados está a manutenção da recuperação de áreas de preservação permanente (APP’s) em beiras de rios. A recomposição da mata nativa, variando de 15 a 100 metros em cada margem, terá que ser feita tanto em rios pequenos quanto grandes. A polêmica, de acordo com o deputado, poderá ser resolvida pela atuação do Executivo, "uma vez que a recuperação de APP’s deve começar efetivamente pelo menos três anos após a promulgação da lei". Outra controvérsia fica por conta das médias propriedades, entre 4 e 15 módulos fiscais. "Esses proprietários terão de recuperar toda a reserva legal e as APP’s, o que inviabiliza muitas dessas propriedades", relatou. Tanto o texto da Câmara quanto o do Senado isentam as pequenas propriedade - até quatro módulos fiscais - da recomposição de reserva legal.
Mesmo com as divergências, Piau acredita que será possível votar o novo código na próxima terça-feira. "O pior para o Brasil é não votar", concluiu o deputado. O sistema cooperativista brasileiro (Sistema OCB) defende e trabalha pela votação urgente da matéria. "Em nome da segurança jurídica que vai representar para os produtores rurais, a votação do projeto de lei que institui o novo Código Florestal é extremamente importante", destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Clique aqui para conferir as sugestões de alteração já publicadas pelo relator do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau.
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Fred Alves
Nada melhor que oferecer dicas de saúde, lembranças, sorteio de uma cesta de produtos de beleza e um coquetel para celebrar o dia Internacional da Mulher. Foi isso que as integrantes do Núcleo Feminino da Coapa fizeram para celebrar essa importante data. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 08 de março, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.
O evento teve apoio do Sescoop/TO contou com quase 30 mulheres, entre cooperadas, colaboradoras e moradoras de Pedro Afonso. Na abertura, a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, deu as boas vindas e leu uma mensagem em homenagem a mulher.
Em seguida a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Amaro Rodrigues, proferiu palestra com o tema "Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do útero", onde deu dicas de prevenção contra as duas doenças que atingem milhares de mulheres em todo mundo. A especialista alertou para a necessidade de a mulher fazer periodicamente todos os exames preventivos e ter hábitos saudáveis como não fumar e beber, além de realizar exercícios físicos diariamente. "Para ter qualidade de vida é preciso se cuidar", orientou Lívia Amaro Rodrigues.
Durante o evento, a integrante do Núcleo Feminino Maria Mamedio leu uma poesia de sua autoria com foco na importância da mulher. Ao final foi sorteada uma cesta com produtos de beleza, distribuídas lembranças e servido um coquetel.
"Foi uma bela homenagem, onde recebemos informações importantes e lembranças, fiquei muito feliz", revelou a funcionária pública Neusa Batista.
Nada melhor que oferecer dicas de saúde, lembranças, sorteio de uma cesta de produtos de beleza e um coquetel para celebrar o dia Internacional da Mulher. Foi isso que as integrantes do Núcleo Feminino da Coapa fizeram para celebrar essa importante data. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 08 de março, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.
O evento teve apoio do Sescoop/TO contou com quase 30 mulheres, entre cooperadas, colaboradoras e moradoras de Pedro Afonso. Na abertura, a responsável pelo setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, deu as boas vindas e leu uma mensagem em homenagem a mulher.
Em seguida a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Amaro Rodrigues, proferiu palestra com o tema "Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do útero", onde deu dicas de prevenção contra as duas doenças que atingem milhares de mulheres em todo mundo. A especialista alertou para a necessidade de a mulher fazer periodicamente todos os exames preventivos e ter hábitos saudáveis como não fumar e beber, além de realizar exercícios físicos diariamente. "Para ter qualidade de vida é preciso se cuidar", orientou Lívia Amaro Rodrigues.
Durante o evento, a integrante do Núcleo Feminino Maria Mamedio leu uma poesia de sua autoria com foco na importância da mulher. Ao final foi sorteada uma cesta com produtos de beleza, distribuídas lembranças e servido um coquetel.
"Foi uma bela homenagem, onde recebemos informações importantes e lembranças, fiquei muito feliz", revelou a funcionária pública Neusa Batista.
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Sicoob Credipar celebra data em grande estilo
A noite do Dia da Mulher marcou a vida das mulheres cooperativistas do Sicoob Credipar.
Com um evento recheado de novidades, a cooperativa reuniu cooperadas, esposas e filhas de cooperados para celebrar de maneira diferente uma data tão especial.
O Sicoob Credipar ofereceu um chá no auditório do Sebrae onde proporcionou muitas gargalhadas sob o comando do grupo de stand up de Palmas "Tô na comédia", um presente da OCB/SESCOOP-TO.
Tendo como anfitriãs as mulheres do Núcleo Feminino do Sicoob Credipar, o evento contou com desfile de lingerie, aula de sensualidade e sorteio de muitos brindes.
Um momento especial que celebrou em grande estilo o Dia da Mulher.
Sabrina Brito
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Alunos do curso técnico de agronegócios do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, conheceram de perto a realidade de produção,comercialização e logística de uma indústria frigorífica durante visita às instalações da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
A visita aconteceu na manhã da última quarta-feira (07/03) e foi acompanhada pelo professor Antônio Carlos Gomes Rêgo. Os estudantes visitaram os principais setores da indústria, como matança, desossa, tratamento de fluentes e foram acompanhados pelo veterinário da Cooperfrigu, Eduardo Malheiro,responsável pelo controle de qualidade.
A aluna Carla Cristina de Souza Marinho Fernandes disse que a visita é muito importante para que eles tenham uma noção sobre como a indústria funciona na prática. "Só a teoria não é o bastante e observar a prática é muito bom. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho de reaproveitamento da água na indústria,que além de evitar desperdício, ajuda na preservação do meio ambiente", afirmou a estudante.
Segundo o professor Antônio Carlos, a visita a Cooperfrigu é importante para a observação dos métodos utilizados e também contribui para a formação dos alunos. "A visita foi excelente por que nem todas as empresas têm esta política de abrir as portas para os estudantes. Tivemos esta oportunidade e fomos bem recebidos na Cooperfrigu".
O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ressaltou a importância desta aproximação entre empresa e futuros profissionais. "A Cooperfrigu está de portas abertas para receber os alunos e professores da IFTO, com a possibilidade de uma parceria técnica, assim como já acontece com a Universidade Federal do Tocantins", frisou Stival.
Fonte: Leilane Macedo
A visita aconteceu na manhã da última quarta-feira (07/03) e foi acompanhada pelo professor Antônio Carlos Gomes Rêgo. Os estudantes visitaram os principais setores da indústria, como matança, desossa, tratamento de fluentes e foram acompanhados pelo veterinário da Cooperfrigu, Eduardo Malheiro,responsável pelo controle de qualidade.
A aluna Carla Cristina de Souza Marinho Fernandes disse que a visita é muito importante para que eles tenham uma noção sobre como a indústria funciona na prática. "Só a teoria não é o bastante e observar a prática é muito bom. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho de reaproveitamento da água na indústria,que além de evitar desperdício, ajuda na preservação do meio ambiente", afirmou a estudante.
Segundo o professor Antônio Carlos, a visita a Cooperfrigu é importante para a observação dos métodos utilizados e também contribui para a formação dos alunos. "A visita foi excelente por que nem todas as empresas têm esta política de abrir as portas para os estudantes. Tivemos esta oportunidade e fomos bem recebidos na Cooperfrigu".
O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, ressaltou a importância desta aproximação entre empresa e futuros profissionais. "A Cooperfrigu está de portas abertas para receber os alunos e professores da IFTO, com a possibilidade de uma parceria técnica, assim como já acontece com a Universidade Federal do Tocantins", frisou Stival.
Fonte: Leilane Macedo
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Pensando no aprimoramento de seus colaboradores e, consequentemente, na melhor prestação de serviços a cooperados e parceiros, a Coapa e o Sescoop-TO - Serviço Nacional de Apredizagem do Cooperativismo no Tocantins realizam desta terça-feira, 06 de março, até quinta-feira, 8, capacitação sobre "Classificação e armazenagem de grãos". Estão sendo capacitados 35 profissionais.
Os conhecimentos estão sendo repassados pelo engenheiro Patrick Johannes Sckoltenn, da empresa Lupa Agrícola, que presta consultoria e treinamentos para várias empresas brasileiras que atum no segmento de armazenamento de grãos. Essa é a terceira vez que o especialista realiza trabalhos na Coapa, em 2010 ministrou os cursos "Secagem e Armazenagem de Grãos" e "Qualidade total em grãos armazenados".
Além de repassar várias informações aos participantes, o consultor visitará todos os setores e depois vai elaborar um diagnóstico da eficiência do sistema de armazenagem. Serão analisados os setores de amostragem, classificação, pesagem, descarga, limpeza, secagem, armazenagem e expedição. "Vamos observar o que pode ser melhorado ou alterado, além de valorizar o que já é feito com qualidade", explicou Sckoltenn, destacando que a unidade de grãos da cooperativa pedroafonsina é um dos melhores do Tocantins e não deixar a desejar em qualidade quando comparado a armazéns de estados como o Paraná, referência quando se fala em armazenagem de grãos.
Vanderlei de Sousa, gerente da Unidade Operacional, setor responsável pelo armazém da Coapa, destacou que constantemente os colaboradores do setor participam de cursos de reciclagem e qualificação. Neste ano, técnicos já participaram em Gurupi e Porto Nacional, dos cursos "Armazenagem de produtos agrícolas" e "Classificação de arroz, feijão, milho e soja".
"Quem ganha com isso é o cooperados usuário do armazém que tem a garantia de um atendimento de qualidade e que sua produção está bem cuidada, diminuindo risco de perca de grãos e prejuízos financeiros", lembrou Vanderlei, completando que a unidade segue recebendo a soja da safra 2011/2012. A meta é recepcionar 64 mil toneladas.
Fonte: Fred Alves
Os conhecimentos estão sendo repassados pelo engenheiro Patrick Johannes Sckoltenn, da empresa Lupa Agrícola, que presta consultoria e treinamentos para várias empresas brasileiras que atum no segmento de armazenamento de grãos. Essa é a terceira vez que o especialista realiza trabalhos na Coapa, em 2010 ministrou os cursos "Secagem e Armazenagem de Grãos" e "Qualidade total em grãos armazenados".
Além de repassar várias informações aos participantes, o consultor visitará todos os setores e depois vai elaborar um diagnóstico da eficiência do sistema de armazenagem. Serão analisados os setores de amostragem, classificação, pesagem, descarga, limpeza, secagem, armazenagem e expedição. "Vamos observar o que pode ser melhorado ou alterado, além de valorizar o que já é feito com qualidade", explicou Sckoltenn, destacando que a unidade de grãos da cooperativa pedroafonsina é um dos melhores do Tocantins e não deixar a desejar em qualidade quando comparado a armazéns de estados como o Paraná, referência quando se fala em armazenagem de grãos.
Vanderlei de Sousa, gerente da Unidade Operacional, setor responsável pelo armazém da Coapa, destacou que constantemente os colaboradores do setor participam de cursos de reciclagem e qualificação. Neste ano, técnicos já participaram em Gurupi e Porto Nacional, dos cursos "Armazenagem de produtos agrícolas" e "Classificação de arroz, feijão, milho e soja".
"Quem ganha com isso é o cooperados usuário do armazém que tem a garantia de um atendimento de qualidade e que sua produção está bem cuidada, diminuindo risco de perca de grãos e prejuízos financeiros", lembrou Vanderlei, completando que a unidade segue recebendo a soja da safra 2011/2012. A meta é recepcionar 64 mil toneladas.
Fonte: Fred Alves
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A RAIS - Relação Anual de Informações Sociais, é um relatório de informações sócio-econômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída pelo Decreto n° 76.900, de 23/12/75
O preenchimento da Rais é obrigatório para todas as cooperativas, inscritas no CNPJ, com ou sem empregados, inclusive as cooperativas inativas. Ausência de declaração é sujeita a multa.
As Cooperativas, assim como as demais empresas, têm até o dia 9 de março de 2012 para entregar a declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2011. A declaração deve ser feita e enviada por meio do programa gerador de arquivos da RAIS - GDRAIS2011 e do programa transmissor de arquivos - RAISNET2011.
As cooperativas que não teve empregado durante o ano de 2011 deve informar a declaração da Rais Negativa. Podendo ser informada pela da internet, através do link: http://www.rais.gov.br/RAIS_NEGATIVA/Gerenciador_sqlada.asp?acao=f
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O presidente da Coapa e do Sistema OCB/Sescoop-TO, Ricardo Khouri, participou no último dia 28 de fevereiro de 2012, na Fundação Casa do Cerrado, em Brasília (DF), do lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo, edição 2012. O evento reuniu cerca da 400 pessoas, entre elas, 66 deputados e senadores integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), líderes do setor cooperativista, representantes do governo federal e integrantes de entidade parceiras.
O evento teve palestras com Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; senador Waldemir Moka, presidente da Frencoop; ministro Mendes Ribeiro, do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o ministro Alexandre Tombini, presidente do Banco Central (BC).
O evento foi marcado pela comemoração da escolha da ONU de 2012 como "Ano Internacional das Cooperativas", bem como pela homenagem ao deputado Moacir Micheletto, falecido no início do ano.
"No Ano Internacional das Cooperativas, nossa meta é conquistar novos marcos regulatórios que serão determinantes para o desenvolvimento sustentável do setor. Para isso, contamos, mais uma vez, com o apoio e compromisso da Frente Parlamentar do Cooperativismo, a Frencoop", declarou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Em seu pronunciamento, Freitas ressaltou o número de proposições de interesse do setor cooperativista em tramitação no Congresso, chamando a atenção para temas prioritários. "Mais de 400 projetos impactam de alguma forma no dia a dia do movimento, mas existem alguns pontos que pedem maior urgência na aprovação. Um deles é o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. Esse processo precisa ser compreendido. O objetivo é delimitar a incidência tributária na pessoa do cooperado, verdadeiro prestador de serviço e contribuinte. Somente assim as cooperativas poderão ter seu desenvolvimento impulsionado de forma sustentável", disse.
A definição de um novo Código Florestal para o país também foi destacada pelo presidente do sistema. "A aprovação definitiva do texto é fundamental para que seja restabelecida a segurança no campo. Temos de trabalhar para isso", comentou. Freitas ainda chamou a atenção dos presentes para outros assuntos importantes voltados à sustentabilidade, como a realização da Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), e faz parte da Agenda Legislativa do Cooperativismo.
Fonte: Fred Alves
O evento teve palestras com Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; senador Waldemir Moka, presidente da Frencoop; ministro Mendes Ribeiro, do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o ministro Alexandre Tombini, presidente do Banco Central (BC).
O evento foi marcado pela comemoração da escolha da ONU de 2012 como "Ano Internacional das Cooperativas", bem como pela homenagem ao deputado Moacir Micheletto, falecido no início do ano.
"No Ano Internacional das Cooperativas, nossa meta é conquistar novos marcos regulatórios que serão determinantes para o desenvolvimento sustentável do setor. Para isso, contamos, mais uma vez, com o apoio e compromisso da Frente Parlamentar do Cooperativismo, a Frencoop", declarou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Em seu pronunciamento, Freitas ressaltou o número de proposições de interesse do setor cooperativista em tramitação no Congresso, chamando a atenção para temas prioritários. "Mais de 400 projetos impactam de alguma forma no dia a dia do movimento, mas existem alguns pontos que pedem maior urgência na aprovação. Um deles é o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. Esse processo precisa ser compreendido. O objetivo é delimitar a incidência tributária na pessoa do cooperado, verdadeiro prestador de serviço e contribuinte. Somente assim as cooperativas poderão ter seu desenvolvimento impulsionado de forma sustentável", disse.
A definição de um novo Código Florestal para o país também foi destacada pelo presidente do sistema. "A aprovação definitiva do texto é fundamental para que seja restabelecida a segurança no campo. Temos de trabalhar para isso", comentou. Freitas ainda chamou a atenção dos presentes para outros assuntos importantes voltados à sustentabilidade, como a realização da Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), e faz parte da Agenda Legislativa do Cooperativismo.
Fonte: Fred Alves
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A trajetória de sucesso de quase 14 anos da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins está em destaque no site do Internacional das Cooperativas - www.ano2012.coop.br . A matéria produzida pela assessoria de Comunicação da Coapa conta a história da cooperativa com sede em Pedro Afonso, criada em 1998 por produtores oriundos do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados que se organizaram para garantir melhores condições de trabalho e comercialização da produção de grãos.
Também foram apresentados os avanços e resultados alcançados pela cooperativa, umas das maiores do Tocantins, com detalhes sobre projetos e recorde de produtividade de soja. Atualmente ela conta com 327 cooperados, entre empresários produtores de grãos e agricultores familiares.
"Sabemos da força de propagação das informações na internet. Por isso, é uma honra para nós da Coapa saber que nossa história vai ser conhecida por pessoas de todo o mundo", avaliou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.
Ano Internacional das Cooperativas
A publicação faz parte das ações em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas - 2012 e tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para o importante papel que o setor desempenha nos cenários econômico e social.
Fonte: Fred Alves (Com informações da OCB Nacional)
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Com o conceito Gente que coopera participa, a cooperativa Sicredi Araguaia Tocantins TO reúne seus associados para prestar contas de 2011 e apresentar o planejamento para 2012.
No Sicredi, os associados são os donos do negócio e participam da gestão da cooperativa, de forma efetiva, por meio do Processo Assemblear. O futuro do empreendimento é decidido nas pré-assembleias, nas assembleias de núcleo e consolidado nas assembleias gerais. Em 2012, serão realizados mais de 1.200 encontros com os associados no Processo Assemblear, entre os meses de janeiro e abril.
"As cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e democrático. Esse modelo de organização econômica tem ganhado relevância mundial, ao ponto da ONU declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Para o Sicredi, esse reconhecimento endossa as nossas crenças e a nossa essência: gente que coopera cresce", declara Admivair Borges, presidente da Cooperativa Sicredi Araguaia Tocantins TO.
Em 2011, a participação dos associados foi aprimorada com a realização do Processo Assemblear com voto delegado em 41 cooperativas. Líderes, escolhidos localmente, representam os demais associados nas assembleias gerais. A expectativa em 2012 é ampliar o número para 70 cooperativas. Até 2013, todas as cooperativas com mais de três mil associados estarão com este processo ativo.
O Processo Assemblear 2011 mobilizou 190 mil associados, além de 65 mil visitantes, conscientes de seu papel no negócio, que acreditam em um modelo de participação ativa para desenvolvimento do cooperativismo de crédito e do Sicredi.
No dia 28, a Sicredi realizou a Assembleia Geral do Processo Assemblear 2012 em Palmas. Foi um Sucesso compareceram mais de 150 pessoas, reafirmando o compromisso do sócio dono do negócio com a Cooperativa, ao sócio Obrigado.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um conjunto de 116 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.150 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Thiago Pires
Comunicação e Marketing
Sicredi Brasil Central - MS | GO | TO
No Sicredi, os associados são os donos do negócio e participam da gestão da cooperativa, de forma efetiva, por meio do Processo Assemblear. O futuro do empreendimento é decidido nas pré-assembleias, nas assembleias de núcleo e consolidado nas assembleias gerais. Em 2012, serão realizados mais de 1.200 encontros com os associados no Processo Assemblear, entre os meses de janeiro e abril.
"As cooperativas de crédito têm se firmado no mercado financeiro como um sistema mais inclusivo, participativo e democrático. Esse modelo de organização econômica tem ganhado relevância mundial, ao ponto da ONU declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. Para o Sicredi, esse reconhecimento endossa as nossas crenças e a nossa essência: gente que coopera cresce", declara Admivair Borges, presidente da Cooperativa Sicredi Araguaia Tocantins TO.
Em 2011, a participação dos associados foi aprimorada com a realização do Processo Assemblear com voto delegado em 41 cooperativas. Líderes, escolhidos localmente, representam os demais associados nas assembleias gerais. A expectativa em 2012 é ampliar o número para 70 cooperativas. Até 2013, todas as cooperativas com mais de três mil associados estarão com este processo ativo.
O Processo Assemblear 2011 mobilizou 190 mil associados, além de 65 mil visitantes, conscientes de seu papel no negócio, que acreditam em um modelo de participação ativa para desenvolvimento do cooperativismo de crédito e do Sicredi.
No dia 28, a Sicredi realizou a Assembleia Geral do Processo Assemblear 2012 em Palmas. Foi um Sucesso compareceram mais de 150 pessoas, reafirmando o compromisso do sócio dono do negócio com a Cooperativa, ao sócio Obrigado.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um conjunto de 116 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de unidades de atendimento (mais de 1.150 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Thiago Pires
Comunicação e Marketing
Sicredi Brasil Central - MS | GO | TO
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Publicação foi lançada pelo Sistema OCB, nesta terça-feira (28/02), em Brasília (DF).
"No Ano Internacional das Cooperativas, nossa meta é conquistar novos marcos regulatórios que serão determinantes para o desenvolvimento sustentável do setor. Para isso, contamos, mais uma vez, com o apoio e compromisso da Frente Parlamentar do Cooperativismo, a Frencoop". Com essas palavras, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentou a sexta edição da Agenda Legislativa do Cooperativismo, na noite desta terça-feira (28/02), durante cerimônia realizada na Fundação Casa do Cerrado, em Brasília (DF). O evento contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil (BC), Alexandre Tombini, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do presidente da Frencoop, senador Waldemir Moka (MS), entre outras autoridades e lideranças do segmento.
Em seu pronunciamento, Freitas ressaltou o número de proposições de interesse do setor cooperativista em tramitação no Congresso Nacional, chamando a atenção para temas prioritários. "Mais de 400 projetos impactam de alguma forma no dia a dia do movimento, mas existem alguns pontos que pedem maior urgência na aprovação. Um deles é o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. Esse processo precisa ser compreendido. O que não queremos é a bi-tributação", disse.
A definição de um novo Código Florestal para o país também foi destacada pelo presidente do sistema. "A aprovação definitiva do texto é fundamental para que seja restabelecida a segurança no campo. Temos de trabalhar para isso", comentou. Freitas ainda chamou a atenção dos presentes para outros assuntos importantes voltados à sustentabilidade, como a realização da Rio + 20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), e faz parte da Agenda Legislativa do Cooperativismo.
A cerimônia de lançamento da publicação, que reúne 57 proposições, foi prestigiada por 360 pessoas, entre estas, 55 deputados federais e 11 senadores.
"No Ano Internacional das Cooperativas, nossa meta é conquistar novos marcos regulatórios que serão determinantes para o desenvolvimento sustentável do setor. Para isso, contamos, mais uma vez, com o apoio e compromisso da Frente Parlamentar do Cooperativismo, a Frencoop". Com essas palavras, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentou a sexta edição da Agenda Legislativa do Cooperativismo, na noite desta terça-feira (28/02), durante cerimônia realizada na Fundação Casa do Cerrado, em Brasília (DF). O evento contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil (BC), Alexandre Tombini, do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do presidente da Frencoop, senador Waldemir Moka (MS), entre outras autoridades e lideranças do segmento.
Em seu pronunciamento, Freitas ressaltou o número de proposições de interesse do setor cooperativista em tramitação no Congresso Nacional, chamando a atenção para temas prioritários. "Mais de 400 projetos impactam de alguma forma no dia a dia do movimento, mas existem alguns pontos que pedem maior urgência na aprovação. Um deles é o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo. Esse processo precisa ser compreendido. O que não queremos é a bi-tributação", disse.
A definição de um novo Código Florestal para o país também foi destacada pelo presidente do sistema. "A aprovação definitiva do texto é fundamental para que seja restabelecida a segurança no campo. Temos de trabalhar para isso", comentou. Freitas ainda chamou a atenção dos presentes para outros assuntos importantes voltados à sustentabilidade, como a realização da Rio + 20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), e faz parte da Agenda Legislativa do Cooperativismo.
A cerimônia de lançamento da publicação, que reúne 57 proposições, foi prestigiada por 360 pessoas, entre estas, 55 deputados federais e 11 senadores.
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O aumento da carteira de crédito do Sicoob foi destaque no jornal Valor Econômico, o principal jornal de economia do país. A carteira de crédito do Sistema fechou 2011 em R$ 16,5 bilhões, 25,4% superior a 2010. O crédito à pessoa física somou R$ 3 bilhões no ano passado, 23% acima do que foi oferecido em 2010. Especificamente para o produtor rural, o Sicoob emprestou quase R$ 8 bilhões, desempenho 17% superior ao registrado em 2010. Para pessoa jurídica, a carteira de crédito fechou 2011 em R$ 4 bilhões, 47% acima do volume de um ano antes. O Sicoob distribuirá, neste ano, R$ 1 bilhão de "sobras" aos associados, valor 66% superior ao lançado no ano passado. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.
Fonte: Valor Econômico
Fonte: Valor Econômico
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Apresentando os desafios do cooperativismo no Congresso, publicação editada pela OCB traz um encarte especial sobre o Ano Internacional das Cooperativas.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lança hoje (28/2), em Brasília (DF), a sexta edição da Agenda Legislativa do Cooperativismo. A publicação é fundamental para divulgar no Congresso Nacional o posicionamento do setor em relação a proposições prioritárias que beneficiam ou não as 6.652 cooperativas brasileiras. "A intenção é fechar o ano com conquistas importantes como a definição do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, a aprovação do projeto de lei que regulamenta as cooperativas de trabalho e a validação do novo Código Florestal brasileiro", ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para que os processos aconteçam no Congresso, a OCB conta com o trabalho da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), composta hoje por 255 membros, entre deputados e senadores. Este ano, fazem parte da Agenda 57 proposições e seis posicionamentos que englobam, entre outros temas, a conferência Rio+20, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, terceirização e Ato Cooperativo.
Este ano, a Agenda traz algumas novidades: um encarte especial sobre o Ano Internacional das Cooperativas e o acréscimo de projetos de lei de interesse do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O lançamento acontecerá durante um jantar, na Fundação Casa do Cerrado, e reunirá lideranças do movimento, parlamentares e representantes do governo federal, de outras instituições e das unidades estaduais da OCB.
Estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; presidente do Banco Central do Brasil (BC), Alexandre Tombini; presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia e do 2° vice-presidente do Senado Federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka.
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lança hoje (28/2), em Brasília (DF), a sexta edição da Agenda Legislativa do Cooperativismo. A publicação é fundamental para divulgar no Congresso Nacional o posicionamento do setor em relação a proposições prioritárias que beneficiam ou não as 6.652 cooperativas brasileiras. "A intenção é fechar o ano com conquistas importantes como a definição do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo, a aprovação do projeto de lei que regulamenta as cooperativas de trabalho e a validação do novo Código Florestal brasileiro", ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para que os processos aconteçam no Congresso, a OCB conta com o trabalho da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), composta hoje por 255 membros, entre deputados e senadores. Este ano, fazem parte da Agenda 57 proposições e seis posicionamentos que englobam, entre outros temas, a conferência Rio+20, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, terceirização e Ato Cooperativo.
Este ano, a Agenda traz algumas novidades: um encarte especial sobre o Ano Internacional das Cooperativas e o acréscimo de projetos de lei de interesse do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O lançamento acontecerá durante um jantar, na Fundação Casa do Cerrado, e reunirá lideranças do movimento, parlamentares e representantes do governo federal, de outras instituições e das unidades estaduais da OCB.
Estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; presidente do Banco Central do Brasil (BC), Alexandre Tombini; presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia e do 2° vice-presidente do Senado Federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka.
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Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite de sexta-feira, 24 de fevereiro, no auditório da Coapa, em Pedro Afonso, os 37 cooperados presentes aprovaram alterações no Estatuto Social e a permuta de uma área com Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR). Demonstrando que a democracia é uma das principais características do cooperativismo, os participantes opinaram e debateram antes de cada votação.
A reunião foi aberta pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que destacou a participação de todos os associando nas reuniões e assembleias da cooperativa.
O primeiro assunto a ser deliberado tratou das alterações consideradas simples de alguns itens, mas que servirão para atualizar o Estatuto Social. Os associados ainda aprovaram a permuta de uma área suburbana de 5 hectares pertencente a Coapa por outra de 1,26 hectares de propriedade do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região localizada no perímetro urbano de Pedro Afonso. A área a ser repassada ao SIRPAR será usada para a construção de um parque de exposições, um antigo sonho dos agropecuaristas da região. Já a destinação da área que será recebida pela Coapa ainda será decidida pelos membros do Conselho de Administração.
Na ocasião, o presidente do SIRPAR e conselheiro da Coapa, Edmar Correa, informou que a permuta das áreas já foi aprovada pelos membros do sindicato que preside. Ainda segundo ele, após receber a área e regularizá-la será possível conseguir recursos para a construção do parque de exposições. Já Ricardo Khouri assegurou que os membros da Coapa não medirão esforços para contribuir na construção de um local para a realização de eventos agropecuários. "Estamos juntos nesta luta", concluiu Khouri.
Próximas assembleias
Já foi publicado edital de convocação para as Pré-Assembléias Geral Ordinária e Extraordinária, que acontecerão no próximo dia 20 de março de 2012, com a seguinte pauta: apresentação da Prestação de Contas dos órgãos da Administração da Coapa; apresentação de candidatos para composição do Conselho Fiscal com mandato para o próximo ano; além de outros assuntos de interesse dos cooperados.
Já no dia 22 de março, também na Coapa, acontece a Assembléia Geral Ordinária onde serão discutidos os seguintes assuntos: Resultado da Pré Assembléia; Prestação de Contas do exercício de 2011; Plano de atividade da cooperativa para o exercício seguinte; Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas, e Eleição dos membros do Conselho Fiscal.
Fonte: Fred Alves
A reunião foi aberta pelo presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que destacou a participação de todos os associando nas reuniões e assembleias da cooperativa.
O primeiro assunto a ser deliberado tratou das alterações consideradas simples de alguns itens, mas que servirão para atualizar o Estatuto Social. Os associados ainda aprovaram a permuta de uma área suburbana de 5 hectares pertencente a Coapa por outra de 1,26 hectares de propriedade do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região localizada no perímetro urbano de Pedro Afonso. A área a ser repassada ao SIRPAR será usada para a construção de um parque de exposições, um antigo sonho dos agropecuaristas da região. Já a destinação da área que será recebida pela Coapa ainda será decidida pelos membros do Conselho de Administração.
Na ocasião, o presidente do SIRPAR e conselheiro da Coapa, Edmar Correa, informou que a permuta das áreas já foi aprovada pelos membros do sindicato que preside. Ainda segundo ele, após receber a área e regularizá-la será possível conseguir recursos para a construção do parque de exposições. Já Ricardo Khouri assegurou que os membros da Coapa não medirão esforços para contribuir na construção de um local para a realização de eventos agropecuários. "Estamos juntos nesta luta", concluiu Khouri.
Próximas assembleias
Já foi publicado edital de convocação para as Pré-Assembléias Geral Ordinária e Extraordinária, que acontecerão no próximo dia 20 de março de 2012, com a seguinte pauta: apresentação da Prestação de Contas dos órgãos da Administração da Coapa; apresentação de candidatos para composição do Conselho Fiscal com mandato para o próximo ano; além de outros assuntos de interesse dos cooperados.
Já no dia 22 de março, também na Coapa, acontece a Assembléia Geral Ordinária onde serão discutidos os seguintes assuntos: Resultado da Pré Assembléia; Prestação de Contas do exercício de 2011; Plano de atividade da cooperativa para o exercício seguinte; Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas, e Eleição dos membros do Conselho Fiscal.
Fonte: Fred Alves
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O prazo para a entrega do DIF 2012, referente ao ano base 2011, é até dia 28 de fevereiro de 2012.
Está disponível para download o PROGRAMA DIF ELETRôNICO VERSãO 2012, para apresentação das informações do Ano-Base 2008 em diante, finalidades de Informação Anual, Suspensão e Baixa Voluntária, atualizado em 02.01.2012.
DIF - DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS
é um demonstrativo anual, destinado à apuração das informações relativas ao ICMS das empresas, que servirá de base para o cálculo do índice de Participação dos Municípios - IPM, dos municípios do Estado, conforme disposto na Constituição Federal. Quando o contribuinte se omite dessa declaração, prejudica o município onde exerce suas atividades, reduzindo, desta forma, a sua receita.
Obrigados a Entregar:
Estão obrigados a entregar: o estabelecimento comercial ou industrial, seja matriz, filial, sucursal ou depósito, inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado do Tocantins - CCI-TO.
Excluem-se da Obrigatoriedade da Entrega:
Excluem-se da obrigatoriedade de apresentação do documento, os armazéns gerais, depósitos fechados do próprio depositante, estabelecimentos exclusivamente prestadores de serviços, assim entendido os contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN, da competência dos Municípios e os produtores agropecuários não optantes pelo regime normal de escrituração.
Para download e maiores informações acesse o link: http://dif.sefaz.to.gov.br/
Está disponível para download o PROGRAMA DIF ELETRôNICO VERSãO 2012, para apresentação das informações do Ano-Base 2008 em diante, finalidades de Informação Anual, Suspensão e Baixa Voluntária, atualizado em 02.01.2012.
DIF - DOCUMENTOS DE INFORMAçõES FISCAIS
é um demonstrativo anual, destinado à apuração das informações relativas ao ICMS das empresas, que servirá de base para o cálculo do índice de Participação dos Municípios - IPM, dos municípios do Estado, conforme disposto na Constituição Federal. Quando o contribuinte se omite dessa declaração, prejudica o município onde exerce suas atividades, reduzindo, desta forma, a sua receita.
Obrigados a Entregar:
Estão obrigados a entregar: o estabelecimento comercial ou industrial, seja matriz, filial, sucursal ou depósito, inscritos no Cadastro de Contribuintes do Estado do Tocantins - CCI-TO.
Excluem-se da Obrigatoriedade da Entrega:
Excluem-se da obrigatoriedade de apresentação do documento, os armazéns gerais, depósitos fechados do próprio depositante, estabelecimentos exclusivamente prestadores de serviços, assim entendido os contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN, da competência dos Municípios e os produtores agropecuários não optantes pelo regime normal de escrituração.
Para download e maiores informações acesse o link: http://dif.sefaz.to.gov.br/