Maior cooperativa do ramo de crédito com sede no Tocantins se destaca com ações de responsabilidade social

Maior cooperativa do ramo de crédito com sede no Tocantins se destaca com ações de responsabilidade social

Última ação do Sicoob Tocantins, no dia 12 de setembro, envolveu a entrega de 825 sacos de cimento para a construção do Hospital de Amor do Tocantins

Com quase 30 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Tocantins LTDA (Sicoob Tocantins) tem uma trajetória de muitas conquistas. A cooperativa, que foi uma das primeiras a se registrar no Sistema OCB/TO e hoje é a maior no ramo de crédito com sede no estado, representa aproximadamente 21 mil pessoas em 13 municípios tocantinenses, e possui um rico histórico de comprometimento com causas sociais.

Em 2020, a realidade do Sicoob Tocantins diante à pandemia é repleta de empenho no combate à COVID-19, tendo contribuído para que muitas famílias sejam amparadas. Atualmente 12 ações, pontuais e contínuas, são realizadas por meio do projeto Dia de Cooperar (Dia C), e a estimativa é que mais de 2.700 pessoas possam ser beneficiadas. 

O presidente da cooperativa, Gilberto Alves Moraes, reafirma essa responsabilidade social e associa ao 7º princípio do cooperativismo. “Nós realizamos todos os anos várias ações sociais. Além de apoiarmos financeiramente e de forma continuada algumas entidades filantrópicas, promovemos ações por meio do Dia C e além disso, temos o Natal Solidário, em que cada agência é responsável por ajudar a comunidade local. Então são essas e outras ações sociais que fazem parte do 7º princípio, que é a preocupação com a nossa comunidade e em devolver um pouco do que conquistamos para a sociedade”, comenta o presidente.

Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, a base do cooperativismo se torna ainda mais concreta quando as cooperativas se comprometem e realizam ações que promovem o bem-estar comum. “As cooperativas tocantinenses vem desempenhando muito bem os princípios que regem o nosso movimento e o resultado é perceptível. Nesses quase 30 anos, o Sicoob Tocantins tem se destacado, sempre comprometido com as causas sociais e contribuindo para tornarmos o cooperativismo tocantinense mais forte”, afirma o presidente.  

Construindo o Hospital de Amor

Como ação mais recente, no dia 12 de setembro, o Sicoob Tocantins realizou a doação de 825 sacos de cimento e 42 mechas de cabelo ao Hospital de Amor do Tocantins, em construção na capital Palmas. A doação foi uma arrecadação da agência de Divinópolis e recebeu o apoio de instituições e voluntários locais, contando também com o apoio e acompanhamento do Sistema OCB/TO durante a entrega.  

A Cooperativa

O Sicoob Tocantins, inicialmente denominado de Credipar, foi fundado em 12 de março de 1991 e o objetivo inicial era movimentar apenas o capital de produtores da Cooperativa Agropecuária Tocantinense (Coopernorte). Em 2010, a cooperativa recebeu a autorização para operar em regime de Livre Admissão, o que possibilitou receber profissionais de diferentes ramos e em janeiro de 2020 os cooperados aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária a mudança de nome da cooperativa, passando a se chamar Sicoob Tocantins.

Sobre o diferencial da cooperativa, Gilberto afirma que o atendimento é destaque e a parceria com o Sistema OCB/TO é muito significativa. “Nosso principal diferencial é um custo de pelo menos 20% abaixo do que é cobrado pelas instituições que estão no mercado e o nosso atendimento é personalizado. Conhecemos nosso cooperado e o chamamos pelo nome”, diz acrescentando que quanto à parceria com o Sistema OCB/TO e SESCOOP/TO, é uma das melhores que as cooperativas têm. “Para nós, o Núcleo de Educação e a parte de capacitação é de suma importância.Todas as nossas reivindicações têm sido atendidas de forma rápida”, conclui o presidente.

O Sistema OCB/TO

O Sistema OCB Tocantins nasceu com o objetivo de representar e fortalecer o cooperativismo, sendo composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas, constituído em 1 de setembro de 1989 e que atua na representação política e institucional das cooperativas; e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, implantado no estado em 30 de setembro de 1999 e que tem por objetivo promover a cultura cooperativa, fomentar a qualificação profissional e o aperfeiçoamento da gestão.

Por Kezia Noá

Com edições de Sarah Tamioso

Ascom Sistema OCB/TO

Fotos: Ascom Sicoob Tocantins