
Sistema OCB/TO adere à campanha de combate à fome em parceria com Ministério da Agricultura
Agro Fraterno é uma iniciativa nacional do setor agropecuário que está alinhada ao Dia de Cooperar promovido pelo cooperativismo brasileiro
O combate à fome tem sido uma das principais pautas sociais no período de pandemia e é agora também o foco do Dia de Cooperar (Dia C) e da campanha Agro Fraterno, duas iniciativas que buscam o mesmo objetivo, o de arrecadar alimentos para famílias em vulnerabilidade socioeconômica. Assim, em alusão às campanhas, a sede do Sistema OCB/TO em Palmas está recebendo cestas básicas.
As campanhas, embora paralelas, são conectadas pela embaixadora do Dia C e ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Os alimentos arrecadados serão contabilizados tanto no Dia C, quanto no Agro Fraterno, programa lançado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, e que conta com apoio do Sistema OCB para alcançar as cooperativas brasileiras.
O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, reforça o convite para as às cooperativas tocantinenses. “O Dia C demonstra como o cooperativismo é mais que um modelo de negócio, e embora o Agro Fraterno seja uma iniciativa do setor, o convite para combater a fome vale para todos os ramos e confere resultados positivos para toda a sociedade. Por isso, quem puder ajudar, a sede do Sistema OCB/TO está à disposição e outras as cooperativas tocantinenses já aderiram e estão arrecadando também, então vamos participar!”, motiva o presidente.
Como cooperar
Cooperativas ou cidadãos interessados em contribuir com a campanha podem entregar suas doações na sede do Sistema OCB/TO, na Avenida JK (110 Norte Alameda 5, lote 11, Palmas/TO) ou conferir se a cooperativa mais próxima de você já faz parte dessa campanha. Para mais informações, entre em contato com o Sistema OCB/TO pelo número (63) 3215-3291.
Dia C
O Dia C é um dos maiores eventos do cooperativismo brasileiro e estímula diferentes iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras, realizadas e coordenadas por cooperativas e apoiadas pelo Sistema OCB. Neste ano terá como principal ação a arrecadação de alimentos para o combate à fome. Em 2020 o Dia C contabilizou mais de 7,8 milhões de pessoas beneficiadas por 2,8 mil ações inscritas, sendo que 76% delas foram voltadas a minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus.
Agro Fraterno
O Sistema OCB, ao lado da Confederação Nacional da Agricultura e do Instituto Pensar Agro, lideram a campanha Agro Fraterno com apoio das demais entidades de representação do setor. A iniciativa também conta com apoio do Governo Federal e do Ministério da Agricultura e tem como objetivo estimular a doação de alimentos por parte do setor, mas está aberta para a contribuição de todos. No Tocantins, o Sistema OCB/TO, além de atuar no planejamento, execução e avaliação dos impactos gerados pela arrecadação das cooperativas tocantinenses, disponibiliza também sua sede como ponto de coleta de alimentos.
Mais informações: http://www.agrofraterno.com.br/.