Retrospectiva 2012: Ano de vitórias para a Coapa

Um ano de consolidação e que traz a perspectiva de novas conquistas em 2013. Essa é a análise que o presidente da Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Ricardo Khouri, faz de 2012. Para ele a cooperativa está pronta para ocupar novos espaços, principalmente nos serviços de fornecimento de insumos agrícolas e armazenamento de grãos, áreas nas quais já possui o conhecimento tecnológico e comercial.

"Graças a atuação da Coapa, a agricultura familiar se fortaleceu e a tendência é só crescer em nossa região", pontuou Khouri, lembrando que a cooperativa com o apoio do Sistema OCB/Sescoop, ofereceu cursos de capacitação em diversas áreas para pequenos produtores rurais contribuindo para a difusão da educação cooperativista. "Agora eles administram melhor suas propriedades, podem aumentar a produção e ter mais lucros", lembrou.

Reconhecimento nacional

Em 2012, declarado o Ano Internacional das Cooperativas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Coapa alcançou a maior conquista referente ao reconhecimento que uma cooperativa pode almejar: conquistou o 3° lugar na categoria "Comunicação e Difusão do Cooperativismo" no Prêmio "Cooperativa do Ano", promovido pela OCB nacional e Revista Globo Rural. "Disputamos com 138 cooperativas de 20 estados brasileiros que inscreveram 212 projetos e conquistamos uma excelente posição. Isto muito honra toda a comunidade cooperativista estadual, pois dentre os competidores tínhamos grandes e tradicionais cooperativas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País", explicou Khouri.

Receptividade

Neste ano a equipe da Coapa recepcionou produtores rurais, estudantes e jornalistas interessados em conhecer mais sobre cooperativismo e a respeito das potencialidades econômicas da região de Pedro Afonso, apontada com uma das novas fronteiras agrícolas não só do Tocantins, mas do Norte do Brasil.

Trabalho pela frente

Sobre as expectativas para 2013, ano em que a Coapa completa 15 anos de atuação, Ricardo Khouri afirma que a principal meta e instalar uma fábrica de ração para atender o mercado regional. "Com essa medida vamos agregar valor à produção de nossos cooperados", resumiu, lembrando que a cooperativas continuará atuando na capacitação de cooperados, colaboradores e população dos municípios onde atua.

"Em 2013 com apoio de todos os cooperados e colaboradores continuaremos crescendo e contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo e ajudando a desenvolver de maneira sustentável a nossa", concluiu Ricardo Khouri.


Fonte: Fred Alves