Oficina de Planejamento Apícola reunirá produtores em Porto Nacional
Apicultores da região Central do Estado e demais produtores interessados no setor participarão da 2ª Oficina de Planejamento Apícola, que acontecerá em Porto Nacional, a 52 km de Palmas. A capacitação começa nesta terça-feira, dia 10, e segue até quinta-feira, dia 12, das 8 horas às 18 horas, no Centro Cultural Durval Godinho. A organização prevê a participação de 25 apicultores.
O evento contará com capacitação voltada para gestão de entrepostos do mel, que será apresentada pelo instrutor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Geraldinho Paes. Os participantes também receberão instruções sobre planejamento apícola, através do instrutor da Organização das Cooperativas do Tocantins (OCB-TO), Rogério Dias.
De acordo com a médica veterinária da Seagro e membro da Câmara Setorial do Mel tocantinense, érika Jardim, através das oficinas de planejamento apícola, os produtores terão a oportunidade de discutir o modelo de gestão para cada região produtora. A primeira Oficina de Planejamento Apícola aconteceu em Araguaína, entre os dias 19 e 21 de agosto e contou com a participação de apicultores da região Norte do Estado.
"A oficina tem por objetivo discutir a gestão e o funcionamento das casas de mel e dos entrepostos, inaugurados e que serão gerenciados pelas associações e cooperativas de apicultores", afirmou érika. Segundo ela, na oficina também se discute as formas de comercialização do mel e seus derivados.
Região
A região Central do Tocantins conta com associações e apicultores nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Miracema e Barrolândia. A região conta com um entreposto do mel, em Palmas e com uma Casa do Mel em Brejinho de Nazaré.
Eventos
As oficinas para discutir a gestão de funcionamento do entreposto e das casas de mel também acontecerão em Araguatins (Bico do Papagaio), entre os dias 23 e 25 de setembro e Gurupi (Região Sul), entre os dias 2 e 4 de outubro.
As oficinas, cursos e demais capacitações que vem sendo oferecidos aos apicultores do Estado, fazem parte de um programa de fortalecimento e desenvolvimento do setor apícola do Tocantins. O programa é desenvolvido pelo Governo do Tocantins, através da Seagro, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoapi), o Sebrae, a OCB e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Credito: Seagro ( http://seagro.to.gov.br/noticia/2013/9/9/oficina-de-planejamento-apicola-reunira-produtores-em-porto-nacional/)