Sistema OCB/TO e cooperativas de crédito são parceiras em projeto de cidadania em escolas na capital

Sistema OCB/TO e cooperativas de crédito são parceiras em projeto de cidadania em escolas na capital

Iniciativa do OSB Palmas segue até novembro com calendário de palestras para estudantes da rede pública

Neste mês de setembro foi aberto o calendário de palestras do Observatório Social do Brasil (OSB), que conta com a parceria do Sistema OCB/TO e das cooperativas de crédito Sicoob Tocantins, Sicoob Unicentro BR e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia na execução das atividades.

Além de abordar o cooperativismo e a educação financeira, os estudantes contarão com palestras com temáticas como: cidadania, mídias sociais, crimes cibernéticos, educação fiscal e transparência das ações do governo. A iniciativa segue até o mês de novembro com diversas palestras ministradas por organizações parceiras, atingindo aproximadamente 20 escolas da rede estadual e municipal em Palmas.

Para Wagner Luiz, analista de cooperativismo do Sistema OCB/TO e um dos palestrantes o momento foi de apresentar novos horizontes. "No ensino médio, muitos jovens se sentem perdidos quanto ao seu futuro profissional e alguns desconhecem o cooperativismo. É ai que surge a oportunidade das cooperativas demonstrarem os seus valores e praticar o 5º princípio cooperativista, da educação, formação e informação. Inserir as oportunidades do cooperativismo no contexto escolar vai ajudar esses futuros adultos a identificarem formas de desenvolver suas ideias e sonhos, além de poderem investir em empresas com que se identificam”, conta.

OBS

O Observatório Social do Brasil está presente em mais de 150 municípios e prima pelo trabalho técnico, monitorando as compras públicas em nível municipal, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. É um espaço democrático e apartidário para o exercício da cidadania que reúne entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.