Contadores das sociedades cooperativas participam de encontro sobre normas internacionais de contabilidade

Começou na manhã dessa sexta, o Encontro de Contadores das Sociedades Cooperativas, realizado pelo Sistema OCB/TO, e destinado a contabilistas, contadores, analistas e assistentes contábeis das cooperativas do Tocantins e também para estudantes de contabilidade interessados sobre o tema. O encontro pretende atualizar os profissionais sobre a obrigatoriedade de adequação às normas internacionais da contabilidade associadas ao cooperativismo. Além disso, no encontro também será abordada a Escrituração Pública Digital (SPED), que são as informações repassadas para a Receita Federal.

De acordo com o contador e advogado, ministrante do encontro, Gilmar Wisnievski, a não entrega, entrega errada, ou inconsistência nas entregas de documentação, podem resultar em uma multa muito alta para o cliente. "O contador pode responder até criminalmente, ele é praticamente um sócio dos seus clientes, e se não estiver atualizado, não buscar conhecimento e causar prejuízo, vai ser penalizado, com as novas disposições do código civil", alertou o contador.

Para a superintendente da OCB/Sescoop-TO, Maria José Oliveira, o curso foi pensado para que as cooperativas fiquem atentas, porque agora a contabilidade tem que adotar normas internacionais. "A importância desse encontro é o nivelamento do trabalho de contabilidade nas cooperativas, a atualização e capacitação dos profissionais que atuam nessa área, que é muito dinâmica, cheia de normas e regras. Na cooperativa até os termos utilizados são diferentes, por causa da composição das operações, e o contador precisa estar atento, porque senão ele incorre a cooperativa em algum erro tributário fiscal e depois pode surgir multa ou negativação das cooperativas lá na frente", informou a superintendente.