
Sistema OCB/TO acompanha Assembleias de cooperativas em todo o Estado
A assembleia geral é o órgão máximo da sociedade cooperativa, responsável pelas decisões de interesse do seu quadro social e devem acontecer nos primeiros meses do ano.
Para auxiliar neste que é considerado o processo mais importante e democrático das cooperativas, o Sistema OCB/TO dispõe de serviços de assessoria e orientação desde a elaboração do edital, até o arquivamento dos documentos finais na Jucetins e, posterior atualização na plataforma de cadastro do Sistema OCB, Sou.Coop.
Neste primeiro trimestre acompanhamos as seguintes assembleias: Coopefa, Coopermoto, Cepar, Coapa, Coopanest-TO, Coopsget, Cooperan, Unimed Araguaína, Sicoob Tocantins, Coed e das pré-assembleias do Sicoob Unicentro e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.
De um modo geral, as cooperativas são obrigadas por lei, a realizar pelo menos uma assembleia por ano, para deliberar, dentre outros assuntos: a prestação de contas, destinação das sobras ou perdas, eleições para conselho fiscal, conselho de administração ou diretoria quando for o caso, avaliação e aprovação do plano de atividades, definição de valores e taxas de manutenção.
De acordo com a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira: “além de cumprir com as obrigações legais e estatutárias, é uma excelente oportunidade para exercitar a transparência com os verdadeiros donos das cooperativas, compartilhando resultados, planos futuros e desenvolvendo o sentimento de pertencimento, por isso investimos tanto nessa ação”, pontua.
O Sistema OCB/TO
É composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins (SESCOOP/TO).
Para saber mais informações sobre como convocar e realizar Assembleias Gerais, ou como funciona uma cooperativa, entre em contato com o Sistema OCB/TO pelo telefone ou whatsapp no número (63) 3215-3291, visite nossas redes (@sistemaocbto) e nosso site www.tocantinscooperativo.coop.br.