Coapa já recebeu mais da metade da soja prevista para essa safra 2012/2013

Depois de um período de chuvas que atrasou a colheita de soja em algumas propriedades, nesta semana o armazém da Coapa, em Pedro Afonso, ultrapassou a metade da quantidade de soja estipulada para a safra 2012/2013.

Até quinta-feira, 28 de março, já haviam sido recebidas 36.166 toneladas da oleaginosa, quantidade que representa 54% da meta prevista, 66 mil toneladas. A colheita começou no final de janeiro.

Os grãos, em sua maioria, são oriundos de fazendas de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono, Rio dos Bois e Recursolândia.
O armazém atende 50 associados que plantaram uma área de 20.984 hectares, além de sojicultores não cooperados. Por dia é recebida uma média de 1700 toneladas.

Segundo o gerente da Unidade Agroveterinária, Vanderlei de Souza, 41 funcionários trabalham ininterruptamente para atender os produtores. A previsão é que o pico de recebimento de soja ocorra no final da segunda quinzena do mês de abril.

Até essa quinta-feira, já haviam sido expedidas quase 4 mil toneladas comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela exportação do produto. A expedição deve seguir até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo, costuma vender o restante da produção.


De Pedro Afonso os grãos são transportados para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são levados de trem para o Porto de Itaqui (MA). De lá a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China, grande consumidora da oleaginosa.


ASCOM COAPA - 8443-5855