COOPERJOVEM: inclusão é tema de oficina em Miranorte

Nos dias 13 e 14 de novembro ocorreu na cidade de Miranorte a oficina: O processo de ensino aprendizagem no contexto da inclusão, a mesma teve como público alvo os professores que participam do Programa Cooperjovem na Escola Nossa Senhora da Providencia.

A oficina foi ministrada pela Doutoranda e Mestre em Educação Carmem Oliveira, que abordou os temas: A necessidade de confrontar práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las; O papel da escola na superação da lógica da exclusão; Mudanças estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas; A inclusão é para todos marginalizados historicamente; dentre outros.

Os professores do programa Cooperjovem puderam entender e debater sobre inclusão e também sobre exclusão, o principal desafio foi convencer o professor que ele precisa encontrar meios de globalizar o amor, o perdão, a tolerância, o respeito.

Para Carmem: "A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala na inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, é um tema que precisa ser trabalhado e absorvido pelas escolas, pois, isso fará toda diferença no aprendizado e desenvolvimento das mesmas".