Dia C beneficia 300 crianças em Gurupi

Cinquenta voluntários reservaram a manhã de hoje, 1°/9, para a recreação de 300 crianças da Creche Espírita e Pré Escola Maria Madalena, em Gurupi. O Dia de Cooperar, ou Dia C como ficou conhecido, começou com um delicioso café da manhã e distribuição de kits com lembrancinhas para a garotada. Também foram doadas cestas básicas e material de limpeza.

O presidente do Sicoob Credipar, Gilberto Morais, esteve presente e conversou com os pequenos sobre a importância da palavra "cooperar". "é importante tentar ajudar que eles desenvolvam, desde cedo, este conceito de cooperativismo, porque eles têm a ideia de se juntar e aprender que juntos as associações desenvolvem projetos com mais força", ressaltou o presidente.

O pecuarista Cedyr Brito, de 67 anos, foi um dos voluntários, no evento. "Fui órfão de mãe, comecei a trabalhar muito cedo e sei o quanto este carinho que eles estão recebendo hoje é importante".

A ação ainda contou com o trabalho voluntário de um dentista, que fez uma palestra sobre higiene bucal. Para a gerente da Unimed Gurupi, Marisa Rocha, o evento saiu do jeito que as cooperativas imaginaram e no próximo ano deve sair ainda melhor. "Por ser a primeira vez, o trabalho dos voluntários atendeu às nossas expectativas e trouxe instantes de alegria para as crianças e também materiais que estavam faltando na creche", enfatizou Marisa Rocha.

"Não vejo a hora de que mais ações como estas possam acontecer e atender também outros lugares da cidade que precisam de ajuda social. Com cada um fazendo a sua parte, com certeza muitos problemas sociais podem ser ao menos, amenizados", contou a responsável pela Unicred, Taciana Oliveira Santos.

Gratificante mesmo foi para a presidente da Creche, Arlene Passos. Segundo ela, a entidade sem fins lucrativos existe há 42 anos e sempre atendeu este público de crianças, bem pequenas, com idades entre 3 e 8 anos. "Aqui é a extensão da casa delas. Elas chegam às sete da manhã e ficam até as cinco horas da tarde. Essa ajuda é muito bem vinda!"

"O mais importante desse evento foi que conseguimos despertar o voluntariado permanente e já tem ações previstas para após do Dia C. Também alcançamos a integração das cooperativas, nessas ações de intercooperação que tanto visamos", finalizou o analista de monitoramento do Sistema OCB/TO, Rogério Dias.