Prefeitura de Araguaína homologa licitação para implantação do sistema de transporte público complementar

A Prefeitura de Araguaína homologou a licitação que tem por objetivo a contratação de uma empresa especializada para implantação do sistema de transporte público complementar, que contará com nove linhas urbanas e duas rurais, cuja tarifa não excederá R$ 2,35 por trecho. O presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, disse ao CT que a implantação desse serviço beneficiará a população araguainense, além de aumentar a fiscalização para combater a ação dos motoristas clandestinos. "O transporte público complementar, como o próprio nome diz, complementará o transporte público convencional já existente", explica.

De acordo com edital, frota inicial será de 45 veículos
Segundo o edital de licitação, a frota inicial será de 45 veículos, que devem contar com a modalidade de bilhetagem eletrônica, sistema integrado GPS e sistema de monitoramento por câmeras. As rotas serão executadas sob o planejamento, direção, coordenação, controle e fiscalização da Agência Municipal de Transporte e Trânsito.

De acordo com o presidente da AMTT, o serviço de transporte complementar foi objeto de estudo da gestão municipal durante 12 meses, momento em que se apurou a necessidade da reestruturação do transporte coletivo do município. "O que veio de encontro com a expectativa e anseio de nossa comunidade", afirmou.

Segundo ele, um estudo realizado pela Federação Nacional dos Permissionários (Fenetral) foi apresentado para à população durante audiência pública, o que resultou na criação da modalidade de transporte público coletivo complementar.

A partir disso, o município abriu o processo de licitação para contratar a empresa vencedora do certame, a Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros. Com isso, após a assinatura do Termo de Permissão, que deve acontecer nessa semana, a empresa vencedora do processo tem o prazo de até 90 dias para operacionalizar o serviço e colocar os micro-ônibus em circulação.


Conforme a prefeitura, o prazo de vigência do contrato de permissão será de sete anos, podendo ser prorrogável por igual período com base no interesse público.

Linhas
1- Faculdades ao Setor Monte Sinai
2- Residencial Costa Esmeralda ao Setor Patrocínio
3- Setor Xixebal ao Maracanã
4- Vila Couto à Vila Vitória
5- Jardim dos Ipês ao Bairro JK
6- Percorrerá vários pontos no Centro da cidade
7- Hospitais à Vila Azul
8- Jardim Belo à Rodoviária
9- Povoado Novo Horizonte até o Detran


Fonte: http://www.clebertoledo.com.br