Imprensa nacional vai destacar potencial econômico de Pedro Afonso

Fred Alves

Apontada com uma das novas fronteiras agrícolas não só do Tocantins, mas de toda a região Norte do Brasil, a região de Pedro Afonso chama a atenção de veículos de comunicação nacionais.

Na terça-feira, 27 de novembro, equipes do jornal Folha de São Paulo e da Expedição Safra, desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), estiveram produzindo matérias especiais sobre as potencialidades econômicas no município. Eles colheram informações com técnicos e produtores da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins.

Pela manhã a equipe da Folha de São Paulo formada pela repórter Tatiana Freitas e o fotográfo Apu Gomes entrevistou os produtores de grãos e membros da diretoria da Coapa Ricardo Khouri, Virgílio Amaral e Moacir Catabriga.

Além de apresentarem um histórico sobre a atuação da cooperativa, que tem 14 anos de atuação no mercado agropecuário, os sojicultores falaram sobre a implantação do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, além de prestarem informações relativas à produção de grãos (soja, milho e sorgo) como clima, produtividade, custos de produção, logística, capacidade de armazenamento, escoamento da safra e o desenvolvimento que o agronegócio trouxe para Pedro Afonso e região.
Ricardo Khouri lembrou que a cadeia produtiva da soja está consolidada na região e os agricultores dominam a tecnologia necessária para produzir satisfatoriamente e obter lucros. Ainda falou da expansão das lavouras de cana-de-açúcar na região. "A cana se tornou uma alternativa a mais para o produtor, mas também está ocorrendo a abertura de novas áreas de soja", lembrou. "O aquecimento do mercado externo incentiva produtores locais e de outros estados a investirem em novas áreas para produção de grãos", completou Moacir Catrabriga.

As informações coletadas pelos jornalistas paulistas serão usadas na produção de matérias para a série "O Brasil que mais cresce", veiculadas na editoria Mercado do jornal Folha de São Paulo, um dos maiores do país. Conforme os idealizadores, a série de reportagens iniciada em março enfoca municípios ou regiões do país que apresentam desempenho econômico acima da média e que estão se desenvolvendo em ritmo acelerado. Mostra polos que recebem investimentos em atividades como extração de petróleo, mineração, agronegócios ou tecnologia. As reportagens também apontam cidades que geram novas vagas de emprego, novas demandas por serviço e novas receitas, alterando a estrutura das cidades.

Expedição Safra

A equipe técnico-jornalística da Expedição Safra, formada por cinco profissionais entre repórteres, cinegrafista, fotográfo e engenheiro agrônomo, está levantando a situação das lavouras e a intenção de plantio dos agricultores para esta safra.

O grupo entrevistou Moacir Catabriga. Entre outros assuntos, falou dos investimentos que a Coapa pretende fazer como a criação de um interposto para recebimento de grãos em Santa Maria do Tocantins e a instalação de uma fábrica de rações, ambos com investimentos na ordem de R$ 225 mil; das dificuldades do produtor em conseguir crédito bancário e do otimismo do agricultores em relação a safra de soja 2011/2012. Segundo ele, a distribuição de chuvas possibilitou excelente germinação de grãos. "Nas últimas três safras, essa foi a que teve melhores condições para plantio", salientou.

Finalizando a quarta visita a Pedro Afonso, a equipe da Expedição Safra fez imagens de áreas de soja e do plantio de seringueiras na Fazenda Brejinho, propriedade rural que desenvolve projeto de integração lavoura-pecuária.

O jornalista Cassiano Ribeiro avaliou que a região tem enorme potencial para o agronegócio.

Sobre a Expedição Safra

Na estrada desde o ciclo 2006/07, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. A sondagem periódica ocorre em 13 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai e Argentina.

Para ampliar a discussão de mercado, nas últimas duas safras os técnicos e jornalistas ampliaram o trabalho de campo com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e China. E nesta temporada desembarca na índia.

Desenvolvida pela Gazeta do Povo, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), na edição 2012/13 a Expedição conta com apoio técnico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Toyota e apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com patrocínio do grupo Ceagro/LosGrobo, Governo do Paraná, New Holland, Caixa, UPL/DVA, Intacta RR2 PRO e Seara.