GESCOOP Araguaina - ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

As estratégias e técnicas de Negociação vêm auxiliando milhares de executivos e organizações na busca de mais eficiência na hora da tomada da decisão em algum tema onde as opiniões são contrárias e contraditórias. Por isso mesmo é importante que ao negociar devêssemos tomar cuidado com erros que às vezes acontecem por pura falta de atenção ou excesso de confiança, prejudicando o resultado final. Focado nesta necessidade, e, dando sequência ao Projeto de Gestão Empresarial das Cooperativas Tocantinenses (Gescoop), fomos convidados para coordenar o décimo e último módulo desta iniciativa de desenvolvimento. Estiveram presente ao seminário de dois dias, dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas do estado de Tocantins, mais precisamente, de Palmas e Araguaína, onde foram sediadas as aulas.
O estado de Tocantins tem uma vocação muito forte para a pecuária, mas, nos últimos anos cresce o desenvolvimento da agricultura, principalmente, soja e seringueira. Desta forma as necessidades de lançar mão de uma metodologia mais estruturada para encaminhar a decisão nos negócios foi muito bem aceita pois existiam muitas dúvidas sobre este tema, em especial, focado em duas dificuldades: não planejar adequada e previamente os passos a serem dados em qualquer negociação, bem como, ter uma crença de que a improvisação e o jogo de cintura natural do brasileiro resolvem todos os problemas.
Nas expectativas e necessidades dos participantes identificadas no início dos trabalhos percebemos que a atenção precisaria focar muito nos procedimentos eficazes da negociação; dos erros a evitar; da necessidade de explicitar bem claro qual o objetivo da negociação; que o processo é um relacionamento, e, como tal, deve ser uma relação duradoura, mutuamente vantajosa para as partes; de muita confiança; e, que devemos ter o controle das emoções e dos sentimentos em todos os momentos. Falamos do tripé básico: poder, informação e tempo. Explicamos detalhadamente os dois tipos de negociação que são usados, como também, as três fases básicas (programação prévia; negociação propriamente dita que vai da abertura ao fechamento do acordo; e, controle e avaliação). E, para encerramento discorremos sobre as principais técnicas e táticas que os negociadores usam para desestabilizar seus adversários. Durante os dois dias busquei deixar bem claro a prática da negociação mostrando aos participantes as principais ferramentas que eles podem colocar em uso imediatamente.
Se juntarmos aprimoramentos incrementais na estratégia e no modelo do negócio, na tecnologia de processos, e, principalmente, no tomada de decisão, o desfecho de cada negociação acontecerá no modelo ganha-ganha, e, as oportunidades futuras de novos embates será saudável.

Matéria publicada em: http://ecastroconsulting.blogspot.com.br