III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo encerra com sucesso

Encerrou na manhã desta quarta, 22, o III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), no auditório do Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O III EBPC foi encerrado com workshop sobre tratamento dos acervos e a importância para a construção da memória do Sistema OCB, com a gestora do Centro de Documentação e Memória Institucional do Sistema OCB, Patrícia Nóbrega. "Muitas vezes nós guardamos os materiais de registro, mas não mantemos o olhar sobre eles da forma ideal. é preciso armazenar adequadamente pois as tecnologias avançam e precisam de cuidados especiais", reforçou a gestora. Com a nova organização e disponibilização de informações da biblioteca digital do Sistema OCB, mais 14.545 fotografias foram recuperadas.

Para a superintendente da OCB/TO, Maria José Andrade, o evento serviu para compartilhar experiências do Brasil todo. "Nós da OCB/TO gostamos do envolvimento de tantas universidades com o nosso sistema cooperativista. Muitos alunos, que ainda estão na graduação, participaram do evento, o que enriquece muito o nosso futuro mercado de trabalho", destacou a superintendente.

A pesquisadora em gestão de cooperativas, Eulália de Lima Gomes, esteve participando do III EBPC com o seu trabalho sobre organização do quadro social em cooperativas agropecuárias, sendo apresentado nas sessões temáticas. Para a pesquisadora, o evento foi espetacular por conta das trocas de experiências com as pessoas do Sistema OCB e Sescoop de vários estados e também pela oportunidade de conversar com pessoas que estão dentro das cooperativas. "Precisamos de encontros com mais frequência porque é desse jeito que construímos o conhecimento atrelando o sistema com a comunidade", salientou a pesquisadora.

A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop, Karla Oliveira, também estava presente no encerramento e destaca que a realização do III EBPC vem em uma crescente evolução em relação aos outros anos e com um grande propósito, aproximar cada vez mais a academia do cooperativismo. "Entendemos que a academia pode apoiar muito esse processo por meio de pesquisas, dados e informações que podem subsidiar o desenvolvimento das nossas cooperativas", ressaltou a gerente.

O III EBPC foi uma realização dos Sistemas OCB e OCB/TO, promovido pela Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo (RBPC), com o apoio da UFT.