Tocantinenses avaliam positivamente visita a cooperativas do Paraná

Terminou nessa sexta-feira, 3 de junho, a visita dos integrantes do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins a cooperativas do estado do Paraná. Eles conheceram sete instituições do setor cooperativista numa oportunidade de fomentar conhecimentos e ter novas experiências.

A atividade fez parte da formação do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins, iniciativa idealizada pela Coapa e que teve a adesão de outras cooperativas. O projeto foi estruturado com seis módulos teóricos que culminou nessa viagem de imersão para conhecer na prática as experiências das cooperativas do Paraná. O objetivo é elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar.

A viagem teve início no último dia 31 de maio. Foram visitadas a Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Frísia Cooperativa Agropecuária, Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Cooptur (Cooperativa Paranaense de Turismo), Coopavel (Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda), Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata) e Cooperativa Agroindustrial Lar.

Os jovens assistiram palestras; conheceram a história, o funcionamento e projetos socioambientais desenvolvidos pelas cooperativas; participaram de dinâmicas em grupo, e ainda visitaram parques ambientais e locais históricos.

"Essa viagem de imersão trouxe um imenso aprendizado para nós, oportunizando conhecer outras cooperativas e a forma com que elas trabalham. Assim, a gente pode adaptar e acrescentar no trabalho de nossa cooperativa, e também na comunidade. Isso vai abrir nossos horizontes e nos faz crescer de uma forma cooperativista", afirmou Lúcia Vera, de 21 anos associada da COED (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso).

Para Antônio Andrade, 18 anos, que representou o Sicoob, a viagem foi ótima para conhecer novas culturas e como funcionam cooperativas de outra região. Sentimento compartilhado por Fernando Mazzola, 26 anos, representante da Coapa. "Essa atividade de imersão foi uma oportunidade para conhecer os desafios e conquistas das cooperativas que já adotaram esse acolhimento das mulheres e jovens na vida da cooperativa. é muito rica essa experiência", comentou.

Organização
A viagem de imersão foi organizada pelo Sistema OCB/TO (Sindicato e Organização das Cooperativas do Tocantins) e o Sescoop/TO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Tocantins). Pelo Sistema OCB/TO participam os analistas Diogo Couto e Sanaira Faquini.

"Considero importante possibilitar essa experiência para o jovem do nosso Estado, pois precisamos investir hoje para no futuro termos cooperados mais conscientes do seu papel nas cooperativas. Conhecer as experiências das cooperativas do Paraná, com certeza, vai potencializar esses jovens à vontade de continuar estudando e aprendendo mais sobre cooperativismo", avaliou Maria José Andrade, superintendente do Sistema OCB/Sescoop-TO.

Silvana Ramos, agente de Desenvolvimento Humano da Coapa e responsável pelo curso de formação do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins, acredita que a capacitação é a maior inovação que a Coapa e o Sescoop/TO implantaram ultimamente. Para ela, os jovens tem uma "pegada diferente" que vai modificar o futuro de suas cooperativas. "Os resultados virão rápido, o jovem tem sempre novidades e garra!", comemorou.