Cooperativa que atua na guarda de veículos no Tocantins há 18 anos busca expansão no mercado

Cooperativa que atua na guarda de veículos no Tocantins há 18 anos busca expansão no mercado

Serviços de reciclagem e de panfletagem são algumas das expectativas de expansão da Coopsget para 2021

[caption id="attachment_22898" align="aligncenter" width="770"] Cooperados da Coopsget em reunião antes da pandemia de Covid-19[/caption]

 

O cooperativismo, sistema organizacional que visa a colaboração e associação de pessoas para obter resultados econômicos e sociais, vem se expandindo cada vez mais no Tocantins. E uma das cooperativas registradas no Sistema OCB/TO é a de Prestadores de Serviços Gerais do Estado do Tocantins - Coopsget, pertencente ao ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços e que atua sobretudo na vigilância de veículos na Feira da 304 Sul e na Feira da 112, localizada na quadra 1106 Sul.

[caption id="attachment_22897" align="alignright" width="290"] Presidente da Coopsget, Silvestre Caetano[/caption]

A cooperativa está em Palmas desde 2002 e atua também na guarda de veículos em eventos municipais e estaduais, como o Capital da Fé, Arraiá da Capital e outros autorizados pelo governo. Atualmente 35 cooperados estão ligados à Coopsget. “São pessoas idôneas, treinadas e responsáveis, não só para vigiar os veículos, como também para orientar em relação às vagas, na chegada e na saída do cliente”, explica o presidente da cooperativa, Silvestre Caetano.

Crises e saídas

Durante a pandemia de Covid-19 a renda da cooperativa reduziu em 60% devido inicialmente ao fechamento das feiras e posteriormente ao baixo fluxo de carros, o que levou o presidente da cooperativa a elaborar outras estratégias. “Trabalhando só com eventos como a gente está, os cooperados sobrevivem na cooperativa como um bico apenas, e não vivem só da cooperativa. Por isso estamos pensando em alternativas como reciclagem, panfletagem, serviços de limpeza, entre outros serviços”, explica Silvestre.

Profissionalismo

Como cooperativa registrada no Sistema OCB, os cooperados possuem vantagens, sobretudo em relação a cursos profissionalizantes e capacitações em todas as áreas da cooperativa, o que diferencia a cooperativa de outras iniciativas. “Nós estamos sempre empenhados no desenvolvimento das cooperativas e do próprio cooperativismo, que é esse sistema do qual temos tanto orgulho. Por isso incentivamos todos a participarem e solicitarem cursos pontuais e gerais que tragam benefícios para os cooperados, que vão oferecer sempre um serviço melhor e destacar a cooperativa no mercado”, explica o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri.

Outros ramos 

Além do ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, o cooperativismo também abarca os ramos: Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Transporte. No Tocantins, que conta com 28 cooperativas registradas, o maior número de cooperados vem do ramo de Crédito, no entanto o maior número de cooperativas é do ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, composto por cooperativas que atuam na educação, prestação de serviços, mineração e produção, do qual a Coopsget faz parte.

 

Por Sarah Tamioso

Com edições de Sarah Pires