Produtor da região de Pedro Afonso tem a acesso a insumos com menores preços

Fred Alves

Paralelo ao trabalho de assessoria técnica com informações sobre variedades e tipos de sementes a serem plantadas na Safra 2012/2013, manejo correto de máquinas, entre outras orientações importantes para se obter uma boa produtividade, técnicos da Coapa iniciaram, em setembro, a distribuição de insumos agrícolas para produtores de soja da região de Pedro Afonso. O trabalho é feito em conjunto pelas equipes das Unidades Comercial e Agroveterinária e segue até dezembro.

Serão atendidos 50 produtores da oleaginosa que neste ano devem plantar uma área de 20.934 hectares.

Os produtores de grãos têm acesso a adubos, fertilizantes, defensivos agrícolas, entre outros produtos, com preços menores do que em outros estabelecimentos, já que a Coapa compra os produtos com preços mais acessíveis dos grandes fornecedores. O produtor ainda tem a opção de comprar à vista e a prazo, com taxas de juros mais baixas. A informação é do gerente comercial Nelzivan Carvalho Neves.
O plantio de soja deve se intensificar a partir do início da segunda quinzena deste mês de novembro.

Assessoria

Antes do início do plantio da Safra 2012/2013, os técnicos estiveram em propriedades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Itacajá, Santa Maria do Tocantins e Recursolândia, levando informações aos produtores.

Conforme a gerente da Unidade Agroveterinária da Coapa, érica Lima Brito, o trabalho de assessoria aos produtores de grãos vai do preparo do solo até a comercialização da produção.