
Sistema OCB Tocantins está presente na maior feira agrotecnológica do Norte do país
O Sistema OCB, braço regional do desenvolvimento do cooperativismo no Tocantins, tem no agronegócio um dos ramos mais fortes no estado, marca presença no maior evento agrotecnológico do Norte do país, a Agrotins 2022. A fim de prestigiar as cooperativas tocantinenses, o presidente nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, estará na Feira, no dia 12 de maio.
Os ex-ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli também estarão no evento para palestrar nos dias 12 e 13, respectivamente, à convite do Sistema OCB/TO. Ambos possuem carreira de reconhecimento internacional relacionados ao cooperativismo e ao agronegócio.
“Temos um estado com grande potencial agrotecnológico e contamos com cooperativas fortes no setor. Para colaborar com a programação, convidamos grandes nomes do cooperativismo e do agro para participarem do evento, e teremos também a presença ilustre do presidente nacional do Sistema OCB. É uma grande oportunidade recebermos esses convidados e estamos muito satisfeitos de participar da Feira de forma presencial novamente”, comenta Ricardo Khouri, presidente do Sistema OCB/TO, que convida todos a visitarem o espaço da Organização no Pavilhão do Desenvolvimento.
Cooperativismo
O cooperativismo é uma doutrina e modelo de negócio adotado em mais de 150 países, e que gera mais de 280 milhões de empregos. Podem ser adaptados ao cooperativismo os ramos de negócios do agronegócio, crédito, transporte, saúde, consumo, infraestrutura e trabalho, produção de bens e serviços.
Sobre os palestrantes
Alysson Paolinelli, mineiro de Bambuí, nascido em 1936, tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Em 2006, Alysson Paulinelli foi laureado com o prêmio World Food Prize, que condecora personalidades que contribuíram significativamente para o aumento da qualidade e da quantidade de alimentos no mundo. Hoje, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Em 2021, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela contribuição e pela dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos no Cerrado brasileiro em larga escala.
Roberto Rodrigues foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 1° de janeiro de 2003 e 30 de junho de 2006. Graduado em Engenharia Agrônoma, com aperfeiçoamento em administração rural, pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo em 1965, o ex-ministro é professor do Departamento de Economia Rural da Unesp de Jaboticabal no interior paulista, o executivo participa de vários conselhos, entre os quais o do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), o da Associação Comercial de São Paulo e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), da Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e da Fundação Bunge, entre outros.