Safra brasileira de grãos deve bater recorde histórico


A safra de grãos 2010/2011 é a maior de todos os tempos: 161,5 milhões de toneladas, 12,2 milhões de toneladas a mais que na safra passada, o que representa um aumento de 8,2%.

A maior responsável pelo crescimento foi a soja, que terá produção de 74 milhões, 990 mil toneladas, aumento de 9,2% em relação à última safra.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Rui Prado, comemorou os bons resultados, mas está preocupado com a comercialização da safra. "Em parte isso é positivo, porém têm efeitos que não são tão favoráveis, por exemplo, com relação ao câmbio. O real está muito valorizado frente ao dólar e isso tira a nossa competitividade com os outros países exportadores".

A preocupação do presidente da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Freitas, vai além. "Nós precisamos de uma política de comercialização não só imediatista, não só que garanta a comercialização da safra, mas que garanta mercado para as safras e para os produtos agrícolas brasileiros".

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz, explica que é possível garantir renda ao produtor mesmo com uma supersafra. "O caráter cíclico da agricultura levaria a um cenário de redução de preço pelo aumento dos estoques, mas pela conjuntura internacional, a gente percebe que não. Se a gente gerenciar adequadamente setor por setor privado as próximas uma ou duas safras, a gente pode quebrar essa possibilidade de ciclo de queda e consolidar a renda do produtor em certo patamar".

Este último levantamento trouxe também números expressivos da produção de milho no Nordeste. Em estados como o Ceará a produção chegou a triplicar. Houve aumento significativo também em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, além dos estados em que a fronteira agrícola está avançando como Maranhão e Piauí.

O IBGE também divulgou uma nova estimativa da safra com uma previsão muito próxima da Conab, 161,2 milhões de toneladas. Em relação ao levantamento anterior, houve aumento de 1,6%
.


Fonte: Do Globo Rural - Veículo: Portal G1 - Portal de Notícias da Globo