Programa de Qualidade da Coapa envolve colaboradores e apresenta resultados positivos
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TEXTO E FOTOS: Fred Alves
Dando sequencia a implantação do Programa de Qualidade da Coapa, foram realizadas nesta semana, as 4ª e 5ª etapas do programa que busca dá mais eficiência e qualidade nas ações realizadas na cooperativa. As atividades aconteceram quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, no auditório, e foram conduzidas pela equipe do professor Jorge D’Ambros, doutor em Ciências Florestais, professor da Universidade Federal do Tocantins e consultor da empresa Rebouças (responsável pela implantação do programa).
A 4ª etapa - Manutenção do Programa 5’s serviu para analisar o sistema iniciado em abril na cooperativa. Esse modelo é a base para implantação do Sistema de Qualidade Total em várias empresas em todo o mundo. O método japonês permite utilizar bem todos os recursos disponíveis e eliminar o desperdício. O trabalho foi desenvolvido em cinco fases: Senso de Utilização, Senso de Arrumação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e Senso da Disciplina. A meta é transformar o ambiente e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos participantes, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
Ao ser iniciado foram formados três "times" com a participação de colaboradores da Unidade de Grãos, Unidade Agroveterinária e Unidade Administrativa, para reforçar a necessidade de todos os integrantes se empenharem para a cooperativa alcançar excelência em suas ações. Em junho, os consultores irão fazer uma visita surpresa aos setores e avaliar como está o andamento do programa.
Segundo o instrutor, já é possível perceber mudanças significativas. "As salas estão identificadas e organizadas, criaram a sala de descarte onde ficam materiais e equipamentos que não são utilizados, o depósito está limpo e com os materiais dispostos por categoria, e até a sala da presidência foi reorganizada", relatou o professor Jorge, acrescentando a necessidade do 5’s se tornar um hábito e todos terem a consciência de manter a organização do ambiente de trabalho, medida útil para o êxito das atividades.
Responsável pelo Time da Unidade Agroveterinária, a colaboradora Taisa Ferreira da Cruz conta que os integrantes do grupo se envolveram na organização do setor. "O pessoal abriu mão do descanso e veio a noite organizar mesas e armários, hoje é muito mais fácil encontrar documentos, materiais e equipamentos. Sem falar que o ambiente ficou até melhor para trabalhar", comemora Taisa.
Gerenciamento de rotinas
Dentro da 5° etapa - Gerenciamento de rotinas -, voltada para a descrição dos processos, atribuições dos setores e a função de cada colaborador, o consultor exibiu o vídeo O Poder da Visão e deu lições de como os colaboradores da Coapa podem realizar mudanças pessoais e nas atividades aplicadas no ambiente de trabalho. Os participantes comentaram sobre as dificuldades encontradas na organização e as mudanças que ocorreram após a mudança de postura em relação a algumas situações. Em outro exercício descreveram, nos mínimos detalhes, as tarefas que executam diariamente, desde o momento que chegam para trabalhar até o final do expediente. Essa descrição será enviada e analisada pelo professor Jorge.
Um dos momentos mais esperados por conselheiros, diretores, colaboradores e gerentes da cooperativa aconteceu na manhã desta sexta-feira: a escolha do novo slogan da Coapa. Chamou atenção a grande participação do grupo que apresentou 130 sugestões. Quem venceu foi a gerente de Recursos Humanos Elisângela Nunes, com o criativo slogan "Coapa sinônimo de qualidade". "Procurei um slogan que refletisse a filosofia da Coapa", comentou a gerente.
Mudanças
O Programa de Qualidade foi iniciado em dezembro de 2010, quando foi realizado um diagnóstico e ouvidos cooperados, colaboradores e diretores da Coapa, para levantar o "clima organizacional", pontos fortes e situações que precisavam ser corrigidas na entidade cooperativista. Anteriormente foram realizadas as etapas: Diagnostico do Status Atual da Coapa, Sensibilização da alta direção e colaboradores e Educação e Qualidade Total.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o programa contribui decisivamente para a otimização das atividades desenvolvidas pela cooperativa. "Esse plano ajuda a organizar nossas rotinas e influencia no trabalho realizado pela Coapa", disse Khouri.
Administração na prática
Na quarta-feira, 25, a Coapa em parceria com o Sescoop-TO realizou o curso "Como administrar a propriedade rural na prática". A capacitação teve a participação de 26 pessoas das Associações dos Pequenos Produtores da água Viva, Santa Rita, Agrovila Bom Tempo, água Suja e Sítio Novo, agricultores de Pedro Afonso e integrantes do Núcleo Feminino da Coapa. O objetivo foi fornecer aos produtores rurais ferramentas práticas para a gestão das propriedades.
Dando sequencia a implantação do Programa de Qualidade da Coapa, foram realizadas nesta semana, as 4ª e 5ª etapas do programa que busca dá mais eficiência e qualidade nas ações realizadas na cooperativa. As atividades aconteceram quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, no auditório, e foram conduzidas pela equipe do professor Jorge D’Ambros, doutor em Ciências Florestais, professor da Universidade Federal do Tocantins e consultor da empresa Rebouças (responsável pela implantação do programa).
A 4ª etapa - Manutenção do Programa 5’s serviu para analisar o sistema iniciado em abril na cooperativa. Esse modelo é a base para implantação do Sistema de Qualidade Total em várias empresas em todo o mundo. O método japonês permite utilizar bem todos os recursos disponíveis e eliminar o desperdício. O trabalho foi desenvolvido em cinco fases: Senso de Utilização, Senso de Arrumação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Higiene e Senso da Disciplina. A meta é transformar o ambiente e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos participantes, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.
Ao ser iniciado foram formados três "times" com a participação de colaboradores da Unidade de Grãos, Unidade Agroveterinária e Unidade Administrativa, para reforçar a necessidade de todos os integrantes se empenharem para a cooperativa alcançar excelência em suas ações. Em junho, os consultores irão fazer uma visita surpresa aos setores e avaliar como está o andamento do programa.
Segundo o instrutor, já é possível perceber mudanças significativas. "As salas estão identificadas e organizadas, criaram a sala de descarte onde ficam materiais e equipamentos que não são utilizados, o depósito está limpo e com os materiais dispostos por categoria, e até a sala da presidência foi reorganizada", relatou o professor Jorge, acrescentando a necessidade do 5’s se tornar um hábito e todos terem a consciência de manter a organização do ambiente de trabalho, medida útil para o êxito das atividades.
Responsável pelo Time da Unidade Agroveterinária, a colaboradora Taisa Ferreira da Cruz conta que os integrantes do grupo se envolveram na organização do setor. "O pessoal abriu mão do descanso e veio a noite organizar mesas e armários, hoje é muito mais fácil encontrar documentos, materiais e equipamentos. Sem falar que o ambiente ficou até melhor para trabalhar", comemora Taisa.
Gerenciamento de rotinas
Dentro da 5° etapa - Gerenciamento de rotinas -, voltada para a descrição dos processos, atribuições dos setores e a função de cada colaborador, o consultor exibiu o vídeo O Poder da Visão e deu lições de como os colaboradores da Coapa podem realizar mudanças pessoais e nas atividades aplicadas no ambiente de trabalho. Os participantes comentaram sobre as dificuldades encontradas na organização e as mudanças que ocorreram após a mudança de postura em relação a algumas situações. Em outro exercício descreveram, nos mínimos detalhes, as tarefas que executam diariamente, desde o momento que chegam para trabalhar até o final do expediente. Essa descrição será enviada e analisada pelo professor Jorge.
Um dos momentos mais esperados por conselheiros, diretores, colaboradores e gerentes da cooperativa aconteceu na manhã desta sexta-feira: a escolha do novo slogan da Coapa. Chamou atenção a grande participação do grupo que apresentou 130 sugestões. Quem venceu foi a gerente de Recursos Humanos Elisângela Nunes, com o criativo slogan "Coapa sinônimo de qualidade". "Procurei um slogan que refletisse a filosofia da Coapa", comentou a gerente.
Mudanças
O Programa de Qualidade foi iniciado em dezembro de 2010, quando foi realizado um diagnóstico e ouvidos cooperados, colaboradores e diretores da Coapa, para levantar o "clima organizacional", pontos fortes e situações que precisavam ser corrigidas na entidade cooperativista. Anteriormente foram realizadas as etapas: Diagnostico do Status Atual da Coapa, Sensibilização da alta direção e colaboradores e Educação e Qualidade Total.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o programa contribui decisivamente para a otimização das atividades desenvolvidas pela cooperativa. "Esse plano ajuda a organizar nossas rotinas e influencia no trabalho realizado pela Coapa", disse Khouri.
Administração na prática
Na quarta-feira, 25, a Coapa em parceria com o Sescoop-TO realizou o curso "Como administrar a propriedade rural na prática". A capacitação teve a participação de 26 pessoas das Associações dos Pequenos Produtores da água Viva, Santa Rita, Agrovila Bom Tempo, água Suja e Sítio Novo, agricultores de Pedro Afonso e integrantes do Núcleo Feminino da Coapa. O objetivo foi fornecer aos produtores rurais ferramentas práticas para a gestão das propriedades.