Desafio Coapa 2011 motiva e incentiva boas práticas no ambiente de trabalho
Notícias
Acessos: 7
0 minutes read
Texto: Fred Alves
Teve início no dia 1° de novembro de 2011 e segue até o próximo mês de dezembro, o "Desafio Coapa 2011". Trata-se de uma disputa sadia entre os colaboradores da cooperativa divididos em três equipes: Administrativo; Unidade Agroveterinária, e Assistência Técnica e Armazém Coapa.
Segundo o professor Jorge D’ambros, consultor da empresa Rebouças, a finalidade é internalizar os conceitos e boas práticas relacionados a alguns dos temas abordados no Programa de Qualidade da Coapa, que teve sua implantação iniciada em dezembro de 2010 visando dá mais eficiência e qualidade nas ações da cooperativa. O consultor lembrou que os gestores têm consciência que a grande dificuldade nas organizações é transformar em bons hábitos as atitudes necessárias à execução das tarefas.
"Na Coapa foram implementadas uma série de ações que necessitam de permanente vigilância e acompanhamento para que realmente se transformem condição permanente de execução das atividades diárias", lembrou D’ambros, enfatizando que neste sentido o Programa 5S foi implantado há seis meses e periódica e sistematicamente são realizadas avaliações nos ambientes de trabalho para verificar as oportunidades de melhoria e parabenizar os setores que mantêm o ambiente de trabalho adequado e organizado,
Para recordar e aprofundar os conceitos de qualidade e internalizar o slogan do programa - "Coapa Sinônimo de Qualidade" - foram incluídas duas atividades no "Desafio Coapa 2011". A primeira solicita escrever uma redação (texto) que reflita os meios para colocá-lo em prática nas ações das pessoas e um desenho que o represente de forma mais visual, simples e de fácil entendimento.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o "Desafio Coapa 2011" além de motivar e integrar ainda mais a equipe de colaboradores, também pode colaborar para otimizar as atividades desenvolvidas pela Coapa melhorando a qualidade dos serviços e o atendimento aos cooperados.
Abaixo o regulamento do "Desafio Coapa 2011".
DESAFIO COAPA 2011
A) Valendo 10 pontos.
Durante os meses de novembro e dezembro cada Time da Qualidade (Administrativo, Loja e Assistência Técnica e Armazém) deverão implementar duas melhorias, ou mais, nas rotinas diárias de trabalho. A pontuação será atribuída a partir da demonstração pelo time à equipe avaliadora, de como era feito o trabalho e a demonstração da nova rotina e quais os benefícios. (Entregar até 20 de dezembro no Recursos Humanos a descrição das melhorias implantadas e os benefícios ocorridos).
B) Valendo 10 pontos.
O time que tiver menor quantidade de tempo (minutos) de atraso na chegada ao trabalho (manhã e tarde).
Este levantamento será desenvolvido conferindo o cartão ponto de cada membro de cada time (no início de dezembro2011 e início de janeiro/ 2012).
Quem faltar ao trabalho sem justificativa (atestado médico) está automaticamente fora do concurso e não prejudica o time.
C) Valendo 10 pontos
Avaliação do 5S realizadas em novembro e dezembro de 2011 por equipe estruturada com membros da Diretoria ou Conselho da Coapa.
D) Valendo 10 pontos.
Escrever um texto de no máximo duas páginas (entregar em envelope fechado no Recursos Humanos até 15 de dezembro/2011) explicando a importância de todas pessoas que trabalham na Coapa, colocarem em prática no dia a dia do slogan "COAPA SINôNIMO DE QUALIDADE" ou como agir no dia a dia para colocar em prática o slogan acima.
E) Valendo 10 pontos
Entregar um desenho que melhor simbolize o slogan da Qualidade da Coapa: "COAPA SINôNIMO DE QUALIDADE. (Entregar em envelope fechado no Recursos Humanos, até 15 de dezembro 2011).
Atenção
O prêmio para o time vencedor será individual e anunciado em breve.
Teve início no dia 1° de novembro de 2011 e segue até o próximo mês de dezembro, o "Desafio Coapa 2011". Trata-se de uma disputa sadia entre os colaboradores da cooperativa divididos em três equipes: Administrativo; Unidade Agroveterinária, e Assistência Técnica e Armazém Coapa.
Segundo o professor Jorge D’ambros, consultor da empresa Rebouças, a finalidade é internalizar os conceitos e boas práticas relacionados a alguns dos temas abordados no Programa de Qualidade da Coapa, que teve sua implantação iniciada em dezembro de 2010 visando dá mais eficiência e qualidade nas ações da cooperativa. O consultor lembrou que os gestores têm consciência que a grande dificuldade nas organizações é transformar em bons hábitos as atitudes necessárias à execução das tarefas.
"Na Coapa foram implementadas uma série de ações que necessitam de permanente vigilância e acompanhamento para que realmente se transformem condição permanente de execução das atividades diárias", lembrou D’ambros, enfatizando que neste sentido o Programa 5S foi implantado há seis meses e periódica e sistematicamente são realizadas avaliações nos ambientes de trabalho para verificar as oportunidades de melhoria e parabenizar os setores que mantêm o ambiente de trabalho adequado e organizado,
Para recordar e aprofundar os conceitos de qualidade e internalizar o slogan do programa - "Coapa Sinônimo de Qualidade" - foram incluídas duas atividades no "Desafio Coapa 2011". A primeira solicita escrever uma redação (texto) que reflita os meios para colocá-lo em prática nas ações das pessoas e um desenho que o represente de forma mais visual, simples e de fácil entendimento.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, o "Desafio Coapa 2011" além de motivar e integrar ainda mais a equipe de colaboradores, também pode colaborar para otimizar as atividades desenvolvidas pela Coapa melhorando a qualidade dos serviços e o atendimento aos cooperados.
Abaixo o regulamento do "Desafio Coapa 2011".
DESAFIO COAPA 2011
A) Valendo 10 pontos.
Durante os meses de novembro e dezembro cada Time da Qualidade (Administrativo, Loja e Assistência Técnica e Armazém) deverão implementar duas melhorias, ou mais, nas rotinas diárias de trabalho. A pontuação será atribuída a partir da demonstração pelo time à equipe avaliadora, de como era feito o trabalho e a demonstração da nova rotina e quais os benefícios. (Entregar até 20 de dezembro no Recursos Humanos a descrição das melhorias implantadas e os benefícios ocorridos).
B) Valendo 10 pontos.
O time que tiver menor quantidade de tempo (minutos) de atraso na chegada ao trabalho (manhã e tarde).
Este levantamento será desenvolvido conferindo o cartão ponto de cada membro de cada time (no início de dezembro2011 e início de janeiro/ 2012).
Quem faltar ao trabalho sem justificativa (atestado médico) está automaticamente fora do concurso e não prejudica o time.
C) Valendo 10 pontos
Avaliação do 5S realizadas em novembro e dezembro de 2011 por equipe estruturada com membros da Diretoria ou Conselho da Coapa.
D) Valendo 10 pontos.
Escrever um texto de no máximo duas páginas (entregar em envelope fechado no Recursos Humanos até 15 de dezembro/2011) explicando a importância de todas pessoas que trabalham na Coapa, colocarem em prática no dia a dia do slogan "COAPA SINôNIMO DE QUALIDADE" ou como agir no dia a dia para colocar em prática o slogan acima.
E) Valendo 10 pontos
Entregar um desenho que melhor simbolize o slogan da Qualidade da Coapa: "COAPA SINôNIMO DE QUALIDADE. (Entregar em envelope fechado no Recursos Humanos, até 15 de dezembro 2011).
Atenção
O prêmio para o time vencedor será individual e anunciado em breve.